You are on page 1of 20

Escola de Administrao Fazendria

MPU

CONCURSO PBLICO Ministrio Pblico da Unio - MPU 2004

Analista
Nome:

rea: Pericial

Especialidade:

Geografia
INSTRUES
No Inscrio:

1 - Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. 2 - O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no ser substitudo, portanto no o rasure nem o amasse. 3 - Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS, em letra manuscrita

cursiva, para posterior exame grafolgico, se necessrio:


"O

insucesso apenas uma oportunidade para recomear com mais inteligncia".

4 - DURAO DA PROVA: 5 horas, includo o tempo para preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. 5 - Neste caderno, h 80 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. 6 - No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ex. A B C D E 7 - Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. 8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. 9 - Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10 - Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.11 do edital. 11 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio da prova; a noobservncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso.

Boa Prova!

LNGUA PORTUGUESA Leia os itens seguintes, que formam um texto, para responder s questes 01 e 02. 01- Marque o item que expressa o tema central desse texto. a) Se a data da Abolio marcar no Brasil o fim do predomnio agrrio, o quadro poltico institudo no ano seguinte quer responder convenincia de uma forma adequada nova composio social. b) Existe um elo secreto estabelecendo entre esses dois acontecimentos e numerosos outros uma revoluo lenta, mas segura e concertada, a nica que, rigorosamente, temos experimentado em toda a nossa vida nacional. c) Processa-se, certo, sem o grande alarde de algumas convulses de superfcie, que os historiadores exageram freqentemente em seu zelo, minucioso e fcil, de compendiar as transformaes exteriores da existncia dos povos. d) Perto dessa revoluo, a maioria de nossas agitaes do perodo republicano, como as suas similares das naes da Amrica espanhola, parecem desvios na trajetria da vida poltica legal do Estado comparveis a essas antigas revolues palacianas, e) to familiares aos conhecedores da histria europia.
(Srgio Buarque de Holanda)

03- Entre as diferentes verses do mesmo texto, escolha a que representa a melhor opo estilstica. a) Os portugueses foram pioneiros da conquista do trpico para a civilizao e eles tiveram, nessa proeza, sua maior misso histrica. E sem embargo de tudo quanto se possa alegar contra sua obra, foroso reconhecer que eles foram no somente os portadores efetivos como os portadores naturais dessa misso. Nenhum outro povo do Velho Mundo achouse to bem armado para se aventurar explorao regular e intensa das terras prximas da linha equinocial, onde os homens depressa degeneram, segundo o conceito generalizado na era quinhentista. b) Foram os portugueses os pioneiros da conquista do trpico para a civilizao, tendo nessa proeza sua maior misso histrica. No obstante tudo quanto se possa alegar contra sua obra, foroso reconhecer que eles foram no somente os portadores efetivos como os portadores naturais dessa misso. Nenhum outro povo do Velho Mundo achou-se to bem armado para se aventurar explorao regular e intensa das terras prximas da linha equinocial, onde os homens depressa degeneram, segundo o conceito generalizado na era quinhentista. c) Os portugueses que foram os pioneiros da conquista do trpico para a civilizao, e eles tiveram nessa proeza sua maior misso histrica. Independentemente de tudo quanto se possa alegar contra sua obra, ns temos forosamente de reconhecer que eles foram no somente os portadores efetivos como os portadores naturais dessa misso. Nenhum outro povo do Velho Mundo achou-se to bem armado para se aventurar na explorao regular e intensa das terras prximas da linha equinocial, onde os homens depressa degeneram, segundo o conceito generalizado na era quinhentista. d) Pioneiros da conquista do trpico para a civilizao, tiveram os portugueses, nessa proeza, sua maior misso histrica. E, sem embargo de tudo quanto se possa alegar contra sua obra, foroso reconhecer que foram no somente os portadores efetivos como os portadores naturais dessa misso. Nenhum outro povo do Velho Mundo achou-se to bem armado para se aventurar explorao regular e intensa das terras prximas linha equinocial, onde os homens depressa degeneram, segundo o conceito generalizado na era quinhentista. e) Os portugueses, que foram pioneiros da conquista do trpico para a civilizao, tiveram, nessa proeza, a maior misso histrica deles. Sem embargo de tudo quanto possamos alegar contra sua obra, forosamente ns temos de reconhecer que eles foram no somente os portadores efetivos como os portadores naturais dessa misso. Nenhum outro povo do Velho Mundo achou-se to bem armado para se aventurar explorao regular e intensa das terras prximas linha equinocial, onde os homens depressa degeneram, segundo o conceito generalizado na era quinhentista.

02- Marque V diante das asseres corretas e F diante das falsas e depois escolha a seqncia certa. ( ) Em: Se a data da Abolio marcar no Brasil o fim do predomnio agrrio ..., ( .1 e 2 da opo a da questo 01) empregando-se no presente a forma verbal, altera-se o sentido do enunciado. ( ) Em ... estabelecendo entre esses dois acontecimentos e numerosos outros uma revoluo lenta... ( .1, 2 e 3 da opo b da questo 01), o autor poderia ter usado uma orao adjetiva desenvolvida mantendo o mesmo sentido. ( ) Em ...temos experimentado em toda a nossa vida nacional... ( .4 e 5 da opo b da questo 01), pode-se dispensar o artigo sem prejuzo da ortodoxia gramatical. ( ) Em Processa-se, certo, sem o grande alarde de algumas convulses de superfcie... ( .1 e 2 da opo c da questo 01), o sujeito implcito elo secreto. ( ) Em comparveis a essas antigas revolues palacianas ( .4 e 5 da opo d da questo 01), o termo sublinhado ope-se conceitualmente, no texto, a revoluo lenta, mas segura e concertada ( .2 e 3 da opo b da questo 01). a) b) c) d) e) V, F, F, V, V F, V, V, F, V F, V, F, F, V F, V, V, F, F F, F, V, V, F
2

Analista - MPU - 2004

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

04- Entre as diferentes verses do mesmo texto, escolha a que representa a melhor opo estilstica. a) No foi, por conseguinte, uma civilizao tipicamente agrcola o que instauraram os portugueses no Brasil com a lavoura aucareira. No o foi, em primeiro lugar, porque a tanto no conduzia o gnio aventureiro que os trouxe Amrica; em seguida, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstncia de a atividade agrcola no ocupar, ento, em Portugal, posio de primeira grandeza. b) No foi, conseqentemente, uma civilizao tipicamente agrcola o que instauraram os portugueses no Brasil com a lavoura aucareira. No o foi, em primeiro lugar, porque a tanto no conduzia o gnio aventureiro que os trouxe Amrica; em seguida, devido escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstncia de a atividade agrcola no ocupar, ento, em Portugal, posio de primeira grandeza. c) A civilizao que os portugueses instauraram no Brasil com a lavoura aucareira no foi, por conseguinte, uma civilizao tipicamente agrcola. No o foi, em primeiro lugar, porque a tanto no conduzia o gnio aventureiro que trouxe os portugueses Amrica; em seguida, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstncia de a atividade agrcola no ocupar, ento, em Portugal, posio de primeira grandeza. d) No foi, por conseguinte, uma civilizao tipicamente agrcola aquela que os portugueses instauraram no Brasil com a lavoura aucareira. No o foi, em primeiro lugar, porque a tanto no conduzia o gnio aventureiro que trouxe os portugueses Amrica; em seguida, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstncia de a atividade agrcola no ocupar, ento, em Portugal, posio de primeira grandeza. e) No foi, portanto, uma civilizao tipicamente agrcola o que instauraram os portugueses no Brasil com a lavoura aucareira. No o foi, primeiramente, porque a tanto no conduzia o gnio aventureiro que os trouxe Amrica; por outro lado, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstncia de no ocupar a atividade agrcola, ento, em Portugal, posio de primeira grandeza.

