You are on page 1of 18

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Centro de Cincias Tecnolgicas - CCT Curso de Engenharia de Controle e Automao

TRABALHO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

PEDRO VIEIRA GURGEL DA SILVA

Fortaleza 2012

RESUMO

Esse relatrio foi produzido em base das atividades do estgio realizado na fabrica alimentcia J R M B Indstria e Comercio de Alimentos Ltda. utilizando comercialmente o nome fantasia Cangus, que tem como funo a produo e distribuio de pipocas e salgadinhos de milho de diversos sabores.

O estgio consiste em acompanhar os procedimentos de manuteno e atualizao das maquinas da fabrica oferecendo oportunidade para desenvolver, na pratica, os conhecimentos adquiridos no curso, que serviram para um maior e melhor aprimoramento profissional.

SUMRIO

1. INTRODUO .........................................................................................1 2. A EMPRESA ..............................................................................................2 2.1 Administrao ................................................................................2 2.2 Produo ........................................................................................3 2.3 Envasamento (Embalagem) ...........................................................6 2.4 Mecnica e manuteno.................................................................8 2.5 Estoque ..........................................................................................9 3. O ESTGIO .............................................................................................10 4. CONCLUSO .........................................................................................12 BIBLIOGRAFIA .........................................................................................13

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Produo de salgadinhos ................................................................4 Figura 2: Canhes de pipoca industrializada ..............................................5 Figura 3: Vista das linhas de ensacadoras e do estoque.................................6 Figura 4: Linha de ensacadoras ......................................................................7 Figura 5: rea da mecnica ...........................................................................8 Figura 6: Estoque e carga e descarga de mercadorias ....................................9 Figura 7: Estoque da linha de produo .........................................................9

1. INTRODUO

A fabrica est no mercado alimentcio desde 1999, utilizando o nome fantasia Cangus. A fabrica at 2011 tinha sua produo dividida em dois endereos, Euzbio, responsvel pela a fabricao da pipoca e a outra situada na Barra do Cear onde era responsvel pela fabricao dos salgadinhos de milho. Assim dificultando a administrao, fazendo com que a expanso da marca Cangus s fosse realizada aps a juno da mesma no novo endereo. No comeo s era produzido pipoca industrializada e salgadinhos de milho com sabor de queijo, tendo seu mercado somente direcionado para Fortaleza. Devido concorrncia e a exigncia do mercado, A Cangus sentiu a necessidade de fornecer novos sabores, a partir de 2001, todos os anos lanado novos sabores no mercado, hoje tendo os mais variados sabores: Queijo, Requeijo, Churrasco, Pizza, Galinha Caipira, Bacon, Cebola, Presunto e outros. Seus produtos entram no mercado em dois tipos de embalagem, a popular e a metalizado, sendo a primeira voltada aos consumidores de baixa renda. Nos dias de hoje sua distribuio feita alm de Fortaleza, todo o interior do Ceara e parte do Piaui. Sendo que o produto mais vendido o salgadinho de milho em embalagem popular.

2. A EMPRESA

2.1 Administrao

O setor de administrao conta com os seguintes cargos:

- Controle de estoque

o procedimento no qual adotado par fiscalizar, registrar e gerir a entrada e sada de produtor e mercadorias da empresa, gerenciamento de carga e descarga de mercadorias.

- Planejamento e controle da manuteno (PCM)

Tendo como objetivo o Gerenciamento de Manuteno, fazendo o Planejamento e Controle de Manuteno, organizando atividades, planejar e programar o uso da mo de obra e dos equipamentos ao longo da fabrica.

- Planejamento e Controle de Produo (PCP)

O planejamento realizado na atividade do setor de produo no qual necessrio controlar a quantidade e o tipo do produto a ser fabricado junto ao planejamento comercial. Tem-se tambm o objetivo de melhorar a produo e evitar desperdcios. 2

- Funo Comercial e Financeira

Tendo como funo principal a gesto de compra e venda de mercadoria e o gerenciamento dos recursos financeiros utilizados pela empresa.

2.2 Produo

Essa rea responsvel pela a fabricao do produto em si sendo diferenciado por dois tipos de produtos, salgadinho e pipoca industrializada. A produo separada em setores onde cada um deles responsvel por preparar o produto final atravs da manipulao das matrias primas (milho e derivados do milho) o produto final. Essa manipulao dividida em subsetores responsveis por preparar as misturas iniciais (no caso do salgadinho de milho), a expanso do milho (para a confeco da pipoca) e a confeco final do produto onde o mesmo assado e posteriormente adicionado os diferentes sabores.

2.2.1 Salgadinhos de milho

A fabricao do salgadinho de milho (figura 1) comea com a homogeneizao da farinha de milho em silos e depois transportado atravessa de rosca transportadora a uma das estressoras para o cozimento, com a adio de agua a farinha submetida alta presso e temperatura e depois comprimida por um orifcio onde fatiada dando a forma de concha. Aps o a farinha ser cozida, a mesma transportada para silos rotativos aquecidos para secar e adicionado o tempero. Depois desse processo o salgadinho j est pronto para o envasamento e consumo.

