You are on page 1of 13

Disciplina: Cincias Naturais

Professor: Ana Fraga

Ana Barros 9D N2

Pgina 1 de 13

Disciplina: Cincias Naturais

Professor: Ana Fraga

Ana Barros 9D N2

Gastrites
Gastrite aguda
A gastrite aguda caracteriza-se pelo seu brusco aparecimento e rpida evoluo, j que aparece em poucos dias ou, o mais tardar, num par de semanas. Na sua manifestao mais simples (a mais comum), a mucosa gstrica fica apenas inflamada, enquanto que noutros casos apresenta pequenas eroses que podem provocar hemorragias mais ou menos abundantes.

Causas
A origem da afeo muito diversa. O mais frequente que seja causada pela ingesto de produtos que irritem a mucosa gstrica como, por exemplo, certos medicamentos (o cido acetilsaliclico e outros anti-inflamatrios), lcool, alimentos em mau estado ou grandes refeies ricas em gorduras ou demasiado condimentadas. Tambm se pode produzir perante circunstncias que provoquem um incremento da produo de suco gstrico como, por exemplo, certas situaes de stress (cirurgia, queimaduras, traumatismos graves) ou como consequncia de vrias doenas infeciosas.

Sintomas
Os principais sintomas so perda de apetite, mau sabor na boca e mau hlito, sensao de lngua pastosa, arrotos cidos, ardor estomacal, dor na zona alta do abdmen, nuseas e vmitos. Por vezes, altera-se o estado geral, com febre, dor de cabea e debilidade, tratandose ento de uma gastrite aguda erosiva, que se manifesta atravs de rastos de sangue digerido nos vmitos, com vrios cogulos, e nas fezes, que se tornam negras.

Diagnstico e tratamento
Os exames mais utilizados para diagnosticar esta alterao do sistema digestivo so a endoscopia e os testes sanguneos. O tratamento consiste, essencialmente, em manter o estmago em repouso, de modo a facilitar a sua recuperao. A principal medida corresponde a uma dieta ligeira, um ou dois dias base de infuses e caldos suaves com massas ou arroz, para passar progressivamente, medida que a situao melhore, para uma alimentao normal. Caso os sintomas sejam muito intensos, o mdico pode prescrever anticidos comuns, como hidrxido de alumnio e de magnsio, ou medicamentos que reduzam a produo de cido clordrico. A hospitalizao do doente pode ser necessria no caso de uma gastrite erosiva que provoque hemorragias, sendo efetuada uma cauterizao dos vasos sanguneos atravs de uma sonda ou, inclusive, em casos extremos, uma interveno cirrgica. Teste sanguneo

Pgina 2 de 13

Disciplina: Cincias Naturais

Professor: Ana Fraga

Ana Barros 9D N2

Gastrite crnica
Em caso de gastrite crnica, as leses inflamatrias da mucosa gstrica persistem durante meses ou anos, inclusive dcadas. Na maioria das situaes, estas leses no diminuem de intensidade; por outro lado, caso se agravem, podem gerar modificaes irreversveis da mucosa gstrica, alterando a sua funcionalidade. Por exemplo, possvel que com o passar do tempo a mucosa se torne mais fina e desaparea uma boa parte das glndulas produtoras de suco gstrico, dando assim origem a uma gastrite atrfica.

Causas
A causa da gastrite crnica no perfeitamente clara, embora se pense que na sua origem intervm diversos factores. Por um lado, existem casos em que se desenvolve perante uma repetio mais ou menos frequente de episdios de gastrite aguda, apesar de no ser possvel determinar com exatido o motivo desta particular evoluo, por s ocorrer em determinados pacientes. Por outro lado, existem casos em que se sabe que esto envolvidos certos mecanismos imunolgicos anmalos. Alm disso, pensa-se que pode existir uma certa predisposio hereditria para padecer deste tipo de patologia, j que a sua incidncia significativamente mais elevada em algumas famlias.

Sintomas
As possveis manifestaes da patologia so variadas e inconstantes: pacientes com a sua mucosa gstrica gravemente afetada apresentam pequenos sintomas, enquanto outros tm muito poucas leses e apresentam sintomas muito notrios. Sempre que h uma reduo na produo de suco gstrico, as digestes tornam-se mais lentas, com regurgitaes e nuseas, existe uma sensao de peso e distenso abdominal aps as refeies, propicia-se a produo de gases e a sensao de cansao. s vezes, caso a inflamao provoque um aumento da secreo cida, produzem-se episdios de ardor ou dor estomacal. Sensao de cansao

Diagnstico e tratamento
Os exames que permitem diagnosticar esta doena, tal como nas gastrites, so a endoscopia e os testes sanguneos. No h um tratamento especfico para a doena, apenas necessrio evitar todos aqueles factores que se possam tornar irritantes para a mucosa gstrica, como o lcool, os picantes, etc.

