You are on page 1of 19

GRANDES NOMES DA GESTO

QUEM FORAM? CONCEITOS INTRODUZIDOS? OBRA?


BRUNO JOS DA SILVA BRANCO
Aluno N 20001095

RESUMO: Este trabalho procura dar a conhecer de uma forma no exaustiva a vida e obra de alguns dos mais importantes gestores do ltimo sculo. Sero tambm dados a conhecer os conceitos introduzidos por cada um deles na rea da gesto, e o seu contributo para a evoluo desta disciplina.

INSTITUTO POLITCNICO DE COIMBRA


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL JUNHO DE 2006

NDICE
1. Introduo 2. Os Grandes Nomes da Gesto Henri Fayol Frederick Taylor Max Weber Douglas Mcgregor Abraham Maslow Peter Drucker Igor Ansoff Chris Argyris Warren Bennis Alvin Toffler Philip Kotler Henry Mintzberg Tom Peters Kenichi Ohmae Michael Porter Peter Senge Gary Hamel 3. Bibliografia Pg. 3 Pg. 3 Pg. 3 Pg. 4 Pg. 5 Pg. 6 Pg. 6 Pg. 7 Pg. 9 Pg. 10 Pg. 11 Pg. 12 Pg. 13 Pg. 13 Pg. 14 Pg. 15 Pg. 16 Pg. 17 Pg. 18 Pg. 19

1. INTRODUO
As ideologias que orientaram o evoluir da gesto, surgiram na primeira metade do ltimo sculo. A evoluo desta disciplina, foi e tem vindo a ser comandada pelo aparecimento de sucessivas vagas de princpios orientadores, que no entanto colocam normalmente em causa as ideologias impostas em outras fases. De ento para c, as ideias impostas por outros pensadores, em pouco so inovadoras. A revoluo das tecnologias de informao tem tido na gesto um impacte idntico ao da Revoluo Industrial no princpio do sculo. A introduo de novos conceitos obedece a uma lgica de stop and go, entre as variveis eficincia vs. eficcia, semelhante aos ciclos de recesso vs. expanso da economia. A primeira metade do sculo foi dominada pela doutrina da administrao cientfica do trabalho (Frederick Taylor) e da estrutura organizacional (Henri Fayol e Max Weber). Foi a era da eficincia produtiva, onde pontificaram lderes como Henry Ford ou Alfred Sloan. Visando combater o fenmeno da desumanizao do trabalho, os anos 60 consagraram a escola das relaes humanas, baseada nas investigaes de pioneiros como McGregor, e de continuadores como Argyris e Bennis. Nos anos 70 regressaram as preocupaes hard, como a obsesso pela planificao ou pela qualidade. No incio dos anos 80 veio o contraponto. Peters e Waterman lanam a excelncia, um tributo a competncias soft, como o servio ao cliente e a gesto humanista. No final da dcada de 80 regressou o primado da eficincia, devido a uma conjuntura econmica adversa. Foram anos tristemente celebrizados pela onda de despedimentos macios, seguidos, j nos anos 90, da rpida ascenso e queda do conceito de reengenharia, que salientou a importncia dos processos. Hoje, como contraponto aos excessos cometidos neste perodo, as empresas apostam na valorizao dos recursos humanos. A conjuntura econmica mais favorvel tem ajudado. Por isso, no surpreende que os conceitos de gesto em voga sejam ideias simpticas como a inovao, a criatividade ou a gesto do conhecimento. Agora que se anuncia uma nova tempestade econmica coloca-se em questo se a eficcia (orientao para as pessoas) dar mais uma vez lugar eficincia (orientao para os resultados).

2. GRANDES NOMES DA GESTO HENRI FAYOL (1841-1925)


De certa forma, Henri Fayol foi o primeiro pensador da gesto. De origem francesa, Fayol licenciou-se em Engenharia de Minas em St. Etienne e foi trabalhar para a empresa de minas Commentry-Fourchamboult-Dcazeville, onde permaneceu entre 1888 e 1918. Fayol desenvolveu uma carreira paralela como terico de gesto.

