You are on page 1of 36

SISTEMA ESQUELTICO

Conceito de Sistema Esqueltico: O sistema esqueltico composto de ossos e cartilagens. Conceito de Ossos: Ossos so rgos esbranquiados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermdio das junturas ou articulaes constituem o esqueleto. uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal caracterstica a mineralizao (clcio) de sua matriz ssea (fibras colgenas e proteoglicanas). O osso um tecido vivo, complexo e dinmico. Uma forma slida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e o principal tecido de apoio do corpo. O tecido sseo participa de um contnuo processo de remodelamento dinmico, produzindo osso novo e degradando osso velho. O osso formado por vrios tecidos diferentes: tecido sseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vrios tecidos formadores de sangue. Quanto a irrigao do osso, temos os canais de Volkman (vasos sangneos maiores) e os canais de Havers (vasos sangneos menores). O tecido sseo no apresenta vasos linfticos, apenas o tecido peristeo tem drenagem linftica. No interior da matriz ssea existem espaos chamados lacunas que contm clulas sseas chamadas ostefitos. Cada ostefito possui prolongamentos chamados canalculos, que se estendem a partir das lacunas e se unem aos canalculos das lacunas vizinhas, formando assim, uma rede de canalculos e lacunas em toda a massa de tecido mineralizado. Conceito de Cartilagem: uma forma elstica de tecido conectivo semi-rgido - forma partes do esqueleto nas quais ocorre movimento. A cartilagem no possui suprimento sangneo prprio; conseqentemente, suas clulas obtm oxignio e nutrientes por difuso de longo alcance. Funes do Sistema Esqueltico: Sustentao do organismo (apoio para o corpo) Proteo de estruturas vitais (corao, pulmes, crebro) Base mecnica para o movimento Armazenamento de sais (clcio, por exemplo) Hematopoitica (suprimento contnuo de clulas sangneas novas) Nmero de Ossos do Corpo Humano: clssico admitir o nmero de 206 ossos.
Cabea = 22 Crnio = 08 Face = 14 Pescoo = 8 Trax = 37 24 costelas 12 vrtebras Membro Superior = 32 Cintura Escapular = 2 Brao = 1 Antebrao = 2 Mo = 27 Membro Inferior = 31 Cintura Plvica = 1 Coxa = 1 Joelho = 1

1 esterno Abdmen = 7 5 vrtebras lombares 1 sacro 1 cccix

Perna = 2 P = 26 Ossculos do Ouvido Mdio = 3

Diviso do Esqueleto: Esqueleto Axial - Composta pelos ossos da cabea, pescoo e do tronco. Esqueleto Apendicular - Composta pelos membros superiores e inferiores. A unio do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e plvica.

Classificao dos Ossos: Os ossos so classificados de acordo com a sua forma em:

Oss

Oss

Ossos

So parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais s suas Laminares (Planos) larguras. Eles so So ossos finos e compostos por compostos por osso duas lminas exceto na de tecido esponjoso, paralelas sseo compacto,h fina superfcie, onde com camada de osso esponjoso entre camada de tecido sseo elas. Os ossos planos garantem compacto. considervel proteo e geram grandes reas para insero de Exemplo: Ossos msculos. do Carpo. Exemplos: Frontal e Parietal.

Alm desses trs grupos bsicos bem definidos, h outros intermedirios, que podem ser distribudo em 5 grupos: Ossos Alongados
So ossos longos, porm achatados e no apresentam canal central. Exemplo: Costelas.

Ossos Pneumticos
So osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relao ao seu volume. Exemplo: Esfenide.

Ossos Irregulares
Apresentam formas complexas e no podem ser agrupados em nenhuma das categorias prvias. Eles tem quantidades variveis de osso esponjoso e de osso compacto. Exemplo: Vrtebras.

Ossos Sesamides
Esto presentes no interior de alguns tendes em que h considervel frico, tenso e estresse fsico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e nmero, de pessoa para pessoa, no so sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milmetros de dimetro. Excees notveis so as duas patelas, que so grandes ossos sesamides, presentes em quase todos os seres humanos.

Ossos Suturais
So pequenos ossos localizados dentro de articulaes, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crnio. Seu nmero varia muito de pessoa para pessoa.