Nota Gastrite atrfica


A mucosa gstrica produz uma substncia denominada factor intrnseco de Castle, necessria para a absoro intestinal da vitamina B12; caso no se fabrique uma quantidade suficiente de factor intrnseco, como ocorre na gastrite atrfica, o organismo no assimila vitamina B12 suficiente para a maturao dos glbulos vermelhos, provocando o desenvolvimento de uma anemia. Pgina 3 de 13

Disciplina: Cincias Naturais

Professor: Ana Fraga

Ana Barros 9D N2

Cancro do estmago
O cancro do estmago uma neoplasia maligna da mucosa do estmago, tambm conhecida como carcinoma gstrico. Esta doena constitui quase 95% dos tumores malignos deste rgo. Apesar de teoricamente qualquer tipo de clula poder dar origem a um cancro, outras clulas gstricas raramente so a origem de neoplasias malignas.

Causas
A verdadeira causa do cancro do estmago no se conhece, mas identificaram-se vrios factores de risco. Por um lado, existem famlias com uma elevada incidncia da doena, o que sugere a existncia de uma predisposio gentica transmitida hereditariamente. Por outro lado, pensa-se que determinados hbitos alimentares, como o regular consumo de lquidos e comidas muito quentes ou com alimentos excessivamente condimentados, assim como o elevado consumo de gramneas, de guisados e salgados ou de produtos com um alto teor de nitratos, podem favorecer o seu desenvolvimento, explicando assim a sua desigual frequncia nas diversas regies do planeta. Verifica-se, tambm, uma especial incidncia de cancro do estmago nas pessoas que previamente sofreram determinadas doenas gstricas, como gastrite crnica de longa evoluo, gastrite hipertrfica e tumores benignos do tipo plipos. Consumo excessivo de sal

Tipos e manifestaes
O cancro do estmago tem normalmente a sua origem nas capas mais superficiais da parede gstrica, podendo difundir-se a partir da, segundo diversas modalidades. Carcinoma invasivo: o tumor cresce dentro da parede do estmago, invadindo toda a sua espessura. Ao atravessar a parede gstrica, difunde-se diretamente nos rgos contguos, propagando-se a outros mais distantes atravs das vias linftica e sangunea, provocando a sua metstase em fases relativamente precoces. Carcinoma ulceroso: o tumor desenvolve-se como uma leso erosiva na superfcie do estmago e adota um aspeto parecido ao da lcera gstrica, com a qual pode ser confundido tanto na leso como nos sintomas. Carcinoma polipoide: o tumor cresce at entrada da Tomografia computorizada do abdmen cavidade gstrica, adotando uma forma poliposa.

Pgina 4 de 13

Disciplina: Cincias Naturais

Professor: Ana Fraga

Ana Barros 9D N2

Sintomas
Ao incio, apenas costumam aparecer manifestaes no muito especficas, como perda de apetite ou sintomas difusos, por vezes dolorosos, na regio superior do abdmen. Contudo, o que diferencia o cancro do estmago de outros o facto de os sintomas se intensificarem progressivamente. medida que o tumor vai crescendo, vo aparecendo manifestaes mais notrias, devido invaso da parede do estmago, ulcerao da sua superfcie e ao obstculo passagem dos alimentos. O principal transtorno corresponde a uma dor na parte superior do abdmen. Tambm costumam provocar nuseas e vmitos, em especial quando o crescimento do tumor obstrui a passagem dos alimentos. A princpio, os vmitos so pouco frequentes e apresentam-se aps o consumo de alimentos slidos, mas em fases mais avanadas tornam-se mais frequentes e chegam a apresentar-se aps a ingesto de lquidos. Quando o tumor do tipo ulceroso, costuma provocar hemorragias digestivas. Em fases mais avanadas, e como consequncia do desenvolvimento do tumor e dos problemas nutritivos que provoca, pode-se registar uma perda de peso corporal, um cansao extremo e a propenso a infees, s Nuseas e vmitos manifestaes prprias da afeo de outros rgos e s metstases.

