You are on page 1of 25

ESTUDOS DA TRADUO NO BRASIL: REFLEXES SOBRE TESES E DISSERTAES ELABORADAS POR PESQUISADORES BRASILEIROS NAS DCADAS DE 1980 E 1990

(Translation Studies in Brazil: Some Reflections on a Survey of Theses and Dissertations Written by Brazilian Researchers in the 1980s and 1990s) Adriana PAGANO (Universidade Federal de Minas Gerais) Maria Lcia VASCONCELLOS (Universidade Federal de Santa Catarina)
RESUMO: Tomando como base os dados do CD-ROM Estudos da Traduo no Brasil / Translation Studies in Brazil, publicado em 2001, este artigo examina a produo de teses e dissertaes sobre traduo por pesquisadores brasileiros, sob a perspectiva de sua localizao temporal e institucional, observando-se modalidades de pesquisa realizada e a tendncia quanto afiliao terica dos trabalhos. O mapa obtido a partir da anlise dos dados cotejado com o mapa desenhado por Holmes (1972; 1988), com relao aos Estudos da Traduo no contexto europeu, a fim de se refletir sobre a especificidade da produo acadmica sobre traduo no contexto brasileiro. PALAVRAS-CHAVE: Estudos da Traduo; Brasil; Pesquisa; Afiliaes tericas. ABSTRACT: Based on the data gathered in Estudos da Traduo no Brasil / Translation Studies in Brazil, a CD-ROM published in 2001, this article examines theses and dissertations on translation by Brazilian researchers from the perspective of their historical and institutional location, with a view to identifying the different modes of research carried out and trends regarding the theoretical affiliation of the works. In order to characterize the academic production on translation in the Brazilian context, the map drawn from the data analysis is correlated to the map drawn by Holmes (1972; 1988) for Translation Studies in Europe. KEY-WORDS: Translation Studies; Brazil; Research; Theoretical affiliation.

D.E.L.T.A., 19:ESPECIAL, 2003 (1-25)

D.E.L.T.A., 19:ESPECIAL

1. Introduo
Este artigo analisa parte dos resultados do trabalho realizado pela coordenao do Grupo de Trabalho (GT) de Traduo da Anpoll Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Letras e Lingstica, no binio 2000-2002, no que concerne ao levantamento e mapeamento das atividades de pesquisa em traduo, nas sub-reas de Letras e Lingstica, nas Instituies de Ensino Superior (IES) brasileiras, no perodo compreendido entre as dcadas de 1980 e 1990. O trabalho de levantamento e mapeamento peridico das atividades de pesquisa em traduo no pas atende aos anseios dos membros do GT, conforme manifestados e discutidos em diversas reunies do GT e nos Encontros Nacionais e Internacionais de Tradutores organizados pela ABRAPT (Associao Brasileira de Pesquisadores em Traduo), e representa uma tentativa de se organizar as informaes relativas pesquisa em traduo desenvolvida no pas e de se documentar esse trabalho. As presentes reflexes se baseiam numa publicao recente em CDROM Estudos da Traduo no Brasil / Translation Studies in Brazil (Pagano et al., 2001) , um banco de dados bilnge, em formato eletrnico, contendo os resumos e dados identificadores das teses e dissertaes na rea de traduo, defendidas por pesquisadores brasileiros no pas e no exterior, projeto viabilizado atravs dos meios eletrnicos de comunicao, armazenamento e reproduo eletrnica. A publicao resultado de um dos projetos desenvolvidos pelo GT de Traduo ao longo dos anos 2000 e 2001, que consistiu no levantamento dos resumos das teses e dissertaes, a partir de uma chamada para que os pesquisadores submetessem seus dados e da organizao dos dados coletados num banco passvel de ser consultado atravs de um sistema de busca por autor, ttulo e palavra-chave. Cumpre esclarecer, inicialmente, a natureza e a abrangncia do levantamento aqui discutido. Parte-se do pressuposto de que um mapa no o territrio mapeado; ou seja, trata-se de uma representao, de um quadro sinptico, atravs do cotejamento de uma configurao construda para fins do mapeamento em outra configurao que se depreende do terreno a ser representado. Assim, o mapeamento ir, necessariamente, ser (i) influenciado pelo construto a partir do qual o mapeamento feito e (ii) limitado pela cobertura no exaustiva do territrio. Com relao ao item (i), o construto utilizado o mapeamento realizado por Holmes (1988), com relao aos Estudos da Traduo no contexto europeu, apresentado por

PAGANO & VASCONCELLOS: ESTUDOS DA TRADUO NO BRASIL

Holmes pela primeira vez no Setor de Traduo do Terceiro Congresso Internacional de Lingstica Aplicada, realizado em Copenhagen, em 1972 (reproduzido em forma grfica, abaixo); com relao ao item (ii), feita uma tentativa de mapeamento dos resumos de trabalhos (teses e dissertaes) de pesquisadores brasileiros, defendidos nos diversos Programas de Ps-Graduao em Letras e Lingstica, nas IES Brasileiras (pblicas e privadas) e no exterior, embora apesar do intenso trabalho de captao no tenha sido possvel incluir a totalidade da produo da rea no mbito da pesquisa realizada. Acredita-se, ainda assim, que este mapeamento inicial pode fornecer indicaes relevantes quanto aos rumos e tendncias da pesquisa em traduo no Brasil, que se evidencia, desde o incio, como um trabalho altamente diversificado e fragmentado quanto sua afiliao institucional a diferentes programas de ps-graduao, o que nos relembra a apreciao de Pym (1999:35) sobre o carter nmade (homeless) dos Estudos da Traduo.

1.1. Objetivos
Em funo do exposto, definem-se, assim, os objetivos deste trabalho: (i) responder aos anseios da rea, manifestados ao longo da ltima dcada, quanto documentao de informaes referentes pesquisa em Estudos da Traduo no Brasil; (ii) realizar um mapeamento, a partir do CD-ROM publicado em 2001, investigando, principalmente, as modalidades de pesquisa realizada e a tendncia quanto afiliao terica dos trabalhos, com uma reflexo sobre os movimentos das dcadas de 1980 e 1990, tendo-se em vista os dados refletidos pelo mapeamento, que localizam o incio da produo a partir de 1980.

1.2. Abrangncia e natureza do mapeamento


O recorte feito para a produo deste artigo privilegia um mapeamento realizado em bases temporais, espaciais e tericas. Pretende-se, assim, dar visibilidade s datas de realizao das defesas das teses e dissertaes, ao espao institucional onde a pesquisa foi desenvolvida, e ao espao terico onde a pesquisa se instala. (Tabelas referentes a estes aspectos so apresentadas no Anexo).

