You are on page 1of 11

Porque que a obesidade facilita o aparecimento de diabetes em pessoas com predisposio hereditria?

? "A obesidade a causa principal da diabetes nos adultos depois dos quarenta anos de idade. Os indivduos gordos sujeitos regularmente a excessos alimentares e ingerindo grande quantidade de alimentos ricos em acar, necessitam de produzir muita insulina para aproveitar e armazenar todo esse acar. A sobrecarga contnua do pncreas, forado a produzir durante anos grandes quantidades de insulina, leva ao seu esgotamento, tornando-o incapaz de funcionar em condies normais."

Diabetes e Obesidade
Os casos de diabetes tipo 2 vm aumentando nos ltimos anos devido, principalmente, obesidade. Se conseguirmos controlar a obesidade, essa incidncia diminuir. Resistir s guloseimas, s embalagens convidativas de salgadinhos e afins, aos coquetis fascinantes, ao fetiche dos pratos exticos, aos criativos apelos publicitrios, no nada fcil. A todo instante somos bombardeados e envolvidos pelas tentaes gastronmicas, que nos remetem ao pecado da gula e ao excesso de peso. Os avanos cientficos nos oferecem condies de ter uma vida mais longa e saudvel. Porm, precisamos dar ateno aos sinais emitidos pelo corpo e mudar nossos hbitos de vida A obesidade uma doena que se caracteriza pelo aumento de peso corporal associado ao aumento de proporo de gordura no organismo em relao ao tecido magro, ou seja, ossos, msculos e vsceras. Vrios fatores podem levar obesidade. Porm, o mais freqente o excesso de ingesto alimentar, acompanhado pela falta de exerccio fsico. uma pena que a maioria das pessoas ao perceber que est engordando no desperte para a importncia da preveno do problema antes que este se torne mais grave. Consultar um especialista, fazer uma avaliao completa do estado do organismo, trocar a vida sedentria por atividades esportivas, optar pela alimentao balanceada podem evitar o constrangimento causado pelo excesso de adiposidade. Hoje a obesidade uma doena crnica, como a hipertenso e o diabetes. A explicao da obesidade simples: durante centena de milhares de anos o ser humano sobreviveu escassez de alimentos e precisava usar muita fora muscular para locomoo e tarefas do dia-a-dia. Somente nos ltimos cem anos, e mais acentuadamente nos ltimos 50, a situao se inverteu. Atualmente, a alimentao abundante, a desnutrio rara e pouco se gasta de energia nos grandes centros urbanos. A Organizao Mundial de Sade classificou o excesso de peso como uma epidemia mundial. Entre os fora de forma esto mais de 300 milhes clinicamente obesos, aqueles com ndice de massa corprea (IMC) acima de 30, associado a uma srie de doenas graves, como problemas cardacos, diabetes, hipertenso e at alguns tipos de cncer. No Brasil, 40% da populao tm excesso de peso e 10 a 15 % tm obesidade, . O problema j mais grave do que a fome. A prevalncia de obesidade tem resultado em aumentos preocupantes tambm na incidncia de diabetes tipo 2. Se no tomarmos atitudes eficientes para conter esta situao, a obesidade ir se constituir num dos maiores problemas de sade pblica.

