You are on page 1of 10

Currculo integrado*

Maria Cristina Davini**

Introduo
O presente texto pretende oferecer subsdios para quem enfrenta a tarefa de elaborar e aplicar um currculo para a formao profissional que integre trabalho e ensino. 1 Esta tarefa, realmente inovadora no mbito da educao formal, supe uma ruptura com as concepes tradicionais do ensino e, fundamentalmente, com as formas escolares academicistas desvinculadas da prtica real e cotidiana de uma determinada profisso. Finalmente, numa ruptura com a antiga diviso entre teoria e prtica uma vez que ambas encontram-se integradas no exerccio profissional concreto. Quanto metodologia de ensino, o que aqui se prope representa o abandono da concepo de aluno-receptor de informaes em benefcio da concepo de aluno-construtor de seu conhecimento, a partir da reflexo e indagao sobre sua prpria prtica e em funo da mesma. til ressaltar que este documento no , de nenhum modo, conclusivo e nem indicativo. A prpria caracterstica inovadora da montagem e/ou elaborao deste tipo de currculo faz com que esta tarefa deva ser enfocada como uma experincia a ser desenvolvida, que oferecer novas bases para reflexo. Portanto, o texto procurar estimular a discusso sobre os conceitos que representam o marco fundamental da elaborao de um currculo, como tambm oferecer algumas sugestes para a dita elaborao. A partir da, poder se aprofundar a discusso e estudo destes problemas, como tambm as reunies e grupos para a montagem curricular, como em uma oficina experimental.

* Adaptao e resumo por Jos Paranagu de Santana, do texto do mesmo ttulo, elaborado mediante consultoria OPAS, Braslia, 1983, para a Capacitao Pedaggica do Programa de Formao de Pessoal de Nvel Mdio em Sade (Projeto Larga Escala). ** Ex-consultora da Organizao Pan-Americana da Sade. 1 Chama-se educao formal a que ministrada formando parte do sistema de educao oficialmente reconhecido, com estrutura e organizao aprovada pelos organismos competentes e cujos produtos (aprendizagem ou desempenhos alcanados pelo aluno) so verificados por meio de avaliao e legitimados por diplomas ou certificados.

282 CADRHU

O que um currculo?
Podemos dizer, em termos genricos, que um currculo um plano pedaggico e institucional para orientar a aprendizagem dos alunos de forma sistemtica. Mas, importante observar que esta ampla definio pode adotar variados matizes e as mais variadas formas de acordo com as diferentes concepes de aprendizagem que orientam o currculo. Melhor dizendo: segundo o que se entenda por aprender e ensinar, o conceito de currculo varia, como tambm varia a estrutura sob a qual organizado. A seguir, veremos de forma sinttica as principais formas de organizao curricular, as concepes que as orientam e suas limitaes: o Currculo Formal; o Currculo por Assuntos ou Currculo Interdisciplinar; o Currculo Integrado.
O currculo formal

A educao escolar se constitui basicamente de um processo institucional de transmisso de conhecimentos e de incluso de valores socialmente aceitos. Uma caracterstica notvel que comprova esta afirmao observada no fato de que, atravs do seu desenvolvimento histrico, os sistemas educativos vm conservando o essencial: uma metodologia genrica de ensino que se fundamenta na passagem de informaes de professores para alunos; e um plano de ensino que se organiza em disciplinas isoladas e divididas simultaneamente (estrutura horizontal) e correlativamente (estrutura vertical). Dentro deste marco, as disciplinas que compem o currculo so campos de conhecimentos especficos, delimitados e estanques, que devem ser esgotados por professores e alunos em prazos convencionalmente estabelecidos, de um semestre ou um ano. Geralmente, estes setores de conhecimentos se classificam em disciplinas cientficas e disciplinas tcnicas ou aplicadas, sendo mais freqente as primeiras antecederem as segundas e as atividades prticas se realizarem em laboratrios ou espaos educativos onde se reproduzem, simultaneamente, os problemas da realidade. A caracterstica principal deste tipo de currculo o formalismo, que se define por: transmisso de conhecimentos uma vez que estes tenham sido parcelados em disciplinas; estudo isolado dos problemas e processos concretos do contexto social em que se do; aprendizagem por acumulao de informaes obtidas em livros ou processadas por outros.

