You are on page 1of 19

1.

INTRODUO

A beleza, das catedrais europeias revelam virtudes e qualidades que podem ser muito teis em todas as cincias e podem produzir frutos to grandiosos quanto essas belssimas catedrais. O termo catedral deriva do latim ecclesia cathedralis, e utilizado para designar a igreja que contm a ctedra oficial de um bispo. O adjetivo cathedra foi ao longo dos tempos assumindo o carter de substantivo, e hoje o termo mais comumente utilizado para designar estas igrejas. Neste estudo vamos identificar a origem das catedrais, espao e estrutura e tomemos como exemplo a Catedral de Beauvais ou Catedral Inacabada (em francs: Cathdrale Saint-Pierre de Beauvais) uma igreja localizada 60 km ao norte de Paris. Seu projeto foi feito inicialmente em estilo romnico, e passado posteriormente para estilo gtico. Nunca foi acabada devido aos altos gastos - o estilo gtico se tornara ultrapassado, j que no Renascimento estavam sendo construdas igrejas em outro estilo.

2. A ORIGEM DAS CATEDRAIS GTICAS

Uma das maiores realizaes no campo da arquitetura na Frana no sculo XII, foi a criao da Catedral Gtica. Comeando com modificaes pequenas, mas importantes, no estilo romnico, as catedrais do perodo gtico antigo - o sculo XII evoluram triunfantemente para produzir as estruturas do alto gtico, no sculo XIII, e as fervorosas igrejas dos estilos radiante e flamejante dos sculos XV e XVI. Nenhum estilo estrutural se espalhou to depressa e to amplamente quanto o gtico. Vinte e cinco catedrais foram construdas entre 1130 e 1230 num raio de 160 quilmetros de Paris. Estruturas gticas brotaram por toda a Inglaterra, Espanha, Alemanha e Blgica, e a influncia do gtico francs se propagou atravs do mundo cristo sob o rei Lus IX ( So Lus, 1226-1270) para ser interrompida apenas na Itlia, ao sul de Milo, pelo Renascimento, e na Grcia pela tradio bizantina. Os principais fatores que contriburam para que o gtico surgisse nessa poca em lugares como le-de-France foram de natureza cultural e poltica. Graas s tradues rabes, a filosofia dos gregos alcanou, finalmente, o centro da cultura ocidental. Uma atmosfera inteiramente nova surgiu - uma atmosfera de liberdade de pesquisas e de equilbrio entre o pensamento religioso transcendente e o estudo pragmtico do homem e da natureza. Sem perder sua religiosidade profunda, o novo homem reconheceu que ele mesmo e o mundo ao seu redor eram dignos de estudo. O entendimento do mundo visvel tornou-se um caminho melhor para entender a grandeza de Deus. As igrejas refletiram esse novo esprito. As catedrais romnicas eram estruturas escuras e macias, onde o homem devotos da Idade Mdia se escondiam temerosos e procuravam por Deus. As catedrais gticas, ao contrrio, se abriam para a luz do mundo exterior, transformando-a, e tornando-a sobrenatural. Pareciam transparentes e difanas. Sua insondvel altura expressava a aspirao da humanidade por um Deus a ser amado e procurado na nave luz do dia, e no s na penumbra das capelas iluminadas por velas.

Figura 1 - Catedral de Chartres (FRA)

Por outro lado, a magnificncia da estaturia e a grandiosidade da estrutura das catedrais gticas eram sinais de um novo bem-estar, de uma prosperidade que permitia que grande parte dos bens mundanos fosse despendida para propsitos espirituais. Esse luxo s pde existir graas a uma nova organizao social. Os reis capetos da Frana, por meio de fraudes sutis e da fora bruta, superaram finalmente a predominncia dos pequenos senhores feudais e, assim, concentraram o poder na corte estendendo-o por quase toda Frana. Grandes e pequenas cidades floresceram sob o novo sistema, o comrcio teve uma grande expanso - tanto interna como externa - e um novo tipo de homem emergiu, livre da servido ao senhor local e livre para substituir a prestao pessoal de servios ao rei por pagamentos em dinheiro. A Universidade de Paris, a segunda mais antiga do mundo, foi inaugurada em 1200, e as escolas das catedrais assumiram a responsabilidade que at ento cabia aos mosteiros.
3

O estilo gtico um triunfo de inveno arquitetnica. Mas, mesmo assim, e ao contrrio da mensagem de seus exteriores e interiores, as catedrais gticas no tem grandes vos, no so to altas quanto alguns monumentos construdos sculos antes e no so "ousadas" de um ponto de vista estrutural moderno. Alm disso, sua aparncia no uma expresso "honesta" de seu comportamento estrutural. Todos que olham para elas ficam assombrados com sua altura imensa e com o miraculoso jogo de sombras em suas paredes evanescentes e entre suas esbeltas pilastras. A catedral gtica uma vitria do arquiteto sobre peso e o espao, e a expresso mais pura da satisfao de necessidades espirituais pela concretude da pedra pesada.