05- Assinale a opo cuja afirmao vai ao encontro do que defende Arthur Caplan no texto abaixo. Autores tm escrito sobre os riscos que as maquinaes das biotecnologias na medicina supostamente trariam natureza humana, pela modificao de sua base biolgica (com clonagem, certas tcnicas de reproduo assistida, modulao do comportamento por remdios e gentica). Arthur Caplan diz que essas alegaes no so muito convincentes. Afirma, com propriedade: A prpria natureza humana tem mudado drasticamente em reao tecnologia. E mais: Tampouco h razo para glorificar uma fase particular da evoluo da natureza humana e declar-la sacrossanta.
(Adaptado de Marcelo Leite).

a) Deve-se lutar para preservar a natureza humana, que, conforme comprovaes cientficas, una e imutvel. b) necessrio chamar a ateno para todos os riscos do avano da cincia, mesmo para os no imediatamente identificveis e mensurveis, para evitar que ocorram mudanas na natureza humana e que ela se deteriore. c) A mensurao dos riscos da pesquisa cientfica pode ser falaciosa caso sejam desprezadas as mudanas j ocorridas na base biolgica da natureza humana. d) consensual a idia de que a base biolgica da humanidade deve ser mantida e, para que no seja desvirtuada, deve-se respeitar a relao entre fato determinaes biolgicas e norma dogmas a que se deve obedecer. e) A pesquisa biomdica muito perigosa para ser levada adiante e, portanto, cabe ao Estado, por meio de legislao, proibir os estudos da gentica. 06- A _______ intelectual de Nabuco provm de suas ________ e por isso que nele ______, mais do que o artista, o pensador poltico. uma tradio espiritual que ele conserva e eleva a um grau superior, ainda que a______ vocao poltica se alie ______ sensibilidade artstica.
(Baseado em Graa Aranha)

a) b) c) d) e)

qualidade riqueza carreira essncia vivncia

razes razes influncias origens razes

acentua-se se acentua marca-se se acentua acentua-se

esta esta tal essa essa

a a

Analista - MPU - 2004

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

07- Marque a opo correta a respeito de aspectos gramaticais do texto abaixo. Hoje, h dois tpicos que determinam a atitude tolerante-liberal em relao ao outro: o respeito diferena, a receptividade a ela, e o temor obsessivo do molestamento em sntese, o outro no 5 representa problema, desde que sua presena no seja intrusiva, contanto que o outro no seja de fato o outro... E isto que vem emergindo com intensidade cada vez maior como o direito humano central na so10 ciedade capitalista avanada: o direito de no ser molestado, isto , de ser mantido a uma distncia segura dos outros. Uma estrutura similar faz-se claramente presente na maneira como nos relacionamos com a explorao capitalista: no h nada de 15 errado com tal explorao se ela for contrabalanada com atividades filantrpicas primeiro, a pessoa acumula seus bilhes, depois, os restitui (em parte) aos necessitados.
(Adaptado de Slavoj Zizek)

Nas questes 09 a 12, baseadas em Manuel Bandeira, escolha o segmento do texto que no est isento de erros gramaticais e de ortografia, considerando-se a ortodoxia gramatical. 09- a) As duas grandes sombras de Ouro Preto, aquelas em que pensamos invencivelmente a cada volta de rua, so o Tiradentes e o Aleijadinho. b) ainda hoje difcil formar um juzo seguro sobre Joaquim Jos da Silva Xavier. c) Alguns de seus companheiros da Inconfidncia falaram dele desdenhosamente nos depoimentos da devassa. d) O Coronel Domingos Vieira chama-lhe malvado. e) Cludio Manuel da Costa asseverou de que o alferes era homem de to fraco talento, que nunca serviria para tentar-se com ele um levante. 10a) A verdade que Gonzaga, Cludio Manuel da Costa, Alvarenga eram homens requintados, letrados, a quem a vida corria fcil, ao passo que o alferes sempre lutara pela subsistncia. b) Antes de alistar-se na tropa paga, vivera da profisso que lhe valera o apelido. c) No obstante, foi ele talvez o nico a demonstrar f, entusiasmo e coragem na aventura de 89. d) Descoberta a conspirao, enquanto os outros no procuravam outra coisa se no salvar-se, ele revelou a mais herica fora de nimo, chamando a si toda a culpa. e) Com coragem, serenidade e lucidez, at o fim, enfrentou a pena ltima. a) Antnio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em 1738 e era filho natural do mestre de obras portugus, Manuel Francisco Lisboa. b) Aleijadinho teve vrios irmos paternos. Um deles, o Padre Flix, tambm trabalhou na talha. c) Antnio Francisco freqentou apenas a classe de primeiras letras. d) Sabe-se que, depois de adulto, a sua principal leitura era a Bblia, alimento de sua arte, toda ela de inspirao religiosa. e) Os livros de medicina provvel que os lessem em busca de conhecimento para tratamento e lenitivo de sua medonha enfermidade.

a) A forma verbal existe pode substituir h ( .1) sem que haja prejuzo para a correo gramatical. b) O pronome isto ( .8) refere-se especificamente ao "direito de no ser molestado" ( .10 e 11). c) A referncia do pronome ela ( .3) atitude tolerante-liberal ( . 1 e 2). d) Seria correta a insero da vrgula antes do pronome relativo que( .1), pois ele introduz uma explicao a respeito dos dois tpicos que sero enumerados. e) Sem necessidade de ajustes no perodo, o conector se( .15) pode corretamente ser substitudo pela conjuno caso. 08- Leitor, que j tens direito _____ uma cadeira na cmara ________ ; que j ests _______ na fatal casa dos enta, _______ se comea a rolar pelo plano inclinado dos ps-de-galinha nas ______ de lua; leitor benvolo, que s pai e av de fresca data, _______ alguns minutos de ateno.
(Baseado em Frana Jnior)

11-

a) b) c) d) e)

a a a

vitalcia perptua de honra perptua vitalcia

aboletado assentado assentado parado estacionado

donde de onde das quais da qual donde

conjunes fases fases casas conjunes

prestame prestaime presteme presteme prestaime

Analista - MPU - 2004

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

12-

a) antiga Vila do Carmo pode-se ir de trem ou de automvel. b) Indo de trem, entra-se na cidade atravessando o Ribeiro do Carmo, mas a estrada de rodagem penetra nela pelo alto de So Pedro, aonde est a igreja do mesmo nome, hoje contgua residncia episcopal. c) O risco de So Pedro seria, segundo Diogo de Vasconcelos, de Antnio Pereira de Sousa Calheiros. d) Nada se pde apurar, contudo, quer quanto sua autoria, quer quanto data do incio das obras. e) Uma pia batismal tem gravado o ano de 1743, dado como sendo o do comeo das obras. Nas questes 13 e 14, marque o item em que uma das sentenas no est gramaticalmente correta.

13- a) A literatura depende muito de condies subjetivas, raramente satisfaz apenas os sentidos, exige colaborao, embora muitos acreditem que as obras literrias possam brotar de crebros insulados. / A literatura depende muito de condies subjetivas, raramente satisfaz apenas aos sentidos, exige colaborao, embora muitos acreditem que as obras literrias possam brotar de crebros insulados. b) Um povo no perde os seus mais fortes determinantes se recebe, aceita e pratica a pintura e a msica de outra origem, mas dificilmente adotar literatura estranha sem perda de alguns de seus valores. / Um povo no perder os seus mais fortes determinantes se receber, aceitar e praticar a pintura e a msica de outra origem, mas dificilmente adotar literatura estranha sem perda de alguns de seus valores. c) No Brasil, a nacionalidade e a literatura formaram um sistema interessantssimo, que a cerca de trezentos anos desenvolve-se. / No Brasil, a nacionalidade e a literatura formaram um sistema interessantssimo, que h cerca de trezentos anos se desenvolve. d) Quando surgiu Euclides da Cunha, nossa literatura podia enumerar grandes nomes pertencentes ao sistema de que falei h pouco. / Quando surgiu Euclides da Cunha, nossa literatura podia enumerar grandes nomes pertencentes ao sistema de que faz pouco falei. e) J tive ocasio de mostrar quanto me parecem precrias trs afirmativas de Euclides da Cunha: a questo do cruzamento; a fatalidade da luta das raas e o autoctonismo do homem americano. / J tive ocasio de mostrar como me parecem precrias trs afirmativas de Euclides da Cunha: a questo do cruzamento; a fatalidade da luta das raas e o autoctonismo do homem americano.
(Baseado em Roquette Pinto)

