You are on page 1of 21

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

PARA A ESPECIALIDADE DE DANA: 1. Elaborar e apresentar Seo uma pequena monografia sobre 3 (trs) ritmos diferentes, detalhando o de sua preferncia. 2. Estar frequentando aulas de dana por um perodo no inferior a 1 (um) ano. 3. Saber danar 3 (trs) ritmos diferentes, trajando-se e maquiando-se adequadamente para cada um deles. 4. Apresentar Seo fotos ou fitas de vdeo obtidas em 3 (trs) apresentaes pblicas de que j tenha participado. 5. Preparar e apresentar Seo uma coreografia com durao mnima de 3 (trs) minutos. 6. Apresentar Seo a biografia de 2 (dois) artistas destacados na modalidade que pratica. PARA A ESPECIALIDADE DE PESCA: 1. Fazer trabalho ilustrado sobre os principais tipos de peixes brasileiros, de gua doce e salgada. 2. Demonstrar conhecimento sobre os perodos de pesca, perodos de defeso e tipos de pesca proibida, citando o tamanho mnimo permitido para a pesca de trs tipos de peixes de sua livre escolha. 3. Demonstrar conhecimento das regras de segurana no uso de equipamentos de pesca e na pesca em embarcao. 4. Saber montar e desmontar um molinete ou carretilha, efetuando sua manuteno. 5. Saber preparar equipamento para a pesca de arremesso, incluindo vara, molinete ou carretilha, linha, empates e anzis e chumbadas apropriadas. 6. Saber arremessar sua vara, atingindo diferentes pontos (distncias e direes) indicados pelo examinador, em mar, lagoa ou rio. 7. Demonstrar conhecimento sobre cinco diferentes tipos de isca, para gua doce e salgada, a utilizao da isca adequada para tipos especficos de peixes e a forma correta de fix-las ao anzol. 8. Participar de uma pescaria, apanhar, limpar e preparar uma refeio para duas pessoas a base de peixe. 9. Manter durante seis meses um registro satisfatrio de suas experincias de pescaria, com detalhes de datas, horrios, condies de tempo, locais, mars (se for o caso), equipamento utilizado, iscas e quantidades de pescado (nmero de exemplares e peso total). PARA A ESPECIALIDADE DE GINASTICA: 1. Demonstrar conhecimentos bsicos de anatomia e fisiologia, descrevendo o sistema crdio-respiratrio e o mecanismo de contrao muscular, citando a funo dos exerccios aerbicos e anaerbicos.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

2.

3.

4.

5.

6.

Saber verificar a freqncia cardaca no processo de realizao de exerccios, identificando a faixa de normalidade e os sinais de risco. Conhecer a funo dos alimentos, identificando e diferentes grupos, vitaminas e sais minerais, sendo capaz de descrever as necessidades normais de um ser humano. Praticar, de forma programada e constante e durante um perodo mnimo de seis meses, algum tipo de ginstica (musculao, aerbica, hidroginstica, ginstica olmpica, ginstica rtmica, etc,). Manter atualizados, durante um perodo mnimo de seis meses, os registros do seu programa pessoal de sade, incluindo dados dirios de peso, ingesto de calorias, horas de sono e realizao de atividades fsicas, alm das medidas semanais de altura e massa muscular (permetro de bceps, cintura, peito, etc.), Elaborar um programa de exerccios fsicos para algum de sua idade, a ser desenvolvido durante seis meses.

Elaborar trabalho escrito e ilustrado sobre ginstica, incluindo sua origem e evoluo histrica e descrevendo um mnimo de cinco modalidades atuais, com suas caractersticas. 8. Ser aprovado em exame mdico para a prtica de exerccios e correr uma distncia de 2.400 metros em l 2 minutos, 9. Demonstrar conhecimento de trs testes de aptido fsica, identificando suas caractersticas e funes.
7.

PARA A ESPECIALIDADE DE ARTESANATO: 1. Executar um trabalho artesanal com um dos materiais abaixo, para o Nvel 1; dois trabalhos artesanais com um ou mais dos materiais abaixo, para o Nvel 2; e trs trabalhos artesanais com mais de um dos materiais abaixo, para o Nvel 3: a. vime; b. couro c. papel mach; d. corda; e. vidro; f. pedra; g. madeira; h. argila; i. metal. 2. Identificar os materiais e ferramentas da profisso, conforme o material empregado. 3. Citar o artesanato predominante em cinco cidades do Brasil, explicando sua importncia na cultura local. 4. Visitar uma exposio ou feira de artesanato. 5. Passar uma manh ou uma tarde com um arteso, elaborando um relatrio que descreva suas atividades.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

6. Promover na Seo uma exposio de pelo menos trs artesos onde eles possam demonstrar e debater suas tcnicas artesanais. PARA A ESPECIALIDADE DE CANOAGEM : 1. 2. 3. 1. 4. 5. 6. Conhecer os tipos de canoas e suas origens. Saber preparar uma canoa para esporte e passeio. Conhecer as regras e equipamentos de segurana para o esporte. Saber efetuar manobras, embarque e desembarque. Planejar uma excurso com outros canostas, em mar ou rio. Participar de uma competio ou demonstrar ao examinador habilidade e resistncia para um trajeto de 5 km.

PARA A ESPECIALIDADE DE NATAO: 1. 2. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Saber dar um mergulho perfeito da borda de uma piscina. Saber boiar de costas por um perodo mnimo de 1 minuto, sem bater ps ou mos. Saber nadar 50 m, qualquer estilo, sem parada. Nadar 50 m, vestido com cala, camisa e meias. Buscar um objeto submerso em uma piscina com profundidade mnima de 3 m. Demonstrar de forma prtica conhecimento de salvamento e de tcnicas de recuperao de afogados, descrevendo as regra de segurana para atividades aquticas. Despir-se (cala, camisa e meias) dentro de uma piscina, sem encostar os ps no fundo, em menos de 1 minuto. Atravessar uma piscina, submerso, numa distncia mnima de 6 m. Nadar 100 m em cada estilo (crawl, costas, peito e borboleta), Nadar 800 m em qualquer estilo, sem parada.

