You are on page 1of 6

Apresentao

O objetivo desta apresentao esclarecer-vos acerca do processo de formao do teatro, sua consolidao enquanto arte, suas concepes, suas vertentes mais visveis, simultaneamente historicizando este processo em relao a sociedade a qual pertenceu.

Para comeo de conversa


Indagamos, primeiramente: O que o teatro? Voc pode defini-lo, a partir de suas experincias, o teatro como um tipo de arte na qual os atores representam a sua vida ou da sociedade em que vive com o objetivo de distrair ou transmitir reflexes. Ou que o teatro imitao das aes humanas, seja qual for esta ao (o ato de tomar caf pela manh, ou escovar os dentes, ou tomar banho, ir ao parque, jogar futebol, etc.), com o intuito de suscitar algum pensamento. Ou ainda que o teatro seja um instrumento, um mtodo, para transmitir uma ideia, colocar um questionamento, passar um conhecimento. Ao longo da histria humana vimos, em diversos momentos essa forma de expresso presente constantemente com um ou vrios destes aspectos citados, at se tornar, na contemporaneidade em um campo de estudos autnomo, com teorias e mtodos prprios. Ao longo desta explanao, voc perceber estes aspectos se destacando de diferentes formas em diversos perodos histricos.

Origem
Um questionamento essencial para esta apresentao quando surgiu o teatro, quem o inventou, aonde, por que? O teatro surgiu a partir do desenvolvimento do homem, como parte das suas necessidades. O homem primitivo d origem s primeiras manifestaes teatrais na forma de danas dramticas coletivas que abordavam as questes do seu dia a dia, uma espcie de ritual de celebrao, agradecimento ou perda. Com o surgimento da civilizao egpcia os pequenos ritos tornaram-se grandes rituais formalizados e baseados em mitos. Estes rituais propagavam as tradies e serviam para o divertimento e a honra dos nobres. importante destacar que estas formas de teatro at ento apresentadas no necessitavam de dilogos, portanto no havia textos.

Grcia Antiga
Na Grcia que o teatro surge com a proposta de encenao. O prprio nome de origem grega (thatron) e significa olhar com ateno, contemplar no sentido de interpretar, de descobrir o significado mais profundo. Os gregos viam o teatro como uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma histria ou atividades para o pblico em um determinado lugar, com o auxlio de dramaturgos ou de situaes improvisadas, de diretores e tcnicos, tendo

como objetivo apresentar uma situao e despertar sentimentos no pblico. Tambm se denomina teatro o local apropriado para esta forma de arte. A consolidao do teatro, na Grcia Antiga, deu-se em funo das manifestaes em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, atravs de procisses. Com o passar do tempo, essas procisses, que eram conhecidas como "Ditirambos", foram ficando cada vez mais elaboradas, e surgiram os "diretores de Coro", os organizadores de procisses. Os participantes com o auxlio de fantasias e mscaras, cantavam, danavam e apresentavam diversas cenas das peripcias de Dionsio e, em procisses urbanas, se reuniam aproximadamente 20 mil pessoas. Nesta poca os espetculos eram apresentados ao ar livre, em lugares pblicos, como a gora (praa central, corao social da polis). Depois foram usados espaos naturais que proporcionassem uma boa acstica (propagao do som), geralmente em algum declive de uma encosta. As montanhas e colinas de pedra serviam de suporte para as arquibancadas. Os atores eram todos do sexo masculino. Por se apresentarem usando mscaras (as personas) representando os sentimentos do personagem, faziam tambm os personagens femininos. O teatro grego tambm popularizado por dois estilos predominantes: a tragdia e a comdia. As tragdias eram histrias dramticas que se baseavam nas relaes entre homens e deuses, nos conflitos e paixes humana, tendo, geralmente um final dramtico. As comdias objetivavam fazer crticas sociedade e costumes da poca, ridicularizava pessoas e situaes e provocava o riso na plateia. *Com o crescimento da religio crist na Europa na antiguidade, o teatro proibido, pois satirizava seus cultos.

O teatro medieval
O teatro ressurge somente a partir do sculo X atravs da prpria igreja. Da o fato de o teatro medieval ser repleto de caractersticas religiosas. A princpio eram encenados dramas litrgicos em latim, escritos e representados por membros do clero (padres e monges). Os fiis participavam como figurantes e, mais tarde, como atores e misturavam ao latim a lngua falada no pas. As ocasies de representaes eram nas festas do ano litrgico (Ressurreio de Cristo ou Pscoa). As mesmas eram longas e podiam levar vrios dias. O espao cnico medieval no incio era no interior da igreja. Mas quando as peas tornaram-se mais elaboradas e exigiram mais espao, passaram para a praa em frente igreja. Palcos largos deram credibilidade aos cenrios extremamente simples, por exemplo: uma porta simbolizava a cidade, uma pequena elevao, indicava uma montanha; uma boca de drago, esquerda, indicava o inferno; e outra elevao, direita, simbolizava o

paraso. No decorrer dos tempos surgiram grupos populares que improvisavam o palco em carroas e se deslocavam de uma praa outra. Em meados do sculo XVI, ao perceber que a representao dos mistrios misturava abusivamente o litrgico e o profano, a igreja passou a proibi-los. Essa medida consolidou o teatro popular, contudo, a partir de ento, o teatro medieval entrou em franco declnio. Os grupos se profissionalizaram e dois gneros se fixaram: as comdias bufas, chamadas de tolices, com intenes polticas ou sociais; e a farsa que satirizava o cotidiano.

