You are on page 1of 5

A msica, como arte e cultura, faz parte do ser humano, e sempre esteve presente na vida das pessoas e dos

povos. um fenmeno universal, surgindo como uma das primeiras manifestaes do ser humano e da vida em sociedade. No h povo que no tenha seus cantos, suas msicas e danas, seu jeito de celebrar as festas da vida, seus ritos, sua cultura enfim. Santo Agostinho j dizia: Cantar prprio de quem ama! Entretanto h vrios tipos de msica e canto, dependendo da finalidade para a qual foi feita: msica para danar, marchar, relaxar, curar, brincar, ninar, trabalhar, produzir mais, msica para rezar e entrar em contato com Deus... A msica feita de som, melodia e ritmo; o canto lhe acrescenta a palavras, o texto, a mensagens, a poesia. A msica que nos coloca em comunho com o divino a chamada Msica religiosa - ela tem ligao com o religioso, o transcendente, o espiritual, os valores do evangelho e do cristianismo. Todos os povos tm o sentimento religioso e buscam de alguma forma entrar em contato com a divindade, expressando-se atravs do canto e da msica. Scouarnec nos interpela: Diga-me o que canta e eu lhe direi em que cr, para afirmar que a msica expresso da nossa f e revela os anseios mais profundos do corao. Assim sendo, a msica religiosa ampla e abrangente, com um carter mais popular, e da qual temos vasto repertrio, pois muitos compositores fazem esse tipo de msica que canta a vida, os valores do evangelho, as virtudes, a f... A chamada Msica Sacra no necessariamente litrgica... mas possui um carter religioso e teve sua expresso mxima com os clssicos, como Bach, Mozart e outros, sendo mais erudita, geralmente a vozes e muitas vezes acompanhada por instrumentos orquestrais; contm desde o Gregoriano at a polifonia clssica, compreendendo diversos gneros e estilos. Pode ser executada na igreja ou fora do culto A este respeito comenta o sacerdote jesuta Thomas Lynch Cullen, em seu livro Msica Sacra, da Editora Musimed: Na Igreja, podemos alegrar-nos com as mudanas que facilitaram a maior participao e, mesma hora, lamentar a perda de tanta riqueza. Mas, cantando, jamais poderemos esquecer estas razes e os valores que constituem a mensagem comunicada pela msica.

A Msica litrgica tem sua raiz na msica religiosa, mas mais restrita, porque tem um fim especfico: acompanha as aes sagradas que realizamos na liturgia, est a servio da Palavra, msica ritual, por estar em funo dos ritos, das aes simblicas que realizamos quando celebramos o Mistrio Pascal de Cristo. Portanto, no dizer de Gelineau: Na celebrao do culto da Igreja, a proposta no de fazer msica, mas de entrar, por meio da arte musical, no mistrio da salvao. Por esta afirmao, j se percebe que no podemos cantar qualquer canto na Celebrao, mas ele deve nos ajudar a mergulhar no Mistrio celebrado, deve nascer da Palavra e do rito. No enfeite, mas parte integrante da liturgia, e assim, quanto mais ligada ao rito e ao litrgica, tanto mais litrgico o canto ; quanto menos falar do que estamos celebrando, tanto menos apropriado... Esta a grande diferena entre a msica religiosa e a litrgica, e que deve ser levada em conta pelos compositores e pelos que escolhem os cantos para a liturgia, sobretudo quando se trata da Celebrao Eucarstica. Quanto mais geral for o contedo da mensagem, o texto do canto, tanto menos serve para a Liturgia, pois nela cada canto tem uma funo prpria, especfica, devendo expressar o Mistrio de Cristo. Cantar a liturgia, mais do que cantar na liturgia o empenho da Igreja hoje, o que exige conhecimento, formao litrgico-musical e vivncia crist. Uma msica que no cheia de si mesma, mas portadora de silncio e adorao. (Gelineau).

Critrios para escolha dos cantos litrgicos


No qualquer canto que se escolhe para as celebraes. Existem cantos litrgicos (para as missas) e cantos mensagem (para outras ocasies, encontros, etc...). As caractersticas do Canto litrgico so: 1. Contedo ou inspirao bblica; 2. Qualquer salmo cantado litrgico; 3. Deve ter melodia fcil; 4. Todos os cnticos litrgicos so personalizados (ritmo prprio, letra prpria e momento prprio); 5. Ter cuidado com as msicas destinadas s partes fixas da Celebrao (Glria, Santo, Pai Nosso, Cordeiro), pois cada um tem o seu contedo prprio e isto da Tradio da Igreja.