10. Mergulhar de uma prancha colocada a uma altura mnima de 3 m da superfcie da gua em piscina apropriada. 11. Rebocar outro nadador, em percurso mnimo de l 5 m. PARA A ESPACIALIDADE DE BAB: 1. Saber os telefones de emergncia de sua localidade. 2. Descrever regras de segurana a serem observadas quando cuidando de crianas e bebs. 3. Saber os cuidados de higiene a observar no trato com crianas e bebs. 4. Ter noes bsicas de primeiros socorros. 5. Saber trocar a fralda de um beb. 6. Preparar uma mamadeira. 7. Distrair duas crianas, por mais de quatro horas. 8. Saber lidar com doenas infantis comuns.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

9. Trabalhar como voluntrio durante pelo menos cinco perodos, totalizando 20 horas, em uma creche, maternal ou jardim de infncia, descrevendo seu funcionamento. PARA A ESPECIALIDADE DE FOTOGRAFIA: 1. Listar os fundamentos da fotografia, relacionando os conhecimentos cientificas que explicam o seu funcionamento. 2. Relatar a origem da fotografia e sua evoluo histrica. 3. Citar os modelos mais comuns de cmaras fotogrficas e a construo de trs delas, bem como os tipos de filme e suas caractersticas. 4. Demonstrar que entende o funcionamento do mecanismo de focalizao, do disparador e do diafragma de sua mquina fotogrfica. 5. Apontar o material mais comumente empregado na fotografia, seu manuseio e cuidados, citando os termos tcnicos mais utilizados na fotografia. 6. Mostrar conhecimento de iluminao de interior e ao ar livre. 7. Tirar, revelar e expor vinte e quatro fotografias de interiores, paisagens, animais e pessoas. 8. Diagnosticar erros em doze fotografias mostradas pelo examinador, ordenando as segundo os mritos dos erros que apresentam, em sua opinio, justificando a ordenao. 9. Fazer uma mquina fotogrfica com uma caixa de sapatos ou uma lata e mostrar uma fotografia obtida com seu uso. CULTURA BRASILEIRA: 1. Organizar um lbum com as principais obras de Aleijadinho, comentando-as. 2. Apresentar Seo uma palestra de 15 minutos sobre influncia negra na cultura brasileira. 3. Fazer um relatrio sobre a evoluo das artes plsticas no Brasil, destacando as principais obras. 4. Relatar a histria do Teatro no Brasil, identificando os principais grupos de teatro (por exemplo: Teatro Brasileiro de Comdia - TBC, Teatro de Arena, Teatro Oficina, Asdrbal Trouxe o Trombone etc.), autores e peas. 5. Relatar a histria da arquitetura no Brasil, identificando os seguintes estilos de poca: barroco, neoclssico, ecltico, neocolonial e contemporneo. 6. Identificar em sua cidade construes que representem, pelo menos, trs diferentes estilos de poca da arquitetura brasileira. 7. Explicar a importncia da Semana de Arte Moderna de 1922 na cultura brasileira. 8. Explicar a importncia do Cinema Novo na cultura brasileira. 9. Promover um debate na Seo sobre a cultura brasileira e suas formas de manifestao.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

PARA A ESPECIALIDADE DE PATINAO: 1. Demonstrar o uso de um tipo de patins de sua livre escolha, utilizando equipamento de proteo e enumerando as regras especficas de segurana. 2. Conhecer as partes de um patim de sua livre escolhe e demonstrar como proceder para sua perfeita manuteno. 3. Demonstrar habilidade para patinar em rea livre, usando patins de sua livre escolha. 4. Ser capaz de realizar, sobre patins de sua livre escolha, os movimentos solicitados pelo examinador. 5. Realizar uma apresentao simples de uso de patins para a Seo, explicando os movimentos e os diferentes graus de dificuldade. 6. Ensinar quatro membros da Seo a patinar, em um perodo mximo de dois meses. 7. Conhecer o regulamento de uma competio de patinao artstica de sua livre escolha, sendo capaz de executar alguns movimentos bsicos. 8. Demonstrar conhecimento das regras de hquei sobre patins (rodas ou gelo) e ser capaz de executar alguns movimentos bsicos desse esporte. 9. Elaborar trabalho sobre a patinao, incluindo suas diferentes modalidades, suas origens, evoluo histrica e prtica como esporte. PARA A ESPECIALIDADE EM ORIGAMI: 1. Conhecer o significado da palavra Origami e a origem desta arte. 2. Montar esquema que apresente a linguagem do Origami (smbolos utilizados na dobradura). 3. Fazer uma exposio em sua seo com pelo menos 10 dobraduras. 4. Ensinar para os integrantes de sua matilha/patrulha, pelo menos 03 dobraduras. 5. Conhecer a Histria do Papel. 6. Apresentar bibliografia sobre o Origami e possuir pelo menos 01 exemplar sobre o assunto. PARA A ESPECIALIDADE DE INFORMTICA: 1. Listar as partes bsicas de um microcomputador, saber lig-lo e deslig-lo corretamente e apontar as boas e ms prticas de operao. 2. Conhecer, no mnimo, trs perifricos, apontando sua utilizao e operao. 3. Usar o computador para executar uma das seguintes tarefas: a. Jornal da Seo ou artigo da Seo para jornal do Grupo Escoteiro. b. Registro e controle de integrantes da Seo.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

4. 5.

6.

7. 8.

c. Circular sobre uma atividade externa, com croqui de acesso ao local. d. Tabela de despesas e formulrios de inscrio em atividades. e. Tabela de etapas de progresso da Seo. Conhecer os perigos dos vrus de computador, como combat-los e as formas de evitar o contgio. Conectar um computador pessoal Internet, via telefone, utilizando modem interno ou externo, e enviar um e-mail. Tambm acessar, via WWW, a pgina de uma Seo Escoteira localizada em uma cidade diferente da sua. Conhecer a histria dos computadores, desde os primeiros instrumentos, como o baco, at es equipamentos mais modernos, caracterizando as diferenas entre cada uma das geraes de computadores pessoais. Instalar um computador pessoal e faz-lo funcionar, demonstrando conhecer os cuidados necessrios para sua ligao rede eltrica. Conhecer algum sistema operacional e seus comandos, demonstrando seu uso e suas aplicaes.

