You are on page 1of 64

'\

--..,

..

" --..,

'\

+-,

'\

f .. ~ ,. .
j
/ ,I '1

"
'\
\

') ')

")

")

"
f

"
,

l
I

"'
)

')

-"\
')

') ')

')
)

'j
")

') ')

")

")

"
f

"
,

l
I

"'
)

')

-"\
')

') ')

')
)

'j
")

o Plano

de Salvao

ENTENDENDO

SUA SITUAO

Ado, O primeiro homem, usufrua de uma grande comunho com seu Criador. Deus o visitava pessoalmente, chamando por ele, como mostra Gnesis 3.8-9: "Ento ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela virao do dia ...Onde ests?". Apesar do grande amor de Deus por ele, Ado escolheu rebelar-se contra Deus, seguindo o caminho do pecado, dando as costas ao Senhor. Ado, em consequncia do pecado, morreu espiritualmente, como vemos em Romanos 6.23: "Pois o salrio do pecado a morte ...''. Esta morte referida a morte espiritual, que ocorre pela separao do homem de Deus, como nos ensina Romanos 3.23: "pois todos pecaram e esto separados de Deus". Afinal, Deus o Criador, a Fonte de Vida! pecado nos separa de Deus porque o Senhor santo e no pode ter comunho com o pecado, como revela Isaas 59.2: "mas as vossas iniquidades fazem diviso entre vs e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vs, para que no vos oua".

o pecado de Ado foi transmitido sua descendncia, ou seja, a toda a humanidade, como mostra Romanos 5.12: "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim tambm a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram". Ento, desta forma, o pecado passou a fazer parte da natureza humana.

~ Consoliaaa,

Esta tem sido a sua situao: afastado, separado de Deus, sem real acesso a Ele, condenado a uma eternidade no inferno, aps a morte fsica, longe das delcias do paraso, da comunho com Deus. Porm, embora o homem O tivesse rejeitado, Deus sempre o amou e preparou um plano para que o homem pudesse se reconciliar com Ele.

Plano de Deus de Reconciliao com os Homens

A santidade e a justia de Deus exigiram que o homem fosse punido. O pecado humano no poderia "passar em branco". Por outro lado, Deus percebeu, por Seu amor e misericrdia, que o homem no tinha condies de pagar por si prprio, a pena de sua infrao. A soluo de Deus para resolver este impasse foi a de vir, Ele mesmo. sob a forma humana - JESUS CRISTO - pagar pelo delito humano. Jesus Deus, membro da Trindade Divina, o Filho. Na cena de Seu batismo, quando Ele saiu da gua, veja como Deus O apresentou, em Mateus 3.17: "... Este o meu Filho amado, em quem me cornprazo". Em Mateus 16.16, Pedro discerniu quem Jesus, na verdade : "Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo". Deus ofereceu, (e aceitou), o sacrifcio expiatrio de Jesus como pagamento da pena do delito humano, como revela Efsios 1.7: "N'Ele temos a redeno pelo Seu sangue, a remisso dos pecados ...''. Por Jesus, e apenas por Jesus, Deus ofereceu aos homens a reconciliao com Ele: .....Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ningum vem ao Pai, seno por mim" (Joo 14.6). Re-

o Plano

de Saivao 9

"

pare aqui como se enganam aqueles que pensam que todos os caminhos levam a Deus!

<,

o sacrifcio de Jesus est disponvel para todos os homens que quiserem acreditar neste plano de Deus, como vemos por lCorntios 15.22: "Pois assim como todos morrem (espiritualmente) em Ado, assim tambm todos sero vivificados em Cristo".
Como Receber de Deus a Bno da Salvao
Todo homem, ento, que confessa seus pecados, se arrepende e cr que a morte de Jesus foi em pagamento, em expiao pelos seus pecados, "vira-se de frente para Deus", se reconcilia com Deus, e recebe d'Ele a bno da salvao. Para voc receber a salvao de Deus so necessrios, como vimos acima, arrcpendrhento, confisso e f. Vamos explicar melhor o que so exatamente cada um desses trs fatores, comeando pela ilustrao de Jesus a este respeito, na famosa parbola do filho prdigo, narrada em Lucas 15.11-24. Leia agora esta passagem e perceba a analogia que Jesus faz acerca de nossa reconciliao com Deus, o Pai:
a) O filho rebelde virou as costas a seu pai e o deixou, apesar de ter uma vida abenoada com ele, tal qual Ado fez com Deus;

b) O filho rebelde viveu dissolutamente e comeou

a passar grandes constrangedoras necessidades, o que nunca antes tinha lhe ocorrido na casa de seu pai. O mesmo ocorreu com Ado e sua descendncia, que perdeu as bnos oriundas da comunho com o Pai, ao se afastar de Deus e passar a viver em pecado;

10

Consolidao

c) O filho rebelde se arrepende e confessa seu pecado, pedindo perdo a seu pai, e se reconciliando com ele, da mesma maneira que podemos faz-lo com Deus, atravs da f em Jesus Cristo;
d) Podemos notar, ainda, a grande alegria com que

o pai recebe de volta seu filho arrependido, o que uma ilustrao do mesmo sentimento de jbilo que enche o corao de Deus quando um pecador se arrepende e se reconcilia com Ele. E agora vamos detalhar melhor o que so verdadeiramente estes fatores: 1) F A f no se trata de um sentimento, ou de uma concordncia racional, ou ainda, de "poder do pensamento positivo". A f no est baseada em nossas emoes, mas na crena que temos na fidelidade de Deus em cumprir a Sua Palavra em nossas vidas. Voc deve crer firmemente que o Senhor Jesus Deus, veio como homem e Se sacrificou, numa morte horrvel, de cruz, embora no tivesse cometido qualquer pecado. Jesus ofereceu Sua vida, e Seu precioso sangue mocente foi derramado, para que voc pudesse ter seus pecados pessoais perdoados! E deve crer tambm que, aps isto, Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos, assim como concede a voc a salvao!

o Plano

de Salvao'

11

2) Arrependimento
No arrependimento, voc primeiro reconhece sua condio de pecador e seu consequente estado de separao de Deus, ou seja, sua morte espiritual. E, a seguir, manifesta o genuno desejo de abandonar esta situao e se reconciliar com o Senhor. O arrependimento gera uma mudana de atitude.

3) Confisso
A confisso a atitude que toma a pessoa arrependida. Esta confisso deve ser feita, no apenas em pensamento, mas constituir-se de uma declarao, de viva voz, como confirma Romanos 10.9-10, que resume os pontos fundamentais para se receber a salvao: "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu corao creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, sers salvo. Pois com o corao se cr para a justia, e com a boca se faz confisso para a salvao". Se voc ainda no teve esta oportunidade, faa agora, neste momento, sua orao de entrega de vida e de aceitao de Jesus como seu Senhor e Salvador!
"Senhor Deus, confesso que tenho sido

um pecador

e que tenho estado separado de Ti, mas agora, eu me arrependo dos meus pecados e reconheo que preciso do Senhor, das Suas bnos para viver. Eu te agradeo, de todo o meu corao, pela reconciliao que o Senhor me oferece - atravs do sacrificio do sangue de Jesus - e a aceito, recebendo agora a Jesus Cristo como o Senhor da minha vida, o Senhor que vai dirigir minha vida de agora em diante. Obrigado, meu Deus, pelo perdo dos meus pecados e pela bno da minha salvao!".

12 Consolidao

Atravs desta confisso de recebimento de Jesus, como seu Senhor, seus pecados so perdoados, e voc se reconcilia com Deus. Assim, Jesus passa a ser tambm o seu Salvador. E Deus o abenoa com a salvao!