Estrutura dos Ossos Longos: A disposio dos tecidos sseos compacto e esponjoso em um osso longo responsvel por sua resistncia. Os ossos longos contm locais de crescimento e remodelao, e estruturas associadas s articulaes. As partes de um osso longo so as seguintes: Difise: a haste longa do osso. Ele constituda principalmente de tecido sseo compacto, proporcionando, considervel resistncia ao osso longo. Epfise: as extremidades alargadas de um osso longo. A epfise de um osso o articula, ou une, a um segundo osso, em uma articulao. Cada epfise consiste de uma fina camada de osso compacto que reveste o osso esponjoso e recobertas por cartilagem. Metfise: parte dilatada da difise mais prxima da epfise.

Configurao Externa dos Ossos:

Salincias sseas
Articulares - Cabea - Cndilos - Facetas No Articulares Processos Tubrculos Trcanter Espinha Eminncia Lminas Cristas

Cabea do fmur (fmur)

Processos transversos e espinhoso (vrtebras)

Depresses sseas
Articulares - Cavidades No Articulares - Fossas - Sulcos

- Acetbulo - Fvea

Forames Meatos Seios Fissuras Canais

Cavidade glenide (escpula)

Fossa do olcrano (mero)

Configurao Interna dos Ossos: As diferenas entre os dois tipos de osso, compacto e esponjoso ou reticular, dependem da quantidade relativa de substncias slidas e da quantidade e tamanho dos espaos que eles contm. Todos os ossos tem uma fina lmina superficial de osso compacto em torno de uma massa central de osso esponjoso, exceto onde o ltimo substitudo por uma cavidade medular. O osso compacto do corpo, ou difise, que envolve a cavidade medular a substncia cortical. A arquitetura do osso esponjoso e compacto varia de acordo com a funo. O osso compacto fornece fora para sustentar o peso. Nos ossos longos planejados para rigidez e insero de msculos e ligamentos, a quantidade de osso compacto mxima, prximo do meio do corpo onde ele est sujeito a curvar-se. Os ossos possuem alguma elasticidade (flexibilidade) e grande rigidez.

Peristeo e Endsteo: O Peristeo uma membrana de tecido conjuntivo denso, muito fibroso, que reveste a superfcie externa da difise, fixando-se firmemente a toda a superfcie externa do osso, exceto cartilagem articular. Protege o osso e serve como ponto de fixao para os msculos e contm os vasos sangneos que nutrem o osso subjacente. O Endsteo se encontra no interior da cavidade medular do osso, revestido por tecido conjuntivo.
Tecido sseo Compacto Tecido sseo Esponjoso Constitui a maior parte do tecido sseo dos ossos curtos, chatos e irregulares. A maior parte encontrada nas epifises.

Contm poucos espaos em seus componentes rgidos. D proteo e suporte e resiste s foras produzidas pelo peso e movimento. Encontrados geralmente nas difises.

OSSOS DA CABEA
O crnio o esqueleto da cabea; vrios ossos formam suas duas partes: o Neurocrnio e o Esqueleto da Face. O neurocrnio fornece o invlucro para o crebro e as meninges enceflicas, partes proximais dos nervos cranianos

e vasos sangneos. O crnio possui um teto semelhante a uma abbada a calvria e um assoalho ou base do crnio que composta do etmide e partes do occipital e do temporal. O esqueleto da face consiste em ossos que circundam a boca e o nariz e contribuem para as rbitas. Neurocrnio Oito (08) ossos
Frontal (01) Occipital (01) Esfenide (01) Etmide (01) Temporal (02) Parietal (02) Crnio como um Todo

Esqueleto da Face
Quatorze (14) ossos

Mandbula (01) Vmer (01) Zigomtico (02) Maxila (02) Palatino (02) Nasal (02) Lacrimal (02) Concha Nasal Inferior (02)