14- a) Do interior das fazendas coloniais nos vem, atravs das pginas de Antonil, uma impresso de operosidade intensiva. H ali a vibrao e o estrondo de um pequeno mundo humano e febre de labor. / Do interior das fazendas coloniais nos vm, atravs das pginas de Antonil, impresses de operosidade intensiva. H ali a vibrao e o estrondo de um pequeno mundo humano e febre de labor. b) Dadas as condies especiais daquela sociedade, nesse dilema se transforma outro: ou a desclassificao social, ou a posse de uma grande massa operria. Dadas s condies especiais daquela sociedade, esse dilema se transforma em outro: ou a desclassificao social, ou a posse de uma grande massa operria. c) Essa considervel massa trabalhadora indispensvel manuteno e prosperidade de um grande engenho. / Indispensvel essa considervel massa trabalhadora manuteno e prosperidade de um grande engenho. d) O sesmeiro seiscentista est colocado entre as pontas de um verdadeiro dilema: tem que escolher entre a vida vegetativa dos decados, ou a cultura em grande escala. / O sesmeiro seiscentista est colocado entre as pontas de um verdadeiro dilema: tem de escolher entre a vida vegetativa dos decados, ou a cultura em grande escala. e) Das roas ao picadeiro, dos picadeiros s moendas, das moendas s tachas, das tachas s formas, das formas aos terreiros de secagem, dos terreiros s tulhas, e s caixas, e s tropas, e aos armazns da costa, o trabalho dos engenhos, na fabricao do acar, se complica, se desdobra, se multiplica em mil aes, que exigem, para a sua perfeita execuo, uma massa operria considervel. / Das roas ao picadeiro, dos picadeiros s moendas, das moendas s tachas, das tachas s formas, das formas aos terreiros de secagem, dos terreiros s tulhas, e s caixas, e s tropas, e aos armazns da costa, o trabalho dos engenhos, na fabricao do acar complica-se, desdobra-se, multiplica-se em mil aes, que exigem, para a sua perfeita execuo, uma massa operria considervel.
(Baseado em Oliveira Viana)

Analista - MPU - 2004

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

Nas questes 15 e 16, marque o item que contm erro gramatical ou de ortografia. 15- Desde o momento em que(A) os portugueses puseram o p (e a boca) na Terra Brasilis, eles depararam(B) com mais de 300 lnguas indgenas. O idioma portugus travou uma luta de resistncia e assimilao por trs sculos, enfrentando culturas, dialetos africanos e muitas lnguas. A evangelizao(C) de ndios e negros, a poltica de imposio da lngua portuguesa adotada pela Coroa e o marqus de Pombal em 1770 e a integrao ao mercado exportador so fatores decisivos para se entender(D) essa grande mistura que formou, e forma, a nossa lngua, um dos elementos da unidade nacional que s conseguiu se impor as vsperas(E) da Independncia, no sculo XIX.
(Baseado em Luiz Carlos Villalta)

( ) Essas no seriam seno medidas paliativas, remendos administrativos, para facilitar a difcil conciliao entre vida privada e vida profissional, no fosse a reengenharia do tempo uma aposta em que est em jogo o reconhecimento da diversidade de homens e mulheres, de sua incontornvel igualdade de direitos e de aspirao liberdade e felicidade. ( ) A reengenharia do tempo uma tentativa de repensar o cotidiano de homens e mulheres, com vistas a aumentar sua qualidade de vida e seu produto de felicidade bruto. ( ) , portanto, a reengenharia do tempo um exerccio cujo objetivo ltimo reabrir a discusso sobre o sentido da vida, relembrar a importncia dos atos gratuitos, dos laos de afeto e solidariedade.
(Adaptado de Rosiska Darcy de Oliveira)

a) b) c) d) e)

A B C D E

a) b) c) d) e)

3124 2143 4312 2314 4321

16- Gonalves Dias nasceu em 1823, no Maranho, filho de Joo Manuel Gonalves, comerciante portugus, e de Vicncia Ferreira, ndia mestia(A). Em 1838, embarcou para Portugal, onde(B) se matriculou no curso de Direito, em Coimbra. Suas primeiras produes literrias se iniciam(C) por volta de 1840, entre elas a sua mais conhecida poesia, a Cano do exlio (1843). Em 1851, em uma de suas viagens etnogrficas(D) para o Norte, passa pelo Maranho com a inteno de se casar com o grande amor de sua vida, Ana Amlia, uma jovem de 14 anos. O pedido foi recusado pela me da moa, por causa da origem mestia e bastarda do poeta. O romance entre o dois serviu de inspirao para Alusio Azevedo O mulato. Aps essa decepo amorosa, faz um casamento de convenincia. Somavamse(E) a essas frustraes um forte sentimento de inferioridade de origem.
(Baseado em Beatriz de Moraes Vieira)

18- Com relao aos aspectos gramaticais e textuais do trecho abaixo, assinale a opo correta. A tragdia de dipo o primeiro testemunho que temos das prticas jurdicas gregas. Como todo mundo sabe, trata-se de uma histria em que pessoas um soberano, um povo , ignorando uma certa 5 verdade, conseguem, por uma srie de tcnicas, descobrir uma verdade que coloca em questo a prpria soberania do soberano. A tragdia de dipo um procedimento de pesquisa da verdade que obedece exatamente s prticas judicirias gregas da10 quela poca.
(Adaptado de Michel Foucault)

a) Seria mantida a correo gramatical, mas haveria mudana do sentido original do texto, caso as palavras certa ( .4) e prpria( .7) estivessem pospostas ao substantivo a que esto relacionadas. b) O segmento trata-se de uma histria em que pessoas ( .3 e 4) estaria igualmente correto se assim estivesse escrito: trata-se a histria de pessoas que. c) A orao Como todo mundo sabe ( .2 e 3) poderia ser substituda, sem que se alterasse o sentido do texto, por J que sabido. d) Mantendo-se a correo gramatical, no trecho conseguem, por uma srie de tcnicas, ( .5), o verbo poderia estar flexionado no pretrito, dado que expressa um fato passado, e no singular, em concordncia com a expresso nominal um povo ( .4). e) Seria mantida a correo do perodo ( .7 a 10) caso a ltima orao estivesse assim expressa na voz passiva: que so obedecidas exatamente as prticas judicirias gregas daquela poca.
6
rea: Pericial - Especialidade: Geografia

a) b) c) d) e)

A B C D E

17- Os trechos seguintes constituem um texto, mas esto desordenados. Ordene-os de forma a comporem um texto coeso e coerente e, a seguir, assinale a opo correta. ( ) uma proposta que envolve medidas prticas, como a alterao dos horrios da administrao pblica, dos servios pblicos e das escolas; a diminuio ou a remodelagem dos tempos de trabalho, flexibilizados nas empresas; mudanas nos espaos de trabalho.

Analista - MPU - 2004

Nas questes 19 e 20, baseadas em Machado de Assis, assinale o item em que uma das sentenas no foi pontuada corretamente. 19- a) Longa foi a agonia, longa e cruel, de uma crueldade minuciosa, fria, repisada, que me encheu de dor e estupefao. / Longa foi a agonia, longa e cruel, de uma crueldade minuciosa e fria, repisada, que me encheu de dor e estupefao. b) Conhecia a morte de oitiva; quando muito, tinha-a visto j petrificada no rosto de algum cadver, que acompanhei ao cemitrio. / Conhecia a morte de oitiva, quando muito; tinha-a visto j petrificada no rosto de algum cadver, que acompanhei ao cemitrio. c) Talvez espante ao leitor, a franqueza com que lhe exponho e realo a minha mediocridade; advirta que a franqueza a primeira virtude de um defunto. / Talvez espante ao leitor a franqueza com que lhe exponho e realo a minha mediocridade; advirta que a franqueza a primeira virtude de um defunto. d) Fiquei prostrado. E contudo era eu, nesse tempo, um fiel compndio de trivialidade e presuno. / Fiquei prostrado. E, contudo, era eu, nesse tempo, um fiel compndio de trivialidade e presuno. e) s vezes caava, outras dormia, outras lia, lia muito, outras enfim no fazia nada. / s vezes caava; outras dormia, outras lia, lia muito, outras, enfim, no fazia nada. 20- a) Fizeste bem, Cubas; andaste perfeitamente. / Fizeste bem, Cubas. Andaste perfeitamente. b) Este ar no s puro. balsmico; uma transpirao dos eternos jardins. / Este ar no s puro. balsmico, uma transpirao dos eternos jardins. c) Vi, claramente vista, a meia dobra da vspera, redonda, brilhante, multiplicando-se por si mesma por dez. / Vi, claramente vista, a meia dobra da vspera, redonda, brilhante, multiplicando-se, por si mesma, por dez. d) Assim eu, Brs Cubas, descobri uma lei sublime, a lei da equivalncia das janelas, e estabeleci que o modo de compensar uma janela fechada, abrir outra. / Assim eu, Brs Cubas, descobri uma lei sublime, a lei da equivalncia das janelas, e estabeleci que o modo de compensar uma janela fechada abrir outra. e) E eu espraiava todo o meu ser na contemplao daquele ato, revia-me nele, achava-me bom, talvez, grande. / E eu espraiava todo o meu ser na contemplao daquele ato, revia-me nele, achava-me bom, talvez grande.