SUA NOVA SITUAO


\. partir de seu arrependimento, f e confisso de .Jesus, como seu Senhor e Salvador, voc se reconciliou com Deus, e como tal:
a) Voc se tomou membro da famlia de Deus, como mostra Efsios 2.19: "Assim j no sos estrangeiros, nem forasteiros, mas concidados dos santos, e da famlia de Deus";

filho de Deus, como vemos por Joo 1.12-13: "Mas a todos os que O receberam, queles que crem no Seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus - filhos nascidos no do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (note que nem todos so considerados filhos de Deus, mas apenas os que recebem a Jesus como Senhor de suas vidas. Os demais so apenas crat ur a...., Deus): de ) Seus pecados foram perdoados, como ja vimos ,-' Efsios 1.7: "N'Ele temos a redeno pelo Seu sangue. a remisso dos pecados ... ":
d) Voc recebeu a salvao, como confirma Joo 3.36: "Todo aquele que cr no Filho tem a vida eterna,

b) Voc se tornou

mas todo aquele que rejeita o Filho no ter a vida, pois sobre ele permanece a ira de Deus".

o Plano

de Salvao

13

o que

Deus Espera de Voc

Agora que voc foito abenoado por Deus, Ele quer que voc retribua a Seu amor, demonstrando um firme desejo de crescer espiritualmente e de servi-IO. Para atender a este seu desejo, Deus coloca sua disposio duas armas fortes: a Sua Palavra e o Seu poder. Isto se torna evidente pela repreenso de Jesus a algumas pessoas, em Mateus 22.29: "Erras, no conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus".
O poder de Deus est disponvel para quem O busca em orao, de forma ardente e constante, como Ele nos revela em Jeremias s29.13: "Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso corao".

A orao o seu canal de comunicao com Deus. Por mais distante e afastado que voc pense estar de Deus, esta distncia apenas a de uma orao. Voc se liga em Deus pela orao.
pela orao que voc pode expressar sua depen-

dncia de Deus em cada assunto' da sua vida. Deus vai se agradar de voc O ter procurado, mesmo para os seus menores assuntos, como nos mostra Filipenses 4.6-7: "No andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela orao e pela splica, com aes de graas, sejam as vossas peties conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardar os vossos coraes e as vossas mentes em Cristo Jesus".
pela orao que voc aprende a confiar"em Deus, de forma crescente, diria, em cada rea de sua vida.

14

Consolidao

Esta a chave que Jesus nos ensina sobre a orao, em Mateus 7.7-8: "Pedi, e dar-se-vos-; buscai, e encontrareis; batei e abrr-se-vos-. Pois aquele que pede, recebe; o que busca, encontra; e ao que bate, se abre". Devemos sempre orar, drgndo nossos pedidos a Deus, em nome de Jesus, como Ele mesmo nos ensina em Joo 15.16: " vos designei para que vades e deis ...e fruto, e o vosso fruto permanea; a fim de que tudo o que em meu nome pedirdes ao Pai Ele vos conceda". A Bblia a genuna PalavraI de Deus, dada aos homens para sua sade espiritual, como afirma 2Timteo 3.16-17: "Toda Escritura divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justia; a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra". Enquanto na orao voc fala c~m Deus. atravs da Bblia Deus fala com voc! Para que voc aprenda a buscar a Deus e venha a alcanar conhecimento da Palavra de Deus, temos algumas recomendaes a lhe fazer:
a) Ore diariamente, por trinta minutos a uma hora, cedo pela manh, declarando a Deus que voc j sabe quem , (Seu filho), e a razo de estar aqui na Terra (servi-Ia). Diga a Deus que voc abre seu corao totalmente a Ele, que no h mais na sua vida coisa alguma to importante para voc do que Ele. Pea a Deus transformao de carter e capacitao espiritual para bem servi-Ia. Agradea a Ele pelo Senhor Jesus e por sua salvao. Ento, pea a Deus proteo, em sade, segu

o Plano

de Salvao

15

rana e paz, para sua vida, para cada um de seus familiares, unio e entendimento para o seu casamento, bnos na sua vida profissional e financeira. Pea a Deus a graa da salvao para seus familiares, amigos e colegas. Ore a Deus pelos seus irmos na f crist, pela sua igreja e pelos seus pastores e bispos; Estude com disciplina, todos os dias, este material de "consolidao", por pelo menos trinta minutos;
b)

Adquira uma Bblia e comece a l-Ia, hoje mesmo, seguindo a orientao que damos ao final de cada captulo;
c)

Frequente regularmente os cultos da sua igreja. Isto vai permitir o crescimento da sua f, como revela Romanos 10.17: " a f vem pelo ouvir, e o ouvir pela ... palavra de Deus";
d) e) Faa parte de uma clula, que uma pequena reunio semanal, onde voc ter comunho com pessoas, que a seu exemplo, tambm creram em Jesus e tambm so da famlia de Deus, portanto, seus irmos em Cristo. L voc aprender mais sobre a Palavra de Deus e ouvir testemunhos de como Deus vem transformando suas vidas. Voc tambm ter oportunidade de falar sobre sua experincia, se desejar. O seu crescimento espiritual depender tambm da comunho que voc tenha com os outros filhos de Deus. Ns fazemos parte de uma famlia e nela devemos conviver, tanto na clula, como na igreja; f) Pea para ser discipulado, ou seja, acompanhado por um desses irmos mais experientes na vida crist, que o ajudar em seu crescimento espiritual.

l6 Consolidao

Questionrio
(para ser respondido agora, ,individualmente. mas podendo consultar a apostila): 1) Qual a situao dos homens?

2) Quem Jesus?

3) Com que objetivo Deus nos enviou Jesus?

4) Do que consta a salvao?

5) Que atitude precisamos ter para recebermos a salvao de Deus?

6) Que bnos recebemos de Deus quando, atravs do sacrifcio do sangue de Jesus, nos reconciliamos com Ele?

7) O que Deus espera daqueles que receberam a Sua salvao?

8) O que devemos fazer quando nos sentimos ansiosos por alguma coisa?

:J

P/UIIO

de Salvao

17

9) Por que importante ler diariamente a Bblia?

10) Por que importante frequentar regularmente uma clula e a igreja?

PARA CASA Leia um captulo do evangelho de Joo, a cada dia. Memorize Joo 3.16. Leia todos os dias Joo 1.12, Filipenses 4.6-7 e 2Timteo 3.16-17.

->,

-'

o Crescimento

Espiritual

21

BATISMO DE ARREPENDIMENTO

o batismo nas guas o rito do ingresso na Igreja Crist e simboliza o comeo da vida espiritual. Assim nos fala Romanos 6.3-4: "Ou no sabeis que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na Sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo n ssurgu dentre os mortos, pela glria do Pai. assim \J .demos ns tambm em novidade de vida"
c-onvertido

Vimos ent o o significado do batismo: a descida do s guas retrata a morte de Cristo. j efetuada. e simboliza a morte e sepultamento de seu "velho homem". A seguir, seu levantamento das guas recorda a ressurreio de Jesus. j ocorrida, e simboliza a ressurreio do convertido. para viver em "novidade de vida". batismo lld::> aguas. em si, no tem poder para salvar - a salvao vem atravs da f no sacrifciodo sangue de Jesus Cristo e na aceitao de Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. E a purificao de vida ocorrida no batismo simblica, proporcionando-nos apenas um posicionamento inicial para o crescimento espiritual. Mas o batismo nos refora a sensao de pertencermos a Deus, como ensina lPedro 3.21: .....0 qual (obatismo) no o despojamento da imundcie da carne, mas a indagao de uma boa conscincia para com Deus, por meio da ressurreio de Jesus Cristo". Alm disso, essencial guardarmos a completa obedincia a Cristo, que em Mateus 28.19, assim ordenou: "Portanto, ide e fazei discpulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo".

