You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC CURSO DE ENGENHARIA QUMICA

ANDRE BIAVA COMIN BIANCA RAUPP PEREIRA CINTIA MAXIMO DE SOUZA ELOISA CONTESSI CONSENSO KARINA MARTINELLO MARIANA BORGES POLLA PAULA SILVEIRA BETTIOL RICARDO RECCO DE MEDEIROS RODRIGO MIRANDA VANUSA SYNTIA LIMA PESSOA

DETERMINAO EXPERIMENTAL DE VISCOSIDADE

CRICIMA, JULHO DE 2012.

ANDRE BIAVA COMIN BIANCA RAUPP PEREIRA CINTIA MAXIMO DE SOUZA ELOISA CONTESSI CONSENSO KARINA MARTINELLO MARIANA BORGES POLLA PAULA SILVEIRA BETTIOL RICARDO RECCO DE MEDEIROS RODRIGO MIRANDA VANUSA SYNTIA LIMA PESSOA

DETERMINAO EXPERIMENTAL DE VISCOSIDADE

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Qumica da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, solicitado na disciplina de Fenmenos de Transporte I, pelo Profo. Dr. Michael Peterson

CRICIMA, JULHO DE 2012.

SUMRIO

1. INTRODUO A viscosidade o atrito interno em um fluido. As foras viscosas se opem ao movimento de uma do fluido em relao outra. A viscosidade a razo pela qual voc realiza um esforo para remar em uma canoa se deslocando em guas calmas, porm se no existisse viscosidade voc tambm no poderia remar. Os efeitos da viscosidade so importantes para o escoamento atravs de tubos, para o escoamento do sangue, para a lubrificao de diversas partes das mquinas e para muitas outras situaes. Um Fluido viscoso tende a aderir sobre uma superfcie slida em contato com ele. Existe uma camada fina chamada de camada limite do fluido nas proximidades da superfcie, ao logo da qual o fluido esta praticamente em repouso em relao a superfcie slida. por esta razo que as partculas de poeira podem aderir sobre as lminas de um ventilador, mesmo quando gira rapidamente, e por isso voc tambm no pode eliminar toda sujeira do carro simplesmente jogando a gua de uma mangueira sobre ele (BRODKEY, 1967) A lava um exemplo de escoamento de um fluido com viscosidade. A viscosidade diminui com o aumento da temperatura: quando mais quente a lava, mais facilmente ela pode se escoar. Uma poro do fluido que possui a forma abcd em um dado instante possuir a forma abc`d` em outro instante e vai se tornando cada vez mais distorcida a medida que o movimento continua. Ou seja, o Fluido sofre uma contnua deformao de cisalhamento. Para manter este movimento necessrio aplicar uma fora constante f aplicada da direita para a esquerda sobre a placa superior e uma fora de mdulo igual aplicada da direita para a esquerda sobre a placa inferior para manter o escoamento estacionrio. Sendo A a rea de cada placa, a razo F/A a tenso de cisalhamento exercida sobre o fluido (WHITE 1991). Os fluidos que se escoam velozmente, como a gua e a gasolina, possuem viscosidades menores do que as viscosidades dos fluidos pegajosos, tais como mel e o leo de motor. As viscosidades dos fluidos so fortemente dependentes da temperatura, aumentando para os gases e diminuindo para os lquidos a medida que a temperatura aumenta. A reduo das variaes da viscosidade com a temperatura um objetivo importante no projeto de leos para serem usados como lubrificantes de mquinas. A lei de Stokes refere-se fora de frico experimentada por objectos esfricos que se movem no seio de um fluido viscoso, num regime laminar de nmeros de

Reynolds de valores baixos. Foi derivada em 1851 por George Gabriel Stokes depois de resolver um caso particular das equaes de Navier-Stokes. De maneira geral, a lei de Stokes vlida para o movimento de partculas esfricas pequenas, movendo-se a velocidades baixas. A lei de Stokes pode ser escrita da seguinte forma:

onde: a fora de frico, r o raio de Stokes da partcula, a viscosidade do fluido, e a velocidade da partcula.

