You are on page 1of 12

A M U L H E R DA R O D A

Ana Paula

Guimares

"O decisivo em relao a um poo que a sua gua seja retirada." I Ching No h comeos nesta histria. A primeira vez que vista, a mulher vai a subir para o seu posto, uma roda. Chamamos-lhe assim: a mulher da roda. Apresentemo-la, nestes Encontros Interdisciplinares "Identidade, Tradio, Memria", atravs da actividade que realiza e do objecto em que a leva a cabo: uma roda de tirar gua, um engenho de rega composto por um disco guamecido de alcatmzes (em barro ou folha, presos ao disco, a camba, por meio de vimes, ou ligados s penas, que se retiram quando a gua do rio deixa de ter caudal suficiente para accionar a roda e esta passa a ser movida a p) montado sobre raios, girando todo o conjunto num eixo forte, em madeira como tudo o resto. medida da gua que preciso pr em circulao, a mulher, agarrada s travessas, marcha sobre o rasto (estreita tbua de forro que reveste o disco) e acciona toda a estmtura'.

' Jorge Dias e Fernando Galhano, Aparelhos de Elevar a gua de Rega. Lisboa, Dom Quixote, 1986, pp. 42-46,151-160. Revista da Faculdade de Cincias Sociais e Humanas, n 9, Lisboa, Edies Colibri, 1996, pp. 355-366.

Identidade, Tradio e Memria O acesso a esta figura, uma "locadora de roda annima"^, -nos facultado por uma equipe da RTP que em 1970 rodou nas margens do rio Zzere, em Domelas, concelho de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, o filme que veremos a seguir - o programa nmero 13 da srie "O Povo que Canta: Vozes e Imagens" da autoria de Michel Giacometti, realizao de Alfredo Tropa, produo de Francisco d'Orey e Manuel Jorge Veloso. O filme foi-nos gentilmente cedido por Alfredo Tropa e Alexandre Gonalves numa manh em que os ouvimos recordar essa mulher fascinante: - Anda Alexandre, mostra-lhe a mulher da roda! V! Procura! Mostra-lhe a mulher da roda! Ensaiemos agradecer esta partilha e, nos minutos deste encontro interdisciplinar, comemorar tanto o gesto da mulher que trabalha quanto o da equipa que a etemizou neste documento que viria a ser galardoado em Florena em 1973 com o prmio do filme etnogrfico. Ensaiemos ler nesta figura contada por este filme uma metfora da condio terrena. Numa postura de trabalho (de 'tripalium', tortura), tcnica (capacidade de executar, levar a bom termo) e arte (a voz, o canto ritmando e gerindo o esforo), esta mulher - de ps (protagonistas da arte de andar)^ ajustados s traves, a elas conformados (poder-se-ia dizer dela o que se diz da bailarina: "You can tell a dancer by her feet" ou do actor em geral: "the feet determine the body's tone and its dynamic in space", "the way in which the feet are used is the basis of the stage performance")'* - ergue-se literalmente entre o cu e a terra para operar uma transferncia de lugar: ela eleva a gua que h-de regar o campo que h-de dar o fmto que h-de alimentar a mulher (que h-de ter o filho) que h-de mover a roda que h-de elevar a gua que h-de regar o campo que h-de, como em inmeras lengalengas mais ou menos reversveis, esconjurar a morte... (pela insistncia no ciclo). Enquanto trabalha (radicada no presente e na trave que a sustenta; movendo-se ao mesmo tempo que move a estmtura em que se insere e que simultaneamente dirige, conduz) a mulher canta:
2 Folhas dactilografadas com a seqncia dos programas cedidos por Alfredo Tropa. 3 Eugnio Barba e Nicola Savarese, The secret art of the performer. London, Routledge, 1991, p. 128. 4//em, p. 120, 126.