22 Consolidao

<.

o batismo nas guas significa que o convertido, pela f, "vestiu-se de Cristo", (isto , do profundo desejo de ter seu carter transformado, segundo o modelo do carter de Cristo, para poder crescer espiritualmente), de modo que os homens podem ver Cristo nele, como se v o uniforme no soldado. Pelo rito do batismo, o convertido, figurativamente falando, e de forma pblica, "veste a camisa" de Jesus Cristo.
Com isto, o convertido que se batizou est tam-

---.

bm dando um poderoso testemunho de mudana de vida para a platia - buscando edfc-la e dar um bom exemplo aos familiares e amigos que ainda no deram este passo - para si prprio, como um compromisso de vida crist, e para o mundo espiritual, como um novo homem, que mudou de lado.
Em Atos 2.38, vemos que a pregao de Pedro acerca do sacrifcio de Jesus, resultou na converso e batismo de quase trs mil pessoas, em um s dia: "...Arrependei-vos, e que cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo ...".

Para que seu batismo seja pleno de significado necessrio que voc se arrependa sinceramente de seus pecados e expresse uma f viva no Senhor Jesus Cristo.
Se voc ainda no se batizou, pea agora, neste momento, que o consolidador o inclua na prxima cerimnia de batismo em nossa igreja!

o Crescimento

Espiritual

23

A Ceia do Senhor
A Ceia do Senhor , como o batismo de arrependimento, uma ordenana de Jesus Cristo para ns. e como tal, devemos obedec-Ia. A Ceia do Senhor um memorial da obra redentora de Jesus, uma proclamao de Seu sacrifcio e vitria. como vemos por lCorintios 11.23-26: " 0 Senhor ... Jesus, na noite em que foi trado, tomou o po, o partiu. e disse: Isto o meu corpo que entregue por vs; fazei isto em memria de mim. Semelhantemente, depois de cear. tomou o clice, dizendo: Este clice a Nova Aliana no meu sangue; fazei isto todas as vezes que beberdes, em memria de mim". Cada vez que um grupo de cristos se rene para celebrar a Ceia do Senhor, esto relembrando o sacrifcio expiatrio de Jesus Cristo, atravs do qual, alcanamos o perdo dos pecados e a libertao do domnio do pecado sobre nossas vidas. A Ceia do Senhor um memorial dessas bnos tremendas que recebemos de Deus, atravs de Jesus Cristo, e um momento de gratido a Deus por isso. Jesus, em Joo 6.35, diz: "Eusou o Po da Vida. Aquele que vem a mim no ter fome...". Vemos ento que o simbolismo do po partido, no relato acima da Ceia do Senhor, que o Po teve que ser partido. na morte de cruz, a fim de ser distribudo entre todos os que estavam. esto e estaro espiritualmente famintos! Para melhor entendermos o real significado do sacrifcio de sangue de Jesus por ns, precisamos ler

24

Consoiulaco

xodo 12.1-14 e 21-27: ali vemos que a libertao do

povo de Deus, de sua escravido no Egito, principiou na dcima praga, a da morte dos primognitos egpcios. E a proteo de Deus para cada famlia de Seu povo se deu atravs de uma aliana de sangue: pela aplicao, na verga das portas de suas casas, do sangue de um cordeiro consagrado e sacrificado a Deus. Com isso, o anjo da morte se desviava das casas assim alianadas, "passando sobre" elas, expresso que o significado original da palavra Pscoa. O sacrifcio de sangue de um animal era a maneira que Deus havia dado para proteger e purificar Seu pov>
dos pecados. E a razo disso que o sangue o princpio

da vida e que sem derramamento de sangue inocente no h remisso dos pecados (Hebreus 9.22). A aliana de sangue entre Deus e Seu povo permaneceu atravs do Senhor Jesus. O sacrifcio do sangue . inocente de Jesus Cristo por ns ocorreu durante uma . celebrao da Pscoa - a Festa da Libertao - e transformou Jesus no Cordeiro de Deus e em Nossa Pscoa! A aliana de sangue com o Senhor, atravs de um cordeirinho proporcionou a libertao material, ou seja, fsica, da escravido no Egito. Enquanto que quando a aliana de sangue foi executada atravs de Jesus, o Cordeiro de Deus, ela realizou e continua realizando a libertao espiritual do povo de Deus da escravido dos pecados e sua salvao. .' Vemos ento que o simbolismo do vinho na Ceia do Senhor nos diz que o sangue inocente de Jesus Cristo, o qual a Sua vida, foi derramado na morte, a fim de que Seu poder expiador pudesse ser distribudo para a salvao de muitos!

U Crescimento Espiritual'

25

Alm disso, a Ceia do Senhor nos proporciona uma comunho com Jesus no presente! Pois Ele prprio vem para o noss9 meio, como vemos por lCorntios 10.16: "No o clice de bno, que abenoamos, a comunho do sangue de Cristo? E no o po que partimos a comunho do corpo de Cristo?". Quando celebramos a Ceia do Senhor, Jesus quer ter comunho conosco! Afinal, esta cerimnia chamada de Ceia do Senhor porque d'Ele, e no nossa! A Ceia do Senhor nos possibilita tambm uma comunho com a Igreja, o Corpo de Cristo, como vimos na mesma passagem acima. Para que esta nossa comunho com Jesus possa ser a melhor possvel, e Deus venha a atuar com poder em nossas vidas, temos que dela participar de forma digna - discernindo tratar-se de um momento sagrado e fundamental da f crist - e tambm confessar previamente nossos pecados, para que no permaneamos desanimados ou enfermos, como nos mostra lCorntios 11.27-30: "Portanto, qualquer que comer o po ou beber o clice do Senhor, indignamente, ser culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se o homem a si mesmo antes de comer deste po e beber deste clice ...Por causa disto, h entre vs muitos fracos e doentes ...''. Vemos, na passagem do Salmo 32.3, que foi isso o que Davi sentiu em seu corpo, enquanto esteve calado. sem se examinar e confessar seus pecados: "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia". A Ceia do Senhor o rito de comunho e simboliza a continuidade da vida espiritual, a qual necessita estar sempre sendo alimentada. para alcanar cresci mento.

'26 Consolidao

A Ao do Esprito Santo

o Esprito Santo uma Pessoa da Trindade Dvna. Ele tem personalidade, no se tratando apenas de uma fora, ou de uma influncia. O Esprito Santo Deus! Ele tem os mesmos atributos de Deus, como a eternidade, a onipotncia, a oniscincia, a onipresena, a sabedoria, e outros. O Esprito Santo age poderosamente sobre dois tipos de homens:
Aqueles que ainda no se reconciliaram com Deus, pelo Senhor Jesus:
a)

O mundo estava perecendo no pecado, mas ignorava o triste estado em que se encontrava. Havia, ento, uma grande necessidade de algum que o convencesse no somente da realidade do pecado, como tambm da sua natureza e das suas consequncias. O mundo precisava, ainda, ser convencido de que Cristo veio salv -lo do pecado. Esta lio foi resumida por Jesus, em Joo 16.8-11: "Quando Ele vier, convencer o mundo do pecado, da justia e dojuzo. Do pecado. porque no crem em mim: da justia, porque vou para o Pai, e no me vereis mais; do juzo, porque j o prncipe deste mundo est julgado" . Aqui vemos que o Esprito Santo age sobre os homens ainda no-convertidos, como "um promotor de justia", trabalhando para mostrar-lhes o pecado em que vivem, de forma a convenc-Ios a receber a Jesus Cristo como 'seu Senhor e Salvador. Respare a profundidade infinita do amor de Deus por ns, pois, alm de sacrificar Seu Filho Jesus para nos oferecer-a Sua salvao, Ele enviou tambm o Seu

o Crrsrimento

Espiritual'