9. Explicar o que um programa de computador demonstrando conhecer o uso de, no mnimo, dois softwares aplicativos, dentre eles um editor de textos, uma planilha eletrnica, um banco de dados, um software de apresentao, de agenda ou um browser, explicando seu uso e suas aplicaes. 10. Identificar, no mnimo 10 profisses em que o uso da informtica constitua uma ferramenta de trabalho, ou 10 aplicaes da informtica no mercado de trabalho. 11. Fazer uma apresentao Seo sobre os conceitos de CAD/CAM, Multimdia e Desktop Publishing, ou criar e apresentar Seo uma homepage de sua prpria autoria, a qual deve estar pronta para ser alojada em um provedor de Internet. 12. Mostrar conhecimento prtico de uma linguagem de programao, fazendo um programa que sirva como ferramenta para a resoluo de um problema proposto pelo examinador, discutindo com ele seus resultados. PARA A ESPECIALIDADE DE MUSICA: 1. 2. 3. 4. Tocar algum instrumento musical. Ter noes bsicas sobre a leitura de partituras. Possuir um cancioneiro com canes escoteiras. Apresentar um trabalho sobre msica clssica, sendo o compositor de sua livre escolha; utilizar recursos audiovisuais e explanar sobre as caractersticas da obra apresentada. 5. Citar os instrumentos musicais mais utilizados em quatro gneros musicais de sua livre escolha, tais como: clssico, erudito, rock, pop, MPB, samba etc. 6. Fazer um instrumento musical simples.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

7. Apresentar uma composio de sua autoria para uma plateia mnima de cinquenta pessoas. 8. Conhecer a estrutura e o funcionamento de uma orquestra e de um coral. 9. Apresentar duas canes escoteiras de sua autoria em um Fogo de Conselho. PARA A ESPECIALIDADE DE INTERNET: 1. Conhecer a histria e a evoluo da Internet no Mundo e no Brasil. 2. Incluir seu e-mail pessoal em uma Lista de Discusso sobre Escotismo, enviar um e-mail para outro membro do Movimento e receber sua resposta. 3. Configurar um computador para acessar a Internet atravs de uma linha telefnica (acesso discado). 4. Saber instalar, configurar e utilizar adequadamente pelo menos dois navegadores para Internet (browsers). 5. Apresentar um trabalho com nmeros estatsticos sobre a Internet identificando quais as faixas etrias, sexo e o tipo de informao procurada pelos internautas, bem como a origem destas informaes. 6. Conhecer o significado, origem e utilizao de pelo menos quinze termos comuns na Internet, tais como WWW, WW2, FTP, HTIP, Telnet, Backbone, Browser, TCP/IP, Java, HTML, CGI, ASP, JavaScript, VBScript, Links Dedicados, CableModem, WAP e ADSL. 7. Utilizar um site de pesquisa para descobrir endereos relacionados aos escoteiros de Portugal ou outra nao de lngua portuguesa. 8. Relacionar uma lista de dez sites escoteiros na Internet. Nesta relao devem existir pelo menos: um site de Grupo Escoteiro ou Seo Escoteira Autnoma, dois sites regionais da UEB, o site da UEB Direo Nacional, o site da Organizao Mundial do Movimento Escoteiro e um site de alguma associao escoteira nacional de um pas estrangeiro. 9. Identificar oito endereos de pginas na Internet que auxiliem o escoteiro internauta na conquista de outras Especialidades. 10. Cadastrar-se e permanecer em uma Sala de Chat de tema escoteiro durante uma hora, anotando os dados dos participantes (Nome, Regio, Ramo, Grupo Escoteiro / Seo Autnoma) e elaborando um relatrio sobre os assuntos tratados. Apresentar este relatrio Seo. 11. Instalar e configurar adequadamente um programa tipo IRC (Intenet Relay Chat) incluindo e solicitando autorizao de contato com pelo menos l5 membros do Movimento Escoteiro em sua lista de contatos, sendo pelo menos dois de outro pas. 12. Conhecer o que um domnio para a Internet, sabendo quais os tipos de domnio no Brasil, quais os sufixos de domnios de pelo menos 10 pases e qual o processo para o registro de um novo domnio no Brasil.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

13. Criar um Web Site para seu Grupo Escoteiro ou Seo Escoteira Autnoma ou para sua Seo, publicado na Internet e cadastrando em dois sites nacionais de busca. Este Web Site dever ser formado por pelo menos cinco pginas interligadas, contendo textos, imagens, animaes e links para outros sites de interesse para o Movimento. 14. Visitar um provedor de acesso, identificando os equipamentos e aplicativos necessrios para seu funcionamento. Na ausncia de um provedor em sua regio, comunicar-se atravs de e-mail com o Webmaster de seu provedor para a coleta destas informaes. 15. Entrar em contato por e-mail com seu examinador, com cpia para um email regional da UEB, comunicando-os quando do cumprimento das etapas necessrias para a conquista desta Especialidade. Se possvel, enviar cpias para a chefia de sua Seo e de seu Grupo Escoteiro ou Seo Escoteira Autnoma. PARA A ESPECIALIDADE DE LNGUAS: 1. Conhecer as origens do idioma escolhido e da lngua portuguesa. 2. Citar os pases onde se fala o idioma escolhido, sabendo a localizao, no Brasil, dos rgos oficiais (Embaixadas, Consulados, etc.) de pelo menos um desses pases, bem como os servios que prestam. 3. Conhecer o vocabulrio bsico escoteiro no idioma escolhido (pelo menos vinte termos) e conhecer a organizao do Escotismo em trs, pases que falem esse idioma, se o Movimento Escoteiro for reconhecido nesse nmero de pases. 4. Traduzir uma conversa de dez minutos, entre uma pessoa falando o idioma escolhido e outra falando portugus. 5. Ler e traduzir, sem auxilio de outra pessoa, uma passagem de um livro, jornal ou revista no idioma escolhido. 6. Ter trocado, no mnimo, duas correspondncias com pessoas residentes em algum pas que fale o idioma escolhido. 7. Manter com seu examinador uma conversao durante quinze minutos, no idioma escolhido. 8. Escrever uma carta com um mnimo de quatrocentas palavras sobre um tema livre, no idioma escolhido. 9. Alcanar um nvel avanado de domnio do idioma em leitura, escrita, conversao, interpretao e traduo de textos.