356

A Mulher da Roda "Esta roda est parada Ai por falta de tocador Ai a roda j pode seguir Ai que a toca o meu amor" Ou, numa verso recolhida por Michel Giacometti e Femando Lopes-Graa: "Minha roda 'st parada Por falta de tocador Anda, roda, anda roda, Que eu c vou co' meu amor. Esta roda 'st parada, Quem seria que a parou? Foi a me do meu amor Que esta noite aqui passou."^ E nas entrelinhas deste canto se l o contraste entre o campo e o corpo, um irrigado pela gua que a roda eleva, o outro, rido ou aridificado por falta de "tocador", palavra que s poderia rimar com "amor" - por sinal, nesta ltima estrofe, um amor interrompido, no gerador de vida. A mo da mulher, me do homem, assinala a proibio, barra o caminho, impede que o amor irrigue o corpo como a gua irriga o campo. A clivagem entre aquilo que canta (a falta de amor no corpo) e aquilo que faz (a existncia de gua no campo) - no correspondente clivagem entre pensar e agir porque nada se sabe sobre a identificao entre os seus sentimentos e o poema cantado^ - no lhe tolhe os movimentos. Essa fractura exposta mas no inibe a aco, a qual decisiva e inabalvel. No se questiona o sucesso do empreendimento porque dele depende, pura e simplesmente, a sobrevivncia: "Quem no roda no rega"^. A melodia (mi bemol) - cujas palavras eventualmente reflectem e/ou ironizam sobre a sua condio de mulher velha, infrtil, desamada
5 Cancioneiro Popular Portugus. Lisboa, Crculo de Leitores, 1981, p.l45. ^ No fdme: - Em que pensa enquanto toca a roda? - Em nada. ^ Provrbio popular.

357

Identidade, Tradio e Memria ("minha roda est parada") - proporciona e propulsiona a roda (minha grande roda est, de facto, em movimento). O filme progride e o espectador assiste penosa caminhada no j desta mulher em particular mas do Homem em geral: sem sair do mesmo stio mas marchando como se o fizesse - no podendo seno continuar. Porque quando o cansao sobrevier vencendo o poder fecundador da respirao, a roda parar e, para aquele ser, o mundo deixar de girar. A curta durao do filme assinala admiravelmente a curta durao do corpo e da voz que o ajuda a manter vivo. Ensaiemos agora substituir com a imagem desta mulher da roda a tradicional imagem do Homem no mundo, entre o cu e a terra, ora de ps bem assentes no cho, ora de cabea no ar, nos ares, 'na lua'. E se essa imagem tradicional for a do filsofo... muito provavelmente ele olhar o cu e cair no poo. Chamar-se- ento Tales, Tales de Mileto designado como protofilsofo, paradigma e proptipo de todos os filsofos, suposto protagonista de um episdio (fictcio ou no, no importa) recontado ao longo da Histria da Filosofia em vrias verses (desde Plato a Heidegger) analisadas por Hans Blumenberg em O Riso da Mulher de Trcia. Se o encontro de Tales com a escrava trocista no foi mas, segundo Blumenberg se "transformou no cunho precoce e por demais duradouro de todas as tenses e incompreenses entre mundo vivencial e a teoria"^, talvez o encontro desta mulher da roda com quem a v e a dignifica num objecto flmico, proporcione uma viso (fictcia) daquilo que poderia ter sido a filosofia no Ocidente caso tivesse sido ela, a mulher da roda, e no ele, Tales de Mileto, a suafigurainaugural. " primeira vista", escreve Antnio Marques ao apresentar a edio portuguesa, "este episdio"... entre Tales filsofo e a escrava que dele ri.... "poderia significar o bvio escrnio de que se tomam objecto todos os que deixam de poder resolver a mais elementar questo prtica, pelo facto de se embrenharem em problemas de tal modo complexos que nenhuma relao conservam com a terra firme que todos pisamos"^. Tivesse sido, no a figura de Tales caindo no poo mas a figura desta mulher na roda sobre o poo, o mito fundador da filosofia (a disciplina ocupada com as coisas da ordem do saber, do pensar e do par8 Hans Blumenberg, O Riso da Mulher de Trcia. Lisboa, Difql, 1994, p.3. 9 "Nota de apresentao", Idem, p.IX.

