You are on page 1of 15

Madeira Um tronco de madeira.

As famosas igrejas patrimnio da humanidade de Kizhi, Rssia, alguns dos mais bonitos edifcios totalmente construdos em madeira sem uso pregos ou de qualquer elemento metlico estrutural.

A madeira um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funes de sustentao mecnica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentao de construes. um material orgnico, slido, de composio complexa, onde predominam as fibras de celulose e hemicelulose unidas por lenhina. Caracteriza-se por absorver facilmente gua (higroscopia) e por apresentar propriedades fsicas diferentes consoante a orientao espacial (ortotropia). As plantas que produzem madeira (rvores) so perenes e lenhosas, caracterizadas pela presena de caules de grandes dimenses, em geral denominados troncos, que crescem em dimetro ano aps ano. Pela sua disponibilidade e caractersticas, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintticos, uma imensidade de usos directos e servindo de matria-prima para mltiplos outros produtos. tambm uma importante fonte de energia, sendo utilizada como lenha para cozinhar e outros usos domsticos numa parte importante do mundo. A sua utilizao para a produo de polpa est na origem da indstria papeleira e de algumas indstrias qumicas nas quais utilizada como fonte de diversos compostos orgnicos. A sua utilizao na indstria de marcenaria para fabricao de mveis uma das mais expandidas, o mesmo acontecendo na sua utilizao em carpintaria para construo de diversas estruturas, incluindo navios. A madeira um dos materiais mais utilizados em arquitectura e engenharia civil.[1] A indstria florestal ocupa vastas reas da Terra e a explorao de madeira em florestas naturais continua a ser uma das principais causas de desflorestao e de perda de habitat para mltiplas espcies, ameaando severamente a biodiversidade a nvel planetrio 1 Estrutura e caractersticas da madeira 1.1 Medula 1.2 Cerne 1.3 Alburno (ou borne) 1.4 Ns 2 Caractersticas da madeira 2.1 Madeiras duras e madeiras macias

2.2 Cor 2.3 Teor em gua 2.4 Estrutura da madeira 2.5 A cincia da madeira 3 Referncias 4 Ligaes externas

[editar] Estrutura e caractersticas da madeira

Corte de um tronco de teixo, mostrando o cerne (no interior), o alburno (parte mais clara) e a medula (ponto escuro no centro). As pequenas linhas radiais so os ns.

Diagrama de um tronco: 0 = Medula; 1 Anis anuais; 2 Feixes vasculares; 3 Raios primrios; 4 Raios secundrios; 5 Cmbio vascular; 6 Floema; 7 Sber; 8 Casca; 9 Ritidoma.

As rvores crescem em mdia cerca de 12 cm por ano, assim a madeira um produto gerado de forma lenta, num processo que em geral dura dezenas ou centenas de anos. Sendo a madeira um produto da fisiologia vegetal, tem uma estrutura complexa, composta a partir da estrutura celular da planta que lhe deu origem, do que resulta uma diferenciao radial e longitudinal das suas caractersticas fsicas e qumicas, originando as seguintes partes bem diferenciadas: (1) medula; (2) cerne; (3) borne ou alburno; (4) ns. Na planta viva esta estrutura, recoberta exteriormente pelo sber e respectivo ritidoma (a casca), forma o tronco da rvore.

Assim, um corte transversal num tronco de rvore, permite observar que este formado por vrios anis circulares concntricos, que correspondem ao crescimento da rvore e que organizam a sua estrutura:[4] Casca a parte exterior, correspondente ao sber, responsvel pela proteco do tronco.

Floema tecidos superficiais do tronco, responsveis pelo transporte de seiva. Lenho a parte do tronco de onde se extrai a madeira, compreendida entre a casca e a medula, e divide-se em duas zonas: Cerne, a parte mais escura da madeira e a que lhe d mais resistncia; Alburno, a zona mais clara que transporta a seiva bruta das razes para as folhas Medula corresponde ao tecido mole e esponjoso na parte central do tronco, vestgio do meristema apical do ramo. [editar] Medula

A medula o vestgio deixado no centro do tronco pela estrutura apical a partir da qual se desenvolveu o tronco da planta. em geral uma fina estrutura (de alguns milmetros de dimetro), quase sempre mais escura do que o material que a rodeia e sem qualquer importncia para a determinao da qualidade ou usos da madeira. Forma-se a partir das clulas que constituram a zona de crescimento inicial do rebento que deu origem ao tronco e em torno das quais se formaram as camadas de clulas que constituem a madeira. A sua posio marca o centro de crescimento a partir do qual se gerou o engrossamento da rvore.