LEGISLAO APLICADA AO MPU 21- A respeito da terminologia dos cargos do Ministrio Pblico, luz da organizao administrativa do Ministrio Pblico da Unio e da Constituio Federal, assinale a opo correta. a) Procurador do Estado membro do Ministrio Pblico Estadual. b) Procurador de Justia membro da primeira instncia do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. c) Procurador da Repblica membro do Ministrio Pblico Federal. d) Procurador do Trabalho membro da terceira instncia do Ministrio Pblico do Trabalho. e) Procurador-Geral do Estado o chefe do Ministrio Pblico Estadual. 22- luz da Lei Complementar n 75/93, julgue os itens abaixo a respeito do perfil constitucional do Ministrio Pblico da Unio (MPU). I. O MPU instituio permanente. II. O MPU defende os interesses individuais disponveis. III. Incumbe ao MPU medidas paleativas para a garantia do respeito ordem jurdica. IV. O MPU exerce o controle interno da atividade de polcia judiciria. O nmero de itens corretos : a) b) c) d) e) zero. um. dois. trs. quatro.

23- luz da autonomia constitucional do Ministrio Pblico e da legislao infraconstitucional, analise as assertivas abaixo. I. H trs modalidades de autonomias para o Ministrio Pblico: funcional, administrativa e financeira. II. Todos os ramos do Ministrio Pblico gozam da autonomia funcional, administrativa e financeira, inclusive o Ministrio Pblico junto aos Tribunais de Contas. III. A capacidade de gerir e aplicar os recursos oramentrios destinados instituio destaca uma expresso da autonomia financeira do Ministrio Pblico. IV. Cabe exclusivamente ao Ministrio Pblico, o projeto de criao de cargos e fixao de subsdios. So assertivas corretas a) b) c) d) e) I e III. I e IV. II e III. III e IV. II e IV.

Analista - MPU - 2004

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

24- Com relao s disposies estatutrias especiais da carreira dos membros do Ministrio Pblico da Unio, assinale a opo correta. a) Os cargos das classes iniciais sero providos por nomeao, em carter vitalcio, mediante concurso pblico genrico para todos os ramos. b) A vitaliciedade somente ser alcanada aps trs anos de efetivo exerccio. c) facultada a transferncia de membros de um para outro de seus ramos. d) O cargo de procurador-geral do trabalho de provimento vitalcio. e) Podero inscrever-se no concurso para membro do Ministrio Pblico da Unio bacharis em Direito formados h pelo menos dois anos, de comprovada idoneidade moral. 25- luz da Constituio Federal e da Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio, julgue os itens abaixo a respeito dos princpios institucionais do Ministrio Pblico. I. O pedido de arquivamento de inqurito policial pelo procurador-geral da Repblica no pode ser objeto de retratao por novo titular do cargo. II. O princpio da independncia funcional significa, entre outras consideraes, que cada membro e cada rgo do Ministrio Pblico gozam de independncia para exercer suas funes em face dos outros membros e rgos da mesma instituio. III. No Ministrio Pblico, existe hierarquia funcional entre a chefia do Ministrio Pblico e seus membros, devendo os pareceres e pronunciamentos ministeriais ser aprovados pela chefia da instituio. IV. Pelo princpio da unidade, todo e qualquer membro do Ministrio Pblico pode exercer quaisquer das atribuies previstas na legislao constitucional e infraconstitucional. So assertivas incorretas a) b) c) d) e) I e III. I e IV. II e III. III e IV. II e IV.

26- Assinale a opo correta entre as assertivas abaixo relacionadas chefia do Ministrio Pblico da Unio luz da CF e da Lei n 75/93. a) O procurador-geral da Repblica escolhido por meio de lista trplice, elaborada pela classe. b) O procurador-geral da Repblica deve ser, necessariamente, um membro do Ministrio Pblico Federal. c) O procurador-geral da Repblica no pode delegar nenhuma de suas atribuies. d) O procurador-geral da Repblica pode prover e desprover os cargos das carreiras do Ministrio Pblico Estadual com a anuncia do procurador-geral de Justia daquele estado-membro. e) O procurador-geral da Repblica tem mandato de 2 anos, sem limite para o nmero de recondues. 27- A respeito da competncia do Ministrio Pblico Federal, assinale a assertiva incorreta. a) Interpor recurso extraordinrio das decises da Justia dos Estados nas representaes de inconstitucionalidade. b) Exercer o controle externo da atividade da polcia do Distrito Federal. c) Atuar nas causas de competncia do Superior Tribunal de Justia. d) Atuar nas causas de competncia do Supremo Tribunal Federal. e) Atuar nas causas de competncia de quaisquer juzes e tribunais para defesa de direitos e interesses dos ndios e das populaes indgenas. 28- A respeito da escolha e das atribuies do procuradorgeral de Justia, assinale a opo incorreta. a) nomeado pelo governador do Distrito Federal com a anuncia do presidente da Repblica. b) Podem concorrer ao cargo os membros do Ministrio Pblico do Distrito Federal com mais de cinco anos de exerccio nas funes da carreira atendidas outras condies previstas em lei complementar. c) Nomeia o corregedor-geral do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. d) Determina a abertura de correio, sindicncia ou inqurito administrativo. e) Coordena as atividades do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios.

Analista - MPU - 2004

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

29- No participa do Conselho de Assessoramento Superior do Ministrio Pblico da Unio: a) b) c) d) e) o procurador-geral da Repblica. o procurador-geral do Trabalho. o procurador-geral da Justia Militar. o corregedor do Ministrio Pblico Federal. o vice-procurador geral da Repblica.

34- Fazem jus penso por morte do servidor pblico federal, exceto a) b) c) d) o cnjuge, mesmo que titular de aposentadoria. o filho invlido, enquanto durar a invalidez. o menor sob tutela at 21 anos de idade. a me e o pai, ainda que sem a prova da dependncia econmica. e) a pessoa designada maior de 60 anos, ainda que sem vnculo de parentesco, que viva sob a dependncia econmica do servidor. 35- Sobre as penalidades aplicveis aos servidores pblicos federais por infrao disciplinar, correto afirmar que a) b) c) d) so elencadas em numerus clausus. prevem a imposio de multa. incluem a suspenso de direitos polticos. no guardam relao com a gravidade da falta praticada. e) dispensam, em certas hipteses, a garantia da ampla defesa. 36- Indique qual das hipteses abaixo no possibilita a interrupo das frias. a) b) c) d) e) Calamidade pblica. Comoo interna. Convocao para jri. Convocao para servio militar. Motivo de interesse particular relevante.

30- Com relao ao controle da atividade policial exercido pelo Ministrio Pblico da Unio e aos poderes jurdicos dados ao MPU para o exerccio dessa atividade, assinale a opo incorreta luz da Lei Complementar n 75/93. a) Pode ter livre ingresso em estabelecimentos policiais ou prisionais. b) Promove a ao penal por abuso de poder. c) Conhece imediatamente sobre a priso de qualquer pessoa por autoridade federal, distrital ou estadual. d) Requisita a instaurao de inqurito policial sobre fato ilcito ocorrido no exerccio da atividade policial. e) Tem acesso a quaisquer documentos relativos atividade-fim policial. 31- No (so) rgo(s) do Ministrio Pblico Federal a) b) c) d) e) os procuradores da Repblica. os procuradores Regionais da Repblica. o Conselho Superior do Ministrio Pblico Federal. o Colgio de Procuradores da Repblica. o procurador distrital.

32- Com relao aos afastamentos dos membros do Ministrio Pblico da Unio, assinale a assertiva correta. a) Podem afastar-se at oito dias consecutivos por motivo de casamento. b) Podem afastar-se para comparecer a seminrios ou congressos s no Pas. c) Podem exercer cargo eletivo no devendo afastarem-se durante a campanha. d) Podem ministrar cursos e seminrios destinados ao aperfeioamento dos membros da instituio e de servidores da Administrao Pblica em geral. e) Podem, independente de autorizao do procuradorgeral, freqentar curso de aperfeioamento e estudo no exterior. 33- luz da legislao orgnica do Ministrio Pblico da Unio, no caso de demisso dos membros do Ministrio Pblico da Unio a) b) c) d) e) leso aos cofres pblicos. desrespeito ao princpio do promotor natural. improbidade administrativa. abandono de cargo. aceitao ilegal de cargo ou funo pblica.