358

A Mulher da Roda tilhar) e todo este pargrafo de Antnio Marques seria reescrito: no estaria em questo o escrnio porque no estaria em questo a diviso, o binmio prtica/teoria. De resto, no se poderia sequer falar da "terra firme que todos pisamos", a terra que na teoria se tende a esquecer e na prtica a valorizar, porque esta locadora de roda se ergue no verticalmente entre dois planos horizontais terra-cu, mas inclinada para a frente, apoiada sobre as traves, entre dois nveis que ela religa a partir desse lugar situado algures num ponto no firme, no fixo mas presente. A existncia de uma roda como instmmento de trabalho proporciona ao ser que, na sua periferia, trabalha, a possibilidade de conjugar, reunir, elevando o que estava em baixo, baixando o que estava em cima, invertendo a circulao no corpo que a terra mostra ser. Se se considerasse esta mulher em conjuno com a roda (una com ela) um corao da terra, ela operaria sobre o solo, pela via dos regos da gua (veias e artrias do corpo/campo) uma aco regeneradora, teraputica e profilctica: ensinar-lhe-ia a respirao e a re-circulao de ar e gua, sopro e lquido fertilizador, sangue e nimo de um corpo terrestre que se deseja arejado, vivificado, saudvel. O gesto sacrificial desta mulher, bomba de um sistema, intuitivamente cumprido pela coordenao entre a inspirao que recebe o alento e a expirao que proporciona a fora permitindo o calcar lento e enrgico dos ps sobre o forro do disco, significativamente chamado o rasto. Tal como nos dada a ver pelo cineasta, esta mulher sugere exemplarmente a medida inaugural de uma Histria: se no naquilo que diz (porque as palavras 'acenam' o perigo da infertilidade)'^, pelo menos, pela bela imagem que faz passar da fora geradora e aqui tambm fecundadora - dela emana o lquido irrigador da terra, por sua vez, me tambm. A vantagem desta mulher como figura inaugural adviria do facto de no ser to atreita a mal entendidos injustos e perigosos, a situaes disjuntivas por excelncia, quanto o tem sido a figura de Tales (que olha o cu e no v o poo) ridicularizado (eventualmente admirado, alvo de comentrios poticos)" pela criada (que olha Tales e no se v
'O Por analisar ficam as quadras que, no filme, tambm canta: "O mar largo, mar largo/ mar largo sem ter fundo/ Mais vale andar no mar largo/ Do que nas bocas do mundo."; "O nome da minha terra/ Anda na folha da rosa/ Trago vinho da Dornelas/ Sou filho da Pampilhosa." ' O ponto de vista do observador que coloca o objecto sob uma forma mais ou menos risvel. Acontece no sculo XI com Pedro Damio ser a cena de Tales caindo no poo objecto no da troa ou do riso pela parte da criada mas de leitura