PARA A ESPECIALIDADE DE ASTRONOMIA: 1. Conhecer a influncia do sol e da lua na sucesso das estaes do ano. 2. Encontrar no cu o Cruzeiro do Sul. 3. Descrever os movimentos da Terra.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

4. Reconhecer, no cu, as quatro fases da lua e demonstrar, por meio de exemplos prticos, a influncia do fenmeno sobre a agricultura e a mar. 5. Reconhecer, no cu, trs constelaes. 6. Possuir noes sobre mars e eclipses. 7. Construir e expor Seo um relgio de sol, explicando seu funcionamento. 8. Conhecer e demonstrar Seo, por meio de ilustraes, alguns sinais meteorolgicos e a tabela de classificao dos ventos. 9. Construir e expor Seo uma luneta rudimentar para observar o cu. 10. Possuir conhecimentos sobre planetas, astros , constelaes, camadas da atmosfera e outros aspectos referentes ao espao. 11. Construir um modelo astronmico simples para ilustrar o sistema solar. 12. Organizar e apresentar Seo uma palestra informativa sobre os instrumentos usados em um observatrio e sobre os trabalhos que l so desenvolvidos. Relacionar os principais observatrios do mundo, saber por que foram construdos nesses locais e citar alguns detalhes sobre seus telescpios. 13. Organizar e apresentar Seo uma palestra informativa sobre trabalhos relacionados com a navegao astronmica desenvolvidos a bordo de embarcaes, incluindo a descrio e o funcionamento dos instrumentos e os princpios que norteiam a navegao astronmica. 14. Demonstrar conhecimento sobre a constituio, o funcionamento e o embasamento terico do sistema GPS (Global Positioning System Sistema de Posicionamento Global). 15. Demonstrar saber encontrar uma posio no mar por meio dos astros e marc-la em uma carta nutica, ou efetuar uma medio do sol para determinao da latitude na passagem meridiana. PARA A ESPECIALIDADE DE XADREZ:
1.

2.
3. 4. 5.

6.
7.

8.

Demonstrar conhecimento da histria do xadrez, sua origem e evoluo. Conhecer os principais enxadristas mundiais da atualidade. Conhecer e apresentar um trabalho sobre As Leis do Xadrez. Ensinar a pelo menos cinco membros da Seo a jogar xadrez. Demonstrar que sabe rocar, o que roque maior e roque menor, os casos de empate e promoo de peo. Demonstrar conhecimento sobre aberturas, defesas, desenvolvimento e finais. Organizar um torneio de xadrez na Seo, com pelo menos seis participantes, responsabilizando-se pela montagem da tabela e pelo registro das partidas. Ter participado pelo menos de dois torneios promovidos por entidades oficiais (Confederao, Federao, Liga, rgo do governo, fundao municipal de desportos etc.).

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

9.

Jogar simultaneamente e com bom desempenho contra trs adversrios escolhidos pelo examinador.

PARA A ESPECIALIDADE DE SALVAMENTO: 1. Ter a especialidade de Natao, no Nvel 3. 2. Atirar um cabo com bia de salvamento a um nadador afastado 10 m. 3. Demonstrar como se aproximar, abordar e retirar da gua uma pessoa em pnico. 4. Demonstrar os tipos de nado compatveis com o salvamento, em funo do meio onde ele ocorre. 5. Ter noes bsicas de primeiros socorros, na rea de reanimao de afogados. 6. Saber reconhecer lugares seguros e perigosos para banhistas (mar, rios e lagos). 7. Saber reconhecer locais com correntezas e como proceder para deles se afastar. 8. Identificar peixes que representam riscos para banhistas, em mares, rios e lagos, e saber reconhecer sua presena em locais de banho. 9. Elaborar e apresentar Seo um trabalho ressaltando os perigos em atividades aquticas, como se conduzir durante tais atividades e as medidas de segurana que devem ser adotadas para evitar acidentes. PARA A ESPECIALIDADE DE COZINHEIRO: 1. Abrir latas de conserva, cortar legumes e preparar uma bebida. 2. Identificar os utenslios necessrios para a preparao de uma refeio definida pelo examinador. 3. Fritar ovos e preparar saladas, decorando os pratos, e preparar uma bebida quente. 4. Fazer uma lista dos mantimentos com quantidades necessrias para uma refeio festiva para a Seo. 5. Saber como conservar os alimentos conforme a temperatura ambiente. 6. Preparar um cardpio equilibrado para um acampamento de final de semana, calculando as quantidades dos gneros para a Patrulha. 7. Cozinhar para a Patrulha durante um acampamento de final de semana, a lenha e a gs, demonstrando cuidados com a segurana e a higiene. 8. Preparar alguma iguaria da cozinha mateira, como po de caador, ovo na laranja, ovo no espeto, carne moda no espeto, etc. 9. Projetar e participar da montagem da cozinha do canto da Patrulha em um acampamento, justificando os cuidados adotados para reduzir os riscos de incndio. 10. Elaborar um cardpio variado para um dia, somente com comidas mateiras.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