D.E.L.T.A., 19:ESPECIAL

1.3. Metodologia
Levando-se em considerao a natureza dos dados analisados, isto , arquivos em formato eletrnico passveis de serem analisados atravs de softwares de corpora, num momento inicial, um levantamento de dados feito, a partir da utilizao do software WordSmith Tools, para identificar palavras-chave com base na freqncia de ocorrncia das mesmas no corpus. Tambm utilizada a estrutura do banco de dados do CD-ROM publicado, a qual previu o campo palavras-chave em sua construo. Os termos mais freqentes visam alimentar a discusso da abrangncia temporal, espacial, terica e por orientao acadmica do mapeamento. A seguir, feita uma explorao dos dados levantados, tanto em seus aspectos quantitativos, quanto qualitativos.

2. Anlise quantitativa dos dados


A anlise quantitativa utilizada para definio (i) do nmero de resumos cadastrados, em nvel de mestrado, doutorado e livre-docncia; (ii) da distribuio das teses e dissertaes pelas diferentes IES; (iii) da data de defesa dos trabalhos; e, finalmente, (iv) do nmero total de resumos por IES.

Figura 1: Nmero e distribuio dos resumos cadastrados

PAGANO & VASCONCELLOS: ESTUDOS DA TRADUO NO BRASIL

2.1. Nmero de resumos cadastrados


Foram cadastrados um total de 95 (noventa e cinco) resumos, incluindo-se trabalhos de mestrado, doutorado e livre-docncia. Sua distribuio visualizada na Figura 1. Como pode ser observado, no corpus levantado abrangendo o perodo estudado (dcadas de 1980 e 1990), a concentrao majoritria dos resultados da pesquisa se deu em nvel de mestrado, com 54 dissertaes registradas, isto , 56,8% do total. No entanto, o nmero de teses de doutorado, 39, isto 41,1%, revela-se tambm bastante significativo. Tendo-se em vista o estgio embrionrio dos Estudos da Traduo no Brasil nas dcadas em questo, esperar-se-ia um nmero de teses de doutorado bem inferior. Todavia, a grande expanso dos Estudos da Traduo no contexto internacional nas dcadas consideradas parece ter tido uma repercusso direta no Brasil. Por outra parte, a pouca freqncia de teses de livre docncia est relacionada com o fato de ser esta uma modalidade demandada por carreiras docentes apenas em algumas poucas instituies no pas.

2.2. Distribuio das teses e dissertaes pelas diferentes IES


Levando-se em conta as consideraes feitas acima em relao representao de um mapa diante de um territrio a ser mapeado, observamos

Figura 2: Nmero total de resumos por instituio acadmica

D.E.L.T.A., 19:ESPECIAL

que, conforme ilustra a Figura 2, os 95 resumos cadastrados se distribuem, quanto instituio na qual a tese ou dissertao foi defendida, em 4 universidades federais (UFMG, UFSC, UFRJ e UFRGS), 4 universidades estaduais (USP, UNICAMP UNESP (campi Rio Preto e Araraquara) e , UECE) e 3 universidades catlicas (PUC-SP PUC-RIO e PUC-RS). Foram , registrados trabalhos de doutoramento defendidos em 5 universidades estrangeiras nos Estados Unidos, Alemanha, Blgica e Canad. A Figura 3 abaixo mostra a distribuio de teses de doutorado e dissertaes de mestrado por instituio acadmica:

Figura 3: Distribuio da pesquisa nas diversas instituies acadmicas

2.3. Data de defesa dos trabalhos


A anlise dos dados em relao ao parmetro temporal revela o primeiro registro como sendo do ano 1987. Registra-se um aumento gradual de produo de teses e dissertaes ao longo da dcada de 1990, com alta concentrao da produo, tanto em nvel de mestrado como de doutorado, nos anos de 1998, 1999 e 2000 (Vide Figura 4). O baixo registro de resumos em 2001 deve-se a ser esse ano o momento de corte no registro dos resumos, uma vez que o CD-ROM foi publicado naquele ano.

PAGANO & VASCONCELLOS: ESTUDOS DA TRADUO NO BRASIL

Figura 4: Data de defesas das teses e dissertaes

3. Anlise qualitativa
A anlise qualitativa utilizada para (i) exame dos ttulos das teses e dissertaes e (ii) agrupamento, por reas afins, das palavras-chave apresentadas em cada pesquisa. Na interpretao dos dados obtidos, o aspecto qualitativo , tambm, explorado na discusso das tendncias quanto ao padro emergente na pesquisa em traduo no Brasil, considerando-se o mapeamento proposto por Holmes, para esse campo disciplinar. Um esclarecimento inicial se faz necessrio, haja vista o j mencionado carter nmade dos Estudos da Traduo, que motiva a diversidade na afiliao de trabalhos acadmicos sobre traduo a diferentes reas e subreas do conhecimento. De fato, dentre as teses e dissertaes sobre traduo registradas no mapeamento em pauta, observa-se o vnculo dessas pesquisas a programas variados de ps-graduao, sendo os mais freqentes, os estudos lingsticos, os estudos literrios, a semitica e a comunicao social. Na presente anlise, para a definio do enquadramento qualitativo dos trabalhos em casos dbios, considera-se a abordagem ou tratamento dado ao corpus, e no a natureza desse corpus. Por exemplo, um trabalho sobre a pea de teatro Um bonde chamado desejo, de Tennessee Williams, enquanto objeto de uma anlise lingstica, atravs da lingstica sistmica, para se observar elementos textuais que contribuem para a construo da personagem Blanche Dubois, classificado dentro da modalidade Estudos Lingsticos.