27

Esprito, para trabalhar no mesmo objetivo. convencendo o mundo do pecado, da justia e do Juizo! Tudo quanto era possvel fazer para levar o homem ao arrependimento e salvao, Deus j fez!

a) Nos cristos
Santo age sobre os cristos consolandoos. santificando-os e revestindo-os com o poder de Deus.

o Esprito

b.1) O Consolador

o Esprito Santo nos consola em nossas fraquezas, intercedendo por ns, como mostra Romanos 8.26: "Da mesma maneira tambm o Esprito ajuda as nossas fraquezas: No sabemos o que havemos de pedir como convm, mas o mesmo Esprito intercede por ns com gemidos nexprmves". Ele tambm nos ajuda, instruindonos e trazendo-nos memria os ensinos de Jesus, como Joo 14.26 revela: "Mas o Consolador, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar de tudo o que vos tenho dito",

b.2) O Santificado r
No dia em que aceitamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, transformamo-nos na morada do Esprito Santo, Ele passa a habitar dentro de ns, como revela lCorintios 6.19-20: "Ou no sabeis que o nosso corpo santurio do Esprito Santo, que habita em vs, proveniente de Deus? No sais de vs mesmos; fostes comprados por bom preo. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo (e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus)". O cristo ento chamado "santo" e seu dever

28 Consolidao

rogar ao Esprito Santo que venha a promover um verdadeiro processo de santificao de sua vida, ao mesmo tempo em que deve guardar a santidade inicial j conquistada deste templo, isto , de seu corpo.

b.3) O Doador de Poder

o Esprito santo nos reveste com o poder de Deus para que possamos ter uma vida crist reta e direita, apresentando sempre crescimento espiritual, e tambm para que possamos bem desempenhar - com eficincia o papel que Deus espera de ns, a Seu servio! Trata-se do batismo no Esprito Santo e das unes especiais para servirmos ao Senhor.

Batismo no Esprito Santo

Voc j aprendeu, em Mateus 28.19, que o Senhor Jesus quer que ns evangelizemos pessoas que ainda no O conhecem para que elas possam-ser reconciliadas com Deus e receber a bno da salvao: "...ide e fazei discpulos de todos os povos...''. Vemos, todavia. em Atos 1.4,8, que Ele recomenda que primeiro recebamos um revestimento de poder, concedido pelo Esprito Santo, para que possamos apresentar crescimentos contnuos em nossa vida espiritual e para que possamos ter UTII ~csempenho eficiente no evangelismo. E o Esprito .::.:.,,,,,(0, que Jesus anunciou, desceu com poder sobre o grupo dos apstolos e dscpulos que estavam reunidos em orao, no chamado batismo no Esprito Santo. ou "batismo de fogo", como relata Atos 2.1-4.

() Crescimento Espiritual

29

o apstolo Pedro, j batizado no Esprito Santo, explicou aos judeus, em Atos 2.16-17, 32-33, o fenrneno sucedido'. Ante o interesse de muitos pela salvao de Deus, atravs de Jesus Cristo, e pelo batismo com o Esprito Santo, Pedro recomendou-lhes, para tal, em Atos 2.38, um genuno arrependimento e a aliana do batismo nas guas: .....Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdo dos pecados. E recebereis o dom do Esprito Santo".
A mensagem de Pedro tomou-se particularmente eficaz pela ao do Esprito Santo, que o havia revestido do poder de Deus. De fato, vemos o tremendo resultado dela, no versculo 41: "Os que de bom grado receberam a sua palavra foram banzados, e naquele dia agregaramse quase trs mil almas".

Questionrio
(para ser respondido agora, individualmente, mas podendo consultar a apostila) 1) Qual o significado do batismo?

2) Que testemunho voc d ao ser batizado?

3) O que preciso para seu batismo ser significativo?

4) O que simbolizam o po e o vinho na Ceia do Senhor?

30

Consolidao

5) Por que o Senhor Jesus chamado de Cordeiro de Deus na Bblia?

6) A que objetivos visa a Ceia do Senhor?

7) Como age o Esprito Santo sobre aqueles que ainda no se reconciliaram com Deus?

8) Como o Esprito Santo consola os cristos?

9) Qual o objetivo do batismo no Esprito Santo?

10) O que o cristo deve fazer quando acontecer de pecar?

Para casa
Continue a ler o evangelho de Joo, a cada dia. Leia a Primeira Carta de Joo. Memorize 1Corntios 6.19-20. Leia Atos 2.38 e Joo 14.26.

:~:

1 'i. 1 l:
" li!

:i:

Servindo a Deus'

33

A UNO DIRIA DO EspRITO SANTO


Todo cristo recebe um nvel inicial de enchimento do Esprito Santo, no ato de sua converso, como aprendemos por Efsios 1.13: " ...Tendo n'Ele crido, fostes selados com o Esprito Santo da promessa . Mas, embora o ideal de uma vida crist dedicada ao crescimento espiritual esteja descrito em Glatas 2.20"Estou crucificado com Cristo, e j no vivo, mas Cristo viveem mim.....- vivemos num mundo material e estamos sempre sujeitos a tentaes. Eventualmente, acontece de pecarmos. Como desejamos servir a Deus e aprender a fazer a Sua vontade em nossas vidas, no podemos permanecer to impregnados de mundanismo, como nos exorta Romanos 12.2: "E no vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, -- agradvel e perfeita vontade de Deus". Para estarmos mais resistentes s tentaes e termos maior eficincia no evangelismo que Cristo nos comissionou a fazer, precisamos buscar um segundo nvel de enchimento do Esprito Santo. Precisamos do batismo no Esprito Santo.

<,

i>

r--.>

Mesmo j batizados no Esprito Santo, e portanto, mais fortalecidos espiritualmente, ainda ocorre de pecarmos, s vezes. Necessitamos. ento entender que Deus nos d um escape para a pronta restaurao de ( ( nossa comunho com Ele, como vemos em lJoo 2.1: .: "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que no pequeis. Se, porm, algum pecar, temos um Advogado (' para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo".
(,

,4 . L onsolidaco

Um arrependimento gen uino, seguido da confisso a Jesus Cristo, quebra a fora do pecado e restaura nossa comunho com Deus, o Pai, como nos ensina lJoo 1.9: "Sp confessarmos os nossos pecados, Ele fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda -ruustia"

o que efetivamente reduz a frequncia de novas ten taoes e nos fortalece contra as situaes pecaminosas a reposio diria do nvel de presena
-i

do Esprito Santo em nossas vidas. Em Jeremias 2.13, temos a ilustrao disto. Ali Deus Se aborreceu ao ver que Seu povo no mais O buscava - Ele, a Fonte de Vida - para elegerem novos caminhos, perdendo toda a sua bno: "O meu povo fez duas maldades: A mim me deixaram, o manancial de guas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que no retm as guas". Estas cisternas, alm de no receberem mais a entrada de gua nova do Esprito de Deus - porque O deixaram - nem sequer retinham as guas que existiam inicialmente, porque eram rotas.
Nossas "cisternas espirituais" perdem gua por "rachaduras na nossa estrutura moral e espiritual", ou mesmo pelo efeito da "evaporao causada pelo calor das tentaes" a que estamos expostos em nosso cotidiano

l
r

muito grande de nos enchermos diariamente de uma nova uno do Esprito Santo!
Que uma uno fresca do Esprito Santo possa estar santificando diariamente nossas vidas crists e nos renovando para servirmos a Deus em ministrios de poder!

humano. Portanto, temos uma necessidade

")