11. Preparar, em um acampamento, trs tipos de sobremesa. 12. Limpar e preparar uma pea de carne. 13. Limpar e preparar um peixe. 14. Construir uma intendncia no canto de Patrulha, durante um acampamento. 15. Preparar uma refeio para a Patrulha sem utilizar utenslios (cozinha mateira). PARA A ESPECIALIDADE DE ENTREGA DE MENSSAGENS: Percorrer 1 km em passo escoteiro, reproduzindo, ao final, uma mensagem verbal definida pelo examinador. 2. Saber andar de bicicleta. 3. Nadar 25 metros. 4. Traduzir mensagens em cdigos diferentes (morse, semfora e mais um sistema a ser escolhido pelo examinador). 5. Saber escrever cinco mensagens em cdigos diferentes. 6. Correr 2 km em trilhas, relatando, ao final, uma mensagem verbal definida pelo examinador. 7. Saber avaliar distncias vista ou utilizando uma estdia. 8. Redigir trs mensagens em estilo telegrfico e receber e emitir mensagens em homgrafo. 9. Emitir e receber mensagens simples em morse e possuir noes bsicas sobre uma lngua estrangeira. 10. Montar um sistema de comunicao para atividade de campo. 11. Enviar um fax, uma carta registrada, um telegrama e um email. 12. Ser capaz de ler um mapa rodovirio e conhecer as regras do Cdigo de trnsito referentes aos pedestres e ciclistas. 13. Ter a propriedade ou uso de uma bicicleta, sabendo nela fazer consertos ligeiros. 14. Escrever uma mensagem ditada pelo examinador e entreg-la em um ponto indicado em mapa. 15. Demonstrar o uso correto de um telefone pblico, convencional e celular. Bem como a utilizao do sistema de transporte coletivo de sua cidade.
1.

PARA A ESPECIALIDADE DE RASTREADOR: 1. 2. 3. 4. Reconhecer, pelo olfato, oito em dez substncias de uso comum. Reconhecer, pela audio, oito em dez rudos comuns. Reconhecer, pelo tato, doze em quinze objetos. Reconhecer e explicar caractersticas que distinguem cinco pegadas humanas (pessoa correndo, caminhando, com peso nas costas, andando de r, mancando etc.). 5. Seguir satisfatoriamente trs pistas naturais de aproximadamente 500 m.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

6. Seguir uma pista com pelo menos l.500 m e 40 sinais de pista, identificando pelo menos 35 sinais. 7. Desenhar e descrever corretamente um objeto, depois de observ-lo durante um minuto. 8. Interpretar com razovel correo trs histrias a partir de rastros na areia, no barro, na neve ou em outro tipo de solo. 9. Fazer os moldes em gesso de rastros de pssaros, animais, automveis e bicicletas, rotulando-os com informaes alusivas data e ao local onde foram colhidos. PARA A ESPECILAIDADE DE EXCURSES: 1. Conhecer o material individual necessrio para diferentes tipos de excurses, de acordo com o programa da atividade (acampamento, acantonamento, volante, fixa, etc.) e saber arrum-lo em sua mochila. 2. Ter participado de pelo menos trs excurses com a Seo, de dois tipos distintos e em locais diferentes, realizadas a p. 3. Ter conhecimento de primeiros socorros, sabendo agir em caso de acidente e resgate, alm de ser capaz de organizar o material de primeiros socorros para cada tipo de excurso. 4. Saber preparar o equipamento (segurana, alimentao, etc.) para diferentes tipos de excurso, acondicionando-o em sua mochila ou bornais. 5. Participar de pelo menos cinco excurses, diferentes das citadas no item 2, utilizando diferentes formas de deslocamento (a p, de bicicleta, embarcado etc.). 6. Demonstrar, de forma prtica, a correta utilizao de mapas e bssolas. 7. Elaborar o esquema de segurana para uma excurso, levando em conta o nmero de participantes, a regio e o terreno, orientando a Seo quanto aos procedimentos a serem adotados, individual e coletivamente. 8. Organizar uma excurso para a Seo, incumbindo-se da escolha do local e da forma de deslocamento e adotando as medias de segurana necessrias. 9. Ter noes de radiocomunicao HT, sabendo informar ao mdico ou equipe de socorro sua localizao e dados essenciais, em caso de acidente. PARA A ESPECIALIDADE DE AQUICULTURA: 1. Demonstrar interesse pelo cultivo dos seres que habitam os mares, rios e lagos, tanto para a reproduo destinada ao consumo como para a manuteno do ecossistema. 2. Conhecer os cuidados bsicos exigidos pela espcie de aquicultura a que se dedica. 3. Conhecer as modalidades de cultura e os mtodos mais aplicados, pesquisando sobre os mais utilizados em sua regio.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

4. Manter uma criao, durante um perodo adequado espcie a que se dedica, e fazer um prato para ser degustado pela Seo. 5. Conhecer os sistemas de alimentao, reproduo, preveno de doenas e tratamento de guas ou condies de clima e correnteza. 6. Visitar uma aquicultura e elaborar relatrio para apresentao Seo, destacando os beneficias resultantes para a comunidade local. PARA A ESPECIALIDADE DE BIBLIOTECONOMIA: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Visitar mais de duas bibliotecas, conhecendo seu funcionamento. Saber onde adquirir livros novos e usados. Ser usurio de alguma biblioteca. Conhecer um sistema de classificao de livros. Mostrar que os livros que possui esto organizados. Organizar a biblioteca da Seo e mant-la por mais de seis meses. Conhecer as partes de um livro. Saber indicar pelo menos seis autores famosos e o gnero a que se dedicam. 9. Saber os procedimentos adequados para cuidar e conservar os livros. 10. Saber quais os insetos que atacam o papel e como evitar seu ataque. 11. Entrevistar uma bibliotecria e apresentar relato Seo. 12. Organizar e realizar uma campanha de aquisio de livros para a biblioteca da Seo. 13. Saber encadernar livros. Apresentar uma lista de pelo menos doze livros recomendados para crianas e jovens. 15. Montar a ficha bibliogrfica de dois livros.
14.

