You are on page 1of 12

MINISTRIO DA EDUCAO MEC

Secretaria de Educao a Distncia SEED Programa Nacional de Informtica na Educao ProInfo

CARTILHA: Recomendaes para a Montagem de Laboratrio de Informtica nas Escolas

Braslia / DF, novembro de 2005

SUMRIO 1- Pr-Requisitos 2- Aterramento 3- Instalao Eltrica 4- Recomendaes Opcionais 5- Cabeamento Lgico 6- Disposio dos Equipamentos 7- Cuidados com os Equipamentos

1- PR-REQUISITOS
Segue, abaixo, um conjunto de recomendaes que iro subsidiar a elaborao de um plano para a montagem de um laboratrio de informtica na Escola, de forma a serem evitados problemas bsicos de infra-estrutura, assim como, venham a propiciar um ambiente adequado ao desenvolvimento de projetos educacionais .

O laboratrio de informtica dever contemplar, no mnimo, 2m para cada computador a ser instalado, de forma a garantir um mnimo de espao para a operao dos equipamentos pelos respectivos alunos, provendo um ambiente de aprendizagem agradvel e confortvel; O laboratrio de informtica dever estar protegido de forma adequada contra agentes agressivos (areia, poeira, chuva etc) e distante de tubulaes hidrulicas visando garantir a integridade dos equipamentos a serem instalados, bem como a dos ocupantes do laboratrio, tendo em vista que tais agentes agressivos no s podem danificar os equipamentos como tambm provocaro desconforto aos alunos e/ou demais ocupantes dos laboratrios. Temperatura ambiente de no mximo 30o C, nas condies previstas para a operao (equipamentos + alunos). Se no for possvel em condies naturais, dever ser instalado um aparelho de ar condicionado de, no mnimo, 18.000 BTU. Tendo em vista as especificaes tcnicas de temperatura para o funcionamento dos equipamentos, bem como para o conforto dos ocupantes do laboratrio (levando-se em considerao sua ocupao total, em qualquer perodo do ano), sempre que a temperatura dentro do laboratrio possa ultrapassar os 30o centgrados, torna-se obrigatria instalao de ar condicionado de forma a adequar a temperatura ambiente, promovendo maior conforto e garantindo o bom funcionamento dos equipamentos instalados. Tomadas eltricas comuns para uso geral no podem ser compartilhadas com a rede eltrica para os equipamentos de informtica devido, principalmente s interferncias e oscilaes geradas por aparelhos como: liquidificadores, enceradeiras, geladeiras, ar condicionados etc, que podem vir a causar danos nos estabilizadores e fontes de alimentao dos equipamentos, chegando a provocar a queima destes. Ausncia de falhas estruturais na alvenaria do prdio infiltraes, rachaduras, umidade, mofo etc. cuja existncia compromete a segurana tanto dos ocupantes dos laboratrios, como dos equipamentos nele instalados.

Falhas estruturais no permitidas

No devero existir infiltraes

Piso adequado madeira, pedra, cimento liso, vinil, cermica ou equivalente, sem desnveis, ressaltos ou batentes. A exigncia da utilizao de material que no gere energia esttica em funo de atrito para o piso do laboratrio se d em funo de que descargas eltricas, mesmo que mnimas, que porventura venham atingir os equipamentos podem vir a danific-los. J a existncia de desnveis, ressaltos ou batentes poder provocar a queda de algum dos ocupantes do laboratrio, bem como provocar o acmulo de resduos e gua, que tambm viriam a prejudicar o ambiente como um todo.

Exemplo de tipo de piso adequado para o laboratrio de informtica

Fornecimento de energia eltrica de 110V ou 220V, com capacidade mnima de 10KVA, tendo em vista a exigncia mnima de carga na rede eltrica para o funcionamento dos equipamentos a serem instalados, tais requisito, se no cumpridos, podero acarretar a queima de componentes (estabilizadores e mesmo os prprios microcomputadores), em funo de possveis quedas e oscilaes inesperadas de energia no laboratrio. Quadro de distribuio de energia eltrica exclusivo para os equipamentos de informtica (independente de quaisquer outros aparelhos eltrico), visando, como j dito anteriormente, evitar interferncias e oscilaes na rede eltrica geradas por outros equipamentos.