A condio de baixos nmeros de Reynolds implica um fluxo laminar, o qual pode traduzir-se por uma velocidade relativa entre a esfera e o meio, inferior a um certo valor crtico. Nestas condies, a resistncia que oferece o meio devida quase exclusivamente s foras de atrito que se opem ao deslizamento de camadas de fluido sobre outras a partir da camada limite aderente ao corpo. A lei de Stokes foi comprovada experimentalmente numa multitude de fluidos e de condies (HINZE 1959). Se as partculas esto a cair verticalmente, num fluido viscoso, devido ao seu prprio peso, pode-se calcular a sua velocidade de sedimentao, igualando a fora de frico com a fora de gravidade.

onde: Vs a velocidade de sedimentao das partculas (velocidade lmite) g a acelerao da gravidade, p a densidade das partculas e f a densidade do fluido.

2. FUNDAMENTAO TERICA

O movimento dos fluidos e um dos problemas de maior complexidade dentro da Fsica, tanto na observao experimental como na descrio terica. Esta complexidade esta ligada ao fato de se estar lidando com um sistema que possui um numero muito grande de constituintes, que se reflete no numero de variveis necessrias para a sua descrio matemtica (WHITE 1991). 2.1 Vazo Designa-se por vazo o volume de determinado fluido que passar por uma seo de um conduto que pode ser livre ou forcado por unidade de tempo. E a rapidez com que um fluido escoa [1]. A vazo instantnea, ou seja, a vazo em um ponto em um determinado instante, pode ser determinada utilizando:

2.2 Viscosidade dos lquidos A viscosidade () e a propriedade fsica que caracteriza a resistncia de um fluido ao escoamento. Nos lquidos, a viscosidade vem do atrito interno, isto e, das forcas de coeso entre molculas relativamente juntas [2]. Para calcular a viscosidade do fluido em escoamento laminar, utiliza-se a seguinte relao:

2.4. O principio de Bernoulli O principio de Bernoulli descreve o comportamento de um fluido movendo-se ao longo de uma linha de corrente e traduz para os fluidos ideais (aqueles que no apresentam viscosidade e atrito) o principio da conservao de energia. Em qualquer momento, esta energia consta de trs componentes: cintica, devida a velocidade que o fluido possua; potencial gravitacional, que se deve a altitude que o fluido possua; e, energia de fluxo, que e a energia que o fluido contem correspondente a presso que possui. A equao de Bernoulli, para uma situao geral, e descrita por:

2.5 Viscosidade

Imagine dois corpos slidos em contato se movimentando um em relao ao outro, logo se desenvolve uma fora de atrito na superfcie de contato, em direo oposta ao movimento. Para mover-se uma mesa sobre um piso, por exemplo, necessrio aplicar uma fora sobre a mesa, na direo horizontal de intensidade tal que supere a fora de atrito. A intensidade da fora requerida para movimentar a mesa depende do coeficiente de atrito entre mesa e o piso (HINZE 1959). Existe uma propriedade que relaciona a matria e representa a resistncia interna de um lquido ao movimento ou fluidez, e essa propriedade definida como viscosidade. Para obter uma relao para a viscosidade, considere-se uma camada fluida entre duas placas paralelas muito grandes (ou de maneira equivalente, duas placas paralelas imersas em um corpo lquido grande) separadas por uma distncia l. Aplica-se ento uma fora F constante na placa superior, paralela a ela enquanto a placa inferior mantida fixa. Aps o tempo inicial, observa-se que a placa superior se move continuamente sob a influncia desta fora, com velocidade constante V (BRODKEY, 1967). O fluido em contato com a parte superior da placa prende-se superfcie da placa e move-se com ela a mesma velocidade; a tenso de cisalhamento que age sobre esta camada fluida :

Onde A a rea de contato entre a placa e o fluido. Observa-se que a camada fluida deforma-se continuamente sob a influncia da tenso de cisalhamento. O clculo diferencial e integral conclui que a taxa de deformao de um elemento do fluido equivalente ao gradiente de velocidade du/dy (Ver Figura 1). Alm disso, verifica-se experimentalmente que para a maioria dos fluidos, a taxa de deformao (e, portanto, o gradiente da velocidade) diretamente proporcional tenso de cisalhamento .