Estudou as qualificaes dos gestores, e o papel da gesto na sociedade de ento. Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da actividade empresarial e a definir as principais actividades do gestor: planear, organizar, comandar, coordenar e controlar. Fez a ligao entre a estratgia e a teoria empresarial e sublinhou a necessidade de aprofundar a gesto e cultivar qualidades de liderana. um modelo que ainda hoje permanece vlido. As seis funes ou reas bsicas eram: produo, comercial, financeira, contabilidade, gesto e administrativa e segurana.

Figura 1: Henri Fayol

Conceitos Introduzidos
- Estrutura organizacional; - Princpios da gesto.

Bibliografia
- General and Industrial Management (1949)

FREDERICK TAYLOR (1856-1917)


Falecido em 1917, Frederick Winslow Taylor foi o pai da gesto cientfica e do conceito de produo em massa. Depois da licenciatura em Engenharia Mecnica no Stevens Institute of Technology, ascendeu a engenheiro-chefe da Midvale Steel Company, passando a directorgeral da Manufacturing Investment Company. Em 1893 foi para Nova Iorque trabalhar como consultor de engenharia. Introduziu teoria da gesto cientfica que consistia numa anlise temporal das tarefas individuais permitindo melhorar a performance dos trabalhadores. Depois de identificar os movimentos necessrios para cumprir uma tarefa, Taylor determinava o tempo ptimo de realizao de cada um deles, numa rotina quase mecnica.

Figura 2: F. Taylor

A mxima de Taylor era de que s havia uma maneira eficaz de desempenhar uma tarefa, pelo que cabe aos gestores fazerem a superviso do trabalho, recompensando ou

punindo as pessoas de acordo com o seu desempenho. Logo, as duas funes bsicas do gestor so planear e controlar. Apesar de os conceitos de Taylor serem hoje encarados como pouco dignificantes do trabalho humano, a sua contribuio foi relevante, porque encorajou os gestores a terem em conta a natureza do trabalho e a melhor forma de gerir as pessoas e os recursos.

Conceitos Introduzidos
- Gesto Cientfica. Bibliografia - The Principles of Scientific Management (Harper and Row, 1947).

MAX WEBER (1864-1920)


Nasceu na Alemanha em 1920. Foi socilogo e economista poltico, comeou a sua carreira como advogado e mais tarde foi professor de Economia nas Universidades de Freiburg, Heidelberg e Munique. Na rea das teorias da gesto, dedicou-se fundamentalmente ao estudo da burocracia nas empresas. O facto de ter considerado mais eficiente o modelo organizacional burocrtico, caracterizado por regras rgidas e por sistemas de controlo e hierarquias, no significava que ele fosse seu defensor. Weber apenas observava a realidade do mundo industrial emergente, no qual o modelo de liderana carismtica com apenas uma figura dominante na gesto, se revelaria pouco adequado s mudanas a longo prazo.

Figura 3: Max Weber

Hoje, afirma-se que o modelo burocrtico estudado por Weber no tem vida prpria. No entanto, parece que ele veio para ficar em muitas empresas que, mesmo hoje em dia, desprezam a inspirao, em nome da eficincia, subjugando os indivduos s regras de uma mquina burocrtica. O seu livro mais lido continua a ser a tica Protestante e o Esprito do Capitalismo, uma teoria incisiva que relacionou os imperativos morais protestantes, nomeadamente calvinistas, e o advento do capitalismo.

Conceitos Introduzidos
- Modelo burocrtico da organizao.

Bibliografia
- tica Protestante e o Esprito do Capitalismo (Allen and Unwin, 1930); - Teoria Social e Econmica da Organizaes (The Free Press, 1924).

DOUGLAS MCGREGOR (1906-1964)


Psiclogo social especialista em comportamento humano, doutorado pela Universidade de Harvard e professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), tornou-se famoso pelas suas teorias X (gesto autoritria) e teoria Y (gesto participativa) criada em 1960. A primeira assume que as pessoas so preguiosas e que necessitam de motivao, pois encaram o trabalho como um mal necessrio para ganhar dinheiro. A segunda baseia-se no pressuposto de que as pessoas querem e necessitam de trabalhar. Um argumento contra as teorias X e Y o facto de elas serem mutuamente exclusivas.