3. ESPAOS Uma das caractersticas da catedral gtica o fato de que embora sua arquitetura tenha se desenvolvido ao longo do sculo suas variaes so to sutis que podemos facilmente reconhecer uma catedral gtica mesmo que ela tenha sido construda no sculo XII ou XX. Os primeiros a instigar as construes dessas catedrais foram os poderosos bispos da Frana, homens que faziam a mediao entre Roma e os reis da Frana. A planta de uma catedral tem forma de ma cruz (figura 2). A haste inferior da cruz representada pela ampla nave central, flanqueada por duas naves laterais (internas) e, frequentemente, por duas outras naves laterais. O transcepto estendese para fora em ngulo reto com a nave principal e as naves laterais. A fachada principal da igreja fica na extremidade da nave, mais as entradas dos transeptos so to magnficas quanto s mesmas. Com frequncia o ponto de cruzamento entre o transepto e a nave encimado por uma agulha de torre. A nave principal e as laterais se prolongam para dentro do coro, onde ficam localizados os assentos para os membros do capitulo e o altar principal. O coro fechado pela abside, uma parede semicircular ladeada por capelas radiais. O vo da nave principal podia alcanar 14 metros, embora as naves laterais tenha geralmente seis a nove metros de largura. As naves laterais internas curvam-se por trs o altar criando um o deambulatrio, onde se abrem as capelas radias da cabeceira.

Figura 2 Catedral de Chartres 5

Para da sensao de movimento e direo ao cu, os mestres gticos utilizaram dois recursos arquitetnicos: a altura e a luz. A altura no era aprendida de imediato, mas em passos sucessivos, medida que olho era conduzido ate o ponto mais elevado do espao fechado, o teto da abside. O teto das laterais externas era baixo, como na capelas radiais da abside; o teto da naves laterais internas era mais alto e igual a do deambulatrio; o teto da na central era ainda mais elevado e os do coro da abside eram os mais alto de todos. Desse modo o olho conduzido at o ponto situado talvez 46 metros o mais acima do nvel da igreja.

Figura 3 Beauvais

Essa escala visual enfatizada de maneira dramtica pelo aumento da luz, que segue o aumento da altura: as naves laterais externas so sombrias; as naves laterais internas tm grandes janelas e mais luz; a nave central e a abside so inundadas de luz, vinda das altas janelas de vitrais, que fazem as altas abbodas flutuarem, acima de toda a igreja. Os vidros coloridos das janelas transformam a luz da catedral, passando a ter uma qualidade etrea, de outro mundo que separa o interior desmaterializado da realidade do mundo externo, enquanto evita o sentimento de reteno e opresso.
6

4. ESTRUTURAS Enquanto as igrejas romnicas so em geral cobertas por trelia de madeira ou abbodas cilndricas de pedra, que no permitem grandes aberturas para janelas, as naves laterais, a nave centra, o transepto, o coro e os intercolnios da abside de uma catedral gtica so, todos eles, cobertos por abboda de alvenaria. Pode- se justificar toda a estrutura de alvenaria das igrejas gticas analisando-se suas abbodas de arestas, nervuradas, de quarto lados. Estas consistem na intersesso de dois semicilindro e, desse modo, permitem que apaream arcos em todos os quatro lados do intercolnio que eles cobrem, aumentando assim a quantidade de luz no teto.

Figura 4 - Estrutura de uma catedral gtica

O trajeto das cargas suportadas (figura 4) pelas abbodas de arestas nervuradas torna autoexplicativa a estrutura da catedral. A interseo dos dois cilindros de uma abboda quadripartida (de quatro lados) constitui arestas ao longo de suas duas diagonais, que do maior rigidez a abboda na direo das arestas. O peso da abboda tem de a ser centralizado pelas arestas para os seus quatro cantos, onde ela sustentada verticalmente pelas pilastras. As arestas nervuradas, curvadas para baixo, atuando como arcos, transmitem os empuxos para fora sobra
7

