You are on page 1of 10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

X Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Boa Vista, RR 01 a 03 de junho de 2011

O desafio da grande reportagem: a teoria, a tcnica e a prtica como elementos constituintes do trabalho monogrfico em Jornalismo1 Cristiane Naiara Arajo de Souza2 Luiza Elayne Azevedo Lundia3 Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Manaus, AM4

RESUMO

No presente trabalho, a grande reportagem discutida a partir de trs de seus eixos constituintes, a saber: a teoria, a tcnica e a prtica. sabido que cada um desses aspectos est intrinsecamente entremeado aos outros durante a tessitura do trabalho jornalstico no dia a dia da reportagem. Entretanto, busca-se, em consonncia com o recorte metodolgico aqui exigido, discutir como se d o processo indissocivel em que se assentam as trs bases mais profcuas de um mesmo prisma do saber-fazer jornalstico. A despeito da existncia de outras produes, tomemos a feitura da grande reportagem, e especificamente do livro-reportagem Sirrose nas Entrelinhas. A obra o produto resultante de um trabalho monogrfico em que tambm se deu o conhecimento sobre as etapas, os mtodos e os critrios de elaborao desse livro.

PALAVRAS-CHAVE: Grande reportagem; Livro-reportagem; Trabalho Monogrfico; Sirrose nas Entrelinhas.

DESENVOLVIMENTO Teoria do Jornalismo e o recorte conceitual A fim de se esboar aqueles que seriam os principais desafios enfrentados pelo reprter ao deparar-se com a feitura da grande reportagem, necessrio um retorno a
1

Trabalho apresentado ao GP Jornalismo, XI Congresso Regional de Cincias da Comunicao (Intercom Norte 2010), ocorrido na Faculdade Atual de Boa Vista RR.
2

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tecnloga em Produo Publicitria pelo Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia (Ifam), Mestranda do Programa de Ps-graduao em Comunicao Social da Ufam (PPGCOM). E-mail: crisss_nicegirl@hotmail.com
3

Orientadora do trabalho e Doutora em Comunicao Social, docente do Departamento de Comunicao Social da Ufam e do PPGCOM. E-mail: luindia@yahoo.com.br
4

Instituio de Ensino onde de vinculao de pesquisadora (Ufam), Manaus Amazonas.


1

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


X Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Boa Vista, RR 01 a 03 de junho de 2011

alguns conceitos basilares, mas muitas vezes abandonados ainda na academia. Quando na graduao, o estudante de jornalismo j pensa o seu fazer profissional mais como uma tcnica somente, mais como uma prtica do que como uma prxis do exerccio dirio. Esse exerccio renova-se, em verdade, a cada pauta, necessitando um posicionamento minimamente crtico de quem tem a competncia de exercit-lo. Falando especificamente de jornalismo, de acordo com Rdiger (2004: 25), a grande transformao d-se com a integrao empresarial ao sistema da indstria cultural e a converso do pblico leitor em consumidor de informao sobre atualidades. Testemunha-se, portanto, uma reconfigurao social que respinga seus moldes, seus caracteres norteadores e suas definies subjetivas ao jornalismo. Nesta tica, o leitor torna-se consumidor e assume tal posio. O jornalista, por sua vez, aceita consternado o inegocivel papel de mero instrumental. No entanto, evidente, em certos temas, haver necessidade de sua produo extrapolar o carter noticioso, de modo a organizar o texto de forma mais analtica, interpretativa e crtica. Para Pierre Bourdieu (1997), a participao dos intelectuais est situada num campo incerto entre o campo jornalstico e os especializados (literrio ou filosfico etc.), onde germinam, ento, as especialidades em jornalismo. A produo textual desses profissionais acaba tambm sendo situada num meio termo entre o acadmico e o jornalstico. A balana tende a pender, muitas vezes, para a erudio dos parmetros acadmicos, com esquecimento do pblico leitor (Melo, 1994). Ambos os autores tm preocupao, ainda, com a forma pela qual o jornalista trabalha a liberdade e os instrumentais a ele consignados.

