You are on page 1of 3

Simbologia: de Gerald Holtom Lenda Urbana

Ferreira Jr, Alvaro Francisco

O smbolo p-de-galinha, conhecido mundialmente como smbolo hippie, e tido como satanista, por alguns sites religiosos, reflexo de uma constante humana: a teoria da Conspirao. Esta pesquisa tem por objetivo, mostrar a real histria por trs do smbolo, mostrar em qual momento houve uma inflexo no seu significado e apresentar fatos que desmascaram a maioria das lendas urbanas atreladas ele.

1. A origem do smbolo
A origem do smbolo se deu na dcada de 50. Sua criao foi reflexo da necessidade de um logo universalmente reconhecvel para o Comit de Ao Direta Contra a Guerra Nuclear e para a campanha de Desarmamento Nuclear (Nuclear Disarmament). O logo fio criado por Gerald Holtom que foi um Objetor de Conscincia1 durante a Segunda Guerra Mundial. Segundo o prprio Holton, a primeira verso do smbolo era um crculo brancodentro de um quadrado preto, seguido por vrias verses da Cruz Crist. Porm, este smbolo foi abandonado pois, em algumas localidades, o mesmo poderia ser associado aos Cruzados (em pases de origem rabe), ou bno pblica dada por um capelo ao Enola Gay, avio que lanou a bomba atmica em Hiroshima, em pases orientais. Dado estas possibilidades de interpretao, Holtom decidiu-se por utilizar o cdigo universal martimo, tomando como base as duas iniciais de Nuclear Disarmament ou Desarmamento Nuclear, em portugus. A imagem abaixo mostra a formao do smbolo2:

1 2

http://en.wikipedia.org/wiki/Gerald_Holtom http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/magazine/7292252.stm

Segundo o prprio Holton, o smbolo tambm significava um ser humano desesperado, com as mos estendidas para baixo. Este smbolo acabou por no ser registrado, o que permitiu que o mesmo fosse usado sem restries por qualquer um, o que levou a uma deturpao de seu significado, ao ser importado pelos hippies americanos. 2. O uso pelos Hippies e deturpaes iniciais Nas dcadas de 60 e 70, atravs do movimento hippie, o smbolo passou a ser associado luta contra a Guerra do Vietn. Por este motivo, temos as primeiras deturpaes de seu significado: A primeira, criada pelos apoiadores da guerra, associada ao comunismo3 Uma outra interpretao se deu pelos crticos do movimento hippie, ao associar, de modo calunioso, o smbolo a um p de galinha e criar um paralelo com uma letra rnica (Tyr)4 invertida que, era erroneamente associada morte, dado que, no original, Tr refere-se ao deus da guerra germnico5 Em 1970, uma organizao de extrema-direita americana, a John Birch Society, associou o smbolo uma cruz invertida com os braos quebrados, tentando lig-lo assim, ao satanismo, ao dizer que este smbolo significava a paz sem Cristo

3. Fatos que podem ter sedimentado a idia da Lenda Urbana


Neste tpico, mostramos eventos que podem ser causadores da imagem deturpada do smbolo.
3 4 5

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/magazine/7292252.stm http://www.girafamania.com.br/girafas/lingua_dinamarca_runas.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Tyr

Famlia Manson Famlia Manson foi o grupo fundado por Charles Manson em 1969. O grupo formado em 1968, como uma comunidade alternativa em Spahn Ranch, perto de Los Angeles. Este grupo foi o responsvel por vrias mortes, entre outros crimes6. Estes eventos foram um dos responsveis por levar o movimento hippie clandestinidade e ao seu subsequente desgaste e quase extino. Sites religiosos H vrios sites que, buscando denunciar elementos da Nova Era, acabam por unir fraes de textos aleatrios para justificar as suas denncias, o que acaba por reforar a idia de alterao de significado. Um exemplo disso encontrado no site http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?Id=1097, com duas explicaes diferentes e erradas - para o smbolo egpcio Ankh. Uma possvel outra deturpao pode tambm ser ligada ao alfabeto rnico ao inverter a letra EOLH (Proteo), gerando supostamente, um significado invertido. Porm esta possibilidade uma especulao do prprio autor.

4. Concluso
Conclui-se que fcil criar novos conceitos para um mesmo smbolo aproveitando-se do momento histrico, preconceito ou estado psquico de uma populao. A isso soma-se a profuso de informaes de significados concorrentes e a tendncia humana de no confrontar estas informaes com fatos plausveis.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia_Manson

You might also like