PARA A ESPECIALIDADE DE BOLSA DE VALORES: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Definir o que uma Bolsa de Valores. Explicar a importncia da Bolsa de Valores para a economia do pas. Explicar o que so aes de uma empresa. Conhecer a composio acionria de uma empresa de capital aberto. Conhecer a estrutura do mercado acionrio nacional. Visitar uma corretora de valores e verificar seu funcionamento, apresentando relatrio ao examinador. 7. Explicar como so feitas as operaes de compra e venda de aes. 8. Explicar a globalizao do mercado acionrio mundial. 9. Realizar uma operao de Bolsa de Valores. PARA A ESPECIALIDADE DE CONFEITARIA:

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

1. Preparar um bolo, uma torta e um pudim para a Seo. 2. Preparar docinhos caramelados ou glaciados, ou bombons recheados. 3. Preparar um bolo artisticamente confeitado, com modelo copiado de uma publicao, que deve ser exibida para comparao. 4. Saber preparar salgadinhos, ar rumando-os em uma bandeja para ser vir aos convidados a uma festa. 5. Saber identificar os ingredientes necessrios para fazer um bolo para 50 pessoas, calculando seu custo. 6. Saber preparar um doce a partir de uma receita fornecida pelo examinador. PARA A ESPECIALIDADE DE DECORAO: 1. Explicar o significado e a importncia da decorao de ambientes. 2. Conhecer os diferentes tipos de m6veis e acessrios utilizados na decorao de uma residncia. 3. Conhecer os diferentes tipos de plantas ornamentais usados na decorao. 4. Conhecer e explicar a relao entre desenho, arquitetura e decorao. 5. Fazer um projeto de distribuio de mveis e acessrios em uma sala. 6. Decorar uma pea de sua casa, demonstrando equilbrio entre cores. 7. Visitar um escritrio de decorao e realizar uma pesquisa sobre os equipamentos utilizados e a situao do mercado de trabalho. 8. Apresentar uma exposio de objetos decorativos de sua prpria autoria, confeccionados durante um ms. 9. Fazer uma maqueta de um cmodo decorado.

PARA A ESPECIALIDADE DE PREVENO DE INCNDIO: 1. Saber o que fogo, os mtodos para sua extino, os componentes essenciais para que haja combusto e os tipos de combusto. 2. Saber quais so as classes de incndio e os agentes extintores de cada classe. 3. Conhecer a localizao das estaes de bombeiros de sua localidade, sua rea de abrangncia e os telefones de emergncia pelos quais podem ser acionadas, em caso de emergncia. 4. Conhecer os principais produtos inflamveis que existem em sua casa e a forma correta de armazen-los. 5. Conhecer os tipos de extintores de incndio e suas aplicaes, demonstrando seu uso. 6. Conhecer os diferentes tipos de sistemas fixos de combate a incndio e saber como utiliz-los.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

7. Saber como proceder com o uso de GLP, formas de utilizao, preveno e combate a incndios. 8. Saber os procedimentos de segurana e as formas de evacuao a adotar em locais onde esteja ocorrendo um incndio. 9. Saber como localizar e utilizar o sistema fixo de combate a incndio em um edifcio. 10. Demonstrar que conhece os riscos de incndio e as precaues que devem ser adotadas em locais de diverso pblica e no uso de fogos de artifcio. 11. Saber como prevenir e combater os incndios florestais. 12. Demonstrar aes de salvamento de pessoas acidentadas, utilizando escadas e descidas por meio de cabos. PARA A ESPECIALIDADE DE PREVENO AO USO DE DROGAS: 1. Faa um trabalho conceituando o que so drogas, drogas lcitas e ilcitas, dando exemplos. 2. Relatar sua patrulha ou tropa os malefcios que as drogas podem causar, bem como alguns sintomas/consequncias para algum que faz uso de drogas. 3. Saber como agir no caso de lhe ser oferecido drogas. 4. Conhecer o trabalho de alguma instituio que cuide do combate s drogas. 5. Organizar uma visita da sua seo ou grupo a uma instituio de amparo a dependentes qumicos, demonstrando que tipos de ajuda teraputica existem para os dependentes. 6. Saber definir e diferenciar usurio, dependente e traficante. 7. Saber qual a relao entre uso de drogas e DSTs (AIDS, etc). 8. Conhecer a legislao referente ao assunto, bem como quais as penas previstas em lei para o usurio de drogas, dependente e traficante. 9. Participar de um curso ou palestra sobre combate e preveno ao uso de drogas, promovido pelo poder pblico ou por entidade reconhecida. PARA A ESPECIALIDADE DE HISTRIA BRASILEIRA: 1. Em um mapa de seu Municpio, marcar os principais monumentos histricos. 2. Relatar a histria de trs dos monumentos assinalados no item l. 3. Pesquisar sobre a biografia de trs vultos histricos do Brasil. 4. Organizar uma apresentao teatral de uma passagem histrica real de sua Regio Geogrfica (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul), encenando a com companheiros de Seo devidamente caracterizados. 5. Pesquisar sobre a evoluo das Bandeiras Nacionais, explicando o significado da bandeira atual. 6. Apresentar uma reportagem sobre um fato ou local histrico de nosso pas.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

7. Fazer um mural com fotografias ou gravuras dos presidentes do Brasil, de 1889 at hoje. 8. Identif icar os principais momentos da Histria do Brasil (Descobrimento,Colonizao, Colnia-Reino, Independncia, Primeiro Reinado, Segundo Reinado, Repblica Velha, Estado Novo, Regime Militar, Abertura e lmpeachment), demonstrando conhecimentos bsicos sobre cada um deles. 9. Descrever as raas que compem o povo brasileiro. PARA A ESPECIALIDADE DE TRADIES INDIGENAS: 1. Mencionar as principais culturas indgenas do nosso pas, localizando-as em um mapa. 2. Conhecer a cultura indgena predominante em sua Regio Geogrfica (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste ou Sul). 3. Visitar uma reserva indgena ou um museu sobre a cultura indgena, documentando o que foi observado. 4. Confeccionar a maquete de uma habitao indgena, somente com materiais naturais, especificando a tribo a que pertence. 5. Pesquisar e aplicar dois jogos indgenas. 6. Preparar dois pratos indig entes e cozinh-los da forma indgena. 7. Mostrar e explicar a evoluo de oito prticas ou costumes atuais que tiveram origem indgena. 8. Organizar e apresentar a dramatizao de uma lenda indgena, providenciando os objetos caractersticos necessrios e, dentro do possvel, com a devida caracterizao. 9. Confeccionar para si um traje indgena, mostrando a fonte de pesquisa. Observao: Todos os itens se referem a ndios brasileiros. PARA A ESPECIALIDADE DE ARQUEOLOGIA: 1. Demonstrar, com o auxilio de um lbum fotogrfico, o que arqueologia e qual a sua importncia para o mundo de hoje. 2. Identificar em um mapa do Brasil as principais zonas arqueolgicas e como se classificam. 3. Preparar uma palestra ilustrada sobre uma das zonas arqueolgicas do pas, enfocando os seguintes aspectos: localizao, estado atual, aspectos interessantes e importncia histrica, social, econmica e turstica. 4. Conhecer, por meio de pesquisa bibliogrfica, duas zonas arqueolgicas de outros Pases. 5. Expor a idia da evoluo humana decorrente dos estudos arqueolgicos, citando as principais descobertas e onde ocorreram. 6. Apresentar um estudo sobre a vida de um povo antigo de sua livre escolha, baseado em pesquisas arqueolgicas e ilustrado com fotos e gravuras de escavaes, documentos, monumentos ou objetos deixados por ele.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