Alguns critrios definidores do texto jornalstico preciso pensar um fazer mais crtico e consciente; entretanto, no se abre mo da simplicidade da forma, da adequao do contedo, resumindo-se isso preocupao em abranger a pretenso das empresas jornalsticas o maior nmero de leitores e, por conseguinte, entendedores de suas mensagens.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


X Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Boa Vista, RR 01 a 03 de junho de 2011

necessrio, segundo Chaparro, manter uma pragmtica no trabalho jornalstico, em que as pesquisas, as entrevistas, a coleta de dados so essenciais tarefa da reportagem. O autor ainda faz recomendaes sobre a coleta de dados numa reportagem, a preciso, a checagem de informao e o tratamento de personagens, conforme ser abordado a seguir. Objetividade jornalstica um dos conceitos que danam entre o mito e a verdade da prtica nessa profisso. Quanto a isso, Cotta (2005) revela a partir da avaliao de Manuais de redao da Folha de So Paulo e do Globo que esse objetivo com qu de inatingvel, repousa sobre algumas escolhas at prticas ao longo da construo da notcia. Por exemplo, uso de palavras acessveis a muitas pessoas, frases em forma direta, narrao lgica, raciocnio objetivo e texto curto e bem explicado. A despeito de outro termo com que todo estudante de jornalismo se depara, a pirmide invertida, ela controverte os modos prprios das narrativas literrias. O mais importante deve inaugurar a notcia. E isso no por acaso, visto que nas formas de edio mais antigas, o texto do reprter, caso no coubesse na pgina para ele reservada, deveria se cortado de baixo para cima. Desse modo, a informao principal no deveria ser alterada, pois repousava j no primeiro pargrafo, o Lead. Essa, por sua vez, era seguida por outras partes da histria, as quais eram desenvolvidas de modo lgico e coerente ao longo dos pargrafos seguintes, sempre em ordem de sua menor relevncia para a compreenso do fato noticioso. A esse respeito, Bahia (2009) diz que o comeo da notcia tambm pode conter padres usuais ou algo mais improvisado, embora toda improvisao deva levar em conta as peculiaridades da matria, seus elementos pitorescos, sentimentais ou inesperados.

Uma fuga consciente: a elaborao criativa em jornalismo literrio Quando se fala em Jornalismo Literrio, a definio unssona, pois a chamada Literatura no ficcional nos permite um casamento entre um e outro, uma juno quase simbitica entre a forma de fazer jornalstica e a forma de expressar literria. No que diz respeito no ao fato reportado, mas ao modo como report-lo, possvel compreender o jornalismo literrio a partir da seguinte definio de Felipe Pena:

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


X Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Boa Vista, RR 01 a 03 de junho de 2011

Significa potencializar os recursos do Jornalismo, ultrapassar os limites dos acontecimentos cotidianos, proporcionar vises amplas da realidade, exercer plenamente a cidadania, romper as correntes burocrticas do lead, evitar os definidores primrios e, principalmente, garantir perenidade e profundidade aos relatos (2008: 13).

Para Bulhes (2007), autor do livro Jornalismo e Literatura em Convergncia, faz uma leitura com foco na zona de convergncia entre jornal e letras, onde se delineiam um percurso de marcas histricas e contornos discursivos que precisavam ser avaliados e cobertos de algum esforo de teorizao: as categorias da factualidade e da ficcionalidade. No Brasil, o Jornalismo Literrio fica assim definido, segundo Pena (2008):
Para alguns autores, trata-se simplesmente do perodo da Histria do Jornalismo em que os escritores assumiram as funes de editores, articulistas, cronistas e autores de folhetins, mais especificamente o sculo XIX. Para outros, refere-se crtica de obras literrias veiculadas em jornais. H ainda os que identificam o conceito com o movimento conhecido como New Journalism, iniciado nas redaes americanas na dcada de 1960. E tambm os que incluem as biografias, os romances-reportagem e a fico-jornalstica (2008: 21).

Esse foi um perodo de forte contestao dos modelos sociais vigentes, levando a crer no surgimento desse jornalismo como uma forma subversiva e desesperada de desconstruir os modelos vazios e refazer a prtica jornalstica, assentada em novos paradigmas. Entretanto, Cotta (2005) faz uma crtica a essa proximidade multifacetada, quando ressalta a valorizao e a insero do texto jornalstico num contexto social, quando se mostram, por meio dele, relaes, vnculos, resultado e aplicaes daquela informao que foi comunicada em forma de notcia, retornando e causando certa mudana na vida das pessoas. Desse ponto de vista, possvel afirmar que em jornalismo h de se ter uma responsabilidade muito maior com a composio do trabalho, que parte do real e para ele volta, reconfigurando-o em certa medida.