Figura 1: Produo de salgadinhos

2.2.2 Pipoca

O processo da fabricao pipoca consiste em submeter semente do milho a alta presso e temperatura atravs de um equipamento chamado Canho (figura 2). Tendo a temperatura e presso nas condies ideais faz uma abertura rpida do compartimento criando uma exploso do milho dando ao mesmo j o formato final do produto. Aps a expanso do milho, o produto transportado at silos rotativos e aquecido para a secagem, depois adicionado o tempero e envasado.

Figura 2: Canhes de pipoca industrializada

2.3 Envasamento (Embalagem)

O setor de envasamento (figura 3) responsvel por finalizar o processo de produo tendo como objetivo condicionar o alimento em um recipiente que contem informaes do produto (validade, peso liquido, composio) em sacos plsticos onde assegurada a quantidade do produto a ser envasado e o tipo do sabor em embalagem distinta.

Figura 3: Vista das linhas de ensacadoras e do estoque

Acima da linha de ensacadoras existe depsitos (figura 4), aonde os sabores que vem da linha de produo ficam a espera de ser ensacados em sua devida embalagem.

Figura 4: Linha de ensacadoras

2.4 Mecnica e manuteno

Na mecnica, como pode ser visto na figura abaixo, responsvel por realizar manutenes corretivas e preditivas em equipamentos avariados. Tambm responsvel pelo armazenamento de peas e matrias utilizado para reposies.

Figura 5: rea da mecnica

2.5 Estoque

Setor onde so armazenadas as mercadorias (figura 6 e 7) antes da distribuio. A distribuio realizada atravs de carretas prprias e terceirizada, onde tem como objetivo distribuir principalmente para todo o interior do ceara e para a capital Fortaleza.

Figura 6: Estoque e carga e descarga de mercadorias

Figura 7: Estoque da linha de produo

3. O ESTGIO

O acompanhamento da manuteno realizado, diariamente, no cho de fabrica junto ao responsvel da manuteno. Tendo como objetivo observar os equipamentos mais crticos em relao importncia para a produo e seu nvel de dificuldade para efetuar a manuteno.

O PCM criado a partir do principio que os equipamentos s tm interveno da manuteno quando apresenta falhas ou quando necessita de uma manuteno preventiva dada atravs dos vcios da maquina ou calendrios de vistorias e substituio de leo e peas desgastadas.

Com a necessidade de atualizao e modificao do processo de secagem dos produtos, foi comprada uma secadora de esteira com resistncia eltrica e novos silos de aplicao de tempero.

Um suporte foi fabricado na rea da mecnica para suportar a esteira secadora e os silos. Devido a custos altos no mtodo de aquecimento por resistncia eltrica e por a fabrica j conter sistema de gs butano, ser realizada uma modificao no sistema de aquecimento da esteira, onde passar a ser utilizado gs por ter o custo mais baixo.

Recentemente houve uma substituio de extrusoras mecnicas por extrusoras automatizadas e controladas atravs de inversores, por passar a ser um sistema mais complexo, operrios de produo receberam atualizaes para operar o novo sistema. 10

No setor de envasadores, maquinas com antigos sistemas de controle trabalha junto com maquinas mais modernas, onde possvel ver a diferena entre sistema de sincronismo mecnico em funcionamento em relao aos novos CLP.

O processo de expanso da pipoca industrializada ainda muito ultrapassado, todo o processo funciona de forma artesanal, com alto grau de ociosidade dos funcionrios, j que uma vez colocado o gro do milho em cada equipamento, o mesmo requer cerca de 15 minutos para cada ciclo de produo. Tambm se tem que o processo gera muita insalubridade sonora, a cada abertura da tampa do canho, a presso liberada rapidamente gerando um estrondo muito alto.

11

4. CONCLUSO

A automao industrial tem como sua funo nas indstrias aperfeioar processos, maximizar a produo com o menor consumo de energia e/ou matrias primas e reduzir o esforo ou a interferncia humana sobre esse processo ou mquina. Na fabrica onde foi realizado o estgio, o sistema est em processo de aprimoramento e modernizao, o processo de produo e controle da fabrica ainda no possui uma automao de nvel efetivo para aprimorar o processo e diminuir cada vez mais o contato humano com o produto final. Para o processo de fabricao da pipoca, o mercado no dispe de formas mais higinicas, autnoma e com menos insalubridade sonora de obter o produto final. Para a recepo da pipoca (Figura 4) poderia ser feito um estudo para a elaborao de um receptor de pipoca menos exposio ao ar e contato humano. Esse estgio me proporcionou acima de tudo, aplicar conhecimentos adquiridos na faculdade no cho de fabrica, onde pude ver que problemas reais exigem formas de resoluo onde necessrio o conhecimento acadmico como tambm o adquirido com longos perodos de manipulao das maquinas.

12

BIBLIOGRAFIA

Histrico da Fabrica CANGUS. Disponvel em: < http://www.cangus.com.br/historico.html>. Acesso em: 27 de maro de 2012.

13

You might also like