You are on page 1of 40

ADMINISTRAO ORAMENTRIA E FINANCEIRA

Luiz Carlos Wisintainer Janeiro de 2008

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

SERVIO PBLICO: Servio Pblico todo aquele prestado pela administrao ou seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundrias da coletividade ou simples convenincia do Estado. Servios pblicos propriamente ditos so os que a Administrao presta diretamente comunidade, por reconhecer sua essencialidade e necessidade para a sobrevivncia do grupo social do prprio Estado. ORGANIZAO DA ADMINISTRAO PBLICA Administrao Direta ou Centralizada constituda dos servios integrados na estrutura administrativa do Gabinete do Governador e Secretarias de Estado. aquela que se encontra integrada e ligada, na estrutura organizacional, diretamente ao chefe do Poder Executivo. Administrao Indireta ou Descentralizada aquela atividade administrativa, caracterizada como servio pblico ou de interesse pblico, transferida ou deslocada do Estado, para outra entidade por ele criada ou cuja criao por ele autorizada. - Autarquia o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica de direito pblico interno, com patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, ou seja, atribuies estatais especficas. - Empresa Pblica a entidade dotada de personalidade jurdica de Direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivamente governamental, criao autorizada por lei para explorao de atividade econmica e industria, que o governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou convenincia administrativa. - Fundao Pblica a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio, criao autorizada por lei, escritura pblica e estatuto registrado e inscrito no Registro Civil da Pessoas Jurdicas, com objetivos de interesse coletivo, geralmente de educao, ensino pesquisa e assistncia social, com personificao de bens pblicos, sob o amparo e controle permanente do Estado. Fundo o produto das receitas especificadas que, por lei, se vinculam realizao de determinados objetivos ou servios.

CONTABILIDADE PBLICA LEGISLAO: A Lei 4.320/64, de 17/03/64, que estatui normas gerais de Direito Financeiro para a elaborao e controle dos Oramentos e Balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal, de acordo com o disposto no art. *5 Inc. XV, letra b, da Constituio Federal.
1 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

* Art. 24, Inc. I e II : Compete a Unio, Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I - Direito Tributrio, Financeiro, Penitencirio, Econmico e Urbanstico; II - Oramento; III- .............. CONCEITO: Segundo Joo Anglico Contabilidade Pblica a disciplina que aplica, na administrao pblica, as tcnicas de registros e apuraes contbeis em harmonia com as normas de Direito Financeiro; Para Cruz, Contabilidade Pblica a cincia que estuda, orienta, controla e demonstra a programao oramentria e a sua execuo, a movimentao patrimonial e financeira e a formao do resultado que integram o contedo para a tomada de contas dos responsveis por bens e valores pblicos. Portanto a contabilidade um dos meios fundamentais de controle e deve ser o canal para a introduo da sistemtica do controle, pois sem ela as mudanas esto condenadas ao fracasso, principalmente quando os dirigentes no acreditam nas novas tcnicas ou no as compreendem(Silva). Neste contexto pode-se salientar a importncia da Contabilidade como forma de demonstrar as tcnicas de registros capazes de direcionar os administradores pblicos racionalizao dos escassos recursos pblicos. Mais importante do que arrecadar esses recursos a sua boa aplicao. Por conseguinte a contabilidade pblica aquela que registra a previso da Receita, a fixao das Despesas e as alteraes introduzidas no Oramento. CAMPO DE APLICAO: restrito administrao pblica nos trs nveis de governo: Federal, Estadual e Municipal, bem como em suas Autarquias. Ento todos os Ministrios, a nvel Federal, e os rgos subordinados a estes, todas as Secretarias, a nvel Estadual e a nvel Municipal, bem como seus rgos subordinados, se utilizam da contabilidade pblica para a efetiva e correta escriturao dos atos e fatos contbeis pertinentes. A penria com que passa as administraes pblicas nos dias de hoje, faz com haja um engajamento, pelo menos deveria haver, de todas as pessoas, tanto contribuinte, como governo, em torno de uma cumplicidade mtua no tocante aos aspectos contbeis, pois s assim se saber que os recursos arrecadados, sero realmente aplicados da melhor forma possvel.

2 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

RECEITA PBLICA Receitas Pblicas so todos os ingressos de carter no devolutivo auferidos pelo poder pblico, em qualquer esfera governamental, para alocao e cobertura das despesas pblicas. Dessa forma, todo o ingresso oramentrio constitui uma receita pblica, pois tem como finalidade atender s despesas pblicas. (Portaria 340/06). Conjunto de ingressos de recursos financeiros, os quais podero ser aplicados na aquisio de bens e servios, visando o financiamento de gastos pblicos. (Mota, 2005). Art. 9 - Tributo a receita derivada instituda pelas entidades de direito pblico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuies nos termos da constituio e das leis vigentes em matria financeira, destinando-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especficas exercidas por essas entidades. Receita: Conjunto de ingressos financeiros com fontes e fatos geradores prprios e permanentes, oriundos da ao e de atributos inerentes instituio, e que, integrando o patrimnio na qualidade de elemento novo, produz-lhe acrscimos, sem contudo gerar obrigaes, reservas ou reivindicaes de terceiros. (Anglico) Classificao: A Receita Pblica pode ser classificada nos seguintes aspectos: quanto natureza; quanto ao poder de tributar; quanto coercitividade; quanto afetao patrimonial; quanto regularidade. Quanto natureza: Ela pode ser Oramentria que aquela que integra o oramento e que o Estado pode dispor como propriedade sua e as Extra-oramentrias que so aquelas que no constam no oramento e compreende as entradas em dinheiro ou crditos de terceiros, de que o Estado devedor como simples depositrio ou como agente passivo da obrigao. Das receitas extra-oramentrias, Mota (2005) relata que esses ingressos tem como caracterstica representar obrigaes a pagar a terceiros, no podendo fazer parte do oramento, pois no financiam gastos pblicos. Quanto ao poder de tributar: Federal, quando de competncia da Unio. Estadual, quando de competncia dos Estados Municipal, quando de competncia dos Municpios.
3 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Quanto Coercitividade: Originria ou de Economia Privada, proveniente de bens pertencentes ao patrimnio do Estado, vale dizer a receita segundo a qual os recursos ou meios financeiros so obtidos mediante a cobrana de preo ou pela venda de bens e servios. O Estado funciona neste caso como um particular mediante a explorao de atividades privadas. So exemplos: Aluguis, Rendimentos de aplicaes financeiras, dividendos, alienaes de bens. Derivada ou de Economia Pblica, proveniente do exerccio da competncia ou do poder de tributar os rendimentos ou o patrimnio da coletividade. caracterizada pelo constrangimento legal para a sua arrecadao. Temos como exemplos: Impostos, taxas, Contribuio de Melhorias, Dvida Ativa. Quanto Afetao Patrimonial: Receitas efetivas: o conjunto de ingressos que contribuem para o acrscimo do patrimnio do Estado. Tributos, Transferncias. Receitas por mutaes patrimoniais So oriundas de mutaes que em nada aumentam o patrimnio pblico, constituindo simples entradas ou alteraes compensatrias nos elementos que o compem: Alienao de bens, Operao de Crditos, dentre outras. Quanto Regularidade: Ordinrias, que so aquelas com caractersticas de continuidade, ou seja, as que representam ingressos permanentes e estveis do Tesouro, servindo-lhe de fonte perene de recursos, pela regularidade na sua arrecadao. Extraordinrias, que so aquelas sem a caracterstica de continuidade, ou seja, as que representam ingressos de carter acidental de natureza transitria ou, pelo menos, inconstante e, no raro, excepcional. Art. 11. A receita classificar-se- nas seguintes categorias econmicas: Receitas Correntes Receitas Capital Mas o que venha a ser Receitas Correntes? Neste caso so todas aquelas operaes que no provenham da alienao de um bem de capital; no dem resultado um bem de capital; no estejam na lei, definidas como de capital e estejam, por ato do Poder Pblico, vinculadas manuteno e ao funcionamento de servios pblicos.
4 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

