You are on page 1of 3

Prefeitura Municipal de Campo Grande Secretaria Municipal de Educao Escola Municipal Nazira Anache Prova Mensal Aluno (a):

6 ano Turma: Turno: Professora: Marins Adiers Alves Pereira Data:

Nota:

Assinatura do Professor: Nmero chamada: Disciplina:Cincias

1) Como podemos perceber a existncia de ar nas situaes apresentadas em cada situao? a) secar o cabelo ( ) balo cheio e voando b) Fazer bolinhas de sabo ( ) asa delta voando c) Encher o pneu de bicicleta ( ) movimentao do cabelo d) Praticar vo com asa-delta ( ) pneu enchendo, aumentando de volume e) Praticar balonismo ( ) formao de bolas 2) Qual a importncia do ar para a existncia de grande parte dos seres vivos? Assinale a alternativa INCORRETA: a) fornecer oxignio e outros gases indispensveis aos seres vivos b) proteger nosso planeta das radiaes nocivas existentes nos raios solares c) absorver e reter parte do calor proveniente da energia do sol d) redistribui a gua evaporada da superfcie terrestre sob a forma de chuva e) ajuda os meteorides a atingirem a terra, causando danos a superfcie terrestre 3) Cite o nome de um gs presente no ar atmosfrico: ___________________________ 4) O que camada de oznio? a) camada composta principalmente por gs hidrognio, localizado na exosfera b) camada composta principalmente por gs oznio, localizado na estratosfera. c) camada onde existe a maior concentrao de gases, vapor de gua e poeira, localizada na troposfera d) camada em que h grande absoro de radiao solar, provocando altas temperaturas, localizada na termosfera, nela permite refletir as ondas de rdio, e protege contra meteorides; 5) Assinales as alternativas que se referem a importncia da camada de oznio para os seres vivos a) absorver parte dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, dessa forma esses raios atingem a superfcie terrestre com menor intensidade. b) o buraco na camada de oznio causa aumento na incidncia dos raios ultravioletas na superfcie da regio. c) a camada de oznio pode causar alteraes nas cadeias alimentares, nos seres vivos em geral, problemas graves de sade aos seres humanos, problemas com plantaes em geral. UTILIZE AS ALTERNATIVAS ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTOES 6 A 12. a) estratosfera. Entre 17 a 50 km de altitude. b) troposfera. Cerca de 17 km de altitude. c) No. Sem a atmosfera no haveria o gs oxignio nem outros gases indispensveis aos seres vivos, tambm sofreramos a ao nociva das radiaes provenientes do sol. d) Morreria, pois na exosfera no h uma quantidade de gs oxignio insuficiente para ele poder respirar, e tambm h grandes variaes de temperatura nessa camada. e) Chegar algumas horas antes, pois em um local mais alto geralmente o corpo comea a sentir os efeitos da mudana de altitude aps 24 horas. Assim o corpo, sentir esses efeitos aps a partida. f) Altitude, pois a disponibilidade de gs oxignio para a respirao varia conforme a altitude. Em altas altitudes h uma quantidade menor de oxignio do que em baixas altitudes. g) Devido ao fato de as molculas de gs oxignio, necessrias para a respirao, estarem mais dispersas em altas altitudes.

6) Seria possvel viver no planeta Terra se a atmosfera no existisse? 7) O que aconteceria com um ser anaerbio caso ele fosse levado at a exosfera sem nenhum equipamento especial? 8) O corpo precisa de uma aclimao do corpo, a uma determinada diferena de ambiente. Qual essa diferena? 9) Por que em altitudes elevadas nosso corpo precisa de um determinado tempo para se aclimatar, isto , ajustar o corpo as condies do ambiente? 10) Qual a estratgia utilizada pelos jogadores de futebol para amenizar o efeito da altitude? 11) Sabendo que vos comerciais atingem altitudes entre 9 km e 12 km, qual a camada da atmosfera que eles viajam? Qual a altitude mxima atingida por essa camada? 12) Qual a camada da atmosfera na qual ocorrem os vos dos avies a jatos? Em quais alturas se encontra essa camada? Segundo o site da NASA, o telescpio espacial Hubble opera a uma distancia de aproximadamente 610 km de altura. Este satlite artificial foi colocado em orbita em 1990 com o objetivo de obter imagens de planetas, estrelas e galxias. 13) De acordo com o texto, a que altura o satlite opera?_____________ 14) Em que camada da atmosfera o satlite fica posicionado? ( ) troposfera ( ) estratosfera ( ) mesosfera ( ) termosfera ( ) exosfera

15) Os animais e os vegetais que vivem nesse ambiente respiram. Quais so os principais gases que participam do processo de respirao desses seres vivos? a) oxignio e gs carbnico b) oxignio e metano c) gs carbnico e metano d) nitrognio e oxignio 16) De onde os seres vivos obtm o gs utilizado na respirao? ___________ 17) O ar no composto apenas de gs oxignio e gs carbnico, cite exemplos de outros elementos que compem o ar.________________________________ 18) Muitas vezes, em dias midos, formam-se diversas gotas de gua em vidros, dos carros, das janelas. Por que isso ocorre? a) porque existe vapor de gua no ar. Quando a temperatura diminui, parte desse vapor se condensa, formando gotas de gua. b) porque existem poluentes no ar. Quando a temperatura diminui, os poluentes flutuam no ar. c) porque existe nitrognio no ar. Quando a temperatura diminui, parte desse nitrognio se condensa, formando gotas de gua. 19) O que as industrias sem filtros adequados emitem na atmosfera? a) vapor de gua b) fumaa c) gases txicos d) poeira e) gs oxignio 20) Marque V para as alternativas que so verdadeiras e F para as alternativas falsas: ( ) Uma das maneiras de evitar que objetos de ferro enferrujem aplicar uma camada de tinta sobre eles, pois a camada de tinta protege o ferro de ficar exposto ao ar e umidade. ( ) A camada de tinta no protege o ferro de ficar exposto ao ar e umidade, por causa do sol. ( ) Os animais obtm nitrognio ao se alimentar de vegetais que adquirem esse elemento qumico de bactrias fixadoras de nitrognio. ( ) H tipos de bactrias que esto em razes das plantas, capturando o nitrognio do solo.

Qual a relao entre a combusto e a variao de quantidade de gs carbnico na atmosfera? Assinale as alternativas que contem situaes do cotidiano, em que podemos perceber a existncia de vapor de gua no ar. A fumaa e os gases txicos so componentes nocivos existentes, no ar atmosfrico, em quantidades variveis. De onde geralmente provem a fumaa e os gases txicos existentes no ar? Por que os componentes nocivos existentes no ar atmosfrico so considerados variveis? Cite dois gases txicos que podem ser encontrados no ar atmosfrico. Qual a importncia do efeito estufa em nosso planeta? Comparando a quantidade de gs carbnico na Terra(0,03%) e em Venus (95%):

You might also like