D.E.L.T.A., 19:ESPECIAL

3.1. Exame dos ttulos das teses e dissertaes


Uma observao rpida dos ttulos dos trabalhos registrados revela grande heterogeneidade na escolha dos mesmos, sendo que estes podem focalizar uma abordagem, um autor ou uma obra que constitui o corpus da pesquisa, ou mesmo, um tpico ou reflexo, vinculados a outros campos disciplinares. Uma outra observao a ser feita a no correspondncia direta entre o ttulo e as palavras-chave escolhidas. Nem sempre termos cruciais dos ttulos, incluindo-se as abordagens, as obras, os autores, por exemplo, esto listados nas palavras-chave. A diversidade dos ttulos registrados pode ser organizada em algumas categorias comuns, como as que se seguem: (a) Reescritura no Brasil e no portugus do Brasil (e em outras lnguas/ contextos): a noo de reescritura explorada com relao a diferentes autores e obras, a saber: Vitor Hugo; Lewis Carroll; Clarice Lispector; Charles Nodier; James Joyce; Sri Aurobindo; Helena Morley; Haroldo de Campos; Augusto de Campos; Joo Guimares Rosa; Franz Rosenzweig; Samuel Beckett; Joaquim Maria Machado de Assis; Ossian; William Shakespeare; Gertrud Gross Hering; Rudolf Steiner; Emile Zola; Monteiro Lobato; Antoine Berman; Walter Benjamin; Lovecraft; Edgar Allan Poe; Herman Melville; John Steinbeck; Freitas Valle e Jacques dAvray. Quanto s obras, temos As Vinhas da Ira; King Lear; Animal Farm; Dubliners; A Streetcar Named Desire; O Apanhador no Campo de Centeio; Romeu e Julieta; Peter Pan; O Stio do Pica-Pau Amarelo; Bblia; Grande Serto: Veredas; The Dunwich Horror; Alice no Pas das Maravilhas; Cien Aos de Soledad; e os contos O Barril de Amontillado e Uma Enteada da Natureza. (b) A emergncia implcita/explcita da preocupao com o OUTRO: esta preocupao manifesta-se, sobretudo, nos resumos que exploram dimenses polticas em reflexes do tipo O ofcio de incorporar o outro e A prova do estrangeiro ( interessante notar que o termo outro no se encontra listado entre as palavras-chave); (c) A preocupao com a histria dos Estudos da Traduo no Brasil: a preocupao em traar a trajetria histrica se faz presente em trabalhos como Percursos crticos e tradutrios da nao: Brasil e Argentina e em Tendncias nos Estudos da Traduo Literria: passado e presente (novamente, os termos tendncias, passado e presente no esto listados nas palavraschave);

PAGANO & VASCONCELLOS: ESTUDOS DA TRADUO NO BRASIL

(d) A afiliao terica, conceitual e metodolgica do trabalho: a meno da afiliao dos vrios tipos se faz presente, muitas vezes indireta e no explicitamente, em menes do tipo: instrumentalidade do modelo descritivo; ...uma reflexo luz da anlise do discurso; ...meandros da crtica textual; ... agncia cultural, normas e a traduo; Os cromnimos no italiano e no portugus.. (novamente, no h presena de tais afiliaes nas palavras-chave); (e) Traduo e diferena: esta interface explorada em ttulos como, busca e diferena; traduo e diferena; (f) Trabalhos de cunho terico: Traduo: teorias e contrastes; O modelo terico integral de traduo em Francis Aubert (...) (estes termos, como j apontado, no integram as palavras-chave indicadas pelo autor do resumo).

3.2. Agrupamento, por reas afins, a partir das palavras-chave


Quando da coleta de resumos de teses e dissertaes, os colaboradores foram orientados a preencher um questionrio com dados sobre a tese ou dissertao e a instituio na qual a mesma foi desenvolvida, ao qual deviam anexar o resumo do trabalho, em portugus e em ingls, juntamente com a indicao de palavras-chave. Foi sugerido um total mximo de 5 (cinco) campos para cada listagem de palavras-chave, nmero este que, nem sempre, foi atingido: alguns autores indicaram trs ou quatro termos. Cumpre destacar que, por se tratar de uma compilao de teses e dissertaes no campo dos Estudos da Traduo, foi solicitado aos autores que evitassem o uso da palavra traduo em sua indicao, uma vez que a mesma perderia seu carter de palavra-chave. Ainda assim, houve vrias ocorrncias desta palavra. Para a presente anlise, os princpios norteadores do agrupamento de palavras-chave foram (i) afinidades conceituais e (ii) similaridades morfolgicas. Assim, por exemplo, foram colocadas num mesmo grupo as palavras-chave relevncia, metfora (processo), e processo tradutrio, sob o termo geral processo, por indicarem afinidades conceituais; analogamente, palavras-chave tais como graus de politizao, resistncia, ps-colonialismo/monstruosidade, ps-colonialismo/ndia, traduo e construo de imagens, censura, sistema ideolgico, poder e traduo foram agrupadas sob o termo geral dimenso poltica.

10

D.E.L.T.A., 19:ESPECIAL

Alguns problemas foram encontrados no processo de agrupamento das palavras-chave. Dentre eles, citam-se: (i) o cunho extremamente subjetivo da seleo; (ii) a ausncia de identificao da afiliao terica do trabalho; (iii) a ausncia de ordenao por nvel de representatividade do trabalho; (iv) ausncia de meno a autores e obras investigadas. Tais problemas tiveram conseqncias para o trabalho de agrupamento: o cunho subjetivo gerou uma proliferao de termos, dificultando o estabelecimento de afinidades; a ausncia de afiliao terica (sem dvida, evidenciando a incipincia dos Estudos da Traduo no Brasil e o nomadismo dos mesmos) dificultou o estabelecimento de linhas de pesquisa; a ausncia de ordenao dificultou a avaliao da hierarquia na listagem das palavraschave; e, finalmente, a ausncia de meno a obras e autores, muitas vezes, desvinculou o ttulo do trabalho das palavras-chave selecionadas para identific-lo. A partir de uma primeira listagem, foi feito, ento, um agrupamento, destacando-se um termo que constitusse o elo de unio, sendo este acompanhado das palavras-chave que com ele estabelecem vnculos colocacionais e conceituais. Cumpre observar que o agrupamento se deu a partir de cada uma das ocorrncias nas 5 palavras-chave. Destes agrupamentos, aqueles contendo maior nmero de palavraschave (10) tm os termos Cultura e Recepo, como sendo os elementos aglutinadores. Quanto ao primeiro, vale notar que, progressivamente, ao longo das dcadas estudadas, a noo de cultura ganha conotaes novas nos trabalhos apresentados. Inicialmente, a associao lngua-cultura aparece no corpus como simples preocupao com as chamadas realia palavras ou frases remetendo a referentes to fortemente imbricados em uma cultura, que sua traduo se torna problemtica. Temos, assim, trabalhos com reflexes sobre neologismos; traduo de objetos etnogrficos; jogo de palavras; barreiras culturais; isomorfia/no-isomorfia em nomes (ver Robinson 1997: 223-224 para uma discusso interessante deste aspecto). Posteriormente, h uma crescente preocupao com o controle coletivo ou potencial modelador exercidos pelas foras que informam o contato entre culturas (Robinson 1997: 224); esta nova perspectiva ilustrada em, por exemplo, reflexes sobre o contexto de produo e traduo de textos tcnicos de instruo; a trajetria da semitica traduo cultural; o problema de traduzir o outro; a questo da agncia cultural e dos percursos crticos e tradutrios; o dilogo mediado pela cultura; e, finalmente, a ponte transcultural.

