You are on page 1of 7

CIVIL I: UNIDADE III DOMICLIO / UNIDADE IV BENS / UNIDADE V PRESCRIO E DECADNCIA

UNIDADE III DOMICLIO


1. Conceito: local onde o individuo responde por suas obrigaes ou local em que se estabelece a sede principal de sua residncia e de seus negcios, trazendo segurana jurdica para ambas as pessoas (fsica e jurdica). Artigo 70 e 72 do Cdigo Civil. Domicilio Voluntrio: a pessoa pode voluntariamente escolher seu municpio. (Art. 70 a 78 do Cdigo Civil). o Domicilio Geral: aquele livremente escolhido pelas partes. o Domicilio Especial: aquele fixado em contrato. Quando um contrato por exemplo coloca um endereo, caso haja algum problema ele receber as notificaes no domicilio fixado, mesmo que no more mais no endereo. 2. Domicilio da pessoa jurdica (Art. 70 a 78 do Cdigo Civil) A pessoa jurdica no tem residncia, mas sim sede ou estacionamento; Em regra o domicilio livremente escolhido pelas partes que so os representantes das pessoas jurdicas. Deve ser definido o domicilio no contrato ou no estatuto (Art. 75 do Cdigo Civil); Se no escolhido ser considerado o lugar onde funcionarem a diretoria e a administrao, normalmente a matriz da empresa, que ser o local para o credor poder exercer o direito de cobrana (Art. 75, IV, do Cdigo Civil); Se possuir sede no estrangeiro ser seu domicilio o lugar do estabelecimento situado no Brasil; (Art. 75, 2, Cdigo Civil) estabelece alguns domiclios de pessoas jurdicas.

UNIDADE IV BENS
1. Introduo: Bens um conjunto patrimonial passvel de valor econmico. 1.1 - Diferena entre coisa e bem o Coisa = gnero: tudo aquilo que no humano. Ex: casa, cadeira, carro, dentre outros; o Bem = espcie: todas as coisas que possuem valor econmico, jurdico e patrimonial. Ex: caneta, carro, imvel, pois possuem valor e so objetos de contrato; 1.2 - Conceito: Bens so coisas materiais, concretas, teis ao homem e de expresso econmica, suscetvel de aprovao, bem como as de existncia imaterial economicamente apreciadas. No tem concretude, j que no pode ser tocado mas possui valor econmico. Ex: direitos autorais de musicas, marcas, dentre outros; OBS: Bens corpreos so aqueles que nossos sentidos podem perceber: um automvel, um animal, um livro. Os bens incorpreos no tm existncia tangvel, so direitos das pessoas sobre as coisas, sobre o produto de seu intelecto, ou em relao outra pessoa, com valor econmico: direitos autorais, crditos, invenes. OBS: Patrimnio o conjunto de bens materiais e imateriais de uma pessoa fsica ou jurdica, a soma de tudo que a pessoa tem no ativo retirado ao que eu tenho no passivo o patrimnio liquido. Uma divida tambm corresponde ao patrimnio (patrimnio passivo).