A Grande Reportagem Edvaldo Pereira Lima, no livro Pginas Ampliadas - o livro-reportagem como extenso do jornalismo e da literatura, define que o objetivo do livro-reportagem como
4

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


X Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Boa Vista, RR 01 a 03 de junho de 2011

uma linha experimental que : focalizar esse panorama em movimento dramtico oferecer uma leitura aprofundada tanto no plano horizontal quanto no vertical da contemporaneidade, dissecar sistematicamente o real, (Lima, 2009, p. 344). A Grande Reportagem, ainda para Lima (2009), configura-se numa abordagem multiangular para uma compreenso da realidade, a qual ultrapassa o enfoque linear, fazendo a abordagem ganhar contornos sistmicos para o estabelecimento das relaes entre as causas e as consequncias em torno de um problema. Haver, pois, limites mais amplos para o desenvolvimento do trabalho de apreenso da notcia, em mais aspectos e modos discursivos, conforme o tempo e as tcnicas utilizadas na explorao do tema. A se revela o papel do jornalista como leitor da contemporaneidade, sendo, por assim dizer, capaz de aprofundar-se e avanar sobre o estacionrio carter do jornalismo do dia-a-dia. Para Lima (1993), em O Que Livro-Reportagem, o livro-reportagem avana para o aprofundamento do conhecimento do nosso tempo, eliminando, parcialmente que seja, o aspecto efmero da mensagem da atualidade praticada pelos canais cotidianos da informao jornalstica. No se est desqualificando a informao rpida, com proporcionalidade direta com o factual, por outro lado, presume-se que em determinados casos haveria de ter um tratamento profundo, considerando-o no um amontoado de matrias em sute, mas uma abordagem mais totalizante e sistmica. No se pretende aqui afirmar, com leviandade, o fato de a grande reportagem abranger a totalidade dos fatos e contedos. Infere-se que a mesma sim uma viso mais completa da realidade reportada, baseando-se numa efetiva problematizao, autoria e vieses de adentramento qualitativo.

Pesquisa e validao dos dados: documentos e bibliografia Pesquisar fundamental para quem deseja construir uma reportagem consistente e com o mnimo de coerncia. Em relao a esse trabalho, especialmente na Redao, Erbolato (2006) o define como Produo, no qual est inserida a pauta jornalstica. Para que uma pauta seja cumprida, recorre-se a entrevistas, a pesquisas e a arquivos (p. 180). E ainda fala da importncia de uma abordagem mais abrangente do tema,

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


X Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Boa Vista, RR 01 a 03 de junho de 2011

inclusive com incurses temporais que levem em conta elementos mais prximos ou um pouco mais distantes. Corroborando com tal ideia, os objetivos propostos pelo autor puderam ser aplicados prtica da reportagem que deu origem ao livro-reportagem Sirrose nas Entrelinhas. Tratou-se, pois, de uma pesquisa complexa, a qual compreendeu levantamento inicial de dados gerais a respeito do grupo, de sua constituio e de suas atividades. Nesse primeiro momento, vale toda e qualquer informao a que se tiver acesso, todo e qualquer post em blogs, cartazes e material adquirido noutras ocasies. Partindo de um substancial apanhado bibliogrfico, sero aplicados os critrios de seletividade tpicos da produo em jornalismo. Nas palavras de Pena (2008), de acordo com a Teoria do Espelho, o dever do jornalista informar por meio da objetividade, cujo princpio bsico a separao entre fatos e opinies. Ao mesmo tempo, ele expe a crtica de que a atividade jornalstica bem menos objetiva que se pretende, extrapolando, definitivamente, os pressupostos dessa teoria. Com base nisso, observa-se a relevncia da etapa de seleo do material coletado. E em seguida, foi possvel verificar quem entrevistar e quais temas tomar como fios condutores para o entrelaamento coerente dos fatos, notcias e documentos apurados na pesquisa. O recorte inerente atividade jornalstica: esse o pressuposto bsico de direcionamento das tarefas do profissional da imprensa e o mesmo que conduzir todo o restante do trabalho.

