You are on page 1of 7

Drio Dias Lima Neto Revoluo Francesa e Suas Consequncias.

Tudo o que eu estudei, est ai, minha apresentao ser baseada na explicao do que pesquisei abaixo. Espero que goste.

O que foi: Revoluo Francesa foi o conjunto de eventos que, de 1789 a 1799, alterou o quadro poltico, econmico e social da Frana. Antes da revoluo, a Frana era caracterizada pelo Antigo Regime, ou seja, o absolutismo monrquico, o mercantilismo e a sociedade estamental. A revoluo rompeu com o antigo regime, que dominava a Europa desde o sculo XV. Tornou-se, assim, um importante marco histrico, iniciando a Idade Contempornea. A Revoluo Francesa inspirou reformas em outros pases, alm de ter influenciado na independncia das colnias espanholas e na proclamao da independncia do Brasil.

Principais Causas: Dentre as principais causas da Revoluo Francesa, podemos destacar o custo da monarquia, pois o rei Lus XVI e a sua corte gastavam enormes quantias para sustentar seus privilgios. As ideias iluministas tambm influenciaram o desejo por reformas polticas e econmicas. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade acabaram estampados nas cores da bandeira e tambm no hino da Frana. O gasto com guerras pesou na economia do pas. A Frana participou da Guerra da Independncia dos Estados Unidos e perdeu a Guerra dos Sete Anos, contra a Inglaterra. Alm disso, o quadro econmico na Frana era pssimo e a fome ameaava a populao. Secas prejudicavam a agricultura e acentuavam a misria. Havia escassez de alimentos, o que aumentava ainda mais a revolta da populao. A diviso da sociedade francesa tambm pode ser considerada causa da revoluo, pois no havia mobilidade e a posio social dependia do nascimento.

Sociedade Francesa: A sociedade francesa era estamental, dividida em trs estados ou ordens. O clero integrava o primeiro estado, somando 0,5% da populao. A nobreza formava o segundo estado, somando 1,5% da populao. O povo, incluindo a burguesia, formava o terceiro estado, somando 98% da populao. Os nobres possuam quase todas as terras da Frana, mas passavam a maior parte do tempo longe de suas propriedades e estavam livres do pagamento de impostos. O clero compartilhava de vrios privilgios da nobreza. O terceiro estado era obrigado a pagar grandes impostos para sustentar os privilgios do clero e da nobreza. Porm, eram os camponeses e operrios os que mais sofriam com as situaes degradantes de trabalho. Enquanto camponeses e operrios se queixavam da vida miservel que levavam, os burgueses reclamavam por maior liberdade econmica e poltica.

Assembleia Geral dos trs Estados: Para tentar resolver os problemas econmicos da Frana, o rei Lus XVI convocou a Assembleia dos Estados Gerais. Isto ocorreu em maio de 1789. Esta Assembleia reunia membros dos trs estados. Naquele momento, o objetivo era fazer a nobreza e o clero tambm pagar impostos. Seria feita, ento, uma votao, que poderia ocorrer de duas maneiras: por estado ou por cabea. A votao por estado, ou seja, um voto por estado agradava a nobreza, pois, obtendo apoio do clero, sempre vencia o povo nas decises. Eram dois votos contra um. J a votao por cabea, considerando a deciso individual na Assembleia, agradava a burguesia. Isto porque, sendo maioria, garantiria a vitria dos seus interesses.

Tomada da Bastilha: Sem conseguir conciliar os interesses dos trs estados e sem tomar deciso alguma Lus XVI mandou fechar a Assembleia. Descontentes, o terceiro estado liderados pela burguesia exigiu a criao de uma constituio para a Frana. O povo saiu s ruas.

A manifestao do povo chegou Bastilha, priso poltica da monarquia francesa. Considera-se que o povo invadiu esta priso com objetivo de se apoderar da plvora l existente. De qualquer forma, a Queda da Bastilha, em julho de 1789, se tornou o smbolo do incio da Revoluo Francesa. A partir da, a Revoluo Francesa se subdivide em algumas fases principais: Assembleia Nacional Constituinte, Conveno e Diretrio.

