You are on page 1of 12

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 1.217.415 - RS (2010/0184476-0) RELATORA RECORRENTE RECORRIDO REPR. POR ADVOGADO : : : : : MINISTRA NANCY ANDRIGHI UNIO LEGG O G G - CURADOR LAURA NORMELIA FEIJ E OUTRO(S) EMENTA

CIVIL. PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. ADOO PSTUMA. VALIDADE. ADOO CONJUNTA. PRESSUPOSTOS. FAMILIA ANAPARENTAL. POSSIBILIDADE. I. Ao anulatria de adoo post mortem , ajuizada pela Unio, que tem por escopo principal sustar o pagamento de benefcios previdencirios ao adotado maior interdito -, na qual aponta a inviabilidade da adoo post mortem sem a demonstrao cabal de que o de cujus desejava adotar e, tambm, a impossibilidade de ser deferido pedido de adoo conjunta a dois irmos. II. A redao do art. 42, 5, da Lei 8.069/90 ECA , renumerado como 6 pela Lei 12.010/2009, que um dos dispositivos de lei tidos como violados no recurso especial, alberga a possibilidade de se ocorrer a adoo pstuma na hiptese de bito do adotante, no curso do procedimento de adoo, e a constatao de que este manifestou, em vida, de forma inequvoca, seu desejo de adotar. I I I . Para as adoes post mortem , vigem, como comprovao da inequvoca vontade do de cujus em adotar, as mesmas regras que comprovam a filiao socioafetiva: o tratamento do menor como se filho fosse e o conhecimento pblico dessa condio. IV. O art. 42, 2, do ECA, que trata da adoo conjunta, buscou assegurar ao adotando a insero em um ncleo familiar no qual pudesse desenvolver relaes de afeto, aprender e apreender valores sociais, receber e dar amparo nas horas de dificuldades, entre outras necessidades materiais e imateriais supridas pela famlia que, nas suas diversas acepes, ainda constitui a base de nossa sociedade. V. A existncia de ncleo familiar estvel e a consequente rede de proteo social que podem gerar para o adotando, so os fins colimados pela norma e, sob esse prisma, o conceito de ncleo familiar estvel no pode ficar restrito s frmulas clssicas de famlia, mas pode, e deve, ser ampliado para abarcar uma noo plena de famlia, apreendida nas suas bases sociolgicas. VI. Restringindo a lei, porm, a adoo conjunta aos que, casados civilmente ou que mantenham unio estvel, comprovem estabilidade na famlia, incorre em manifesto descompasso com o fim perseguido pela prpria norma, ficando teleologicamente rf. Fato que ofende o senso comum e reclama atuao do interprete para flexibiliz-la e adequ-la s transformaes sociais que do vulto ao anacronismo do texto de lei. VII. O primado da famlia socioafetiva tem que romper os ainda existentes liames que atrelam o grupo familiar a uma diversidade de gnero e fins reprodutivos, no em um processo de extruso, mas sim de evoluo, onde as novas situaes se acomodam ao lado de tantas outras, j existentes, como
Documento: 1157534 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 28/06/2012 Pgina 1 de 12

Superior Tribunal de Justia


possibilidades de grupos familiares. VIII. O fim expressamente assentado pelo texto legal colocao do adotando em famlia estvel foi plenamente cumprido, pois os irmos, que viveram sob o mesmo teto, at o bito de um deles, agiam como famlia que eram, tanto entre si, como para o ento infante, e naquele grupo familiar o adotado se deparou com relaes de afeto, construiu nos limites de suas possibilidades seus valores sociais, teve amparo nas horas de necessidade fsicas e emocionais, em suma, encontrou naqueles que o adotaram, a referncia necessria para crescer, desenvolver-se e inserir-se no grupo social que hoje faz parte. IX. Nessa senda, a chamada famlia anaparental sem a presena de um ascendente , quando constatado os vnculos subjetivos que remetem famlia, merece o reconhecimento e igual status daqueles grupos familiares descritos no art. 42, 2, do ECA. Recurso no provido.

ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas constantes dos autos, por unanimidade, negar provimento ao recurso especial, nos termos do voto do(a) Sr(a). Ministro(a) Relator(a). Os Srs. Ministros Massami Uyeda, Paulo de Tarso Sanseverino e Ricardo Villas Bas Cueva votaram com a Sra. Ministra Relatora. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Sidnei Beneti. Braslia (DF), 19 de junho de 2012(Data do Julgamento)

MINISTRA NANCY ANDRIGHI Relatora

Documento: 1157534 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 28/06/2012

Pgina 2 de 12

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.217.415 - RS (2010/0184476-0) RECORRENTE RECORRIDO REPR. POR ADVOGADO : : : : UNIO LEGG O G G - CURADOR LAURA NORMELIA FEIJ E OUTRO(S)

RELATORA: MINISTRA NANCY ANDRIGHI RELATRIO

Cuida-se de recurso especial interposto pela UNIO, com fundamento no art. 105, III, a, da CF, contra acrdo proferido pelo TJ/RS. Ao: anulatria de adoo pstuma ajuizada pela recorrente, em face de L.E.G.G. A Unio ajuizou a presente ao anulatria de adoo, em face de L.E.G.G. o adotado e de O.G.G. me adotiva e curadora do recorrido buscando desconstituir a adoo efetuada por G.G. (post mortem ), pai adotivo do recorrido, e O.G.G., em 28 de fevereiro de 2001 (fls. 159/161, e-STJ). Dois anos aps o deferimento do pedido de adoo, a me de L.E.G.G. - O.G.G. , requereu sua interdio, ante a ocorrncia de graves

sintomas psicticos, que lhe incapacitaria de reger a prpria vida, pleiteando, ainda, que ela fosse nomeada curadora do incapaz. O pedido inicialmente deduzido pela Unio foi, em um primeiro momento, indeferido ante a ausncia de interesse processual da recorrente, porque a defesa do patrimnio da Unio poderia ser questionada por vias prprias (fls. 380/381, e-STJ). Essa deciso foi reformada pelo TJRS, que afirmou ter a Unio legitimidade para buscar o reconhecimento da alegada nulidade no processo de
Documento: 1157534 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 28/06/2012 Pgina 3 de 12

Superior Tribunal de Justia


adoo, razo pela qual desconstituiu a sentena e determinou o processamento da ao anulatria (fls. 418/427, e-STJ). Sentena: julgou extinta, sem apreciao do mrito, a ao ajuizada pela autora, sob o fundamento de inadequao da via eleita. Acrdo: deu parcial provimento apelao para julgar improcedente a ao de anulao de adoo, nos termos da seguinte ementa:
AO ANULATRIA DE ADOO. ADOO PSTUMA. ADOTANTES IRMOS ENTRE SI. Considerando que a adoo se deu por sentena homologatria, vivel ao anulatria que busca anular o ato jurdico. Reconhecimento da possibilidade de adoo pstuma, intentada por casal adotante que so irmos entre si. DERAM PARCIAL PROVIMENTO. AO JULGADA IMPROCEDENTE.

Recurso especial: alega violao dos arts. 42, 5, do ECA e art. 1.622 do CC-02. Afirma que h vedao expressa adoo praticada por irmos, como tambm no se admite a adoo por mais de uma pessoa, salvo se casados ou conviventes, circunstncias ignoradas pelo acrdo recorrido. Aduz, ainda, que no h (...) possibilidade de terceiro ajuizar pedido de adoo em nome de pessoa falecida, como correu no caso e chancelado pelo acrdo recorrido, pois a adoo somente pode ser deferida em favor de pessoa falecida se ocorrente a hiptese do art. 42, 5, do Estatuto da Criana e do Adolescente. Juzo prvio de admissibilidade: sem contrarrazes, o TJ/RS negou seguimento ao recurso especial (fls. 189/191, e- STJ). Deciso: em deciso unipessoal, dei provimento ao agravo de instrumento, e determinei a subida do recurso especial (fl. 752, e-STJ). Parecer do MPF: de lavra do Subprocuradora-Geral da Repblica Antnio Carlos Pessoa Lins, pelo no provimento do recurso especial. (fl.
Documento: 1157534 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 28/06/2012 Pgina 4 de 12

Superior Tribunal de Justia


783/786, e-STJ). o relatrio.