Como seria de esperar, as clulas que constituram a medula so progressivamente mais jovens medida que se sobe ao longo do tronco. Nas rvores em crescimento, a medula desemboca na estrutura meristemtica activa do meristema apical, a partir da qual o crescimento do tronco produz o seu alongamento em altura. [editar] Cerne

O cerne (palavra que tem a mesma origem etimolgica que ncleo) a designao dada parte do xilema do tronco que j no participa activamente na conduo de gua, assumindo uma funo essencialmente de suporte mecnico da estrutura da planta. A distino entre cerne e alburno (a parte vascularmente activa do xilema) clara na maior parte das espcies, j que em corte os troncos apresentam uma poro mais escura de madeira no centro e uma poro mais clara na parte externa. A primeira corresponde ao cerne e a segunda ao alburno. Contudo, nem sempre esta diferena facilmente percebida, pois a mudana de cor pode ser gradual e pouco marcada.

O cerne constitudo por clulas mortas, formando uma estrutura mais ou menos enrijecida de suporte, em torno da qual o alburno se vai progressivamente formando. medida que as clulas do alburno decaem e morrem, vo sendo incorporadas no cerne, o qual vai assim crescendo radialmente, acompanhado a expanso do xilema.

Embora possa, dadas as suas caractersticas higroscpicas, funcionar como um importante reservatrio de gua para a planta, o cerne na sua essncia uma estrutura de suporte, no sendo vital para a sobrevivncia da rvore. No so raras as espcies em que comum o apodrecimento e por vezes a total destruio do cerne, sem que tal determine a morte, ou mesmo a reduo da vitalidade, da planta.

Algumas espcies comeam a formar cerne muito cedo e tm apenas uma fina camada de borne vivo, enquanto que noutras a mudana ocorre lentamente, mantendo um tronco que essencialmente composto por borne.

Em termos de determinao da qualidade da madeira e dos seus usos, a dimenso e caractersticas do cerne so determinantes, sendo este em geral valorizado pela sua dureza e resistncia ao ataque por insectos. A madeira de cerne em geral preferida para usos em que se requeira durabilidade e resistncia mecnica. [editar] Alburno (ou borne)

O alburno, ou borne, a poro viva do xilema ao longo da qual se processa a circulao de gua e de nutrientes entre a raiz e a os tecidos activos da planta. Sendo clulas vivas e com funes essencialmente de conduo, quase sempre o exame do corte de um tronco revela o alburno como uma zona de colorao mais clara rodeando a poro interior de cor mais escura (o cerne). Em geral a distino da cor ntida, mas noutras o contraste ligeiro, de modo que no sempre fcil dizer onde uma camada acaba e a outra comea. A cor do borne fresco sempre clara, s vezes quase branca, embora seja frequente um tom amarelado ou acastanhado.

O borne formado por madeira comparativamente nova, compreendendo as clulas vivas da rvore em crescimento. Toda a madeira primeiro formada como borne e s depois evolui para cerne. Na planta

viva, as principais funes do borne so conduzir a gua da raiz at s folhas, armazen-la e devolv-la de acordo com a estao do ano e as necessidades hdricas da planta.

Quanto mais folhas uma rvore suportar, mais vigoroso o seu crescimento e maior o volume de borne necessrio. As rvores crescem mais rapidamente em locais arejados e luminosos, livres do ensombramento e da competio de outras rvores, pelo que o seu borne mais espesso, para um dado tamanho, do que, na mesma espcie, quando crescem em floresta densa.

As rvores que crescem em clareiras podem atingir um tamanho considervel, por vezes com 30 cm ou mais de dimetro, antes que algum cerne se comece a formar. Um exemplo deste tipo de desenvolvimento ocorre no segundo-crescimento da nogueira e no crescimento-aberto dos pinheiros.

Pelo contrrio, algumas espcies comeam a formar cerne muito cedo e tm apenas uma fina camada de borne vivo, enquanto que noutras a mudana ocorre lentamente. O borne fino uma caracterstica de rvores como castanho, robnia, amoreira, laranjeira-dos-osage e sassafrs. Em rvores como cer, freixo, nogueira, ulmeiro, faia e pinho, o borne espesso a regra.