Figura 1 Comportamento de um fluido com escoamento laminar entre duas placas paralelas quando a placa superior move-se com velocidade constante. FONTE: Cimbala e engel, Mecnica dos Fluidos

Os fluidos para os quais a taxa de deformao proporcional tenso de cisalhamento so chamados de fluidos newtonianos, em homenagem a Sir Isaac Newton, que os definiu primeiro em 1687. A maioria dos fluidos comuns tais como gua, ar, gasolina e leos so fluidos newtonianos. Sangue e plsticos lquidos so exemplos de fluidos no newtonianos (BRODKEY, 1967). No escoamento cisalhante unidimensional de fluidos newtonianos, a tenso de cisalhamento expressa pela seguinte relao linear.

Para fluidos no newtonianos, a relao entre tenso de cisalhamento e taxa de deformao no-linear. A inclinao da curva no grfico versus du/dy denominada viscosidade aparente do fluido. Fluidos para os quais a viscosidade aparente aumenta com a taxa de deformao (como solues de amido ou areia em suspenso) so chamados de fluidos dilatantes; e os que se comportam de maneira oposta (o fluido tornando-se menos viscoso medida que o cisalhamento aumenta, tais como em algumas tintas, solues de polmeros e fluidos com partculas em suspenso) so denominados fluidos pseudoplsticos (HINZE 1959).(Ver Figura 2)

Na mecnica dos fluidos e na transferncia de calor, a razo entre viscosidade dinmica e densidade aparece freqentemente. Por convenincia, essa razo denominada viscosidade cinemtica e expressa como = /. Duas unidades comuns da viscosidade cinemtica so m2/s e stoke (1 stoke = 1 cm2/s = 0,0001 m2/s).

Figura 2 Variao da tenso de cisalhamento com a taxa de deformao dos fluidos newtonianos e no newtonianos. FONTE: Cimbala e engel, Mecnica dos Fluidos

2.5.1 Viscosidade Dinmica ou Absoluta: () Propriedade que determina o grau de resistncia do fluido fora de cisalhamento, ou seja, a dificuldade do fluido em escoar. Seja o comportamento de um elemento fluido entre 2 placas infinitas (HINZE 1959). A placa superior move-se a velocidade constante (u), sob a influncia de uma fora aplicada Fx.

Figura 3 Deformao de um Elemento de Fluido Fonte:http://pt.scribd.com/doc/48052753/FENOMENO-DE-TRANSPORTE

2.5.2 Viscosidade Cinemtica: () Razo entre a viscosidade dinmica e a massa especfica.

2.6. Nmero de Reynolds: (Re)

Nmero adimensional, obtido pela razo entre as foras de inrcia e as foras viscosas. Caracteriza o comportamento global do escoamento de um fluido. Tipos de escoamento: - Escoamento laminar ( em tubulaes Re 2300 ) - Escoamento turbulento (Re > 4000)

Figura 4: Possvel classificao da mecnica dos fluidos


Fonte:http://pt.scribd.com/doc/48052753/FENOMENO-DE-TRANSPORTE

2.7 Determinao de viscosidade por meio do Copo Ford


o Copo Ford infere-se a viscosidade do fluido a partir da medida do tempo gasto para esvaziar o reservatrio (o copo). um mtodo simples, rpido e que requer um pequeno volume de amostra de fluido. Assim, ele muito utilizado industrialmente. Apesar de medir somente a viscosidade do fluido temperatura ambiente, ele bastante adequado para fluidos que sujam ou aderem, como tintas e vernizes dada facilidade de limpeza. As dimenses do Copo Ford utilizado na experincia e detalhes do gicl (orifcio) esto na Fig. 7. O princpio de funcionamento baseia-se na equao de Poiseuille. Assim, o princpio operacional do Copo Ford similar ao do viscosmetro capilar. Em primeira aproximao pode-se supor um regime de escoamento quase-permanente durante o esvaziamento do copo e ainda desprezar qualquer perda no copo. Assim, somente as perdas no escoamento atravs do orifcio, onde a velocidade maior, sero consideradas. Ainda mais, se os efeitos de acelerao devidos ao desenvolvimento do perfil -se afirmar que a diferena de presso do escoamento atravs do orifcio (gh), sendo h a altura do fluido no copo (o orifcio descarrega o fluido na atmosfera):

3. OBJETIVO GERAL

Determinar a viscosidade absoluta de um fluido a partir da velocidade de descida de uma esfera neste fluido, contido num tubo de vidro vertical.