Quadro de Distribuio Eltrica

Aterramento do quadro e seus circuitos (no usar o neutro da rede). Com resistncia menor ou igual a 10. Nos locais onde no existe um sistema de aterramento instalado, dever ser construdo um sistema que possibilite o aterramento da rede eltrica dos equipamentos de informtica. O sistema de aterramento em hiptese alguma dever ser substitudo pelo neutro da rede eltrica.

2- ATERRAMENTO
Sugerimos que a questo seja tratada com o auxlio de especialista eletricista ou empresa de instalaes eltrica. Mesmo assim, apresentamos recomendaes para a construo de um sistema de aterramento simples:

Na canaleta destinada fiao eltrica, passe juntamente com os cabos eltricos um fio de cobre com aproximadamente 0,5 cm (meio centmetro) de dimetro. Este cabo dever ter o comprimento suficiente para passar pela canaleta e ainda sobrar para os procedimentos que se seguem; No exterior do ambiente informatizado, utilize trs hastes de cobre com 2 metros de comprimento, enterrando-as em forma de tringulo ou em linha, a uma distncia de 2 metros entre cada uma das hastes deixando aproximadamente 10 centmetros de cada haste exposta para conexo da fiao; Faa a ligao entre as hastes utilizando fio de, no mnimo, 10 mm de espessura, de forma a criar um tringulo fechado ou, caso as hastes estejam em linha, uma linha aberta. Lembramos que os fios devero estar presos a cada uma das hastes atravs de conectores prprios, de forma a garantir que no se desprendam; Recomenda-se ainda a criao de caixas de acesso s pontas de cada haste, visando facilitar a manuteno, proteo e o acesso s mesmas; Uma extremidade do cabo de cobre descrito no item 1 dever ser conectado ao tringulo, ou linha; O fio de cobre, que agora o terra, dever ser ligado ao terceiro pino de todas as tomadas da rede eltrica que se desejem aterrar. Para a averiguao do aterramento, utilize um multmetro para averiguar a tenso existente entre o neutro e terra das tomadas, esta voltagem no poder exceder 3 Volts. O neutro da rede eltrica no deve ser utilizado porque no um terra (embora popularmente seja conhecido com o nome de terra). O neutro usado apenas como referncia para a fase. Se, por exemplo, uma rede possui uma voltagem de 110V, isto significa que a diferena entre a voltagem do neutro e a voltagem da fase de 110V, no significando que a voltagem do neutro seja zero. Conseqentemente, pode haver eletricidade no chamado neutro da rede, e por isso que ele no deve ser usado em hiptese alguma como terra da rede eltrica. Outra prtica muito comum, mas com resultados catastrficos, a utilizao de fios amarrados em pregos, canos de ferro, canos de PVC ou torneiras para servir como aterramento. Esses sistemas no so terras e, se usados, podem colocar em risco todos os equipamentos eltricos a eles ligados.

3- INSTALAO ELTRICA

Tomadas tremulares monofsicas (3 pinos) padro NEMA 5P, instalada ao longo das paredes, em caixas modulares externas ou embutidas. Uma para cada equipamento microcomputadores, impressoras, hubs e scanner (se houver). Tais tomadas so exigidas em funo de serem padro para a utilizao de equipamentos de informtica, portanto, todos os equipamentos viro com seus respectivos conectores de fora para encaixe neste padro de tomada.

Tomada tripolar monofsica (3 pinos) padro NEMA 5P

Fiao eltrica embutida ou externa em canaletas. (Obs.: Todos os fios devem estar ocultos ou presos). Tendo em vista a segurana dos ocupantes do laboratrio, torna-se imprescindvel tomar precauo para que toda a fiao eltrica esteja devidamente protegida evitando-se assim possveis acidentes.