RECEITAS CORRENTES: So os ingressos de recursos financeiros oriundos das atividades operacionais, para aplicao em despesas correspondentes, tambm em atividades operacionais, correntes ou de capital, visando ao alcance dos objetivos constantes dos programas e aes de governo. So denominadas de receitas correntes porque no tm suas origens em operaes de crdito, amortizao de emprstimos e financiamentos nem alienao de componentes do ativo permanente. Elas so derivadas do poder de tributar ou resultantes da venda de produtos ou servios colocados disposio dos usurios. Tm caractersticas intrnsecas de atividades que contribuem para a finalidade fundamental dos rgos ou entidades pblicas, quer sejam operacionais ou no operacionais. Receitas Correntes Intra-Oramentrias So receitas correntes de rgos, fundos, autarquias, fundaes, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social decorrentes do fornecimento de materiais, bens e servios, recebimentos de impostos, taxas e contribuies, alm de outras operaes, quando o fato que originar a receita decorrer de despesa de rgo, fundo, autarquia, fundao, empresa estatal dependente ou outra entidade constante desses oramentos, no mbito da mesma esfera de governo. As naturezas de receitas correntes intra-oramentrias so constitudas substituindo-se no 1 nvel (categoria econmica), o dgito 1 pelo dgito 7, mantendo-se o restante da classificao. No entanto, atendem especificidade de se referirem a operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social da mesma esfera governamental. Receita Tributria Impostos Taxas Contribuies de Melhoria Receita de Contribuies Receita Patrimonial Receita Agropecuria Receita Industrial Receita de Servios Transferncias correntes Outras receitas correntes Receita Tributria a resultante da cobrana de tributos que podem ser definidos como sendo a receita derivada que o Estado arrecada mediante o emprego da soberania, nos termos fixados em lei, sem contraprestao diretamente equivalente, e cujo produto se destina ao custeio das atividades gerais ou especficas que lhe so prprias.
5 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Tributo: Prestao pecuniria compulsria, em moeda corrente ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato elcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Imposto: o tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfico, relativa ao contribuinte. Taxas: uma atividade estatal, seja em funo do poder de polcia, seja pela prestao de servio pblico, especfico e divisvel, efetivamente prestado ao usurio ou posto sua disposio. Contribuio de melhoria: o tributo decorrente de obras pblicas, conforme mandamento constitucional. Receita de Contribuies a resultante de contribuies sociais e contribuies econmicas. Receita Patrimonial, Agropecuria e Industrial so receitas originrias que resultam da explorao direta, por parte do Estado, de atividades comerciais, industriais, agropecurias e, ainda das rendas obtidas na aplicao de recursos. So receitas originrias tais como: aluguis, juros, dividendos etc. Transferncias Correntes so recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados ao atendimento de despesas correntes. Outras Receitas Correntes so provenientes de multas, cobranas da dvida, restituies e indenizaes e outras que no tenham classificao especfica. So receitas que a doutrina classifica como derivadas. RECEITAS DE CAPITAL So os ingressos de recursos financeiros oriundos de atividades operacionais ou no operacionais para aplicao em despesas operacionais, correntes ou de capital, visando ao alcance dos objetivos traados nos programas e aes de governo. So denominados receita de capital porque so derivados da obteno de recursos mediante a constituio de dvidas, amortizao de emprstimos e financiamentos ou alienao de componentes do ativo permanente, constituindo-se em meios para atingir a finalidade fundamental do rgo ou entidade, ou mesmo, atividades no operacionais visando ao estmulo s atividades operacionais do ente. Receitas de Capital Intra-Oramentrias Receitas de capital de rgos, fundos, autarquias, fundaes, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social decorrentes do fornecimento de materiais, bens e servios, recebimentos de impostos, taxas e contribuies, alm de outras operaes, quando o fato que originar a receita decorrer de despesa de rgo, fundo, autarquia, fundao, empresa estatal dependente ou outra entidade constante desses oramentos, no mbito da mesma esfera de governo. As receitas de capital intra-oramentrias sero classificadas nos mesmos nveis de subcategorias econmicas em que so classificadas as receitas de capital, os
6 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

quais constam do item 4.2.2. No entanto, atendem especificidade de se referirem a operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social da mesma esfera governamental. No artigo 11 em seu 2 da lei 4.320/64 dispe que: So as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do Oramento Corrente. RECEITA DE CAPITAL Operaes de crditos Alienaes de bens Amortizao de emprstimos Transferncias de capital Outras receitas de capital Operaes de Crdito so as provenientes de emprstimos e financiamentos tais como: emisso de ttulos da dvida interna ou externa, bem como de contratos junto a organismos financeiros nacionais e internacionais. Objetivam a cobertura do dficit oramentrio. Alienao de Bens representa a converso em espcie de bens e direitos. Vulgarmente falando o empobrecimento do patrimnio pblico. Amortizao de Emprstimos constitui receitas decorrentes do retorno de valores anteriormente emprestados a outras entidade de direito pblico. Transferncias de Capital indicam os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinados a atender despesas de capital. Outras Receitas de Capital trata-se de classificao que englobar todas as demais receitas de capital no previstas nos itens anteriores. Estgios da Receita So etapas consubstanciadas nas aes desenvolvidas e percorridas pelos rgos e reparties encarregadas de execut-las. So 4 os estgios que a receita dever percorrer:

1) Estimativa
7 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Previso (perodo)

2) Lanamento 3) Arrecadao
Execuo (perodo) Recolhimento Estimativa: aquele em que se levantam, por fontes especficas, as possibilidades futuras do comportamento da receita. A previso aqui indica expectativa de receita por parte da fazenda pblica e assim demonstra o que se pretende arrecadar durante o exerccio financeiro com o objetivo de custear os servios pblicos programados para o perodo. Lanamento: aquele em que so identificados e arrolados os contribuintes. Neste estgio deve ser discriminada a espcie, o valor e a data de cada um dos componentes da receita. Segundo o Cdigo Tributrio Nacional, art. 142, o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. Tendo ocorrido o fato gerador, h condies de se proceder ao registro contbil do direito a receber da fazenda pblica em contrapartida a uma variao ativa, em contas do sistema patrimonial, o que representa o registro da receita por competncia. Algumas receitas no percorrem o estgio do lanamento, conforme se depreende pelo art. 52 da Lei n 4.320/64: So objeto de lanamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato. Arrecadao: Consiste no recebimento, pelos agentes arrecadadores, das importncias devidas ao ente pblico por pessoas fsicas e jurdicas. Recolhimento: o ato na qual os agentes arrecadadores entregam, nos prazos convencionados, ao tesouro o produto da arrecadao efetuada no perodo. Quando a arrecadao feita pelos agentes privados tem-se a transferncia passa as contas de arrecadao, existentes nos Bancos oficiais. a transferncia dos valores arrecadados conta especfica do Tesouro, responsvel pela administrao e controle da arrecadao e programao financeira, observando o Princpio da Unidade de Caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente. Classificao Legal da Receita Oramentria: Segundo Joo Anglico a receita oramentria classificada em categorias econmicas: receitas correntes e receitas de capital. Cada categoria desdobra-se em fontes de receitas e estas em subfontes. Por final, os
8 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

desdobramentos mais analticos das subfontes denominam-se rubricas e subrubricas. Abaixo um esquema para melhor entendimento: TERMINOLOGIA Categoria Econmica Fonte Sub-Fonte Rubrica Sub-rubrica Fonte: Joo Anglico. A codificao aqui demonstrada obrigatria para a Unio, os Estados e os Municpios, podendo ser ampliados, conforme determinao e interesses da administrao. CDIGO 1.000.00.00 1100.00.00 1110.00.00 1112.00.00 1112.04.00 NOMENCLATURA Receitas Correntes Receita Tributria Impostos Impostos S/ Patrim. e a Renda I. Renda

CODIFICAO DA NATUREZA DA RECEITA SEGUNDO A PORTARIA 340/06 Na elaborao do oramento pblico a codificao econmica da receita oramentria composta dos nveis abaixo: 1 Nvel Categoria Econmica 2 Nvel Subcategoria Econmica 3 Nvel Fonte 4 Nvel Rubrica 5 Nvel Alnea 6 Nvel Subalnea

DETALHAMENTO DE CDIGO DA NATUREZA DA RECEITA ORAMENTRIA SEGUNDO A PORTARIA 340/06

Para atender s necessidades internas, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero detalhar as classificaes oramentrias constantes do anexo I, a partir do nvel ainda no detalhado. A administrao dos nveis j detalhados cabe Unio. Exemplo 1: 1.1.1.2.04.10 Pessoas Fsicas: 1 = Receita Corrente (Categoria Econmica); 1 = Receita Tributria (Subcategoria Econmica); 1 = Receita de Impostos (Fonte); 2 = Impostos sobre o Patrimnio e a Renda (Rubrica); 04 = Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (Alnea);
9 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

10 = Pessoas Fsicas (Subalnea) NVEL EXCLUSIVO DA STN. XX = NVEL DE DETALHAMENTO OPTATIVO. Exemplo 2: 1.1.2.1.40.00 Taxas de Servio de Transporte Martimo de Passageiros: 1 = Receita Corrente (Categoria Econmica); 1 = Receita Tributria (Subcategoria Econmica); 2 = Taxas (Fonte); 1 = Taxa pelo Exerccio do Poder de Polcia (Rubrica); 40 = Taxas Serv. de Transp. Martimo de Passag. (Alnea) NVEL EXCLUSIVO DA STN; 00 = NVEL DE DETALHAMENTO OPTATIVO (Subalnea). XX = NVEL DE DETALHAMENTO OPTATIVO.