PAGANO & VASCONCELLOS: ESTUDOS DA TRADUO NO BRASIL

11

Quanto ao agrupamento Recepo, os resumos indicando esse termo revelam uma preocupao com uma dimenso comparatista, explorandose o impacto de tradues especficas no contexto brasileiro e portugus. Em ordem decrescente, tem-se trs agrupamentos contendo 9 palavras-chave cada, a saber: Legendao, Ensino de Traduo e a Dimenso Poltica da Traduo. A julgar pela presena desses itens, estes trs campos parecem constituir-se como foco da ateno dos pesquisadores no Brasil, no perodo investigado. A seguir, evidencia-se a presena forte da preocupao com a Traduo Literria e o Item Lexical como Unidade de Traduo, que mereceram, cada um, 7 ocorrncias de palavras-chave. Os prximos quatro agrupamentos na escala tiveram uma ocorrncia de 6 palavras-chave, evidenciando, assim, um interesse por: Avaliao de Traduo; Traduo e Lingstica; Interpretao Textual; e, finalmente, Teoria da Traduo. O agrupamento Avaliao de Traduo evidenciou preocupao com a avaliao do produto final, ou seja, do texto traduzido, quer com concentrao em um problema tradutrio (por exemplo, a avaliao de traduo de neologismos) ou com embasamento terico especfico (por exemplo, o modelo de House (1977) ou a Lingstica Sistmico-Funcional). Quanto aos chamados estudos lingsticos de traduo (Traduo e Lingstica), houve concentrao no potencial da Lingstica Sistmica como ferramenta para os Estudos da Traduo (por sua concentrao no significado e no conceito de escolha), na sociolingstica (por permitir a anlise da lngua em interaes sociais, no contexto tradutrio), e na psicolingstica (por ser ferramenta til no estudo dos processos mentais que ocorrem na traduo). O agrupamento Interpretao Textual concentrou-se em aspectos semnticos da leitura do texto de partida, bem como nas diferentes leituras possibilitadas e permitidas por configurao lxico-gramatical. Finalmente, os estudos de Teoria da Traduo exploraram as interfaces psicanlise/traduo e historiografia/traduo. Alm de espaos tericos definidos, como aqueles representados por tericos como Walter Benjamin e Antoine Berman, a histria da traduo no Brasil tambm mereceu ateno. Os prximos quatro agrupamentos tiveram, cada um deles, uma concentrao de 5 palavras-chave e foram articulados da seguinte maneira: Problema de traduo: metfora; Foco no Tradutor; Pragmtica e Teoria da Relevncia. O agrupamento Problema de traduo: metfo-

12

D.E.L.T.A., 19:ESPECIAL

ra concentrou-se em discusses do problema especfico em questo, com sugesto de estratgias para sua soluo; Foco no Tradutor concentrouse no sujeito-tradutor, seja em sua formao, sua posio discursiva, sua visibilidade ou seu papel nos atos de traduo e/ou interpretao. Pragmtica explorou aspectos inferenciais e estilsticos presentes no ato tradutrio. O agrupamento Teoria da Relevncia apresentou, de maneira explcita e com afiliao terica definida, elaboraes de alguns aspectos explorados no agrupamento Pragmtica e introduzindo outros, como por exemplo, a noo de atos de fala. Seis agrupamentos tiveram concentrao de 4 palavras-chave, a saber: Ps-Estruturalismo, Equivalncia, Processo Tradutrio, Discurso, Traduo Potica e, finalmente, Traduo de Teatro. O primeiro agrupamento explorou o Ps-Estruturalismo em sua interface com a psicanlise e a ps-modernidade (a obra e teorizao de Haroldo de Campos, obviamente, merecendo lugar de destaque). A noo de equivalncia explorada em sua dimenso tradicional no prximo agrupamento (Equivalncia), em que, entretanto, j se vislumbra problematizao do conceito. A seguir, estudos de processo (Processo Tradutrio) se concentram tanto na dimenso textual quando na dimenso psicolingstica. Os estudos de discurso (Discurso), de forma similar, so divididos em estudos de representao discursiva e estudos de cunho mais especfico e pontual, que consideram discursos especiais, como por exemplo, o discurso publicitrio. Os estudos agrupados em Traduo Potica investigam a noo de poeticidade e sua relao com a traduo, bem como a traduo de poetas especficos, como, por exemplo, os poetas metafsicos ingleses, para o contexto brasileiro. Finalmente, os estudos de Traduo de Teatro exploram o carter intersemitico da traduo. A seguir, quatro agrupamentos so marcados por afiliaes explcitas com as teorias da Desconstruo, da Tipologia Textual, da Estilstica, e com a explorao de Recursos Computacionais. A desconstruo (j explorada, ainda que de forma menos explcita, nos estudos de Ps-Estruturalismo mencionados acima), explicitamente informa os trabalhos do agrupamento, com nfase em uma abordagem no-logocntrica aos estudos de traduo literria no Brasil. A noo de tipo de texto informa os estudos do agrupamento Tipologia Textual e a noo tradicional de estilstica explorada e estendida para o contexto tradutrio, atravs da noo de estilstica tradutria (Estilstica). Finalmente, recursos computacionais

PAGANO & VASCONCELLOS: ESTUDOS DA TRADUO NO BRASIL

13

so explorados em estudos que vo desde traduo auxiliada por computador at sistema de traduo automtica (Recursos Computacionais). Em escala descendente, seis estudos se agruparam, com ocorrncia de 2 palavras-chave, ao redor dos seguintes termos aglutinadores: Estudos de Corpus; Estudos Descritivos; Dublagem; Traduo Intersemitica; Modalidades de Traduo e Terminologia. Os estudos baseados em corpus comeam a emergir, em estgio embrionrio. Os estudos descritivos, com afiliao terica explcita s idias representadas pelo terico Gideon Toury (1980 em diante), tm uma sobreposio com os estudos literrios, deles se diferenciando, apenas, na explicitao do marco terico no qual a investigao realizada, o mesmo ocorrendo com a traduo intersemitica e os estudos de teatro, mencionados acima. A dublagem j comea a merecer a ateno dos pesquisadores brasileiros como rea estabelecida dentro dos Estudos da Traduo e, finalmente, as modalidades de traduo e a questo da terminologia, mais tradicionais, ainda se mostram produtivas na pesquisa nacional. Finalmente, o processo de agrupamento revelou casos de conjuntos unitrios, em que ocorrncias nicas, que resistiram a aglutinaes, apresentam-se como casos limtrofes, que podem ser lidos tanto como formas de fazer pesquisa j em processo de ser tornarem obsoletas ou, ao contrrio, formas de fazer pesquisa que se anunciam como preconizadoras de novos tempos. Nesta categoria, citam-se dezesseis agrupamentos, a saber: Abordagem Instrumental; Voice-Over; Audiovisual; Texto Religioso; Traduo Tcnica; Anlise de Erros; Anlise Textual; Historiografia; Literatura Comparada; Anlise Contrastiva; Estratgia de Representao; Funcionalismo; Shifts; Contratos; Jornais Britnicos; (In)Fidelidade. Aps este quadro descritivo, passa-se, a seguir, a uma tentativa de interpretao dos dados quantitativos e qualitativos obtidos.