PARA A ESPECIALIDADE DE SEGURANA: 1. Saber os cuidados a adotar diante de casos de vazamento de gs. 2. Saber como proceder no caso de incndio em sua casa. 3. Conhecer os cuidados para evitar a entrada de ladres em sua residncia. 4. Conhecer as regras de segurana para o trnsito na rua. 5. Conhecer as regras de segurana na escola. 6. Saber os cuidados a adotar ao sair noite. 7. Fazer um folheto explicativo sobre regras de segurana. 8. Organizar uma campanha para a preparao de um plano de ao visando melhorar a segurana no bairro onde reside. 9. Saber os cuidados a adotar para o acondicionamento de produtos qumicos, remdios e outras substncias potencialmente perigosas. 10. Conhecer os telefones de emergncia em sua localidade. 11. Descrever cuidados a adotar ao trafegar a p por ruas e caladas, 12. Descrever cuidados a adotar no manuseio de produtos inflamveis. PARA A ESPECIALIDADE DE MARCENARIA: 1. Saber limpar e conservar um mvel. 2. Saber utilizar as principais ferramentas manuais de marcenaria, com os devidos cuidados e observando as regras de segurana. 3. Saber arrancar pregos e lixar corretamente a madeira. 4. Saber colar e unir com parafusos dois pedaos de madeira, com perfeio. 5. Saber escurecer a madeira, utilizando tinturas, e encer-la ou enverniz-la. 6. Fazer dois trabalhos de sua escolha em madeira, utilizando encaixes em um deles. 7. Saber utilizar as ferramentas mecnicas de marcenaria, com os devidos cuidados e observando as regras de segurana. 8. Conhecer os tipos de madeira comuns em sua regio e sua utilizao. 9. Projetar e construir um mvel para sua Seo. 10. Envernizar, polir e fixar dobradias com perfeio. 11. Colocar ferragens, fixar uma fechadura e um vidro em um mvel ou janela. 12. Tornear uma pea ou reproduzi-la em outra forma. 13. Conhecer os diversos tipos de colas e vernizes e saber tratar e impermeabilizar madeira para proteo contra intempries e gua doce ou salgada. 14. Conhecer a histria do mobilirio, em suas linhas gerais. 15. Fazer reparos em um mvel ou janela. PARA A ESPECIALIDADE DE NAVEGAO AREA:

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

1. Saber explicar por que os avies decolam e pousam sempre contra o vento. 2. Saber o significado dos nmeros nas pistas de pouso e decolagem. 3. Determinar a distncia entre dois aeroportos numa carta aeronutica mundial (WAC), 4. Saber calcular o rumo magntico e fazer as correes necessrias quando a rota se aproxima de uma linha isognica 5. Explicar o significado de latitude e longitude. 6. Explicar o significado do horrio ZULU e o ajuste que deve ser feito no relgio para sua localidade. 7. Saber corrigir o rumo de uma aeronave a partir de um vento dado (mtodo do diagrama vetorial). 8. Conhecer as diferenas entre VFR e IFR 9. Saber o que e como calculada a autonomia de uma aeronave. 10. Saber o significado da sigla CINDACTA, explicando sua relao com a navegao area. 11. Saber como organizado o espao areo brasileiro. 12. Saber onde e como preencher um plano de vo. PARA A ESPECIALIDADE DE ALFABETIZAO: 1. Conhecer a importncia da alfabetizao para um pas. 2. Conhecer mtodos de alfabetizao para adultos e crianas. 3. Integrar um grupo de alfabetizao voluntrio de sua comunidade, ajudando na preparao de material, ensinando leitura e aplicando atividades recreativas. 4. Organizar uma campanha de arrecadao de livros entre familiares e vizinhos para montar uma biblioteca e do-los aos alfabetizadores. 5. Organizar sesses de leitura de textos em sua famlia e grupo de amigos, seguindo-se a anlise comentada dos textos lidos. 6. Elaborar um relato de sua experincia ao participar de uma equipe de alfabetizao e apresent-la Seo. 7. Conhecer a organizao de uma campanha de alfabetizao em sua comunidade, colaborando com sua realizao. 8. Capacitar-se como alfabetizador voluntrio. 9. Organizar uma campanha de alfabetizao destinada a um mnimo de duas pessoas, durante um perodo de trs meses, em sua comunidade. PARA A ESPECIALIDADE DE ANIMAO DA F: 1. Conhecer os preceitos de sua religio prprios para sua idade e demonstrar que os est cumprindo. 2. Participar ativamente de um evento organizado por sua confisso religiosa, apresentando um relatrio escrito ou oral de sua participao. 3. Freqentar com assiduidade e interesse seu culto religioso. 4. Ter lido um livro de formao religiosa indicada por sua confisso, resumindo-o para a Matilha ou Patrulha.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

5. Dirigir momentos de reflexo e orao para a Seo ou Grupo Escoteiro. 6. Explicar o que orao e que razes nos levam a orar. 7. Demonstrar esforo para ampliar sua formao religiosa, participando de encontros ou de grupos de jovens de sua confisso. 8. Conhecer as origens de sua confisso religiosa. 9. Animar uma celebrao religiosa em um acampamento, com textos, oraes e canes. 10. Organizar um cancioneiro com cantos religiosos que sirvam para animar celebraes ou Fogos de Conselho. 11. Conhecer os textos de sua religio. 12. Animar um culto em sua comunidade de f, participando como leitor , msico, comentarista ou cantor. 13. Conhecer os vultos de sua confisso religiosa que sejam exemplo de vivncia dos valores expressos na Lei e na Promessa. PARA A ESPECIALIDADE DE ADMINISTRAO:
1. 2.