283 Texto de apoio/Unidade 2

Outras caractersticas importantes so: o convencionalismo e a rigidez. No processo de ensino so estipulados prazos e perodos estereotipados pelo hbito, que se constituem verdadeiros obstculos da aprendizagem. Finalmente, este tipo de currculo se fundamenta em uma concepo pedaggica para a qual aprender , em grande medida, memorizar informaes ou executar mecanicamente determinados procedimentos. til destacar aqui que a estrutura interna do currculo tradicional do tipo terico-dedutiva. Isto implica que se parta das premissas gerais da cincia, formalizadas em disciplinas (nvel abstrato) para depois abordar as situaes prticas (nvel concreto) como casos enquadrados nas primeiras. Supe-se que os alunos informados da teoria realizaro uma aplicao automtica e adequada diante de casos concretos. Cincia

$
Ensino (Informao)

$
Aplicao fcil perceber que este tipo de pedagogia produz avanos muito limitados no conhecimento da realidade especfica e na elaborao de solues a elas adaptadas, favorecendo a difuso de conhecimentos processados em outros contextos. Tambm fcil perceber que este tipo de currculo produz escasso avano intelectual nos alunos, formando freqentemente cabeas bem-informadas ao invs de pessoas pensantes, criativas e inovadoras. Finalmente, diremos que este currculo que se sustenta na estrutura formal do conhecimento ter que enfrentar sempre a contradio que se estabelece entre o conhecimento parcelado e a realidade como instncia totalizadora, entre os dados abstratos e a prtica.
O currculo por assuntos ou currculo interdisciplinar

Diante das limitaes e crticas de que foram alvo os currculos formais, ensaiaram-se diversas experincias com vista a super-las. Foram criadas escolas e universidades departamentalizadas, foram propostas agrupaes de disciplinas afins, etc. Porm os resultados foram irrelevantes, desde que se trocaram mecanismos, mas no se mudou a essncia. As instituies educacionais permaneceram isoladas da prtica profissional, do trabalho e a fora dos costumes fez com que cada professor continuasse enclausurado em sua disciplina. Um passo importante para superar o currculo formal foi dado pelas experincias do currculo por assuntos ou problemas. Neste, parte-se da identificao e da definio de problemas ou objetos da realidade (por exemplo: a alimentao, as

284 CADRHU

condies de saneamento bsico, etc) elaborando-se unidades de ensino-aprendizagem em torno destes assuntos. A estrutura interna deste currculo indutivo-terica, implicando na seleo e ordenao de objetos ou assuntos extrados da realidade, prprias da prtica social de uma determinada profisso. A partir da, se procuram os dados e teorias, contendo tanto componentes cientficos quanto tcnicos, pertinentes ao contexto social onde acontecem tais problemas. O que se estimula nos alunos no a memorizao passiva de dados e sim a investigao e compreenso dos problemas, melhor dizendo, a construo de seu prprio conhecimento atravs da participao ativa neste processo. So indubitveis os avanos em termos pedaggicos que se realizam atravs da elaborao de um currculo por assuntos ou interdisciplinar. Mas, apesar disso, este tipo de currculo corre um srio risco: uma vez determinadas as unidades de ensino em funo de tal currculo, estas funcionam, em ltima instncia, como disciplinas. Por exemplo, ao invs de uma disciplina bioqumica teramos uma disciplina alimentao. A burocracia das instituies educacionais e o peso dos costumes podem facilmente ganhar terreno rotinizando e formalizando o currculo.
O currculo integrado

Poderamos tentar definir o currculo integrado como um plano pedaggico e sua correspondente organizao institucional que articula dinamicamente trabalho e ensino, prtica e teoria, ensino e comunidade. As relaes entre trabalho e ensino, entre os problemas e suas hipteses de soluo devem ter sempre, como pano de fundo, as caractersticas scio-culturais do meio em que este processo se desenvolve. Este Currculo Integrado uma opo educativa que permite: uma efetiva integrao entre ensino e prtica profissional; a real integrao entre prtica e teoria e o imediato teste da prtica; um avano na construo de teorias a partir do anterior; a busca de solues especficas e originais para diferentes situaes; a integrao ensino-trabalho-comunidade, implicando uma imediata contribuio para esta ltima; a integrao professoraluno na investigao e busca de esclarecimentos e propostas; a adaptao a cada realidade local e aos padres culturais prprios de uma determinada estrutura social. A proposta de currculo integrado a que nos parece mais apropriada para atender necessidade de integrar ensino e trabalho na formao de pessoal de nveis mdio e elementar pelas instituies de sade nas suas diversas categorias.