4. Desdobramentos em relao ao mapa de Holmes


Para que se possa entender o cotejamento da situao da pesquisa no Brasil das dcadas de 1980 e 1990 com o mapeamento da rea de Translation Studies sugerido por Holmes, apresenta-se, abaixo, uma figura baseada nas distines por ele propostas:

14

D.E.L.T.A., 19:ESPECIAL

Figura 5: Visualizao inspirada no mapeamento da disciplina Translation Studies sugerido por Holmes (1972, 1988)

Embora no exaustivo, este mapeamento da disciplina aceito como um arcabouo slido para a organizao das atividades acadmicas na rea (ver Baker, 1998:277). Acredita-se que ele consegue capturar as mais tradicionais vertentes da pesquisa na rea; alm disso, a distino por ele proposta entre estudos aplicados (voltados para a prtica) e estudos puros (ou seja, estudos tericos e descritivos feitos sem preocupao com uma aplicao prtica e direta) e suas subseqentes divises servem de norteamento para a pesquisa de traduo. Vale observar que a formulao de Holmes no pressupe compartimentalizaes estanques, como a Figura 5 poderia sugerir; ao contrrio, Holmes deixa claro que cada uma dessas ramificaes fornece materiais para as outras e os resultados da pesquisa realizada em uma vertente iro, necessariamente, influenciar as outras, em uma relao dialtica (Baker, 1998:277). Finalmente, segundo Holmes, preciso que a rea dedique ateno s principais ramificaes, para que possa se desenvolver como disciplina madura e estabelecida. Cumpre lembrar, entretanto, que a proposta de Holmes foi feita na dcada de 1970, quando avanos nas diferentes reas de conhecimento ainda no tinham ocorrido, incluindo-se os avanos tecnolgicos e as ferra-

PAGANO & VASCONCELLOS: ESTUDOS DA TRADUO NO BRASIL

15

mentas e possibilidades de pesquisa por eles gerados. Lembre-se, tambm, a no incluso dos chamados estudos intersemiticos, e, igualmente, de outros desdobramentos no contemplados no mapeamento objeto deste artigo, como, por exemplo, estudos de legendagem e outros recursos do ambiente da mdia (dublagem, voice over, etc.), que, posteriormente, viro a ser incorporados no que se entende como pesquisa em traduo. Ainda outras dimenses interdisciplinares foram negligenciadas (interfaces com disciplinas afins, tais como Antropologia, Historiografia, Psicologia Cognitiva, e Estudos Culturais). Na verdade, as vrias metodologias e arcabouos tericos tomados emprestados de outras disciplinas vem sendo adaptados para atender s necessidades especficas dos estudiosos da traduo, o que torna estes espaos interdisciplinares partes integrantes dos Estudos da Traduo. Apresenta-se, na figura 6, o mapa resultante do cotejamento dos resultados obtidos a partir do exame dos dados deste estudo com o mapeamento

Figura 6: Estudos da Traduo no Brasil: desdobramentos a partir do mapeamento de Holmes (1972, 1988)

16

D.E.L.T.A., 19:ESPECIAL

de Holmes, contemplando os novos desdobramentos e interfaces que emergiram no contexto brasileiro, durante o perodo investigado. Como pode ser observado, enquanto grande parte da pesquisa em traduo no Brasil na dcada estudada enquadra-se no arcabouo proposto por Holmes, uma significativa poro ultrapassa o desenho original. A prxima sub-seo se detm nestes aspectos.

4.1. Pontos de confluncia e transcendncias


De maneira similar situao descrita por Holmes a pesquisa no Brasil inclui, tambm, estudos desenvolvidos nas vertentes Estudos Aplicados e Estudos Puros. Na primeira vertente, observe-se que o quadro brasileiro demonstra (obviamente, por questes temporais) interesse pela interface computador/traduo, que considerada como pertencente ao que Holmes denomina Translation Aids. J a vertente Estudos Puros oferece, alm das confluncias percebidas, desdobramentos na verso brasileira, uma vez que emergem os chamados Estudos baseados em Corpus, considerados como sendo descritivos. Mais uma vez, questes temporais bvias explicam esta diferena. Com relao aos Estudos Tericos Parciais, parece haver evidncias de similaridades entre os dois mapeamentos, uma vez que estudos especficos realizados no contexto brasileiro se enquadram nos mdulos propostos por Holmes. Por exemplo, o estudo sobre Ossianismo no perodo romntico reconhecido como um estudo parcial, ligado dimenso temporal, enquanto que o Texto Religioso emerge como um tipo textual muito explorado. Transcendncias ocorrem, entretanto, (i) no campo Terico / Geral e (ii) na incorporao dos chamados Estudos Intersemiticos. Com relao ao item (i), constata-se que, enquanto o mapeamento de Holmes no apresenta detalhamento da dimenso terica, as evidncias emergindo do quadro brasileiro convidam a ramificaes, desdobramentos e afiliaes explcitas, que foram, ento, divididas em o que se denominou Marco Terico Interdisciplinar e Marco Terico dentro da disciplina. Na primeira parte da diviso, so integrados os estudos informados por conceitos e metodologias de outras reas disciplinares. Citam-se as contribuies da Historiografia, da Teoria da Relevncia, do Ps-colonialismo, da Anlise do Discurso, da Lingstica Sistmica, e das Teorias Desconstrutivistas. Com relao ao item (ii), os estudos concentram-se nas trajetrias tradutrias dos textos literrios em direo ao teatro.

PAGANO & VASCONCELLOS: ESTUDOS DA TRADUO NO BRASIL

17

Feito este cotejamento, resta, agora, uma tentativa de estabelecimento de afiliaes tericas no quadro brasileiro, o que feito a seguir.