Exemplo de canaleta externa para passagem da fiao eltrica

Quadro de disjuntores para cada conjunto de 4 tomadas (MXIMO 20A). Dotado de etiquetas identificadoras, visando garantir a proteo eltrica dos equipamentos instalados, bem como facilitar a identificao de possveis problemas atravs da identificao existente.

Quadro de distribuio eltrica para os equipamentos de informtica

Cabeamento lgico de redes locais com fiao em cabos de boa qualidade fio par tranado de oito vias Categoria 5. Para o cabeamento lgico de redes, recomenda-se a utilizao de cabos especficos denominados cabos de categoria 5 que devero ser instalados e conectorizados por empresa especializada tendo em vistas caractersticas especficas de instalao, tais como: padro de conectorizao, garantia da integridade dos cabos, correo de falhas e verificao. Tomadas padro RJ-45, em caixas plsticas, instaladas imediatamente acima das canaletas (mnimo de 60 cm do cho). Simples (uma por micro) ou duplas (uma para cada dois micros). Distncia mxima do micro de 1,5 m. A exigncia das tomadas para o cabeamento lgico estarem a, no mnimo, 60 cm do cho se d em funo da proteo das mesmas, evitando que sejam atingidas por gua, vassouras, enceradeiras ou mesmo pelos ps dos usurios, provocando danos e, conseqentemente, a inatividade do ponto de rede.

Tomadas padro RJ-45

Janelas resistentes, que possam ser trancadas por dentro, reforadas externamente por grades de ao fixadas parede. Visando garantir a segurana dos equipamentos contra roubo. Ressaltamos ainda que as grades devero ser chumbadas s paredes dos laboratrios, no devendo ser parafusadas, pois o uso de parafusos externos no garante a segurana necessria exigida ao laboratrio de informtica. Entrada nica para a sala, fechada por porta em madeira resistente com fechadura com travamento rpido interno. Se porta externa, uma segunda porta, em grade de ao e cadeado. Tambm visando segurana dos equipamentos, cabendo aqui a mesma recomendao quanto ao uso de parafusos do item anterior. Uma mesa para cada micro ou bancada, com tampo de madeira revestida, fosco, cor clara, profundidade mnima de 75 cm, mnimo de 2 cm de espessura, cantos arredondados ou borda revestida. Tal exigncia se d em funo da acomodao dos equipamentos e respectivos usurios, bem como a utilizao de material adequado e de custo mais baixo na confeco das bancadas. Opcionalmente, no caso de bancadas, podero estar ser confeccionadas em granito ou material semelhante que apresente igual resistncia para acomodao dos equipamentos. Cadeiras para micro, com estrutura de ao, sem braos. Visando o conforto dos ocupantes, recomenda-se ainda, se possvel, a aquisio de cadeiras com rodas, que facilitam o deslocamento destas dentro do laboratrio. Mesa para impressora, com tampo em madeira revestida, fosca, cor clara, inteiria, medindo cerca de 60 cm X 50 cm, mnimo de 2 cm de espessura, cantos arredondados

ou borda revestida, a uma altura de aproximadamente 75 cm. Neste caso tambm podero ser utilizadas as bancadas para acomodao das impressoras desde que possuam o espao recomendado neste item, alm do utilizado pelos microcomputadores.

4- RECOMENDAES OPCIONAIS
Tais recomendaes opcionais devero ser consideradas e, na medida do possvel, implementadas para a montagem ideal do laboratrio de informtica nas escolas.

Uma linha telefnica para conexo Internet. Tendo em vista a previso de interligao dos laboratrios de informtica rede mundial de computadores (Internet), far-se- necessria existncia de uma linha telefnica para conexo a um provedor de acesso. Esta linha telefnica dever ser dedicada a este servio e poder ser instalada somente no momento de implantao da conexo. Sala de Microcomputadores com p direito mnimo de 2,6 m. Visando maior comodidade e ventilao para a sala destinada ao laboratrio. Paredes pintadas em cor clara, com tinta resistente gua e ao do tempo.

