You are on page 1of 3

Curso de Especializao em COORDENAO PEDAGGICA

Caros/as Cursistas, Bem vindos/as

SALA AMBIENTE POLTICAS EDUCACIONAIS E GESTO PEDAGGICA

Incio das atividades: 22/09/12 - Trmino das atividades: 22/10/12


Leia atentamente toda esta mensagem, pois ela lhe orienta sobre as atividades da sala e, principalmente, apresenta o calendrio de atividades.

Voc deve seguir as orientaes que vo abaixo:


1 As atividades que exigem textos devero ter o seguinte formato: letra Times New Roman, tamanho 12, espao entre linhas 1,5, margens (todas) 2,5 cm. Todos os textos devem ter um cabealho identificando autor/a, turma/plo, sala, atividade, ttulo, data etc. O Nmero

mnimo de linhas, para qualquer trabalho de 60. Informamos que, ao citar os autores, suas citaes devero vir entre aspas seguidas do ltimo nome do autor, ano da obra na qual fez a consulta e o nmero da pgina. Os textos que
no obedecerem a estas regras sero devolvidos pelo(a) professor(a) da sala para adequao. 2 Todas as atividades obrigatrias tm datas para serem realizadas e postadas. Programese! Organize-se! Suas tarefas devem ser cumpridas nas datas assinaladas. Para um bom desempenho importante no acumular tarefas. Perdendo a data, voc poder ter prejuzos na qualidade de sua aprendizagem e avaliao final. 3 Lembre-se que a plataforma moodle registra, de forma minuciosa, a sua participao. Todas as vezes que voc entra na sala, todas as atividades postadas, as intervenes nos fruns, todas as suas mensagens, etc, ficam registradas. Com isso possvel avaliar esse tem (frequncia ou participao) e, eventualmente, atribuir nota (PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AOS FRUNS). Assim, no se ausente por muito tempo da sala e fique atento ao calendrio para realizao das atividades. 4 O FRUM uma importante ferramenta interativa; por isso, no deve ser utilizado como um lugar de postar textos pr-escritos, mas como um espao de polmicas, de debates e de expresso de opinies. Voc dever ler as intervenes dos/das colegas de sala e responder aos desafios ou provocaes feitas pelo professor. Voc ir participar do frum com opinies, posicionamentos, defesa de idias, polemizando e debatendo com a turma, respondendo s questes problematizadoras postas para desencadear o debate.

5 As atividades complementares, como o prprio nome sugere, NO SO

OBRIGATRIAS. Voc poder realiz-las para aprofundar seus estudos no momento que desejar, e elas so muito interessantes para enriquecer o seu conhecimento.
6 Para definir a sua mdia final, sero considerados como critrios de avaliao: a) a qualidade e coerncia dos textos escritos e postados; adequao das respostas s questes/atividades propostas; b) c) d) uso adequado das Normas da ABNT; o cumprimento dos prazos de realizao das tarefas; a presena/frequncia com qualidade na sala ambiente.

ATIVIDADES - ATENO PARA AS DATAS !!!


ATIVIDADE 3 OBRIGATRIA Perodo: 22/09/12 at 07/10/12 Aps a leitura atenta do texto O direito educao: um campo de atuao do gestor educacional na escola, de autoria de Carlos Roberto Jamil Cury, disponvel na Biblioteca, escreva um texto destacando: a) os aspectos que dizem respeito diretamente atuao do gestor e do coordenador pedaggico; b) a funo do coordenador escolar diante da viabilizao do direito educao no Brasil. Envie sua produo para esta Base de Dados.

ATIVIDADE 7 OBRIGATRIA Perodo: 08/10/12 at 17/10/12

Aps a leitura dos programas IDEB, FUNDEB e PAR, faa uma anlise descritiva e crtica dos mesmos, procurando demonstrar:
a. quais as relaes existem entre eles?

b. em que medida, o alcance ou a efetiva implementao desses Programas poder impactar na melhoria da educao de sua cidade/regio; c. do ponto de vista da Coordenao Pedaggica, quais aes ou contribuies poderiam ser desenvolvidas em sua escola, de maneira a se alcanar ndices mais elevados de democratizao do espao, de participao coletiva e de melhoria da qualidade do trabalho escolar.

Envie sua produo para esta Base de Dados.

ATIVIDADE 8 OBRIGATRIA Perodo: 18/10/12 at 22/10/12 Aps a leitura dos textos e das produes realizadas, responda s seguintes questes: Que conceitos/temticas aprendi nessa Sala Ambiente? D que forma esses conhecimentos podero contribuir com a minha prtica enquanto coordenador (a) pedaggico (a)? Os contedos trabalhados nessa Sala Ambiente podero auxiliar na construo do meu Trabalho de Concluso de Curso? Encaminhe suas respostas para o Frum Atividade 8, tpico Sistematizando nossos conhecimentos. Interaja com seus colegas de curso, debatendo sobre as percepes de cada um a respeito dessas questes.

Bom trabalho a todos e todas!

You might also like