4.2. Linhas de afiliao terica: traando escolas de pesquisa em traduo no Brasil?


Um dos objetivos deste trabalho envolvia a tentativa de evidenciar as principais afiliaes tericas da pesquisa em traduo nas universidades brasileiras. Entretanto, tal objetivo foi, apenas, parcialmente atingido, em funo de algumas dificuldades encontradas nos prprios dados examinados. Dentre elas, cita-se, principalmente, o fato de a grande maioria dos ttulos, resumos e palavras-chave no especificar os espaos tericos onde a pesquisa realizada. Da mesma forma, muitas vezes, no existe uma definio da abordagem adotada, nem dos conceitos tericos utilizados nas anlises. Isto talvez possa ser explicado pelo estgio de desenvolvimento da pesquisa em traduo nas dcadas de 1980 e 1990, em que, conforme evidenciado, parecia existir uma prtica no questionada de estudos descritivos, realizados a partir dos padres emergentes do corpus estudado, ou no existir uma preocupao com definies de arcabouos tericos informando os estudos realizados. Tambm, importante relembrar a insero institucional da traduo nos programas acadmicos brasileiros e a configurao das reas e sub-reas reconhecidas pelas agncias de fomento, at hoje em vigor, que demandam que a traduo se afilie exclusivamente s sub-reas de letras ou lingstica e se defina enquanto linha dentro dessas sub-reas. Este tipo de compartimentalizao, freqentemente discutido nos encontros do GT de Traduo da ANPOLL, tem levado muitos pesquisadores a localizar sua produo dentro de arcabouos tericos tomados em emprstimo a outros tipos de pesquisa, no necessariamente afiliados ao campo disciplinar Estudos da Traduo. Esta compartimentalizao tem dificultado ainda, como muitos pesquisadores afiliados ao GT de Traduo tm declarado reiteradamente, toda tentativa de abordagens mais interdisciplinares ou mesmo transdisciplinares da traduo. Ainda assim, possvel falar-se, j na dcada de 1990, em tendncias emergentes, que podero, nas prximas dcadas, transformar-se em escolas de pesquisa em traduo no Brasil. Estas parecem buscar o dilogo com as pesquisas em Estudos da Traduo em nvel internacional a partir de sua utilizao dos referencias tericos consagrados por esse campo. Tais ten-

18

D.E.L.T.A., 19:ESPECIAL

dncias tornam-se visveis, sobretudo, nos aspectos que transcendem o mapeamento de Holmes e que conseguem, em ltima instncia, conferir um perfil local pesquisa em traduo realizada no Brasil.

5. Reflexes finais
Conforme mencionado na introduo deste trabalho, uma questo crucial em qualquer mapeamento a da representatividade do mapa gerado. Neste caso especfico, o mapa, prprio sua natureza, cobriu algumas reas, deixando, necessariamente, outras reas a descoberto. Assim, podese falar de territrios e percursos ainda por mapear. Tais percursos se manifestam em dois tipos de ausncias percebidas, a saber: (i) ausncias de pesquisa dentro da rea que no foram capturadas e (ii) ausncias da pesquisa realizada nas interfaces. Quanto ao item (i), cabe lembrar o carter pioneiro do levantamento publicado e, sobretudo, seu provvel impacto sobre os Estudos da Traduo no Brasil, uma vez que sua mera existncia motivar a produo de novos e mais completos mapeamentos. Quanto ao item (ii), encontra-se aqui o grande desafio deste e de outros campos disciplinares no sculo XXI, os quais precisam transcender as fronteiras disciplinares estanques e comear a dialogar com outros campos. Mapear a insero das pesquisas em traduo no Brasil e em outros contextos nacionais demanda a interao com sub-reas para alm das Letras e Lingstica, vasculhando outros espaos institucionais e outros campos disciplinares, como, por exemplo, a antropologia, a neurologia, a psicologia, a cincia da computao e estudos culturais. Esta incurso pelos espaos outros e pelas instncias interdisciplinares pode ser apontada como o desdobramento natural para projetos futuros de mapeamentos que possam capturar, explorar e destacar o aspecto multidisciplinar dos Estudos da Traduo no Brasil. Quanto a metas mais prximas e prementes, esta anlise evidencia duas necessidades urgentes e cruciais: (i) a necessidade de se empreender o mapeamento em outros gneros do discurso acadmico, alm das teses e dissertaes, uma vez que estas possuem um carter germinal nas carreiras dos pesquisadores, os quais iro, aps as defesas dos seus trabalhos, dar continuidade ou iniciar novas pesquisas a partir de uma postura mais amadurecida e, talvez, mais ciente dos percursos tericos transitados; e (ii)

PAGANO & VASCONCELLOS: ESTUDOS DA TRADUO NO BRASIL

19

a necessidade de se consolidar parmetros de indexao para os Estudos da Traduo, a partir de sua insero institucional nmade e diversa. Esses parmetros precisam ser amplamente discutidos, no apenas em sua especificidade nacional, como tambm em sua aplicabilidade e comparao com parmetros internacionais. A proliferao de palavras-chave indicadas pelos pesquisadores no mapeamento publicado e a fragmentao nos critrios que cada pesquisador parece ter utilizado para fazer sua indicao revelam dvidas e incertezas prprias de um campo disciplinar que ainda possui dificuldades em se afirmar enquanto campo autnomo e, por natureza, eminentemente inter e transdisciplinar. Como palavras finais, salienta-se o fato de que a prpria preocupao da comunidade acadmica de pesquisa em traduo no Brasil com sua prpria histria e trajetria, conforme atestam, dentre outros, os trabalhos sobre historiografia, j se constitui como evidncia da maturao da disciplina no contexto nacional. Este mapeamento aqui apresentado pretende ser apenas o primeiro passo nos debates em direo ao estabelecimento dos Estudos da Traduo nos espaos institucionais da educao superior no Brasil. E-mail: pagano@dedalus.lcc.ufmg.br Recebido em outubro de 2002

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BAKER, M. Ed. 1998. Routledge Encyclopedia of Translation Studies. London/ New York: Routledge. HOLMES, J. S. [1972] 1988. The Name and Nature of Translation Studies. In: Translated! Papers on Literary Translation and Translation Studies. Amsterdam: Rodopi. HOUSE, J. 1977. A Model for Translation Quality Assessment. Tbingen: Gnter Harr. Reeditado em 1997 como Model for Translation Quality Assessment: A model Revisited. PAGANO, A et. al. 2001. Estudos da Traduo no Brasil / Translation Studies in Brazil. Belo Horizonte: FALE/UFMG. (CD-ROM) PYM, A. 1999. Why Translation Studies Should Learn to be Homeless. In: Martins, M. A. P ed. Traduo e Multidisciplinaridade.Rio de Janeiro/ . RJ: Lucerna. ROBINSON, D. 1997. Becoming a Translator: an Accelerated Course. London/ New York: Routledge.