Diagnstico e tratamento
Os exames mais utilizados para diagnosticar esta doena so a bipsia, a endoscopia e os testes sanguneos. O principal recurso teraputico do cancro do estmago corresponde cirurgia, ou seja, remoo do tumor e de uma parte mais ou menos ampla do estmago ou, por vezes, total extrao do rgo. A tcnica empregue e a sua utilidade dependem das caractersticas do cancro no momento da interveno. s vezes, basta eliminar o tumor e um sector limitado da parede gstrica, mas noutras ocasies h que extrair a maior quantidade possvel de massa tumoral e proceder reparao dos rgos vizinhos infiltrados. Como complemento da cirurgia paliativa, pode-se utilizar a radioterapia (aplicao de radiaes), para travar o desenvolvimento do tumor e aliviar os sintomas. Como complemento da cirurgia efetuada com pretenso curativa recorre-se quimioterapia (administrao de frmacos anticancerosos) a fim de evitar o desenvolvimento de metstases e melhorar o prognstico. Endoscopia

Pgina 5 de 13

Disciplina: Cincias Naturais

Professor: Ana Fraga

Ana Barros 9D N2

Preveno
Como ainda no se identificou com preciso os factores genticos e ambientais com predisposio para o cancro do estmago, no possvel evitar o seu aparecimento. De qualquer forma, possvel atravs dos seus sintomas diagnosticar um cancro numa fase precoce, sendo maiores as expectativas de cura, caso seja aplicado oportunamente o devido tratamento. A melhor frmula de preveno a prtica de gastroscopias de forma peridica, sempre que se considere que existe um risco justificado.

Pgina 6 de 13

Disciplina: Cincias Naturais

Professor: Ana Fraga

Ana Barros 9D N2

lcera gstrica
O suco gstrico contm substncias muito corrosivas (cido clordrico e pepsina), mas que, em condies normais, no danificam a parede interna do estmago devido existncia de uma barreira protetora (muco e bicarbonato) que impede o seu contacto direto com as clulas da mucosa gstrica. A lcera produz-se perante um desequilbrio entre os factores agressivos e os defensivos, em especial por uma diminuio destes ltimos.

lcera gstrica

Causas
Existem inmeras circunstncias que favorecem o desenvolvimento da lcera como, por exemplo, a gastrite crnica, o abuso do lcool e de estimulantes (caf), o tabagismo e o consumo excessivo de medicamentos, como a aspirina (cido acetilsaliclico) e outros anti-inflamatrios (fenilbutazona, indometacina, etc.). O stress tambm desempenha um papel importante, porque estimula a produo de suco gstrico. Alm disso, nos ltimos anos, relacionou-se o desenvolvimento da lcera com a presena, na mucosa gstrica, de uma bactria denominada Helicobacter pylori.

Bactria Helicobacter pylori

Sintomas O principal sintoma uma dor na parte superior esquerda do abdmen. Por vezes, o incmodo moderado, atravs de uma sensao de ardor ou, inclusive, de uma dor rpida e forte nos intestinos; noutros casos, a dor to intensa que impede a realizao das atividades habituais. Esta dor aparece quando o estmago est vazio e costuma estar relacionada com a ingesto de alimentos: atenuada e desaparece, no espao de 30 a 90 minutos, aps cada refeio, para logo reaparecer e intensificar-se de 60 a 90 minutos. Outros sintomas comuns so a perda de apetite, arrotos cidos, mau sabor na boca, nuseas e, eventualmente, vmitos.

Pgina 7 de 13

Disciplina: Cincias Naturais

Professor: Ana Fraga

Ana Barros 9D N2

Diagnstico e tratamento O exame mais utilizado para diagnosticar este tipo alterao do sistema digestivo a endoscopia. No tratamento da lcera so empregues diversos tipos de medicamentos. Entre os mais utilizados destacam-se os anticidos, cuja ao neutraliza a acidez do suco gstrico e alivia os sintomas. Tambm existem medicamentos como os bloqueadores dos recetores H2 ou os inibidores da bomba de protes, que diminuem a secreo gstrica e favorecem a cicatrizao da leso. So tambm empregues os protetores da mucosa gstrica, como o sucralfato ou os sais de soluo coloidal, que so muito eficazes. Geralmente, esta medicao, que se mantm durante os perodos assintomticos, encurta o perodo de cicatrizao da lcera e consegue evitar a formao de novas leses erosivas ou, pelo menos, espa-las. De qualquer forma, existem casos em que o tratamento base de medicamentos no produz o efeito desejado, pois continuam a produzir-se agudizaes demasiado frequentes e at o desenvolvimento de complicaes, em que ser necessrio recorrer cirurgia. Anticidos

