You are on page 1of 29

Apostila de Locuo

HIPERARTICULANDO PALAVRAS (SILABAO) EXERCCIO : Pronunciar exageradamente cada slaba das palavras no exerccio a seguir: 1. O PRESTIDIGITADOR PRESTATIVO E PRESTATRIO EST PRESTES A PRESTAR A PRESTIDIGITAO PRODIGIOSA E PRESTIGIOSA . 1. A PRATARIA DA PADARIA EST NA PRADARIA PRATEANDO PRADOS PRATEADOS 2. BRANCA BRANQUEIA AS CABRAS BRABAS NAS BARBAS DAS BRUACAS E BRUXAS BRANQUEJANTES. 3. TROVAS E TROVES TROVEJAM TROCANDO QUADROS TROCADOS ENTRE OS TROVADORES ESQUADRINHADOS NOS QUATRO CANTOS. 4. AS PEDRAS PRETAS DA PEDREIRA DE PEDRO PEDREIRAS SO OS PEDREGULHOS COM QUE PEDRO APEDREJOU TRS PRETAS PRENHAS . 5. O GRUDE DA GRUTA GRUDA A GRUA DA GRINGA QUE GRITA E , GRITANDO , GRIMPA A GRADE DA GROTA GRANDIOSA . 6. NO QUARTO DO CRATO EU CATO QUATRO CRAVOS CRAVADOS NO CRNIO DA CAVEIRA DO CRAVEIRO. 7. O LAVRADOR LIVRE NA PALAVRA E NA LAVRA , MAS NO PODE LER O LIVRO QUE O LIVREIRO QUER VENDER . 8. FRAGA DEFLAGRA UM DRIBLE , FRANCO FRANQUEIA O CAMPO , O POVO SE INFLAMA E ENFRENTA O PRECLARO JURI , QUE DECLARA GRAVE O PROBLEMA . QUERO QUE O CLERO PRECLARO ACLARE O CASO DE CLARA E DECLARE QUE TECLA SE ENGANA NO QUE CLAMA E RECLAMA.

EXERCCIOS PARA MELHORAR A DICO E A VOZ. EM PRIMEIRO LUGAR, TORNO A DIZER QUE O MELHOR EXERCCIO PARA LOCUTORES, A LEITURA EM VOZ ALTA. CLARO QUE NO UMA LEITURA DISPLICENTE , DESCOMPROMETIDA. AO EXERCITARMOS A LEITURA, DEVEMOS FAZ-LO DE FORMA TOTALMENTE COMPENETRADA . SEMPRE ARTICULANDO BEM CADA PALAVRA . TOMANDO-SE ESPECIAL CUIDADO COM OS "R" , "S" E COM VOGAIS E SEMI-VOGAIS (NEGCIO, CULINRIA, GANNCIA, ESCRITRIO, NACIONAL ...), COM OS VERBOS TERMINADOS COM A LETRA "M" ( LEVARAM, FORAM, CAIRAM, ETC... ) COMO A LEITURA E ALGO QUE VAI ACOMPANHAR O LOCUTOR POR TODA A VIDA , VOC TER DE DOMIN-LA , E NO SER DOMINADO POR ELA. PRATICANDO LEITURA DIARIAMENTE , VOC PASSA A SE SENTIR SEGURO AO FAZER A LOCUO DE UM TEXTO, E DESCARTA A PREOCUPAO DE FAZER UMA LEITURA CORRETA . UMA VEZ QUE VOC J DOMINA ESTA TCNICA A PARTIR DA VOC TER QUE SE PREOCUPAR SOMENTE EM INTERPRETAR, VIVER , VENDER O TEXTO. EXISTEM EXERCCIOS DE AQUECIMENTO, QUE PODEM SER FEITOS ANTES DA LOCUO, OU ANTES DE EXERCITAR A LEITURA . EXERCCIOS DE AQUECIMENTO .( REAS DE RESSONNCIA ) NOSSA VOZ RESSOA EM DUAS REGIES DO NOSSO CORPO NO PEITO ( TONS MDIOS E GRAVES ) , CABEA E FACE (TONS AGUDOS ) PARA AQUECER A VOZ NOS TONS GRAVES USAMOS A EXPRESSO EI. SENTINDO O PEITO VIBRAR .

EI ... , EI ... , EI ... , EI ... , EI ... ,EI ... , EI ... (TONS GRAVES) NOS TONS MDIOS USAR A VOGAL SENTINDO O SOM ENTRE O PEITO E A GARGANTA

AAA... , AAA... , AAA... , AAA... , AAA... , AAA... , AAA... NOS TONS AGUDOS USAR A EXPRESSO HUMMM , SENTINDO O SOM VIBRAR A FACE.

HUMMM... , HUMMM... , HUMMM... , HUMMM...

TEXTOS
AO LER UM TEXTO, UM PROFISSIONAL DA VOZ SEGUE ALGUNS PASSOS ESSENCIAIS . PRIMEIRO PASSO FAZER UMA LEITURA PRVIA DO TEXTO. DURANTE A LEITURA IDENTIFICAR PALAVRAS DE DIFCIL DICO, REPASSAR PRONNCIAS DE PALAVRAS EM OUTRO IDIOMA, VERIFICAR PONTUAES, ESCOLHER PONTOS APROPRIADOS PARA TOMADAS DE AR. SEGUNDO PASSO

MOSTRAR INTERESSE PELO TEXTO, ENTENDER O CONTEDO DO TEXTO, CAPTAR A EMOO PREDOMINANTE DO TEXTO, Ex.CLIMA TENSO, ALEGRE, ROMNTICO,JORNALSTICO, ETC..

TERCEIRO PASSO

IDENTIFICAR PALAVRAS DE SIGNIFICADO RELEVANTE, E DURANTE A LEITURA DAR DESTAQUE A ESTAS PALAVRAS . QUARTO PASSO COMEAR A LEITURA DE CADA PARGRAFO DO TEXTO DE FORMA DIFERENTE . OU SEJA: UM PARGRAFO VOC COMEA A LER COM TOM MAIS GRAVE , OUTRO COM TOM MDIO OU AINDA OUTRO EM TOM MAIS ALTO. PROCURE DIVERSIFICAR EM CADA PARGRAFO , NO LEIA TUDO DE MANEIRA UNIFORME.TENTE DAR UM COLORIDO AO TEXTO. COMO COSTURAR A MO UM TECIDO. SE VOC FAZ LEITURAS LONGAS, COMO DOCUMENTRIOS, NARRAES, ETC.., E NO APLICA ESTA TCNICA , O OUVINTE SE CANSAR RPIDO DE SUA LOCUO , POR MAIS INTERESSANTE QUE SEJA O ASSUNTO .

DICAS
Voc sabe falar ? ento repita rpido esta frase : UM TIGRE , UM TRIGO , DOIS TIGRES , DOIS TRIGOS , TRS TIGRES , TRS TRIGOS... DIFCIL N... Voc j levou um susto ao ouvir sua voz em uma gravao ? Com certeza chega a duvidar que voc que est falando. Contudo, lamento informar que, a voz que voc ouve gravada, de fato sua voz como ela . Isto levando-se em conta, o tipo de mecanismo de gravao que voce est usando ( gravadores de fita, digitais, microfones ,etc...). A explicao desta notria diferena, entre a voz que voc imagina ter, e a voz que realmente tem, est em nossa audio. Ouvimos nossa voz ao falarmos por duas vias: uma via externa e outra interna. Via interna : nossa cavidade torxica ,e nosso crnio vibram ao emitirmos sons. O que d impresso de que nossa voz mais grave . Via externa : o som se propaga pelo ar, emitindo ondas , que ao entrarem em contato com nossos ouvidos , fazem vibrar nossos timpanos , levando a informao do som ao crebro . Por isso, temos a falsa impresso de que nossa voz, no a que ouvimos em uma gravao. Entretanto, posso afirmar que a que as pessoas ouvem .