Complicaes da Obesidade
Diabetes tipo 2 Hipertenso Aumento de lipdios no sangue

Infarto e derrame (AVC) Apnia do sono Alguns tumores (cncer de mama, tero, prstata, vescula). Clculo de viscula Esteatose e at cirrose heptica Refluxo gastroesofgico Problemas psicolgicos Desenvolvimento de hipertenso Diabetes gestacional Osteoartrose A obesidade predispe o organismo a uma srie de doenas, como diabetes tipo 2. O diabetes potencializa outros fatores de risco cardiovascular encontrados com freqncia nas pessoas que esto acima do peso, como a hipertenso e alteraes de colesterol e triglicrides. A obesidade deve ser sempre prevenida e tratada. Emagrecer fundamental no sucesso do tratamento do diabetes. O uso de medicamentos antiobesidade em quem est com sobrepeso indicado. Quem tem diabetes e obesidade mrbida (grau III), a cirurgia baritrica um dos melhores tratamentos. A relao obesidade e diabetes uma relao perigosa. O aumento da massa gordurosa, principalmente abdominal (visceral) est ligada resistncia insulina, ou seja, maior dificuldade da insulina colocar a glicose para dentro das clulas. O problema se agrava se o paciente tiver predisposio gentica para desenvolver diabetes, pois neste caso o pncreas mais suscetvel deficincia na produo de insulina. As estratgias usadas no tratamento da obesidade so as mesmas usadas para quem tem diabetes, com o reforo de tratamentos farmacolgicos. Existem estudos que confirmam que o exerccio fsico e a diminuio do peso, em torno de 7%, levaram preveno do diabetes no longo prazo. lamentvel a dificuldade que a maioria das pessoas encontra para melhorar os hbitos de vida. Mudanas consistentes na alimentao e atividade fsica moderada so a melhor soluo para prevenir, tratar e afastar o fantasma da obesidade. A dieta hipocalrica fundamental, sendo que quem tem diabetes deve restringir ainda mais os carboidratos rapidamente absorvveis, como o acar, doces, e frutas com pouca fibra. Nunca demais afirmar a importncia de mudana de estilo de vida (hbitos alimentares saudveis e exerccios fsicos) continuam sendo a pedra bsica do tratamento. Os medicamentos, tanto os moderadores do apetite, como drogas que diminuam a absoro intestinal de gorduras, podem ser considerados coadjuvantes. Porm, ningum deve fazer uso sem prescrio mdica. A automedicao poder tornar-se perigosa para o organismo. Espera-se que avanos farmacolgicos permitam um grau maior de sucesso no tratamento da obesidade e que tornem possvel a manuteno do peso a longo prazo. No momento, a melhor maneira de tratar a obesidade e o ganho de peso o acompanhamento a longo prazo com nutricionista e mdico especialista.

Acredita-se que num futuro bem prximo poderemos contar com novas descobertas capazes de minimizar o problema. At l, procure melhorar sua qualidade de vida com uma dieta mais adequada, exerccios fsicos e hbitos saudveis de vida. O fundamental querer emagrecer e conscientizar-se de que isso o melhor para a sade fsica e emocional.

Por que a obesidade faz subir a presso? Quanto maior a quantidade de gordura, maior a resistncia passagem do sangue pelos vasos. O corao uma bomba que impulsiona o sangue oxigenado atravs da aorta, a artria que d ramos para irrigar o organismo inteiro. Na pessoa hipertensa, o corao encontra mais resistncia para fazer a corrente sangunea progredir atravs do sistema. Por isso obrigado a fazer mais fora. Faz tanta fora que empurra a aorta para cima e para trs. A distribuio da gordura no corpo pode determinar se existe probabilidade de complicaes cardiovasculares. Quem tem culote, quadril largo, coxas grossas a forma de pra corre menos risco. Quando a gordura est concentrada na barriga corpo em forma de ma a chance de ter ataques cardacos e derrames cerebrais maior. Nos homens, a circunferncia da cintura medida na altura do umbigo no deve ultrapassar os 102 centmetros. Nas mulheres, deve fica abaixo de 88 centmetros. Quando se mede a presso, o aparelho marca dois nmeros. O maior mede a presso sobre as artrias quando o corao se contrai para bombear sangue para o resto do corpo. O nmero menor corresponde presso do sangue sobre as artrias quando o corao est na fase de relaxamento. A pessoa sofre de presso alta quando a mxima for igual ou maior do que 14 e a mnima igual ou maior do que 9. O ideal que a mnima esteja em torno de 8 e a mxima no passe de 12. Para medir a presso, tem uma coisa importante: existem dois aparelhos. O aparelho normal usado para qualquer pessoa. Mas para as pessoas obesas preciso usar outro, que mais longo, ensina o doutor Drauzio Varella. Toda pessoa obesa tem que medir a presso com o aparelho mais longo porque ele d a volta melhor no brao e comprime melhor. Quando descobriu que era hipertensa, em um exame de rotina, Snia levou um susto. Com razo. No Brasil, as doenas do aparelho circulatrio so a principal causa de morte entre as mulheres.