20

D.E.L.T.A., 19:ESPECIAL

ANEXO
PROCESSO DE AGRUPAMENTO DAS PALAVRAS-CHAVE

CULTURA (10) Relao lngua-cultura-etnologia Interculturalidade traduo tcnica Traduo cultural (2) Domnios culturais Traduo cultural metforas Lngua-cultura-sociolingstica Recriao cultural Aspectos culturais discurso publicitrio Relativismo cultural isomorfia/cores LEGENDAO (9) legendao (3) legendao lngua oral/lngua escrita (2) traduo cinematogrfica crtica de traduo de filmes traduo de legenda de filmes cinema e literatura

RECEPO (10) Brasil nao / estudo comparado Traduo no Brasil Brasil - ps-modernidade Recepo brasileira Marguerite Duras Portugus do Brasil Poe / estudo comparado Recepo no Brasil Zola Recepo literria (2) Recepo no Brasil Recepo em Portugal ENSINO DE TRADUO (9) Ensino de LE / traduo Ensino de LE / leitura/ traduo Ensino de traduo (3) Ensino de traduo / funes da linguagem / manchetes Ensino de traduo / sociolingstica Didtica de traduo / psicolingstica / processo Formao de tradutores

DIMENSO POLTICA (9) ps-colonialismo ndia ps-colonialismo monstruosidade poder e traduo traduo e sistema ideolgico censura resistncia Traduo e construo de imagem Double bind Grau de politizao AVALIAO DE TRADUO (6) avaliao neologismos avaliao discurso publicitrio avaliao de traduo LSF avaliao de traduo House avaliao do texto traduzido metforas descrio e avaliao do processo tradutrio

ITEM LEXICAL COMO UNIDADE DE TRADUO (7) neologismo Rosa (2) traduo de neologismos morfologia formao lexical jogos de palavras expresso idiomtica

LINGSTICA (6) Lingstica psicolingstica Lingstica psicanlise Lingstica Sistmico-Funcional retextualizao (2) Lingstica Aplicada traduo e interpretao Sociolingstica teoria da polidez

PAGANO & VASCONCELLOS: ESTUDOS DA TRADUO NO BRASIL


INTERPRETAO TEXTUAL (6) interpretao inconsciente interpretao Guimares Rosa interpretao correspondncia interpretao semntica interpretao lingstica aplicada interpretao psicanlise PROBLEMA DE TRADUO: METFORA (5) metfora (3) metforas tradutrias judaicas traduo de metfora TEORIA DA TRADUO (6) teoria da traduo teoria da traduo psicanlise/Benjamin teoria da traduo psicanlise teoria da traduo Berman teoria da traduo historiografia teoria da traduo traduo no Brasil FOCO NO TRADUTOR (5) tradutor traduo e interpretao formao de tradutores tradutor discurso/sujeito tradutor Benjamin tradutor visibilidade TEORIA DA RELEVNCIA (5) relevncia relevncia atos de fala Teoria da Relevncia (3)

21

PRAGMTICA (5) pragmtica processo pragmtica estilstica pragmtica anlise textual pragmtica Teoria da Relevncia pragmtica inferncias/implicaturas PS-ESTRUTURALISMO (4) Ps-estruralismo Ps-estruralismo ps-modernidade Ps-estruralismo Haroldo de Campos Ps-estruralismo psicanlise PROCESSO (4) processo textual/metfora processo textual/avaliao e descrio processos inferenciais processo de traduo psicolingstica TRADUO POTICA (4) poeticidade poetas metafsicos poesia traduo potica DESCONSTRUO (3) Desconstruo da noo de equivalncia Desconstruo Abordagem no logocntrica ESTILSTICA (3) estilstica pragmtica estilstica da traduo estilstica tradutria

EQUIVALNCIA (4) Equivalncia desconstruo da noo Equivalncia correspondncia Equivalncia tradutria idiomas Equivalncia dinmica (Nida) DISCURSO (4) discurso discurso sujeito discurso publicidade representao discursiva TRADUO DE TEATRO (4) Traduo de teatro Teatro italiano e traduo Traduo em teatro Intersemitica TIPOLOGIA TEXTUAL (3) tipologia textual tipos de texto tipologia textual RECURSOS COMPUTACIONAIS (3) Anlise de texto auxiliada por computador Traduo automtica Sistemas de traduo automtica

22

D.E.L.T.A., 19:ESPECIAL
ESTUDOS DESCRITIVOS (2) Estudos descritivos DTS Estudos descritivos da traduo TRADUO INTERSEMITICA (2) semitica intersemitica TERMINOLOGIA (2) Terminologia descritiva bilnge Fichas terminolgicas

ESTUDOS DE CORPUS (2) pesquisa de corpus estudos tradutolgicos baseados em corpus DUBLAGEM (2) dublagem (2)

MODALIDADES DE TRADUO (2) modalidades tradutrias (2)

OCORRNCIA NICA: orientaes de pesquisa em declnio ou emergentes abordagem instrumental voice-over audiovisual texto religioso traduo tcnica anlise de erros anlise textual [Nord, no explicitado] historiografia literatura comparada anlise contrastiva estratgia de representao Funcionalismo shifts contratos jornais britnicos (in)fidelidade

PAGANO & VASCONCELLOS: ESTUDOS DA TRADUO NO BRASIL

23

TESES DE DOUTORADO E LIVRE DOCNCIA


ANO INSTITUIO INSERO na REA ou na PS-GRADUAO ORIENT. ou Autor da L.D.