Servindo a Deus

35

A Obedincia

crescimento fsico, como sabemos,umauma funo do tempo. E o crescimento intelectual funo do


aprendizado. Mas o crescimento espiritual no uma funo do tempo, nem do aprendizado, e sim, da obedincia. Quando obedecemos Palavra de Deus, que falada pelo Esprito Santo, crescemos e adquirimos maturidade nos momentos de conflito e sofrimento. A chave de nosso crescimento espiritual a obedincia Palavra de Deus, como atesta o Senhor Jesus, em Joo 14.21: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse o que me ama. E quem me ama ser amado de meu Pai, e Eu tambm o amarei e me manifestarei a ele". Tiago nos diz, em 1.22,25, que aquele que ouve a Palavra de Deus e no a pratica, est se auto-enganando, enquanto que o que a pratica ser feliz em tudo o que realizar. Em Mateus 7.24-27, Jesus qualifica de prudente o homem obediente que ouve e pratica as Suas palavras, tendo semelhana com algum que edfca sua casa sobre a rocha, fazendo-a resistente s inundaes e vendavais; e chama de insensato o homem desobediente que as ouve, mas no as pratica, como o que constri sua casa sobre a areia, e a perde quando vem as intempries. Em Mateus 4.19, Jesus nos chama para segui-Ia, com o propsito de fazer de ns evangelistas: "Vindeaps mim, e Eu vos farei pescadores de homens". Isto envolve, de nossa parte, o desejo de sermos transformados pelo Esprito Santo e um compromisso de servirmos ao Senhor.

~6Consohdao

Afinal. fomos libertos do reino das trevas. da terrvel dominao de Satans, pela graa e misericrdia de Deus, que para isto, pagou um preo altssimo. totalmente fora de nossas possibilidades. Assim, no somos donos de nossos destinos, mas devemos procurar a vontade de Deus quanto a isso, conforme vemos em lPedro 1.18-19: "sabendo que no foi com coisas corruptveis. como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa v maneira de viver, a qual por tradio recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha". E tambm em lCorintios 6.19-20: "...No sois de vs mesmos; fostes comprados por bom preo. Glorfca, pois, a Deus no vosso corpo {eno vosso esprito. os quas pertencem a Deus)". Mas isso no motivo de preocupao. e sim. de alegria, pois pertencemos a Deus e Ele cuida de ns. aliviando as cargas que carregamos, como disse Jesus, em Mateus 11.28-30: "Vmde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados. e Eu vos aliviarei. Toma sobre vs o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de corao, e encontrareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo suave e o meu fardo leve". a Deus deve ser o foco principal de nossas, sobrepujando as preocupaes com nossas necessidades particulares, porque Deus est atento a ~ ns e honrar nossa atitude desprendida, como Jesus _ nos ensina, em Mateus 6.32-33: "Pois os gentios procuram todas estas coisas. De certo vosso Pai Celestial bem sabe que necessitais de todas elas. Mas buscai ---primeiro o Seu reino e a Sua justia, e todas estas coisas ~ vos sero acrescentadas".

o desejo de servir

Servindo a Deus'

37

A Obedincia nos Dzimos e Ofertas


Deus exige obedincia em todas as reas de nossas vidas. Nada fica fora do senhorio do Senhor sobre ns, inclusive o aspecto financeiro. H duas formas de obedincia (e fidelidade) a Deus quanto aos recursos financeiros que Ele disponibiliza para ns: os dzimos e as ofertas. Estes dois elementos foram institudos no somente para que houvesse suporte para o ministrio de evangelizar e ensinar as pessoas, como Jesus nos ordenou, mas - desde que Deus o dono de todo o ouro e toda a prata, e no tem necessidade de seu dinheiro em particular - para que o homem exercitasse a sua obedrica e fidelidade Sua pessoa. Afinal, Deus Se relaciona com os homens atravs de alianas, e os dzimos e ofertas so sinais de sua aliana com Deus, como vemos na passagem de Gnesis 28.20-22. a dcima parte de tudo o que o homem ganha e representa seu reconhecimento de -r-, que Deus o r esp on svel pela existncia e pela ~ manuteno do seu emprego e do seu negcio. Quem no obedece entregando seus dzimos (e ofertas) traz sobre si maldio, enquanto que aquele que obedece dizimando casa do Senhor abenoado abundantemente, como revela Malaquias 3.8-12. As ofertas so produto da gratido do homem por aquilo que Deus fez e faz (e ainda far) por sua vida. Deus far prosperar o homem obediente quanto aos dzimos e ofertas, em tudo o que ele fizer.

o dzimo representa

:::t

38 Consolidao

Autoridade Espiritual
A vontade de Deus representa a autoridade de Deus. Para conhecermos a vontade de Deus precisamos nos submeter Sua autoridade. Autoridade e obedincia foram institudas por Deus. Desde o princpio, a vontade de Deus que o homem fosse governado pela obedincia e no pela sua prpria vontade. A queda do homem deveu-se sua desobedincia em relao autoridade de Deus. Desobedecer autoridade um princpio satnico. No podemos servir a Deus se andarmos em rebeldia.

Deus serve-Se de homens para alcanar Seus propsitos na Terra e constitui lderes, delegando a eles a Sua autoridade. A sujeio autoridade delegada de Deus tem um significado muito mais amplo do que o de apenas estar submisso a uma pessoa, mas implica em estar sob a uno que vem a esta pessoa quando Deus lhe ordena que seja uma autoridade. Assim, rebelar-se contra a autoridade delegada de Deus o mesmo que rebelar-se contra Deus. Quem rejeita a autoridade delegada de Deus est, na verdade. rejeitando ao prprio Deus. Jesus o modelo a ser seguido por ns em termos de humildade e obedincia. Veja. em Filipenses 2.5-8. o que custou ao Senhor Jesus - que era Deus e havia ~ participado da criao do mundo (Joo 1.10) - ser obediente ao Pai e cumprir a misso de sacrifcio que lhe havia sido reservada: "De sorte que haja em vs o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que, ~ sendo em forma de Deus, no teve por usurpao ser
'\

->,

Servindo a Deus'

39

igual a Deus, mas a Si mesmo Se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos homens. E, acabado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente at a morte, e morte de cruz". Veja o que Jesus diz acerca da humildade para obedecer, em Mateus 23.12: "Pois quem a si mesmo se exaltar ser humilhado, e quem a si mesmo se humilhar ser exaltado". Ento, uma pessoa que est cheia de Cristo deve ser tambm uma pessoa humilde, que est cheia de obedincia. Ame o seu lder, o seu discipulador, o bispo, todos os pastores e autoridades da sua igreja! No deixe entrar em seu corao qualquer raiz de insubordinao e ~ rebeldia, mas submeta-se, para crescer espiritualmente e colaborar com o ministrio, servindo ao Senhor! Assim voc tambm ser abenoado por Deus!

Chamado de Deus e o nosso Servio

Nosso chamado para dar frutos, isto , ganhar almas, ou seja, levar pessoas a se reconciliar com Deus, atravs de Jesus, e a permanecer em Jesus, sendo evangelizadas, discipuladas, como vimos em Marcos 16.15 e Mateus 28.19-20, respectivamente: "Ide por ~ todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura" e "Portanto, ide e fazei discpulos de todos os povos, batizando-os ...".