Para mostrar o estrago que a presso alta faz no corao, o doutor Drauzio Varella compara dois coraes. A diferena do corao normal para um corao de um hipertenso est na espessura da parede, do msculo do corao, que muito maior no corao do hipertenso. Por que esse corao fica musculoso? Porque ele tem que vencer a resistncia representada pelas artrias, que vo conduzir o sangue. Ento ele obrigado a fazer muito mais esforo. Com o passar do tempo, ele vai enfraquecendo. E isso vai provocando um aumento das suas dimenses. Toda vez que uma pessoa ganha peso, a presso sobe. E quando ela perde peso, a

presso cai. uma relao ntida. E muitas vezes a perda de peso no precisa ser muito grande, muitas vezes 10%, s vezes 5% do peso, j determina uma reduo da presso arterial, explica o mdico Dcio Mion, chefe da Unidade de Hipertenso do Hospital das Clnicas da Universidade de So Paulo (USP). Para controlar a presso, essencial perder peso. E para perder peso, voc j sabe, tem que comer menos e se exercitar mais. Mesmo emagrecendo, alguns precisam tomar remdio diariamente, s vezes pela vida inteira. chato, mas fundamental para evitar as complicaes da hipertenso. sobre isso que vamos falar semana que vem. At l.
Drauzio Por que a obesidade tem relao to direta com a presso arterial? Dcio Mion O ganho de peso interfere com vrios mecanismos. Um dos mais importantes o sistema nervoso simptico que, entre vrias outras funes, controla a dilatao e a constrio dos vasos. Existem fatores da obesidade que estimulam o sistema nervoso simptico, fazendo com que os vasos se fechem mais e os rins retenham mais gua. Vasos mais estreitos e maior volume so dois fatores que favorecem a elevao da presso arterial.

OBESIDADE CAUSA DOENAS?


A obesidade tornou-se uma epidemia global, segundo a Organizao Mundial da Sade ligada Organizao das Naes Unidas. O problema vem atingindo um nmero cada vez maior de pessoas em todo o mundo e entre as principais causas desse crescimento esto o modo de vida sedentrio e a m alimentao. Segundo Jos Carlos Pareja, mdico especialista em cirurgia de reduo de estmago, a taxa de mortalidade entre homens obesos de 25 a 40 anos 12 vezes maior quando comparada taxa de mortalidade entre indivduos de peso normal. O excesso de peso e de gordura no corpo desencadeia e piora problemas de sade que poderiam ser evitados. Em alguns casos, a boa notcia que a perda de peso leva cura, como no caso da asma, mas em outros, como o infarto, no h soluo. Se voc ainda tem dvidas dos problemas que a obesidade pode trazer, listamos as doenas que, comprovadas por pesquisas cientficas, so geradas pelo excesso de peso. Doenas do corao As primeiras doenas que costumam afetar o obeso so as do corao. Segundo Jos Carlos Pareja, que tambm diretor do Centro de Cirurgia da Obesidade de Campinas (CCOC), o corao de uma pessoa acima do peso tem que trabalhar mais. Se seu peso ideal 70kg, seu corao foi feito para trabalhar num corpo de 70 kg. Se voc pesa 100, ele tem que trabalhar para um corpo de 70 e mais um de 30 e fica sobrecarregado. Entre as vrias doenas do corao est a hipertrofia ventricular, que o aumento do msculo do corao por excesso de trabalho. A hipertrofia pode evoluir para a insuficincia e gerar arritmia e tambm aumenta o risco de um acidente vascular cerebral e morte sbita. A hipertenso outro problema comum entre os obesos. Um estudo americano mostrou que 75% dos hipertensos so obesos. O motivo a alta produo de insulina por isso muitas vezes o obeso no diabtico, mas tem problema com a presso alta. A insulina funciona na manuteno do tamanho dos vasos sanguneos e tambm favorece a absoro de gua e sdio. Uma alimentao no-balanceada somada compresso dos vasos sanguneos resulta na presso alta, que aumenta os problemas no corao. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertenso, o problema a causa de 40% das mortes por acidente vascular cerebral.

SUPER, de Botero. O pintor colombiano costumo desenhar gordinhos em seus quadros.