as pilastras. Havia duas maneiras de resistir a esses empuxos para fora: inserindose tirantes transversais (ao longo dos quatro lados do intercolunio ou entre os vrtices diagonalmente opostos), ou suportando-se lateralmente o topo das pilastras por meio de elementos de escora. Os mestres gticos rejeitaram a primeira soluo por razoes tanto estticas como praticas. A presena de tirantes transversais entre as pilastras arruinaria, visualmente, os espaos definidos pelas abbodas, e sua ferrugem poderia, com o tempo rachar a alvenaria na qual precisavam ser ancorados. Portanto a primeira preocupao foi reduzir a magnitude desses empuxos. A experincia havia mostrado que arcos ogivais tinham menos empuxos para fora que os arcos circulares. A principal diferena entre os aos romnicos e os gticos est na forma pontiaguda desses ntimos, que, alm de produzir uma nova dimenso esttica, tem como importante consequncia a reduo dos empuxos dos arcos em cerca de 50 por cento. O arco gtico um exemplo tpico de uma caracterstica esttica ditada por exigncias estruturais. As abbodas de arestas sustentam a si mesmo quando acompanhadas de elementos que resistam ao empuxo, mas os mestres enfatizaram o papel das arestas e dos arcos laterais por meio de nervuras, que enganam o olho, levando a acreditar que eles canalizam as cargas para as pilastras. Prolongando essas nervuras sem interrupo ao longo da superfcie das pilastras, s vezes at a base, os arquitetos gticos criaram uma srie de linhas contnuas que constituem um pseudotrajeto visual das cargas e parecem expressar, no interior da catedral, uma falsa estrutura independente (figura 5).

Figura 5 - Abside de Beauvais

Se as pilastras no fossem to altas e delgadas, a estrutura independente poderia de fato ter suportado todas as cargas. Devido essas exigncias estticas essas pilastras no suportam os empuxos horizontais dos arcos, vezes num o peso da alvenaria da abboda, esta que consiste numa camada interna de pedra trabalhada recoberta de concreto feito com entulho. Uma vez que as pilastras se curvariam sob a ao das cargas verticais e, possivelmente, empenariam e ruiriam sob a ao das cargas verticais, as abbodas de arestas, embora nervuradas, tinham de ser escoradas. Duas solues eram disponveis aos mestres: suportes internos, ligando as pilastras da nave central com as das laterais por meio de paredes transversais, ou elementos de sustentao externos. A primeira opo no permitiria a criar um espao interno a Berto e iluminado, como era desejado, por isso a soluo tomada foi sustentar as abbodas por meio de pilares nas paredes externas, que atuam como contrafortes, que ao tardar passaram a ser colocados longe das paredes e presos s mesmas por meio de arcobotantes, que suportam as
9

abbodas de arestas como dedos esguios gigantescos (figura 6). Assim o interior ficava livre de elementos estruturais entrecruzados. O refinamento dos elementos exteriores nada menos que espantoso. Por exemplo, os arcobotantes tm uma superfcie superior reta e uma superfcie inferior curva, de modo que seus eixos quase retos seguem a linha dos empuxos da abboda, enquanto sua forma levemente arqueada mostra como eles suportam seu prprio peso morto graas ao do arco, sem introduzir tenses de trao em sua alvenaria (figura 6). A fim de reduzir as dimenses dos pilares, dois deles eram utilizados para resistir aos empuxos das abbodas, ligados por arcobotantes em dois lances e duas fileiras. Pesados pinculos eram acrescentados ao todo dos pilares externos, que com seu prprio peso resistiam aos empuxos das abbodas. As foras resultantes que mais se aproximavam da direo vertical, atuavam sobre os pilares com o aumento na compresso, o que a alvenaria podia suportar muito bem, e uma reduo na flexo, que poderia causar indesejveis tenses de trao. Cogitou-se que at mesmo a pesada estatuaria, profusamente distribuda ao longo da superfcie externa da catedral, era s vezes posicionada de modo que suas cargas verticais se combinassem com os empuxos horizontais das abbodas, atuando assim como pinculos.

Figura 6 - Esquema dos esforos em uma catedral gtica

10

Os mestres das catedrais eram em primeiro lugar, artistas supremos, e em segundo, por fora da necessidade, bons engenheiros. No se sabia muito sobre como projetar suas estruturas, na maioria das vezes eram feitas de forma emprica, quase certo que um dos mtodos bsicos que eles utilizavam era o processo de tentativa e erro. O uso de matrias estruturais nas catedrais era muito conservador; a alvenaria trabalha a uma pequena frao de sua capacidade de resistncia. Por outro lado, a articulao da estrutura bem arriscada, pois sua estabilidade depende da interao de todos os elementos. Enquanto todos os elementos trabalham de forma harmoniosa, uma catedral uma estrutura segura, mas se um componente, mesmo que seja de pouca importncia, funciona do modo falho, todo o arcabouo posto em perigo. Ao levar ao limite de complexidade dos elementos construtivos a fim de alcanar novos objetos estticos, os mestres, sem a orientao de um conhecimento tcnico slido, estavam fadados a provocar desastres.

