You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PEDREIRAS CESPE DISCIPLINA: PRTICA DE PESQUISA EDUCACIONAL PROFESSOR: ALISON

ON RODRIGUS CURSO: MATEMTICA

PROPOSTA DE PROJETO

PEDREIRAS MA 2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PEDREIRAS CESPE

A IMPORTNCIA DA PARTICIPAO DA FAMLIA NA ESCOLA PARA MELHORAR O DESEMPENHO DOS EDUCANDOS DA 6 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DO TURNO MATUTINO DA ESCOLA ZECA BRANCO NA CIDADE DE PEDREIRAS.

Anglica Leite Monteiro Rafael Veloso da Silva

PEDREIRAS MA 2012

SUMRIO

1. Tema 2. Justificativa 3. Objetivos 3.1. Geral: 3.2. Especficos 4. Sries 5. Disciplinas Envolvidas/Contedos 6. Tecnologias utilizadas 7. Metodologia 8. Etapas do projeto 9. Tempo previsto 10. Produto final 11. Culminncia 12. Avaliao Referncias

1. PROBLEMA

A ausncia da participao da famlia no mbito escolar pode interferir significamente no desempenho do educando?

2. JUSTIFICATIVA

A participao da famlia na escola de fundamental importncia para aumentar o rendimento escolar do aluno. Embora a escola seja responsvel pela transmisso do conhecimento sistematizado, o auxilio da famlia torna essa concretizao possvel. Em virtude da ausncia da famlia na escola fez-se necessrio a elaborao de um trabalho, que venha intervir na metodologia escolar, fazendo com que a famlia tenha um vnculo mais forte com a instituio educacional. Pois, a presena da famlia no recinto escolar e a dedicao dos familiares para com seus filhos, com relao ao desenvolvimento cognitivo dos mesmos, esto diretamente associadas com o progresso do aluno.

Ambas as partes tero de conviver em coletividade para o melhor funcionamento do ensino escolar, consequentemente, melhorando a aprendizagem do discente, aumentando sua segurana em relao ao seu desenvolvimento e ao seu sucesso. Fazendo presente famlia na escola, tanto aluno, corpo docente e a famlia sairo beneficiados, j que, o interesse dos mesmos essencial para aprendizagem do educando.

3. OBJETIVOS

3.1. Geral:
Resgatar a famlia para o ambiente escolar como colaboradores, com o

intuito de incentivar os alunos no seu crescimento educacional. 3.2. Especfico:

Ressaltar a importncia da presena da presena da famlia na escola, para melhorar o aproveitamento da aprendizagem do discente; Promover um ambiente que ajude a aproximar a famlia da escola; Demonstrar as consequncias relacionadas ausncia da famlia na aprendizagem do aluno.

4. SRIES

O projeto ser desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental da 6 serie da Unidade de Ensino Zeca Branco, na cidade de Pedreiras MA.

5. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS/CONTEDOS

O Projeto ser realizado de forma interdisciplinar, onde estaro presentes educao artstica e a histria.

6. TECNOLOGIAS UTILIZADAS

Para a elaborao do Projeto sero utilizados recursos como microfones, caixa amplificadora, aparelho de som, data show, extenses, computador, cadeiras, mesa, papel sulfite, trajes para as peas teatrais.

7. METODOLOGIA

A metodologia ser de forma qualitativa, onde, a partir de uma interao maior da famlia na escola, aumente o interesse do aluno e facilite a absoro do conhecimento.

Um evento festivo ser criado para simbolizar o dia da famlia na escola, onde ocorrero palestras e apresentaes teatrais. Esse evento ser elaborado com aprovao da escola e da famlia, para que aja uma conexo comunicativa maior entre as partes. Na inteno de criar uma interao mais slida.

8. ETAPAS DO PROJETO

O trabalho ser realizado em trs etapas: Na 1 etapa ser necessrio que a escola emita um aviso aos pais, solicitando sua presena na escola para um evento escolar. Na 2 etapa ocorrer a organizao do evento. E na 3 etapa sero feitas as apresentaes por alunos e todo corpo docente, atravs de teatros e palestras, respectivamente, que mostraro a importncia da participao da famlia na escola.

9. TEMPO PREVISTO

O tempo previsto para a realizao do trabalho ser de um ms.

10. PRODUTO FINAL

Aumentar a presena dos pais na escola, para que sejam mais participativos na educao escolar de seus filhos (alunos), fazendo com que estejam presentes nos eventos escolares, no incentivo de intensificar a autoestima no ambiente educacional do discente, aumentando a interao entre aluno, escolar e famlia.

11. CULMINNCIA

O projeto dever ter sua culminncia na primeira semana de julho de 2012.

12. AVALIAO

Mediante a apresentao do projeto obteve-se o xito e os resultados esperados.

REFERNCIAS

CAETANO, Luciana Maria. Relao Escola e Famlia: uma proposta de parceria Instituto de Psicologia / Universidade de So Paulo / USP. Disponvel em: < http://www.seufuturonapratica.com.br/intellectus/_Arquivos/Jul_Dez_03/PDF/Luciana .pdf>. Acesso em: 28 de Jun de 2012. CAIADO, Campos Elen. A importncia da parceria famlia e escola. Disponvel em: <http://educador.brasilescola.com/sugestoes-paisprofessores/aimportanciaparceria-familia-escola.htm >. Acesso em: 28 de jun. de 2012.

DE ANDRADE, Alves Ricardo. Interao famlia e escola: contribuies. Arquivado no curso de Educao na Assoc. Bras. De Odontologia seo Esprito Santo. 19 de novembro de 2008. Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/abaaaafoeaf/interaofamlia-escola-contribuies>. Acesso em: 01 de jun. de 2012.

FERREIRA, Puget Claudia. Importncia da integrao escola: famlia no processo pedaggico.Disponvel em: <http://br.monografias.com/trabalhos3/integracaoescola-familia/integracao-escola-familia.shtml>. Acesso em: 22 de Jun. de 2012.

You might also like