Figura 4: D. Mcgregor

Antes da sua morte, McGregor estava a desenvolver a teoria Z, que sintetizava as teorias X e Y nos seguintes princpios: emprego para a vida, preocupao com os empregados, controlo informal, decises tomadas por consenso, boa transmisso de informaes do topo para os nveis mais baixos da hierarquia, entre outros.

Conceitos Introduzidos
- Teorias de motivao X e Y

Bibliografia
- The Human Side of Enterprise (McGraw-Hill, 1960); - Leadership and Motivation (MIT Press, 1966); - The Professional Manager (McGraw-Hill, 1967).

ABRAHAM MASLOW (1908-1970)


Faleceu em 1970, para alm de ter sido um grande estudioso do comportamento, Abraham Maslow licenciou-se na Universidade de Wisconsin em psicologia, fez o doutoramento na Universidade de Columbia e leccionou na Brandeis University, em Massachusetts. Teve uma carreira repleta de descobertas acerca da motivao e da

personalidade, que transcenderam a psicologia acadmica tradicional e se estenderam para os campos mais vastos da gesto e do marketing. Maslow ficou mais conhecido pela hierarquia das necessidades, divulgada em 1943. Inventou o conceito de pirmide das necessidades, segundo o qual, uma vez satisfeitas as necessidades fisiolgicas bsicas da alimentao ao desejo de um ambiente seguro e estruturado, as necessidades mais elevadas de auto-estima e realizao pessoal podem ser preenchidas. Para Maslow existe uma hierarquia natural entre a natureza das necessidades, nenhuma delas absoluta: quando uma delas preenchida, a preocupao com a sua satisfao desaparece.

Figura 5: A. Maslow

As suas questes-chave eram: o que que as pessoas pretendem da vida? De que que necessitam para serem felizes? O que que faz com que procurem certos objectivos? E, em termos mais concretos, o que que as faz seguir fielmente Hitler ou Estaline? Aps a publicao de diversos artigos acerca da motivao humana, publicou, aos 35 anos, o texto mais influente da sua carreira, que centrava a teoria da motivao no que designou por pirmide ou hierarquia das necessidades humanas.

Conceitos Introduzidos
- Hierarquia das necessidades.

Bibliografia
- Motivation and Personality (Harper and Row, 1970).

PETER DRUCKER (1909-2005)


Em Novembro de 2005, falece aquele que para muitos foi, o pai da gesto. Economista, analista financeiro, jornalista, conferencista, consultor, autor e professor, tentou sempre ter uma postura simples. Austraco, estudou na Alemanha, e trabalhou em Londres. Emigra para os Estados Unidos aos 26 anos. Aqui foi sempre considerado o grande embaixador da tradio intelectual europeia. Viajava assiduamente para a sia, particularmente para o Japo: pais cuja cultura o fascinava. Considerado um grande guru da gesto, sempre recusou ostentar este ttulo. Inventou

a Gesto como disciplina e definiu as funes do gestor moderno. Desenvolveu ideias como as da privatizao e da gesto por objectivos. Drucker tinha a capacidade de prever as mudanas na sociedade, percebendo assim tambm as implicaes que estas alteraes iriam provocar nas empresas, e na prpria sociedade. A ele se deve o diagnstico de "descontinuidades" como a ascenso dos fundos de penses no capital das empresas cotadas ou a emergncia dos trabalhadores do conhecimento. Foi o primeiro a alertar que os trabalhadores so os donos do activo (o conhecimento) mais precioso da sociedade actual que ele apelidou de ps-capitalista.

Figura 6: P. F. Drucker

No seu entender, a gesto fundamentalmente uma cincia social que lida com pessoas e cujo mbito no se confina ao mundo empresarial. Apesar de todas estas contribuies, Peter Drucker, com a sua proverbial modstia, recusava o ttulo de pai do Management. Drucker dividiu o trabalho dos gestores em seis tarefas: definir objectivos, organizar, motivar, comunicar, controlar, formar e motivar pessoas. Nos ltimos anos, estudou o tema da gesto de organizaes no lucrativas.