Documento: 1157534 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 28/06/2012

Pgina 5 de 12

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.217.415 - RS (2010/0184476-0) RELATORA RECORRENTE RECORRIDO REPR. POR ADVOGADO : : : : : MINISTRA NANCY ANDRIGHI UNIO LEGG O G G - CURADOR LAURA NORMELIA FEIJ E OUTRO(S)

RELATORA: MINISTRA NANCY ANDRIGHI VOTO Duas questes so postas em discusso no recurso especial, as quais se enumeram, conforme a apreciao efetuada na origem: a) a ausncia de possibilidade jurdica de adoo pstuma, quando no houve inequvoca manifestao do de cujus sobre a vontade de adotar; b) a inviabilidade da adoo pleiteada por duas pessoas que no convivem em casamento ou unio estvel, na espcie, dois irmos. De se ressaltar que o art. 1.696 do CC-02, apontado como violado no recurso especial, foi expressamente apreciado pelo Tribunal de origem, o que torna incua possvel discusso quanto ao prequestionamento dos demais dispositivos legais que serviram de base insurgncia recursal.

1. Da possibilidade de adoo pstuma, sem manifestao expressa do de cujus . A redao do art. 42, 5, da Lei 8.069/90 ECA , renumerado como 6 pela Lei 12.010/2009, que um dos dispositivos de lei tidos como violados no recurso especial, alberga a possibilidade de se ocorrer adoo pstuma na hiptese de bito do adotante, no curso do procedimento de adoo, e a constatao de que este manifestou, em vida, de forma inequvoca, seu desejo de adotar.
Documento: 1157534 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 28/06/2012 Pgina 6 de 12

Superior Tribunal de Justia


Para alm de uma compreenso simplista e defendida pela recorrente de que o referido dispositivo de lei limita a adoo pstuma exata possibilidade delineada em sua redao, entendo, em consonncia com boa parcela da doutrina e da jurisprudncia, que na verdade, o texto legal deve ser compreendido como uma ruptura no sisudo conceito de que a adoo est limitada a entre vivos. A cunha firmada pelo prprio legislador que amplia as possibilidades de adoo para abarcar tambm a adoo post mortem, foi construda sobre a locuo inequvoca manifestao de vontade do adotante. No iter que desgua na adoo pstuma, ela o elemento sine qua non, figurando o procedimento judicial de adoo apenas como a concretizao formal do desejo de adotar, j consolidado e exteriorizado pelo adotante. Veja, que na hiptese, e em outras tantas que lhe so similares, a adoo se confunde com o reconhecimento de uma filiao socioafetiva preexistente, construda in casu, pelo adotante pr-morto, desde quando o recorrido tinha 04 (quatro) anos de idade. Vigem aqui, como comprovao da inequvoca vontade do de cujus em adotar, as mesmas regras que comprovam a filiao socioafetiva: o tratamento do menor como se filho fosse e o conhecimento pblico dessa condio. O pedido judicial de adoo, antes do bito, apenas selaria com o manto da certeza, qualquer debate que porventura pudesse existir em relao vontade do adotante. Sua ausncia, porm, no impede o reconhecimento, no plano substancial, do desejo de adotar, mas apenas remete para uma perquirio quanto efetiva inteno do possvel adotante em relao ao recorrido/adotado. Nessa senda laborou o Tribunal de origem para, ao final, constatar, a partir dos elementos probatrios disponveis, que houve inequvoca manifestao de vontade do adotante, e que essa apenas deixou de ser concretizada formalmente.
Documento: 1157534 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 28/06/2012 Pgina 7 de 12

Superior Tribunal de Justia


Mais ainda. O no reconhecimento dessa possibilidade, representaria evidente contrassenso em relao jurisprudncia do STJ, que reiteradamente tem admitido o reconhecimento de filiao socioafetiva post mortem, quando coexistam nome, tratamento e conhecimento pblico da condio de filho. A tese j foi albergada pelo STJ, como se observa do julgamento do REsp 457.635/PB, Rel. Min. Ruy Rosado, 4 Turma, DJ 17/03/2003.