CIVIL I: UNIDADE III DOMICLIO / UNIDADE IV BENS / UNIDADE V PRESCRIO E DECADNCIA

2. Classificao 2.1 - Bens considerados em si mesmos a) Bens fungveis (substituveis) e bens infungveis (insubstituveis): os bens fungveis podem ser substitudos por outros da mesma qualidade e quantidade sem que haja perda de qualquer uma das partes. Ex: uma nota de 50 pode ser trocada por outra nota de 50 sem que ningum saia no prejuzo. Os bens infungveis so os que no podem ser substitudos por outros da mesma espcie. Ex: obras de arte, pois podem ser feitas varias replicas idnticas, mas apenas a original ter um alto valor. OBS: Natureza do bem ou vontade da parte (comodato ad pompam) o proprietrio pode transformar um bem fungvel em infungvel. Ex: quando voc empresta algo h algum e a pessoa deve lhe devolver o mesmo objeto que foi emprestado, e no um objeto semelhante. b) Bens consumveis e inconsumveis: (Art. 86, CC) os bens consumveis so moveis e seu uso gera destruio imediata da prpria substncia, se deterioram em um nico uso, so tambm destinados a alienao. Ex: alimentos. Os bens inconsumveis so tambm utilizados pelos indivduos e tambm so deteriorados, mas no com um nico uso e sim gradualmente, ou ento realizar mais de um uso e o bem no se deteriorar. Ex: carro. c) Bens divisveis e indivisveis: (Art. 87, CC) os bens divisveis so aqueles repartveis em partes sem que haja alterao, existindo apenas diminuio no seu valor. Ex: um saco de 60 kg de caf pode ser dividido em 120 sacos e 500g de caf. Os bens indivisveis so aqueles que no podem ser repartidos sem que haja alterao. Ex: um relgio, pois ele no pode ser dividido. d) Bens singulares e coletivos: (Art.89 a 91, CC) os bens singulares so considerados individualmente na sua singularidade, mesmo que reunidos. Ex: uma arvore sozinha um bem singular. Os bens coletivos um conjunto de bens singulares, ele dividido em universalidade de fato (so vrios bens singulares que dependem da vontade humana, um exemplo seria uma manada de cavalos) e universalidade de direito (que um grupo de bens reunidos pela vontade do legislador, um exemplo seria a herana). 2.2-Quanto a mobilidade: considerado por ele mesmo em relao a sua mobilidade. a) Imveis: incorporado ao solo e se for retirado do solo ir se deteriorar, pode se dar de duas formas: natural ou artificial. Ex: uma casa, pois se ela for retirada do local haver perdas estruturais. Natural o Por natureza: ele imvel por natureza. Ex: o solo, o espao areo; Artificial o Por acesso fsica industrial: parte da vontade humana. Ex: quando algum planta uma arvore, ou qualquer outra plantao, construes de prdios ou casas, etc; o Por acesso fsica intelectual: imobilidade que depende da vontade humana. Ex: quando instalamos um ar condicionado na nossa casa para que possamos melhorar sua estrutura; o Por determinao legal: impe a vontade do legislador e no a vontade humana. Ex: hipoteca, quando fao um emprstimo e dou um bem como garantia do pagamento da divida; (Art. 80, CC, I e II).

CIVIL I: UNIDADE III DOMICLIO / UNIDADE IV BENS / UNIDADE V PRESCRIO E DECADNCIA

b) Mveis: podem ser removidos ou transferidos sem que sejam deteriorados. Ex: caneta, lpis, carro, dentre outros; o Por natureza: so aqueles que sua mobilidade depende de sua essncia. Podem ser divididos em: bens mveis propriamente ditos so bens inanimados que no possuem vida (ex: cadeira, dinheiro, mercadorias) e bens mveis semoventes eles possuem vida, conseguem se locomover e podem ser transportados por ao humana ( ex: cabeas de gado, dentre outros); o Por antecipao: so aqueles que eram imveis, mas devido a atividade humana se tornaram moveis. Ex: arvores de eucalipto, pois so destinadas ao corte, frutos no colhidos nas arvores que so usados para mudas, dentre outras; o Por determinao legal: no depende da vontade humana, mas sim do legislador. So bens imateriais e moveis. Ex: furto de energia eltrica em postes (Art. 83, CC), direitos autorais que so furtados e usados de forma indevida. 2.3- Quanto a sua dependncia a) Principal: no depende de outro bem para existir, existentes por si s. Ex: casa. b) Acessrios: conjunto de bens que formam um bem principal. Ex: as portas, janelas e tijolos que formam uma casa; Frutos: saem do principal sem diminuir sua quantidade, se dividem em 3 tipos: naturais (pois nascem sem a interferncia humana), industriais (pelo engenho humano da fabrica) civis (rendimento pela utilizao da coisa por outrem, rendas, aluguis, juros); Elementos definidores: Periodicidade; Inalterabilidade da substncia; Separabilidade do bem principal; Produtos: saem do principal reduzindo sua quantidade. Ex: petrleo e mina, pois so esgotveis e uma hora iro acabar; Pertenas: bens acessrios com o objetivo de conservar ou facilitar o uso dos bens principais. So obras ou despesas que se faz em coisa mvel ou imvel, para conserv-la, melhor-la, ou embelez-la. Ex: adubo (mesmo que no seja essencial, no pode ser retirado depois, porque ele se mistura); Art. 93, CC. Partes Integrantes: esto unidas ao bem principal. So acessrios que, unidos ao principal, formam com ele um todo, sendo desprovidos de existncia material prpria. Ex.: lmpada de um lustre, pois ela precisa do lustre para ser acoplada e tambm o lustre precisa da lmpada. Benfeitorias: melhoramentos ou acrscimos ao bem principal que depende da vontade humana. Ex: construes; Art. 96, CC. Existem 03 tipos de benfeitorias: Necessrias: aquelas realizadas para a manuteno do bem principal. Ex: Concertar uma coluna de uma casa. teis: so menos importantes que as necessrias, mas facilitam o uso do bem principal. Ex: construir mais um banheiro na casa para aumentar o conforto. Volupturias: servem de luxo, ao lazer. Ex: jardim em casa, quadra de tnis, sauna. OBS: toda benfeitoria artificial