TCNICA DE LEITURA
Ao ler um texto , observe pontos a serem destacados . Ou seja ,palavras que recebero durante a leitura uma interpretao bem mais rebuscada . Para identificar as palavras a serem destacadas , o locutor precisa ter sensibilidade . Em primeiro lugar o locutor deve entender o que est lendo , assimilar totalmente a idia do redator , convencer-se e acreditar no que l . Ora se voc no acredita no que l , como acreditaro no que ouvem . Lembre-se que na maioria das vzes , o locutor fala em off (sem aparecer no vdeo ). Sem o reforo da imagem e das expresses da face , voc ter que ser bem mais convincente, e dominar totalmente a arte da locuo . Por incrvel que parea , os locutores de TV, quase sempre gravam offs , sem ver as imagens que sero usadas, ou mesmo a trilha sonra que servir como fundo musical do comercial , chamada ou documentrio . Neste caso, o locutor deve estar muito bem afinado com sua equipe . fundamental antes de gravar ter uma conversa prvia com o redator , sobre o contedo do texto a ser lido . Nesta conversa tire todas as suas dvidas , repasse a pronncia de nomes ou palavras em outro idioma . Tire suas dvidas com relao ao clima da sua locuo . Se o texto tiver um contedo alegre, sua locuo dever ser bem pra cima . Se for tenso , sua locuo deve estar de acrdo , uma leitura sria , com um tom maduro. Claro que ao ler prviamente o texto, voc j ter idia da emoo que dever predominar em sua locuo. Acontece que nem sempre o locutor ler grandes textos . As vzes voc ler apenas um ttulo, ou uma assinatura de comercial ou chamada para televiso . Principalmente neste caso, fundamental aquele bate papo com o seu redator. Enfim; leia o texto,e sublinhe as palavras a serem destacadas durante a locuo . Voc no deve valorizar todas as palavras do texto ao ser lido, desta forma ele perder o sentido .

RESPIRAO
Ser que sabemos respirar ? As pessoas que trabalham com a voz (cantores , oradores , locutores , reprteres , etc...)precisam dominar uma tcnica bem mais apurada de respirao . estamos acostumadas a inspirar inflando de ar apenas a parte superior dos pulmes. Deixando de aproveitar melhor a capacidade dos fles pulmonares. Por conseqncia, a produo do som fica sensivelmente prejudicada , uma vez que, o ar emitido sobre as pregas vocais, que as fazem vibrar produzindo o som , que ressoa em nosso trax e crnio, dando um timbre especial e nico para cada pessoa . Quando estamos fazendo locuo, devemos ter total controle da respirao. De acordo com o texto, voc vai precisar de mais, ou menos quantidade de ar para realizar a leitura , onde com certeza encontrar frases curtas, e frases longas que devem ser feitas num s flego. Durante a locuo ou canto, a respirao deve ser feita da seguinte forma: Encha os pulmes de ar, de preferncia pelo nariz , principalmente em ambientes abertos ou frios. Faa-o dilatando o diafragma para baixo, de modo que sua barriga parea encher-se de ar . Voc notar que a parte superior dos seus pulmes, tambm se inflar , porm de forma correta. Ou seja somente no final de sua inspirao. Isto quer dizer, que voc conseguiu inflar todo o seu pulmo. claro que voc no vai fazer nenhum mergulho em profundidade. Entretanto, necessrio que as pessoas que trabalham com a voz, dominem esta tcnica . Dosando a quantidade de ar a ser inspirado, de acordo com a frase a ser lida ou cantada. REAS DE RESSONNCIA - So as regies ocas do nosso corpo onde o som se amplifica. As principais so:pulmes (ressoa notas graves e mdias) e cabea (ressoa notas agudas). Na cabea temos a regio nasal, que pode ser usada para realar os timbres mdios e metlicos da nossa voz. importante lembrar que todo o aparelho respiratrio serve como ressonncia para os sons, e para manter uma voz sempre brilhante e jovem deve-se buscar as ressonncias da face.

TIPOS DE VOZES
Qual seria enfim a voz mais adequada para cada tipo de locuo ? Quando falamos ou pensamos em um locutor , temos em mente algum com voz grave e de timbre forte. Todavia este conceito de um modo geral est um pouco ultrapassado . Repare que os grandes locutores de rdio e TV , buscam se aproximar cada vez mais do ouvinte, ou telespectador. Usando uma linguagem mais solta , descontrada , com um timbre de voz, que no impe aquele tom autoritrio e infalvel dos antigos locutores, que carregavam nos "R" e "S" em suas locues . claro que no quero dizer com isso que uma voz grave , aveludada , bem timbrada , no tenha seu valor. Ao contrrio, a voz grave ainda hoje muito procurada . Contudo para determinados trabalhos, as vozes no tom mdio so mais adequadas. Soam mais simpticas, e jovens. Ex: anncios de refrigerantes , chamadas de programas esportivos, programas de rdio para jovens , anncios de material esportivo , ou qualquer produto voltado para o pblico jovem . A voz de timbre grave , mais prpria para anncios que necessitem de um tom mais sbrio, que passe credibilidade , maturidade . Ex: Campanhas do Governo ou polticas , Anncios de Instituies Financeiras , Campanhas de conscientizao da populao , anncios de quaisquer produtos voltados a um pblico adulto ou de melhor poder aquisitivo. Continuando nossa dissertao sobre este assunto, no poderamos deixar de falar ,da voz que eu considero mais adequada para locuo de textos jornalsticos. O tom mdio, na minha opinio o mais apropriado , devido a necessidade de se falar para ser bem entendido . A voz grave sempre muito bem aceita, mas devido a sua baixa freqncia, perde para a voz no tom mdio ,que na minha opinio, a voz mais adequada . Tomo como exemplo Srgio Chapelin , que considero o melhor locutor de textos jornalsticos . Ele de fato impecvel . Voc no acha ? Repare na dico , na imparcialidade , na credibilidade que ele passa ao ler uma notcia, ou a narrar um texto do Globo Reprter .

DICAS PARA UM LOCUTOR DE RDIO


O locutor de rdio deve ter segurana do que fala , uma vez que rdio , se faz ao vivo . Procure estar sempre bem informado . Leia os jornais do dia , oua bastante rdio, procure se informar do assunto que est em evidncia na mdia, conhea a pronncia de nomes de personagens estrangeiros em destaque , aprenda a ler e pronunciar bem o ingls e o espanhol . Ao fazer sua locuo no rdio , fale como se fosse para uma pessoa. Use o pronome voc , ex: voc ouviu , Imagine com Paulo Ricardo, voc confere agora as melhores da semana, etc... . Seja sempre simptico , abra um sorriso ao falar, as pessoas que esto te ouvindo sero contagiadas pela sua alegria . Saiba cativar a audincia . A grande maioria das rdios, tem sua programao voltada para gente comum o ( povo ), pessoas de diferentes gostos . Estas emissoras fazem uma programao bastante ecltica , buscando agradar a todos , ou pelo menos a grande maioria . O locutor tem que ser imparcial . Nunca deixe seu gosto pessoal , ser notado ao anunciar ou comentar sobre uma msica . Faa tudo sempre com o mesmo entusiasmo , e por favor fale somente o necessrio. Enriquea seu programa usando bem as vinhetas de passagem , os jingles , efeitos sonoros etc.. Nunca fale encima do incio da letra da msica . O mximo que voc pode fazer, usar a introduo da msica para falar algo rpido , sem atropelar a cabea da msica . No deixe buracos entre uma msica e outra , seja dinmico , prenda a audincia , faa rdio para as pessoas , no para voc . O seu gosto pessoal no pode interferir no seu trabalho , goste de todas as msicas , tora por todos os times , mas acima de tudo fale com naturalidade , no imposte a voz . Ao falar seja voc mesmo , fale... no cante, voc no a atrao principal da rdio, as pessoas ouvem rdio , para ouvirem msicas , notcias , etc... Se voc estiver trabalhando em uma rdio de programao segmentada , como rdios que s tocam msicas gospel, pagodes , rock , clssicos, etc... incorpore o estilo de cada rdio, o locutor deve ser um mutante , e se moldar de acordo com o ambiente. Oua bastante rdios de diversos estilos. Absorva o que for bom , o que for ruim descarte . No imite nunca ningum , principalmente na voz , conquiste seu espao , seja voc mesmo . Ao ler uma notcia , cuidado com o tom . No v ler sorrindo uma notcia trgica , ou vice-versa . Tome cincia do contedo da nota antes de le-la no ar . Ao ler um texto, no de impresso de leitura . Acredite no que est lendo , procure ser convincente . Conhea a programao musical , os comerciais e as promoes antes de assumir o horrio, confira o perfeito funcionamento do equipamento. O microfone o amigo inseparvel do locutor , mas pode se tornar um inimigo ,se voc no desliga-lo nos intervalos entre as msicas , nunca vire folhas prximo ao microfone, evite tomadas de ar longas e sonoras , respire como locutor no como um velho ofegante e asmtico, a boca no pode emitir outros sons ou rudos estranhos , como estalar de lngua , lbios ,pigarrear, tossir , etc... Mantenha a distncia correta do microfone . Com a evoluo da tecnologia , eles se tornaram altamente eficientes e capazes de detectar os menores rudos . Por isso voc no precisa beijar o microfone para falar . Geralmente um palmo de distncia o mais indicado para rdios . claro que existem microfones mais sensveis, em que as vzes observa-se at um metro de distncia. Geralmente so usados em estdios de dublagem e comerciais . Falar colado ao microfone, provocara a saturao do udio, e com isso os famigerados puffs, que so pancadas provocadas por fonemas formados pelas letras p , b e vogais , ex: pipa , povo , bola , etc... Se voc pretende ser locutor de FM,ter de operar todo o equipamento , inclusive ajustar o microfone (altura e distncia )adequadas para voc . No caso das rdios AM , preste muita ateno ao operador, que far sinais durante a programao .

