You are on page 1of 3

A Revoluo no pode triunfar sem a emancipao da mulher1.

(Thomas Sankara)2 -Colocar a questo da mulher na sociedade burkinabense atual significa colocar em questo a abolio do sistema de escravido ao qual as mesmas tem sido submetidas por milnios. O primeiro passo tentar entender como tal sistema funciona, para entender a sua verdadeira natureza em toda a sua sutileza, para ento elaborar uma linha de ao que pode levar emancipao total das mulheres. Em outras palavras, a fim de vencer esta batalha que homens e mulheres tm em comum, preciso estar familiarizado com todos os aspectos da questo da mulher escala mundial e aqui no Burkina. Ns temos que entender como a luta da mulher burkinabense parte de uma luta de todas as mulheres em todo o mundo e, alm disso, parte da luta para a completa reabilitao de nosso continente. Assim, a emancipao da mulher est no corao da questo da prpria humanidade, em si mesma, seja aqui ou em qualquer lugar. A questo , portanto, de carter universal. -O destino das mulheres est ligado ao do homem explorado. Entretanto, essa solidariedade no deve cegar-nos ao observarmos a situao especfica enfrentada pelas mulheres em nossa sociedade. verdade que a mulher trabalhadora e o homem simples so explorados economicamente, mas a esposa operria tambm, frequentemente, condenada ao silncio pelo camarada seu marido. Este o mesmo mtodo utilizado pelos homens para dominar outros homens! A idia a de que, certos homens, por virtude de sua origem familiar ou nascimento, ou atravs de direitos divinos, so superiores aos outros. -Desde o princpio da histria humana, o domnio da natureza pelo homem nunca foi feito somente com a fora. A mo, provida de polegar opositor, segura a ferramenta, o que aumenta o poder e a capacidade de ambas. No eram, portanto, os atributos fsicos, a musculatura ou a capacidade de dar luz, por exemplo, os fatores determinantes para a condio desigual entre homens e mulheres. Tampouco foi o progresso tecnolgico, como tal, que institucionalizou essa desigualdade. Em certos casos, em algumas partes do globo, as mulheres eram capazes de eliminar a diferena fsica que as separava dos homens. Foi, na verdade, a transio de uma forma de sociedade para outra que institucionalizou a desigualdade feminina. Essa desigualdade foi produzida por nossas prprias mentes e inteligncia, visando desenvolver uma forma concreta de dominao e explorao. A funo social e o papel que tem sido atribudo s mulheres desde sempre so um reflexo vivo deste fato. Hoje, sua funo de parir e as obrigao social de estar de acordo com os modelos de elegncia determinados pelos homens, previnem que as mulheres desejem desenvolver uma chamada musculatura masculina.

Discurso proferido na cidade de Ouagadogou, Burkina Faso, por ocasio da comemorao do Dia Internacional da Mulher no dia 8 de Maro de 1987. (Source: Thomas Sankara Speaks Copyright 1990, 2007 Pathfinder Press) 2 Nota do tradutor: Tive bastante dificuldade em traduzir certos trechos deste discurso, no o encontrei em portugus e acredito que seu conhecimento fundamental. Peo que analisem criticamente a traduo e qualquer erro encontrado, por favor, reportem-me para que eu o corrija. Grato

-Por milnios, desde o paleoltico at a Idade do Bronze, as relaes entre os gneros eram, na opinio dos mais conceituados paleontlogos, positivas e de carter complementar. Foi assim por oito milnios! Como Engels explicou-nos, as relaes eram baseadas na colaborao e na interao, em contraste com o patriarcado, onde a excluso das mulheres era uma caracterstica generalizada da poca. Engels no somente traou a evoluo da tecnologia, mas tambm a evoluo histrica da escravizao da mulher, que ocorreu com o surgimento da propriedade privada, quando um modo de produo deu lugar a outro, e quando uma forma de organizao social substituiu a outra. A raa humana conheceu a escravido, pela primeira vez, com o advento da propriedade privada. O homem, mestre dos seus escravos e da terra, tornou-se, tambm, o mestre da mulher. Esta foi a derrota histrica do sexo feminino. Ela deu-se com a reviravolta na diviso do trabalho, como resultado de novos modos de produo, assim como atravs de uma revoluo nas foras produtivas. Dessa forma, o direito patriarcal substituiu o direito matriarcal. A propriedade, ento, passou a ser transmitida de pai para filho, e no como era antes, da mulher para o seu cl. A famlia patriarcal surgiu, fundada na propriedade nica e pessoal do pai, que tornou-se chefe de sua famlia. Nessa famlia, a mulher seria oprimida... A desigualdade s pode ser derrotada ao estabelecermos uma nova sociedade, onde homens e mulheres possam desfrutar direitos iguais, essa, resultado de uma reviravolta nos meios de produo e em todas as relaes sociais. Assim, a condio da mulher s ir melhorar com a eliminao do sistema que a explora... Sua condio de igualdade foi derrubada pela propriedade privada, ela foi banida do seu prprio ser, ela foi relegada funo de criar os filhos e servido, foram ignoradas pela filosofia (Aristteles, Pitgoras e outros) e pelas religies mais ortodoxas, despidas de todo valor pela mitologia, a mulher compartilhou a mesma sorte de um escravo, que em uma sociedade escravista no nada mais do que uma mula de carga com um rosto humano.

You might also like