You are on page 1of 3

PSICROMETRIA

Psicrometria o estudo das propriedades do ar, objetivando a medio de suas condies e propriedades. O estudo do condicionamento de ar, envolve medio e a determinao das 3 propriedades do ar externo e do ar presente em um local condicionado. A psicrometria tambm utilizada para determinar em quais condies o ar ter melhores propriedades de conforto, e um sistema de condicionamento de ar.

DIAGRAMA PSICROMTRICO Ao percorrer um ciclo de condicionamento, o ar submetido a processos de aquecimento, resfriamento, umidificao e desumidificao, para poder como veculo transportador de calor e umidade do ambiente ao condicionador e vice-versa. O estudo das propriedades do ar, de absoro e rejeio de calor e umidade, combinadas, e das mais diversas modificaes termodinmicas do ar, pode-se realizar em forma simples mediante a carta ou diagrama psicromtrico. A carta psicromtrica constitui uma das ferramentas mais teis que existem para auxiliar o tecnlogo ou engenheiro de ar condicionado. As variaes que ocorrem no ar mido quando ele submetido aos vrios processos de condicionamento de ar podem ser traadas numa carta com um mnimo de tempo e esforo. No existe outra forma pela a qual um ciclo de condicionamento de ar possa ser ilustrado to viva e rapidamente. Existem vrios tipos de diagramas, ligeiramente diversificados no que se refere localizao de informaes, mas todas elas contm uma representao grfica das propriedades do ar.

ESTRUTURA DA CARTA PSICROMTRICA Temperatura de Bulbo Seco: A leitura da temperatura do ar feita em termmetro padro representada na carta por linhas retas verticais. A escala de temperatura de bulbo seco est na parte inferior da carta. A unidade est em C e usa-se o smbolo "Tbs". Temperatura de bulbo mido: A leitura da temperatura de bulbo mido acima de 0 C feita por um termmetro cujo bulbo est envolvido por uma mecha umedecida e exposta a uma corrente de ar com velocidade de 5 m/s. Temperaturas de bulbo mido abaixo de 0 C so obtidas atravs de um termmetro em que a gua contida em sua mecha transformou-se em gelo. Esta a razo pela qual a inclinao das linhas de temperatura de bulbo mido muda abaixo de 0 C. A escala est sobre a linha curva esquerda na carta psicromtrica. A unidade est em C e usa-se o smbolo "Tbu". Umidade Absoluta: a massa do vapor de gua em cada quilo de ar seco. Tambm conhecida como umidade especfica ou relao de umidade. Na carta, estas linhas so retas, horizontais, formando ngulo reto com as linhas de bulbo seco. Unidade [gramas de vapor/kg de ar seco.smbolo => Uabs; g].

Entalpia uma propriedade termodinmica que serve para medir a energia calorfica do sistema. acima de uma determinada temperatura de referncia, sendo para o ar contado a partir de 0 C. Nesse caso representa a energia de 1 Kg de ar seco e gramas de vapor associadas a ela. Unidade: [kcal/kg de ar seco; Kj/kg de ar seco]. Smbolo => h.

Volume Especfico o volume, em metros cbicos, ocupado pela mistura por quilo de ar seco. Smbolo => v. Temperatura de Ponto de Orvalho a temperatura na qual se inicia a condensao de vapor de gua do ar. Unidade [C]. Smbolo => Tpo. Umidade Relativa a razo entre a quantidade de umidade existente no ar e quantidade de umidade mxima que o mesmo pode conter na mesma temperatura. Unidade: [%]. Smbolo => UR. Presso de Vapor a presso exercida pelo vapor de gua no ar. Unidade: [mmHg; kpa] (absoluta). Smbolo => Pv. Fator de Calor Sensvel a relao entre calor sensvel e calor total de um processo. Smbolo => FCS. Presso Baromtrica Padro A carta foi construda para uma presso baromtrica padro ao nvel do mar de 101,325 kpa (760 mmHg). Contudo, pode-se utiliza-la, com pequena margem de erro, para variaes de +/- 10%.

EXEMPLO 1 Dadas s condies da sala de 24 C de temperatura de bulbo seco e 50 % de umidade relativa, determinar para a mistura de vapor de ar: (a) temperatura de bulbo mido (b) umidade absoluta (c) entalpia (d) temperatura de ponto de orvalho (e) volume especfico

You might also like