O entrosamento deve ser perfeito entre o locutor e o operador. Em estdios para gravaes de textos , spots, narraes , etc..., posicione-se frente do microfone, no mecha no microfone sem pedir autorizao ao operador ou editor que ir gravar voc . Pode acontecer que haja uma indisposio do operador , tendo em vista que ele est al para fazer isto. Ajustar todo o equipamento dever dele , e devemos respeitar. Aqui no Brasil nunca tive problemas , mas nos Estados Unidos isto d a maior tretra, pois l so enjoados e altamente profissionais. EXPRESSES QUE PODEM SER USADAS EM RDIO : A VEZ DE ....( NOME DO CANTOR ) A HORA DE ...( NOME DO CANTOR ) VAI DESCOLAR ...( VAI GANHAR , VAI FATURAR ) T VALENDO ... VOLTAMOS COM...(NOME DO PROGRAMA) VAMOS JUNTOS AT S ...( HORAS ) SEGUINDO COM ...(NOME DO PROGRAMA) MANDANDO VER ... TOQUEI PRA VOCE ...( NOME DA MSICA) OUVIMOS (NOME DA MSICA) VOCE CONFERE AQUI ... OUVIMOS ....( NOME DA MSICA), ANTES ....( NOME DA MSICA) E A PRIMEIRA FOI ... HORA CERTA ... CONFERINDO A HORA CERTA... NA SEQUNCIA... SEGUE POR AQUI ...( NOME DO PROGRAMA ) OK , DE VOLTA COM ( NOME DO PROGRAMA) MUITO BEM , VOCE EST LIGADO AQUI EM 90,9 , EU SOU FULANO DE TAL E TE FAO COMPANHIA AT S .....HS . CHEGANDO POR AQUI....( NOME DO CANTOR ) GRIAS PARA PROGRAMAS JOVENS A VERA - DE VERDADE AMASSO - ABRAO FORTE AGITANDO AMASSO - ABRAO FORTE ANIMAL - ALGO LEGAL ARREPIANDO - FAZENDO BEM FEITO BABADO - FOFOCA BARANGA - MULHER FEIA BARRACO _ CONFUSO BATER UM FIO - TELEFONAR BATER UM LERO - CONVERSAR SRIO BOTAR PILHA - INCENTIVAR OU ZOAR ALGUEM BUFUNFA - CASCALHO - DINHEIRO BULHUFAS - NADA CAFOFO - FIM DO MUNDO CAIU A FICHA - ENTENDEU CA - MENTIRA CAVERNOSO - HORROROSO CHEGAR JUNTO - TOMAR A INICIATIVA NUMA PAQUERA OU COOPERAR COM

ALGUMA PESSOA CHUTAR O PAU DA BARRACA - ARMAR ESCNDALO . DAR UM GIRO _ DAR UMA VOLTA DAR UM TARRACOS - DAR UNS AMASSOS DEU BRANCO - ESQUECEU DESCOLAR - CONSEGUIR ALGO GANHAR ALGO DESCOLADO - ALGO LEGAL , MANERO DRAGONETE - MENINA FEIA ENCAFIFAR - FICAR INTRIGADO ENCURTAR CONVERSA - RESUMIR FICHINHA - ALGO FCIL FIM DE FEIRA - GAROTO FEIO OU GAROTA FEIA GOIABA - INDIVDUO CHATO OU IDIOTA. IR FUNDO - CONTINUAR LANCE - SITUAO MAIOR AGITO MARESIA- BAIXO ASTRAL MUVUCA - FESTA DE LTIMA NA HORA. NA BIELA - SOZINHO SEM NAMORADA NA PINDABA - SEM DINHEIRO, NA PIOR NO JEJUM - SEM NAMORO PAGAR MICO - DAR VEXAME PAPO DE ELEFANTE - CONVERSA CHATA PASSAR BATIDO PEGAR LEVE - IR COM CALMA , ALIVIAR PUXAR O BONDE - IR EMBORA QUEIMAR O FILME - ESTRAGAR ALGO RALADO - DIFCIL , EX : DINHEIRINHO RALADO... ROUBADA - ALGO RUIM QUE ACONTECE INESPERADAMENTE. SE LENHAR - SE DAR MAL SEGURAR A BARRA - CUIDAR DA SITUAO SINISTRO - INDIVDUO DIFERENTE DO GRUPO OU ALEMO. TRAVAR OS CANECOS - FICAR BBADO TUDO EM CIMA ? TUDO EM RIBA ? UAL - FALA VARRER SALO - CHEGAR ANTES DA FESTA COMEAR. ZUERA OU ZUADA - BARULHO , BAGUNA.

DICAS DE ORATRIA
1) Saiba exatamente o que vai dizer no incio, quase palavra por palavra, pois neste momento estar ocorrendo maior liberao da adrenalina. 2) Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentao,mesmo que no precise dele. s para dar mais segurana. 3) Se tiver que ler algum discurso ou mensagem, imprima o texto em um carto grosso ou cole a folha de papel numa cartolina, assim, se as suas mos tremerem um pouco o pblico no perceber e voc ficar mais tranqilo. 4) Ao chegar diante do pblico no tenha pressa para comear. Respire o mais tranqilo que puder, acerte devagar a altura do microfone (sem demonstrar que age assim de propsito), olhe para todos os lados da platia e comece a falar mais lentamente e com volume de voz mais baixo. Assim, no demonstrar a instabilidade emocional para o pblico. 5) No incio, quando o desconforto de ficar na frente do pblico maior, se houver uma mesa diretora, cumprimente cada um dos componentes com calma. Desta forma, ganhar tempo para superar os momentos iniciais to difceis. Se entre os componentes da mesa estiver um conhecido aproveite tambm para fazer algum comentrio pessoal. 6) Antes de falar, quando j estiver no ambiente, no fique pensando no que vai dizer, preste ateno no que as outras pessoas esto fazendo e tente se distrair um pouco. 7) Antes da apresentao evite conversar com pessoas que o aborream, prefira falar com gente mais simptica. 8) Antes de fazer sua apresentao, reuna os colegas de trabalho ou pessoas prximas e treine vrias vezes. Lembre-se de exercitar respostas para possveis perguntas ou objees, com este cuidado no se surpreender diante do pblico. 9) Se der o branco, no se desespere. Repita a ltima frase para tentar lembrar a seqncia. Se este recurso falhar, diga aos ouvintes que mais a frente voltar ao assunto. Se ainda assim no se lembrar, provavelmente ningum ir cobrar por isso. 10) Todas essas recomendaes ajudam no momento de falar, mas nada substitui uma consistente preparao. Use sempre todo o tempo de que dispe.