359

Identidade, Tradio e Memria a si prpria). Enquanto a imagem de Tales, perdido algures entre a terra e as estrelas, perdendo uma para poder ver melhor as outras, se presta a que se pense o corpo como factor 'apagado' ou mesmo anestesiado excepto em situaes limite de euforia ou disforia, a imagem do corpo desta mulher fazendo rodar continuamente o engenho pressupe, desde o primeiro momento, uma sabedoria a nvel da gesto do esforo, da respirao conjugada com a fora (atravs nomeadamente do canto), da qual o corpo ressurge como entidade autoregeneradora, recuperando o alento apesar do cansao e da dor (haver doenas causadas exactamente pelo esforo do seu trabalho). pelo corpo (treinado para a dor e deformado pelo trabalho) que esta mulher tempo e lugar. O corpo no lhe surge apenas, inadvertidamente, no momento de desgraa. Tudo isto faz com que haja, relativamente ao filsofo Tales, uma histria a contar, uma anedota, um n. Acontecem realmente coisas ao filsofo e restante elenco. No h nenhuma espcie de narrativa relativamente mulher da roda. Da que ela to admiravelmente se preste a figura inaugural de uma Histria do pensamento a re-inventar, uma histria que exclusse a narrativa, o acontecer das coisas que as clivagens propiciam e proporcionam. Um mundo em que a regra fosse a continuidade sem sobressaltos, em que a dicotomia imparavelmente se resolvesse no movimento, um mundo holstico, sem quedas nem ascenses, ciclicamente renovvel. Porque a continuidade comporta necessariamente a entropia^^, o cansao cada vez mais se instala quer no corpo em geral, quer na voz em particular. A respirao toma-se pesada e o ritmo abranda. A haver algum vestgio de narrativa neste objecto que nos proposto para reflexo, ele residiria nesse cansao progressivo enquanto metfora da condio terrena - um Ssifo que no fosse apenas narrado enquanto ser sofredor mas que fosse visto sofrer e cujo corpo assim fosse sendo oferecido/dado ao manifesto. E se assenta a esta mulher o cargo de protofilsofo(a) - ao ser isolada pelo realizador como figura principal e no como figurante -
potica ou apologtica. Tivesse esta cena da roda sido revisitada por outros autores e nada nos garante que o tratamento no tivesse sido radicalmente diferente. '2 "given two moments in time", escreveu Eddington em 1934, "the later time is always the one when entropy-disorder is greatest." - Science Magazine, 87, p,32.

360

A Mulher da Roda por cumprir este sacrifcio, esta funo mediadora, bem consciente da sua postura, sem voar nem cair; continuamente ligando dois mundos, abolindo dicotomias (alto-baixo, pesado-leve, horizontal-vertical, teoria-prtica), unificando eu/roda/gua/terra/gua/roda/eu; e preservando (ironicamente num documento etnogrfico destinado a salvar actividades moribundas)'^ no organismos individuais mas uma complexa teia de relaes. Na Histria ou nas inmeras histrias e reflexes que, a partir de si, teria podido desencadear, nunca a teoria correria o risco de parecer, como afirma Antnio Marques, "um discurso sobre o longnquo, inacessvel grande maioria", um "exotismo sem pontes com o mundo da vida."''* Porque a mulher da roda observa o perto e o longe, acciona um para o projectar no outro, irriga o campo em seu redor (ltimas imagens do filme), contribuindo para a fertilidade do pensamento/aco que no se coloca extica ou inopticamente, que no hipoteca "o conhecimento do prximo em favor do longnquo" nem o do longnquo em favor do prximo. previso/antecipao de um eclipse solar pela parte de Tales corresponderia a aco desta mulher que apenas garante, atravs do seu esforo, a continuidade do movimento. Os planos dos ps caminhantes sobre o rasto sem caminhar para lugar algum, revelam a progresso no tempo inescapvel enquanto iludem sobre a deslocao no espao. No h futuro nem passado para quem est no presente'^. No h comeos em ambas as histrias, seja a que feita comear em Tales, seja aquela que poderia ser inventada a partir desta mulher. A primeira vez que so vistos, ambos se instalam sobre a gua: ele porque cr que dela tudo provm e nela tudo repousa; ela porque sobre e com ela age. No final do episdio inmeras vezes recontado. Tales cai e molha-se, chega mesmo a sujar-se nessa gua que, em algumas
'3 Subttulo da srie: "Para uma antologia da msica regional portuguesa". '"^ "Nota de Apresentao", Idem, p.IX. '5 "If, as Kierkegaard once remarked, history looks backward and life is lived forward, we then realize that feet have a dramatic role of their own: they always move forward in time. This inescapable fact is a given. Whether standing, walking or running, resting or asleep, the feet always move from the present to the future. And even when the feet are ordered by the mind to reverse themselves, to go backwards, as for example, soldiers in retreat, who go past their own past, they nevertheless joumey forwards toward an uncertain and unpredictable future." John Coplands, texto de apresentao da exposio "Self Portrait: Foot" na Galeria Lelong em Nova Iorque em 1989 (subi. nosso).