CIVIL I: UNIDADE III DOMICLIO / UNIDADE IV BENS / UNIDADE V PRESCRIO E DECADNCIA

UNIDADE V PRESCRIO E DECADNCIA


1. Noes Gerais Discurso do tempo (prazo prescricional); Garantia da paz social; 2. Prescrio 2.1 - Conceito: um instituto que visa regular a perda do direito de acionar judicialmente, devido ao decurso de determinado perodo de tempo. A perda da pretenso de reparao do direito violado em virtude da inrcia do titular, no prazo previsto pela lei. Art. 189, CC Conceito de prescrio: envolve direitos subjetivos patrimoniais e disponveis. A pretenso o poder de exercer um dever jurdico, que surge ao se violar um direito patrimonial; Prescrio a perda da pretenso de reparao do direito violado (perde a pretenso por causa do decurso do prazo) Os direitos passiveis de prescrio so apenas os subjetivos patrimoniais e os direitos disponveis (todos os direitos personalssimos). Ex: direito a vida, a imagem (so indisponveis, no prescrevem), o direito de famlia (tambm indisponvel, pois no h como algum no querer mais ser filho de outro); Apenas os direitos disponveis prescrevem os direitos indisponveis no; O direito indisponvel de imagem no prescreve, mas a ao de danos morais contra algum que denegriu a minha imagem pode prescrever ou no, h duas posies doutrinarias; O Direito de Ao sempre existir; 2.2 - Requisitos a) Com a violao do direito nasce a pretenso. Com isso inicia-se o prazo de prescrio. Ex: vence 05/11, 06/11 inicia-se o prazo de prescrio. b) Inrcia do titular (no ficar parado). A partir do momento que houve a cobrana, no houve a inrcia do titular. c) Decurso do tempo fixado em lei. Ex: vence 05/11, em 06/11 a divida estar prescrita 2.3 - Prazos prescricionais Esto previstos em lei, nos artigos 205 e 206 do CC; Os demais prazos so decadenciais; Prazos no podem ser alterados por acordo das partes. As partes no podem combinar outros prazos diferentes dos que esto previstos em lei, nem para mais, nem para menos; Art. 205, CC - regra geral (10 anos); Art. 206, CC - regras especificas (1 5 anos) 1 - 1 ano; 2- 2 anos prestao alimentar (exceo para os absolutamente incapazes de 0 a 15 anos e outros casos de 16 a 18 anos de relativamente capazes); 3 - 3 anos; 4 - 4 anos a pessoa tutelada reclamar do tutor; 5 - 5 anos; OBS: Prescrio (prazo de 5 anos) no se confunde com precluso.