285 Texto de apoio/Unidade 2

Entretanto, assim como nas propostas anteriores, devemos apontar alguns dos riscos que podem ocorrer na sua operacionalizao. Em relao integrao ensino-trabalho o fato de aproxim-los espacialmente no garante a sua integrao (exemplo: pode-se ter uma sala de aula dentro do servio e o ensino permanecer distanciado deste). Alm disso, corre-se o risco de tomar a chamada realidade do servio como parmetro de ensino sem distinguir as insuficincias deste, reproduzindo-as acriticamente. Assim como chamamos ateno no currculo por assunto para o risco de reproduzir assuntos em forma de conhecimentos estanques, o mesmo pode ocorrer com as unidades do currculo integrado. Nestes, os componentes das unidades ensino-aprendizagem devem guardar entre si uma relao de interdependncia que se concretiza na medida em que o processo de ensino-aprendizagem avana.
Como montar um currculo integrado

precisamente neste ponto onde no existem receitas padronizadas e aqui onde se espera a criatividade dos que se defrontam com a tarefa de elaborar um currculo com ditas caractersticas. necessrio compreender que o trabalho deve ser encarado como um processo desenvolvido em comum e procurando vencer as tendncias estereotipadas de reproduzir experincias anteriores. O currculo, obedecendo aos mnimos fixados pelos Conselhos de Educao, deve ser flexvel e adaptado s diversas situaes, suscetvel de ser constantemente avaliado e melhorado de acordo com as experincias. De todos os modos, factvel sugerir alguns passos e procedimentos teis para a elaborao do currculo integrado a ser adaptado a cada realidade. 1. aconselhvel partir para a elaborao de uma clara definio de atribuies que esto e deveriam estar implicadas na prtica social de uma profisso. importante levar em conta tanto as atribuies que esto como as que deveriam estar, pois incorporar somente as vigentes significa pensar que a prtica atual absolutamente ajustada s necessidades do servio e da sociedade ou que no existiriam possibilidades de melhorar na definio das mesmas. Mas tambm necessrio identificar atribuies que, apesar de serem desejveis, no poderiam ser incorporadas por no estarem dadas as condies sociais e organizacionais para faz-las. Da ser importante que este primeiro passo seja desenvolvido atravs de um fecundo debate entre as pessoas envolvidas na tarefa de montar um currculo e, dentro do possvel, com entidades vinculadas prpria profisso e com os prprios interessados. Chamaremos de Perfil Profissional a resultante deste processo de debate, que inclui atribuies profissionais legitimadas pela prtica da atual profisso e atribuies desejveis em condies de serem incorporadas e aceitas; Na definio deste perfil devem tambm ser levada em conta as caratersticas do meio social onde a profisso se desenvolve, e as caractersticas dos alunos. As