COMO SE COMPORTAR NUMA ENTREVISTA OU NUM DEBATE DE TELEVISO 1) Treine, treine, treine. Simule a entrevista com a ajuda de um amigo e uma cmera de vdeo. Veja os resultados e corrija as falhas. um bom caminho para evitar o nervosismo. 2) Escolha a roupa certa. Prefira peas de cores lisas, nos tons azul, vinho, bege ou cinza - uma escolha que deve variar conforme o cenrio do estdio (tente descobrir isso com antecedncia). Esquea as cores berrantes e as meias curtas, que deixam aparecer a perna. Tambm bom evitar acessrios brilhantes e barulhentos, que desviam a ateno do telespectador. 3) Saiba antes se uma entrevista s com voc ou um debate, o horrio, se ao vivo e qual o estilo do entrevistador. No dia D, no se atrase: chegue 20 ou 30 minutos antes de comear. Tome um cafezinho, converse, sinta o ambiente. Fazendo assim, os riscos de fazer feio diminuem bastante. 4) Cumprimente o entrevistador com um simples "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite". Nada de " um prazer estar no seu programa", "ol, telespectadores" e coisas do gnero. 5) Comece a responder pergunta olhando para o entrevistador, mas depois volte-se para a cmera. De vez em quando, olhe de novo para ele. O ideal olhar de 80% a 90% do tempo para a cmera. Se o programa focalizar vocs dois o tempo todo (normalmente o estdio tem uma TV que mostra o que est indo ao ar), faa exatamente o contrrio, olhando mais para o entrevistador. 6) Posicione-se na cadeira sem rigidez, mas com elegncia. Coloque os dois ps no cho ou cruze as pernas. Mantenha a cabea levantada, mas sem exageros, para no projetar uma imagem arrogante. No faa gestos exagerados nem fique balanando as pernas ou se mexendo de um lado para outro na cadeira giratria. 7) Faa a expresso facial trabalhar a seu favor. Carrancas servem para enfeitar a proa dos barcos e espantar os maus espritos. Na TV, um semblante fechado serve para afugentar o pblico. A fisionomia tem de estar relaxada, com um ar natural e descontrado. 8) Fale pausadamente e pronuncie bem as palavras. Evite o "aaan... aaan" de uma frase para outra e, ao final de cada uma, aqueles irritantes "n?", "t?" ou "t entendendo?" Para no dar branco, pense mais na linha de raciocnio, sem se preocupar demais com a construo das frases. 9) No se mostre irritado com perguntas ou ataques. Continue falando de maneira firme, mas sem perder a calma. Se no quiser discorrer sobre algum assunto especfico, deixe isso claro antes de aceitar o convite. 10) Prepare-se para encerrar. Quando a entrevista estiver no fim, relacione as informaes mais importantes que voc quer transmitir e encontre uma maneira de comunic-las da forma mais objetiva possvel. Tenha cuidado para no falar demais e acabar perdendo o foco da resposta.

DICAS PARA FALAR MELHOR Seja voc mesmo. Nenhuma tcnica mais importante que a sua naturalidade. 2) Pronuncie bem as palavras - sem exagero. 3) Fale com boa intensidade - nem alto nem baixo demais - sempre de acordo com o ambiente. 4) Fale com boa velocidade - nem rpido nem lento demais. 5) Fale com bom ritmo, alternando a altura e a velocidade da fala para manter aceso o interesse dos ouvintes. 6) Tenha um vocabulrio adequado ao pblico. 7) Cuide da gramtica, pois um erro nessa rea poder comprometer a apresentao. 8) Tenha postura fsica correta. 9) D sua fala incio, meio e fim. 10) Fale com emoo - demonstre interesse e envolvimento pelo assunto. COMO APRESENTAR UM PROJETO E MANTER A PLATEIA LIGADA. 1) Se voc fala rpido demais, repita as mensagens mais importantes usando outras palavras. Quem no entendeu da primeira vez entender da segunda. Se fala devagar, no desvie o olhar da platia nos instantes de pausas mais prolongadas. Aps o intervalo, volte a falar com mais nfase. 2) Cuidado com os grunhidos "n", e "t". Alm de horrveis, demonstram insegurana. 3) Conhea o interlocutor. Se o grupo estiver familiarizado com o tema, no simplifique as informaes. 4) Nunca, jamais, em hiptese alguma decore a palestra. Faa um roteiro: conte o problema, apresente a soluo e, por fim, demonstre sua esperana no apoio dos diretores ao projeto. 5) Nada de tecnofobia. Mostre quanto voc est antenado com as tecnologias e v direto ao computador. Com o sistema datashow, voc d um clique cada vez que quer mudar a pgina. E se o computador pifar? Leve umas cartolinas com as principais informaes da palestra. "Voc vai mostrar que est sempre pronto para enfrentar o pior", diz Polito. 6) Cuidado com a postura. No fale com as mos nas costas, mantenha o palet abotoado e olhe para todas as pessoas da platia alternadamente. H dois erros que as pessoas costumam cometer numa apresentao: falta de gestos ou excesso de gestos. Use-os, mas com moderao.

7) Evite as piadas. O risco de ningum achar graa grande e a, meuchapa, vai ser difcil segurar a apresentao numa boa. Deixe a piada para o final, se for o caso. 8) Corrija problemas de dico com dois exerccios bem simples. Morda o dedo indicador e leia em voz alta o mais claro possvel. Dois minutos por dia bastam. Outro: leia poesias em voz alta. Esse o mais eficiente dos dois, segundo Polito. Alm de melhorar a dico, pode ser muito romntico.

O que a voz ?
A VOZ o espelho da alma, diz da sua identidade tanto quanto a sua impresso digital. Varia com a idade, sexo, sade, emoo, inteno, profisso e personalidade. Ela produzida nas pregas ou cordas vocais pela PASSAGEM DO AR que vem dos pulmes. A partir de ento, passa pelas cavidades oral e nasal e pela faringe, que funcionam como ALTO-FALANTES naturais. Voc certamente j atendeu um telefonema e se surpreendeu com uma voz muito agradvel. Tambm j se deparou com pessoas de vozes speras, roucas e de difcil emisso. Quem j teve um problema de voz sabe o quanto ela importante. O FONOAUDILOGO ATUA no s na PREVENO dos distrbios de voz como tambm no seu tratamento. Ele tambm responsvel pelo APERFEIOAMENTO da voz de profissionais como cantores, professores, atores, locutores, advogados e telefonistas. Em casos mais graves, como o de cncer de laringe, paralisia de cordas vocais e outros distrbios neurolgicos que afetam a voz, o fonoaudilogo atua no RESTABELECIMENTO da comunicao da melhor maneira possvel. O mais importante detectar um problema vocal rapidamente. Se voc utiliza a voz profissionalmente, aconselhvel que busque ORIENTAO para uma boa colocao vocal e aprenda a prevenir os distrbios resultantes do desgaste do dia-a-dia. Se voc no um profissional da voz, ainda assim fique atento a ela, principalmente rouquido persistente por mais de 15 dias.