CODIFICAO DA NATUREZA DA RECEITA SEGUNDO A PORTARIA CONJUNTA N 2 O pargrafo 1 do artigo. 8 da Lei n 4.320/64 define que os itens da discriminao da receita, mencionados no seu art. 11, sero identificados por nmeros de cdigo decimal. Convencionou-se denominar este cdigo de Natureza de Receita. Esse cdigo busca classificar a receita identificando a origem do recurso segundo seu fato gerador. Dessa forma, as naturezas de receitas oramentrias procuram refletir o fato gerador que ocasionou o ingresso dos recursos aos cofres pblicos. a menor clula de informao no contexto oramentrio para as receitas pblicas, devendo, portanto conter todas as informaes necessrias para as devidas vinculaes. Face necessidade de constante atualizao e melhor identificao dos ingressos aos cofres pblicos, o cdigo identificador da natureza de receita desmembrado em nveis. Assim, na elaborao do oramento pblico a codificao econmica da receita oramentria composta dos nveis abaixo: 1 Nvel Categoria Econmica 2 Nvel Origem 3 Nvel Espcie 4 Nvel Rubrica 5 Nvel Alnea 6 Nvel Subalnea 1 Nvel Categoria Econmica utilizado para mensurar o impacto das decises do Governo na economia nacional (formao de capital, custeio, investimentos etc.). codificada e subdividida da seguinte forma: 1. Receitas Correntes; 2. Receitas de Capital; 7. Receitas Correntes Intra-Oramentrias; 8. Receitas de Capital Intra-Oramentrias;
10 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

2 Nvel Origem Identifica a procedncia dos recursos pblicos, em relao ao fato gerador dos ingressos das receitas (derivada, originria, transferncias e outras). a subdiviso das Categorias Econmicas, que tem por objetivo identificar a origem das receitas, no momento em que as mesmas ingressam no patrimnio pblico. No caso das receitas correntes, tal classificao serve para identificar se as receitas so compulsrias (tributos e contribuies), provenientes das atividades em que o Estado atua diretamente na produo (agropecurias, industriais ou de prestao de servios), da explorao do seu prprio patrimnio (patrimoniais), se provenientes de transferncias destinadas ao atendimento de despesas correntes, ou ainda, de outros ingressos. No caso das receitas de capital, distinguem-se as provenientes de operaes de crdito, da alienao de bens, da amortizao dos emprstimos, das transferncias destinadas ao atendimento de despesas de capital, ou ainda, de outros ingressos de capital. 3 Nvel Espcie o nvel de classificao vinculado Origem, composto por ttulos que permitem qualificar com maior detalhe o fato gerador dos ingressos de tais receitas. Por exemplo, dentro da Origem Receita Tributria (receita proveniente de tributos), podemos identificar as suas espcies, tais como impostos, taxas e contribuies de melhoria (conforme definido na Constituio Federal de 1988 e no Cdigo Tributrio Nacional), sendo cada uma dessas receitas uma espcie de tributo diferente das demais. a espcie de receita. 4 Nvel Rubrica o detalhamento das espcies de receita. A rubrica busca identificar dentro de cada espcie de receita uma qualificao mais especfica. Agrega determinadas receitas com caractersticas prprias e semelhantes entre si. 5 Nvel Alnea Funciona como uma qualificao da rubrica. Apresenta o nome da receita propriamente dita e que recebe o registro pela entrada de recursos financeiros. 6 Nvel - Subalnea Constitui o nvel mais analtico da receita.

DETALHAMENTO DE CDIGO DA NATUREZA DA RECEITA ORAMENTRIA SEGUNDO A PORTARIA CONJUNTA N 2 Para atender s necessidades internas, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero detalhar as classificaes oramentrias constantes do anexo VII, a partir do nvel ainda no detalhado. A administrao dos nveis j detalhados cabe Unio. Exemplo 1: 1.1.1.2.04.10 Pessoas Fsicas: 1 = Receita Corrente (Categoria Econmica); 1 = Receita Tributria (Origem); 1 = Receita de Impostos (Espcie); 2 = Impostos sobre o Patrimnio e a Renda (Rubrica); 04 = Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (Alnea); 10 = Pessoas Fsicas (Subalnea) NVEL EXCLUSIVO DA STN. XX = NVEL DE DETALHAMENTO OPTATIVO.
11 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Exemplo 2: 1.1.2.1.40.00 Taxas de Servio de Transporte Martimo de Passageiros: 1 = Receita Corrente (Categoria Econmica); 1 = Receita Tributria (Origem); 2 = Taxas (Espcie); 1 = Taxa pelo Exerccio do Poder de Polcia (Rubrica); 40 = Taxas Serv. de Transp. Martimo de Passag. (Alnea) NVEL EXCLUSIVO DA STN; 00 = NVEL DE DETALHAMENTO OPTATIVO (Subalnea). XX = NVEL DE DETALHAMENTO OPTATIVO. De acordo com os exemplos, o detalhamento de nvel de cdigo de natureza de receita somente poder ser efetivado nos nveis que esto com zeros, ou em um 7 nvel a ser criado, opcionalmente pelo ente. No exemplo 1 no poder detalhar em nvel de subalnea (1.1.1.2.04.36), e no exemplo 2 no poder detalhar em nvel de alnea (1.1.2.1.41.00). DESPESA PBLICA Despesa pblica todo e qualquer pagamento efetuado pelos agentes pagadores do estado. A despesa pblica consiste na realizao de gastos, isto , na aplicao de recursos financeiros de forma direta (em benefcio prprio) na aquisio de meios (bens e servios) que possibilitem a manuteno, o funcionamento e a expanso dos servios pblicos, ou de forma indireta (quando da realizao de transferncias a terceiros). Essa aquisio dar-se- com pagamento imediato (quando da execuo da despesa vista) ou a posteriori, implicando na assuno de compromissos. (Mota, 2005) Esta amplitude significa que os funcionrios pblicos investidos na funo de agentes pagadores so, em princpio, ordenadores de despesa pblica gabaritados e sabem adequar os gastos aos objetivos governamentais. Como complementao terica devemos esclarecer que o Estado presta servios e produz bens sociais e semi-sociais e sua despesa significa, em ltima anlise, atendimento ao interesse dos seus habitantes. Art. 12 - A despesa ser classificada nas seguintes categorias econmicas: Despesas Correntes Despesas de Capital Por Despesas Correntes entendem-se aquelas com a manuteno de servios, anteriormente criados, com obras de conservao e adaptao de bens imveis, com a transferncias correntes.

12 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Despesas de Custeio so as destinadas ao pagamento de pessoal, material de consumo, servios de terceiros e encargos, obras de conservao e adaptao de imveis. Por Despesas de Capital entende-se aquelas com o planejamento e execuo de obras, aquisies de imveis, mveis etc, transferncias de capital. Princpios fundamentais que devero ser observados: Utilidade Legitimidade Oportunidade Legalidade Utilidade: o princpio em funo da qual a despesa deve atender ao custeio dos gastos necessrios ao funcionamento dos organismos do Estado, bem como dos servios pblicos, objetivando ao atendimento da coletividade. Caracteriza-se no somente diante das necessidades de ordem (poltica), referentes defesa do prprio estado, mas tambm se evidencia quando mostra a satisfao de exigncias fundamentais vida da coletividade. Legitimidade: A utilidade da despesa deve ser encarada de modo que ela se enquadre nos limites da legitimidade. No somente a utilidade que traa o fundamento da legitimidade que indicativa das razes de ordem coletiva segundo o qual a despesa revele uma necessidade de Estado. Oportunidade: Decorre diretamente da legitimidade e estabelece que a despesa, para ajustar-se necessidade coletiva, deve ser oportuna. A oportunidade evidencia-se na prpria execuo da despesa em funo. de uma necessidade pblica (ao poltica) de uma necessidade coletiva (ao social) Legalidade: Significa que o administrador pblico est em toda a sua atividade funcional sujeito aos mandamentos da Lei e s exigncias do bem comum, e deles no deve afastar-se sob pena de praticar ato invlido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso.
13 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Este princpio da despesa pblica fundamental, pois, na administrao pblica no h liberdade nem vontade pessoal. Na administrao privada lcito fazer tudo o que a lei no probe, na administrao pblica s permitido fazer o que a lei autoriza. A satisfao simultnea dos quatro princpios, deve ser o ideal poltico-administrativo. Entretanto, a ocorrncia desse equilbrio muito difcil, mormente no que se refere a problemas de legalidade e oportunidade, pois a despesa pode ser legal ainda que intil ou inoportuna. Classificao das despesas: A despesa pode ser classificada nos seguintes aspectos: Quanto natureza; Quanto competncia poltico-institucional; Quanto afetao patrimonial; Quanto regularidade. Quanto natureza Oramentria: a despesa que integra o oramento, ou seja, aquela que deriva da Lei Oramentria ou dos crditos adicionais e, por isso, sofre rigorosa disciplina. Extra-Oramentria: No consta da Lei Oramentria compreendendo as diversas sadas de numerrio decorrentes do levantamento de depsitos, canes, pagamento de restos a pagar, resgate de operaes de crdito por antecipao de receita, bem como de quaisquer valores que se revistam de caractersticas de simples transitoriedade, recebidos anteriormente e que, na oportunidade, constituram receitas extra-oramentrias. Quanto competncia poltico - institucionais Federal, Estadual e Municipal. Quanto afetao patrimonial So divididas em: Despesas efetivas: o conjunto de despesas que contribuem para o decrscimo do patrimnio do Estado. So aqueles cuja responsabilidade de pagamento, o Estado obrigatoriamente assume, fixando dotaes oramentrias anuais: Despesas por mutaes patrimoniais So oriundos de mutaes que em nada diminuem o patrimnio pblico, constituindo simples sadas ou alteraes compensatrias nos elementos que o compem:

14 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Quanto regularidade: Desdobra-se em: Ordinrias: Aqueles que so gastas na manuteno dos servios pblicos. So despesas que se repetem em todos os exerccios. Exemplo: Pessoal, Material de Consumo, Servio Terceiros Encargos, etc. Extraordinrias: Aquelas espordicas provocadas por circunstncias de carter excepcional e que, por isso, nem todos os anos aparecem nos oramentos. Exemplo: Despesas com guerras, enchentes, calamidade pblica.