361

Identidade, Tradio e Memria verses, , afinal, estreo - embora, supostamente, na sua prpria concepo, origem de todo o universo. Ela, a annima tocadora de roda, aguenta-se determinada no seu posto, no vista nem para ele subir nem dele descer. Poder-se-ia continuar a especular: a queda de Tales (numa cultura que tanto cultiva a queda como algo de negativo) remeteria para a to analisada clivagem entre o pensamento e a aco; ao passo que a continuidade (etema?) do movimento dela (e a partir dela gerado), renovando a gua e nunca nela se fundindo (imiscuindo), apontaria para um estdio de conhecimento em que pensar e agir se no separam: um estdio sem disjunes nem distenses em que corpo/ mente coexistem num todo, estdio reconhecido e analisado em situaes de esforo "when the body meets the mind" ou, numa perspectiva supostamente mais eufrica, na criana quando ainda se encontra inteira e una naquilo que faz e quer'^. De resto, pouco sabemos sobre o que pensa aquela mulher sobre a gua. Vmo-la agir como se a gua fosse a origem e o fim da existncia. O poo referido na cena de Tales exclusivamente a propsito da queda, visto nesta cena filmada como fundamento da vida; dele que se eleva a gua que h-de regar a terra que h-de dar o fmto que h-de alimentar a mulher que h-de mover a roda que h-de elevar a gua que h-de regar o terra...'^
'6 Curiosamente, na gua que corpo e mente se parecem re-ligar (como outrora?): "When a human enters the water, what becomes apparent is the integral connection between mind and body that the sea forces on her creatures. Without the alienating presence of objects and equipment, with only the naked body encasing the floating mind, the two, split by technological culture, are one again. The mind enters a different modality, where time, weight, and one's self are experienced holistically. In the sea, mind and body become wedded, and the sea's power and lasting steadiness are experienced directly on the skin as well as through the memory banks. As the interfering screen of objects, clothing, and ideology is stripped away, the world can be thought and experienced simultaneously - not broken down into categories that stand for experience rather than experienced itself." Joan Mclntyre, "Mind Play", Mind in the Waters. New York, Charies Scribner's Sons, 1974, p.94-5 (subi. nosso). 7 Cf hexagrama 48 do / Ching, intitulado "Ching/ O poo" que se escreve: acima K'an, o abismai, a gua; abaixo, Sun, a suavidade, a madeira. A madeira est abaixo, a gua, acima. A madeira desce ao interior da terra para extrair a gua. Esta imagem refere-se a um tipo de poo utilizado na China antiga, que usava o sistema de eixo e balde. A madeira no representa os baldes, que na antigidade eram feitos de barro, mas os eixos com os quais se retirava a gua do poo. A

362

A Mulher da Roda Vemos o filsofo viver para o pensamento, sustentar-se de pensar, fazer eqivaler reflexo e alimento. Encontram-se o filsofo e esta mulher (neste Encontro interdisciplinar) na capacidade de contrariar o movimento, respectivamente, do pensamento e da gua na sua tendncia natural, a de correr pelas partes mais baixas, rasteiros ao solo. a altura a que ofilsofoe a mulher elevam o pensamento e a gua que lhes proporcionar novas direces, novos caminhos. E justamente por
imagem faz tambm aluso ao mundo vegetal que, por meio de suas fibras, extrai
a gua da terra. O poo do qual se retira a gua sugere, tambm, a idia de uma inesgotvel ddiva de alimento.