Exemplo de paredes com cores adequadas

Iluminao natural nmero suficiente de janelas, dotadas de cortinas e/ou persianas para evitar exposio direta luz solar. Iluminao artificial com lmpadas fluorescentes, com interruptores independentes, que possibilitem desligar parcialmente as luzes prximas ao quadro branco, evitando reflexos indesejveis. Tendo em vista o conforto visual para os ocupantes do laboratrios, bem como a preservao das condies gerais do ambiente e equipamentos.

Iluminao artificial

Existncia do projeto ou diagrama da rede eltrica no mnimo um diagrama, com a identificao dos circuitos, disjuntores e tomadas. Facilitando assim uma eventual manuteno necessria, bem como futuras alteraes e/ou reformas necessrias. Existncia de pra-raios de linha, para proteo contra descargas atmosfricas. Garantindo assim, a segurana da rede eltrica contra eventual descarga eltrica proveniente de raios. Todas as tomadas e disjuntores devem possuir etiquetas identificadoras dos circuitos. Todas as tomadas com etiqueta de aviso tipo: "tomada exclusiva para equipamentos de informtica". Visando no s a facilidade de manuteno j descrita anteriormente, como tambm evitar que outros equipamentos sejam inadvertidamente ligados rede eltrica destinada aos equipamentos de informtica, podendo provocar interferncias prejudiciais a estes. Cabeamento lgico das redes locais com fiao embutida em canaletas plsticas, de tampo removvel, ao longo das paredes das salas seo reta mnima de 9 cm, com distncia mnima de 20 cm da fiao eltrica. A utilizao especfica de canaletas plsticas externas tem por finalidade facilitar a manuteno e/ou futuras alteraes na estrutura e a distncia de separao exigida da rede eltrica visa garantir que no haja interferncias eltricas no cabeamento lgico da rede.

Canaletas Plstica para cabeamento eltrico e lgico

Concentrador lgico ("hub"), instalado em local de fcil acesso, porm distante do trnsito de pessoas. Tendo em vista a facilidade para que se realize a instalao do equipamento ("hub"), bem como uma eventual manuteno do cabeamento lgico instalado. Lembramos que existem hacks especficos para montagem do hub que podero ser instalados caso se deseje, tais hacks podero ser adquiridos junto a empresas especializadas na venda de equipamentos de informtica. Todas as tomadas e conectores da fiao ligada ao "hub" devem estar devidamente identificados por etiquetas. Visando novamente a manuteno, resoluo de problemas e testes do cabeamento lgico da rede local. Esquema de vigilncia permanente. Para garantir maior segurana contra possveis roubos aos equipamentos instalados. Sistema de alarme. Para garantir maior segurana contra possveis roubos aos equipamentos instalados.

Quadro de laminado melannico branco ("quadro branco"), com dimenses mnimas de 1,5 m X 1,25 m, para ser fixado parede com calha-suporte para marcadores. Tendo em vista que a utilizao de quadros com giz inadequada a um ambiente onde existam microcomputadores, pois o acmulo de p nestes equipamentos poder prejudicar o seu funcionamento ou reduzir a vida til destes.