Conceitos Introduzidos
- Da gesto por objectivos gesto de trabalhadores qualificados.

Bibliografia
- Concept of the Corporation (John Day, 1946); - The New Society (Heinemann, 1951); - The Practice of Management (Harper and Row, 1954); - Managing for Results (Heinemann, 1964, 1989); - The Age of Discontinuity (Heinemann, 1969); - Management - Tasks, Responsibilities, Practices (Heinemann, 1974); - Innovation and Entrepreneurship (Heinemann, 1985); - The New Realities (Heinemann, 1989, 1990); - Post Capitalist Society (Heinemann, 1993); - Managing in a Time of Great Chang (Heinemann, 1995).

IGOR ANSOFF (1918-2002)


Nasceu na Rssia, foi Engenheiro e Matemtico. Concentrou os seus estudos no problema de administrar organizaes perante os impasses ambientais, tornando-se o foco central de ateno da sua carreira. Acabaria, no entanto, por optar pela carreira acadmica no Carnegie Institute of Technology, onde publicou o best-seller Corporate Strategy, hoje considerado a bblia do planeamento estratgico. Na sua ptica deveria existir um mtodo prtico para a tomada de decises estratgicas no mbito de uma empresa, mtodo este comum a todas as empresas. Para Ansoff, a Administrao estratgica "a parte da Figura 7: I. Ansoff administrao que desenvolve o potencial de lucros futuros de uma empresa ao assegurar que esta actue em mercados que tenham condies de satisfazer os seus objectivos, oferea produtos/servios desejados por esses mercados e oferea os seus produtos/servios de forma a assegurar uma vantagem competitiva". Ansoff diferencia a Administrao Estratgica daquilo que ele chama de Gerncia Operacional, que : a rea da Administrao que, graas ao potencial dos lucros, optimiza a rentabilidade de uma empresa com o desenvolvimento de uma produo, distribuio e marketing eficientes para os produtos/servios criados pela Administrao Estratgica. Alm disso, Ansoff introduziu o termo "sinergia" no vocabulrio da administrao, sendo que ele o explicou de maneira simples: "2 + 2 = 5". O seu principal contributo para a gesto foi a criao do modelo ou Matriz Ansoff, de planeamento estratgico, baseado na expanso e diversificao empresariais atravs de uma sequncia de decises. Na base do modelo esto os conceitos de anlise de desvios, diferena entre o previsto e o realizado, e de sinergia, aproveitamento das competncias combinadas de dois departamentos ou empresas.

Conceitos Introduzidos
- Gesto estratgica. - Anlise de desvios. - Sinergia.

Bibliografia
- Corporate Strategy (McGraw-Hill, 1965); - Business Strategy (Penguin Books, 1969); - Behavior of US Manufacturing Firms 1946-65, com R. J. Brandenburg, F. E. - Portner, H. R. Radosevich (Vanderbilt University Press, 1971);

- From Strategic Planning to Strategic Management, com R. Hays e R. Declerck (John Wiley and Sons, 1976); Strategic Management (Macmillan, 1979); - Implanting Strategic Management (Prentice-Hall, 1984, 1990).

CHRIS ARGYRIS (1923-1995)


Nasceu em 1923, Chris Argyris foi professor de Comportamento Educacional e Organizacional na Harvard University desde 1971, tambm leccionou na rival Yale University, na cadeira de Administrao Industrial. Por vezes apelidado romntico pelos colegas, Argyris foi considerado uma autoridade mundial na rea de comportamento organizacional. Argyris argumentava que as empresas dependem fundamentalmente das pessoas e do seu desenvolvimento individual. A tarefa de uma empresa consiste em assegurar que as pessoas esto motivadas e que maximizam todo o seu potencial. Figura 8: C. Argyris Das suas pesquisas resultaram dois conceitos-chave: single loop learning, no qual a organizao capaz de detectar e corrigir os seus erros de forma a cumprir os objetivos delineados, e "double loop learning", quando a organizao se serve desse esforo de deteco e correco de erros para mudar as normas, polticas e objetivos que os causaram.