LOCUO
O dicionrio define locuo como "o modo especial de falar, linguagem. Maneira de dizer, dico. Reunio de palavras equivalentes a uma s". (FERREIRA, A. B. H. - 1980). No telejornalismo a locuo sempre uma primeira vez, o ritmo acelerado da TV no permite o treino, exige-se domnio da voz, credibilidade, experincia jornalstica e raciocnio rpido. "O texto dever sempre estar casado com a imagem, atravs de vocabulrio simples, coloquial, sem uso de pose ou linguagem intelectualizada, como se estivesse conversando com o telespectador e empenhando-se ao mximo para ser entendido". (GLOBO, M. T. - 1985) O telejornalista no deve apresentar-se como um modelo de indivduo que no existe no dia a dia, inatingvel, mas como uma pessoa comum, capaz de ler, sentir e dizer como qualquer outro indivduo da sociedade que faz parte. Por outro lado no deve utilizar palavras que agridam lngua pois o uso e divulgao da nossa lngua portuguesa corretamente tambm funo do telejornalista. Dever adaptar a locuo s caractersticas da linguagem televisiva. A credibilidade da notcia est no equilbrio entre o domnio da tcnica e da expresso emocional das notcias. As palavras podem levar a notcia para qualquer telespectador, mas a voz que expe a emoo verdadeira do texto fazendo com que o locutor transmita credibilidade na tela. O pblico busca, anseia por naturalidade e espontaneidade. A voz expressa a emoo das palavras contidas no texto, atuando assim como importante componente da linguagem de TV. "S um roteiro perfeito, tcnica e jornalsticamente, poder propiciar ao talento, todo aquele que aparece diante das cmeras, uma locuo firme e segura, o que resultar num produto final de alta qualidade." TEODORO, G. ( 1980) No Brasil, h poucas escolas para locutores e nos cursos de jornalismo o aluno preparado somente para escrever, como se no existisse a TV. A maioria dos locutores trabalham a sua prpria voz por autodidatismo, ou atravs de cursos de canto ou mesmo imitando a voz do profissional que admiram e que destacase no vdeo. Como o jornalista atua em diversas funes, com locues diferenciadas na TV e na maioria das vezes no o autor do texto, no tem acesso anterior este, natural que os poucos que possuem experincia e empenho dirio possam atingir um resultado melhor que os iniciantes, destacando-se entre os demais.

TEODORO, G. (1980) e BEUTENMULLER, (1981) aps vrios anos de experincia com locutores de TV orientam que o " locutor de notcias deve realizar uma descrio com emoo, utilizando uma qualidade vocal aguda por esta ser mais audvel e portanto prender mais a ateno do ouvinte. Dever empenhar-se para que a notcia brilhe. Dever ter sensibilidade para distinguir aquelas diferenas que constituem nuances e que podem marcar uma notcia de forma criativa. O que distinguir o bom locutor de outro apenas regular pode ser a sutileza empregada na veiculao da notcia em seu tom de voz e com jogo fisionmico prprio. O locutor esportivo limita-se a nomear ou vez por outra comentar um lance na disputa, responsvel pela criao de inmeros neologismos, no af de fugir repetio tediosa dos mesmos termos. O Narrador exige voz grave, pausada e bem jogada ao microfone para no ferir ou macular o texto. Pede a adoo de um estilo que determinado pela matria que se vai traar. Pode ter uma mobilidade fisionmica maior e um jogo de inflexes mais colorido, sem exageros. No reprter de se esperar que seja transmitida uma certa emoo, mais quente, mais solidria. A reportagem menos formal do que a de estdio, concede uma escolha mais ampla de posturas, tanto corporais como vocais. A locuo mais livre. O rtmo da narrativa vai depender dos acontecimentos sobre os quais se est falando. Ao entrevistador compete perguntar, arguir, procurando arrancar do estrevistado a resposta que o telespectador quer ouvir. Tem que possuir uma tcnica de abordagem e comunicao com o entrevistado que poderamos denominar empatia. No comentarista a forma de locuo pode ceder lugar exatido da interpretao. No se trata mais da comunicao da notcia, mas da anlise da sua significao". Percebe-se, nos pesquisadores jornalsticos, a necessidade de uma locuo criativa ,espontnea e com emoo. Apesar da solicitao de espontaneidade e emoo, h uma fixao ao texto impedindo assim que o locutor manifeste criatividade. Criatividade e espontaneidade esto interligados. Nos textos sobre TV, no h orientao em como ser espontneo e criativo sem fugir ao texto e sem modificar seu sentido. Sobre locuo BEUTENMULLER, M. G. (1981) afirma que "a locuo de um texto desconhecido sempre cria dificuldades de articulao, expresses fisionmicas que denotam essa ignorncia e que o telespectador sente, ainda que inconscientemente. Falar tambm criar imagens com as palavras, com frases que compem um quadro, descrito pelo locutor atravs da correta modulao da sua voz, sem exageros. A boa dico, a boa pronncia, a fala perfeitamente articulada so resultados da educao constante do homem em seu esforo para tornar mais belo o Universo, pois a palavra cria tambm imagens, sons, cores e movimentos impostos pela inteligncia criativa e superior do homem". Na era da informtica, da globalizao e do treino da democracia no se aceita mais uma locuo que esteja distanciada do simples, do ntimo e principalmente do espontneo e criativo. A TV oferece, neste momento, vrias oportunidades de locues mais diferenciadas, porque a sociedade atual exige transparncia, simplicidade, emoo, rejeitando a velha locuo rebuscada e mecnica. O estilo da nova era simplesmente ser natural, expontneo e criativo, mesmo estando num veculo to acelerado como a TV.

LINGUAGEM DE TELEVISO Por muitos anos o Brasil conviveu com uma poltica governamental scioeconmica que desestimulou a comunicao oral coletiva, principalmente no veculo televisivo. Hoje, com o treino da democracia exige-se dissiminao da informao pela veiculao da notcia em TV . A TV o maior veculo de comunicao de massa pelo seu poder de chegar a todos os lares, de todas as classes sociais e de todas as regies do pas prestando como servio bsico "entretenimento, informao, formao servio e comunicao publicitria, esta ltima constituindo geralmente a base econmica de sustentao das quatro primeiras" ( Revista Briefing, 1980)". A TV interage com os milhes de telespectadores do pas, incluindo os analfabetos, por esse motivo a funo bsica deste veculo jornalstica e tambm social. Por ser um veculo de comunicao de massa recente, com caractersticas individuais, a TV precisa ser melhor entendida para que s assim possa ser melhor utilizada pelo fonoaudilogo. MACIEL, P. (1985), relata que "as caractersticas prprias da TV apontam para uma comunicao massiva, intimista, dispersiva e seletiva". O contato com os milhes de telespectadores leva o locutor de TV a fazer uso de extremo cuidado na sua comunicao oral, como se estivesse comunicando-se a cada um e somente um dos telespectadores. Nos gestos, expresso facial, qualidade vocal, linguagem coloquial, leitura de texto claro, objetivo, de fcil entendimento, simples (simples como a maioria dos brasileiros), a TV oferece informaes que devem estar relacionadas ao real interesse do telespectador. Com estes parmetros de comunicao o telespectador ser envolvido emocionalmente pela intimidade da comunicao ao receber a ntcia com exclusividade. Ao receber em seu lar uma locuo individualizada, exclusiva,contextualizada, o ouvinte interage confortavelmente, naturalmente, com a informao. Buscar a ateno, visual, auditiva, cognitiva e emocional do telespectador, que dividida entre as vrias atividades do seu dia, exige que a TV oferea ininterruptamente o uso de vinhetas, convocaes sonoras, msica para anunciar manchetes dos telejornais. Todos esses recursos so utilizados para que o telespectador fixe-se na telinha mas por essa caracterstica dispersiva quase impossvel aprofundar-se na informao apresentada. Pesquisas americanas afirmam que "os primeiros dez segundos definem o interesse ou no do telespectador pela notcia" o que obriga o locutor a buscar o equilbrio entre a informao e a emoo para conquistar o envolvimento do telespectador, pela seduo.

A TV dispe de pouco tempo para veicular a notcia, selecionando assim aquelas, que o jornalista percebe como de real interesse do telespectador. "Uma notcia tem em