Assembleia Nacional Constituinte: Em julho de 1789, a Assembleia Nacional Constituinte foi aberta com o objetivo de criar uma constituio na Frana. Esta fase encerrou em 1791. Foi criada tambm a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, que defendia o direito liberdade e igualdade jurdica. Outras mudanas que ocorreram foi a abolio do regime feudal, da sociedade estamental e a separao entre Igreja e Estado. Na prtica, a maior parte destas reformas vinham ao encontro dos interesses da alta burguesia, que tentava, com xito, eliminar os vestgios do antigo regime na Frana. Por outro lado, boa parte do terceiro estado, incluindo a pequena e mdia burguesia, continuava em condies precrias. Assim, comearam a surgir manifestaes de protestos e revoltas populares.

Grupos Polticos: Como a burguesia esta dividida por diferentes interesses, dois grupos polticos principais passaram a se defrontar: girondinos e jacobinos. Os girondinos eram representantes da alta burguesia e tinham postura moderada. Estavam interessados em deter a revoluo, a fim de evitar a desorganizao econmica da Frana. Os jacobinos eram representantes da pequena e mdia burguesia e tinham postura radical. Estavam dispostos a levar adiante a revoluo e suas consequncias. Os girondinos sentavam direita nas assembleias e os jacobinos, esquerda. Havia ainda a plancie, sem posies definidas e que sentava ao centro. Este fato deu origem aos termos partidos de esquerda, direita e de centro.

No incio, predominaram os girondinos, mas logo os jacobinos passaram ofensiva. Os jacobinos tiveram controle da Frana durante boa parte da Conveno Nacional.

Conveno Nacional: Aberta em agosto de 1792, a Conveno Nacional foi eleita para decretar o fim da monarquia na Frana e proclamar uma Repblica. Esta fase encerrou em 1794. A Conveno passou a promover uma srie de mudanas radicais. Instituiu-se um governo centralizado e foi criado o Comit de Salvao Pblica, encarregado da defesa interna e externa da revoluo. Nesse perodo, destacou-se a atuao de Robespierre, importante lder jacobino. Outra figura de destaque na revoluo foi Danton. Junto a Marat, incitava o povo contra os inimigos da revoluo e contra o rei. Em janeiro de 1793, Lus XVI foi mandado para a guilhotina e, alguns meses mais tarde, aconteceu o mesmo com Maria Antonieta, sua esposa. Algumas medidas estabelecidas na Conveno foram a abolio da escravido nas colnias francesas, fim dos privilgios, diviso dos latifndios, ensino primrio gratuito e obrigatrio, entre outras.

Conveno Nacional: Aberta em agosto de 1792, a Conveno Nacional foi eleita para decretar o fim da monarquia na Frana e proclamar uma Repblica. Esta fase encerrou em 1794. A Conveno passou a promover uma srie de mudanas radicais. Instituiu-se um governo centralizado e foi criado o Comit de Salvao Pblica, encarregado da defesa interna e externa da revoluo. Nesse perodo, destacou-se a atuao de Robespierre, importante lder jacobino. Outra figura de destaque na revoluo foi Danton. Junto a Marat, incitava o povo contra os inimigos da revoluo e contra o rei. Em janeiro de 1793, Lus XVI foi mandado para a guilhotina e, alguns meses mais tarde, aconteceu o mesmo com Maria Antonieta, sua esposa.

Algumas medidas estabelecidas na Conveno foram a abolio da escravido nas colnias francesas, fim dos privilgios, diviso dos latifndios, ensino primrio gratuito e obrigatrio, entre outras.

O Terror: As medidas estabelecidas na Conveno provocaram forte reao da alta burguesia. Uma onda de crimes, assassinatos e conspiraes foi desencadeada pelos girondinos. Em julho de 1793, Marat foi assassinado. Em resposta aos atentados cometidos pelos girondinos, os jacobinos deram incio a uma fase de violncia conhecida como Terror. Robespierre e seus aliados estavam convencidos de que, para salvar a repblica e a revoluo, seria necessrio eliminar opositores. Na nsia de deter os adversrios polticos, muitas perseguies, julgamentos e execues foram cometidos. Calcula-se que tenham morrido aproximadamente 45 mil pessoas. No entanto, a alta burguesia conseguiu retomar o controle sobre a revoluo. Em julho de 1794, o prprio Robespierre foi morto na guilhotina.