Pgina 8 de 13

Disciplina: Cincias Naturais

Professor: Ana Fraga

Ana Barros 9D N2

Cirrose heptica
A cirrose a consequncia final comum de diversas doenas crnicas do fgado que, de forma mais ou menos progressiva, provocam a morte (necrose) de algumas zonas do rgo. O tecido heptico tenta recuperar-se, pelo que se desenvolvem mltiplos ndulos de tecido de regenerao. Mas tambm se produz uma reao cicatrizante, com a proliferao de um tecido fibroso que ocupa os sectores mais danificados. O contnuo aparecimento de zonas de tecido necrtico, focos de tecido de regenerao e outros de fibrose vai alterando a estrutura do fgado, o qual adquire progressivamente uma forma irregular, tornando-se mais pequeno e duro. J no pode cumprir as suas funes, nem possvel que a circulao sangunea atravesse normalmente o seu interior - aparece, ento, toda uma serie de sintomas que coloca em evidncia a gravidade desta patologia que, por esta altura, j irreversvel. Clulas de um fgado com cirrose heptica (em cima) Clulas de um fgado normal (em baixo)

Causas
A causa mais frequente de cirrose o consumo excessivo e prolongado de lcool etlico, substncia que, em elevadas quantidades, atua como um autntico txico heptico. A segunda causa em frequncia a hepatite crnica, que se pode tornar a raiz de um ataque de hepatite viral dos tipos B, C e D. Isto ocorre porque os vrus danificam as clulas hepticas, mas principalmente porque a sua presena desencadeia uma reao anmala do sistema imunitrio, com a produo de anticorpos que atacam os hepatcitos1. Tambm se pode produzir uma cirrose devido a uma obstruo da drenagem da blis, que se acumula no interior do rgo e acaba por ser prejudicial para o prprio tecido Consumo excessivo e prolongado de heptico que a elaborou. lcool (causa mais frequente de cirrose heptica)

Os hepatcitos so clulas encontradas no fgado capazes de sintetizar protenas, usadas tanto para exportao como para sua prpria manuteno, por isso torna-se uma das clulas mais versteis do organismo.

Pgina 9 de 13

Disciplina: Cincias Naturais

Professor: Ana Fraga

Ana Barros 9D N2

Sintomas
Durante algum tempo, por vezes alguns anos, o desenvolvimento da cirrose no provoca qualquer sintoma e at se pode detetar num exame clnico efetuado por outros motivos ou no controlo de uma pessoa alcolica ou com hepatite viral crnica. Inicialmente, podem aparecer sintomas no especficos de mau funcionamento heptico, como debilidade, cansao, inapetncia, indisposies dolorosas na parte superior direita do abdmen, algum grau de distenso abdominal aps as refeies e digestes difceis, nuseas, flatulncia e diarreias. Estes distrbios digestivos podem dar lugar a uma afeo nutricional e emagrecimento. Numa etapa mais avanada da patologia surgem j sinais de disfuno heptica. O mais caracterstico a ictercia, uma colorao amarelada da pele devido reteno de bilirrubina, pigmento que o fgado j no capaz de eliminar com as suas secrees e passa para o sangue. Tambm so comuns as afees hemorrgicas, por ausncia dos elementos da coagulao que o fgado produz, bem como anemia e um estado de predisposio para infees. Um sinal caracterstico da cirrose, especialmente no homem, o aparecimento na pele de umas pequenas manchas avermelhadas com um ponto central mais evidente. Tambm pode acontecer que a pele fique seca e spera ou que as unhas adotem um aspeto esbranquiado e com estrias, assim como as palmas das mos adquirem uma colorao avermelhada. Por conseguinte, a progressiva impossibilidade do sangue em atravessar o fgado cirrtico faz com que o mesmo se acumule na rea corporal drenada pela veia porta (hipertenso portal). Neste caso, o sangue venoso v-se obrigado a recorrer a outros caminhos alternativos para chegar ao corao, pelo que se apresentam dilataes das veias venosas superficiais do abdmen, mais evidentes ria zona que rodeia o umbigo, e desenvolvem-se varizes esofgicas que constituem um potencial perigo de hemorragias digestivas. Assim, devido hipertenso portal e tambm falta de protenas no sangue, parte do lquido plasmtico tende a passar para o interior da cavidade abdominal (ascite). Finalmente, em fases avanadas da doena, produz-se uma insuficincia heptica grave, com afees de comportamento e neurolgicas diversas (encefalopatia heptica), que costuma Dilataes venosas conduzir a um estado de coma, por vezes irreversvel e fatal.

