You are on page 1of 2

Ponto de vista Solidariedade e indiferena Joaci Ges, empresrio e escritor, membro da Academia de Letras da Bahia joacigoes@uol.com.

.br Os trabalhos de resgate dos trinta e trs mineiros do fundo de uma mina de ouro no deserto de Atacama, no Chile, uniram as pessoas do mundo inteiro em orao unssona pela sua salvao. Ao final feliz, os sinais de alegria se estamparam em todos os rostos. So poucas as ocasies como essa, capazes de congregar a espcie humana em torno de um propsito comum. Na quase totalidade das situaes, a qualquer tipo de interesse um contrrio se levanta, e assim caminha a humanidade. Os baianos, evidentemente, comungaram com a ansiosa expectativa que sacudiu o mundo. Na contramo, porm, dessa saudvel simpatia pelo destino de trinta e trs almas que vivem a milhares de quilmetros de ns, observa-se uma crescente indiferena pelo destino de milhares de conterrneos que perecem anualmente, vtimas de uma violncia que no para de crescer, conferindo Regio Metropolitana de Salvador a maldita liderana, em todo o Brasil, com o maior nmero de homicdios por 100 mil habitantes. O argumento de que o mal da insegurana pblica deita razes em problemas nacionais mais amplos e que escapam ao domnio local no procede, como o demonstram os avanos conquistados por outras regies do Pas, a exemplo do Rio de Janeiro, So Paulo e mais prximo de ns, Recife, que vm reduzindo gradativamente seus ndices de violncia. Esse panorama sombrio, de inquietante gravidade patolgica, torna-se ainda mais preocupante quando no se v o esboo de qualquer iniciativa, envolvendo os setores mais esclarecidos da sociedade baiana, destinada a discutir a busca de mecanismos que possam, ao menos, minorar esse quadro desalentador que torna os habitantes dessa infeliz Soterpolis prisioneiros de um fundado medo que estiola a alegria de viver. Diante dessa violncia galopante, seria de esperar-se que polticos, a comear pelo prprio governador do Estado, lderes comunitrios e de classe, como a direo da OAB, os secretrios de Segurana Pblica e de Justia, mantivessem um ncleo permanente de estudos dedicado ao desenvolvimento de ideias inteligentes, contributivas para a superao de to escabroso mal. Muito ao contrrio: no se nota qualquer manifestao de preocupao ou desconforto, tudo transcorrendo como se nada de grave estivesse acontecendo, num cenrio de angustiante e trgica realidade que se mede pelo horror dos nmeros: quem vive na Regio Metropolitana de Salvador, corre trs vezes mais o risco de morrer assassinado do que quem vive no Rio de Janeiro; seis vezes, em relao a So Paulo, e sessenta vezes mais do que quem vive numa capital europia. A grande pensadora judia Hannah Arendt, examinando o clima emocional europeu ao tempo de Hitler, concluiu, no conhecido livro Eichmann em Jerusalm, que a indiferena das pessoas diante do genocdio dos judeus se explicava pela banalizao do mal.

E como explicar essa enorme indiferena que a sociedade baiana exibe diante de mal to potencialmente perturbador? Ser que nossa sensibilidade coletiva enrijeceu diante da banalizao da morte gratuita? Ou ser que agimos como se a violncia que infelicita o vizinho no chegar at ns? A est um novo enigma para substituir o diagnosticado por Otvio Mangabeira, inconformado com o atraso econmico da Bahia, na dcada de 1950, apesar de tantos fatores favorveis ao seu desenvolvimento.

You might also like