No h uma relao definida entre os anis anuais de crescimento e a quantidade de borne. Dentro das mesmas espcies, a rea inter-seccional do borne mais ou menos proporcional ao tamanho da copa da rvore. Em consequncia, se os anis so estreitos, para uma mesma dimenso necessrio uma maior quantidade de anis do que quando eles so largos. medida que as rvores crescem, o borne tem necessariamente de se tornar mais fino ou aumentar em volume. O borne mais espesso na poro superior do tronco da rvore do que perto da base, porque a idade e o dimetro das seces superiores so menores.

Quando a rvore muito jovem est coberta com ramos, cuja insero por vezes vai at ao cho, mas medida que envelhece alguns ou todos iro eventualmente morrer e sero partidos. O crescimento subsequente da madeira pode esconder completamente as marcas deixadas pela insero dos ramos, as quais contudo permanecero como ns. No importa quo suave e limpo um tronco seja no seu exterior, pois ser mais ou menos nodoso perto do seu centro. Da resulta que o borne de uma rvore velha, e particularmente de uma rvore de floresta, estar mais livre de ns do que o cerne. Como na maior parte dos usos da madeira, os ns so considerados defeitos que a enfraquecem e interferem

com o seu uso, esta menor presena de ns leva a que o borne, por causa da sua posio na rvore, tenha algumas vantagens sobre o cerne.

Note-se que o cerne de rvores antigas pode permanecer to so como o borne, atingindo em muitos casos centenas de anos e nalguns casos milhares de anos.

Cada ramo ou raiz partida, cada ferida profunda no tronco resultante do fogo, da aco dos insetos ou de madeira cada, resulta em danos no borne que contribuem para o seu declnio, que, uma vez iniciado, pode penetrar em todas as partes do tronco. Existem muitos insetos cujas larvas atacam as rvores, escavando tneis que permanecem indefinidamente como fontes de fraqueza.

Se uma rvore crescer toda a sua vida ao ar livre e as condies do solo e local permaneam imutveis, ela far o crescimento mais rpido na sua juventude, e gradualmente declinar. Os anis anuais de crescimento so nos anos iniciais bastante largos, mas tornam-se progressivamente mais estreitos. Visto que cada anel sucessivo depositado no exterior da madeira previamente formada, sucede que a menos que a rvore aumente a sua produo de madeira de ano para ano, os anis devem necessariamente tornar-se mais finos medida que o tronco se torna mais largo.

Por outro lado, quando a rvore atinge a maturidade, a copa torna-se mais aberta e a produo anual de madeira escasseia, reduzindo por isso ainda mais a largura dos anis anuais de crescimento.

No caso de rvores crescidas em floresta, a taxa de crescimento depende da concorrncia com as outras rvores, na competio pela luz e nutrientes, podendo alternar perodos de crescimento lento com perodos de crescimento rpido. Algumas rvores, tais como carvalhos, mantm a mesma largura dos anis por centenas de anos. Contudo, como regra geral, medida que uma rvore se torna maior em dimetro, a largura dos anis anuais decresce.

Podem haver diferenas notrias no gro do cerne e borne cortadas duma rvore grande, particularmente de rvores maduras, cujo crescimento tenha diminudo devido idade. Nalgumas rvores, a madeira depositada mais tardiamente na rvore mais suave, mais clara, mais fraca, e de textura mais uniforme de que a produzida na fase de juventude. Noutras espcies, o contrrio aplica-se.

Num tronco de grandes dimenses, o borne, devido ao tempo de vida em que a rvore cresceu, pode ser inferior em dureza e fora e ser semelhante ao cerne do mesmo tronco. [editar] Ns

Cerne de pinho com ns no canto superior esquerdo.

Um n numa rvore do parque Garden of the Gods em Colorado Springs, Colorado.