(...) O poo o smbolo daquela estrutura social que a humanidade desenvolveu de modo atender s suas necessidades primordiais, e que independe de todas as formas polticas. (...) H porm, dois pr-requisitos necessrios a uma satisfatria organizao social ou poltica da humanidade. E preciso ir aos fundamentos da vida. A mera ordenao superficial da vida, que deixa insatisfeitas as necessidades mais profundas e vitais, , na verdade, intil. o mesmo que no realizar qualquer esforo de organizao. A negligncia - em virtude da qual o cntaro se quebra - tambm desastrosa. (...) Um poo em cujo interior h uma fonte que verte a gua da vida , sem dvida, um bom poo. (...) O decisivo em relao a um poo que sua gua seja retirada.
(...)

O poo existe para todos. A ningum proibido retirar gua. No importa quantos venham, todos encontram o que necessitam, pois se pode confiar no poo. Nele h uma fonte que nunca seca. Por isso o poo representa uma grande boa fortuna para todo o pas. O mesmo ocorre com o homem verdadeiramente grande, em sua inesgotvel riqueza interior; quanto mais pessoas vm busc-la, tanto mais ela se engrandece. / Ching (pref. C G . Jung, tiad. Richard Wilhelm). S. Paulo, Ed.Pensamento, s/d. (subi. nosso) ^ Acrescentemos a esta nota uma outra, no mnimo tambm curiosa: Antnio Goetze Piano (autor com Ana Paula Guimares de Abecedoria do Corao - Arte de Bem Viver no Cancioneiro Popular Portugus. Lisboa, Vega, 1994) leu a verso final deste texto sobre "A mulher da roda" j depois de ter sido apresentado na F.C.S.H. Entregou-me ento o seguinte passo da introduo de Jean Varenne a Upanishads du Yoga (traduo Jean Varenne. Paris, Gallimard, 1971, pp.24-5) em que a migrao indefinida da alma (durando tanto tempo quanto dura um ciclo csmico), denominada samsara (circulao permanente, corrente ininterrupta) comparada a uma roda com alcatruzes (cada alcatruz representando um corpo, uma forma de existncia, um estado do ser) que gira incessantemente. Diz o texto: "l'eau (=rme) fait tourner Ia roue mais est en meme temps prisonnire de Ia roue puisqu'elle est puise et retenue captive par les aubes. Si rien ne vient interrompre le mouvement, Teau, aprs s'tre elevee jusqu au sommet de Ia roue, redescendra pour remonter nouveau indetimment. Esta imagem da roda (uma de entre outias imagens) destina-se a figurar este percurso sem razo nem meta, esta migrao perptua, este inevitvel regresso a formas de existncia j conhecidas.

363

Identidade, Tradio e Memria ascenderem (para depois descer e voltar a ascender), gua e pensamento tomam-se teis e fertilizadores. Destronado Tales do seu papel de cabea de cartaz na Histria da Filosofia, destronemos agora a escrava (uma actriz secundria cujo desempenho lhe valeu um ttulo de obra, a de Blumenberg) para colocar no seu lugar de mulher do povo uma outra mulher tambm do povo que sintetiza nela inmeros pontos de vista: o da escrava (que se se no tivesse rido estaria fora da cena filosfica por condio social), o de Tales (o anunciador de um eclipse solar!), o do espectador (aderindo seqncia do filme constmdo sobre o anonimato de uma mulher/Homem no Mundo), mas tambm, e sobretudo, o ponto de vista do realizador, aquele que a realiza porque dela participa, imerso no mesmo real, a roda (a figura geomtrica ideal para representar as relaes 'interdisciplinares' entre as partes e entre elas e o Todo: raios, traves, alcatmzes, um disco, um rasto, algumas penas e um eixo sustentando todo o conjunto), a roda que a mulher ter posto em movimento e que, no momento flmico, a mover, por inrcia, tambm a ela. E ser agora essa mulher do povo, uma escrava de Zzere, a apontar o caminho de quem realiza sem anunciar sucessos.

364

A Mulher da Roda

365

Identidade, Tradio e Memria

366

You might also like