11

5. EXEMPLO Saint-Pierre Criada na antiga cidade medieval de Beauvais, cerca de 64 quilmetros ao norte de Paris, foi destruda na 2 Guerra Mundial pelos alemes. Possuam em

seu territrio 55 igrejas, das quais somente trs ainda permanecem de p e uma delas a Catedral de Saint Pierre. Essa catedral teve inmeros adjetivos e nomes graas a sua forma, como por exemplo: a maravilha do estilo medieval e o Partenon da arquitetura francesa. Desmoronou duas vezes, e nunca foi terminada. No tem torre, no tem nave central e no tem naves laterais. a mais celebre das catedrais francesas, e possui um coro, um transepto e uma abside. Em 1225, o Bispo Milon comeou a construo de St. Pierre e nomeou o assim chamado Primeiro Mestre, de nome desconhecido, que era um artista original e bom engenheiro. Ele tirou partido da iluminao, aumentando o vo entre as pilastras da nave central para at 8 metros, de modo que permitisse que mais luz entrasse na nave central vinda das naves laterais. Tambm tornou mais luminosas as naves laterais, fazendo aberturas em todas as suas paredes, capelas, trifrios e clerestrios.

Figura 7 - Saint-Pierre

12

Elevou as abbodas do coro e da abside e perfurou as paredes externas da igreja com os clerestrios mais leves que j se ousou construir. Sua concepo era grandiosa, mas ele tambm foi capaz de conceber as mais sutis modulaes de espao a fim de intensificar a marcha triunfal desde a entrada da igreja at a abside. Nervuras ininterruptas sobem da base de algumas pilastras para se tornar as nervuras das abbodas. O interior se St.Pierre corretamente considerado a obra prima do alto gtico

Figura 8 - Saint-Pierre

13

Figura 9 - Saint-Pierre

O exterior, as abbodas so sustentadas por dois contrafortes, ligados ao vaso principal da igreja por dois lances de arcobotantes em duas fileiras. Os arcobotantes repousam sobre uma pilastra na parede da igreja, logo acima de pesadas pedras que suportam enormes esttuas. A igreja no tem fachada ocidental, com exceo de uma parede nua da qual ressalta a pequena nave central da igreja carolngia original, que fica parecendo an diante da abside gtica.

Figura 10 - Saint-Piere

14

O primeiro Mestre trabalhou durante 20 anos na construo. Estabeleceu fundaes slidas e ergueu a abside at os nveis das naves laterais internas. A execuo da sua alvenaria tecnicamente perfeita, com pedras cortadas com arte e habilidade e cuidadosas junes. Depois de cinco anos de trabalho sob outro mestre annimo, chamado Segundo Mestre o ousadssimo Terceiro Mestre tambm desconhecido, tomou o comando da construo e finalizou o coro e a abside em 1272. Ento sem nenhum aviso prvio, as abbodas principais do coro desmoronaram em 29 de novembro de 1284. At hoje no se sabe o porqu a estrutura se sustentou durante doze anos e veio runa. verdade que a alvenaria que o Terceiro Mestre utilizou era de qualidade inferior, mas at hoje nos e descobriu nenhuma falha manifestada na construo ou no projeto. No sec. XIX o grande historiador Viollet-le-Duc disse que o lento deslizamento da argamassa da alvenaria poderia ter transferido parte da carga das paredes para as pilastras, deslocando ao mesmo tempo as pesadas pedras que suportavam as esttuas macias. Essas pedras apoiavam-se numa pilastra de parede e em duas colunas externas extremamente delgadas. De acordo com Viollet o peso acrescentado sobre essas duas colunas as empenou, permitindo que as pesadas pedras girassem para fora. Isso teria enfraquecido a ligao entre o arcobotante superior com a pilastra da parede, perdendo a estabilidade, causado sua queda. J Robert Mark, afirma que a ao alternada do vento sobre os dois lados da igreja sobrecarregou de tenso o pilar externo intermedirio, que teria rudo. O professor Joan Heyman provou que a catedral era perfeitamente estvel sob seu peso prprio morto e atribuiu o desmoronamento a uma causa desconhecida. Stephen Murray, depois de fazer um estudo cuidadoso de alvenaria reconstruda, chegou a concluso de que o pilar externo intermedirio, que no alcanava o solo, mas era suportado por um arco em balano ruiu. No houve nenhum registro de terremoto na rea, e as fundaes do primeiro Mestre no indicam irregularidades de assentamento. Apesar de todas as hipteses e estudos, ainda no se sabe o que realmente provocou tal runa.