Os ns so pores de ramos includos no tronco da planta ou ramo principal. Os ramos originam-se, em regra, a partir do eixo central do caule de uma planta (a medula) e, enquanto vivos, tal como o tronco, aumentam em tamanho com a adio anual de camadas lenhosas. A poro includa irregularmente cnica, com a ponta na medula. A direco das fibras forma ngulos rectos ou oblquos a gr do caule, produzindo um cruzamento de grs.[5]

Durante o desenvolvimento da rvore, a maioria dos ramos, especialmente os mais baixos, morrem, mas continuam presos rvore por algum tempo, muitas vezes por anos. As camadas de crescimento posteriores deixam de ser includas no ramo (agora morto), mas so depositados ao redor dele. Assim os troos de insero dos ramos mortos do origem aos ns, que so apenas o contedo de um furo preenchido com material oriundo do troo do ramo includo, e podem soltar-se facilmente quando a madeira serrada ou seca. Para os diferentes fins de uso da madeira, os ns so classificados de acordo com a forma, tamanho, sanidade e firmeza com que esto presos ao caule.

Os ns afectam a resistncia da madeira a rachas e quebras, assim como sua maneabilidade e flexibilidade. Esses defeitos enfraquecem a madeira e afectam directamente seu valor, principalmente para o uso em estruturas, onde a resistncia importante.

O enfraquecimento ganha srias propores quando a madeira submetida a traco e compresso. A extenso da diminuio da fora de uma viga depende da sua posio, tamanho, nmero, direco das fibras e condio. Os ns da face superior em geral so comprimidos, enquanto os da face inferior so traccionados. Pequenos ns, no entanto, podem estar localizados na zona neutra da viga e aumentar sua resistncia ao cisalhamento longitudinal.

Os ns em placas ou pranchas so menos prejudiciais quando se estendem atravs dela em sentido transversal sua superfcie mais larga. Os ns que aparecem perto das pontas de uma viga no a enfraquecem. Os ns sadios que ocorrem no quarto central da altura da viga de uma ou outra borda no so defeitos srios.

Os ns no influenciam materialmente a rigidez da madeira estrutural. Somente os defeitos de carcter mais srio afectam o limite de elasticidade das vigas. A rigidez e limite de elasticidade dependem mais da qualidade da fibra da madeira do que dos defeitos. O efeito dos ns a reduo da diferena entre a tenso das fibras no limite de elasticidade e o mdulo de ruptura da viga. A resistncia quebra muito susceptvel aos defeitos. Os ns sadios no enfraquecem a madeira quanto compresso paralela ao gro.

Para algumas finalidades, como por exemplo a fabricao de painis, os ns so considerados benficos pois adicionam textura visual madeira, dando-lhe uma aparncia mais interessante. [editar] Caractersticas da madeira

Madeiras de diferentes cores, texturas e granulometrias.

Madeira de pinho, uma madeira macia.

Madeira avermelhada de sequia, mostrando claramente os anis de crescimento anual.

Corte ampliado de uma madeira porosa, mostrando os vasos condutores, os feixes de fibras e a diferenciao entre anis anuais.

Dada a diversidade das espcies que produzem madeira, este material apresenta grande diversidade de caractersticas mecnicas, de densidade, higroscopia, cor, gro, resistncia ao apodrecimento e ao fogo, odor, e mltiplos outros factores diferenciadores. Tal diferenciao determina os usos da madeira, tornando difcil o estabelecimento de classificaes genricas.

[editar] Madeiras duras e madeiras macias

A madeira usualmente classificada como madeira dura ou madeira macia. A madeira de conferas (por exemplo: pinho, pinus) chamada madeira macia, e a madeira de rvores latifoleadas (por exemplo: carvalho) chamada madeira dura. Essa classificao as vezes muito desvantajosa. Isso porque algumas madeiras duras, como a balsa, so de facto muito mais moles ou macias do que a maior parte das madeiras macias, e inversamente, tambm algumas madeiras macias (por exemplo: teixo) so muito mais duras do que a maioria das madeiras duras.

Alm disso, madeiras de diferentes tipos de rvores tm diferentes cores e graus de densidade. Isso, aliado ao facto de algumas madeiras terem um crescimento mais longo do que outras, faz com que madeiras de diferentes espcies tenham qualidade e valor comercial diferenciado. Por exemplo, enquanto o mogno, de madeira dura e escura, excelente para a produo artesanal de mveis finos, a balsa, clara e pouco densa, muito usada para fabricao de cofragens e de moldes construtivos de vrios tipos. [editar] Cor

Em espcies que mostram uma diferena distinta entre o cerne e o borne a cor natural do cerne geralmente mais escura que o borne, e muito frequentemente o contraste conspcuo. Este produzido por depsitos no cerne de vrios materiais resultantes do processo de crescimento, aumentado possivelmente pela oxidao e outras mudanas qumicas, que normalmente tm pouco ou nenhum efeito aprecivel nas propriedades mecnicas da madeira.