FRONTAL O osso frontal um osso largo ou chato, situado para frente e para cima e apresenta duas pores: uma vertical, a escama, e uma horizontal, os tectos das cavidades orbitais e nasais. Escama Face Externa: esta face convexa e nela encontramos as seguintes estruturas: Borda Supra-Orbital Tber Frontal - 3 centmetros acima da borda supra-orbital Arcos Superciliares - salincias que se estendem lateralmente glabela Glabela - entre os dois arcos superciliares (ponto antropomtrico) Sutura Metpica - encontrada em alguns raros casos e localiza-se logo acima da glabela e se estende at o bregma pela linha sagital mediana. Esta sutura, na infncia, divide o osso em dois, podendo permanecer por toda a vida. Incisura ou Forame Supra-Orbital - passagem de vasos e nervos supra-orbitais Incisura Nasal - intervalo spero e irregular Espinha Nasal - localiza-se anteriormente e no centro da incisura nasal Face Interna: Crista Frontal Forame Cego - localiza-se na terminao da crista frontal e nele que a dura mter se insere Tectos das Cavidades Orbitais e Nasais Formam o teto da rbita, a incisura etmoidal (separa as duas lminas orbitais) e os stios do seio frontal (anteriores a incisura etmoidal). Este seio torna o frontal um osso com caractersticas de osso pneumtico, oco. O frontal articula-se com doze ossos: esfenide, etmide, parietais (2), nasais (2), maxilares (2), lacrimais (2) e zigomticos (2). Frontal - Vista Anterior

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Frontal - Cavidades Orbitais e Nasais

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

OCCIPITAL

perfurado por uma abertura grande e oval, o forame magno, atravs do qual a cavidade craniana comunica-se com o canal vertebral. Apresenta duas pores: escamosa e basilar. a) Escamosa - lmina curvada que se estende posteriormente ao forame occipital. b) Basilar - anterior ao forame occipital e espessa. Escamosa Face Externa: posterior e convexa. Apresenta as seguintes estruturas: Protuberncia Occipital Externa - localiza-se entre o pice do osso e o forame magno Crista Occipital Externa Linha Occipital (Nucal) Suprema - local de insero da glea aponeurtica. Localiza-se lateralmente a protuberncia occipital externa Linha Occipital (Nucal) Superior - localiza-se abaixo da linha nucal suprema Linha Occipital (Nucal) Inferior - logo abaixo da linha nucal superior Face Interna: localiza-se anteriormente. Apresenta as seguintes estruturas: Eminncia Cruciforme - divide a face interna em quatro fossas Protuberncia Occipital Interna - ponto de interseco das quatro divises Sulco Sagital - aloja a poro posterior do seio sagital superior Crista Occipital Interna - poro inferior da eminncia cruciforme Sulco do Seio Transverso - lateralmente protuberncia occipital interna Fossas Occipitais Superiores (Cerebrais) Fossas Occipitais Inferiores (Cerebelares) Basilar: Forame Magno - grande abertura oval que d passagem medula oblonga (tronco enceflico - bulbo) e suas membranas (meninges), lquor, nervos, artrias, veias e ligamentos Lateral: Cndilos Occipitais - tem forma oval e articulam com a 1 vrtebra cervical (Atlas) Canal do Hipoglosso - pequena escavao na base do cndilo occipital que d sada ao nervo do hipoglosso (12 par craniano) e entrada a um ramo menngeo da artria farngea ascendente. Canal Condilar - ao lado do forame magno (d passagem veias) Processo Jugular - localizado lateralmente ao cndilo occipital O occipital articula-se com seis ossos: parietais (2), temporais (2), esfenide e atlas. Occipital - Vista Externa

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Occipital - Vista Interna

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

ESFENIDE
um osso irregular, mpar e situa-se na base do crnio anteriormente aos temporais e poro basilar do osso occipital. O osso esfenide dividido em: corpo (1), asas menores (2), asas maiores (2) e processos pterigideos (2). Corpo a) Face Superior: Fossa Hipofisria Processos Clinides Mdios e Posteriores Espinha Etmoidal - articula-se com a lmina crivosa do osso etmide Sela Trsica - aloja a hipfise Clivo - apoio da poro superior da ponte b) Face Anterior: Crista Esfenoidal - forma parte do septo do nariz Seio Esfenoidal - cavidades preenchidas com ar (osso pneumtico) e servem para deixar o crnio mais leve. Raramente so simtricas c) Face Inferior: Rostro Esfenoidal - espinha triangular na linha mediana Processo Vaginal - de cada lado do rostro esfenoidal c) Face Lateral: Sulco Cartido - sulco em forma de "S" Lngula - crista ssea no ngulo entre o corpo e a asa maior Asas Menores Canal ptico - passagem do nervo ptico (2 par craniano) e artria oftalmica Processo Clinide Anterior Asas Maiores Forame Redondo - passagem do nervo maxilar (5 par craniano - nervo trigmeo) Forame Oval - passagem do nervo mandibular (5 par craniano - nervo trigmeo) e artria menngea acessria Forame Espinhoso - passagem de vasos menngeos mdios e a um ramo do nervo mandibular Espinha Esfenoidal Face Temporal Face Orbital Processos Pterigideos Lmina Pterigdea Medial Lmina Pterigidea Lateral

