You are on page 1of 16

O termo Incluso Social tem sido utilizado para caracterizar as aes voltadas para a garantia dos direitos das

pessoas historicamente excludas em funo de suas caractersticas fsicas ou sociais. Este impresso tem por objetivo apresentar as aes do atual Governo Municipal voltadas para a incluso da Pessoa com Deficincia nos ltimos 4 anos. Trata-se do resultado da dedicao de funcionrios pblicos, profissionais liberais, familiares e voluntrios que atravs de suas aes vem contribuindo para a construo de uma cidade cada vez melhor.

Caros Amigos, A Incluso Social tem se tornado prioridade na agenda pblica de diversos municpios. com este objetivo e para que possamos continuar avanando que propomos esta ao. Nossa inteno defender a ideia de ampliao das polticas inclusivas em nossa cidade. Trata-se de uma oportunidade de sensibilizarmos os demais agentes pblicos sobre o reconhecimento das aes inclusivas como uma das prioridades a serem trabalhadas pelo prximo governo. Trata-se do reconhecimento da Incluso Social como uma das respostas aos desafios de desenvolvimento a serem enfrentados pelo nosso municpio nos prximos anos. Participe desta campanha. Vamos todos trabalhar por uma cidade que valorize a verdadeira convivncia entre todos.

Malagutte
Vereador

Joo Cury
Prefeito

Nos ltimos anos Botucatu obteve avanos nas aes voltadas para as pessoa com deficincia nas diversas reas do governo.

A SEGUIR ESTO AS PRINCIPAIS AES J REALIZADAS E TAMBM AQUELAS QUE SERO REALIZADAS NOS PRXIMOS ANOS.

REDE LUCY MONTORO Convnio para a implantao do Centro de Reabilitao Lucy Montoro. O Centro especializado no atendimento de pessoas com deficincia nas reas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrio, entre outras. CLNICA DO BEB A clnica um espao de atendimento multidisciplinar, onde todas as crianas recm nascidas passam por uma avaliao precoce e diagnsticos.

CENTRO DE INCLUSO ESPORTIVA Convnio para construo do Centro possui duas piscinas aquecidas, para hidroginstica e natao, sala de ginstica e ginsio poliesportivo. EQUIPE DE PARADESPORTO Botucatu vem ocupando lugar de destaque no cenrio do paradesporto regional.

EDUCACAO
PRDIO DA ESCOLA NAIR PERES SARTORI Aquisio de prdio prprio possibilitando ampliao de 50% de novas vagas.

IMPLANTAO DO CIEEJA Centro de Prticas Inclusivas para pessoas com deficincia maiores de 18 anos.

AQUISIO DE METODOLOGIA SNOEZELEN Servio de atendimento de deficincias graves. Botucatu foi o primeiro municpio brasileiro a implantar a metodologia Snoezelin na rede pblica de atendimento.

CRIAO DA COORDENADORIA DE APOIO PEDAGGICO E ESPECIALIZADO Criao da Coordenadoria para apoio Educao Especial.

SALAS MULTIFUNCIONAIS Salas para atendimento a alunos com deficincia e dificuldade de aprendizagem

NAPE - NCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGGICO ESPECIALIZADO ALCIR DE OLIVEIRA Aumento do nmero de vagas e das oficinas de Braille e Libras.

habitacao HABITACAO
RESERVA DE VAGAS Reserva de 10% dos imveis dos Programas Habitacionais de interesse social para pessoas com deficincia. PROJETOS ACESSVEIS Projetos compatveis com as normas brasileiras de acessibilidade.

ASSISTENCIA SOCIAL
BPC NA ESCOLA (Benefcio de Prestao Continuada) P r o g r a m a q u e t e m p o r o b j e t i vo r e a l i z a r o acompanhamento e monitoramento do acesso e da permanncia na escola das pessoas com deficincia, beneficirias do BPC, at 18 anos. O programa prev ao conjunta entre as Secretarias de Educao, Sade, Assistncia Social e a Assessoria em Incluso Social.

EDITAL DO TRANSPORTE COLETIVO Antecipao da Lei Federal, fazendo valer desde 2011 a obrigatoriedade da acessibilidade no transporte coletivo. CNH ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICINCIA Articulao para a oferta de servio de habilitao especial no municpio de Botucatu. SEMFOROS SONOROS Instalao de semforos sonoros para gerar condies de travessia de pessoas com deficincia visual.