ADOO PSTUMA. Prova inequvoca. - O reconhecimento da filiao na certido de batismo, a que se conjugam outros elementos de prova, demonstra a inequvoca inteno de adotar, o que pode ser declarado ainda que ao tempo da morte no tenha tido incio o procedimento para a formalizao da adoo. - Procedncia da ao proposta pela mulher para que fosse decretada em nome dela e do marido pr-morto a adoo de menino criado pelo casal desde os primeiros dias de vida. - Interpretao extensiva do art. 42, 5, do ECA. - Recurso conhecido e provido.

Da adoo conjunta por irmos A insurgncia recursal, no particular, volta-se para a possvel afronta ao art. 42, 2, do ECA, que para melhor compreenso do debate, reproduzo:
2o Para adoo conjunta, indispensvel que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham unio estvel, comprovada a estabilidade da famlia. (Redao dada pela Lei n 12.010, de 2009).

Colho, tambm, do acrdo recorrido, o quadro ftico delineado, no particular:


A guarda do adotando integra o denominado estgio de convivncia do adotante com o adotado, sendo que a guarda definitiva j integra o 'procedimento' para adoo. Tirar-se dessas diferenas tcnicas concluses apressadas, e em prejuzo do adotando, ferir os princpios da prioridade absoluta, do superior interesse da criana (the Best interest) e da proteo integral. Como se no bastasse, a prova dos autos demonstra fartamente que entre o falecido G., L.E. e O., havia fortes vnculos, dignos de uma paternidade socioafetiva. Como se sabe, a moderna doutrina valoriza a paternidade socioafetiva, muitas vezes, at acima da paternidade biolgica. (fl. 647, e-STJ).

Documento: 1157534 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 28/06/2012

Pgina 8 de 12

Superior Tribunal de Justia


de se notar, inicialmente, que a redao do ECA, no que toca adoo conjunta, traz insertos comandos que reproduzem vedaes legais, e outros tantos que fixam requisitos para adoo. Quanto aos requisitos para a adoo conjunta, embora tenham sido concebidos a partir de uma criteriosa avaliao do que representaria o melhor interesse do adotando, tm sido objeto de flexibilizaes jurisprudenciais e doutrinrias, que visam uma adequao realidade social que busca, sob o vis finalstico da norma, desvelar a real inteno do dispositivo de lei. Em outras palavras, se a lei tem, como linha motivadora, o princpio do melhor interesse do adotado, nada mais justo que a sua interpretao tambm se revista desse vis. Nessa senda, incontornvel a concluso de que, o comando legal sob anlise buscou assegurar ao adotando a insero em um ncleo familiar, no qual pudesse desenvolver relaes de afeto, aprender e apreender valores sociais, receber e dar amparo nas horas de dificuldades, entre outras necessidades materiais e imateriais supridas pela famlia que, nas suas diversas acepes, ainda constitui a base de nossa sociedade. No entanto, buscando esse fim, restringiu a adoo conjunta aos que, casados civilmente ou que mantenham unio estvel, comprovem estabilidade na famlia.

Motivo razovel, mas que no justifica as restries fixadas. A exigncia legal restritiva, quando em manifesto descompasso com o fim perseguido pelo prprio texto de lei, teleologicamente rf, fato que ofende o senso comum e reclama atuao do interprete para flexibiliz-la e adequ-la s transformaes sociais que do vulto ao anacronismo do texto de lei. In casu, a existncia de ncleo familiar estvel, e a consequente rede
Documento: 1157534 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 28/06/2012 Pgina 9 de 12