Conceitos Introduzidos
- Aprendizagem empresarial; - Aprendizagem individual e partilhada.

Bibliografia
- Personality and Organization (Harper and Row, 1957); - Organization and Innovation (Irwin, 1965); - Organizational Learning - A Theory of Action Perspective, com D. A. Schon (Addison-Wesley, 1978); - Strategy, Change and Defensive Routines (Pitman, 1985); - Knowdledge for Action - A Guide to Overcoming Barriers to Organizational Change (Jossey-Bass, 1993); -Organizational Learning II - Theory, Method and Pratice, com D. A. Schon (Addison Wesley, 1996).

10

WARREN BENNIS (1925)


Durante os ltimos 25 anos tem sido, com certeza, a pessoa que mais pesquisou a respeito das qualidades e habilidades exigidas pela Liderana. A sua carreira passou pela educao, escrita, consultoria e gesto de empresas. As suas pesquisas iniciais, em 1950, tinham como base a dinmica de grupos de trabalho. Em 1960 explorou novas formas empresariais, as ad hocracias: o oposto de burocracias, libertas da rigidez das hierarquias e de funes suprfluas. A liderana e a relao dos grupos com os lderes estiveram no centro do trabalho de Bennis e, a partir de 1985, dedicou-se exclusivamente a elas.

Figura 9: W. Bennis

Nas suas pesquisas estudou 90 lderes de variados ramos de actividade e identificou quatro competncias comuns: viso; capacidade de comunicao; respeitabilidade; e desejo de aprendizagem. Warren cita que a liderana , a capacidade de criar uma viso inspiradora e de a transformar em aco. Segundo este mentor, as empresas hierarquizadas e burocrticas so estruturas com dificuldades em se readaptar s mudanas to aceleradas dos tempos actuais. A chave da vantagem competitiva de qualquer organizao hoje em dia , segundo este autor a sua capacidade de criar uma estrutura gil, flexvel, compacta, interactiva e capaz de gerar capital intelectual. "Os gestores fazem as coisas de forma certa. Os lderes fazem as coisas certas."

Conceitos Introduzidos
- Liderana; - Ad hocracia.

Bibliografia
- The Temporary Society (Harper & Row, 1968); - Organizational Development - Its Nature, Origins and Prospects (Addison-Wesley, 1969); - The Unconscious Conspiracy (Amacom Press, 1976); - Leaders - The Strategies for Taking Charge, com B. Nanus (Harper and Row, 1985); - On Becoming a Leader (Business Books, 1989); - Reinventing Leadership, com Robert Towsend (Piatkus, 1996).

11

ALVIN TOFFLER (1928)


Nascido em 1928, estudou letras na Universidade de Nova Iorque. Activista poltico radical, participou de diversos movimentos em favor dos direitos humanos nos Estados Unidos. um dos principais analistas de tendncias, cenrios e previses. Depois de se ter formado em Letras na Universidade de Nova Iorque, foi escritor e jornalista, tendo chegado a editor adjunto da revista Fortune. A sua primeira obra de relevo, Choque do Futuro (1970), previa que as empresas se iriam transformar repetidamente atravs da reduo dos nveis hierrquicos e da burocracia, um fenmeno que Toffler designa ad hocracia.

Figura 10: A. Toffler

A viso futura de Toffler era muito diferente da dos principais pensadores dos anos 70, que previam um futuro de cio, aps dcadas de criao de riqueza e de padres de vida elevados. Toffler previu um futuro de insegurana e humildade, no qual a tecnologia iria transformar os mtodos de trabalho, em vez de acabar com o trabalho humano. Choque do Futuro foi o primeiro xito de vendas, mas o livro, A terceira Vaga deulhe notoriedade mundial e marcou a dcada de 80. Comparou a actual revoluo da informao com a agrcola e a industrial do passado. Alvin Toffler passou a ser apelidado visionrio. Os analfabetos do prximo sculo no so aqueles que no sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusem a aprender, reaprender e voltar a aprender

Conceitos Introduzidos
- Ad hocracia; - Ps-industrializao.