40

Consolidao

Fazer discpulos levar homens e mulheres, que no conhecem a Jesus, a assumirem um compromisso de segui-IO e de tomarem-se tambm discipuladores de novos discpulos. multiplicando o processo de estabelecimento do reino de Deus - um reino espiritual - aqui na Terra. Somente quando ouvimos a Palavra e estamos cheios do Esprito de Deus que damos fruto, ganhamos almas. O Senhor Jesus nos revela, na parbola da videira, de Joo 15.1-5 que, para servirmos a Deus, necessitamos permanecer n'Ele, Jesus. Alm disso, aprendemos que Deus no nos quer com baixa produtividade a Seu servio, muito menos improdutivos: "Eu sou a videira ~ verdadeira, e meu Pai o agricultor. Todo ramo em mim que no d fruto Ele o corta, e todo ramo que produz fru to Ele o poda, para que produza mais fruto ainda ...Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vs. O ramo de si mesmo no pode produzir fruto, se no estiver na videira. Tampouco vs podereis produzir fruto, se no permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vs sois os ramos. Se algum permanecer em mim, e Eu nele, esse d muito fruto; sem mim nada podeis fazer". Sesso. Pregar, batizar e ensinar so os meios que devemos utilizar. Mas somente a presena de Cristo a " nossa garantia de sucesso. o que Deus nos confirma, em lCorntios 3.6-7, atravs do apstolo Paulo: "Eu plantei, Apolo (colaborador de Paulo) regou, mas Deus ~ deu o crescimento. Pelo que, nem o que planta alguma coisa, nem o que rega. mas Deus, que d o crescimento".
-r-,

Por isso, temos que nos posconar, neste trabalho. como humildes agentes de Deus, Seus instrumentos, e ,

->,

Servindo (/ [)PUS

41

no como se fossemos "vendedores", querendo convencer algum, com nossa lbia e esperteza - ou mesmo com irritao e agressividade - acerca da salvao. Deus nos fala, em Zacarias 4.6: "...No por fora nem por violncia, mas pelo meu Esprito, diz o Senhor dos Exrcitos".

Questionrio
(para ser respondido agora, individualmente, mas , podendo consultar a apostila), 1) Por que precisamos receber uma uno diria do Esprito Santo?

2) Qual a chave de nosso crescimento espiritual?

3) O que precisamos demonstrar para que Jesus nos faa pescadores de homens?

4) Interprete com suas palavras o versculo de Mateus 6.32-33.

5) O que Deus faz queles que obedecem ao' dzrno?

6) O que representam as ofertas?

42

Consolidai.

7) Em que implica estar sob a autoridade delegada de Deus?

8) O que Jesus nos ensina acerca da humildade para obedecer?

9) O que Jesus espera de ns, em termos de servio a Deus?

10) Explique, com suas palavras, o que quer dizer a passagem "Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento ...".

PARA CASA
Conclua a leitura do evangelho de .Joao Releia a Primeira Carta de J08 ). Memorize lJoo 1.9, Mateus 23.12 e 28.19-20. Leia Malaquias 3.10 e lCorntios 3.6-7. "

\ '\

ps-EnCOllfro4S

Informaes Gerais do Ps-Encontro ao Ministrador


No encontro as pessoas so impactadas pela ministrao do Senhor. O ps-encontro visa solidificar o ensino ministrado durante o Encontro. O Ps-encontro uma srie de 4 reumoes, cada ~ uma com a durao de uma hora. durante 4 semanas, que acontecem aps o Encontro. ou 2 reunies com 2 horas de durao cada.

li em por
.

h r .QL'IP..!VO:

Fortalecer o novo convertido ou o lder; Consolidar mais intensamente o novo convertido; Solidificar o crescimento da f do novo convertido; Implantar a viso com qualidade; Firmar nos caminhos do Senhor o novo convertido, atravs da conscientizao da PaLavra; Estimular o cumprimento do propsito - ganhar vidas; ALertar o novo convertido sobre os contra-ataques do Diabo.

No Ps-encontro o discipulador deve:


Cobrir o corao do novo convertido de uno. ]raa e fora. Ele precisa saber que o Senhor bom e que traz estas bnos. A pessoa fica enriquecda na
f:

Preparar o discpulo para permanecer firme ao contra ataque do inimigo ( Ef 6: 11-13 ):

46 Consolidao

Ensinar o discpulo a proibir e inoperar as retalia es do Diabo ( Mc. 3:27 ); Fortalecer o ensino, para que no sejam pegos de surpresa (Mc. 3:27); Firmar o discpulo no propsito de Deus, mostrando que ele no pode perdera noo da caminhada; Ensinar sobre submisso, uno e vida de Deus nessa nova fase ( Atos 20:24 ); Incentivar e encaminhar Escola de Lderes. o discpulo a fazer a

Administrao: No Encontro, avisar previamente sobre o psencontro e a necessidade de se fazerem presentes; mesmo local do Pr-Encoritro pode ser utilizado para o ps-encontro, desde que mantenham o mesmo clima de aprendizado;

Escalar com antecedncia pessoa responsavl pela ministrao da palavra; Seguir os mesmos princpios do Pr-Encontro.

Ps-Encontro

47

PS-ENCONTRO (1 Aula)
Carga horria : 1 hora Tema: A Importncia do Ps-encontro
Mateus

4/

lPedro 5:8

Conscientize seu Rebanho:


'Todo propsito e planos que so srios e de carter profundamente espiritual atraem o contra-ataque do inimigo", Mencione testemunhos e alerte os discpulos a aprenderem a vigiar e a entenderem que o adversario poder usar a famlia, os amigos, etc. Aps o Encontro, o inimigo tentar nos intimidar para sairmos da beno. Muitas situaes satans armara para tentar nos prender. O que devemos fazer, ento? Entender que estamos no meio de uma batalha espiritual e que temos que resistir ao inimigo. Os contra-ataques do inimigo viro, por isso devemos estar vigilantes e preparados.

<,

No Encontro Deus realizou um obra maravilhosa e especfica na sua vida. Isto foi um ataque ao reino das - trevas, pois o diabo perdeu mais uma batalha na sua . vida. E, como estamos em meio a uma guerra, o reino inimigo est preparando um contra-ataque. por isso que voc precisa participar do Ps-encontro, para saber como vencer o contra-ataque do diabo.

-tx Consotidatu)

contra-ataque do inimigo

De onde vem o contra-ataque?


Satans utilizar as reas de fragilidade da nossa alma. O contra-ataque vir por uma rea que lhe afeta, ~ mexe, assusta, amedronta (nunca por uma rea em que ~ voc j esteja plenamente curado). Satans vir para afrontar, dizendo que nada do que lhe aconteceu no Encontro realmente vai permanecer em voc. Foi assim com Jesus quando saiu do Encontro de 40 dias com Deus no deserto - satans veio afront-lo. Suas reas de fragilidade podem ser: brigas, lcool, drogas, amigos mundanos, prostituio, brincadeiras sujas, adultrio, insubmisso, grosseria, namoro ilcito, famlia entre outros. Satans far tudo para afetar a sua comunho com ~ Deus, para promover o desnimo; este o alvo do inimigo. O nosso despreparo permite que o desnimo venha. O diabo "tem estratgias para destruir sua vida. Estas estratgias so fraudulentas, sujas, Satans tem um curriculum sujo.

-r-,

Como neutralizar o contra-ataque?


Lembre-se: Se voc est num contra-ataque porque antes voc atacou. Voc no atacou sozinho, Jesus estava com voc. Esteve no Encontro e estar para sempre com voc. Ele vencedor, est sua frente. Agora, para satans lhe '

Ps- EncOnl7D";:;'j

vencer, ter que vencer Jesus; como isso no possvel, . ps Jesus j o venceu, voc est seguro. Assegure-se da sua vitria: venha o que vier, voc vencedor. Tenha a linguagem de Jesus na sua boca durante o contra-ataque. Voc uma nova criatura, no deve responder da forma que fazia antes. Voc precisa agir como Jesus agiria na situao que est enfrentando. Aprenda a calar na maioria das vezes. No agrida, no discuta, no murmure - cuide da sua lngua (Tg3: 1-12). Creia na grande obra que Jesus fez, e ainda est fazendo em sua vida. Est escrito: "Sem f impossvel agradar a Deus". A f o escudo para apagar os dardos inflamados de satans contra voc (Ef. 6: 16).Dardos so lanas, no mundo fsico; no espiritual so ingerncias na mente, nas emoes, ou mesmo no corpo. So situaes ou pensamentos que satans lana para que caiamos na armadilha dele. A f na Palavra de Deus, o agir e o falar direcionado pelo Esprito Santo, faro com que voc envergonhe o inimigo e ele ter que desistir de voc. Quando voc for agredido aprenda a agir no Esprito. Se algum vier a voc com pedras, v com amor. (GI. 5:22-23) No lute contra as pessoas, lute contra satans e seus demnios. Est escrito: Nossa luta no contrcarne e sangue, mas sim contra satans e seus agentes (Ef. 6: 12). Por isso, ore, busque a Deus, pea conselhos ao seu discipulador, no v pela sua prpria carne, pelo seu prprio desejo: agora voc uma nova criatura (2f"
'~:17).