37- Assinale a assertiva correta a respeito das hipteses de elegibilidade e de exerccio de mandato eletivo por servidor pblico federal. a) Tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, sempre ficar afastado do cargo. b) Tratando-se de investidura no cargo de vereador, independente da compatibilidade de horrio, perceber as vantagens de seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo. c) No caso de afastamento do cargo, o servidor cessa de contribuir para a seguridade social no cargo em que se encontrava em exerccio. d) Investido no mandato de prefeito, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. e) O servidor pblico no pode candidatar-se a cargo eletivo.

Analista - MPU - 2004

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

38- A respeito da estabilidade dos servidores pblicos e dos membros do Ministrio Pblico da Unio (MPU) com base na Constituio Federal e legislao correspondente, assinale a opo correta. a) Ambos se tornam estveis aps o decurso do mesmo lapso temporal de exerccio. b) So estveis os servidores pblicos federais aps 3 anos de efetivo exerccio. c) A vitaliciedade um atributo comum aos servidores pblicos e aos membros do Ministrio Pblico. d) Os estveis no podem ser demitidos. e) Os membros do MPU so estveis aps trs anos de exerccio. 39- A respeito dos institutos da reintegrao, reconduo e readaptao, assinale a opo correta. a) A reintegrao o retorno atividade de servidor aposentado por invalidez, quando, por junta mdica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria. b) No poder haver reintegrao do servidor que j tiver completado 60 anos de idade. c) A reconduo o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado. d) A readaptao ser efetuada em cargo de atribuies afins, independente de habilitao e de concurso pblico. e) A reintegrao no acarreta em nenhuma hiptese a disponibilidade do servidor. 40- Nos termos da Lei n 8.112/90, assinale a assertiva correta a respeito da responsabilidade do servidor. a) O servidor s responde civil e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. b) Tratando-se de dano causado Administrao, responder o servidor perante a Fazenda Pblica em ao regressiva. c) A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida. d) As sanes civis, penais e administrativas no podero cumular-se, sendo independentes entre si. e) A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal por falta de provas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 41- Avalie as afirmativas a seguir e assinale a opo correta. I. Com o pesquisador Humbold (1779 - 1859), apoiado na filosofia da histria de Hengel (1770 -1831), ganha forma acadmica escolar a geografia-histrica, isto , a concepo de um mundo como um antropocntrico, uma unidade cujo ponto de partida e finalidade o homem. II. O pesquisador Ritter (1769 - 1859), apoiado na filosofia de Schelling (1775 - 1854), estabelece uma forma acadmica e escolar geografia-ecologia, isto , a concepo do mundo como a unidade csmica, que envolve o homem. III. Spencer (1820 - 1903) traz para a sociedade dos homens a teoria evolucionista de Darwin, a qual considera a sociedade como um organismo. IV. Ratzel (1844 - 1904) considera que a subsistncia, a energia, a vitalidade e o crescimento dos estados tm por motor a busca e a conquista de novos espaos, realizando um paralelo entre a luta das espcies pelo domnio do espao que contm sua nutrio, com os homens que se organizam em estados para os quais o espao a fonte de vida (teoria do espao vital). a) b) c) d) e) Apenas I, II e III esto corretas. Apenas I e II esto corretas. Apenas II e III esto corretas. Apenas III e IV esto corretas. Todas esto corretas.

42- Marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas e assinale a opo correspondente. ( ) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) constitudo pelos seguintes pases: Argentina, Brasil, Uruguai e Chile. ( ) O Mercosul tem como objetivo a eliminao das tarifas e das restries no-tarifrias ao comrcio entre os pases-membros. So chamadas restries notarifrias as disposies legais distintas do imposto de importao que tm por objetivo central limitar a importao de mercadorias por determinado pas (quotas ou anuncias prvias para importao, por exemplo). ( ) O Mercosul tem como objetivo buscar estabelecer uma tarifa externa comum que , na realidade, um conjunto de tarifas que incidem sobre as importaes realizadas pelos pases-membros do bloco. Assim, no apenas o comrcio intrazona regulado, mas tambm a relao comercial com os demais pases. ( ) A ALCA composta por todos os pases das Amricas. a) b) c) d) e) V, F, V, F V, V, V, V F, V, V, V V, V, V, F F, V, V, F
rea: Pericial - Especialidade: Geografia

Analista - MPU - 2004

10

43- Avalie as afirmativas a seguir e assinale a opo correta. I. O conceito de "integrao econmica" recente, passando a ser utilizado em seu sentido atual aps a Segunda Guerra Mundial sendo um fenmeno comum no mundo deste final de sculo. II. Os processos de integrao econmica so conjuntos de medidas de carter econmico e comercial que tm por objetivo promover a aproximao e, eventualmente, a unio entre as economias de dois ou mais pases. III. Os modelos de integrao baseiam-se, fundamentalmente, na vontade dos Estados de obter, atravs de sua adoo, vantagens econmicas que se definiro, entre outros aspectos, em termos de: (1) aumento geral da produo, atravs de um melhor aproveitamento de economias de escala; (2) aumento da produtividade, atravs da explorao de vantagens comparativas entre scios de um mesmo bloco econmico, e; (3) estmulo eficincia, atravs do aumento da concorrncia interna. IV. Quase todas as grandes economias mundiais encontram-se, de alguma forma, envolvidas em processos de integrao econmica, por exemplo: NAFTA (North American Free Trade Agreement), Unio Europia, Pacto Andino e MERCOSUL. a) b) c) d) e) Apenas I, III e IV esto corretas. Todas esto corretas. Apenas I e IV esto corretas. Apenas I, II e IV esto corretas. Apenas I, II e III esto corretas.

45- Assinale a opo correta, a respeito das afirmativas abaixo: A Unio Democrtica Ruralista (UDR) um movimento organizado pelo setor latifundirio, que foi criado para manter a estrutura concentrada da terra. O crescimento demogrfico e a industrializao impuseram algumas modificaes na estrutura fundiria em meados do sculo XX. Ao mesmo tempo, as grandes plantaes foram substituindo as famlias de moradores e colonos, provocando grande aumento no contingente de trabalhadores sem terra que vive de precrios arrendamentos do trabalho volante e da busca de novas terras de posse. O Estatuto da Terra facultaria a Unio desapropriao de terras por interesse social, permitindo que essas fossem pagas em ttulos da dvida agrria. a) So verdadeiras apenas a segunda e a terceira assertivas. b) verdadeira apenas a primeira assertiva. c) falsa apenas a ltima assertiva. d) As trs assertivas so verdadeiras. e) As trs assertivas so falsas. 46- Considere uma propriedade rural que deseja irrigar uma rea de 1000 ha com demanda de 8.000 m3. ha-1. ano-1 e tendo em vista que um reservatrio possa regularizar cerca de 60% da demanda da bacia que tem vazo mdia de 300 litros por segundo. Assinale a opo correta. a) A demanda necessria inferior a 100 litros por segundo. b) A vazo mdia atende demanda. c) A demanda superior vazo mdia. d) A vazo mdia no atende demanda. e) A demanda cerca de 126 litros por segundo.

44- Assinale a opo correta, a respeito das afirmativas abaixo: I. A reforma agrria um termo utilizado para descrever uma srie de aes que tm como base reordenao fundiria como mecanismo de acesso terra e aos meios de produo agrcola aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra. II. No comeo dos anos 60, nasceram as primeiras CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) expandindo-se em todo o pas nos anos 70. O campo e a cidade foram importantes lugares sociais, onde os trabalhadores encontraram condies para se organizar. Em 1975, a Igreja Catlica criou a CPT (Comisso Pastoral da Terra). III. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) surge no comeo da dcada de 80 (constitudo formalmente em 1984), em decorrncia da baixa eficincia na alterao da estrutura fundiria brasileira e do agravamento dos problemas sociais do meio rural. a) b) c) d) e) I e II esto erradas. I, II e III esto corretas. III est errada. Apenas I e III esto corretas. Todas esto erradas.
11

Analista - MPU - 2004

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

47- Avalie as afirmativas abaixo, sobre a gesto ambiental e assinale a opo correta. Planejamento Ambiental um processo organizado para obter informaes sobre as incongruncias de utilizao e potencialidades de uma determinada regio bem como para definio do sistema de monitoramento e avaliao que ir retroalimentar o processo. Este processo visa organizar a atividade scioeconmica no espao, respeitando suas funes ecolgicas de forma a promover o desenvolvimento sustentvel. Avaliao de Impacto Ambiental instrumento orientador do processo de avaliao dos efeitos ecolgicos, econmicos e sociais que podem advir da implantao de atividades antrpicas (projetos, planos e programas), bem como do monitoramento e controle desses efeitos pelo poder pblico e pela sociedade. Gerenciamento de Bacia Hidrogrfica instrumento que orienta o poder pblico e a sociedade, no longo prazo, na utilizao e monitoramento dos recursos ambientais naturais, econmicos e scio-culturais, na rea de abrangncia de uma bacia hidrogrfica, de forma a promover o desenvolvimento sustentvel. a) b) c) d) e) Sim, no, no Sim, sim, sim No, no, no No, sim, sim Sim, no, sim