Pgina 10 de 13

Disciplina: Cincias Naturais

Professor: Ana Fraga

Ana Barros 9D N2

Diagnstico e tratamento
A tomografia computorizada e a bipsia so frequentemente utilizadas para diagnosticar as disfunes hepticas. No existe nenhum tratamento curativo da cirrose: as leses existentes no fgado so irreversveis e o mximo que se pode fazer prevenir a sua progresso tratando ou suprimindo o factor causal. Desde o incio, fundamental evitar por completo o lcool, bem como todo o esforo desnecessrio do fgado. A alimentao deve ser rica e variada, mas o mdico pode indicar em determinados casos uma reduo do consumo de sal (quando existem edemas ou ascite) ou de protenas (se existir risco de encefalopatia heptica). Geralmente, as complicaes que se apresentam apenas devem ser prevenidas ou tratadas com medidas especficas, no hospital. Apesar de no haver um tratamento curativo o transplante heptico uma das melhores solues para os casos Tomografia computorizada avanados desta doena.

Pgina 11 de 13

Disciplina: Cincias Naturais

Professor: Ana Fraga

Ana Barros 9D N2

Webgrafia
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=21 http://pt.wikipedia.org/wiki/Cancro_do_est%C3%B4mago http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=47 http://pt.wikipedia.org/wiki/Cirrose_hep%C3%A1tica http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:HRS_path.jpg http://www.google.pt/imgres?q=ictericia&um=1&hl=ptPT&sa=N&biw=1366&bih=673&tbm=isch&tbnid=kwxJdpno06iROM:&imgrefurl=http://www.virtual.epm .br/material/tis/curr-bio/trab2004/1ano/figado/pato.htm&docid=ciCuFR18ycxpM&imgurl=http://www.virtual.epm.br/material/tis/currbio/trab2004/1ano/figado/Imagens/icdef.jpg&w=400&h=320&ei=IgO8T_foBYK90QXuo6TJAw&zoom=1 &iact=hc&vpx=1072&vpy=154&dur=77&hovh=201&hovw=251&tx=206&ty=124&sig=114758730224389 577438&page=1&tbnh=154&tbnw=192&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:5,s:0,i:80 http://www.google.pt/search?hl=ptPT&q=ictericia&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&biw=1366&bih=673&wrapid=tlif133772162843510 &um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=IAO8T9KyMYym8gOF_cG4Cg#um=1&hl=ptPT&tbm=isch&sa=1&q=tomografia+computadorizada+ao+f%C3%ADgado+com+cirrose&oq=tomografia+ computadorizada+ao+f%C3%ADgado+com+cirrose&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=img.3...1001.7199.3.7395.15 .0.0.15.0.0.0.0..0.0...0.0.1qTh3yrWbPk&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&fp=a24442aa714b6b63&bi w=1366&bih=673 http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=20 http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=19 http://www.google.pt/imgres?q=doen%C3%A7as+do+sistema+digestivo&um=1&hl=ptPT&sa=N&biw=1366&bih=673&tbm=isch&tbnid=r8jqhhZgJkV0aM:&imgrefurl=http://biologiamanuella. wordpress.com/2011/02/15/atividade-sobre-doencas-do-sistemadigestorio/&docid=68oUw_t4t9OyoM&imgurl=http://biologiamanuella.files.wordpress.com/2011/02/g astroenterologia-especialidade-gastrica.jpg&w=195&h=250&ei=hKS8T4rMFaiP0AWmwhP&zoom=1&iact=hc&vpx=175&vpy=327&dur=1567&hovh=200&hovw=156&tx=121&ty=150&sig=1147 58730224389577438&page=3&tbnh=141&tbnw=110&start=46&ndsp=26&ved=1t:429,r:6,s:46,i:185 http://www.google.pt/imgres?q=doen%C3%A7as+do+sistema+digestivo&start=72&um=1&hl=ptPT&sa=N&biw=1366&bih=673&tbm=isch&tbnid=BfPM70DE6ntioM:&imgrefurl=http://anatomicodesafi o.blogspot.com/2011/05/doencas-do-sistemadigestorio.html&docid=lggI8HLYGyH2AM&imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-LZYnof1agA/Td7aIQtkkuI/AAAAAAAAAAw/ECBM9jldVCQ/s1600/cirrhosis.jpg&w=332&h=345&ei=DqW8T6G YJcjQ0QWY250a&zoom=1&iact=hc&vpx=393&vpy=290&dur=532&hovh=229&hovw=220&tx=130&ty=1 05&sig=114758730224389577438&page=4&tbnh=146&tbnw=140&ndsp=28&ved=1t:429,r:15,s:72,i:37 http://www.google.pt/imgres?q=cancro+do+estomago&um=1&hl=ptPT&biw=1366&bih=673&tbm=isch&tbnid=O6RrMebLM1EAM:&imgrefurl=http://www.saudelar.com/edicoes/2008/outubro/principal.asp%3Fsend%3D15_trata mentos_naturais.htm&docid=QQeETNX74Fnx6M&imgurl=http://www.saudelar.com/edicoes/2008/out ubro/images/ulcera_5629396_fmt.jpeg&w=369&h=305&ei=Hqa8T8j4AYSX1AXqh_0_&zoom=1&iact=hc &vpx=1076&vpy=196&dur=4403&hovh=204&hovw=247&tx=162&ty=123&sig=11475873022438957743 8&page=1&tbnh=130&tbnw=157&start=0&ndsp=20&ved=1t:429,r:19,s:0,i:161 http://www.google.pt/imgres?q=testes+sanguineos&um=1&hl=ptPT&biw=1366&bih=673&tbm=isch&tbnid=oWerPS15qniMWM:&imgrefurl=http://www.cienciahoje.pt/i ndex.php%3Foid%3D44270%26op%3Dall&docid=UEophfX14s9v9M&imgurl=http://www.cienciahoje.pt/ files/44/44271.jpg&w=246&h=300&ei=h6i8T-GZG-ek0AXfv5w8&zoom=1