mdia um minuto de durao, uma entrevista dentro da reportagem geralmente no ultrapassa vinte segundos". O tempo na TV muito limitado e deve ser bem utilizado pelo locutor. A meta a ser atingida pela locuo em TV fazer-se entender, na busca incessante da linguagem adequada a linguagem do ouvinte. O objetivo do telejornal informar de uma maneira que valorize a notcia e estimule um maior interesse no espetculo televisivo, em um curto perodo de tempo. A locuo deve assemelhar-se a uma conversa com um amigo ntimo informando-lhe sobre as notcias do dia. Esta necessidade de informao precisa no recente nos grupos sociais quando lembramos que desde a prhistria, passando pelas tribos e chegando ao homem de celular, fax e Internet, sempre buscou-se a notcia atravs da comunicao com o outro. Refletindo sobre a participao espontnea e criativa do homem com a mquina comunicativa hoje, qualquer indivduo pode participar da comunicao de massa, seja enquanto profissional de TV, seja por prestao de servios a TV ou mesmo atravs do registro de cenas ocasionais, com equipamentos amadorportteis. Este material amador poder ser aproveitado, no vdeo oficial, com a veiculao da notcia em rede local, regional, nacional e muitas vezes internacional. BERGER, R. ( 1979), cria os neologismos "Macro Tv, Meso TV e Micro Tv". Quanto aos sistemas de comunicao em TV podemos encontrar o "signo" e o "clich". No signo o telespectador no faz contato com a mensagem televisiva, prefere proteger-se das emoes, j no clich ele se emociona, sofre, relaciona-se com a mensagem sentido-se elemento integrante, fazendo parte da mensagem. No clich h uma liberao da emoo e no signo h uma couraa protetora das emoes. Esses dois sistemas de comunicao em TV passa a ter o poder de seduzir o ouvinte. FILHO, C. M. (1988), comenta que "signo e clich so dois sistemas bsicos de comunicao e que a TV trabalha passando para a sua linguagem os fatos da realidade que pretende transmitir". Na relao com a imagem a TV estabelece uma relao extensiva, ou seja, o tempo em TV muito reduzido para pretender-se parar numa determinada cena, pois todas elas movem-se muito rpido; a troca de planos e imagens ultra acelerada. No objetivo da TV fixar-se em detalhes pois a comunicao deve seguir o rtmo acelerado. PGNATARI, B. (1984), prope uma anlise social da cultura de massa: "A TV tende sntese, a palavra escrita anlise; da transa entre ambos que vai nascer a nova cultura de massa. A histria atual no est apenas nos livros, documentos e monumentos, como no est apenas nos documentrios e noticiosos da TV. Ela est nas pedras, nas pessoas, nos bichos e nas plantas, no ar e na gua, nas lnguas, gestos e costumes, na paisagem e no SNC e em todos os sgnos que o homem produziu. Por isso ela est tambm nas novelas e no Chacrinha, no Slvio Santos e nos Trapalhes, transmisses de futebol, comerciais, especiais, musicais, J Soares, nas cenas dos prximos captulos e at mesmo em programas da TV Cultura". A cultura de massa tambm expressa pelo padro vocal escolhido na classe de locutores. Esta pertence a um determinado contexto profissional, numa determinada comunidade, num determinado veculo de comunicao, numa determinada regio, numa determinada poca, para uma determinada estrutura corporal e pertinente a um contexto scio-poltico. O padro vocal apresenta

variaes contnuas entre os diversos grupos nas diversas faixas etria e de acordo com o papel social escolhido para a complementao da comunicao no grupo em que est inserido.

Durante a locuo a respirao deve ser feita da seguinte forma: Encha os pulmes de ar, de preferncia pelo nariz, principalmente em ambientes abertos ou frios. Faa-o estendendo o diafragma para baixo, de modo que sua barriga parea encher-se de ar. Voc notar que a parte superior dos seus pulmes, tambm se inflar. Mas de forma correta, ou seja : somente no final de sua inspirao. Isto quer dizer, que voc conseguiu inflar todo o seu pulmo. claro que voc no vai fazer nenhum mergulho em profundidade. Entretanto, necessrio que as pessoas que trabalham com a voz, dominem esta tcnica. Dosando a quantidade de ar a ser inspirado, de acordo com a frase a ser lida ou cantada. Toda a produo do som e todas as tcnicas da fala esto baseadas na respirao, que influi na dico , volume da voz e resistncia do locutor. Vamos praticar com um pequeno texto. Durante sua leitura, voc encontrar, frases ou perodos mais longos, que devero ser lidos de uma s vez. ou seja: num s flego. Para isso voc ter que controlar melhor sua respirao. A primeira coisa a fazer estudar o texto, e identificar frases onde ser necessrio o emprego de maiores ou menores tomadas de ar. Quando estava aprendendo a respirar durante a locuo, aprendi uma tcnica que me ajudou consideravelmente. Est tcnica se baseia em marcar o texto que ser lido com barras simples ou duplas. As barras simples, marcam as menores tomadas de ar. As barras duplas marcam as maiores tomadas de ar. Como exemplo tomaremos este texto publicitrio da Golden Cross. A VITRIA DE UM LIDER, UMA CONQUISTA DIRIA, // FEITA DE PEQUENOS GESTOS E ATITUDES. // A GOLDEN CROSS REAFIRMA ESTA VERDADE A CADA DIA // SE EMPENHANDO AO MXIMO / PARA QUE VOC POSSA USUFRUIR DE NOSSA LIDERANA / COM TODA A TRANQUILIDADE QUE A SUA VIDA MERECE.// GOLDEN CROSS PRIMEIRO LUGAR EM SADE.
ARTICULANDO

Explorar da melhor maneira possvel suas reas de ressonncia, um dos segredos para manter a beleza da voz. Quando queremos falar em um tom mais grave ou aveludado, utilizamos a regio do torax onde ressoam os tons graves e mdios. Os timbres mais altos, ressoam na regio da face, onde os tons agudos se amplificam, dando uma aparncia mais jovial a fala. Articular bem as vogais, abrir a boca de forma correta, tambm algo vital para uma boa impostao da voz. Uma vez que nas articulaes da boca, (lbios, lngua, musculatura da face, dentes), que o som adquiri caractessticas especiais, seja vogal ou consoante.

A - - - Sons claros e abertos. Para emisso perfeita destas vogais, temos


que ovalar a boca. Com esta posio o som recua para o fundo da garganta e vibra no palato mole, entrando para a ressonncia alta, e projetando-se timbrado.

- - I - U - Sons escuros e fechados. O movimento labial faz com que eles se


projetem para frente. Nos sons agudos o maxilar cai deixando a boca ovalada.

- I - Estas duas vogais merecem ateno pois so horizontais, e para se


projetarem usamos o sorriso, que os mantm vibrando no mordente at o centro da voz. Para atingir notas agudas, o sorriso permanece, porm a boca vai se ovalando em busca de um som arredondado e bem timbrado. ENCONTROS CONSONANTAIS. To importantes quanto as vogais so as consoantes. Se as vogais so responsveis por uma fala com tima qualidade de timbre, as consoantes tornam a leitura ou a locuo mais inteligveis. Articular bem as consoantes, imprescindvel para uma boa comunicao. Para exercitar as consoantes, deve-se fazer a leitura em voz alta, exagerando ou hiperarticulando todas as slabas.No se preocupe com o ritmo ou velocidade de sua leitura, faa o exerccio de forma bem consciente e com calma. FRASES PARA PRATICAR COM ENCONTROS CONSONANTAIS, DE DIFCIL LEITURA, ACONSELHO QUE SE FAA A LEITURA DESTAS FRASES, MORDENDO UM LPIS. 1. 2. 3. 4. O prestidigitador prestativo e prestatrio est prestes a prestar a prestidigitao prodigiosa e prestigiosa . A prataria da padaria est na pradaria prateando prados prateados Branca branqueia as cabras brabas nas barbas das bruacas e bruxas branquejantes. Trovas e troves trovejam trocando quadros trocados entre os trovadores esquadrinhados nos quatro cantos.

5. 6. 7. 8. 9.

As pedras pretas da pedreira de Pedro pedreiras so os pedregulhos com que Pedro apedrejou trs pretas prenhas . O grude da gruta gruda a grua da gringa que grita e , gritando , grimpa a grade da grota grandiosa . No quarto do crato eu cato quatro cravos cravados no crnio da caveira do craveiro. O lavrador livre na palavra e na lavra , mas no pode ler o livro que o livreiro quer vender . Fraga deflagra um drible , franco franqueia o campo , o povo se inflama e enfrenta o preclaro juri , que declara grave o problema .

10. Quero que o clero preclaro aclare o caso de clara e declare que tecla se engana no que clama e reclama. 11. A flmula flexvel no florete do flibusteiro flutuava fluorescente na floresta de flandres. 12. Na rplica a plebe pleiteia planos de pluralidade plausveis na plataforma do diploma plenipotencirio . 13. No tablado oblongo os emblemas das blusas das oblatas estavam obliterados pela neblina oblqua. 14. A hidra, a drade e o drago ladres do dromedrio do druida foram apedrejados . 15. O lavrador lavrense estudou as livrilhas e as lavrascas no livro do livreiro de lavras . 16. O pingim banhou-se na gua do aqurio . 17 . O gato cruel cravou as garras no cangote do camundongo que comia crosta de car na cumbuca quebrada. O co que cochilava acordou com o conflito e correu com o gato . 18. Esse quadro representa a esquadra da Guanabara.