50

Consolidao

Orao
Ore por todos. Leve-os cruz novamente. Siga os mesmo desgnios da palestra "Cruz";

Promova o mesmo sentimento quebrantamento pela presena experimentado no Encontro;

de alegria e do Senhor

Utilize a mesma msica tacada no Encontro; Incentive-os sobre a Escola Estabelea o horrio para motive-os a no faltar.

de Lderes;
a prxima reunio e

Pos-Encontro 51

PS-ENCONTRO (2 Aula)
Carga horria: 1 hora Tema: Conservando a Libertao e a Cura Interior Efsios 6: 10-18

Revestindo-se de toda a "Armadura de Deus"


(Efsios 6: 10-18) Cingindo-se com a verdade; Vestindo-se da COU;2a justia; da Calando os ps com a preparao do evangelho da paz; Embraando sempre o escudo da f; Tomando o capacete da salvao; Tomando a espada do Esprito. que a Palavra
de Deus;

Orando em todo o tempo no Esprito.

Confessando a Beno
Declaraes negativas caracterizam a influncia demonaca. Confisso positiva f expressada. Confesse aquilo que a Palavra de Deus diz. Qualquer outra declarao abrir a porta ao inimigo (Hb. 10:23).

52

Consolidao

Permanecendo

nas Escrituras

Jesus resistiu s tentaes de satans pelo uso das Escrituras. A Palavra um espelho para a alma; lmpada para os 'ps, mostra claramente o caminho (S1.119:105); um purificador (Ef.5:26); como uma espada de dois gumes (Hb.4: 12); alimento para o esprito (I Pe. 2:2/ Mt. 4:4). Ningum pode conservar sua libertao por muito tempo sem que a Palavra de Deus seja um fator primordial em sua vida. "Bem aventurado o homem que no anda segundo o conselho dos mpios, no se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele como rvore plantada junto a corrente de guas que, no devido tempo, d o seu fruto, e cuja folhagem no murcha; e tudo quanto ele faz ser bem sucedido." (SI. 1:1-3).

<,

Crucificando a Carne
Tome sua cruz diariamente e siga a Jesus (Lc. 9:23). Quebre os hbitos ligados com os espritos do mal. Se os vcios, desejos e concupiscncias no esto entregues ao p da cruz, o caminho para a volta dos demnios est aberto (G1.5: 9-21,24). Ainda que voc 1 sinta um intenso desejo de voltar prtica do pecado, diga "no" a si mesmo, renuncie, lute. No atenda aos . apelos da carne.

Ps-Encontro'

53

Desenvolvendo uma Vida de Louvor e de Orao Contnua


louvor cala o inimigo. No devemos louvar apenas quando temos vontade, mas em todo momento, mesmo que o nosso corao esteja triste, ou que as situaes sejam adversas. Isto sacrifcio de louvor ao Se~ nhor (Hb. 13:15). O louvor deve ser a expresso de gratido a Deus, expresso de adorao e alegria atravs do falar, cantar, danar, tocar instrumentos, bater palmas, etc. A Palavra nos exorta a orar sem cessar (I Ts. 5: 17). Devemos orar no Esprito (em lnguas) e tambm no entendimento (I Co. 14:14).' Mantendo uma vida de comunho e um ministrio espiritual: A ovelha que anda desgarrada a que est em maior perigo. Junte-se ao rebanho de Jesus. Procure cumprir sua funo dentro do Corpo de Cristo. Deseje os dons espirituais e deixe-os operarem, atravs de voc, sendo til na Igreja (I Co. 12:7-14). Mantenha-se submisso autoridade. Sempre procure seu discipulador para lhe ajudar. Busque a comunho com os irmos.

Entregando-se por completo a Cristo


Determine que cada pensamento, palavra e ao reflita a natureza de Cristo. Permanea em Cristo, de modo que o fruto do Esprito possa fluir em abundncia.

54 Consolidao

Os espritos demonacos so inimigos do fruto do Esprito. A f e a confiana em Deus so as armas mais poderosas contra as mentiras do diabo. "Embraando sempre o escudo da f, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno". (Ef. 6: 16).

Fechando as Janelas da Alma


As janelas so:
Olhos - cuide com seus olhos, desvie o olhar de
coisas impuras.

Ex.: alguns programas da TV,revistas pornogrficas, etc


Ouvidos - no oua tudo que lhe dizem. Voc pode at escutar, mas no retenha, no deixe entrar.

Tato - no toque em coisas imundas. Ex.: sexo fora do casamento. Olfato - Ex.: incenso, perfumes
departamento sexual, etc. associados ao

Paladar - no coma nem beba alimentos consagrados a dolos, pois por detrs de cada dolo existem demnios. (I Co. 10:20) Cumprindo esses itens, sua "casa" (vida) ficar repleta da presena de Deus, depois da limpeza pela qual passar. Mesmo que voc peque, dando assim brecha para o inimigo, lembre-se que Jesus perdoa todos os seus pecados, quando voc os confessa e se arrepende.

Ps-Encontro=

55

Dessa forma, repreenda o inimigo utilizando sua autoridade espiritual. No aceite acusaes e caminhe firme na sua libertao, confessando o que a Palavra diz: "Se o Filho do homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (Jo. 8:36). Uma libertao total foi o que Jesus tornou possvel a ns. Ande totalmente liberto diariamente. No aceite menos do que isso! "Porque se ns, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte de seu Filho, muito mais, estando j reconciliados, seremos salvos pela Sua vida". (RmS:10)

Orao
Faa uma orao de batalha espiritual pedindo a cobertura do sangue do Cordeiro revestindo-se com a armadura de Deus. ministre sobre eles neutralizando toda a cilada de satans; Incentive-os Fale sobre

a no faltarem

a prxima reunio;

a Escola de Lderes.

S6

Consolidao

PS-ENCONTRO (3 Aula)
Carga horria: 1 hora Tema: As reas de Contra-Ataque
xodo 14:9/ Tiago 4:4/ I Corntios 15:30

Introduo
"Depois que o povo de Israel tinha sado do Egito, Fara armou o contra-ataque (xodo 14). Satans quer fazer o mesmo. Jesus nos tomou das mos de satans, mas o inimigo quer nos pegar de volta para sermos seus escravos. Ao declarar sua libertao, o diabo vai querer agir."

As reas de Contra-Ataque
Amigos do passado (Tg 4:4):
Eles viro para o persuadir na f: "Ah, voce e doido!"; "Ah, voc vai virar mulher de pastor?" Ns sentimos a perda deles; Vo nos criticar com gozaes; Viro fazer observaes sobre sua f e vida; Traro novas propostas para tentar nos impedir

de prosseguir firmes na f.

Ps-Encontro

57

o que

fazer?