49- Avalie as informaes abaixo e assinale a opo correta. Reserva de Desenvolvimento Sustentvel: tem como objetivo a preservao integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferncia humana direta ou modificaes ambientais, executandose as medidas de recuperao de seus ecossistemas alterados e as aes de manejo necessrias para recuperar e preservar o equilbrio natural, a diversidade biolgica e os processos ecolgicos naturais. Estao Ecolgica: uma rea em geral de pequena extenso, com pouco ou nenhuma ocupao humana, com caractersticas naturais extraordinrias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importncia regional ou local e regular o uso admissvel dessas reas, de modo a compatibiliz-lo com os objetivos de conservao da natureza. Parque Nacional: tem como objetivo bsico a preservao de ecossistemas naturais de grande relevncia ecolgica e beleza cnica, possibilitando a realizao de pesquisas cientficas e o desenvolvimento de atividades de educao e interpretao ambiental, na recreao em contato com a natureza e de turismo ecolgico. a) b) c) d) e) No, No, Sim Sim, No, Sim No, Sim, Sim No, No, No Sim, Sim, Sim

50- Com relao Geografia urbana, assinale a opo correta. A questo do espao habitado pode ser abordada segundo um ponto de vista biolgico, pelo reconhecimento da adaptabilidade do homem, como indivduo, s mais diversas altitudes e latitudes, aos climas mais diversos, s condies naturais mais extremas. O sistema urbano contemporneo um produto dos princpios locacionais que operam com intensidades variadas em relao s diferentes funes urbanas, em diferentes momentos no passado. Da observao da paisagem urbana depreendem-se dois elementos fundamentais: o primeiro diz respeito ao espao construdo, imobilizado nas construes; o segundo diz respeito ao movimento da vida. a) b) c) d) e) Sim, no, no No, no, no Sim, sim, sim No, sim, sim Sim, no, sim

48- Avalie os tpicos abaixo e assinale a opo correta. I. A segregao dinmica, envolvendo espao e tempo, e este processo de fazer e refazer pode ser mais rpido ou mais lento, de modo que, um padro espacial, pode permanecer por um longo perodo de tempo ou mudar rapidamente. II. A segregao residencial um processo que origina a tendncia a uma organizao espacial em reas de forte homogeneidade social interna e de forte disparidade entre elas. III. As reas residenciais fornecem meios distintos para a interao social, a partir da qual os indivduos derivam seus valores, expectativas, hbitos de consumo, capacidade de se fazer valer e estado de conscincia. a) b) c) d) e) So verdadeiras apenas a II e a III. verdadeira apenas a I. falsa apenas a III. I, II e III so verdadeiras. I, II e III so falsas.

Analista - MPU - 2004

12

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

51- Marque com F a afirmativa falsa e com V a afirmativa verdadeira e em seguida assinale a opo correta. ( ) O espao urbano fragmentado e articulado, reflexo e condicionante social, um conjunto de smbolos e campo de lutas. ( ) na produo da favela, em terrenos pblicos ou privados invadidos, que os grupos sociais excludos tornam-se, efetivamente, agentes modeladores, produzindo seu prprio espao, na maioria dos casos independentemente do Estado. ( ) As relaes espaciais integram, ainda que diferentemente, as diversas partes da cidade, unindo-as em um conjunto articulado cujo ncleo de articulao tem sido, tradicionalmente, o centro da cidade. ( ) As ruas especializadas em mveis, autopeas, lustres e confeces no atacado so exemplos tpicos de coeso de firmas de uma mesma linha de produtos que formam um conjunto funcional, um monoplio espacial que atrai consumidores, que tm assim a possibilidade de escolher entre vrios tipos de marcas e preos. a) b) c) d) e) V, F, V, F V, V, V, V F, V, V, F V, V, F, V V, F, F, V

53- Considerando a tabela correspondente faixa etria da populao de uma determinada cidade, indique qual a opo correta quanto mdia de idade de seus habitantes:

Idade (anos) 0-10 10-20 20-30 30-40 40-50 50-60 60-70


a) b) c) d) e) Entre 10 e 15 anos Superior a 25 anos Entre 20 e 25 anos 10 anos Entre 0 e 10 anos

Populao 21.000 18.000 13.000 9.000 6.000 3.000 2.000

54- Marque com V as afirmativas verdadeiras, e com F as falsas e assinale a opo correspondente: ( ) O ndice de masculinidade uma medida comumente usada para refletir o equilbrio dos sexos sendo definido como o nmero de homens que corresponde a cem mulheres. ( ) Uma pirmide de idades nada mais que uma disposio grfica que permite apreciar, para um mesmo sexo, a distribuio de uma populao segundo os diversos grupos etrios e, ao mesmo tempo, para cada grupo etrio, analisar a distribuio da populao segundo o sexo. ( ) Um estreitamento da base da pirmide etria para uma dada regio indica um aumento de fecundidade quando comparada com o perodo anterior. ( ) A taxa bruta de natalidade igual taxa de fecundidade global vezes a proporo da populao feminina em idade frtil na populao total. a) b) c) d) e) V, V, V, V F, F, F, F V, F, F, F F, V, V, V V, V, F, V

52- Das afirmativas a seguir, indique a opo correta com relao aos documentos tcnicos necessrios ao Licenciamento Ambiental. O Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatrio de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) deve ser realizado por equipe multidisciplinar habilitada, no dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto. O Relatrio de Controle Ambiental exigido na hiptese de dispensa do EIA/RIMA para a obteno de licena prvia de atividade de extrao mineral. Os custos referentes realizao do EIA/RIMA ficaro a cargo do proponente. a) b) c) d) e) Sim, no, no No, no, no Sim, sim, sim No, sim, sim Sim, no, sim

Analista - MPU - 2004

13

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

55- Para um pas o estudo da anlise demogrfica de sua populao de suma importncia. A partir das afirmativas a seguir, indique a opo correta. I. A estrutura por idade e sexo condiciona a evoluo de uma populao no sentido de seu crescimento. II. Um dos motivos mais importantes para se estudar a estrutura por sexo de uma populao a relevncia que assume este conhecimento para a formao da famlia. III. A distribuio etria de uma populao pode ser descrita em termos de medida de tendncia central, pela sua idade mediana isto , pela idade que divide o contingente populacional total em duas partes iguais. IV. Os processos demogrficos responsveis por um tipo de populao envelhecida se caracteriza por altas taxas de mortalidade acompanhadas por altas taxas de natalidade. a) b) c) d) e) Apenas I, II e III so corretas. Apenas I e II so corretas. Apenas II e III so corretas. Apenas III e IV so corretas. Apenas I, II e IV so corretas.

57- Com relao aos sistemas metereolgicos tropicais incorreto afirmar que: a) Um ciclone tropical possui presso extremamente baixa, no qual os ventos giram em expiral. b) Um furaco consiste de dois vrtices separados por uma rea central de calmaria conhecida como olho. c) A depresso monnica que afeta o sul da sia no vero um tipo menos intenso de vrtice ciclnico encontrado nos trpicos. d) Os sistemas lineares consistem de diversas tempestades organizadas em linhas ou faixas e que se movem como sistemas organizados. e) As depresses monnicas da sia no possuem somente origem trmica, mas resultam da interao tanto de fatores planetrios quanto regionais na superfcie e na troposfera. 58- Assinale a opo correta a respeito das assertivas abaixo: Os gases estufa, principalmente, dixido de carbono (CO2), os clorofluorcarbonos (CFCs), o metano (CH4) e o dixido de nitrognio (N2O), agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada pela Terra. Em uma conferncia realizada de 1 a 11 de dezembro de 1997, em Quito, Equador, os signatrios da Conveno Bsica das Naes Unidas Sobre as Mudanas Climticas [U.N. Framework Convention on Climate Change] concordaram em estabelecer um histrico protocolo (Protocolo de Quito) para reduzir as emisses de gases que causam o efeito estufa, aproveitando as foras do mercado global para proteger o meio ambiente. A retirada e queima dos combustveis fsseis so responsveis pelo aumento do metano (CH4) atmosfrico. a) b) c) d) e) So verdadeiras a primeira e a terceira assertivas. verdadeira apenas a primeira assertiva. falsa apenas a ltima assertiva. As trs assertivas so verdadeiras. As trs assertivas so falsas.