Bibliografia
- Choque do Futuro (1970); - A Terceira Vaga (1980); - Os Novos Poderes (1990) - Mudana do Poder (1990); - Guerra e Anti-Guerra (1994); - Criando uma nova civilizao (1994).

12

PHILIP KOTLER (1931)


Kotler sem sombra de dvida a maior autoridade na rea do marketing. Nasceu em Chicago, estudou na Universidade DePaul, mestre em Economia pela Universidade de Chicago, doutorado pelo MIT, professor universitrio e autor de vrios livros e artigos dedicados ao marketing. Na sua ptica o marketing a essncia da empresa. Foi o principal inspirador e divulgador de conceitos de marketing estratgico como ciclo de vida do produto, segmentao do mercado, posicionamento e aferio das atitudes de compra do consumidor. Identificou ainda trs obstculos que uma empresa ter Figura 11: P. kotler que enfrentar de forma a orientar a sua estratgia para o marketing: resistncia organizacional, aprendizagem lenta e esquecimento rpido. Philip Kotler trouxe ao pensamento e escrita do marketing uma orientao analtica e tornou-o numa disciplina academicamente aceite.

As boas empresas vo ao encontro das necessidades; as empresas excelentes criaro mercados "O marketing demora um dia a aprender e uma vida inteira a dominar"

Conceitos introduzidos
- O marketing como funo empresarial central.

Bibliografia
- Marketing Management (Pentice-Hall, 1967, 1972, 1976); - Marketing Professional Services (Prentice-Hall, 1984).

HENRY MINTZBERG (1939)


Nasceu no Canad em 1939. Estudou Engenharia na McGill University de Montreal e na Sloan School of Management do MIT e hoje professor de Gesto na McGill. sobretudo, um dos mais importantes gurus mundiais da estratgia. Mintzberg dirigiu a sua obra para trs temas principais: a elaborao de estratgias; a forma como os gestores distribuem o tempo e como funcionam os seus processos

13

mentais; e como so desenhadas as organizaes para se adaptarem s suas necessidades. No livro The Nature of Managerial Work identificou as seis caractersticas do trabalho do gestor, alertando que o tempo mdio que dedica a cada assunto de apenas nove minutos. Segundo ele, o planeamento estratgico, fica desactualizado assim que terminado. um crtico dos programas de MBA, afirmando que a ideia de poder transformar jovens inteligentes, mas sem experincia, em gestores eficazes durante um curso de dois anos ridcula. Figura 12: H. Mintzberg "A estratgia no se planeia, constri-se"

Conceitos Introduzidos
- A estratgia como profisso; - Papis dos gestores; - Educao em gesto.

Bibliografia
- The Nature of Managerial Work (Harper and Row, 1980); - The Structuring of Organizations (Prentice-Hall, 1979); - Structures in Fives - Designing Effective Organizations (Prentice-Hall, 1983); - Power in and Around Organizations (Prentice-Hall, 1983); - Mintzberg on Management (Collier Macmillan, 1989); - The Strategy Process (HBS Press, 1995).

TOM PETERS (1942)


Nascido em 1942, Tom Peters considerado um dos grandes gurus da gesto. Trabalhou no Pentgono durante dois anos, aps o que tirou um mestrado em Engenharia Civil, na Cornell University, e um MBA, em Stanford. Hoje lidera o The Tom Peters Group, sediado em Palo Alto, na Califrnia. um popular animador de seminrios, na sua maioria sobre a gesto da mudana. O livro Na Senda da Excelncia, foi um marco bibliogrfico na sua carreira por ter sido o best-seller da gesto mais vendido de sempre. Apesar disso, Peters comea o livro seguinte com as palavras: "No existem empresas excelentes.". Neste livro

14

apresenta um estudo de 43 empresas de sucesso, tais como a IBM, a General Electric e a Procter & Gamble, e apresenta o lado favorvel da crise norte-americana, face concorrncia japonesa. O sucesso deste livro levou-o a escrever mais dois livros sob o mesmo tema. Nos anos 90, Tom Peters defende a ideia de que o sucesso empresarial reside nas pequenas empresas, com estruturas simples e em constante comunicao. As marcas so a base do sucesso, sobretudo a marca Voc, porque atrs de qualquer estratgia de sucesso est sempre o indivduo. Figura 13: T. Peters Os chefes so claramente a fonte dos nossos problemas eu ataco-os por uma questo de sobrevivncia

Conceitos Introduzidos
-Excelncia; -Servio ao cliente.