Fossa Pterigidea Incisura Pterigidea - entre as duas laminas Entre as Asas Menores e Maiores: Fissura Orbitria Superior ou Fenda Esfenoidal - passagem do nervo oculomotor (3 par craniano), nervo troclear (4 par craniano), ramo oftlmico do nervo trigmeo (5 par craniano) e nervo abducente (6 par craniano) Esfenide - Vista Posterior

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Esfenide - Vista Anterior

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

ETMIDE
um osso leve, esponjoso, irregular, mpar e situa-se na parte anterior do crnio. Apresenta 4 partes: 1 lmina horizontal (crivosa), 1 lmina perpendicular e 2 massas laterais (labirintos) Lmina Horizontal (Crivosa) Crista Galli - processo triangular na linha mediana Forames Olfatrios - localiza-se ao lado da crista Galli e d passagem aos nervos olfatrios Lmina Perpendicular Lmina achatada que forma a parede mediana do septo nasal Massas Laterais (Labirinto) Processo Uncinado concha nasal superior concha nasal mdia O osso etmide articula-se com treze ossos: frontal (1), esfenoide (1), nasais (2), lacrimais (2), maxilares (2), palatinos (2), conchas nasais inferiores (2) e o vmer (1). Etmide - Vista Superior

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Etmide - Vista Lateral

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

Etmide (amarelo) associado aos Ossos da Face

TEMPORAL
um osso par, muito complexo, importante porque no seu interior encontra-se o aparelho auditivo Divide-se em 3 partes: Escamosa, Timpnica e Petrosa. Parte Escamosa Processo Zigomtico - longo arco que se projeta da parte inferior da escama Fossa Mandibular - articula-se com o cndilo da mandbula Parte Timpnica Meato Acstico Externo Parte Petrosa (Pirmide) Processo Estilide - espinha aguda localizada na face inferior do osso temporal Processo Mastide - projeo crnica que pode variar de tamanho e forma Meato Acstico Interno - d passagem ao nervo facial, acstico e intermedirio e ao ramo auditivo interno da artria basilar Forame estilomastide - localiza-se entre o processo mastide e estilide Canal Cartico - d passagem artria cartida interna e ao plexo nervoso cartido Fossa Jugular - aloja o bulbo da veia jugular interna O osso temporal articula-se com 5 ossos: occipital, parietal, zigomtico, esfenide e mandbula. Temporal - Divises

Temporal - Vista Lateral

PARIETAL
O parietal forma o tecto do crnio. Osso par, chato e apresenta 2 faces, 4 bordas e 4 ngulos. Faces Face Externa convexa, lisa e lateral

Face Interna cncava e medial apresentando sulcos anteriores que correspondem aos ramos da artria meningea mdia Bordas Borda Superior / Sagital / Parietal Borda Anterior / Frontal / Coronal Borda Posterior / Occipital / Lambdidea Borda Inferior / Escamosa / Temporal ngulos ngulo Frontal ngulo Esfenoidal ngulo Mastideo ngulo Occipital Parietal - Vista Externa

Parietal - Vista Interna

MANDBULA
um osso mpar que contm a arcada dentria inferior. Consiste de uma poro horizontal, o corpo, e duas pores perpendiculares, os ramos, que se unem ao corpo em um ngulo quase reto. Corpo Face Externa Protuberncia Mentoniana - eminncia triangular Snfise Mentoniana (Ponto Antropomtrico) - crista suave na linha mediana Forame Mentoniano - depresso de cada lado da snfise. Passagem de vasos e nervo mentoniano Linha Oblqua Externa Face Interna Espinha Mentoniana - par de espinhas prximo da snfise Fossa Digstrica - pouco abaixo das espinhas mentais Fossa Sublingual - acima da linha milo-hiidea Fossa Submandibular - abaixo da linha milo-hiidea Linha Milo-hiidea (Oblqua Interna) - ao lado da snfise e dirige-se para trs Bordas Superior ou Alveolar - recebe os dezesseis dentes da arcada dentria inferior Inferior Ramos