O Diretrio: Aps a queda de Robespierre, a alta burguesia voltou ao poder disposta a consolidar suas conquistas. Em agosto de 1795, foi criado o Diretrio, no qual cinco membros chamados de diretores exerciam o Poder Executivo. Esta fase encerrou em 1799. A crise econmica agravava-se a cada dia, a corrupo aumentava e faltavam alimentos. Com o passar do tempo, o governo do Diretrio foi ficando cada vez mais enfraquecido. Com a Frana imersa no caos, e sob a ameaa de ataques internos e externos, a burguesia articulou entregar o poder a algum influente e poderoso. Esse algum foi o jovem general Napoleo Bonaparte, que, a partir de 1799, comeou a governar a Frana.

Consequncias: Liberdade de Expresso e Religiosa:

A Igreja Catlica oprimia a todos que fossem contra os seus princpios. Quem contrariava o que ela ditava, morria na fogueira, atravs do tribunal da inquisio. Tb no se podia falar mal dos monarcas. Portanto, a liberdade de expresso e religiosa atual, se deve aos filosofos iluministas e aos revolucionrios franceses que defendiam estes principios.

Leis dos Direitos Humanos A Revoluo Francesa representou uma mudana profunda na concepo de sociedade, ao defender valores como igualdade, fraternidade e liberdade. A partir dela, o homem passou a ser mais valorizado, no pela posio que tinha, ou pela sua riqueza, mas pelo simples fato de que tem direito viver em liberdade, igualdade e fraternidade com os demais. Atualmente, os direitos inerentes ao homem, como os direitos polticos, o direito vida ou liberdade, inseridos na Constituio - uma conseqncia direta da Revoluo Francesa, que proclamou e defendeu tais direitos.

Influncia na Independncia de outras colnias No fim da Rev. francesa, os burgueses tomaram o poder dos nobres monarcas franceses daquela poca! L, desenvolveu-se a idia de repblica que influenciou todas as colnias da Amrica, a sonhar com a suas independncias, isso pq o sentimento da liberdade inundou o pensamento crtico das colnias em relao s etrpoles as quais eram submissas. (influenciou diretamente a Independncia dos EUA) que logo depois tornou-se independente.

Influncia direta na luta pela emancipao do Brasil - colnia Em 1789, dava-se incio Rev. Francesa; neste mesmo ano em 1789, os intelectuais mineiros, poetas rcades tais como, Cludio Manoel da Costa, Toms Antnio Gonzaga e outros, alm de Tiradentes, influenciados pelos ideais iluministas e pela Rev. Francesa,, arquitetaram a Inconfidncia Mineira, ou seja, desobedecer as ordens de Portugal e parar de enviar nosso ouro pra l.. No entanto, o plano foi descoberto e o nico que assumiu participao direta, foi Tiradentes, e os outros foram condenados priso, enquanto Tiradentes foi esquartejado em praa pblica, e seus restos mortais foram espalhados pela cidade de Vila Rica. Com esta atitude, Portugal quis mostrar aos brasileiros o que aconteceria com quem ousasse ir contra as ordem da

rainha. D. Maria, a louca.. O importante que os ventos de liberdade, enviados da Frana, chegaram at ns, dando incio a um sonho impulsionado por Tiradentes que mais tarde, tornou-se realidade

Consequncias Ruins:

O atraso econmico em primeiro lugar: No sculo XVIII a Frana multiplicara por quatro seu comrcio exterior. Vira uma notvel expanso de sua costa atlntica. O crescimento s retornar no Imprio, mas no passar de uma recuperao das perdas sofridas durante a Revoluo. O atraso demogrfico: Desde 1801, na Frana, a curva de jovens constantemente decrescente. No sculo XVIII, sua populao crescia no mesmo ritmo que a da Inglaterra. A partir de 1800 nota-se o crescimento da populao britnica, a estagnao da populao francesa. Em 1901, a densidade britnica de 163 habitantes por km2, a francesa de 73.

Atraso enfim no ensino: De um dia para o outro, dissolveu-se uma rede de escolas que era a mais completa e a mais bela de toda a Europa (vinte e uma universidades, mais de duzentos colgios, milhares de escolas primrias) e no a substituram por nada ou quase nada. Depois da Revoluo, foram necessrios 30 anos para reconstrurem uma rede escolar to densa quanto a do "Ancient Rgime". Em 1790, a supresso das ordens religiosas teve, no domnio da vida espiritual, consequncias desastrosas incalculveis; milhares de mosteiros com seus arquivos, suas bibliotecas, eram centros de vida intelectual erudita. A Revoluo expulsou os monges, os edifcios foram deixados ao abandono, grande quantidade de livros e manuscritos foi perdida.

You might also like