CIVIL I: UNIDADE III DOMICLIO / UNIDADE IV BENS / UNIDADE V PRESCRIO E DECADNCIA

2.4 Pretenses imprescritveis Tanto a decadncia quanto a prescrio so relativos a decurso do tempo (poder fazer algum perder um direito, uma pretenso o direito no socorrem os que dormem); O juiz sem manifestao de nenhuma das partes pode decretar a prescrio; Mesmo a divida prescrita, a pessoa que teve o seu direito violado pode ingressar com uma ao judicial (em nenhum momento h algum impedimento para isso) contra o devedor. O devedor no obrigado a pagar pela divida que esta prescrita, mas ele pode pagar se quiser; Aps a prescrio perde-se a pretenso (dever jurdico), mas no o direito de ao (direito de pedir ao Estado um provimento judicial, o direito de cobrana). J que eu posso entrar com uma ao, mas o devedor no tem o dever jurdico de me pagar; O Estado aceita que eu entre com a ao porque ainda existe uma moral; a) Direitos personalssimos ou de personalidade: Ex: a vida, a morte, a imagem, dentre outros; b) Estado de pessoas: Ex: estado conjugal (poder pedir o divorcio a qualquer momento), estado de filiao (a qualquer momento pode ser questionada a paternidade), dentre outros. Est fixada na Smula 149 do STF; c) Direito de propriedade: no que se refere a reinvidicao de propriedade (enquanto houver prazo hbil); d) Bens pblicos: no sofrem prazos prescricionais, nem aquisitivo, nem definitivo. Os bens pblicos no podem ser objetos de usucapio; OBS: quando se refere a alguma vantagem econmica em qualquer um dos 4 exemplos (letra a, b, c, d) ocorreria o prazo prescricional (j prescrito) na maioria das teorias. OBS: Precluso a perda da faculdade processual por no ter sido exercido seu direito no momento prprio. Ex: perder o prazo para entrar com um recurso contra uma indenizao que eu pedi, (eu no perdi a pretenso). Se no fizer a ao de recurso dentro do prazo (porque o recurso tem prazo), assim est precluso e no prescrito o prazo. 2.5 Causas impeditivas e causas suspensivas: as causas impeditivas como se o prazo no tivesse comeado a correr, acontece no inicio do prazo ( impedido antes do prazo comear a contar), o que fica pra trs esquecido, o prazo nunca ser maior que 5 anos. As causas suspensivas quando o prazo j iniciou, acontece um fato, foi interrompido a contagem durante o decorrer do prazo e depois comea a ser contado de onde parou. Ambas causas paralisam a contagem do prazo. Art. 197 a 199 do Cdigo Civil: so as causas que impedem ou suspendem a prescrio; OBS: essas causas sempre envolvem um relao de afeto. 2.6 Causas interruptivas: so relaes creditcias (credores e devedores) Prazo pra e volta ao comeo: se j correu um ano do prazo e foi interrompido, quando o prazo voltar a valer deve ser comeado a contar do inicio; Trata-se de atos envolvendo credores e devedores;