Codificao da Despesa Pblica Tendo como sendo altamente necessrio o atendimento da tcnica oramentria e para que haja uma

padronizao das peas oramentrias elaboradas em todos os entes governamentais, a Lei n 4320/64 trouxe em seu bojo, atravs de Portarias, a classificao oramentria em seus diversos nveis. Portanto, aps suas diversas alteraes, a classificao oramentria atende a trs nveis, a saber: Classificao Institucional, Classificao Funcional-Programtica e Classificao Econmica. Classificao Institucional Neste instante existe uma combinao de 04 classificaes, sob o ponto de vista oramentrio. A classificao INSTITUCIONAL subordinada aos trs nveis de Governo: Unio, Estados e Municpios, cada um com autonomia financeira prpria, nos termos da Constituio. Esta classificao ocorre quando a estrutura organizacional da entidade ou rgo obedecida, adequando-se s atividades afins. Consiste na discriminao dos crditos oramentrios pelos rgos que integram a estrutura administrativa e que vo realizar tarefas que lhes competem no programa de trabalho. Exemplificando tem-se como: rgo: Poder Legislativo Unidade: Gabinete da Cmara rgo: Poder Executivo Unidade: Secretaria da Fazenda

15 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Classificao Funcional-Programtica A classificao FUNCIONAL tem por finalidade delimitar a despesa, definindo-a por funo e subfuno (Portaria 42, 14/04/99). Sabe-se que a funo do Poder Pblico a prestao de servios coletividade e, portanto, quando da alocao dos recursos para as atividades estatais, o governo o faz atravs das suas diversas funes. A classificao FUNCIONAL reflete as polticas, diretrizes, objetivos no planejamento das aes dos administradores pblicos. Por Funo deve-se entender como sendo o maior nvel de agregao das despesas. J as subfunes so as divises da funo, visando agregar despesas de forma analtica. Pela classificao PROGRAMTICA deve-se entender como sendo uma forma do Governo planejar e executar suas aes em um determinado perodo. Assim, o Governo planeja seus planos, atendendo a diversos objetivos da coletividade. Esses planos so separados em programas e cada programa ter, tambm, seus objetivos voltados aos objetivos maiores indicados no plano. Ento, toda essa estrutura constar no Plano Plurianual e dele sair, separadamente por perodos, para o oramento anual. Cada programa contm, no mnimo, objetivo, indicador que quantifica a situao que o programa tem por fim modificar e os produtos bens e servios necessrios para atingir os objetivos. Esses programas so compostos por atividades, projetos e uma nova categoria de programao denominada operaes especiais. Assim, entende-se por Programa o conjunto de aes necessrias para alcanar um objetivo concreto, bem como os recursos indispensveis sua consecuo, sob a responsabilidade de uma ou mais unidades administrativas. A formalidade da apresentao do programa deve ser feita atravs do objetivo, ou seja, qual a finalidade que o programa pretende atingir. Por outro lado o projeto deve-se entender como um instrumento de programao para alcanar os objetivos de um programa, envolvendo um conjunto de operaes limitadas no tempo, das quais resulte um produto final que concorre para a expanso ou aperfeioamento da ao do governo. J por atividade entende-se como um instrumento de programao para alcanar os objetivos de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, necessrias manuteno de ao de governo. Por fim, entende-se por operaes especiais a despesa que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resulta um produto e no geram contraprestao direta sob forma de bens ou servios. Em resumo tem-se a seguinte situao: Nomenclatura Oramentria Funo Subfuno Programa Atividade (ou Projeto) Adaptado de Andrade Nomenclatura Usual 12 Educao 361 Ensino Fundamental XXXX Atendimento ao Ensino Fundamental YYYY Manuteno do Transporte Escolar

16 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Categoria Econmica: Intimamente liga a natureza da despesa, a classificao ECONMICA separa a despesa em dois grandes grupos: Despesa Corrente e Despesa de Capital, tornando possvel determinar o impacto dos gastos pblicos sobre o nvel de composio do produto nacional, assim como sobre a sua distribuio. Essa classificao pode ser visualizada melhor com a divulgao da Portaria Interministerial n 163/2001, a qual separou a despesa em 4 tipos: CATEGORIAS ECONMICAS, GRUPOS DE NATUREZA DE DESPESAS, MODALIDADES DE APLICAO E ELEMENTOS DE DESPESAS. Nas categorias econmicas existe uma separao entre as despesas, dividindo-as em necessrias para a manuteno e aquelas para aplicao em investimentos, da o porqu Despesas Correntes e Despesas de Capital. Por Grupos de Natureza de despesa deve ser entendida a agregao de elementos de despesa que apresentam as mesmas caractersticas quanto ao objeto de gasto. A modalidade de aplicao tem como objetivo evidenciar a utilizao de recursos que j esto comprometidos com o atendimento de determinadas entidades ou entes da federao ou do exterior. Por fim, o elemento de despesa tem por finalidade identificar os objetos de gasto possibilitando um acompanhamento gerencial por parte do Estado. A Portaria Interministerial n 163/2001 adota a seguinte estrutura da despesa devendo ser obedecida por todas as esferas de governo: c.g.mm.ee.dd onde c representa a categoria econmica; g o grupo de natureza da despesa; mm a modalidade de aplicao; ee o elemento de despesa; e dd o desdobramento, facultativo, do elemento de despesa. Assim, atravs do quadro abaixo pode-se verificar a classificao: DESDOBRAMENTO Categoria Econmica Grupo de Natureza de Despesa Modalidade de Aplicao Elemento de Despesa INTERPRETAO Despesas Correntes Pessoal e Encargos Sociais Aplicaes Diretas Vencimentos e Vantagens Fixas Pessoal Civil CDIGO 3 1 90 11

Ento, para encontrarmos, no oramento, o que ser gasto com o salrio dos servidores civis, deve-se procurar a codificao 3.1.90.11. Abaixo segue a mesma classificao com a codificao antiga (anterior a Portaria 163/2001):

17 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Discriminao Econmica Categoria Econmica Subcategoria Econmica Elemento Sub-elemento Item Sub-tem

Cdigo Oramentrio 3.0.0.0 3.1.0.0 3.1.1.0 3.1.1.1 3.1.1.1.01 3.1.1.1.01.01

Especificao Despesas Correntes Despesas de Custeio Pessoal Pessoal Civil Pessoal Fixo Vencimentos