56- Das afirmativas a seguir, indique a opo correta. I. O termo evapotranspirao usado para designar a transferncia de gua para atmosfera, sob a forma de vapor, decorrente, tanto da evaporao que se verifica no solo mido sem vegetao, nos oceanos, lagoa, rios e em outras superfcies hdricas naturais, como da sublimao que se processa nas superfcies de gelo (geleira, campos de neve etc.). II. Em meteorologia a expresso massa de ar usada especificamente para designar uma grande poro da atmosfera, cobrindo milhares de quilmetros da superfcie terrestre e que apresenta uma distribuio vertical aproximadamente uniforme, tanto de temperatura, como da umidade. III. Nuvem qualquer conjunto visvel de gotculas d gua, de partculas de gelo, ou de ambas, em suspenso na atmosfera. a) b) c) d) e) Apenas I, II so corretas. Somente a II correta. Apenas II, III so corretas. Somente a I correta. Apenas I, III so corretas.

Analista - MPU - 2004

14

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

59- Das afirmativas a seguir, indique a opo correta correspondente. I. El Nia um fenmeno atmosfrico-ocenico caracterizado por um aquecimento anormal das guas superficiais no oceano Pacfico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padres de vento a nvel mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regies tropicais e de latitudes mdias. II. Amplitude trmica a diferena entre as temperaturas extremas observadas em um dado perodo (dia, ms etc.). III. A isoterma relativa temperatura mais elevada denominada de equador trmico. VI. Uma precipitao de 60mm equivale queda de 60 litros de gua por metro quadrado de projeo do terreno (600.000 litros por hectare). a) b) c) d) e) Apenas I, II e III esto corretas. Todas esto corretas. Apenas I e IV esto corretas. Apenas II e IV esto corretas. Apenas II, III e IV esto corretas.

62- Marque com V as afirmativas verdadeiras, com F as falsas e assinale a opo correspondente: ( ) Projees eqidistantes no apresentam deformaes lineares em uma ou algumas direes. ( ) Projees equivalentes no deformam ngulos e portanto mantm a forma, tambm dentro de certos limites de extenso. ( ) Projees conformes no deformam as reas, dentro de certos limites de extenso. ( ) Projees afilticas no conservam nenhuma propriedade, mas minimizam as deformaes em conjunto (ngulos, reas, distncias). a) b) c) d) e) V, V, V, V F, F, F, F V, F, F, V F, V, F, V F, V, V, V

63- Quanto mede, aproximadamente, o arco de paralelo o o compreendido entre as longitudes de 150 e 180 Oeste, na latitude de 23o Sul, considerando o raio da Terra com 6.300km? a) b) c) d) e) 2.461 km 205 km 2.674 km 222 km 483 km

60- Avalie as informaes abaixo relativas s caractersticas referentes ao sistema UTM e assinale a opo correta. O cilindro secante, com fusos de 6 graus, 3 graus para cada lado. Os limites dos fusos coincidem com os limites da carta do mundo ao milionsimo. Os fusos de 6 graus so numerados a partir do antimeridiano de Greenwich, de 1 at 60, de oeste para leste. a) b) c) d) e) Sim, no, no No, no, no No, sim, sim Sim, no, sim Sim, sim, sim

64- Com relao dinmica terrestre, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas e assinale a opo correspondente: ( ) nos limites das placas tectnicas no ocorre magmatismo. ( ) os plos magnticos da terra mantiveram-se constantes ao longo do tempo geolgico. ( ) a astenosfera tem maior rigidez do que a litosfera, que atinge estados prximos da fuso. ( ) as zonas de subduco esto localizadas na dorsal mdia Atlntica. a) b) c) d) e) V, V, V, V F, F, F, F V, F, F, F F, V, F, V F, V, V, V

61- Indique qual a largura mnima de estrada que pode ser representada em uma escala de 1:100.000, considerando o erro grfico. a) b) c) d) e) 10 metros 20 metros 5 metros 25 metros 15 metros

Analista - MPU - 2004

15

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

65- Assinale a opo correta. a) O horizonte B incipiente indica ausncia dos pigmentos ferruginosos, goethita e hematita, sendo o teor de argila muito maior que o do horizonte suprajacente. b) O horizonte Glei tem altos teores de bases, principalmente clcio. Est associado a regies com estresse hdrico acentuado; e tambm rochas ricas em clcio como basalto e calcrio. c) O horizonte plntico possui altos teores de matria orgnica e ocorrem em solos encharcados. d) O horizonte hstico possui mosqueados vermelhos, indicando reduo e oxidao do Ferro. e) O horizonte B textural bem mais argiloso do que o horizonte suprajacente A. 66- Quanto classificao e geografia dos solos podemos afirmar exceto: a) O solo Glei Tiomrfico apresenta altos teores de enxofre, e isso provoca um grande abaixamento do pH quando o solo seca. Situa-se nas reas litorneas, sob vegetao de mangue ou campos halfilos. b) Os solos Rubrozm tm horizonte A escuro e espesso sobre horizonte B vermelho, e possuem argila de atividade alta e so licos. c) Bruno No Clcico o solo tpico dos sertes nordestinos. O horizonte A tem colorao clara e torna-se endurecido quando seco. d) O Podzlico Amarelo est associado aos Latossolos Amarelos originados do Grupo Barreiras e a sedimentos pobres em ferro. comum nos Plats Litorneos e na Amaznia. e) Os Regossolos so solos caracterizados essencialmente pelo horizonte B Incipiente. 67- Assinale a opo correta a respeito das afirmativas abaixo: O equincio de 21 de maro determina o princpio do outono do Hemisfrio Sul e o da primavera no Hemisfrio Norte. No equador os dias e as noites tm durao igual a 15 horas, durante todo o ano. O fotoperodo o perodo total de iluminao, o qual inclui os crepsculos matutino e vespertino, considerando no local o recebimento de luz solar indireta. a) b) c) d) e) Sim, no, no No, sim, no No, no, no Sim, no, sim Sim, sim, sim

68- Marque V para verdadeiro e F para falso, e assinale a opo correspondente. ( ) No ciclo geogrfico de W. M. Davis so descritas 5 etapas da evoluo do relevo: embrionrio, adolescente, maduro, senil e rejuvenescimento. ( ) Walter Peck foi um dos principais crticos do modelo de Davis, sobretudo ao afirmar que a emerso e denudao aconteciam ao mesmo tempo, atribuindo desse modo a devida importncia aos efeitos processuais. ( ) Conforme o modelo de equilbrio dinmico adotado por J. Hack a morfologia no tenderia necessariamente para o aplainamento. ( ) No modelo de pediplanao a atividade do recuo paralelo das vertentes por um perodo de tempo de relativa estabilidade tectnica permite o desenvolvimento de extensos pediplanos. a) b) c) d) e) V, V, V, V F, F, F, F F, F, V, V F, V, V, V F, V, F, V

69- Das afirmativas a seguir indique a opo correta correspondente. I. Corridas so movimentos com grande velocidade nos quais os materiais constituintes comportam-se como fluidos viscosos. II. Os movimentos de massa que ocorrem na natureza so fenmenos que modelam a paisagem. III. Escorregamentos Rotacionais possuem superfcie de ruptura com forma planar, que em geral, so formadas por descontinuidades. IV. Escorregamentos Translacionais possuem uma superfcie de ruptura na forma cncava e so comuns em declives compostos por material de alterao. a) b) c) d) e) Apenas I, III e IV esto corretas. Apenas I, II e IV esto corretas. Apenas II, III e IV esto corretas. Apenas I e II esto corretas. Todas esto corretas.