CIVIL I: UNIDADE III DOMICLIO / UNIDADE IV BENS / UNIDADE V PRESCRIO E DECADNCIA

Poder ocorrer apenas 1 vez (art. 202, CC): causas que interrompem a prescrio; Efeitos da prescrio pessoal e, em regra no aproveita os demais credores: s valido para um credor, o acordo deve ser feito com todos os credores individualmente. A prescrio nasce a partir do momento que houve uma leso, um direito ferido (dbitos que no so pagos aos credores); 3 Disposio Legal Art. 190, CC: a pretenso prescreve no mesmo prazo em que a pretenso; Art. 191, CC: possvel uma renuncia (quando tenho uma prescrio e quero pagar). Essa renuncia pode ser tcita ou expressa e deve cumprir dois requisitos: Requisitos: 1 consumao da prescrio (antecipando uma denuncia) e 2 sem prejuzos de terceiros; Tipos: tcita e expressa; Art. 192, CC: os prazos de prescrio no podem ser alterados por acordo entre as partes; Art. 193, CC: a prescrio pode ser dada em qualquer uma das 3 partes (1 Comarca, 2 Tribunal de Justia e 3 Tribunais Superiores), atendendo um prquestionamento, para que os ministros possam reavaliar algo que j foi discutido; Art. 194, CC: o juiz pode reconhecer a prescrio, mas esse artigo foi revogado em 2006 e o novo artigo diz que a prescrio j deve ser conhecida pelo juiz de oficio, independente da vontade das partes; Art. 195, CC: os relativamente incapazes e as pessoas jurdicas devem ser representados, e se no alegarem a prescrio, podem acionar os representantes judicialmente por eles no terem se manifestado perante a prescrio; Art. 196, CC: a prescrio iniciada contra uma pessoa continua a correr contra o seu sucessor, ou seja, o prazo que resta para completar a prescrio passada para seus herdeiros; Art. 198, CC: no corre prescrio contra os absolutamente incapazes, os fora do pais em servio publico, os que servem as foras armadas em tempo de guerra; Art. 199, CC: no corre igualmente a prescrio: dependendo condio suspensiva, no estando vencido o prazo e dependendo da ao de elevao; OBS: Principio da actio nata diz que a partir da violao do direito, h o nascimento da pretenso e reparao do direito, que por sua vez d origem a possibilidade de ao;

VIOLAO DO PRETENSO DIREITO

DIREITO DE AO

CIVIL I: UNIDADE III DOMICLIO / UNIDADE IV BENS / UNIDADE V PRESCRIO E DECADNCIA

DECADNCIA
1 - Conceito: a perda do direito potestativo (uma espcie de direito subjetivo, conferindo ao seu titular condies de mudar a esfera jurdica em que se encontra) pela inrcia do seu titular, no perodo determinado por lei; O direito potestativo envolve exclusivamente uma pessoa (unilateral). O titular determina mudanas sua na esfera jurdica atravs de um ato unilateral. Ex: um menor que acabou de fazer 18 anos tem a possibilidade de no prazo de 1 ano alterar o seu nome, se isso j tiver sido pr-estabelecido; Tanto a prescrio quanto a decadncia s sero utilizados quando o prazo for ultrapassado; O titular deixou o prazo passar, perdendo o direito potestativo, pois ficou parado por um prazo prescrito em lei; a perda de um direito previsto em lei; No h violao do direito, mas h prazo do exerccio do direito. Ex: o divorcio, pois no corre prazo para solicitao; Aes constitutivas constituem o direito, e criam um estado jurdico na esfera de uma pessoa Em regra para saber se um caso prazo de prescrio estar contido nos arts. 205 e 206, CC e os prazos de decadncia o restante dos artigos; 2 Disposies Legais Art. 207, CC: os prazos so legais e podem causar anulao do processo se extinguirem os prazos, salvo em disposies legais em contrato. Em regra nada interrompe e nem suspende os prazos. A exceo e o art. 26, 2, CDC, que conhecido nesse artigo como caducidade (art. 198, I, no h contagem de prazo para os absolutamente incapazes); Art. 208, CC: incapazes e pessoas jurdicas cabe o direito de entrarem com representao contra seus representantes (art. 195, CC); Art. 209, CC: a renncia nula e no pode ser alegal. nula a renuncia decadncia fixada em lei por uma pessoa. Duas pessoas em acordo legal podem renunciar a decadncia prevista em lei; Art. 210, CC: o juiz deve conhecer de oficio (independente das partes requererem a prescrio) a decadncia; A contagem do prazo da decadncia e da prescrio contado nos termos do art. 132 ou 184, CC; 3 Tipos de Decadncia Legal: est de acordo com o estabelecido em lei, no pode ser renunciado e nem pode ser negociado os prazos; Convencional: o prazo pode ser negociado entre as partes. Ex: se eu compro um boi e fao um acordo em contrato que se em um ano eu no pegar o boi eu posso perder o direito de propriedade do boi, mas mesmo assim o proprietrio me entrega o boi, pois o prazo pode ser renuncivel;

You might also like