Trombose Como o corao do obeso funciona com dificuldade, h um mau bombeamento de sangue para o corpo inteiro, gerando doenas ligadas ao sistema vascular. comum que obesos tenham varizes nas pernas e enfrentem um risco maior de ter trombose acmulo de cogulos de sangue dentro de vasos sanguneos. Uma pesquisa publicada no American Journal of Medicine, em 2005, mostrou que os pacientes obesos tinham 2,5 vezes mais chance de ter trombose do que os indivduos no obesos. E esse risco foi maior entre as mulheres obesas do que entre os homens obesos (2,75 contra 2,02, respectivamente) e entre os pacientes obesos com menos de 40 anos, em relao aos mais velhos. Apnia Segundo o endocrinologista Marcio Mancini, presidente da Associao Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Sndrome Metablica (Abeso), a parada respiratria involuntria durante o sono, muito comum entre os obesos, pouco conhecida e muito grave. O problema atinge mais da metade dos obesos mrbidos. A apnia acontece mais nos obesos porque eles tm excesso de gordura na regio do pescoo e a faringe fica mais estreita, facilitando o fechamento involuntrio. Na posio horizontal do corpo durante o sono, a expanso do pulmo para a respirao tambm mais difcil. Mancini explica que quem sofre de apneia no tem um sono normal e enfrenta problemas durante o dia, como cansao, dificuldade de concentrao e at mesmo presso alta. Esteatose heptica o acumulo de gordura no fgado, rgo responsvel pelo metabolismo dos lipdeos, que viram glicose e vo para o sangue. Quando h um excesso de gordura ingerida, o fgado no consegue metabolizar tudo e parte se acumula no rgo, que pode desenvolver cirrose ou fibrose. A cirrose normalmente associada ingesto de lcool, mas neste caso, pode aparecer em pessoas que no bebem. Segundo o endocrinologista Marcio Mancini, um estudo do Hospital das Clnicas de So Paulo mostrou que 67% dos obesos que fizeram a operao de reduo de estmago apresentavam excesso de gordura no fgado e 5,5% deles tinham sinais de cirrose. Aps a cirurgia baritrica, a esteatose desapareceu em 84% e a cirrose, em 75% dos pacientes. Mancini alerta para a dificuldade de diagnstico. Metade dos pacientes que fazem ultrassom no consegue saber que est com essa doena, porque difcil de enxergar. Mas quase todo obeso em fase de obesidade mrbida tem altos nveis de gordura do fgado. Depresso O problema psiquitrico afeta uma grande quantidade de obesos. Segundo o mdico Jos Carlos Pareja, estatsticas mostram que, na populao, 30% das pessoas tero algum tipo de depresso ao longo da vida. J entre os obesos, esse nmero sobre para 89%. So pessoas que sofrem muito com a autoestima, principalmente na adolescncia, uma fase em que importante a socializao. A depresso uma doena to importante quanto a presso alta. Asma A asma est relacionada presena de uma substncia produzida no tecido adiposo chamada eotaxina, capaz de provocar o fechamento dos brnquios. Estudos j mostraram que, quanto maior o ndice de massa corporal, maior a quantidade de eotaxina produzida pelo corpo. Por isso, os obesos sofrem mais de asma. Muitos pacientes meus que tinham graves crises de asma deixaram de ter problemas depois de

perder peso. Para muitos obesos que tm asma, a cura o emagrecimento, diz Marcio Mancini. Ele tambm afirma que as pesquisas americanas sugerem um paralelo entre o crescimento do nmero de obesos e de asmticos nos Estados Unidos, que tm o maior percentual de obesos no mundo. Entre 1960 e 1994, o nmero de americanos obesos aumentou de 12,8 para 22,5%. O nmero de asmticos entre 1980 e 1994 subiu de 3,1 para 5,4%.

