You are on page 1of 2

INFORMAO DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALNCIA FREQUNCIA 2 CICLO HISTRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

Ano Letivo 2011/2012 Introduo


O exame desta disciplina enquadra-se no mbito curricular ao abrigo da legislao em vigor. Com esta informao-exame pretende dar-se a conhecer as aprendizagens e as competncias que sero objeto de avaliao, assim como a estrutura, os tipos de itens, a cotao, o material a utilizar e a durao da prova.

Objeto de avaliao
A prova de exame de Histria e Geografia de Portugal incide sobre a aprendizagem definida para o final do 2. ciclo do ensino bsico, de acordo com o currculo estabelecido no Decreto-Lei n. 6/2001, de 18 de janeiro, com as alteraes introduzidas pelos Decretos-Leis n 209/2002, de 17 de outubro, 396/2007, de 31 de dezembro, 3/2008, de 7 de janeiro, e 94/2011, de 3 de agosto e tem por referncia o Programa da Disciplina em vigor

Caraterizao da prova
A prova estruturada de modo a avaliar as competncias dos alunos nos seguintes domnios: Tratamento da informao/utilizao de fontes; Compreenso histrica: temporalidade, espacialidade e contextualizao; Comunicao em Histria. A prova constituda por quatro grupos. Cada grupo corresponde, respetivamente, a cada um dos grandes temas organizadores do programa: Grupo I A Pennsula Ibrica: dos primeiros povos formao de Portugal (sculo XII). Grupo II Do sculo XIII Unio Ibrica e Restaurao (sculo XVII) Grupo III Do Portugal do Sculo XVIII consolidao da sociedade liberal. Grupo IV O sculo XX. Cada grupo incide sobre um dos temas programticos, questes e cotaes enunciados na matriz que se segue: O Grupo I constitudo por 3 itens de construo; O Grupo II constitudo por 3 de construo; O Grupo III constitudo por 2 itens de seleo e 3 de construo; O Grupo IV constitudo por 1 item de seleo 3 de construo.

Critrios de Classificao Itens de seleo: as respostas em que assinalada a alternativa correta so classificadas com a cotao total do
item; as respostas incorretas so classificadas com zero pontos. No h lugar a classificaes intermdias. Itens de construo (resposta curta): a classificao atribuda de acordo com os elementos solicitados. Itens de construo (resposta restrita): a classificao atribuda de acordo com os elementos solicitados.

Itens de construo (resposta extensa), os critrios de classificao apresentam-se organizados por nveis de
desempenho. A cada nvel corresponde uma dada pontuao. o Adequao das respostas s questes apresentadas. o Conhecimento de contedos. o Anlise e interpretao correta dos documentos. o Clareza de exposio escrita e encadeamento lgico de ideias. o Utilizao correta do vocabulrio especfico da disciplina. o ausncia de resposta ou resposta ilegvel ser atribuda cotao zero. A cotao total da prova de 100 pontos.

1/2

INFORMAO DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALNCIA FREQUNCIA 2 CICLO HISTRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL


Ano Letivo 2011/2012

Aprendizagens Temas e Contedos O aluno deve ser capaz de:


Identificar e caraterizar as comunidades recolectoras e as comunidades Tema A - A Pennsula Ibrica: dos primeiros povos formao de Portugal (sculo XII) agro-pastoris; Explicar a importncia da inveno da cestaria e da cermica; Indicar as principais caractersticas dos castros; Referir qual a importncia que os barcos tinham para os povos do Mediterrnio. Relacionar a expanso martima com factores fsicos e humanos; Tema B -Do sculo XIII Unio Ibrica e Restaurao (sculo XVII) Reconhecer o contributo das grandes viagens para o conhecimento da Terra; Enumerar as produes de cada um dos arquiplagos (Madeira e Aores). Localizar no tempo as invases francesas; Tema C Do Portugal do sculo XVIII consolidao da sociedade liberal Indicar os generais que comandaram as tropas francesas; Identificar o pas que auxiliou Portugal durante as invases francesas; Indicar os motivos que levaram a Inglaterra a apoiar Portugal; Identificar razes que estiveram na origem da Revoluo Liberal Consequncia das lutas dos operrios por melhores condies de trabalho Tema D O Sculo XX . durante a 1 Repblica; Descrever as medidas tomadas pelos governos da 1 Repblica em favor dos operrios; Identificar o regime poltico portugus que vigorou entre 1933 e 1974; Referir as diversas formas de restrio liberdade durante o Estado Novo. 25% 30% 25% 20%

Cotao

Material
Os alunos apenas podem usar, como material de escrita, caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta.

Durao
O exame tem a durao de 90 minutos, no podendo a sua aplicao ultrapassar esse limite de tempo. Os alunos no respondem no enunciado do exame. As respostas so registadas em folha prpria do estabelecimento.

2/2

You might also like