Obs: Existem cantos que so o rito e outros que acompanham o rito: IGMR 37, e cantos suplementares: IGMR 26/ D0c 79-318.

As caractersticas a serem levadas em considerao so:


1. Canto de entrada: (IGMR 47) Letra: Deve ser um convite celebrao! Deve falar do motivo da celebrao. Msica: De ritmo alegre, festivo, que expresse a abertura da celebrao. 2. Canto penitencial: (IGMR 51,52) De cunho introspectivo, a ser cantado com expresso de piedade. Deve expressar confiana no perdo de Deus. Letra: Deve conter um pedido de perdo, sem necessariamente seguir a frmula do Missal. Msica: Lenta, que leve introspeco. Sejam usados especialmente instrumentos mais suaves. 3. Canto do glria: (IGMR 53) Letra: O texto deve seguir o contedo prprio da Tradio da Igreja. Msica: Festiva, de louvor a Deus. Podem ser usados vrios instrumentos. 4. Salmo Responsorial: (IGMR 61) (Doc 79-302) Letra: Faz parte integrante da liturgia da palavra: tem que ser um salmo. Deve ser cantado, revezando solo e povo, ou, ao menos o refro. No pode ser trocado por um canto de meditao. Salmo prprio do dia ou outro texto bblico de acordo com a liturgia do dia. Msica: Mais suave. Instrumentos mais doces. 5. Aclamao ao Evangelho: (IGMR 62-64) (Doc 79-302) Letra: Tem que ter ALELUIA (louvor a Jav), exceto na Quaresma. um convite para ouvir; o anncio da Palavra de Jesus. Deve ser curto, e tirado do lecionrio, prprio do dia. Msica: De ritmo vibrante, alegra, festivo e acolhedor. Podem ser usados outros instrumentos.

6. Canto das oferendas: (IGMR 74)(doc 79-319) um canto facultativo. A equipe decide e combina com o padre. Caso no seja cantado, oportuno um fundo musical (exceto Advento e Quaresma), at que as ofertas cheguem at o altar, cessando ento, para que se oua as oraes de oferecimento que o padre rezar, ento, em voz alta. Letra: No to necessrio que se fale de po e vinho. Pode falar do oferecimento da vida, etc... Msica: Melodia calma, suave. Uso de instrumentos suaves. 7. Santo: (Doc 79-303) um canto vibrante por natureza. Letra: Se possvel seguir o texto original, indicado pela Tradio da Igreja. Msica: Que os instrumentos expressem a exultao desse momento e a santidade Tremenda de Deus. Deve ser sempre cantado. 8. Doxologia: Por Cristo, com Cristo e em Cristo uma hora muito importante e solene. o verdadeiro e prprio ofertrio da missa. cantado apenas pelo Sacerdote. O AMM conclusivo, a sim cantado pelo povo o mais importante da Missa e deve ser cantado ao menos aos finais de semana. 9. Pai-Nosso: (Doc 79-309,306) Pode ser cantado, mas desde que com as mesmas e exatas palavras da orao. No de diz o Amm, mesmo quando cantado. 10. Canto da Paz: um canto facultativo. (Doc 79-322) 11. Cordeiro de Deus: (IGMR 83) (Doc 79-310) Pode ser cantado com melodia no muito rpida e sempre com as mesmas palavras da orao. 12. Canto de Comunho: (IGMR 86-87) (Doc 79-314) um canto processional, para se cantar andando. Letra: Preferncia que tenha sintonia com o Evangelho e que seja Eucarstica. Msica: Processional, toada, balada, etc...

13. Meditao ou Louvor: (IGMR 88)(Doc 79-320) Se for o caso, se canta dando graas, louvando e agradecendo o encontro com o Senhor e com os Irmos. No entanto, que se tenha tempo de silncio profundo e de adorao e intimidade com o Senhor. Instrumentos mais doces e melodia lenta e que leve a adorao. 14. Canto final: No previsto no Missal Romano. para ser cantado aps a Bno Final, enquanto o povo se retira da Igreja: o canto de despedida. Letra: Deve conter uma mensagem que levaremos para a vida, se possvel, referente ao Evangelho do dia. Msica: Alegre, vibrante. Podem ser usados outros instrumentos. Rogrio Gomes!

You might also like