2.2 Objetivos Especficos

Determinar a diferena da viscosidade de um fluido puro e uma soluo do mesmo com diferentes substancias.

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4.1. Materiais utilizados Tabela 1 Materiais utilizados Materiais Copo Ford Basto de Vidro Esptula Balana analtica Multmetro; CMC Silicato de sdio gua

4.2. Procedimento Adicionou-se 600 ml de gua em um Bquer e adicionado g de Albita. Agitado para dissolver todo o material e medido a viscosidade por meio de um copo Ford. Em seguida foi dividida esta soluo em dois bqueres adicionados nessa mesma soluo 1g de CMC e medido a viscosidade novamente. Em outro bquer foi colocado novamente 9 ml de silicato de sdio e medido a viscosidade novamente. Os resultados esto na tabela 1.

Tabela 1. Viscosidade medida com os materiais. Medida Materiais 1 Medida 1 2 gua + Albita gua + Albita + CMC 2 Medida 3 Medida Mdia Medidas

gua +Albita + Silicato

Conforme tabela 1 quando foi adicionado CMC na suspenso, a viscosidade aumentou. Porm quando foi adicionado Silicato de Sdio a viscosidade diminuiu. Silicato de sdio, tambm conhecido como vidro lquido e gua de vidro, encontrvel em soluo aquosa e na forma slida, um composto de frmula Na2SiO3, utilizado em cimentos, proteo passiva ao fogo, refratrios, produo de txteis e madeira [1]. Os ps cermicos, quando misturados em meio lquido, apresentam elevadas energias superficiais, atravs das foras de van der Waals, atuando no sentido da desestabilizao das suspenses, formando aglomerados. Para eliminar esses efeitos, so utilizadas substncias que buscam neutralizar essa reatividade entre as partculas. Essas substncias so denominadas defloculantes, podendo atuar segundo trs mecanismos bsicos: estabilizao eletrosttica, estrica e eletroestrica. Dentre os defloculantes mais utilizados pela indstria cermica, o silicato de sdio tem importante destaque, por seu baixo custo e considervel efeito defloculante atravs do mecanismo de estabilizao eletrosttica [2]. O silicato de sdio tem a propriedade de baixar a viscosidade das suspenses cermicas, pois aumentam o efeito de repulso das partculas, ou seja, substitui os ctions bivalentes por ctions monovalentes. Caso seja acrescentado uma quantidade muito grande de silicato de sdio acontece um efeito chamado sobre defloculao, aumentando a viscosidade novamente.

5. APRESENTAO DOS RESULTADOS

6. CONSIDERAES FINAIS

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

7. REFERENCIAS [1] - BIRD, R.B.; Armstrong, R.C. and Hassager, O.; Dynamics of Polymeric Liquids, John Willey, 1987. [2] Viscosidade nos liquidos. Acessado em <http://www.ufsm.br/gef/FluRea06. htm>, em 08 de abril de 2011. [3] Condutancia de tubos de vacuo. Acessado em: <http://webbif.ifi.unicamp.br/ apostilas/f640/Experimentos.pdf>, em 09 de maio de 2011. [4] Equacao de Bernoulli. Acessado em: <http://pt.scribd.com/doc/52149881/32/ %E2%80%93-EQUACAO-DE-BERNOULLI>, em 09 de maio de 2011. [5] Viscosidade, turbulencia e tensao superficial. Acessado em <http://www.if.ufrj. br/teaching/fis2/hidrodinamica/viscosidade.html>, em 11 de maio de 2011

You might also like