O teatro renascentista
Renascimento como se denomina o perodo ps-Idade Mdia, no qual a Europa passa por rpidas transformaes em todos os setores da sociedade; o comrcio martimo, principal atividade econmica do perodo, influenciava a moda, o transporte (uso das carruagens), a arquitetura, os costumes... Na Itlia, surge a Commedia Dell'Arte, que se baseava em espetculos teatrais populares, apresentados nas ruas, com textos improvisados e personagens de destaques como Arlequim, Pierrot, Colombina, Polichinelo, Pantaleo, Briguela.
Contudo, o teatro nacional desenvolve-se principalmente na Inglaterra e na Espanha, evocando as memrias antigas e os feitos e grandezas do passado, misturando o mundo da cavalaria com os clssicos (grego-romanos) redescobertos. Na Inglaterra, pas de grande influncia neste perodo, o teatro se sobressai. A rainha Elizabeth (da Inglaterra) deu proteo ao teatro da poca, pois seu gosto pelos espetculos populares conseguiu contrabalanar as tendncias do reino. Bailados, mgicas, representaes cnicas de todo tipo eram apresentadas por onde quer que a rainha fosse.

Foi nesse momento que o teatro elisabetano cresceu e autores escreveram suas obras. O autor de maior nome deste perodo foi William Shakespeare (1564-1616). Shakespeare considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos so obras de arte e permanecem vivos e atuais, retratados frequentemente no cinema, no teatro, na televiso e na literatura. Ainda que inspiradas pelos valores do teatro clssico (grego), as tragdias de Shakespeare tm uma diferena marcante que a morte e/ou o sofrimento do heri em cena, aos olhos da plateia. Nas tragdias gregas isso no acontecia. Exemplo: quando dipo, em um ato de desespero, fura seus olhos com os alfinetes da roupa de sua me, ou quando Media mata seus filhos, outro personagem que vem a cena e narra o acontecido ao pblico. Shakespeare tinha uma predileo por temas ligados prpria histria da Inglaterra e optou apaixonadamente em relao aos problemas de poder e do destino.

Neste perodo os teatros tornam-se construes suntuosas. Tinham a forma de um crculo, com um grande ptio interno onde cabiam de 500 a 600 pessoas que assistiam ao espetculo a preos baixos. As arquibancadas estavam divididas em trs andares erguidos ao redor do palco e acolhiam os mais ricos. Calcula-se que comportava mais de 1.500 espectadores. E nos dias de casa lotada comportava em torno de 2.000 pessoas. A disposio do palco era para a ao dramtica e para uma pea que se desenrolava sem interrupes, rpida e com grande nmero de figurantes. Havia pouco ou quase nenhum cenrio, os personagens femininos eram representados por rapazes, pois na poca as mulheres ainda no podiam representar. As mulheres raramente apareciam na plateia, com exceo de prostitutas. As demais iam ao teatro e usavam mscaras.

O Teatro do Romantismo
O romantismo como vertente teatral tem seu destaque entre os sc. XVIII e XIX, destacando-se figuras como Victor Hugo (Frana), Goethe (Alemanha), Almeida Garrett (Portugal). Sua principal caracterstica era a procura do homem em conhecer a si prprio. O foco se torna muito mais individual e no mais social, o teatro volta-se para o ser humano, as peas falam sobre emoo, e surge o melodrama. Essas caractersticas podem ser bem visualizadas na obra Fausto de Goethe, um poema de propores picas que relata a tragdia do Dr. Fausto, homem das cincias que, desiludido com o conhecimento de seu tempo, faz um pacto com o demnio Mefistfeles, que o enche com a energia satnica insufladora da paixo pela tcnica e pelo progresso.