Pgina 12 de 13

Disciplina: Cincias Naturais

Professor: Ana Fraga

Ana Barros 9D N2

http://www.google.pt/imgres?q=sensa%C3%A7%C3%A3o+de+cansa%C3%A7o&um=1&hl=ptPT&biw=1366&bih=673&tbm=isch&tbnid=9ZemQbl_nKJ3CM:&imgrefurl=http://www.portalxp.net/com o-acabar-com-a-sensacao-de-cansaco/como-acabar-com-a-sensacao-de-cansaco2/&docid=b5QluzlKWrMo1M&imgurl=http://www.portalxp.net/wp-content/uploads/2011/10/Comoacabar-com-a-sensa%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o-decansa%2525C3%2525A7o.jpg&w=300&h=300&ei=Dqm8T7G3B8fH0QWZ2s05&zoom=1&iact=hc&vpx=6 10&vpy=141&dur=419&hovh=225&hovw=225&tx=43&ty=132&sig=114758730224389577438&page=1 &tbnh=152&tbnw=151&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:2,s:0,i:72 http://www.google.pt/imgres?q=ulcera+gastrica&um=1&hl=ptPT&biw=1366&bih=673&tbm=isch&tbnid=jNkv_YoKOi0SAM:&imgrefurl=http://www.gastroecirurgia.co m/2011/10/ulcerapeptica.html&docid=zeUiVmCqHg2QFM&imgurl=http://gastroenterologos.net/images/ulcera_peptica.j pg&w=460&h=300&ei=jqm8T8DgCebM0QWPy_FX&zoom=1&iact=hc&vpx=523&vpy=158&dur=369&ho vh=181&hovw=278&tx=208&ty=103&sig=114758730224389577438&page=1&tbnh=118&tbnw=181&st art=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:2,s:0,i:72 http://www.google.pt/imgres?q=antiacidos&um=1&hl=ptPT&biw=1366&bih=673&tbm=isch&tbnid=gVYBtG8S58rwM:&imgrefurl=http://www.justomedio.com/57522/antiacidos-en-exceso-pueden-generalproblemas-estomacales-en-celebraciones-previas-a-fin-de-ano/&docid=y4LyM5GhU-r6M&imgurl=http://www.justomedio.com/wpcontent/uploads/2011/12/antiacidos.jpg&w=555&h=308&ei=vKu8T9vVJoTF0QXQt8RQ&zoom=1 Todos os sites foram consultados no dia 22 de Maio de 2012

Pgina 13 de 13

You might also like