Algumas experincias em espcies resinosas de (pinheiro), contudo, indicando um aumento na resistncia mecnica da madeira. Isto devido resina que aumenta a resistncia quando seca.

O borne saturado de resina chamado resinoso. As estruturas construdas de pinho resinoso e de outras madeiras resinosas so muito resistentes ao apodrecimento e ao ataque pelas trmitas; contudo so muito inflamveis. Esta ltima caracterstica leva a que os restos de pinhos velhos de folhas longas sejam frequentemente cortados em pequenos toros e divididos em pequenas peas que so vendidas como acendalhas.

Visto que a madeira mais antiga de um anel de crescimento geralmente mais escura em cor de que a madeira mais recente, este facto pode ser utilizado na avaliao da densidade, e portanto a dureza e resistncia mecnica do material. Este particularmente o caso com madeiras de conferas. Nas madeiras com anis porosos, os vasos da madeira recente aparecem frequentemente com uma aparncia mais escuros do que a madeira mais antiga e densa, ainda que nas seces cruzadas do cerne o reverso seja comummente verdade. Excepto nesse caso, a cor da madeira no indicadora da sua resistncia.

A descolorao anormal da madeira denota frequentemente uma condio de degradao das suas caractersticas. As manchas pretas no abeto ocidental so o resultado dos ataques de insectos; faixas vermelho-acastanhadas to comuns na nogueira e em certas outras madeiras so maioritariamente o resultado de danos causados pelos pssaros. A descolorao meramente uma indicao de danos, no afectando por si s as propriedades das madeiras. O apodrecimento causado por alguns fungos produz alteraes caractersticas nas cores da madeira, colorao que assim se torna sintomtica da degradao do material.

Manchas no borne, muito comuns, so devidas a crescimento de fungos, mas no produzem necessariamente um efeito de enfraquecimento da sua estrutura. [editar] Teor em gua

A gua encontra-se na madeira viva em trs condies, a saber: (1) nas paredes celulares; (2) no contedo protoplasmtico das clulas; e (3) como gua livre nas cavidades e espaos intercelulares. Sendo constitudo por clulas mortas, no cerne a gua ocorre apenas na primeira e ltima formas.

Madeira exaustivamente seca com ar retm de 8 a 16% da gua nas paredes celulares e apenas vestgios nas outras formas. Contudo, mesmo as madeiras secas em fornos retm um pequeno teor de humidade, mas para quaisquer propsitos que no sejam qumicos, podem ser consideradas completamente secas.

Em geral o contedo aquoso da substncia da madeira que lhe confere a maciez e maleabilidade. Um efeito similar e comummente observado o efeito amaciador da gua no papel ou tecido. Dentro de certos limites, quanto maior a quantidade de gua, maior o seu efeito amaciador.

A secagem produz um aumento significativo na fora da madeira, particularmente em espcimes pequenos. Um exemplo extremo o caso de um bloco de 5 cm de seco em abeto, completamente seco, que sustenta uma carga permanente quatro vezes maior do que um bloco verde da mesma madeira e do mesmo tamanho suportaria.

Dada a importncia do teor em gua na determinao das propriedades da madeira, a sua secagem constitui um aspecto importante da indstria madeireira. A secagem consiste em extrair do interior da madeira o excesso de gua, de forma permitir a utilizao do material nas suas diversas aplicaes.

A evaporao da gua leva a madeira a contrair-se, isto , a diminuir de volume; a velocidade de secagem deve, portanto, ser adequada aos diferentes tipos de madeira de forma a evitar danos estruturais causados por variaes dimensionais diferenciais, como o aparecimento de fendas ou empenamento. Em qualquer caso as madeiras ficam sempre sujeitas a dois fenmenos caractersticos: Retraco a madeira retrai quando seca, sofrendo contraco que pode ser maior ou menos consoante as dimenses da pea e suas caractersticas, muitas vezes acompanhada por empenamento, isto toro causada pela variao diferencial das dimenses, em geral determinada pela orientao das fibras que constituem a madeira; Entumecimento a madeira incha quando absorve humidade, aumentando sensivelmente de volume.