A hora da entrevista: contato, empatia e seleo A entrevista , marcadamente, um dos pontos fulcrais para o bom andamento do trabalho de reportagem, pois por meio dela que se d fala s personagens e os coloca no centro de importncia, humanizando o relato. Entrevistar mais tcnica do que arte, mais aprendizado do que inspirao. A hora da entrevista pode e deve acrescentar muito do que constituir o texto, construdos sob o olhar conjugado entre o que o entrevistado diz e o que o reprter compreende a esse respeito, sinuosamente tendendo para o meio termo, para o equilbrio entre ambos os discursos.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


X Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Boa Vista, RR 01 a 03 de junho de 2011

Corroborando com a proposta, Cremilda Medina (1999) diz que o entrevistador deve encarar o momento da entrevista como uma situao psicossocial, de complexidade indiscutvel. Especificamente para o presente trabalho, foram realizadas entrevistas com trs dos principais representantes da Revista Sirrose: Mrcio Santana, Marcos Ney e Adriano Furtado. A metodologia das entrevistas foi de uma conversa descontrada, o que facilitou a interao com os artistas. Houve observao mtua, busca da confiana recproca e entrega. Medina (1999) traz em sua literatura a teoria da elaborao do perfil humanizado pelo jornalista. O entrevistado deve estar livre para falar, vontade para expressar o que pensa e sente. E de acordo com Medina (1999), ele [o entrevistado] passeia em atalhos, mergulha e aflora, finge e , sonha e traduz seu sonho, avana e recua, perde-se no tempo e no espao. De tudo isso depende a qualidade da entrevista. O uso do gravador uma das principais questes a serem consideradas durante as entrevistas e sua aplicao depende de uma prvia conversa com o entrevistado. A relevncia das declaraes e o fato de as preocupaes da entrevista excederem a necessidade de anotar tudo o que o entrevistado disser so questes a serem consideradas pelo entrevistador e expostas ao entrevistado. Isso proporciona liberdade ao reprter, que s deve anotar as palavras-chave, as quais lhe serviro de fios condutores para a escrita do trabalho final.

O ltimo desafio: construir o produto

Todo livro comea com uma insatisfao, uma esperana e uma aposta. (Gitlin, 2003:09). justamente essa insatisfao, essa esperana e essa aposta que traduzem a vontade de escrever, mesmo que de forma inexata, amadora, porque o que importa o desejo da escrita, da entrevista, da pesquisa, do saber e do mostrar. Essa a inquietao fundamental da hora de comear a escrever, a qual, aos poucos vai tomando forma e consistncia e vai sendo delineada dentro dos limites e das possibilidades do texto. A necessidade de existncia da grande reportagem est evidenciada pela possibilidade de exceder os limites tipificados nas empresas jornalsticas. Para tanto,
7

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


X Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Boa Vista, RR 01 a 03 de junho de 2011

cabe ao jornalista um aprofundamento conceitual, contextual e tico das questes concernentes feitura da grande reportagem. Quanto mais poderes [entenda-se como o privilgio de explorao do tema], maiores sero as responsabilidades tcnicas e ticas. Aps a aquisio de todo o material, conseguido por meio da aplicao dos instrumentos de coleta e das entrevistas, ele foi organizado de forma a obedecer a critrios cognitivos e lgicos para o leitor, tanto do trabalho cientfico da monografia em si quanto do livro-reportagem. Palavra-chave e critrio fundamental para a elaborao da grande reportagem: informao. E todas elas precisam seguir os critrios de apurao do jornalismo, reportando a realidade sob a tica jornalstica, e convergindo com a literatura somente em termos textuais e estilsticos. No entanto, as inferncias e o posicionamento tornam-se mais evidentes em se tratando da grande reportagem. necessrio, pois, diferenciar verdade objetiva dos fatos e verossimilhana com que so processados e reproduzidos os discursos de acordo com o sujeito que os toma como objeto de anlise. E a respeito da feitura de uma reportagem em profundidade, Erbolato (2006) deve obedecer aos seguintes critrios: dar ao leitor os antecedentes completos dos fatos que antecederam a notcia; mostrar o alcance que tiveram as circunstncias, no momento em que os fatos ocorreram; e comentar todos esses fatos e situaes anteriormente descritos, o que se configura numa anlise. Para o caso deste trabalho, em particular, que teve como objetivo geral a apresentao de um Livro-reportagem como alternativa de divulgao da trajetria do Movimento Artstico Sirrose, realizando-o a partir da utilizao de tcnicas do jornalismo literrio, as colocaes de Erbolato foram pressupostos da atividade. A partir das quais se procurou a contextualizao histrica e cultural, o levantamento de alguns perfis de membros fundadores e a apresentao dos principais produtos culturais empreendidos pelos artistas do Movimento Artstico Sirrose.