1987 1990 1991 1991 1991 1992 1992 1993 1993 1993 1994 1994 1994 1995 1995 1996 1996 1996 1997 1997 1997 1997 1998 1998 1998 1999 1999 1999 1999 1999 1999 1999

USP USP UFRJ USP USP USP UFMG USP PUC/SP USP USP UFMG UFMG Ruhr-Universitt Bochum, Alemanha Northern Illinois University -USA PUC/SP UFMG Freie Universitt Berlin UNESP/Rio Preto USP UFMG UFSC USP UNICAMP UNESPAraraquara UFSC UNICAMP UNICAMP PUC/SP UFRGS UNICAMP Universidade de Montreal Qubec

Lngua e Literatura Inglesa e Norte-americana Lngua e Literatura Inglesa e Norte -americana Programa de Ps-Grad em Lingstica Letras, Filosofia e Lingstica Romnica Lngua e Literatura Francesa Ps-Graduao em Letras Modernas Letras Literatura comparada Letras/Lingstica Geral Ps-Graduao em comunicao e Semitica Letras: Lingstica Lngua e Lit. Inglesa e Alem Ps-Graduao em Letras Estudos Literrios Ps-graduao em Literatura comparada Institut fr Sprachlehrforschung Ps-Graduao em Ingls Ps-Graduao em Comunicao e Semitica Ps-Graduao em Letras: Estudos Literrios Teoria Literria e Literatura Comparada Teoria da lit Lngua e Lit. francesa Literatura Comparada Ingls e Literatura correspondente PGI Ps-Graduao em Lingstica e Semitica IEL: Lingstica Letras: Lingstica e Lngua Portuguesa Ingls e Literatura correspondente PGI Ps graduao em Estudos da Linguagem IEL- Ps-Graduao em Lingstica Ps-Graduao em Comunicao e Semitica Ps-Graduao em Letras IEL: Lingstica Aplicada Lingstica - Traduo

Martha Steinberg Paulo Vizioli Miriam Lemle Francis Henrik Aubert Italo Caroni Italo Caroni Julio Csar Machado Pinto Francis Henrik Aubert Silvia Simone Anspach Francis H. Aubert Ruth Mayer Solange Ribeiro de Oliveira Srgio Alves Peixoto Frank G. Knigs Edward Callary Arthur Rosenblat Nestrovski Else Pires Vieira Winfried Menninghaus Gentil Luiz de Faria M. Ceclia Queiroz Moraes Pinto Solange Ribeiro de Oliveira Rosa Weingold Konder Francis Henrik Aubert Rosemary Arrojo M. Tereza de Camargo Biderman Walter Costa Nina Virgnia de Arajo Leite Rosemary Arrojo Arthur Nestrovski Freda Indursky Rosemary Arrojo Jean Claude Gmar e Richard Patry

24
1999 1999 2000 2000 2000 USP USP USP USP USP Faculteit Letteren/ Kaatholieke Universiteit te Leuven (KUL Blgica) 2000 2000 2001 USP UFMG USP

D.E.L.T.A., 19:ESPECIAL
Lngua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-americana Lngua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-americana Doutorado Direto em lngua e literatura alem Lngua e Lit. Inglesa e Alem Lngua e Lit. Inglesa e Norte-americana Livre docncia Livre docncia Marion Fleishcher Livramento Stella Tagnin Stella Tagnin

Jos Lambert Ps-Graduao em Lingstica Ps-Graduao em Letras: Estudos Literrios Teoria Literria e Literatura Comparada Francis Aubert Else Pires Vieira Aurora Fornoni Bernardini

DISSERTAES DE MESTRADO
ANO INSTITUIO INSERO na REA ou na PS-GRADUAO ORIENT. ou Autor da L.D.

1988 1988 1988 1988 1989 1990 1991 1991 1991 1993 1994 1994 1994 1995 1995 1995 1996 1996 1996 1996 1996 1996 1997 1997

UFMG UFRJ UFMG PUC SP UFMG USP UNESP- Rio Preto UFMG UFSC USP UFSC PUC SP UFSC UFSC UFRJ UFSC USP UNICAMP UFMG UFSC UFMG UFMG UECE

Letras (Lingstica) Letras neolatinas Letras Lingstica Aplicada Letras Letras Clssicas e Vernculas Letras: Teoria da Lit. Letras (Lingstica) Ingls e Literatura correspondente PGI Teoria Literria e Lit. Comparada PG Lingstica Comunicao e semitica PG Literatura PG Literatura Comunicao e Cultura PG Literatura Letras Ling. Aplicada Estudos Lingsticos Ling. Ingls Letras Estudos Lingsticos Ling. Ap.

Carlos Gohn Leda Papaleo Rulfo Eunice Pontes Fernando Tarallo Carlos Gohn Francis Aubert Gentil Luiz de Faria Jlio Pinto Rosa Konder Joo Alexandre Costa Barbosa Maria Marta Furlanetto Fernando Segolin Rogrio Elpdio Chociay Ral Antelo Walter Costa Muniz Sodr Walter Costa Stella Tagnin Paulo Ottoni Else Vieira / Mike Dillinger Walter Costa Eliana Amarante Else Vieira Stella Tagnin

UNESP Rio Preto Literatura Brasileira

PAGANO & VASCONCELLOS: ESTUDOS DA TRADUO NO BRASIL


1997 1997 1998 1998 1998 1998 1998 1998 1998 1998 1998 1998 1998 1998 1998 1999 1999 1999 1999 1999 1999 1999 1999 2000 2000 2000 2000 2000 2000 2001 UNICAMP USP UFMG UFSC UFSC UNICAMP UFSC UFSC UFMG USP UFMG PUC Rio UFMG UFMG UNICAMP USP USP UFMG UNESP- Rio Preto UFSC UFSC UFSC PUC- RS UFMG UNICAMP UFSC UFMG UFSC UFMG Ling. Aplicada Ling. e Lit. italiana Estudos Lingsticos PG Ling. PGI Ling. Aplicada PG Literatura PG Literatura Estudos Lingsticos Filosofia, Letras e Cincias Humanas Estudos Lingsticos Lingstica Estudos Lingsticos Estudos Lingsticos Teoria literria Lngua e Lit. italiana Lngua e Literatura Alem Estudos Lingsticos Letras: Teoria da Lit. PG Literatura PG Literatura Ingls e Literatura correspondente PGI Letras Estudos Lingsticos Ling. Aplicada Ingls e Literatura correspondente PGI Estudos Lingsticos Ingls e Literatura correspondente PGI Estudos Lingsticos Paulo Ottoni Loredana Caprara Eliana Amarante Werner Heidermann M. Lcia Vasconcellos Paulo Ottoni

25

Maria Marta Pereira Oliveira Walter Costa Fbio Alves John Milton Veronika Benn-Ibler Maria do Carmo Leite de Oliveira Carlos Gohn Else Vieira Marisa Lajolo Maria Rosaria Fabris Joo Azenha Eliana Amarante Carlos Daghlian Ral Antelo Maria Marta Pereira Oliveira Maria Lcia Vasconcellos Jorge Campos da Costa Fbio Alves Paulo Ottoni M. Lcia Vasconcellos Fbio Alves M. Lcia Vasconcellos Else Vieira Marcos Antonio Siscar

UNESP Rio Preto Letras: Teoria da Literatura

You might also like