LEITURA

Leitura, leitura, leitura, todos os dias, em todo o tempo livre. Durante a leitura separe, pelo menos, 15 minutos para faz-la em voz alta.

Diversifique bastante, leia jornais, poesias, textos publicitrios, narrativas, historinhas de crianas etc. No leia apenas para praticar dico e respirao, leia para adquirir cultura, estar atualizado, bem informado. A leitura enriquece o vocabulrio e a prtica da leitura diria essencial na formao de um profissional de comunicao. RESPIRAO Todos ns sabemos respirar. Ao sairmos do ventre materno somos instintivamente ensinados a fazer uso do nosso aparelho respiratrio. Respirar algo que fazemos sem maiores preocupaes, o processo assimilado naturalmente, no entanto, a respirao do locutor, cantor, orador, ou qualquer pessoa que faa uso profissional da voz mais do que inspirar ar e expirar gs carbnico.

POSTURA De acordo com Hermeto Pascoal, um dos msicos brasileiros mais respeitados, nosso corpo o instrumento musical mais completo do mundo. Quando falamos, fazemos uso deste instrumento que, como qualquer outro, deve estar bem afinado e em perfeitas condies de uso.
Um mal estar, uma doena, distrbios nervosos, problemas emocionais, ou dor em qualquer parte do seu corpo, ira comprometer sensivelmente a produo da fala. Nossa voz sofre modificaes provenientes, a maioria das vezes, do nosso estado emocional. Por isso, de vital importncia relaxar. Liberarse de tenses ento, desta maneira, produziremos uma boa locuo. O controle das emoes pode influenciar mais do que qualquer outra coisa na produo da fala, impossvel realizar de modo eficaz uma locuo, sem que haja controle emocional. O nervosismo acarreta em tenso muscular que comprometer diretamente o aparelho respiratrio e articulaes, lngua, msculos da face, maxilar, pescoo, laringe. claro que impossvel no ficar nervoso mas o esforo gerado pela preocupao em fazer da melhor maneira possvel a locuo ocasionar com certeza em alteraes na voz.
Que tcnicas devo empregar para vender um texto durante a locuo ? Quando um locutor l um texto se torna um vendedor das idias que esto ali nas linhas e entrelinhas, em cada palavra, em cada vrgula, em cada ponto. Idias que exprimem sentimentos, experincias, anseios, expectativas do autor. Idias que devem ser traduzidas e interpretadas da melhor maneira possvel pelo locutor. Reconhecer palavras de DESTAQUE. Certifique-se das palavras que devero receber maior destaque durante sua locuo, ento, faa sua locuo baseando-se nestas palavras de sentido relevante. Recomenda-se sublinhar estas palavras,

este recurso muito habitual entre os locutores,a partir da, voc poder organizar melhor suas idias e efetuar sua locuo consolidada neste projeto. Utilizando est tcnica, seu estilo ser menos tenso e conseguir produzir uma locuo que passar credibilidade e despertar o interesse do ouvinte.

reas de ressonncia - So praticamente caixas acsticas em nosso corpo. Nelas os sons de


nossa fala se amplificam. So regies caracteristicamente ocas. As reas de ressonncia mais requeridas durante a fala so : pulmes (sons graves) e cabea (sons agudos e mdios). A regio nasal evidencia os sons mdios e metlicos de nossa voz. Normalmente confortvel falar utilizando esta rea de ressonncia, entretanto, se usarmos excessivamente a regio nasal em nossa fala, nosso timbre fica desagradvel e com certeza no este nosso objetivo, muito pelo contrrio, ser locutor essencialmente ser agradvel no falar. Em contrapartida, os sons metlicos produzidos pela regio nasal, so bem mais audveis que os sons graves que ressoam nos pulmes. Por essa razo, para textos jornalsticos ou narrativos a voz metlica e em tom mdio mais adequada. Alm dos pulmes e cabea todo o nosso aparelho respiratrio tambm atua como rea de ressonncia ( laringe, traquia, e toda a face) .

AS CORES DO RDIO. O rdio um meio de comunicao puramente auditivo. o que chamamos de meio cego. No entanto o rdio possui o poder de incitar a imaginao, de tal forma que, logo que o ouvinte ouve a voz do locutor, forma em sua mente a imagem de quem est falando. Na TV, as imagens que vemos esto confinadas nas polegadas de sua tela. No rdio, as imagens que so criadas pela imaginao do ouvinte, no tem limites. Suas dimenses, cores, sabores, aparncias, dependem da imaginao de cada ouvinte, e do poder interpretativo do locutor. A grande diferena entre as imagens criadas pelo rdio, e as imagens exibidas na TV, que o telespectador assiste as imagens que saem da televiso. No rdio as imagens brotam de dentro do ouvinte. No caso do walkman, as cenas acontecem literalmente dentro da cabea do ouvinte.
ABERTURA DE UM PROGRAMA Comear bem o dia, levantar com o p direito, chegar para uma entrevista e causar uma boa impresso logo de cara. Tudo o que construmos, tudo o que realizamos com sucesso, tudo de melhor que conquistamos, depende essencialmente de um bom comeo, de uma boa base. Para que um bom orador realize com xito seu discurso, ele ter que caprichar na introduo. O teor das primeiras palavras e de vital importncia para ganhar a ateno do pblico logo de incio. Caprichar na abertura do programa, regra entre os bons locutores e fator primordial para ganhar a audincia logo de comeo. Realizar com sucesso a abertura de um programa proporcionar ao locutor um estado de satisfao, gerando tranqilidade e segurana, durante todo o decorrer do programa. CONSTRUINDO UMA BOA ABERTURA

Um bom locutor acima de tudo um bom comunicador. Comunicar transmitir mensagens atravs de diversas linguagens . Nos comunicamos por gestos, pela escrita, com sinais, mas principalmente atravs da fala que de longe o meio de comunicao mais eficiente e mais utilizado pelo homem. A informao que ser passada atravs da mensagem, ou seja o contedo da mensagem fator vital para uma bem sucedida abertura.

A MENSAGEM DA ABERTURA O que dizer na abertura do programa ?


Somente o necessrio, mas o suficiente para transmitir sua mensagem, realizando uma boa comunicao e com isso uma perfeita abertura. Separei por tpicos a mensagem que compor nossa abertura.

1. Saudao incluindo a hora e data 2. nome da rdio e a sintonia. 3. nome do programa, contedo do programa. 4. Seu nome (locutor) 5. Convite a participar por telefone ou email, etc... 6.Anuncia a primeira msica.
EX: Muito boa noite... hoje 29 de novembro agora so oito horas e dez minutos , Est a rdio SENAC em 98,7... est entrando no ar mais um SENAC ESTILO, msicas de bom gosto para pessoas de bom gosto como voc. Eu sou Pedro Aguiar e estaremos juntos at a meia noite, at l voc pode ligar e participar pelo 25825519...E comeamos com boa msica... TEARS IN HEAVEN (ERIC CLAPTON)

CUIDADOS COM A VOZ


Evitar - Fumo: O fumo um dos maiores causadores de cncer na laringe e pulmo. A fumaa uma agressora do sistema respiratrio como um todo e particularmente das pregas vocais, pois causa irritao, edema, pigarro e tosse (causado pelo aumento da secreo) e infeco. - lcool: O lcool possui efeitos semelhantes aos do cigarro e, associado a ele, triplica a chance do aparecimento do cncer. Nas primeiras doses, o indivduo tem a sensao de melhora da voz, mas na verdade, a laringe est anestesiada, com sensibilidade diminuda, o que facilita o cometimento de abusos vocais pelo indivduo sem que ele perceba. O resultado, passado o efeito do lcool, rouquido, garganta raspando, voz fraca e outras alteraes.