Resistir firme para no perder a comunho com Deus; Procurar lembrar dos ensinamentos recebidos, at que estejafirmado; talvez precise mudar de hbitos, ter novos amigos; Fugir do homem mau (camal). Por qu? Com ele o T Lvelde conversa no boa, e as ms conversaes corrompem os bons costumes (I Co. 15:33); No voltar a se alianar com os incrdulos (Sl. 1:1). Evite sadas com seus antigos amigos se voc sabe que eles vo lhe chamar para o caminho mau, evite estar em rodinhas de piadas, pois estas sempre tendem a pornofonias, e eles certamente escamecero da sua deciso por Cristo. Deus dar estratgias. O discipulador lhe ajudar nesse processo, e O Senhor lhe dar novas estratgias para ganhar seus amigos para Jesus, mas no volte para o mundo.

Algum da sua famlia


Satans pode tentar usar algum da sua famlia para desanim-lo. Por que da famlia? Porque a [erida Jeito. por uma pessoa que amamos di muito mais do que aquela feita por algum com quem no temos tanto afeto. Temos que rejeitar toda idia que vem contra a nossa f. As pessoas de dentro de casa sero ganhas por voc (At. 16:31):

58

Consolidao

Desde o Pr-Encontro Satans armou ciladas ejogou setas para que, quando voc voltasse do Encontro, encontrasse na famlia pessoas frias, desacreditas sobre voc; Satans vai querer que voc desista e para tal usar diversos argumentos; Voc vai conquistar cada membro da sua famlia atravs da orao. Diga: A minha famlia no ficar nas mos do inimigo.

Sade (x. 23:25b)

o diabo

vai querer mexer em sua sade;

Lembre ao inimigo que Isaas 53 uma verdade.

Finanas (Fp. 4: 19)


Seja fiel no pouco e sobre o muito o Senhor o colocar. (Is.1:19/ Lc. 16:10); Sejafiel nos dzimos e nas ofertas. (Ml. 3: 1O);
visvel a beno para os fiis; as brechas so fechadas, ento, vo aparecendo coisas novas para abenoar sua vida. (II Co. 8:9).

Ataques na mente e na alma

tempo todo voc poder sentir a vontade de questionar, dizendo: ser que isto verdade? Estou mesmo no lugar certo?; A nossa mente um campo de batalha e o diabo

ps-Ellcolllro59

nos ataca. Rejeite todo pensamento nome de Jesus (Fp.4:8);

do inimigo, en

Recebemos a mente de Jesus Cristo, por isso Ele vai transform-la. tirar todo o lixo do diabo (Rm.

12: 1-2);.
Diga: Fora

os padres do mundo, eu sou de Deus!;


o mundo (Rm. 12: 1-

A mente renovada transforma 2):

Nossa mente dominada pelo que ns ouvimos, vemos, lemos, sentimos. Voc gastou muito tempo da vida se expondo ao que no era de Deus, agora ter que trabalhar sua mente pela Palavra. Gaste tempo lendo a Bblia, orando e jejuando at que sua mente esteja limpa e cheia de Jesus.

Orao
Ore pelos encontristas ministrando a bno de Deus e que os mesmos sejamfortaiecidos no Senhor, permanecendo em Seus caminhos.
Incentive-os a matricularem-se desde j na Escola

de Lderes para que haja continuao do processo de Deus em suas vidas.

60 Consolidao

POS-ENCONTRO (4 Aula)
Carga horria: 1 hora Tema: Como posso deter Satans? Marcos 3:27/ Efsios 6:10-18

Introduo
"Satans no o senhor do universo, ele no onisciente, nem onipresente, nem onipotente. Jesus nos deu toda a autoridade para determos o maligno e destrumos as obras de Satans (Lc. 10:19)."

Como deter Satans


Amarrando as foras das trevas (Me3:27/ Lc 11:2122):

Prender as foras demonacas um ensino de Jesus. Ele nos ensinou que quando um valente guarda a sua casa, se faz necessrio que um mais valente venha e o amarre para que sua casa seja saqueada (Lc. 11:21-22). Satans se acha valente, mas h um povo autorizado a pisar serpentes, escorpies e toda a fora do maligno (Lc 10:19). Ns somos este povo com autoridade para manietar, prender, amarrar o diabo. Quando algum est preso, por mais que queira reagir, ele no tem como o fazer.

Ps-Encontro

61

Usando a autoridade dada por Deus


A Bblia diz que Deus nos d o cetro de autoridade. Domine o inimigo. no seja dominado por ele. (Lc. 10: 1719) .

Declare: "Eu tenho a promessa: o inimigo no me toca" (I Jo. 5: l8b).

Evitando brechas
Por que o inimigo toca em alguns de ns? Devido a brechas, a portas abertas para sua atuao. Vejam como esta portas so abertas: Pecado: Desobedincia deliberada; Medo: O amor lana fora o medo (I Jo. 4: 18); Desconfiana (falta de f): colocar em suspeita o carter de Deus (I Jo. 5: 10); Incredulidade: "No creio que Deus far". (Rrn. 8:31/ Hb. 11:6)
'i

Quando abrimos precedentes deixamos a carne em operao.

Conhea

os Inimigos

o mundo o diabo -

- se vence com orao (Mt, 7:7-8);

A carne - se vence com jejum (Mt. 17: 21); se vence pela Palavra (Mt. 22:29).

62

Consolidao

Como guerrear contra Satans


Pelo poder do sangue de Jesus (Ap 12:11); Pelo poder do nome de Jesus (Mc 16: 17); Revestindo-se
6:10-18); de toda a armadura de Deus (Ef

Fechando as portas. Se as portas forem fechadas, a vitria estar instalada (Ef 4:27). Hoje precisamos fechar as portas do medo, da insegurana, da incredulidade (lI Tm 1 :7).

o contra-ataque vem do adversrio e ele no brinca. No se pode vacilar. Satans o nosso adversrio declarado. Temos a certeza que o poder de Jesus Cristo em ns maior do que qualquer fora inimiga, mas no podemos esquecer que estamos em batalha espiritual (1 Jo 4:4b).
Como vencer o contra-ataque
Saiba quem voc : Eu vou vencer porque eu sei quem Deus , e sei quem sou em Cristo: sou mais que vencedor (Rm. 8:37);

-.,

Maior o Senhor que vive em mim do que o diabo; A autoridade que est em mim d-me autoridade sobre principados (Le. 10: 19).

Ps-Encontro

63

Conhea o plano da cruz


Sei qual , e quanto vale o plano da cruz.

No baixe a guarda
Esteja alerta o tempo todo.

Retenha a confisso da esperana


. Deus fiel 10:23). para cumprir suas promessas (Hb

Feche as portas para o pecado


~
"\

Anule os argumentos e a condenao do inimigo


contra voc. "No deis lugar ao diabo." (Tiago 4:27).

Como Conservara Vitria


Confessando a Palavra, retendo a confisso da f e da esperana. "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fp 4: 13) "Em todas as coisas sou mais do que vencedor" (Rm
"\ 8:37)
->,

"Minhas necessidades so supridas ~ riquezas de Cristo" (Fp 4: 19)

segundo as

"Pelas pisaduras de Jesus eu fui sarado" (Is 53:5)

64 . Consolidao

o que

acontecer com o encontrista depois do Ps-encontro de seu

Dever estar debaixo do acompanhamento discipulador semanalmente;

Dever imediatamente ser encaminhado para a Escola de Lderes. L ele ser edificado e crescer no modelo dos 12;

--.,

Solicitar que eles sempre

estimulem outros a -., participarem do Encontro, pois este tremendo;

Posteriormente ele ser convocado a participar de um Reencontro.

') ')

")

")

"
f

"
,

l
I

"'
)

')

-"\
')

') ')

')
)

'j
")

Embaixada

da Reino de Deus Braslia/DF

'QMSW 04 - Lotes 7/8 Setor Sudoeste' Fone: (61) 3035-9047 Site: www.saranossaterra.com.br E-mail: sarabrasil@saranossaterra.com.br

You might also like