BANHO, pintado por Botero em 1989

Infertilidade e gravidez de risco A produo de hormnio anormal das mulheres obesas desencadeia uma srie de problemas relacionados gravidez. A alta taxa de gordura no corpo provoca maior produo de testosterona hormnio masculino , a menstruao fica irregular e a mulher tem mais dificuldade para engravidar. A gravidez da mulher obesa costuma ser de alto risco. Ela pode abortar devido presso alta e o beb tambm pode ser afetado. Um estudo lanado na ltima semana na revista da Associao Americana de Medicina mostrou que as obesas tm o dobro de chance de ter filhos com problemas congnitos, como m formao da medula espinhal (que pode levar a um aborto ou a falta de movimento dos membros inferiores) e do corao. O diabetes do tipo 2, que afeta muitas mulheres obesas, tambm um fator de risco para gerar problemas no sistema nervoso central e no corao do beb. Os resultados de ultrassonografia tambm so mais imprecisos em mulheres obesas, pois a camada de gordura abdominal atrapalha o exame. Neoplasia Esse tipo de crescimento desordenado de clulas, que pode ser benigno ou virar um cncer, facilitado pelo aumento de peso. Obesos tm deficincia de um tipo de linfcito chamamo "natural killer" (assassino natural) que combate clulas mutantes. Muitos casos de cncer so combatidos pelo nosso corpo porque essas clulas atuam em nossa defesa. Mas, no caso do obeso, as clulas no conseguem combater sozinhas e o tumor pode se desenvolver, afirma Marcio Mancini. De acordo com o mdico Jos Carlos Pareja, o aumento de massa corprea um fator de risco para mulheres desenvolverem cncer de mama e de endomtrio. Ele alerta para a dificuldade de diagnstico e de tratamento em pacientes obesos devido camada de gordura muito espessa. O tratamento do cncer em um obeso no mais difcil, mas como o diagnstico pode ser tardio, a cura pode ficar mais difcil. Estudos cientficos j haviam provado a ligao entre alguns tipos de cncer e a obesidade. No ano passado, uma dissertao de mestrado da Faculdade de Medicina da USP mostrou que pacientes obesos que reduziram o tamanho do estmago por cirurgia tiveram a produo de linfcito natural killer aumentada aps seis meses.

HOMEM TOMANDO SUCO DE LARANJA, de Botero

Colesterol alto Os obesos tm baixa taxa de HDL, o colesterol bom que diminui o risco de ataque cardaco e ajuda a remover o colesterol ruim das paredes das artrias. O acmulo de gordura dentro dos vasos pode causa entupimento e at um infarto. Um estudo recente da Universidade Estadual de Campinas apontou que o ndice de colesterol alto, um problema mais comum em adultos, est atingindo tambm os mais novos. Dos quase 2 mil jovens e crianas entre 2 e 19 anos que foram atendidos no Hospital das Clnicas da Unicamp, 44% apresentaram alterao nos nveis de colesterol, e a principal causa foi o excesso de peso. Diabetes do tipo 2 No Brasil, existem de 7 a 8 milhes de pessoas com diabetes do tipo 2. Isso representa 5% da populao, porcentagem que a mdia em outros lugares do mundo. Porm, segundo o mdico Jos Carlos Pareja, mais de 70% dessas pessoas com diabetes tm algum grau de peso acima do normal. O diabetes tem fatores genticos, mas quanto maior o peso de uma pessoa, maior a chance de ele aparecer. Isso acontece porque o aumento do peso e da gordura no corpo ocasiona uma resistncia ao da insulina, o hormnio que auxilia o organismo a regular os nveis de glicose.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI62327-15257,00OBESIDADE+CAUSA+DOENCA.html

Obesidade e o Cncer
A obesidade j considerada um problema de sade pblica devido a sua grande incidncia. A obesidade pode ser considerado como uma doena e seu desenvolvimento pode ser caracterizado por questes genticas e devido a maus hbitos alimentares associado ao sedentarismo. Qualquer tipo de obesidade preocupante, mas aquela onde a gordura localiza-se na regio abdominal considerada a mais perigosa e com maior ndice na probabilidade de desencadear cncer devido ao acmulo de gordura sobre os rgos da regio do abdmen. O organismo possui uma quantidade pequena de hormnios sexual masculino e feminino. J comprovado que em casos de obesidade os nveis desses hormnios sofrem alteraes, gerando assim mais um fator complicante. Pesquisas demonstram que a obesidade pode contribuir para a probabilidade de aumento de cncer. Por exemplo, pessoas com alto nvel de obesidade apresentam alteraes hormonais que contribuem para o aparecimento de clulas cancergenas. Outro fator complicante o tempo gasto para a digesto alimentar, pois, em pessoas obesas, o alimento leva um tempo maior para passar pelo intestino, aumentando a probabilidade do desenvolvimento de cncer no aparelho digestivo. Alm disso, as clulas, inclusive as cancergenas, se desenvolvem mais rapidamente quando a quantidade de calorias no corpo maior.

A atividade fsica, raramente realizada por pessoas obesas, uma das melhores maneiras de preveno, pois, diminui o tempo de transito intestinal, contribui para o metabolismo dos alimentos e para a sade corporal como um todo, diminuindo o potencial cancergeno.