Bibliografia
- Na Senda da Excelncia, com R. Waterman (Harper & Row, 1982); - A Passion for Excellence, com N. Austin (Collins, 1985); - Thriving on Chaos (Alfred Knopf, 1988); - Liberation Management (1992); - The Tom Peters Seminar (Alfred Knopf, 1994); - The Pursuit of Wow (Alfred Knopff, 1995).

KENICHI OHMAE (1943)


Ohmae conhecido como um dos maiores gurus da gesto asitica. licenciado pela Universidade de Waseda, em Tquio e doutorado em Engenharia Nuclear pelo MIT. Nos anos de 80, os seus estudos debruavam-se sobre o pensamento estratgico nipnico e a emergncia de trs blocos econmicos: Europa, Estados Unidos e Pacfico. Mais recentemente nos anos 90, dedica-se anlise da globalizao. Na sua ltima obra defende que so as regies e no os Estados as futuras fontes de crescimento econmico.

15

Ohmae deu a conhecer a verdadeira gesto estratgica do Japo, demonstrando que os japoneses afinal eram humanos, criativos, intuitivos e racionais, contrariando assim muitas das ideias ocidentais acerca deste povo. Explorou ainda as ramificaes da globalizao de forma mais alargada do que qualquer outro pensador da sua poca, definindo os trs C da globalizao das empresas: comprometimento, criatividade e competitividade.

Figura 14: K. Ohmae

Conceitos Introduzidos
- Estratgia e factores-chave para o sucesso; - Pensamento empresarial Japons: - Impacte da globalizao nas naes.

Bibliografia
- The Mind of the Strategist - The Art of Japanese Business (McGraw-Hill, 1982); - The Triad Power (The Free Press, 1985); - The Bordeless World.

MICHAEL PORTER (1947)


Nasceu em Ann Harbour, Michigan, e estudou na Universidade de Princeton, onde se licenciou em Engenharia Mecnica e Aeroespacial. Porter considerado o mais acadmico dos gurus e um dos maiores especialistas mundiais em estratgia. Tem um MBA e um doutoramento em Economia Empresarial, ambos em Harvard, onde Michael Porter passou a professor, com apenas 26 anos. Foi conselheiro na rea da estratgia em muitas empresas norteamericanas e internacionais e tem um papel activo na poltica econmica dos Estados unidos da Amrica. Das suas contribuies para a gesto salienta-se o modelo de anlise estrutural de indstrias, a noo de cadeia de valor e a teoria da vantagem competitiva (para as empresas e para as naes). Do seu trabalho Figura 15: M. Porter resultaram conceitos de estratgia que marcaram a disciplina, como a anlise de indstrias em torno de cinco foras competitivas (ameaa de novas entradas; presso dos produtos substitutos; poder negocial dos fornecedores;

16

poder negocial dos clientes; rivalidade entre concorrentes); e as duas fontes genricas de vantagem competitiva: diferenciao e baixo custo. Em As Vantagens Competitivas das Naes, Porter alargou essa anlise s naes lanando o clebre modelo do diamante. Esta pesquisa permitiu-lhe ser consultor de diversos pases entre os quais Portugal.

Conceitos Introduzidos
-Estratgia; -Competitividade; -Matriz das cinco foras.

Bibliografia
- Competitive Strategy - Techniques for Analysing Industries and Competitors (Free Press, 1980); - Competitive Advantage (Free Press, 1985); - Competition in Global Industries (Harvard Business Scholl Press, 1986); - As Vantagens Competitivas das Naes (Macmillan, 1990); - Strategy - Seeking and Securing Competitive Advantage (Harvard Business Review Books, 1991). - Strategy and the Internet (Harvard Business Review, March 2001)

PETER SENGE (1949)


Peter Senge um dos nomes mais importantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) na rea da gesto. Nascido em 1949, estudou Engenharia em Stanford e dirige a consultora Innovation Associates. A base dos seus estudos a forma como as empresas se devem adaptar a um mundo com uma crescente complexidade e mudanas, afirmando que a viso, os objectivos e os sistemas so elementos fundamentais. A ele se deve a difuso do conceito de aprendizagem organizacional e de organizao que aprende (conhecido mundialmente pela buzzword) que passou a entrar na linguagem de negcios.