- Sprays ou pastilhas: Elas anestesiam a garganta causando perda da sensibilidade, o que facilita o cometimento de abusos vocais pelo indivduo sem que ele perceba. - Ar condicionado: O resfriamento do ambiente feito por meio da reduo da umidade do ar. Consequentemente ocorre o ressecamento de todo o trato vocal. aconselhvel a ingesto constante de gua em temperatura ambiente, se o uso do ar condicionado for inevitvel. - Choques trmicos: Mudanas bruscas de temperatura por fatores climticos ou por ingesto de lquidos. - Esportes: Que exijam movimentos bruscos dos braos: causam tenso muscular na regio do pescoo, costas, ombros e trax (ex.: basquete, tnis, musculao, boxe, vlei). - Fala em excesso durante o perodo com alteraes hormonais. - Durante a menstruao ocorre rouquido com agravamento de voz ou fadiga, devido ao edema das pregas vocais causado pela alterao hormonal. Deve-se evitar falar em excesso durante este perodo, para no piorar as condies do tecido da prega vocal. - Hbitos vocais abusivos: Pigarrear, sussurrar com freqncia, gritar, falar muito alto, falar em ambiente ruidoso, fazer rudos estranhos, imitar personagens de televiso ou animais e participar de torcidas, causam irritao e edema nas pregas vocais. aconselhvel - Aquecer a voz antes do uso vocal e depois desaquec-la. - Dormir bem: o melhor remdio para voz. - Fazer repouso vocal aps o uso intensivo da voz. - Esportes: Caminhada, natao, Ioga, Alongamento. E as tcnicas de massagem e relaxamento podem tambm auxiliar muito o equilbrio da musculatura corporal. - Para hidratao direta do trato vocal. - Colocar um leno molhado na frente da boca e inspirar; fazer inalao (podendo ser com a fumaa que sai do chuveiro). - Falar para um grupo situando-se no meio dele ou com o uso de microfone. - Vesturio: Leves e confortveis, principalmente na regio do pescoo e abdmen. Para no atrapalhar o fluxo respiratrio. - No pigarrear: Ingerir muito lquido, fazer inalao com vapor de gua para fluidificar as secrees e fazer exerccios de vibrao de lngua e lbios (de forma suave) para movimentar a mucosa das pregas vocais e eliminar o muco depositado nelas. - Relaxamento: Auxiliam no equilbrio da musculatura corporal. Escrito por Dos Anjos s 23h06

[(0) Marque sua visita] [envie esta mensagem] [link]

continuao... - Postura: Manter a cabea reta no ato da fonao, uma postura ereta, com os ps apoiados no cho permitem a livre passagem do ar, ausncia de tenses musculares a nvel da laringe e o diafragma trabalha melhor. - Articular os sons precisamente (sem exageros) abrindo a mandbula verticalmente e no lateralmente para produzir uma fala ou canto audvel. O uso de expresses faciais tambm ajudam a evitar o abuso vocal. ALIMENTAO Evitar: - Alimentos pesados antes de dormir para que no haja refluxo, irritando as pregas vocais. - Bebidas gasosas causam distenso gstrica, prejudicando o controle da voz. - Bebidas e condimentos gelados produzem choque trmico, ocorrendo uma descarga imediata de muco e edema das pregas vocais. - Leite, sorvete e noz aumentam a secreo da mucosa produzindo o pigarro e prejudica a ressonncia. - Chocolate e derivados do leite: engrossam a saliva dificultando a articulao das palavras. - Alimentos pesados e condimentados causam irritao da mucosa e lentificam a digesto. Estes alimentos devem ser evitados antes de falar intensamente ou antes de cantar. - Alimentar-se muito quando precisar usar a voz por horas seguidas. Isto impede a livre movimentao do diafragma, dificultando a sua funo. Aconselhvel: - Alimentos leves, verduras e frutas bem

mastigadas. - Ma e salso: tem propriedades adstringentes que propiciam a limpeza da boca e faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonncia, deixando a saliva mais fina. - Sucos: de preferncia, suco de frutas ctricas que auxiliam a absoro do excesso de secreo. - gua. Em mdia 2 litros por dia e de preferncia em temperatura ambiente. Tomando cuidado com o frio, pois a temperatura ambiente da gua no frio gelada, espere um pouco para beber. - Em atividade vocal, beber alguns goles de gua para umidificar a garganta. A gua deve estar em temperatura ambiente para que no ocorra choque trmico. Escrito por Dos Anjos s 23h05 [(0) Marque sua visita] [envie esta mensagem] [link]

Rdio Enfim, a comemorao!


O Rdio , parece-me, tem muito a comemorar. Se no for ainda pelo destaque na concentrao dos investimentos publicitrios de todo o mercado, que seja pelo menos pela crescente presena de especficas marcas, at ento distantes do universo de facilidades hoje proporcionadas pelo rdio. Se no for pelos constantes investimentos dos grandes empresrios, que seja ento pelo reconhecimento do privilegiado universo ouvinte, cada vez mais fiel suas grifes sonoras, potencializando resultados de diversas aes publicitrias do rdio. Se no for pela dinmica da sua programao retratando o prprio dinamismo do dia-dia do ouvinte, que seja pela sua capacidade de ousar, criando nobres e importantes campanhas, tanto sociais como mercadolgicas, dignificando e aperfeioando ainda mais a prestao de servios, indiscutivelmente a maior propriedade do rdio. E se no for pelo maior equilbrio da relao custo/benefcio, invariavelmente garantindo a

maior rentabilidade, que seja pela alternativa do menor custo absoluto da mdia. Se no for pela fidelidade com que retrata os hbitos e costumes das comunidades, que seja pelo seu poder de cobertura local, integrando as marcas do cotidiano dos ouvintes atravs da programao e dos grandes e eficazes comunicadores do rdio. Enfim, se no for pelos fortes, tradicionais e imbatveis valores do meio, enquanto canal de comunicao publicitrio, que seja em reconhecimento o atual movimento realizado pelo meio e pelos profissionais do rdio. Os trabalhos e os movimentos manifestados pelo rdio foram e so diversos. Em todos, o objetivo maior do re, do resgate ao re-posicionamento. Liderado pelo Grupo dos Profissionais do Radio (GPR), o meio j adquiriu, a meu ver, uma nova dimenso em todo o mercado publicitrio. Se antes o meio era, equivocadamente, preterido ou mesmo conceituado apenas como complemento nas estratgias das grandes marcas, hoje, mesmo diante de ousados objetivos mercadolgicos, exige, pelo menos, considerao. E com razo. Seus nmeros, sua fora, sua eficcia, sua eficincia, sua flexibilidade, sua dimenso e seus resultados so positivos o suficiente para fortalecer qualquer argumentao em seu favor. Embalado por pesquisas, por eficazes apresentaes, por eficientes campanhas e, evidentemente, por imbatveis resultados, o rdio esta, acima de tudo, resgatando a sua prpria fora. Mesmo diante da percepo da importncia do valor tcnico, associado a eficcia e a eficincia, muitas vezes o rdio era desafiado pela intensa competio da mdia, notadamente pelo dinamismo das propostas dos demais meios, das novas plataformas, das novidades embaladas por novas modalidades comerciais. No entanto, percebo que o rdio, motivado pelo seu vitorioso movimento, decidiu encarar a concorrncia de frente. E o resultado positivo o encoraja para o melhor. Aos romnticos profissionais que sempre se

referiram ao meio com o sabor da nostalgia, boas novas. O rdio est alimentando a sua competio de mercado com as mesmas armas que os demais meios de comunicao. E ampliando a sua participao de mercado. Aos privilegiados profissionais que j desfrutaram da eficcia do rdio no passado e por alguma razo alteraram estratgias atrados por alternativas inovadoras, reflitam. O rdio est potencializando resultados em diversos formatos, modalidades e momentos. E propondo, como sempre, positiva sinergia com os demais meios envolvidos na mesma campanha. Enfim, aos resistentes profissionais, especialmente aqueles que julgam que a conquista da eficcia de suas campanhas s pode ser entregue pelas plataformas modernas, revolucionrias, interativas, localizadas e integradas a linguagem do universo consumidor, reconsiderem o rdio. E ele o meio que, alm de garantir a voc a informao, o entretenimento, a diverso, melhor trabalhara para voc e para a sua marca.

You might also like