Existem dois tipos bsicos de secagem, aqui distinguidos quanto origem e efeitos: Natural: permite secar a madeira sobrepondo as peas umas sobre as outras de modo a permitir um arejamento uniforme. Este processo moroso, exige grandes espaos e imobiliza grandes quantidades de madeira. A secagem natural permite secar a madeira at uma humidade mnima de 12%. Abaixo dos 20% de humidade a madeira resiste putrefaco. Abaixo dos 30% podem comear a surgir os defeitos de secagem: rachaduras, empenamentos, encruamentos, colapsos, abaulamentos, tores, encanoamentos. Artificial: a secagem artificial, feita atravs de estufas prprias, permite aumentar a velocidade da secagem da madeira ao mesmo tempo que a protege dos fungos e insectos. Exige instalaes caras, torna a madeira menos flexvel e escurece o seu tom.

Na secagem artificial podem ser utilizadas diversas tcnicas destinadas a acelerar o processo de secagem ou a conferir caractersticas especficas ao produto. Entre essas tcnicas conta-se a utilizao

de vapor a alta presso, a utilizao de permutadores de calor, a retirada de seiva por imerso em gua e o uso de vapor de creosote e de outros produtos para impregnar a madeira. [editar] Estrutura da madeira

Uma rvore aumenta em dimetro pela formao, entre a madeira velha e o interior da casca, de novas camadas de madeira que envolvem todo o caule, os ramos e as razes. Em condies normais, particularmente quando existe uma estao de crescimento bem definida, uma nova camada forma-se em razo pela qual em corte as camadas anuais aparecem como anis concntricos, constituindo a base da dendrocronologia, tcnica que permite aferir do nmero de anos de crescimento da rvore, e das caractersticas desse crescimento, pela observao dos anis formados.

Cada camada de crescimento formada por clulas vegetais de vrios tipos, mas na sua maioria formada por fibras. Nas conferas, ou rvores de madeira macia, predominam as clulas do tipo traquedeo, do que resulta uma madeira mais uniforme em estrutura e aparentemente mais macia, da o nome dado a esse tipo de madeiras. Nessas madeiras no esto presentes os poros que so bem patentes em madeiras ditas duras, como a de carvalho ou faia.

Cada anel de crescimento formado por duas partes relativamente bem definidas: a parte voltada para o centro da rvore em geral de textura mais aberta e quase sempre mais clara do que a parte externa do anel. Tal ocorre porque a parte interior formou-se no incio da estao de crescimento, quando este mais rpido, e conhecida por madeira tempor ou madeira da primavera; a parte externa conhecida por madeira do tarde ou madeira de vero, pois forma-se na fase de declnio do crescimento que em geral corresponde ao Vero.

O ciclo de crescimento da rvore realizado em dois ciclos Primavera/vero, com anel mais claro e largo e Outono/Inverno, com anel mais escuro e estreito. O crescimento da rvore formado no meristema cambial (zona entre a casca interna e o borne) por aco das condies ambientais. Assim,tambm podero aparecer falsos anis de crescimento, originados por variaes ambientais adversas (irregulares e anormais)para uma dada poca. [editar] A cincia da madeira

A cincia da madeira abrange disciplinas que vo desde as mais bsicas como anatomia, fsica e qumica da madeira; at as disciplinas ditas tecnolgicas como por exemplo secagem da madeira, madeira tratada, celulose, energia, extrativos qumicos, processamento e propriedades mecnicas. No Brasil essas disciplinas so normalmente oferecidas em cursos de graduao e ps-graduao em engenharia florestal e engenharia industrial madeireira, no qual tem maior foco na madeira. Referncias JC Paiva. Madeiras. Pgina visitada em 3 de maro de 2012. Horst H. Nimz, Uwe Schmitt, Eckart Schwab, Otto Wittmann, Franz Wolf "Wood" in Ullmann's Encyclopedia of Industrial Chemistry 2005, Wiley-VCH, Weinheim. DOI:10.1002/14356007.a28_305 "N.B. fossils show origins of wood", CBC.ca, August 12, 2011. Pgina visitada em August 12, 2011. Celso Foelkel. Estrutura Anatmica da Madeira (PDF). Pgina visitada em 3 de maro de 2012. IdemDesign. Madeira. Pgina visitada em 3 de maro de 2012.