Figura 16: P. Senge

Na sua ptica as empresas de sucesso sero aquelas que saibam aproveitar as capacidades de apreenso e de comprometimento de todos; que ele designa organizaes em aprendizagem. Para Senge, os gestores de topo devero encorajar os empregados a estar abertos a novas ideias, a comunicar abertamente, a perceber como que a empresa funciona, a criar uma viso colectiva e a trabalhar conjuntamente, de

17

forma a atingirem os seus objectivos. Em termos simples, a ideia que no basta a empresa ter uma, duas ou algumas cabeas pensantes, mas sim funcionar colectivamente como um organismo que aprende. Senge defende que os novos desafios da nova era exigem no s a transformao radical dos negcios, mas tambm a das escolas e dos governos. Por isso, recomenda a formao de centros de mudana escala global.

Conceitos Introduzidos
- Organizaes em aprendizagem.

Bibliografia
- The Fifth Discipline - The Art and Practice of the Learning Organization, (Doubleday, 1990) - The Fifth Discipline - Fieldbook, com Art Kleiner, Charlotte Roberts, Richard Ross e Brian Smith (Doubleday, 1994).

GARY HAMEL (1954)


Em 1978, Gary Hamel deixou a administrao hospitalar e foi para a Universidade de Michigan, onde se doutorou em Gesto Internacional. Para alm de professor de Gesto Estratgica, consultor de empresas e presidente da Strategos, uma empresa de consultoria mundial. Hamel criou um novo vocabulrio para a estratgia, com conceitos como inteno e arquitectura estratgicas, viso estratgica e competncias centrais. A partir destes conceitos, pode-se criar uma estratgia eficaz, desde que as empresas desafiem a tradio. Ele afirma que hoje em dia, mais do que nunca, as empresas devem assumir riscos, quebrar as regras e inovar.

Figura 17: G. Hamel

Ele incentiva empresrios e administradores a incorporar nas suas empresas pblicas ou privadas uma filosofia revolucionria, que possa ser traduzida por uma constante inovao. Hamel defende que apenas as empresas revolucionrias, capazes de se reinventar constantemente, sero capazes de sobreviver nesta nova economia, que ele chama de Era da Revoluo. De acordo com Hamel, apenas um novo profissional, criativo e talentoso, ser capaz de levar em frente a revoluo que prega na sua obra, pois, daqui para a frente, as empresas precisaro agir como "msseis em busca de oportunidades", sempre procura de novas formas de gerar novas riquezas.

18

Para Hamel a estratgia revoluo. Ou seja, a mudana deve ser uma forma de vida para todas as empresas. A gesto de topo deve dar o exemplo e ouvir os gestores intermdios e operacionais.

Conceitos Introduzidos
- Inteno estratgica; - Competncias centrais; - Arquitectura estratgica.

Bibliografia
- Competing for the Future, com C. K. Prahalad (Harvard Business School Press, 1994).

3. BIBLIOGRAFIA REVISTAS: Os 100 Anos da Gesto, Executive Digest, Outubro de 1998, n 48, pp. 55-122 SITES: http://www.squalidade.com.br/NomesDaE.html http://www.calidad.org/articles/mar97/3mar97.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:%21Esbo%C3%A7os_de_biografias http://www.gurusonline.tv/pt/conteudos/kenichi3.asp http://www.centroatl.pt/edigest/edicoes/ed48cap1.html#3 http://www.centroatlantico.pt/drucker/druckernuminuto.html http://www.janelanaweb.com http://br.monografias.com/trabalhos/a-qualidade/a-qualidade.shtml http://www.monografias.com/trabajos31/desarrollo-organizacionalgerenciamiento/desarrollo-organizacional-gerenciamiento.shtml

19

You might also like