Apresentam duas faces, quatro bordas e dois processos: Face Lateral - apresenta cristas oblquas para insero do msculo masseter Face Medial - apresenta as seguintes estruturas: Forame Mandibular - passagem de vasos e nervo alveolares inferiores Sulco Milo-Hiideo Lngula da Mandbula - crista proeminente acima do sulco milo-hiideo Borda Inferior - encontra-se o ngulo da mandbula Borda Posterior - recoberta pela glndula partida Borda Anterior - continua-se com a linha oblqua Borda Superior - possui dois processos muito importantes: Processo Coronide eProcesso Condilar (articula-se com o disco articular da articulao temporomandibular - ATM). Entre estes dois processos encontramos a incisura da mandbula. A mandbula articula-se com dois ossos: Temporais (2). Mandbula - Vista nterior

Mandbula - Vista Lateral

Mandbula - Vista Antero-medial

Mandbula - Vista Medial

Mandbula - Vista Posterior

VMER
um osso mpar. Forma as pores posteriores e inferiores do septo nasal. O osso vmer articula-se com 6 ossos: esfenide, etmide, maxilares (2) e palatinos (2). Vmer - Vista Lateral

ZIGOMTICO
Forma parte da parede lateral e soalho da rbita. um osso par e irregular. Apresenta as seguintes estruturas: faces malar, orbital, temporal; processos frontal, temporal e maxilar e quatro bordas. Faces

Face Malar - convexa; possui um forame (forame zigomaticofacial) que serve para passagem de nervo e vasos zigomaticofaciais Face Temporal - cncava Face Orbital - forma parte do soalho e parede lateral da rbita Processos Processo Frontal - articula-se com o frontal Processo Maxilar - articula-se com a maxila Processo Temporal - articula-se com o temporal Arco Zigomtico Processo Temporal do Osso Zigomtico Processo Zigomtico do Osso Temporal Zigomtico - Vista Lateral

Zigomtico (laranja) associado aos Ossos da Face

MAXILA
um osso plano e irregular. Forma quatro cavidades: o tecto da cavidade bucal, o soalho e a parede lateral do nariz, o soalho da rbita e o seio maxilar, Cada osso spresenta um corpo e quatro processos. Corpo Forame Infra-Orbitrio - passagem para os vasos e nervo infra-orbitais Face Orbital - forma a maior parte do soalho da rbita Seio Maxilar - grande cavidade piramidal dentro do corpo da maxila Processos Frontal - forte lmina que parte do limite lateral do nariz Zigomtico - eminncia triangular e spera localizada no ngulo de separao das faces anterior, infratemporal e orbital Alveolar - cavidades profundas para recepo dos dentes Palatino - horizontal e projeta-se medialmente da face nasal do osso

A maxila articula-se com nove ossos: frontal, etmide, nasal, zigomtico, concha nasal inferior, lacrimal, palatino, vmer e maxila do lado oposto. Maxila - Vista Lateral

Maxila (Palato Duro) e Palatino (Palato Mole) - Vista Inferior

Maxila (amarelo claro) - Vista Medial

Maxila (amarelo claro) associada aos Ossos da Face

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

PALATINO
Forma a parte posterior do palato duro, parte do soalho e parede lateral da cavidade nasal e o soalho da rbita. formado por uma parte vertical e uma horizontal e apresenta 3 processos: piramidal, orbital e esfenoidal. Parte Horizontal

Apresenta duas faces e trs bordas: Face Nasal - forma o soalho da cavidade nasal Face Inferior (Palatina) - forma parte do palato duro Borda Anterior - articula-se com a maxila Borda Posterior - serve como insero do palato mole e vula Borda Medial - articula-se com o osso palatino do lado oposto Parte Vertical Apresenta duas faces e quatro bordas: Face Nasal - articula-se com a concha nasal inferior e mdia Face Maxilar - articula-se com a maxila Borda Anterior - fina e irregular Borda Posterior - articula-se com o osso esfenide Borda Superior - articula-se com o corpo do osso esfenide Borda Inferior Processos Processo Piramidal - articula-se com a maxila Processo Orbital - articula-se com a maxila, esfenide, etmide. Forma parte do soalho da rbita Processo Esfenoidal - articula-se com o osso esfenide O osso palatino articula-se com 6 ossos: esfenide, etmide, vmer, maxila, concha nasal inferior e com o osso palatino do lado oposto Palatino - Vista Posterior

Palatino - Vista Lateral

NASAL
Forma, com o nasal do lado oposto, o dorso do nariz. O osso nasal articula-se com 4 ossos: frontal, etmide, maxila e nasal do lado oposto.