Cncer de mama em obesas As mulheres com excesso de peso, desde que em idade frtil no apresentam maior prevalncia de cncer de mama comparativamente s mulheres de peso normal. No entanto aps a menopausa as obesas tm o dobro da prevalncia de cncer de mama. O risco de morte por cncer de mama aps a menopausa muito maior nas obesas. Para se ter uma idia do que poderia ser evitado (cncer de mama e morte) estima-se que 18.000 mulheres por ano teriam evitado o cncer de mama e morte se o seu peso ficasse dentro de limites razoveis na fase ps-menopausa. Diante deste nmero, os pesquisadores e epidemiologistas passaram a investigar quais os fatores que levam as mulheres obesas menopausadas a terem maior risco de cncer de mama. O primeiro ponto a ser considerado foi a dificuldade dos mtodos de imagem de detectar ndulos mamrios em mulheres obesas. Tanto a mamografia como a ultrassonografia tm dificuldade de visualizao de ndulos em mamas muito volumosas. Outro fator considerado importante o excesso de hormnio feminino (estrognio) nas obesas. Antes da menopausa os hormnios femininos (estradiol, progesterona) so produzidos pelos ovrios, em ritmo cclico, com ovulaes mensais. Com a menopausa cessam as ovulaes, mas os ovrios podem secretar estrgeno por alguns meses. Aps algum tempo os ovrios deixam de secretar o estradiol e os sintomas da menopausa podem surgir. Nas mulheres de peso normal ou pouco elevado a massa de clulas com gordura (adipcitos) pequena. Mas nas obesas o grande nmero de adipcitos pode levar a uma elevada produo de hormnio feminino. Isto porque os adipcitos contm uma enzima (aromatase) que converte outros hormnios circulantes em estradiol e estrona. Este excesso de estrgenos (particularmente estrona) tem sido considerado como um fator cancergeno para as mamas. Cncer de endomtrio A camada de clulas que recobre o interior do tero tende a regredir em espessura e nmero de clulas aps a menopausa. No entanto as estatsticas apontam aumento dos casos de cncer do endomtrio (tero) em obesas comparativamente s pessoas de peso normal. Novamente tal prevalncia mais elevada de cncer do tero em obesas est muito ligada ao excesso de hormnios estrognicos (estradiol, estrona) produzidos pelas clulas adiposas. Os hormnios femininos so estimuladores da proliferao da camada interna do tero. O estmulo permanente para crescimento destas clulas endometriais pode gerar o cncer do tero. Muito se discute sobre o papel, tambm estimulante, da insulina. Em mulhres obesas, com dieta rica em doces, massas, batatas, farinceos (carboidratos) existem aumento da insulina, hormnio do pncreas que regula o acar circulante (glicemia). A insulina muito elevada em conjuno com excesso de estrgenos cria o ambiente hormonal mais propcio de desencadear cncer do endomtrio. Cncer de clon Em mulheres obesas, com baixa atividade fsica, hbitos alimentares restritos a carboidratos e alguma carne, ave, peixe, mas nenhuma verdura, legumes e frutas, surgem

condies favorveis para o cncer de clon. Primeiro porque a dieta muito pobre em fibras e, a partir deste fato, surge a constipao intestinal crnica. Foi documentado, em exames por colonoscopia (visualizao direta do intestino) que os plipos (crescimento de pequenos tumores, geralmente benignos) so mais comuns em obesas do que em mulheres de peso normal. Alm disso, o excesso de carboidratos (muitos doces, farinceos, batatas, etc) desde que haja concentrao de gordura na rea abdominal, leva a um quadro de excesso de insulina. Sabe-se que o cncer clon-retal (do intestino grosso e recto) mais frequente em associao com excesso de insulina e outros hormnios a ela relacionados (IGF-1). As obesas tambm tm baixa produo de um nibus que transporta hormnios femininos pela circulao. A falta deste nibus chamado de SHBG leva ao fato de que o estradiol e a estrona esto mais elevados na sua forma livre, isto , pronto para atuar seja na massa, no endomtrio e na rea do clon. O excesso de energia acumulada e risco de cncer Em toda mulher obesa existe grande quantidade de clulas adiposas, repletas de gordura. um excesso de energia calrica acumulada. Este excesso de gordura leva a mltiplos efeitos no metabolismo de outras clulas, principalmente no maior nvel de radicais livre e possvel dano ao DNA das clulas, induzindo a possibilidade de cncer. Em concluso, mulheres de peso normal, com dieta rica em fibras, pouco carboidrato e muito exerccio, tero menos chance de serem vtimas de vrios tipos de cncer.