COM O ADVENTO DA PORTARIA 340/06, A DESPESA TAMBM GANHOU MAIS DGITOS EM SUA CODIFICAO CONFORME ABAIXO ESPECIFICADO: CODIFICAO UTILIZADA PARA CONTROLE DAS DESTINAES DE RECURSOS O cdigo composto no mnimo por 4 dgitos, podendo-se utilizar a partir do 5 dgito para atender peculiaridades internas: 1 dgito: IDUSO IDENTIFICADOR DE USO 2 dgito: GRUPO DE DESTINAO DE RECURSOS 3 e 4 dgitos: ESPECIFICAO DAS DESTINAES DE RECURSOS 5 ao n dgitos: DETALHAMENTO DAS DESTINAES DE RECURSOS Identificador de Uso (IDUSO) Cdigo utilizado para indicar se os recursos se destinam a contrapartida nacional e, nesse caso, indicar a que tipo de operaes emprstimos, doaes ou outras aplicaes os recursos compem contrapartida. GRUPO DE DESTINAO DE RECURSOS Divide os recursos em originrios do Tesouro ou de Outras Fontes e fornece a indicao sobre o exerccio em que foram arrecadadas, se corrente ou anterior. Os chamados Recursos do Tesouro so aqueles geridos de forma centralizada pelo Poder Executivo do ente, que detm a responsabilidade e controle sobre as disponibilidades financeiras. Essa gesto centralizada se d, normalmente, por meio do rgo Central de Programao Financeira, que administra o fluxo de caixa, fazendo liberaes aos rgos e entidades, de acordo com a programao financeira e com base nas disponibilidades e nos objetivos estratgicos do governo. Por sua vez, os Recursos de Outras Fontes so aqueles arrecadados e controlados de forma descentralizada e cuja disponibilidade est sob responsabilidade desses rgos e entidades, mesmo nos
18 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

casos em que dependam de autorizao do rgo Central de Programao Financeira para dispor desses valores. De forma geral esses recursos tm origem no esforo prprio das entidades, seja pelo fornecimento de bens, prestao de servios ou explorao econmica do patrimnio prprio. Nessa classificao, tambm so segregados os recursos arrecadados no exerccio corrente daqueles de exerccios anteriores, informao importante j que os recursos vinculados devero ser aplicados no objeto para o qual foram reservados, ainda que em exerccio subseqente ao ingresso, conforme disposto no pargrafo nico do artigo 8 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Nessa tabela existe, ainda, um cdigo especial destinado aos Recursos Condicionados, que so aqueles includos na previso da receita oramentria, mas que dependem da aprovao de alteraes na legislao para integralizao dos recursos. Quando confirmadas tais proposies, os recursos so remanejados para as destinaes adequadas e definitivas. Especificao das Destinaes de Recursos o cdigo que individualiza cada destinao. Traz em si a parte mais substantiva da classificao, sendo complementado pela informao do IDUSO e Grupo Fonte. Sua apresentao segrega as destinaes em dois grupos: Destinaes Primrias e No-primrias. As Destinaes Primrias so aquelas no-financeiras, tambm chamadas de destinaes boas, j que em grande parte so receitas efetivas. As Destinaes No-Primrias, tambm chamadas financeiras, so representadas de forma geral por operaes de crdito, amortizaes de emprstimos e alienao de ativos. A tabela de especificaes das fontes de recursos deve ser criada em funo das particularidades de cada ente da federao e adaptada de acordo com as necessidades informativas ou de inovaes na legislao. Na elaborao dessas especificaes, deve-se observar o seguinte: a) Os cdigos podem ser utilizados tanto para destinao primria quanto para no-primria, devendo-se atentar, no momento da criao, para a classificao no agrupamento adequado; b) Os cdigos no podem se repetir nas destinaes primrias e no-primria; c) Utilizar ttulo que indique com clareza sua finalidade; d) Na composio do cdigo da Destinao de Recursos, dever ser observada a compatibilidade entre a especificao e o respectivo Grupo. Detalhamento das Destinaes de Recursos o maior nvel de particularizao da Destinao de Recursos. Nele a Destinao detalhada por obrigao, convnio ou cadastro, sendo este ltimo um cdigo genrico para diversas situaes, e os dois anteriores oriundos de cadastro de obrigaes ou de convnios do ente, respectivamente.
19 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Para padronizao do detalhamento a ser utilizado em cada Destinao de Recursos, so utilizados os seguintes indicadores: a) Destinao pode ser detalhada por convnio ou obrigao; b) Destinao detalhada por convnio; c) Destinao detalhada por obrigao; d) Destinao detalhada por cadastro; e) Destinao no pode ser detalhada; e f) Destinao detalhada por convnio, obrigao ou cadastro. (INCLUDO CONFORME ART. 5 DA PORTARIA STN N 406 DE 26/5/2006) Sempre que no se utilizar a Destinao Detalhada, devero ser preenchidos com zeros os seis ltimos dgitos referentes ao detalhamento, exceto na elaborao da proposta oramentria, em que so utilizados apenas 4 dgitos para indicar a Destinao de Recursos. Resumindo toda essa codificao temos como exemplo: Suponhamos que ao verificarmos a seguinte classificao da despesa no oramento o que poderamos indicar para traduzir a codificao? 01.01.10.301.0025.2.001.3.3.90.36.0.1.00 12.000,00 Os dgitos significam: 01 rgo 01 Unidade Oramentria 10 Funo Portaria 42/99 301 Subfuno Portaria 42/99 0025 Programa 2 Tipo de ao (Projeto/Atividade) 001- n da ao 3 Categoria Econmica Portaria 163/01 3 Grupo de Natureza de Despesa Portaria 163/01 90 Modalidade de Aplicao Portaria 163/01 36 Elemento de Despesa Portaria 163/01 0 IDUSO Portaria 340/06 1 Grupo de Natureza de Recursos Portaria 340/06 00 Especificao das Destinaes dos Recursos Portaria 340/06 12.000,00 Valor que est fixado (autorizado) para gastar durante o perodo de 1 ano.

20 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Estgios da Despesa

Fixao, Empenho, Liquidao e Pagamento. Fixao: Nesse estgio, ocorre a dotao da despesa, que o momento em que se estabelece o limite de gastos a serem efetuados pelos rgos e entidades pblicos materializado na elaborao e aprovao da lei oramentria. Esse estgio, que pode ser considerado concludo com a publicao da Lei Oramentrias Anual, registrado na contabilidade por meio de documento denominado Nota de Dotao. Empenho: Significa a inteno de compra ou contratao estabelecida entre o setor pblico e terceiros. No ato de empenho fica deduzido do oramento o valor de transao. Para o setor pblico uma obrigao futura e para o credor uma garantia equivalente ao fechamento de um pedido comercial. o ato emanando do ordenador da despesa que cria para o estado a obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. Todas as aquisies de materiais ou prestaes de servios devem ser precedidas de empenho no sendo admitidos empenho a posteriori e tampouco acima de limite dos crditos oramentrios concedidos. Os empenhos podem ser: Ordinrios: Empenho para despesas que tenham parcela nica e cujo valor exato do montante possa ser determinado a priori. Para atender as despesas, cujo montante seja previamente conhecido e o pagamento deva ocorrer de uma s vez. Estimativa: Empenho para despesas cujo valor exato do montante no possa ser determinado a priori. Global: Empenho para despesas contratadas e outras sujeitas ao parcelamento. O valor determinado a priori e as apropriaes de despesa se do a posteriori Para empenho por Estimativa existem duas hipteses ajustadoras:

a) Empenho complemento; b) Anulao parcial do empenho;

21 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

A Lei 4.320/64 descreve em seus artigos 58 61 sobre o empenho: Art. 58 - O empenho de despesa o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. Art. 59 - O empenho da despesa no poder exceder o limite dos crditos concedidos. 1 - Ressalvado o disposto no Art. 67 do Constituio Federal, vedado aos Municpios empenhar, no ltimo ms do mandato do prefeito, mais do que o duodcimo da despesa prevista no Oramento vigente. 2 - Fica, tambm, vedado aos Municpios, no mesmo perodo, assumir, por qualquer forma, compromissos financeiros para execuo depois do trmino do mandato do prefeito. 3 - As disposies dos pargrafos anteriores no se aplicam nos casos comprovados de calamidade pblica. 4 - Reputam-se nulos e de nenhum efeito os empenhos e atos praticados em desacordo com o disposto nos pargrafos 1 e 2 deste artigo, sem prejuzo da responsabilidade do prefeito nos termos do Art. 1, V, do Decreto-lei nmero 201, de 27 de fevereiro de 1967. Art. 60 - vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. 1 - Em casos especiais previstos na legislao especfica ser dispensada a emisso da nota de empenho. 2 - Ser feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante no se possa determinar. 3 - permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. Art. 61 - Para cada empenho ser extrado um documento denominado "nota de empenho" que indicar o nome do credor, a representao e a importncia da despesa, bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria.

Liquidao: Na liquidao so verificados os documentos e os controles de entrada dos materiais ou os registros da efetiva prestao dos servios. A Liquidao a verificao do implemento de condio do empenho e tem por objetivo apurar: a origem e o objeto do que se deve pagar; a importncia exata a pagar e a quem se deve pagar a importncia para extinguir a obrigao. Os artigos 62, 63 e 64 da Lei 4.320/64 apresentam o contedo da liquidao: Art. 62 - O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua ]regular liquidao. Art. 63 - A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. Decreto n 4.049/2001 1 - Essa verificao tem por fim apurar: I - a origem e o objeto do que se deve pagar; II - a importncia exata a pagar; III - a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. 2 - A liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter por base: I - o contrato, ajuste ou acordo respectivo; II - a nota de empenho; III - os comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio. Art. 64 - A ordem de pagamento o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.
22 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Pargrafo nico. A ordem de pagamento s poder ser exarada em documentos processados pelos servios de contabilidade. Pagamento: Depois de transitar pelo estgio da liquidao, o credor dever ser procurado e convidado a comparecer ao agente pagador para que receba o crdito a que tem direito. O pagamento o ltimo estgio da despesa. Fases deste estgio: a) liquidao da obrigao, b) quitao do credor; c) contabilizao.