286 CADRHU

primeiras se referem estrutura social, grau de organizao comunitria, localizao social da profisso, formas de vida, valores, costumes, etc. As segundas, aos esquemas de assimilao predominantes nos educandos, as suas experincias educacionais e profissionais. Por no se levar em conta estes fatores, corre-se o perigo de elaborar um perfil bonito em sua apresentao, porm desvinculado da realidade. 2. Se a elaborao do perfil ficou em forma de lista de atribuies, pode ser conveniente reuni-las em reas ou conjuntos de atribuies, referindo-se cada um tipo genrico de atividades. Esta classificao pode adotar diversas formas, segundo o que se quiser destacar, devendo-se optar pela que rena mais consenso e seja mais adequada ao exerccio da profisso; 3. De cada rea de atribuio devero ser detectadas as competncias necessrias e os conceitos, processos, princpios e tcnicas para o desenvolvimento de tais competncias; 4. O passo seguinte ser cotejar as diferentes listas de conceitos e processos para o desenvolvimento das competncias, estabelecendo relaes entre elas, detectando conhecimentos comuns e hierarquizando-os. Trata-se de um processo de sntese e classificao dos conhecimentos necessrios que dar como resultado uma rvore de conhecimento encadeados e relacionados como em uma rede. Chamaremos esta rede de estrutura de contedos. Aos conceitos, processos ou princpios mais gerais ou englobados chamaremos de assuntos-chave, sendo provvel que existam vrios assuntos-chave na estrutura total.; 5. Cada assunto-chave e sua correspondente rede de conhecimentos tericos e prticos dar lugar a uma unidade de ensino-aprendizagem. Esta se define como uma estrutura pedaggica dinmica, orientada por determinados objetivos de aprendizagem, em funo de um conjunto articulado de contedos e sistematizada por uma metodologia didtica. Cada unidade guarda certa autonomia com respeito s demais, porm, ao mesmo tempo, se encontram articuladas com as outras com vistas totalizao das reas de atribuies e do perfil profissional. Perfil Profissional
% Objetivos % Assuntos ou conceitos-chave % Metodologia % Objetivos % Assuntos ou conceitos-chave % Metodologia % Objetivos % Assuntos ou conceitos-chave % Metodologia

$
rea de atribuies ou competncias

%Unidade1

% Unidade 2

% Unidade 3

287 Texto de apoio/Unidade 2

Realizaremos, a seguir, alguns comentrios sobre os elementos centrais da programao curricular, os objetivos e a metodologia. 6. Se aderirmos a uma pedagogia que pretende preparar o aluno como sujeito ativo, reflexo, criativo e solidrio, os objetivos da aprendizagem que propusermos no podero consistir na memorizao de informaes, nem na execuo mecnica de determinados comportamentos. Isto no quer dizer que os conhecimentos em si sejam negligenciados. Pelo contrrio, alm de serem imprescindveis, a atividade assimiladora do sujeito que aprende se aplica sempre a um objetivo ou assunto que requer ser assimilado. Mas o que importa criar condies para que o aluno possa construir ativamente o seu prprio conhecimento. Assim, a aprendizagem se dar como resultado da assimilao ativa a partir da prpria prtica do sujeito e das sucessivas mudanas provocadas pela informao gradativamente assimilada. Portanto, os objetivos de cada unidade devero refletir esta atividade assimiladora do aluno no processo de sucessivas aproximaes ao conhecimento. Assim, por exemplo, podero indicar, como metas parciais de aprendizagem, que o treinando compare, distinga, classifique, busque causas e conseqncias, identifique princpios ou regularidades, determine objetivos de ao, selecione mtodos e tcnicas adequadas, execute, etc; 7. Resta referirmo-nos ao outro elemento central na elaborao das unidades curriculares: a metodologia. neste ponto que se opera uma profunda mudana no processo pedaggico, j que o currculo integrado representa a integrao trabalho-ensino. A metodologia supe planejar uma srie encadeada de atividades de aprendizagem que surgem das situaes do prprio servio. A partir delas, se incentivar a reflexo e busca de conhecimentos que revertero em novas formas de ao. Cada unidade de ensino-aprendizagem percorrer o mesmo processo podendo variar os materiais e estratgias, integrando ensino individual e grupal, mas sempre no mesmo sentido; Teoria ! Reflexo ! Prtica/Realidade " Nova prtica/ Transformao da realidade " Seleo de princpios e mtodos para a ao futura

Ao supervisor cabe orientar sistematicamente a reflexo e anlise a partir das prprias percepes iniciais dos educandos, estimulando a observao, a indagao e a busca de resposta. Durante este processo corrigir desvios e junto com seus

288 CADRHU

alunos avaliar seus avanos e dificuldades. Dever sempre respeitar o ritmo de aprendizagem e os padres culturais de quem aprende, no para ficar no imobilismo, mas, sim, para que os alunos produzam seus prprios conhecimentos e mudanas com um sentido de integrao e compromisso com seu trabalho e com a unidade a qual pertenam. Estimular sempre a busca ativa de conhecimentos e tcnicas apropriadas a cada situao. Finalmente, as atividades pedaggicas seqenciadas segundo esta metodologia devero guardar coerncia com os objetivos selecionados.