Analista - MPU - 2004

16

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

70- Quanto s afirmativas abaixo a respeito do relevo Crstico, indique a opo correta. I. O termo CARSTE (KARST) possui origem servocroata e significa campo de pedras calcrias. Atualmente possui sentido amplo, abrangendo todos os aspectos morfolgicos oriundos de processos de dissoluo encontrados na topografia caractersticas em rochas calcrias ou dolomticas. II. Feies Pseudocrsticas so todas as formas de relevo em atividades elaboradas pelo processo de corroso (qumica) e pelos processos de abatimento (fsico) em rochas calcrias (exemplo: dolinas e uvalas). III. O vocbulo UVALA, de origem eslava, usado para definir uma depresso alongada, provavelmente resultante da coalescncia de duas ou mais dolinas. As uvalas podem apresentar forma de flor, com fundo irregular, apresentando um ou mltiplos sumidouros, podendo se transformar em lagoas temporrias, como outras depresses crsticas. IV. Formas Exocrstica so relevos superficiais do carste desenvolvido nas zonas de absoro das guas. resultante, geralmente, da evoluo do endocarste (abatimento). Apresentam feies negativas: polis, uvalas e dolinas, em contraposio s formas positivas dos macios, mogotes, torres e verrugas. a) b) c) d) e) Todas esto corretas. Apenas I, II e III esto corretas. Apenas I, III e IV esto corretas. Apenas II e IV esto corretas. Apenas III e IV esto corretas.

72- Com relao aos processos erosivos, assinale a opo correta. I. Eroso por salpicamento produzida pelo impacto das gotas de chuva sobre superfcies desprotegidas. Quando a gota da chuva bate no solo molhado remove partculas envoltas com uma pelcula de gua. II. A estabilidade dos agregados do solo desempenha um importante papel na proteo do solo contra a eroso, j que solos com teores de matria orgnica e de argila maiores possibilitam maior coeso e, conseqentemente, menor propenso compactao do solo. III. Os solos arenosos so mais susceptveis eroso laminar devido menor coeso entre as partculas tendendo apresentar eroso em ravinas e voorocas. IV. A eroso por escoamento concentrado pode ser provocada por falta de boa estrutura de solo e pela presena de uma camada impermevel, permitindo que os sulcos formados pouco a pouco sofram deslizamentos e desabamentos, terminando por formar as voorocas. a) b) c) d) e) Apenas I e II esto corretas. Apenas II, III e IV esto corretas. Apenas I, II e III esto corretas. Apenas I, III e IV esto corretas. Todas esto corretas.

73- Os dados em formato raster e vetorial tm as seguintes caractersticas exceto: a) possvel a associao de camadas de forma simples em formato raster. b) No formato raster, quanto menor o pixel maior o espao em disco para gravao. c) O formato vetorial possui menor acuracidade grfica do que o formato raster. d) O formato vetorial possibilita a criao de topologia em rede. e) O formato raster possui uma estrutura de dados simples. 74- Indique a escala aproximada de uma fotografia area, tirada sobre uma plancie, a uma altura de vo de 3000 metros e distncia focal de 88 milmetros. a) b) c) d) e) 1:34.000 1:17.000 1:3.400 1:1.700 1:10.000

71- Quanto ao processo de etchplanao, das afirmativas a seguir, indique a opo correta. I. A etchplanao um processo que apresenta de forma contnua e concomitante atividades de intemperismo qumico e de denudao superficial. II. A etchplanao caracterizada pelo movimento vertical das guas e a presena de um horizonte incipiente de saprolito. III. Uma das caractersticas da etchplanao a presena de uma superfcie basal irregular que pode emergir como proeminncia rochosa. a) b) c) d) e) Apenas I e III esto corretas. Todas esto corretas. Apenas I e II esto corretas. Apenas a I est correta. Apenas a II est correta.

Analista - MPU - 2004

17

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

75- Numere os parnteses de acordo com as definies relativas ao sensoriamento remoto e assinale a opo correspondente. 1. um feixe de energia eletromagntica que transmite a oscilao do campo eletromagntico atravs do espao e da matria. 2. Nmero de bandas espectrais de um sistema sensor. 3. Mensurao da energia eletromagntica refletida ou emitida por um objeto para o intervalo de comprimentos de onda entre o raio-X e as ondas de rdio. 4. Nmero de nveis digitais ou tons usados para representar os dados captados pelo sensor. 5. determinada pela capacidade do detector em distinguir objetos na superfcie terrestre. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Resoluo Espacial Resoluo Espectral Resoluo Radiomtrica Radiometria Radiao Eletromagntica 5, 2, 4, 3, 1 4, 5, 1, 3, 2 4, 5, 2, 3, 1 5, 4, 1, 3, 2 3, 1, 2, 5, 4

77- Avalie as informaes abaixo sobre o processamento digital de imagens de satlite e assinale a opo correta. Os filtros passa alta realam as baixas freqncias da imagem e reduzem as de alta freqncia, isto , produzem uma reduo nas variaes dos nveis de cinza. A transformao IHS envolve uma rotao e uma translao num hipottico espao de atributos do sistema de coordenadas da funo de densidade de probabilidade, produzindo novas variveis conhecidas como componentes ou eixos, que so combinaes lineares das variveis originais. A classificao supervisionada baseia-se nos mtodos estatsticos de anlise de grupos que tm como propsito particionar um conjunto de N entidades em subconjuntos distintos e no vazios, que sejam to homogneos quanto possvel sem a necessidade de fornecer amostras padres. a) b) c) d) e) Sim, no, no No, no, no Sim, sim, sim No, sim, sim Sim, no, sim

a) b) c) d) e)

78- Marque com V as afirmativas verdadeiras, e com F as falsas e assinale a opo correspondente: ( ) Modelo estocstico segue uma lei definida que no a lei das probabilidades. ( ) A Modelagem uma combinao de expresses lgicas, procedimentos analticos e critrios que so aplicados a um conjunto de dados, com o propsito de simular um processo, predizer um evento ou caracterizar um fenmeno. ( ) Um sistema distribudo quando seus parmetros e variveis variam somente em funo do tempo; quando esses componentes variam tambm segundo o espao o sistema dito concentrado. ( ) Os modelos so aproximaes altamente subjetivas no sentido de no inclurem todas as observaes e medies associadas. a) b) c) d) e) F, V, F, V F, V, F, F F, V, V, V F, F, F, F V, F, F, V

76- Das afirmativas a seguir, indique a opo correta. I. Padro uma caracterstica de distribuio e uma descrio de sua estrutura. Tem um aspecto de repetitividade. II. Contigidade a propriedade de compartilhamento de limites comuns. III. A orientao e a vizinhana no so propriedades dos objetos geogrficos. IV. Escala a propriedade que permite a relao de similaridade entre objetos geogrficos e cartogrficos. a) b) c) d) e) Apenas I, II e III esto corretas. Apenas I e II esto corretas. Apenas II e III esto corretas. Apenas III e IV esto corretas. Apenas I, II e IV esto corretas.

Analista - MPU - 2004

18

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

79- Com relao curva espectral de diferentes alvos da natureza no espectro ptico, indique a opo correta: A curva espectral da vegetao fotossinteticamente ativa caracteriza-se por possuir como a maior diferena de reflectncia a relao entre a faixa espectral do azul e o verde. A curva espectral da gua lmpida apresenta valores de reflectncia altos para a faixa do infravermelho. As curvas espectrais dos minerais opacos apresentam os maiores valores de albedo entre os alvos naturais devido presena de bandas de conduo. a) b) c) d) e) A primeira assertiva a nica verdadeira. Somente as segunda e terceira assertivas so falsas. Somente a primeira assertiva falsa. Todas as assertivas so falsas. Somente a terceira assertiva falsa.

80- Das afirmativas a seguir, indique a opo correta correspondente. I. A espectroscopia de imageamento utiliza sensores de alta resoluo espectral adquirindo imagens em um grande nmero de bandas espectrais estreitas, da ordem de uns poucos nanmetros. II. Os radares so sistemas passivos que geram sua prpria radiao na faixa das microondas, cujos comprimentos de onda variam de 1 cm a 1,5 m. Os radares podem operar em diferentes bandas, que se referem aos comprimentos de onda e freqncias das microondas recebidas como eco da superfcie terrestre. III. Os modelos de correo atmosfrica no sensoriamento remoto foram desenvolvidos para estimar a radiao solar retroespalhada no percurso Sol - Terra - sensor, da forma com que captada por um determinado sensor. Quanto aos efeitos atmosfricos pode-se destacar a ocorrncia de dois fenmenos: espalhamento e absoro. IV. As imagens provenientes do Shutte Radar Topography Mission so captadas na faixa do espectro ptico do infravermelho prximo. a) b) c) d) e) Apenas I, III, IV esto corretas. Apenas II, III, IV esto corretas. Apenas I, III esto corretas. Apenas I, IV esto corretas. Todas esto corretas.

Analista - MPU - 2004

19

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

ESAF

Analista - MPU - 2004

24

rea: Pericial - Especialidade: Geografia

You might also like