ORAMENTO PBLICO PROCESSO ORAMENTRIO O processo oramentrio requer das pessoas envolvidas uma base de conhecimento de reas profissionais, tais como: Economia, Administrao, Cincias Contbeis, Filosofia, Psicologia, Servio Social, etc. a partir do Oramento que o administrador far com seus objetivos e metas possam ser colocados em prtica, visando sempre o bem estar da comunidade. A linha mestra do oramento o Planejamento, pois sem ele no se pode medir, tampouco concentrar recursos nas diversas reas de atuao dos governos. As decises de planejamento refletem-se no processo de oramento e, por outro lado, decises oramentrias influem no processo de planejamento. O Plano Plurianual, as Diretrizes Oramentrias e o Oramento Anual so o resultado de vrias decises tomadas, cada uma dentro de estritas alternativas, entre os recursos disponveis, as aspiraes da comunidade e os programas de trabalho do administrador pblico. So, na verdade, instrumentos que possibilitam ao Poder Legislativo o exerccio da sua funo mais nobre, ou seja, a de representar o cidado, defendendo-o das ilegalidades de natureza tributria e garantindo-lhe o cumprimento das metas traadas na lei oramentria, em quantidade e qualidade, compatveis com os recursos arrecadados.

O ORAMENTO NO BRASIL No perodo imperial, Portugal detinha o poder das disposies tributrias no Brasil, momento este que perdurou at a independncia do Brasil em 1822. J na poca a situao no era vista com bons olhos pelos inconfidentes mineiros, que tentaram conquistar esta soberania daquele Pas. Na Constituio de 1824(1 Constituio Nacional), surge as primeiras exigncias no sentido da elaborao de oramentos formais por parte das instituies imperiais. O artigo 172 daquela Constituio assim estabelecia: O ministro de Estado da Fazenda, havendo recebido dos outros ministros os oramentos relativos s despesas das suas reparties, apresentar na Cmara dos Deputados anualmente, logo que esta
23 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

estiver reunida, um balano geral da Receita e da Despesa dos tesouro nacional do ano antecedente, e igualmente o oramento geral de todas as despesas pblicas do ano futuro e da importncia de todas as contribuies e rendas pblicas. Este artigo poca trouxe muitos problemas quanto sua aprovao perante a Cmara dos Deputados, por ser avanado demais para aquele momento. Alguns autores no consideram este como sendo o primeiro oramento considerado no Brasil, pois os controles existentes eram falhos e no se tinha ao certo quanto era arrecadado, ora por problemas de comunicao, ora pela forma de administrar do Rei. O primeiro oramento a ser considerado nas literaturas data de 15 de dezembro de 1830, que fixava a despesa e orava a receita das antigas provncias para o exerccio de 1831. Com a Constituio de 1891(perodo republicano), houve grandes avanos perante o oramento, pois a elaborao desse passou a ser funo privativa do Congresso Nacional, assim como a tomada de contas do Executivo. Foi nesta poca que foi institudo o Tribunal de Contas. Com a repblica as provncias passaram a ser estados e terem assim suas prprias constituies, dando-lhes grande autonomia, inclusive em matria oramentria. Esta autonomia foi tambm estendida aos municpios. PRINCPIOS ORAMENTRIOS 1. Unidade: Neste princpio, o oramento deve ser uno, isto , cada unidade governamental deve possuir apenas um oramento. Unidade oramentria tende a reunir em um nico total todas as receitas do Estado, de um lado, e todas as despesas, do outro. Para Anglico, o princpio da unidade, o oramento deve constituir uma s pea, compreendendo as receitas e as despesas do exerccio, de modo a demostrar, pelo confronto das duas somas, se h equilbrio, saldo ou dficit. Para outra corrente, o conceito de unidade refere-se unidade de caixa, isto , todas as receitas devem entrar em uma caixa nica e da dever sair o dinheiro para pagamento de todas as despesas. 2. Princpio Universalidade: Aqui, o oramento contm todas as receitas e todas as despesas do Estado. O cumprimento a este princpio traz para as casas Legislativas algumas condies, a saber:

a) Conhecer

montante

dos

gastos

pblicos

programados

poder

assim,

autorizar a cobrana de receitas at o limite capaz de atend-lo;

b) Impedir que o Poder Executivo realize operaes de receita e gastos sem a correspondente autorizao
das Casas Legislativas;

c) Possibilitar que as casas Legislativas conheam antecipadamente, todas as receitas e gastos desejados
autorizando as respectivas arrecadaes e realizaes;
24 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

3. Anualidade: Este princpio dispe que o oramento, enquanto previso de receita e despesa deve referir-se, sempre, a um perodo limitado de tempo. No Brasil o perodo de vigncia do oramento coincidente com o ano civil. Esta regra obriga o Poder Executivo a pedir, periodicamente, nova autorizao para cobrar tributos e aplicar o produto da arrecadao. Os princpios aqui descritos so integrantes do art. 2 da Lei 4320/64, que dispe: Art. 2 - A Lei de Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princpios de unidade, universalidade e anualidade. Outros princpios utilizados: 4. Especificao ou discriminao: Tem por escopo vedar as autorizaes globais, tanto para arrecadar tributos como para aplicar os recursos financeiros; exige que o plano de cobrana dos tributos e o programa de investimentos sejam expostos pormenorizadamente. Esta regra refora a ao fiscalizadora do Poder Legislativo. Tem como finalidade de apoiar o trabalho fiscalizador dos parlamentares sobre finanas executivas. As receitas e as despesas devem aparecer no oramento de maneira discriminada, de tal forma que se possa saber, a origem dos recursos e sua aplicao. 5. Exclusividade: A Lei oramentria no conter matria estranha previso da receita e a fixao da despesa. Este princpio surgiu com o objetivo de impedir que a Lei de oramento, em funo da natural celebridade de sua tramitao no legislativo, fosse utilizado como meio de aprovao de matrias outras que nada tinha que ver com questes financeiras. 6. Oramento - Bruto: Todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no oramento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de deduo. 7. No afetao das receitas: Nenhuma parcela da receita geral poder ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos. 8. Equilbrio: O que importa o resultado lquido que se obtm da combinao das polticas de financiamento e gastos. A apurao eventual de SUPERTIV OU DFICIT deve ser apreciada levando-se em linha de conta a situao geral da economia e os objetivos sociais de carter no econmico.

25 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

9. Programao: Relaciona-se com a seleo de objetivos (critrios e prioridades) e recursos necessrios ao desenvolvimento das aes. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 e o Planejamento (PPA. LDO e LOA)

(...) Art. 21. Compete Unio: IX - elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenao do territrio e de desenvolvimento econmico e social; (...) (...) Art. 43 . Para efeitos administrativos, a Unio poder articular sua ao em um mesmo complexo geoeconmico e social, visando a seu desenvolvimento e reduo das desigualdades regionais. 1 - Lei complementar dispor sobre: II - a composio dos organismos regionais que executaro, na forma da lei, os planos regionais, integrantes dos planos nacionais de desenvolvimento econmico e social, aprovados juntamente com estes.(...) (...) Art. 4 8. Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, no exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre: II - plano plurianual, diretrizes oramentrias, oramento anual, operaes de crdito, dvida pblica e emisses de curso forado; IV - planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento; (...) (...) Art. 5 8. O Congresso Nacional e suas Casas tero comisses permanentes e temporrias, constitudas na forma e com as atribuies previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criao. 2 - s comisses, em razo da matria de sua competncia, cabe: VI - apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer. (...) (...) Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. 1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: I - relativa a: d) planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3;(...) (...) Art. 68. As leis delegadas sero elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar a delegao ao Congresso Nacional. 1 - No sero objeto de delegao os atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional, os de competncia privativa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, a matria reservada lei complementar, nem a legislao sobre: III - planos plurianuais, diretrizes oramentrias e oramentos.(...) (...) Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:
26 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio;(...) (...) Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: XI - remeter mensagem e plano de governo ao Congresso Nacional por ocasio da abertura da sesso legislativa, expondo a situao do Pas e solicitando as providncias que julgar necessrias; XXIII - enviar ao Congresso Nacional o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes oramentrias e as propostas de oramento previstos nesta Constituio;(...) (...) Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais. 1 - A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. 2 - A lei de diretrizes oramentrias compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual, dispor sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. 3 - O Poder Executivo publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. 4 - Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio sero elaborados em consonncia com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional. 5 - A lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. 6 - O projeto de lei oramentria ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. 7 - Os oramentos previstos no 5, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, tero entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional.

