You are on page 1of 6

Vida Pessoal x Vida Profissional: Ache o Ponto de Equilbrio

1 - Introduo; porque acontece?

Vida agitada e falta de tempo, duas caractersticas muito comumente associadas ao perfil de grande parte dos trabalhadores do mundo atual. De um lado, a dedicao profissional, reunies, busca por resultados, reconhecimento, promoo. De outro, a vida pessoal, cuidar da famlia, arrumar a casa, acompanhar o desenvolvimento dos filhos e lembrar de pagar todas as contas. Administrar o tempo parece simples, mas com tantas responsabilidades, muitas vezes o trabalho acaba em casa ou os problemas do lar so resolvidos no ambiente corporativo.

2 At que ponto aceitvel As situaes aceitveis so aquelas que abalam completamente a estrutura fsica e emocional de uma pessoa como, doena pessoal e familiar, falecimentos ou perdas patrimoniais. As prejudiciais so aquelas que fazem o profissional se esquecer das suas responsabilidades, funes e tarefas, tornando o ambiente de trabalho um espao para resolver suas questes pessoais, como problemas conjugais e afetivos, usar o telefone da empresa sem a concordncia e de forma excessiva ou faltar e chegar constantemente atrasado por causa de pendncias pessoais.

3 - No que interfere? Alm de prejudicar sua imagem na empresa, o profissional que costuma levar problemas de casa para o trabalho pode ter o rendimento comprometido. Embora algumas vezes seja difcil deixar um conflito de lado e focar apenas no trabalho, importante que em situaes menos relevantes o profissional procure resolver cada coisa em seu momento adequado.

4 Como Evitar? Um profissional com problemas pessoais pode contornar essa situao sem deixar uma imagem negativa na empresa, para isso basta tomar as atitudes corretas e mostrar comprometimento, apesar das dificuldades. A imagem que demonstra na organizao ter grande influncia no seu futuro dentro da empresa. Em casa, a soluo deve ser semelhante, pois apesar de haver maior flexibilidade, muitas vezes a ausncia com os filhos ou companheiro podem resultar em chateaes, portanto fundamental tomar cuidado com as coisas que combina ou se prope a fazer. Uma postura importante exatamente manter a conscincia ativa de quem voc e onde est. O profissional deve ter em mente que o local de trabalho um ambiente hierrquico, onde as relaes podem e todos esperam que sejam pautadas por princpios democrticos, mas isso no dissolve a hierarquia. Logo, as relaes que se estabelecem ali diariamente so entre chefes, subordinados e colegas de trabalho. O modo como o profissional se comporta, independente do cargo que ocupa na estrutura organizacional, deve ser levado em conta neste ambiente, no para se manter no lugar em que est, mas para mostrar maturidade para galgar outras funes dentro da organizao, se tiver interesse.

5 Como a organizao pode ajudar? As organizaes podem pesquisar entre seus trabalhadores que aspectos de suas vidas pessoais dificultam a concentrao nas tarefas durante o horrio de trabalho; evitarem marcar reunies e outros projetos em horrios que o empregado estaria, normalmente, com a famlia; oferecerem dias livres para que os colaboradores possam resolver seus problemas pessoais em regime de compensao e vrias outras medidas. Quando a empresa no respeita o momento difcil que um colaborador est enfrentando, o problema pode se tornar ainda mais grave e dar incio a uma situao de estresse e falta de motivao para o trabalho. A presso para continuar produzindo coloca os trabalhadores em uma situao de vulnerabilidade para uma srie de transtornos mentais e, a partir da, fcil

surgirem outras dificuldades como cansao, fadiga mental, depresso, sndrome do pnico, lista a profissional.
Encurtando a distncia com o empregado - Sempre h a possibilidade de melhorar o relacionamento com o funcionrio. Por meio de medidas simples, colaboradores podem estabelecer relaes de confiana com seus superiores e evitar desgastes caso surjam problemas privados. - Faa uma pesquisa. Pergunte aos seus funcionrios que problemas pessoais so capazes de atrapalhar a concentrao nas tarefas dirias. A partir da, pense na possibilidade de oferecer ajuda profissional para ajudar a reduzir estas dificuldades. No obrigue seu funcionrio a modificar sua agenda pessoal em prol da empresa para no acabar prejudicando a vida familiar do empregado. Reunies fora do horrio, eventos no horrio de almoo e viagens sem aviso prvio causam estresse se no forem recompensadas ou marcadas com antecedncia. - Se algum membro da equipe estiver com um problema, oferea alguns dias ou horrios especficos dentro da jornada de trabalho para que possam se dedicar a solucionar a dificuldade. H empresas que utilizam a chamada "semana compactada", na qual os funcionrios fazem 40 horas de trabalho em quatro dias. - Determine dias e horrios especficos, caso o problema do funcionrio seja grave, para que ele possa trabalhar distncia, a partir de sua prpria casa. - Adiante-se e oferea ajuda para a soluo dos problemas pessoais mais comuns. A empresa pode identificar instituies que cuidem de idosos, com taxas de desconto para os parentes de funcionrios; dispensar o colaborador para o trato de doena dos filhos, cnjuge ou familiar; criar creches ou locais especficos de amamentao para as novas mes; oferecer "disque-servios" para que funcionrios possam obter aconselhamento sobre temas variados, como cuidados com crianas, assistncia jurdica, estresse e outros.