Avaliao no currculo integrado


O tema Avaliao requer um detalhamento especial, no somente pela importncia do assunto mas pela funo especial que cumpre dentro do currculo integrado. Este currculo se fundamenta no princpio de que a aprendizagem no alcanada de forma instantnea nem por domnio de informaes tcnicas, pelo contrrio, requer um processo de aproximaes sucessivas e cada vez mais amplas e integradas, de modo que o educando, a partir da reflexo sobre suas experincias e percepes iniciais, observe, reelabore e sistematize seu conhecimento acerca do objeto em estudo. Enquanto processo pedaggico, o desenvolvimento do programa curricular supe a integrao dinmica entre o supervisor e o educando. Cabe ao primeiro estimular e orientar este processo de modo que a apropriao da informao cientfica, necessria ao desempenho eficaz do educando, se d respeitando o ritmo individual, os esquemas de assimilao de que dispe e as caractersticas culturais. Assim a programao curricular funciona como orientao para o supervisor e mediao entre este e o educando. Por exemplo, para a execuo da programao curricular para a formao do visitador sanitrio, que se estrutura de forma flexvel em torno de um eixo temtico comum representado por reas de conhecimento compostas de mltiplas unidades didticas, se adotou uma sistemtica que alterna perodos de concentrao e disperso. No primeiro, os educandos so reunidos em um centro regional de sade para desenvolver as atividades planejadas, sob a orientao do supervisor. No segundo, cada educando retorna a seu posto especfico de trabalho com algumas atividades de fixao que compem as tarefas para o perodo de disperso. Este modelo adotado obedece a dois fatores importantes: por um lado, as necessidades e limitaes dos prprios Servios Bsicos de Sade, que impedem que o pessoal se afaste de seu local de trabalho por um perodo longo, ou que exista um supervisor para cada educando; por outro lado, o respeito essncia do processo de aprendizagem, que requer tempo, exerccio e maturao para que se produzam as sucessivas aproximaes e avanos no domnio do objeto de estudo. Durante a realizao das tarefas, o educando consolidar sua aprendizagem aprofundando a observao de seu meio e aplicando os conceitos que pouco a pouco vo sendo elaborados. O supervisor, como orientador da aprendizagem, acompanha este processo, discute com o educando, corrige e oferece informaes adicionais, estimula a reflexo e a observao, detectando tambm as difi-

289 Texto de apoio/Unidade 2

culdades especficas, registrando-as para soluo imediata ou retomada no prximo perodo de concentrao. Esta atividade denominada recuperao paralela e pode ser dirigida a indivduo ou a grupos que apresentam a mesma dificuldade. Do exposto, infere-se que ns estamos abordando o processo de avaliao que se inicia com o acompanhamento sistemtico da evoluo do educando na construo do seu conhecimento. Dentro desta perspectiva, a avaliao um componente de grande importncia, sendo considerada como parte integrante do processo de planejamento curricular, estando presente em todos os estgios de seu desenvolvimento e no apenas confinada aos seus resultados finais. Assim, nesta proposta no se concebe a avaliao como um momento separado ou independente do processo de ensino. Ao contrrio, ela pensada como uma atividade permanente e indissocivel da dinmica de ensino-aprendizagem, o que permite acompanhar passo a passo o avano dos educandos, detectar a tempo suas dificuldades, ajustar e reajustar o ensino e suas caractersticas aos diferentes contextos, corrigir e reforar o processo de ensino. No se trata, portanto, de avaliar para eliminar, mas sim para acompanhar e recuperar. Sendo assim, a avaliao no est dirigida somente ao educando, mas tambm ao processo como um todo, visando subsidiar a tomada de deciso no sentido de superar dificuldades de operacionalizao e assegurar uma apropriada utilizao e combinao de tempo, recursos humanos e materiais para o alcance dos objetivos desejados. Portanto, alm do acompanhamento sistemtico do educando, a avaliao permite ao mesmo tempo estimar a eficcia do programa de ensino, verificar sua adequao aos objetivos e detectar possveis falhas, tanto do programa quanto do trabalho do supervisor. Estas duas dimenses da avaliao no so estanques. A existncia de um encadeamento lgico entre a programao e a execuo de primordial importncia e a compatibilizao entre elas pode ser feita atravs de produtos parciais que correspondam s vrias unidades didticas e que orientam a execuo em direo a resultados finais esperados.

You might also like