LACRIMAL
Localiza-se na parte medial da rbita. o menor e mais frgil osso da face. O osso lacrimal articula-se com 4 ossos: frontal, etmide, maxila e concha nasal inferior. CONCHA NASAL INFERIOR Localiza-se ao longo da parede lateral da cavidade nasal. Apresenta duas faces e duas bordas: Face Medial - convexa Face Lateral - cncava Borda Superior - apresenta trs processos: lacrimal, etmoidal e maxilar Borda Inferior - livre e espessa A concha nasal inferior articula-se com 4 ossos: etmide, maxila, lacrimal e palatino. Concha Nasal Inferior (marron) associada aos Ossos da Face

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CRNIO COMO UM TODO


Vista Anterior do Crnio

Ossos da rbita:

Vista Lateral do Crnio

Vista Lateral do Crnio

Vista Medial do Crnio

Vista Superior do Crnio - Calota Craniana A parte superior do crnio chamada de cpula do crnio ou calvria. atravessada por quatro suturas (articulaes que permitem mnima mobilidade aos ossos do crnio): 1 - Sutura Coronal ou Bregmtica: entre os ossos frontal e parietais 2 - Sutura Sagital: entre os dois parietais (linha sagital mediana) 3 - Sutura Lambdide: entre os parietais e o occipital 4 - Sutura Escamosa: entre o parietal e o temporal Alguns Pontos Antropomtricos do Crnio: Bregma - ponto de unio das suturas sagital e coronal Lmbda - ponto de unio das suturas sagital e lambdide Vrtex - parte mais alta do crnio Gnio - ngulo da mandbula Ptrio - ponto de unio dos ossos parietal, frontal, esfenide e temporal Vista Superior do Crnio - Face Externa

Fossas Cranianas

dividida em 3 fossas: Fossa Anterior, Fossa Mdia e Fossa Posterior.

Fossa Anterior Limites: Lmina interna do frontal borda posterior da asa menor do esfenide Ossos: Frontal, esfenide e etmide Forames: Forame Cego - passagem de uma pequena veia da cavidade nasal para o seio sagital superior Lmina Crivosa - Passagem do I Par Craniano (Nervo Olfatrio) Canal ptico - Passagem do II Par Craniano (Nervo ptico) e Artria Oftlmica Fossa Mdia Limites: Borda posterior da asa menor do esfenide borda superior da poro petrosa dos temporais

Ossos: esfenide e temporal Forames: Fissura Orbitria Superior - Passagem do III Par Craniano (Nervo Oculomotor), IV Par Craniano (Nervo Troclear), V Par Craniano (Nervo Trigmeo - Ramo Oftlmico), VI Par Craniano (Nervo Abducente) e a veia oftlmica Forame Redondo - Passagem do V Par Craniano (Nervo Trigmeo - Ramo Maxilar) Forame Oval - Passagem do V Par Craniano (Nervo Trigmeo - Ramo Mandibular) Forame Espinhoso - Passagem da Artria Menngea Mdia Lcero ou Rasgado Anterior - no passa nada, coberto por tecido fibroso Canal Carotdeo - Passagem da artria carotdea Fossa Posterior Limites: Borda superior da poro do rochedo do temporal lmina interna do osso occipital Ossos: Temporal e occipital Forames: Meato Acstico Interno - Passagem do VII Par Craniano (Nervo Facial), VIII Par Craniano (Nervo Vestibulococlear) Forame Jugular - Passagem do IX Par Craniano (Nervo glossofarngeo), X Par Craniano (Nervo Vago) e XI Par Craniano (Nervo Acessrio) e veia jugular interna Canal do Hipoglosso - Passagem do XII Par Craniano (Nervo do Hipoglosso) Canal Condilar - Inconstante Forame Magno - Passagem do bulbo, meninges, lquor, artrias vertebrais, razes espinhais e nervo acessrio Estruturas das Fossas Cranianas

Ossos das Fossas Cranianas

Vista Inferior do Crnio

You might also like