5- CABEAMENTO LGICO

O cabeamento da rede local ou rede lgica ser fundamental para o funcionamento dos equipamentos em rede. Ele deve ser orientado e/ou realizado por profissional ou empresa especializada. Seguem algumas recomendaes essenciais: Dever ser usado fio par tranado de oito vias Categoria 5, conforme especificado anteriormente. A fiao lgica deve correr dentro de canaletas plsticas ventiladas de tampo removvel, ao longo das paredes da sala, instaladas 20 cm acima da fiao eltrica. Em hiptese alguma os cabos da rede local devero compartilhar a mesma canaleta da fiao eltrica. A extremidade que ser ligada ao hub dever possuir conector macho padro RJ-45. Entre cada dois computadores e imediatamente acima da canaleta devem ser colocadas caixas plsticas externas para conexo lgica. Cada uma delas com duas tomadas fmeas padro RJ-45. A extremidade da fiao lgica oposta ligada ao hub dever ser ligada a essas tomadas. Concentrador lgico (hub) que ser fornecido com os equipamentos da rede local dever ser localizado em local de fcil acesso, porm distante de local de trnsito de pessoas. Antes da interligao dos equipamentos, todo o cabeamento da rede dever ser testado com equipamentos especficos. A empresa responsvel pelo cabeamento dever realizar esse teste e fornecer o relatrio contendo os resultados destes. Todos os cabos devem ser identificados por etiquetas nas duas extremidades: a extremidade que se liga ao hub e a extremidade que se liga ao micro (tomada conector fmea padro RJ45). Todas as tomadas com conectores fmea padro RJ-45 devero possuir etiquetas, de forma que uma determinada tomada e a extremidade que ser ligada ao hub possam ser identificadas apenas por meio dessa etiqueta. A interligao dos equipamentos na rede local no uma tarefa complexa, podendo ser realizada por qualquer pessoa, que siga os seguintes passos:

Ligar todos os cabos UTP ao hub. Esta tarefa simples, bastando apenas conectar cada extremidade etiquetada dos cabos em cada uma das entradas do hub. A ordem de ligao desses cabos no importante, sugere-se apenas que seja mantida uma ordem crescente (ou decrescente) para facilitar a localizao de um cabo especfico;

Consiste em conectar um dos cabos de rede fornecidos com os microcomputadores em uma tomada padro RJ-45 e atrs de um microcomputador.

Conexo do cabo de rede na parte posterior do equipamento

6- DISPOSIO DOS EQUIPAMENTOS


A disposio dos equipamentos ir depender do projeto pedaggico da escola. No entanto, dentro da preocupao de descrever uma situao de laboratrio tpico, apresentamos algumas recomendaes de ordem geral:

Os equipamentos precisam ser instalados com uma distncia mnima de 1 m entre eles. Essa distncia impede interferncias e facilita a sua utilizao e manuteno. Uma distncia maior precisar ser adotada, caso o uso predominante dos equipamentos seja por dois alunos simultaneamente. Lembrar que os cabos eltricos e lgicos (cabos de impressoras, de monitor etc.) ficam na parte posterior do equipamento. preciso considerar isso e deixar o espao adequado quando houver trnsito de pessoas.

A ttulo de exemplo, sugere-se o seguinte leiaute:


Tomada Tripolar Equipamentos Clientes Ponto de Rede Impressoras

Servidor Armrio

7- CUIDADOS COM OS EQUIPAMENTOS


A assistncia tcnica responsvel pela manuteno dos equipamentos. Equipamentos de informtica no so simples e nem baratos, por isso altamente recomendvel que a manuteno no seja executada por pessoas no habilitadas. O ProInfo mantm um contrato de manuteno de todos os equipamentos por ele distribudos, portanto ao receber seu equipamento entre em contato com o NTE a qual sua escola est vinculada e informe-se sobre os procedimentos a serem adotados no caso de falhas nesses equipamentos. Segue, abaixo, alguns cuidados bsicos necessrios:

Verificar sempre se a voltagem da rede eltrica a mesma requerida pelo equipamento; Evite comer, beber e fumar enquanto opera o equipamento, pois restos de comida, bebidas derramadas e fumaa so ameaas ao bom funcionamento do teclado e dos demais componentes da instalao; As capas servem para evitar o acumulo de poeira e devem ser usados quando o equipamento estiver desligado. Com o equipamento ligado no devem ser usadas, pois impedem a ventilao interna e podem provocar a queima destes; recomendvel que o equipamento no seja ligado e desligado vrias vezes ao dia, devendo ser desligado apenas uma vez ao dia ou ao final de cada turno de operao; Caso o equipamento fique longo tempo desligado, aconselhvel deslig-lo da tomada; Evite tocar na tela do monitor de vdeo; Evite colocar objetos sobre o microcomputador.

You might also like