CONSIDERAES FINAIS

Experimentao uma palavra que bem define este trabalho, alm de Jornalismo Cultural e Jornalismo Literrio, como bases para a abordagem aqui utilizada, a grande
8

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


X Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Boa Vista, RR 01 a 03 de junho de 2011

reportagem. Os questionamentos primeiros, em termos de escolhas, gneros e linguagem jornalstica, foram basilares para as proposies que se seguiram, todas elas ancoradas na prtica inerente do fazer jornalstico. O uso do livro-reportagem para contar a histria do Movimento Sirrose foi experimentado como uma abordagem terica e prtica para preencher uma lacuna deixada tanto do Jornalismo Cultural, em termos de linguagem, quanto nas questes de pauta no jornalismo local, em termos de seleo de uns temas em detrimento de outros, segundo uma percepo pessoal emprica a respeito dos segundos cadernos dos jornais impressos e das abordagens de cultura veiculadas nas mdias radiofnicas e televisivas, as quais no passam de agendas de eventos de empresas patrocinadoras. A despeito disso, o trabalho permitiu que o desafio de mergulhar nas angstias do jornalismo fosse posto e dissolvido a cada etapa vencida. A indagao primeira versou sobre o tema em si: o que seria digno de uma grande reportagem, mesmo que em nvel acadmico? Em seguida veio outra pergunta: onde e o qu pesquisar? Essa foi a busca quase desesperada pelas fontes o mais fidedignas possveis, como relatos de participantes, notcias de jornais, material produzido pelo grupo. A inquietao seguinte foi a respeito de como organizar aquele aparentemente irremedivel caos em que se encontravam as propostas basilares do produto, dissolvidas numa miscelnea de matria e ideias. Sistematizar, selecionar, buscar as relevncias aparentes e essenciais ao andamento do trabalho, apesar do pensamento inicial de que tudo seria aproveitado e de que tudo, a priori, seria essencial. Em ltimo lugar, por questo de cronologia, vem o acabamento da obra, que j havia sido pensada e vinha sendo construda j nas etapas anteriores. Organizar o livro em captulos, os captulos em pargrafos e os pargrafos em frases interessantes, informativas e concisas, com certo tom literrio, mas verossimilhantes e corretas em suas pretenses objetivas.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


X Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Boa Vista, RR 01 a 03 de junho de 2011

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BAHIA, Benedito Juarez, 1930-1998. Histria, jornal e tcnica: as tcnicas do jornalismo, volume 2/ Benedito Juarez Bahia. 5 ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009. BOURDIEU, Pierre. Sobre a televiso. (Traduo de Maria Lcia Machado) Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1997. (p.103 120). COTTA, Pery. Jornalismo: teoria e prtica. Pery Cotta. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Rubio, 2005. ERBOLATO, Mrio L. Tcnicas de codificao em Jornalismo. 5 edio, 7 reimpresso. So Paulo: Editora tica, 2006. GITLIN, Todd. Mdias sem limite. Civilizao Brasileira. Rio de Janeiro 2003. LIMA, Edvaldo Pereira, 1993 O que livro-reportagem. So Paulo: Brasiliense. -----------. Pginas ampliadas: o livro-reportagem como extenso do jornalismo e da literatura - 4 Ed./Edvaldo Pereira Lima. [Ed. rev. e ampl.]. Barueri, SP: Manole, 2009. MEDINA, Cremilda de Arajo. Entrevista: o dilogo possvel. So Paulo: tica, 1999. (Srie Princpios). MELLO, Jos Marques de. A opinio no Jornalismo Brasileiro. 2. Ed. rev. Petrpolis: Vozes, 1994. PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo/ Felipe Pena. 2. Ed. 3 reimpresso So Paulo: Contexto, 2008. RUDIGER, Francisco. Theodor Adorno e a Crtica Indstria Cultural Comunicao e Teoria Crtica da Sociedade. Francisco Rdiger. Coleo Comunicao 19. 3 edio Revista e Atualizada. Porto Alegre, 2004.

10

You might also like