Ararib: Excelente madeira usada nas carpintarias e marcenarias. No excede em grossura a oitenta centmetros. Vermelha e branca. Bicuba: Boa para obras de carpintaria, entalhador e marcenaria. Vermelho e cor de rosa. Cacunda: Esta possui a grande vantagem de no se contrair nem se empenar, o que a torna prpria para uma poro de coisas, como postigos, tabuados de navios, etc. A cor amarela ou preta. As madeiras de cor amarela so muito estimadas em marcenaria. A cacunda no engrossa tanto como a peroba, porm atinge a mesma altura. Canela: Distinguem-se quatro espcies: a tassinua, a preta, a amarela e a canela ftida. Servem todas para carpintaria e so muito empregadas nas diversas necessidades do estaleiro. Cedro: Estimada pelos entalhadores e marceneiros. Vermelho, claro e pardo. Cerejeira: Para a construo de canoas. Vermelha e branca. Copaba: Madeira que produz o leo de copaba. Grama: Conserva-se bem na terra e serve para o fabrico de tinta preta. Encontra-se preta e avermelhada. Grapiapunha: Madeira pesada e belssima, semelhante peroba. tambm empregada nos navios, particularmente na quilha. Serve ainda na construo de carros, como excelentes raios de rodas. A cor desta madeira amarela. Graub: Madeira de exportao. Serve para a marcenaria.

Grumarim: O mesmo que o piqui, quanto cor, porm mais dura. Gurarema: As cinzas desta madeira servem para refinar o acar em razo da grande quantidade de potassa que encerram. Abarema, algodo, pitomba preta e amarela tm as mesmas propriedades. Imbira: Madeira de cuja fibra se tranam cordas. Ip: Madeira que pode substituir o guaiaco. Usada em peas mecnicas. Vermelho, preto, cor de tabaco e cor de carne. Jacarand: Empregado na marcenaria, como o nosso palixandre. Variedade escuro, avermelhado e o cabina, superior aos outros. Jata: Empregada em diversos trabalhos. Louro: Para os entalhadores e o fabrico de remos. Pardo escuro e pardo claro. Pau-brasil: Apreciado pelas suas cores. Serve para a tinturaria. Pau-ferro: Mesmas cores e propriedades. Peroba vermelha: Variedade das precedentes, diferente delas, porque em vez de ser retos como as outras, os linhosos destra espcie curvam-se, crescendo. Esta propriedade faz com que sejam procuradas para certas partes da construo de navios. Em Campos, a peroba vermelha conhecida pelo nome de sobro. Peroba: Madeira muito estimada para a construo de navio. Prefervel talvez ao pinheiro. Altura prodigiosa que vai de 30 a 40 metros, medidos do cho aos primeiros galhos. No cimo tem, como diadema, uma espcie de ramalhete. Nas matas do senhor Manuel Francisco Simes (serto de Cacimbas), v-se uma dessas rvores, que no tem menos de dez metros de circunferncia, cuja altura est na mesma proporo. H trs espcies de perobas, que, mais ou menos, se equivalem e s se distinguem pela cor: preta, amarela, quase branca. Pimenta: Usada na carpintaria. Quase preta e avermelhada. Piqui: De duas cores: amarela, que imita o buxo, e branca, que imita o marfim. Rochina ou Gurubu: Semelhante madeira conhecida em Frana pelo nome de amaranto. Sapucaba: Madeira de carpintaria. D um fruto saboroso. Sucupira: Procurada na construo naval e para eixos de carros. Tapinho: Madeira amarelada, de muito peso, apreciada na construo naval. Tatajuba: De um lindssimo amarelo. D uma tintura da mesma cor. Vinhtico: Madeira amarela muito procurada para obras de talha. Flor de algodo e cabea de boi.

leo pardo: Madeira de carpintaria muito prezada em Portugal., semelhante nogueira, porm muito mais dura. leo vermelho: Linda madeira de marcenaria. Bastante dura. Prefervel ao acaju. Serve tambm para liteira e eixos de carros. D uma espcie de resina, da qual se extrai excelente blsamo para dores e feridas. Vermelho claro e vermelho escuro.

You might also like