Obesidade e doenas relacionadas


Cada vez mais aumenta o nmero de pessoas acima do peso. Com isso, h um aumento tambm no risco de doenas relacionadas obesidade. Segundo dados da Organizao Mundial da Sade (OMS), estima-se que mais de 115 milhes de pessoas sofram de problemas relacionados com a obesidade nos pases em desenvolvimento.
Publicidade

No Brasil, a situao no diferente. Cerca de 40% da populao est acima do peso. Aproveitando que dia 7 de Abril o Dia Mundial da Sade, Cyber Diet mostra quais so as doenas ligadas ao excesso de peso e como evit-las. Sndrome metablica A sndrome metablica o conjunto de trs ou maisdoenas associadas ao excesso de peso ouobesidade. mais freqente em pessoas com excesso de gordura na regio abdominal, a chamada gordura visceral. Este tipo de gordura est relacionado com a incidncia maior de doenas. As doenas ligadas sndrome metablica so hipertenso arterial, resistncia insulina, colesterol elevado, reduo do HDL (colesterol bom) e aumento do LDL (colesterol ruim), triglicrides elevado e intolerncia glicose.

O tratamento para a sndrome metablica baseado em eliminao de peso, prtica de atividade fsica, e em certos casos necessrio o uso de medicamentos. Hipertenso Arterial A hipertenso arterial ocorre quando h um aumento da presso, podendo ocasionar vrios problemas cardiovasculares. O risco de desenvolver a hipertenso em pessoas acima do peso muito maior do que em pessoas com peso adequado. Porm, existem outros fatores que contribuem para que esta doena se desenvolva: excesso no consumo de sdio, de lcool e sedentarismo. O tratamento da hipertenso deve basear-se numa alimentao balanceada nutricionalmente, contendo todos os nutrientes, prtica de atividade fsica e evitar o consumo de lcool, sal e sdio em excesso. Resistncia Insulina A resistncia insulina ou hiperinsulinemia uma doena onde h um aumento na produo de insulina, que um hormnio produzido pelo pncreas, para tentar manter os nveis de glicose sangnea normais. Assim, os nveis de glicemia esto freqentemente normais, mas a insulina est elevada. Este um fator de risco para o diabetes tipo 2 e resulta em algumas alteraes como diminuio do HDL-colesterol e aumento do triglicrides. Diabetes No Brasil, cerca de 17 milhes de pessoas (10% da populao) esto diabticas. O diabetes caracterizado pelo aumento de glicose no sangue por deficincia de insulina ou por resistncia insulina. Existem 2 tipos: tipo I (insulino-dependente), geralmente adquirida por fatores genticos e tipo II (no insulino-dependente), comumente causada pela obesidade e outros fatores ambientais. Podemos citar alguns fatores de risco, como histrico familiar de diabetes, sedentarismo, obesidade, doenas coronarianas e outros. O diabetes diagnosticado atravs do exame de sangue. A faixa de normalidade da glicemia de 70 a 110mg/dl e o tratamento deve ser baseado em alimentao especfica, juntamente com prtica de atividade fsica e alguns casos o uso de medicamentos prescritos pelo mdico, como hipoglicemiantes orais ou insulina. A preveno do diabetes tipo II pode ser feira atravs da manuteno do peso ideal, prtica de atividade fsica, no fumar, controlar a presso arterial e evitar medicamentos que possam agredir o pncreas, como cortisona e diurticos. Colesterol elevado O colesterol total composto pelas fraes: HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim) e triglicrides. Ele tambm diagnosticado atravs do exame de sangue, sendo normal at 200mg/dl. Os nveis aumentados de colesterol total, LDL-colesterol (>200 mg/dl) e triglicrides (>150mg/dl) podem acarretar em entupimento de veias e artrias causando o infarto e derrame.

Como preveno deve-se evitar gordura saturada, presente em produtos de origem animal, como manteigas, leite integral e derivados, carnes gordas, pele de frango, frituras em geral etc. As fibras da alimentao e a prtica de atividade fsica tambm contribuem para a normalizao dos ndices de colesterol. Para prevenir doenas e ter uma vida saudvel basta ter uma alimentao adequada e praticar atividade fsica, reduzindo assim o excesso de peso. Por isso, comece j a se reeducar! Por: Roberta dos Santos Silva Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Catlica de Santos CRN-3 14.113

You might also like