3. 4.

5. 6.

7. 8.

9.

Estar familiarizado com mtodos e processos administrativos, tais como: reengenharia, qualidade total, just in time, etc. Entender a necessidade da administrao do tempo em sua vida pessoal, demonstrando um alto nvel de organizao nas tarefas individuais. Compor o organograma do Escotismo Mundial, em todos os seus nveis. apresentando-o Seo. Visitar uma empresa de qualquer ramo de atividade e apresentar ao examinador um relatrio que permita determinar sua linha de produo, de comercializao ou de prestao de servio. Montar um projeto de aplicao de suas economias pessoais para um perodo de seis meses. Apresentar um projeto de crescimento qualitativo e quantitativo da Seo, especificando: a. Como pode colaborar efetivamente; b. Metas e prazos determinados. Compreender e elaborar demonstrativos financeiros simples. Conhecer o funcionamento e a importncia da Bolsa de Valores no Brasil e no mundo, estando familiarizado com os termos correspondentes, tais como: IBOVESPA, mercado futuro, day trade, blue chips e outros. Montar um projeto de constituio de uma empresa fictcia de qualquer ramo, especificando: r eas de atuao, recursos necessrios, projetos iniciais, metas e prazos; discutir com o examinador suas idias de marketing e propaganda a serem utilizados no projeto.

PARA A ESPECIALIDADE DE AGRICULTURA:

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

1. Preparar a terra, na presena do examinador, para um pequeno plantio (duas verduras). 2. Explicar as diferenas entre fruta e verdura, fazendo uma lista dos produtos e anotando as suas principais caractersticas (nutrientes). 3. Conhecer o manejo dos seguintes instrumentos de trabalho: p, enxada, ancinho e colher de jardineiro. 4. Realizar um processo de germinao e o transplante de uma planta. 5. Listar verduras e frutas que se plantam e consomem em maior quantidade em sua comunidade. 6. Explicar o que agronomia, agricultura, fruticultura, horticultura, floricultura e hidroponia. 7. Conhecer de forma geral as mquinas agrcolas tradicionais e modernas, utilizando-as no processo produtivo de um cultivo qualquer. 8. Fazer uma apresentao sobre a importncia da agricultura no Brasil. 9. Cooperar nas tarefas de uma fazenda durante pelo menos cinco dias, razo de seis horas dirias. 10. Desenvolver uma horta, utilizando a hidroponia. 11. Verificar os nveis de desgaste da terra e conhecer as razes de recuperao, pelo manejo e remanejo de plantio. 12. Mencionar as pragas, enfermidades, insetos e parasitas que afetam os cultivos da regio, indicando medidas corretivas naturais. 13. Ter conhecimentos, adquiridos pela prtica dos seguintes trabalhos: arear, semear, transplantar, cultivar, regar, irrigar, ceifar, colher, secar, encinzar, trilhar, ensacar, etc., de acordo com os costumes da regio, com as prticas da agricultura local e com os equipamentos existentes. 14. Conhecer os modos de manter a terra frtil adubagem (fertilizantes qumicos e naturais), rotao das culturas etc. - e quando utiliz-los. 15. Conhecer plantas medicinais da regio e seu uso. PARA A ESPECIALIDADE DE PRODUO DE LATICNIOS: 1. Conhecer as principais raas e caractersticas do gado leiteiro bovino, ovino, caprino ou bubalino. 2. Conhecer as instalaes, os cuidados e o trato requerido pelo gado leiteiro. 3. Conhecer as caractersticas fsicas, vitamnicas e proticas do leite bovino, ovino, caprino e bubalino. 4. Conhecer as vantagens e desvantagens das ordenhas mecnica e manual e o funcionamento dos diferentes tipos de ordenhadeira mecnica disponveis em sua regio. 5. Conhecer a legislao referente produo dos leites tipos A, B e C. 6. Conhecer os mtodos artesanal e industrial de pasteurizao. 7. Conhecer os cuidados higinicos e os processos de esterilizao utilizados na fabricao de produtos lcteos.

UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL 004 GRUPO ESCOTEIRO DO AR SANTOS DUMONT REGIO PAR

Conhecer a fabricao de creme, manteiga, refresco de soro e de pelo menos um tipo de queijo. 9. Visitar um laticnio ou uma envasadora de leite e apresentar Seo um relato sobre a visita.
8.

PARA A ESPECIALIDADE DE RADIOAMADORISMO: 1. Conhecer a regulamentao governamental relacionada com o radioamadorismo, no que se refere ao uso, prtica e tica operacional. 2. Elaborar um diagrama e explicar Seo os princpios elementares dos aparelhos transmissores e receptores de rdio. 3. Identificar, nos arredores de sua casa ou da sede, trs tipos ou modelos de antenas destinadas ao radioamadorismo, conhecendo suas principais caractersticas. 4. Saber como aterrar e proteger dos raios uma estao de rdio. 5. Conhecer pelo menos dois modelos de transceptores, explicando Seo as caractersticas de cada um. 6. Elaborar e expor Seo um trabalho sobre o uso de repetidoras. 7. Preparar e aplicar um jogo diretamente ligado ao radioamadorismo. 8. Apresentar Seo um trabalho que exponha os princpios bsicos do uso do radioamadorismo em operaes de emergncia. 9. Elaborar um car to QSL pessoal contendo o smbolo do Radioescotismo. 10. Manter contato de forma gil com outras trs estaes, sendo pelo menos uma delas uma estao escoteira. 11. Instalar e pr em funcionamento um sistema de comunicao via rdio em uma atividade externa. 12. Apresentar a licena de sua estao de radioamador expedida pelo rgo oficial competente.

You might also like