Concluso:
1. DESLIGUE-SE AO FINAL DE SEMANA

H bem pouco tempo, desliguei o meu celular na sexta-fera ao final do dia e apenas voltei a lig-lo na segunda-feira de manh. Muitos amigos perguntaram como consegui, o que revela bem a dependncia nos dias de hoje de um simples aparelho. Mas foi esta uma das formas de fugir um pouco ao mundo que me rodeia e me concentrar em coisas que contribuem para o meu bem-estar como a leitura de um bom livro, uma corrida ao final do dia ou o convvio com os amigos. Experimente fazer o mesmo com o computador, por exemplo. 2. FAA APENAS TAREFAS QUE PODEM ALTERAR A SUA VIDA A falta de tempo , na realidade, falta de prioridades. Esta frase de Tim Ferris representa muito bem o dia-a-dia de muitas pessoas que se queixam da falta de tempo para a famlia ou para um esporte. Ser que existem tarefas rotineiras que so assim to essenciais? O que mais importante: ficar vendo Tv ou ir para a academia? Quando pensamos que o nosso dia assim to preenchido, talvez seja o momento de revermos a forma como ele est sendo preenchido e mudar alguns hbitos. 3. PRESTE ATENO SUA SADE Eu sei que o leitor j deve ter escutado esta frase milhares de vezes. Mas tambm aposto que ela entrou por um ouvido e saiu pelo outro, sem que nada fosse mudado. Todos sabemos o que temos de fazer, mas a verdade que apenas damos prioridade a isso quando encontramos alguma dificuldade. O problema que os cuidados de sade no so visveis, fazendo com que liguemos muito a eles. Contudo, eles podem facilmente ter influncia na sua produtividade. Dormir horas suficientes, comer alimentos saudveis ou fazer exerccio podem fazer com que se sinta mais forte ecriativo. 4. EVITE PESSOAS NEGATIVAS E PESSIMISTAS Recentemente, a Escola Psicologia publicou um artigo que dava-lhe 10 formas simples para tornar-se numa pessoa auto confiante. Num dos pontos, o Miguel Lucas explicou que devemos ser positivos, caso queiramos aumentar a nossa confiana. Ora, se voc for lidar constantemente com pessoas negativas, normal que tenha maiores dificuldades em acreditar no mundo que o rodeia. Por mais que queiramos, acabamos sempre por nos sentir influenciados com toda aquela negatividade. Afaste-se um pouco dessas pessoas se quiser ser mais positivo e proativo. 5. PASSE ALGUM TEMPO SOZINHO O trabalho de freelancer , por norma, bastante isolado. Mas quando falo em passar algum tempo sozinho, quero dizer em esquecer o celular ou o computador e partir um

dia ou umas horas sem ver ningum. Coloque a sua mochila nas costas e parta em busca de locais que no conhece, como praias ou montanhas. Passar algum tempo sozinho ser positivo para aumentar a criatividade e rever metas para o seu trabalho. Pratique a arte de fazer nada!

6. GUARDE TEMPO PARA O SEU RELACIONAMENTO O seu negcio precisa de ateno, mas a pessoa que est ao seu lado tambm. Ningum consegue ser plenamente feliz tendo apenas o seu prprio negcio. Com vinte anos pode ser que isso acontea, mas com o passar do tempo ver que o fato de estar sozinho ser prejudicial para si. E no faa como a sade, atuando apenas quando existe algum problema. Constantemente, reserve algum tempo para a sua cara metade. Ela agradece e a sua felicidade tambm. 7. TRATE DE SI J viu como fica a aparncia da maioria das pessoas que trabalham o dia inteiro na frente do computador? Perdem anos de vida e engordam vrios quilos. Como a vida social diminui, acabam se preocupando menos com a aparncia. No caia nesse erro e de vez em quando d um prmio para o seu fsico. Compre uma pea de roupa, v ao cabeleireiro ou adquira uns culos de sol novos. Ir se sentir muito mais confiante. 8. CONHEA O MUNDO Um dos grandes benefcios de quem trabalha atravs de internet que pode estar em qualquer canto do mundo produzindo. De certeza que foi uma das motivaes que o

levou a ter este estilo de vida. Mas como qualquer motivao, normal que ao fim de algum tempo se esquea dela. No caia nesse erro. Programe constantes viagens para outros pases. Ver que no fica assim to caro como parece. 9. ADQUIRA OUTROS CONHECIMENTOS No incio deste ms, um estudo demonstrou que o fato de aprender duas lnguas, estimula o crebro, retardando o aparecimento de doenas como o Alzheimer. Mas o que esta doena tem a ver com a carreira de freelancer? No fundo, tem tudo. Isto porque se estivermos sempre fazendo a mesma coisa, o mais certo que caia numa rotina, evitando aprender coisas novas e parando de estimular o seu crebro. Isso negativo para a sua criatividade. 10. DIVIRTA-SE No existe nada melhor para o seu bem-estar do que uma dose de riso. Por isso, quando tiver tempo livre, v se divertir com os amigos, assista a um bom cinema ou v jantar fora. A vida no s trabalho e todos os rendimentos que voc tem tambm deve ser canalizados para algo que lhe d prazer e no para estar constantemente a investir no seu negcio. Torna-se um pouco triste olhar para aquelas pessoas que passam o tempo todo trabalhando mas que no reservam tempo para si. Ser mesmo esse o objetivo do trabalho? Ser que no deve perder um pouco do tempo cuidando de si? Estas so algumas dicas que lhe deixo para conseguir equilibrar a sua vida pessoal com a profissional. Proponho que faa disto um dos seus objetivos para 2012. Vamos arriscar?

You might also like