27 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

8 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. 9 - Cabe lei complementar: I - dispor sobre o exerccio financeiro, a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual; II - estabelecer normas de gesto financeira e patrimonial da administrao direta e indireta bem como condies para a instituio e funcionamento de fundos. (...) Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. 1 - Caber a uma Comisso mista permanente de Senadores e Deputados: I - examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da Repblica; II - examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio e exercer o acompanhamento e a fiscalizao oramentria, sem prejuzo da atuao das demais comisses do Congresso Nacional e de suas Casas, criadas de acordo com o art. 58. 2 - As emendas sero apresentadas na Comisso mista, que sobre eles emitir parecer, e apreciadas, na forma regimental, pelo Plenrio das duas Casas do Congresso Nacional. 3 - As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso: I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre: a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou III - sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. 4 - As emendas ao projeto de lei de diretrizes oramentrias no podero ser aprovadas quando incompatveis com o plano plurianual. 5 - O Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificao nos projetos a que se refere este artigo enquanto no iniciada a votao, na Comisso mista, da parte cuja alterao proposta. 6 - Os projetos de lei do plano plurianual, das diretrizes oramentrias e do oramento anual sero enviados pelo Presidente da Repblica ao Congresso Nacional, nos termos da lei complementar a que se refere o art. 165, 9.
28 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

7 - Aplicam-se aos projetos mencionados neste artigo, no que no contrariar o disposto nesta seo, as demais normas relativas ao processo legislativo. 8 - Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa. Art. 167. So vedados: I - o incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual; II - a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais; III - a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta; IV - a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade e para manuteno e desenvolvimento do ensino, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 2, e 212, e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, bem como o disposto no 4 deste artigo; V - a abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes; VI - a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa; VII - a concesso ou utilizao de crditos ilimitados; VIII - a utilizao, sem autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos, inclusive dos mencionados no art. 165, 5; IX - a instituio de fundos de qualquer natureza, sem prvia autorizao legislativa. X - a transferncia voluntria de recursos e a concesso de emprstimos, inclusive por antecipao de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituies financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. XI - a utilizao dos recursos provenientes das contribuies sociais de que trata o art. 195, I, a, e II, para a realizao de despesas distintas do pagamento de benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201. 1 - Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade. 2 - Os crditos especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente.
29 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

3 - A abertura de crdito extraordinrio somente ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica, observado o disposto no art. 62. 4 E permitida a vinculao de receitas prprias geradas pelos impostos a que se referem os artigos 155 e 156, e dos recursos de que tratam os artigos 157, 158, 159, I, a e b, e II, para prestao de garantia ou contragarantia Unio e para pagamentos de dbitos para com esta. (...) (...) Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor pblico e indicativo para o setor privado. 1 - A lei estabelecer as diretrizes e bases do planejamento do desenvolvimento nacional equilibrado, o qual incorporar e compatibilizar os planos nacionais e regionais de desenvolvimento. (...) Ato das Disposies Constitucionais Transitrias ADCT e o Planejamento (PPA, LDO e LOA) (...) Art. 35 . O disposto no art. 165, 7, ser cumprido de forma progressiva, no prazo de at dez anos, distribuindo-se os recursos entre as regies macroeconmicas em razo proporcional populao, a partir da situao verificada no binio 1986-87. 1 - Para aplicao dos critrios de que trata este artigo, excluem-se das despesas totais as relativas: I - aos projetos considerados prioritrios no plano plurianual; II - segurana e defesa nacional; III - manuteno dos rgos federais no Distrito Federal; IV - ao Congresso Nacional, ao Tribunal de Contas da Unio e ao Poder Judicirio; V - ao servio da dvida da administrao direta e indireta da Unio, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal. 2 - At a entrada em vigor da lei complementar a que se refere o art. 165, 9, I e II, sero obedecidas as seguintes normas: I - o projeto do plano plurianual, para vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente, ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa; II - o projeto de lei de diretrizes oramentrias ser encaminhado at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa; III - o projeto de lei oramentria da Unio ser encaminhado at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro e devolvido para sano at o encerramento da sesso legislativa.

30 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Lei Complementar N 101, de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF) e o Planejamento (PPA, LDO e LOA) (...) Art. 15. Sero consideradas no autorizadas, irregulares e lesivas ao patrimnio pblico a gerao de despesa ou assuno de obrigao que no atendam o disposto nos arts. 16 e 17. Art. 16. A criao, expanso ou aperfeioamento de ao governamental que acarrete aumento da despesa ser acompanhado de: I - estimativa do impacto oramentrio-financeiro no exerccio em que deva entrar em vigor e nos dois subseqentes; II - declarao do ordenador da despesa de que o aumento tem adequao oramentria e financeira com a lei oramentria anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias. 1 Para os fins desta Lei Complementar, considera-se: I - adequada com a lei oramentria anual, a despesa objeto de dotao especfica e suficiente, ou que esteja abrangida por crdito genrico, de forma que somadas todas as despesas da mesma espcie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, no sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exerccio; II - compatvel com o plano plurianual e a lei de diretrizes oramentrias, a despesa que se conforme com as diretrizes, objetivos, prioridades e metas previstos nesses instrumentos e no infrinja qualquer de suas disposies. 2 A estimativa de que trata o inciso I do caput ser acompanhada das premissas e metodologia de clculo utilizadas. 3 Ressalva-se do disposto neste artigo a despesa considerada irrelevante, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias. 4 As normas do caput constituem condio prvia para: I - empenho e licitao de servios, fornecimento de bens ou execuo de obras; II - desapropriao de imveis urbanos a que se refere o 3 do art. 182 da Constituio. Art. 17. Considera-se obrigatria de carter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios. 1 Os atos que criarem ou aumentarem despesa de que trata o caput devero ser instrudos com a estimativa prevista no inciso I do art. 16 e demonstrar a origem dos recursos para seu custeio. 2 Para efeito do atendimento do 1, o ato ser acompanhado de comprovao de que a despesa criada ou aumentada no afetar as metas de resultados fiscais previstas no anexo referido no 1 do art. 4, devendo seus efeitos financeiros, nos perodos seguintes, ser compensados pelo aumento permanente de receita ou pela reduo permanente de despesa. 3 Para efeito do 2, considera-se aumento permanente de receita o proveniente da elevao de alquotas, ampliao da base de clculo, majorao ou criao de tributo ou contribuio.

31 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

4 A comprovao referida no 2, apresentada pelo proponente, conter as premissas e metodologia de clculo utilizadas, sem prejuzo do exame de compatibilidade da despesa com as demais normas do plano plurianual e da lei de diretrizes oramentrias. 5 A despesa de que trata este artigo no ser executada antes da implementao das medidas referidas no 2, as quais integraro o instrumento que a criar ou aumentar. 6 O disposto no 1 no se aplica s despesas destinadas ao servio da dvida nem ao reajustamento de remunerao de pessoal de que trata o inciso X do art. 37 da Constituio. 7 Considera-se aumento de despesa a prorrogao daquela criada por prazo determinado.(...) CRDITOS ADICIONAIS Todo oramento uma previso. Toda previso admite uma margem de erro. Assim, no que se refere fixao da despesa, a flexibilidade da programao dever estar presente, caso contrrio, a realizao ser inviabilizada por fatores intrnsecos ao prprio sistema. Os artigos 40 e 41 definem crditos adicionais, bem como os classificam: Art. 40 - So crditos adicionais as autorizaes de despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Oramento. Art. 41 - Os crditos adicionais classificam-se em: I - Suplementares, os destinados a reforo de dotao oramentria; II - Especiais, os destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica; e III - Extraordinrios, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, com caso de guerra, comoo intestina ou calamidade pblica. SUPLEMENTARES: Quando os crditos oramentrios, inclusive os Crditos Adicionais, abertos e aditados ao oramento anual, so ou se tornam insuficientes, a lei autoriza a abertura de crditos suplementares. Estes esto diretamente relacionados ao oramento.

ESPECIAIS Abre-se crdito especial para um novo programa, projeto ou atividade, discriminado por seus elementos de despesa. O crdito especial cria novo programa para atender a objetivo no previsto no oramento.
32 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

EXTRAORDINRIOS: Somente ser admitida para atender as despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, ou calamidade pblica. Art. 42 Os crditos suplementares e especiais sero autorizados por lei e

abertos por decreto executivo. Art. 43 - A abertura dos crditos suplementares e especiais dependem da existncia de recursos disponveis para ocorrer despesa e ser precedida de exposio justificativa. 1 Consideram-se recursos, para o fim deste artigo, desde que no comprometidos: I - Supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio financeiro anterior; II - Os provenientes de excesso de arrecadao; III - Os resultantes de anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais, autorizados em lei; e IV - O produto de operaes de crdito autorizadas, e forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realiz-las. 2 - Entende-se por supervit financeiro a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos crditos adicionais transferidos e as operaes de crdito a eles vinculadas. 3 - Entende-se por excesso de arrecadao, para os fins deste artigo, o saldo positivo das diferenas acumuladas ms a ms, entre a arrecadao prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendncia do exerccio. 4 - Para o fim de apurar os recursos utilizveis, provenientes de excesso de arrecadao, deduzirse- a importncia dos crditos extraordinrios abertos no exerccio. Art. 44 - Os crditos extraordinrios sero abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dar imediato conhecimento ao Poder Legislativo. Art. 45 - Os crditos adicionais tero vigncia adstrita ao exerccio financeiro em que forem abertos, salvo expressa disposio legal em contrrio, quanto aos especiais e extraordinrios. VER ART. 167, 2 DA CONSTITUIO FEDERAL.