O Teatro ps-Romantismo
Em finais do sculo XIX surgem o Realismo e o Naturalismo, representando temticas onde o indivduo libertava-se de amarras morais e ticas, desadequadas aos novos tempos e condio humana, rompendo com determinismos inertes, valorizando-se como ser social. neste perodo que so definidos os papis do diretor, do cengrafo e do figurinista. At ento, o prprio ator escolhia suas roupas, um nico cenrio era usado para diversas montagens, e no estava definida a posio do diretor como coordenador de todas as funes. No primeiro quartel do sculo XX surge o Expressionismo, considerado antirrealista em termos de teatro, pois substitua a fala tradicional em estilo coloquial pela fala em estilo potico ou declamatrio e preferia cenrios fantsticos aos tradicionais ambientes familiares. O teatro expressionista baseava-se na valorizao do cenrio como modo de reproduo de ideias, na mecanizao da sociedade e no repensar na importncia do subconsciente.

Sculo XX
A partir do realismo e naturalismo o teatro evolui e se torna um instrumento de discusso e crtica da sociedade, mesmo com a falta de preocupao da reproduo da

realidade nos cenrios e figurinos, os temas tratados ilustram a realidade social. O teatro nessa poca trabalha questes polticas e questes que refletem criticamente aspectos da sociedade vigente. Recordemos como exemplo a comedia social, criticamente mordaz, mas divertida, onde se destaca Bernard Shaw. Ou o alemo Bertolt Bretch, a maior figura do teatro do sculo XX, que procurava a desintoxicao do Homem.

No Brasil
O teatro brasileiro surgiu quando Portugal comeou a fazer do Brasil sua colnia. Os jesutas com o intuito de catequizar os ndios, trouxeram no s a nova religio catlica, mas tambm uma cultura diferente em que se inclua a literatura e o teatro. Assim, a primeira forma de teatro que os brasileiros conheceram foi a dos portugueses, que tinha um carter pedaggico, baseado na Bblia. As peas eram elaboradas pelo famoso padre Anchieta. O teatro realmente nacional s veio se estabilizar em meados do sculo XIX, quando o Romantismo teve seu incio. O teatro deste perodo fica marcado pela tragdia romntica de Gonalves Magalhes com a pea: O Poeta e a Inquisio, a primeira tragdia escrita por um brasileiro, e nica de assunto nacional. A Semana de Arte Moderna de 1922, emblema da modernidade artstica, no teve a presena do teatro. De 1937 a 1945, a ditadura (getulista, do Estado Novo) procura silenciar o teatro, mas a ideologia populista, atravs do teatro de revista, mantm-se ativa. Oswald de Andrade, com a publicao de O Rei da Vela (1933), O Homem e o Cavalo (1934) e A Morta (1937), enfrenta desinibido e corajoso, a sufocante ditadura de Getlio Vargas. Veio, em 1964, o golpe militar, e cabe dizer que ocorreu uma hegemonia da censura, fazendo com que muitos artistas tenham de abandonar os palcos e exilar-se em outros pases. Afirmou-se um teatro de resistncia ditadura, desde os grupos mais engajados, como o Arena e o Oficina de So Paulo e o Opinio, do Rio, aos dramaturgos como Augusto Boal (criador do teatro do oprimido, que alia o teatro ao social), Dias Gomes, Oduvaldo Vianna Filho e Plnio Marcos (autor da trilogia maldita: Barrela, Navalha na Carne, Abajur Lils, at hoje encenada pela companhia teatro Mquina aqui em Fortaleza). Com a dcada de 1980, aps a chamada "abertura poltica", o experimentalismo e a investigao fizeram surgir uma nova onda de diretores, gerando uma fragmentao esttica de mltiplas direes, mas com uma saudvel preocupao com a linguagem teatral dramtica e cnica. Hoje o Brasil tem um teatro cotidiano, com dezenas de espetculos em cartaz nas diversas regies, de autores brasileiros e estrangeiros, clssicos e modernos, dos mais

variados gneros e tendncias ou linhas de encenao que alimentam as produes teatrais locais e os inmeros festivais de teatro, encontros, congressos e seminrios que se multiplicam anualmente pelo pas.

Concluso
D para perceber que, com tantas influncias, o teatro de hoje uma arte muito rica. Temos a pera, o teatro de bonecos, os musicais, o teatro feito em espaos alternativos, entre muitos outros. No conseguiramos aqui explorar, neste curto tempo, todas as vertentes e caractersticas do teatro ao longo da histria humana, para isso seriam necessrios, meses, talvez anos, nem esse foi nosso objetivo. Nosso objetivo foi mostrar que o teatro esteve sempre presente nas sociedades humanas, das primitivas s contemporneas, assumindo em sua forma caractersticas destas sociedades, elementos prprios de cada poca. Quando apareceu o cinema, h mais de cem anos, muita gente previu o fim do teatro. Falavam que o cinema iria substitu-lo, porque podia criar histrias com muito mais semelhana com a realidade. Mas isso no aconteceu e no acontecer, pois o teatro uma necessidade do ser humano, ns representamos diariamente, temos nossos rituais privados, subjetivos, inconscientes e mesmo que no o faamos por profisso, somos atores constantes de nossas vidas.

You might also like