Superior Tribunal de Justia


de proteo social que podem gerar para o adotando, so os fins colimados pela norma. Sob esse prisma, o conceito de ncleo familiar estvel no pode ficar restrito s frmulas clssicas de famlia, mas pode, e deve, ser ampliado para abarcar a noo plena de famlia, apreendida nas suas bases sociolgicas. E essa verdade fica ainda mais evidente, quando se observa que o singelo status de casados ou companheiros, apenas gera a presuno de que exista um ncleo familiar estvel, circunstncia que, infelizmente, para muitos adotados, no se concretiza no cotidiano. Na verdade, o que informa e define um ncleo familiar estvel so os elementos subjetivos, que podem ou no existirem, independentemente do estado civil das partes. Esses elementos subjetivos so extrados da existncia de laos afetivos de quaisquer gneros ; da congruncia de interesses; do compartilhamento de ideias e ideais; da solidariedade psicolgica, social e financeira, fatores que somados, e talvez acrescidos de outros no citados, possam demonstrar o animus de viver como famlia e deem condies para se associar, ao grupo assim construdo, a estabilidade reclamada pelo texto de lei. O primado da famlia socioafetiva tem que romper os ainda existentes liames que a atrelam a uma diversidade de gnero e fins reprodutivos, no em um processo de extruso, mas sim de evoluo, onde as novas situaes se acomodam ao lado de tantas outras, j existentes, como possibilidades de grupos familiares. Nessa senda, a chamada famlia anaparental sem a presena de um ascendente , quando constatado os vnculos subjetivos que remetem famlia, merece o reconhecimento e igual status daqueles grupos familiares descritos no art. 42, 2, do ECA. Na espcie, o fim expressamente assentado pelo texto legal colocao do adotando em famlia estvel foi plenamente cumprido, pois os
Documento: 1157534 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 28/06/2012 Pgina 1 0 de 12

Superior Tribunal de Justia


irmos, que viveram sob o mesmo teto, at o bito de um deles, agiam como famlia que eram, tanto entre si, como para o ento infante. Naquele grupo familiar o adotado deparou-se com relaes de afeto, construiu nos limites de suas possibilidades seus valores sociais, teve amparo nas horas de necessidade fsicas e emocionais, em suma, encontrou naqueles que o adotaram, a referncia necessria para crescer, desenvolver-se e inserir-se no grupo social que hoje faz parte. Assim, reputo como vlida a adoo do recorrido, considerando como exemplificativas as possibilidades de adoo conjunta descritas no art. 42 do ECA, por entender que o fim precpuo da norma a insero do adotado em famlia estvel, instituto no restrito s duas hipteses citadas.

Forte nessas razes, NEGO PROVIMENTO ao recurso especial.

Documento: 1157534 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 28/06/2012

Pgina 1 1 de 12

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO TERCEIRA TURMA

Nmero Registro: 2010/0184476-0

PROCESSO ELETRNICO REsp 1.217.415 / RS

Nmeros Origem: 112440525 1295066748 1657014 70022470298 70027539774 999714 PAUTA: 19/06/2012

42613

654459 JULGADO: 19/06/2012 SEGREDO DE JUSTIA

Relatora Exma. Sra. Ministra NANCY ANDRIGHI Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro PAULO DE TARSO SANSEVERINO Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. JOS BONIFCIO BORGES DE ANDRADA Secretria Bela. MARIA AUXILIADORA RAMALHO DA ROCHA AUTUAO
RECORRENTE RECORRIDO REPR. POR ADVOGADO : : : : UNIO LEGG O G G - CURADOR LAURA NORMELIA FEIJ E OUTRO(S)

ASSUNTO: DIREITO CIVIL - Famlia - Relaes de Parentesco

CERTIDO Certifico que a egrgia TERCEIRA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: A Turma, por unanimidade, negou provimento ao recurso especial, nos termos do voto do(a) Sr(a). Ministro(a) Relator(a). Os Srs. Ministros Massami Uyeda, Paulo de Tarso Sanseverino e Ricardo Villas Bas Cueva votaram com a Sra. Ministra Relatora. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Sidnei Beneti.

Documento: 1157534 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 28/06/2012

Pgina 1 2 de 12

You might also like