15

O quarto mestre atribuiu o colapso a um vo excessivo entre as pilastras da nave central e entre as das naves laterais. Ergueu ento seis pilastras intermediarias no vaso principal da abside e quatro nas naves laterais internas para dividir os vos. A construo das novas pilastras mudou as abobadas do coro em abobadas de seis lados, exigindo a construo de pilares e arcobotantes externos adicionais. Mesmo sendo muito conservador o quarto mestre, o resultado demonstrou que as abobadas tm se sustentado desde 1337. A construo da igreja foi interrompida por 150 anos, pela Guerra dos Cem Anos e pela ocupao inglesa da le-de-France. Ento em 1500, o quinto mestre (Martin Cambiges) se encarregou de iniciar a construo do transepto, sendo finalizado pelo sexto mestre (Jean Vast). Iniciou-se uma discusso de construir uma torre sobre o cruzeiro, em 1558, foi decidida a utilizao de pedra, alcanando uma altura de 153 metros. Dois anos aps o termino da torre, descobriu-se que as quatro pilastras centrais do cruzeiro, que suportavam a torre, estavam fora do prumo de 5 a 10 centmetros do lado da abside e de cerca de 15 centmetros do lado no construdo da nave central, que foram cedendo com o peso da torre. Que acabou desmoronando. A torre desmoronada nunca foi reconstruda. O acidente com as abbadas de Beuvais em 1284 pode ter ocorrido devido a uma falha menor presente no projeto ou na construo, mas o colapso da torre em 1573 demonstra total ignorncia dos princpios estruturais.

16

6. CONCLUSO

De acordo com o que foi apresentado neste trabalho pode-se concluir que a catedral de grande importncia na arquitetura do passado e de hoje. Sem dvida as catedrais gticas uma das mais belas arquiteturas que existe no planeta. Seus arquitetos receberam essa maravilha, que um dia iria se tornar uma das obras mais incrveis, como um desafio. E no era qualquer, era o desafio de criar plantas mais sustentveis e ao mesmo tempo belas. Por isso so muito importantes nas Histrias das Cincias, as Histrias das Tcnicas e as Histrias das Engenharias. A sua segurana estrutural garantida pelos construtores de igrejas e catedrais, na Idade Mdia. Possuam um sistema estrutural baseado em espessas paredes e abbadas semicirculares localizadas logo abaixo do telhado. As paredes tinham que ser espessas e com poucas aberturas, pois resistiam tanto aos esforos verticais, quanto aos esforos horizontais gerados pelo vento, abbadas e telhado. Os elementos arquitetnicos utilizados nas estruturas gticas nos resume que as catedrais foram feitas para durar e eram funcionais.

17

7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

SALVADORI, MARIO - Por Que os Edifcios Ficam de P - 2 Edio - 2011 Editora Martins Fontes.

Sistema Estrutural das Catedrais Gticas LMC. Disponvel em: <http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/Estruturas/sistest.htm> Acesso em: 13 de junho 2012 s 14h50min.

18

LISTA DE FIGURAS Figura 1 http://movimentoculturalgaia.wordpress.com/2010/03/03/labirintogotico/93579-05084329cf4/ Figura 2 - http://1.bp.blogspot.com/-HQqu_JFhKuU/Tek0yx050I/AAAAAAAAAO4/kYubbhYjenw/s1600/l5.jpg Figura 3 http://4.bp.blogspot.com/_LXxvDy3uWUE/TNirwrUTsII/AAAAAAAAATI/GA9rsTDQpQ o/s1600/beauvais.jpg Figura 4 - http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/Estruturas/sistest.htm Figura 5 -http://www.patrimoinehistoire.fr/images/Patrimoine/Beauvais/eSaintPierre/BeauvCSP15.jpg Figura 6 - The Builders. Marvels of Engeneering. National Geographic. Washington D.C., 1992 Figura 7- http://www.trivago.com.br/beauvais36898/catedraligrejamosteiro/cath%C3%A9drale-saint-pierre-162129/fotos Figura 8 - http://www.trivago.com.br/beauvais36898/catedraligrejamosteiro/cath%C3%A9drale-saint-pierre-162129/fotos Figura 9 - - Fonte: : http://www.trivago.com.br/beauvais36898/catedraligrejamosteiro/cath%C3%A9drale-saint-pierre-162129/fotos Figura 10 http://www.trivago.com.br/beauvais36898/catedraligrejamosteiro/cath%C3%A9drale-saint-pierre-162129/fotos.

19

You might also like