33 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Art. 46 - O ato que abrir crdito adicional indicar a importncia, a espcie do mesmo e a classificao da despesa, at onde for possvel. CICLO ORAMENTRIO Requer as seguintes etapas: Elaborao; Estudo e aprovao; Execuo; e Avaliao. ELABORAO: A elaborao do oramento compreende a fixao de objetivos concretos para o perodo considerado, bem como clculo dos recursos humanos, materiais e financeiros, necessrios sua materializao e concretizao. ESTUDO E APROVAO Esta fase de competncia de Poder Legislativo, e o seu significado est configurado na necessidade de que o povo, atravs de seus representantes, intervenha na deciso de suas prprias aspiraes, bem como na maneira de alcan-las. EXECUO A execuo do oramento constitua a concretizao anual dos objetivos e metas determinadas para o setor pblico, no projeto de planejamento integrado, e implica a mobilizao de recursos humanos, materiais e financeiros. AVALIAO: A avaliao refere-se organizao, aos critrios e trabalhos destinados a julgar o nvel dos objetivos fixados no oramento e as modificaes nele ocorridas durante a execuo; eficincia com que se realizam as aes empregadas para tais fins e o grau de racionalidade na utilizao dos recursos correspondentes. A avaliao no pode se restringir somente posteriori.

O PPA DE 2008-2011 PLANO DE ACELERAO DO CRESCIMENTO - PAC Cabe ao Plano Plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada, conforme disposto no artigo 165 da Constituio de 1988, o que confere ao PPA papel central no processo de planejamento do Governo Federal. Esse papel reforado, ainda, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que d destaque ao planejada de governo e compatibilizao dos oramentos com a Lei de Diretrizes Oramentrias e o Plano Plurianual. Alm de estabelecer os objetivos e metas para um perodo de quatro anos, o PPA 2008-2011 tambm instrumento de organizao da ao governamental visando melhorar o desempenho gerencial da Administrao
34 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

Pblica e contribuir para a consecuo das prioridades de governo. Para tanto, o modelo de elaborao e gesto do Plano Plurianual dever se orientar pelos seguintes princpios: A convergncia territorial como mtodo de orientao da alocao dos investimentos com vistas a uma organizao do territrio mais equilibrada; A integrao de polticas e programas, visando otimizar os resultados da aplicao dos recursos pblicos, por meio da convergncia territorial e da focalizao em torno de pblico alvo delimitado; O monitoramento e a avaliao dos projetos e programas de Governo, criando condies para a melhoria contnua e mensurvel da qualidade e produtividade dos bens e servios pblicos; O estabelecimento de parcerias com os Estados e com a iniciativa privada, visando a ampliao dos recursos para financiamento das aes de governo; A gesto estratgica dos projetos e programas considerados indutores do desenvolvimento para assegurar o alcance dos resultados pretendidos; A transparncia na aplicao dos recursos pblicos, mediante ampla divulgao dos gastos e dos resultados obtidos; A participao social na elaborao e gesto do Plano Plurianual como importante instrumento de interao entre o Estado e o cidado para aperfeioamento das polticas pblicas. Viso Geral do Processo de Elaborao do PPA 2008-2011 O Plano Plurianual, a ser encaminhado ao Congresso Nacional em 31 de agosto de 2007, foi elaborado em etapas interdependentes que vo agregando e organizando as informaes necessrias construo do Plano. De forma resumida e sistemtica, apresenta-se, a seguir, a seqncia de atividades de elaborao do Plano. A primeira etapa do processo de elaborao do PPA 2008-2011 corresponde a Orientao Estratgica de Governo - OEG. Essa etapa se inicia com uma reflexo que coteja o programa de governo do candidato eleito, a estratgia de desenvolvimento em curso, pois se trata de um presidente reeleito, e os meios que dispe o Estado para incrementar o conjunto final de compromissos que pretende assumir com a sociedade. A OEG tem por finalidade nortear, nas etapas seguintes, a formulao das polticas pblicas e dos programas do PPA no mbito de cada Ministrio. A partir do estabelecido na OEG, caber aos Ministrios3 elaborar suas orientaes estratgicas, denominadas Orientaes Estratgicas dos Ministrios - OEM, nas quais devero ser estabelecidos os Objetivos Setoriais e as polticas a serem desenvolvidas para sua viabilizao; Tendo em vista o compromisso do governo com uma gesto pblica aberta sociedade, prope-se que as OEM sejam elaboradas com a participao das instncias existentes de representao da sociedade (conselhos, cmaras, ou equivalente) na discusso das prioridades e no delineamento das polticas a serem desenvolvidas no mbito de cada Ministrio. As OEM sero, tambm, a principal referncia para continuidade do processo de
35 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

participao social ao longo da implementao do Plano, especialmente nas etapas de monitoramento e avaliao dos programas de governo5. Outro insumo da maior relevncia so os resultados das Conferncias Nacionais de Polticas Pblicas realizadas no perodo de 2003-2006, que trazem uma ampla gama de resolues, deliberaes e recomendaes s polticas pblicas captadas em um processo de participao conjunta de representantes governamentais e no governamentais. Os resultados das conferncias podero ser assim incorporados elaborao do Plano Plurianual na etapa de definio das OEM6. O passo seguinte no processo decisrio a formulao de aes concretas organizadas em Programas para o enfrentamento dos problemas e aproveitamento das potencialidades do Pas. Os rgos setoriais devero definir seus Programas a partir dos Objetivos Setoriais estabelecidos na OEM e das polticas a eles associadas. A CONSTITUIO FEDERAL E O CONTROLE EXTERNO Art. 70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Pargrafo nico. Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico; III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio;

36 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

IV - realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II; V - fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo; VI - fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio; VII - prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas; VIII - aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio; IX - assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; X - sustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal; XI - representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. 1 - No caso de contrato, o ato de sustao ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis. 2 - Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, no efetivar as medidas previstas no pargrafo anterior, o Tribunal decidir a respeito. 3 - As decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. 4 - O Tribunal encaminhar ao Congresso Nacional, trimestral e anualmente, relatrio de suas atividades. Art. 72. A Comisso mista permanente a que se refere o art. 166, 1, diante de indcios de despesas no autorizadas, ainda que sob a forma de investimentos no programados ou de subsdios no aprovados, poder solicitar autoridade governamental responsvel que, no prazo de cinco dias, preste os esclarecimentos necessrios.

37 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

1 - No prestados os esclarecimentos, ou considerados estes insuficientes, a Comisso solicitar ao Tribunal pronunciamento conclusivo sobre a matria, no prazo de trinta dias. 2 - Entendendo o Tribunal irregular a despesa, a Comisso, se julgar que o gasto possa causar dano irreparvel ou grave leso economia pblica, propor ao Congresso Nacional sua sustao. Art. 73. O Tribunal de Contas da Unio, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro prprio de pessoal e jurisdio em todo o territrio nacional, exercendo, no que couber, as atribuies previstas no art. 96. 1 - Os Ministros do Tribunal de Contas da Unio sero nomeados dentre brasileiros que satisfaam os seguintes requisitos: I - mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade; II - idoneidade moral e reputao ilibada; III - notrios conhecimentos jurdicos, contbeis, econmicos e financeiros ou de administrao pblica; IV - mais de dez anos de exerccio de funo ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior. 2 - Os Ministros do Tribunal de Contas da Unio sero escolhidos: I - um tero pelo Presidente da Repblica, com aprovao do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, indicados em lista trplice pelo Tribunal, segundo os critrios de antigidade e merecimento; II - dois teros pelo Congresso Nacional. 3 Os Ministros do Tribunal de Contas da Unio tero as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justia, aplicando-se-lhes, quanto aposentadoria e penso, as normas constantes do art. 40. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 1998) 4 - O auditor, quando em substituio a Ministro, ter as mesmas garantias e impedimentos do titular e, quando no exerccio das demais atribuies da judicatura, as de juiz de Tribunal Regional Federal. Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

38 LUIZ CARLOS WISINTAINER

Fone: 0 (48) 3024 2784 www.cetem-sc.com.br

I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; III - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; IV - apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. 1 - Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria. 2 - Qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio. Art. 75. As normas estabelecidas nesta seo aplicam-se, no que couber, organizao, composio e fiscalizao dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municpios. Pargrafo nico. As Constituies estaduais disporo sobre os Tribunais de Contas respectivos, que sero integrados por sete Conselheiros.

39 LUIZ CARLOS WISINTAINER

You might also like