CENTRO DE TECNOLOGIA E INCLUSO Convnio para construo do Centro. O projeto possui auditrio para 200 pessoas, 6 salas de treinamento e rea de convivncia. LEI DE COTAS Aes de sensibilizao para o cumprimento da Lei de Cotas junto Industria e o Comrcio. CAPACITAO E ASSESSORIA Capacitao da pessoa com deficincia para o mercado de trabalho. Assessoria para empresas a fim de garantir a vaga no trabalho.

Com o objetivo de ampliar os servios voltados para as pessoas com deficincia, relacionamos as principais propstas a serem implementadas nos prximos anos. Como parmetro adotamos as frentes definidas no Plano Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficincia do Estado de So Paulo. ACESSO UNIVERSAL Acesso totalidade dos servios de sade, educao, transporte, habitao, esporte, lazer e cultura. TECNOLOGIAS Aplicao de tecnologias com nfase na independncia funcional e voltada interao social. EMPREGABILIDADE Programas de incluso atravs do trabalho e criao de postos direcionados s pessoas com deficincia.

EDUCAO Aquisio de frota prpria para o transporte da Educao Especial. Aquisio de equipamentos para o suporte pedaggico. Capacitao para os agentes da Educao Municipal voltada a Educao Inclusiva. Programa de interveno precoce das deficincias.

SADE Ampliao dos servios e dos convnios. Ampliao do programa de oferta de rtese e prtese. Oferta de cadeiras motorizadas.

ACESSIBILIDADE Servio de transporte individual adaptado. Avano nas polticas de mobilidade urbana. Adaptao dos prdios pblicos. Aumento da fiscalizao.

EMPREGO Programao do Centro de Tecnologia e Incluso Social. Programas de capacitao e acompanhamento no trabalho. Ao conjunta com o mercado de trabalho.

ESPORTE, LAZER E CULTURA Elaborao do programa do Centro de Incluso Esportiva. Implantao de Programa de atividade fsica. Aquisio de equipamentos para prticas esportivas. Apoio a participao nas competies de Paradesporto.

POLTICAS PBLICAS Ampliao de convnios com Entidades Sociais. Reviso da Legislao municipal sobre Acessibilidade. Elaborao do censo da populao com deficincia. Apoio a campanhas de defesa de direitos.

A Secretaria de Incluso Social e Acessibilidade foi idealizada com o objetivo de propor, acompanhar e executar aes voltadas para a Incluso Social da populao historicamente excluda. Sua atuao se materializar atravs de atos realizados em conjunto com as Polticas de Sade, Educao, Assistncia Social, Mobilidade, Trabalho, Esporte, Cultura, Lazer, Turismo e Polticas Urbanas. Dentre suas misses estar a promoo, articulao e o dilogo com as instituies empenhadas na garantia dos direitos sociais e voltadas para as aes de incluso social. Dever atuar para que estas instituies compartilhem do planejamento, do processo de execuo e da avaliao das polticas pblicas voltadas para as pessoas com deficincia, jovens, idosos, negros, mulheres e o grupo LGBT. Sua viso ser atender as demandas do municpio observando a construo histrica dos segmentos que representa, buscando a valorizao das diferenas, priorizando a defesa dos direitos sociais, promovendo a incluso social e respeitando a diversidade entre todos os cidados.

Como um dos colaboradores do atual Governo tenho acompanhado as aes voltadas para as pessoas com deficincia em nosso municpio. Trabalho de profissionais, familiares e voluntrios que h anos vem se dedicando a estas aes. As polticas inclusivas certamente ganharo mais espao. com o objetivo de seguir contribuindo com o desenvolvimento destas atividades que estou junto nesta causa. Malagutte
Vereador

A ao conjunta entre a Prefeitura e a Cmara Municipal tem se tornado decisiva na apresentao de solues para os problemas de nossa cidade. com este objetivo que me coloco ao lado do Malagutte. Teremos muitos desafios pela frente. Mas teremos maiores condies de enfrenta-los quanto maior for nossa capacidade de trabalharmos em conjunto. Joo Cury
Prefeito

Botucatu vem dando exemplos de que possvel avanar nas polticas inclusivas. Dos municpios com quais nos relacionamos Botucatu figura entre aqueles que tm colaborado para que o Estado seja reconhecido como modelo na incluso de todos os cidados. Desejamos que a cidade se torne referncia na implementao das polticas inclusivas, garantindo o acesso das pessoas com deficincia a todos os bens e servios existentes na sociedade. Linamara Rizzo Battistella
Secretria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficincia

You might also like