You are on page 1of 54

ATENO: Esta apostila uma verso de demonstrao, contendo 54 pginas.

. A apostila completa contm 200 pginas e est disponvel para download aos usurios assinantes do ACHEI CONCURSOS. Acesse os detalhes em

http://www.acheiconcursos.com.br

APOSTILA DE

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO


PARA TCNICO JUDICIRIO DO TRT-1 REGIO (RJ)

Encontre o material de estudo para seu concurso preferido em

www.acheiconcursos.com.br

Contedo: 1. Da Justia do Trabalho: organizao e competncia. Das Varas do Trabalho e dos Tribunais Regionais do Trabalho: jurisdio e competncia. (arts. 643 ao 683 da CLT). 2. Dos servios auxiliares da Justia do Trabalho: das secretarias das Varas do Trabalho e dos distribuidores (arts. 710 ao 715 da CLT). 3. Do processo judicirio do trabalho: princpios gerais do processo trabalhista - aplicao subsidiria do CPC - (art. 769 da CLT). 4. Dos recursos no processo do trabalho (arts 893 ao 901 da CLT).

Traz a CLT Comentada; Teoria, principais Smulas e Orientaes Jurisprudenciais; 70 questes comentadas didaticamente.

www.acheiconcursos.com.br

Princpios do Direito Processual do Trabalho

Conceitos
O modo mais seguro de compreender os institutos jurdicos estabelecer seu exato conceito. E como o Direito, em seu estado puro, apenas ideia, o nico veculo de que dispe para comunicar-se com o universo exterior a palavra. Logo, todo conceito de institutos jurdicos deve comear a ser buscado pelo significado das palavras que lhe traduziro a ideia e terminar pelas palavras que a traduzirem com o mximo de aproximao de seu propsito cientfico e sentido tcnico. Tratando-se de princpio, o sentido comum que nos comunicam os dicionrios de origem, comeo, ponto de partida ou causa primria dos fenmenos da vida. Como normal ocorrer, o significado cientfico de princpio se aproxima ou mesmo se identifica com seu sentido semntico. Assim que, para Cretella Junior, o princpio cientfico [...] toda proposio, pressuposto de um sistema, que lhe garante a validade, legitimando-a da concluir o mesmo autor que [...] o princpio o ponto de referncia de uma srie de proposies, corolrios da primeira proposio, premissa primeira do sistema (CRETELLA JUNIOR, 1989, p. 6). Se descermos da macroviso da cincia como um sistema global para a viso localizada de um de seus segmentos o Direito , vemos que o significado jurdico de princpio mantm sua identidade com o do substantivo comum, na medida em que podemos entend-lo como ideia inicial de sustentao da estrutura sistmica do Direito. Se aproximarmos a viso da cincia jurdica at um dos ramos de sua expanso o Direito Processual , ainda a encontramos o conceito de prin-

www.acheiconcursos.com.br

cpio identificado com a ideia comum de ponto de partida de um fenmeno cientfico, seguramente expresso na lio de Cintra, Dinamarco e Grinover: [...] preceitos fundamentais que do forma e carter aos sistemas processuais (CINTRA et al., 1974, p. 51). Chegando, por fim, microviso de um dos sub-ramos internos do Direito Processual o do Trabalho , ainda veremos o encontro do conceito jurdico e do conceito comum de princpio, assim exprimido pelos mesmos autores supracitados: [...] preceitos fundamentais que do forma e carter a um sistema processual. (CINTRA et al., 1974, p. 51). De tudo se conclui que o ideograma do princpio, seja no sistema amplificado do Direito Processual, seja no sistema reduzido do Direito Processual do Trabalho, atua como o alicerce ou a fundao sustentadora da estrutura visvel das construes. Por isso mesmo, o conjunto de ideias integradas constituintes de seu todo merece, de autores como Wagner D. Giglio (2000), a denominao de fundamentos (do Direito ou, em nosso caso especfico, do Direito Processual do Trabalho).

Funes
A cincia, tanto em sua viso global quanto na viso de suas partes ou ramos, tem uma constituio orgnica, de vez que se destina a exercer mltiplas funes alimentadoras do tecido social. O princpio (aqui circunscrito viso especfica do Direito) um de seus mltiplos rgos a cujo cargo esto trs funes essenciais, muito bem descritas e analisadas, entre outros, por Pl Rodriguez (1978) e Luiz de Pinho Pedreira da Silva (2002). Informativa, na medida em que ilumina a inteligncia do legislador com as bases para a criao do ordenamento jurdico. Segundo citao de Adolfo Gelsi Bidart por Pl Rodriguez (1978, p. 17),
[...] os princpios esto na base de toda disciplina que a inspiram (penetram no mago), fundamentam (estabelecem a base) e explicam (indicam a ratio legis) as diversas formas concretas que constituem a estrutura normativa do direito positivo de cada pas.

Normativa, na medida em que proporciona a integrao do direito, suprindo a ausncia de normas. Interpretativa, na medida em que molda critrios de orientao do juiz ou do intrprete para a compreenso do direito e da norma.

www.acheiconcursos.com.br

Assim, por meio de uma ou vrias ideias bsicas, o princpio forma o lastro de solidez da Cincia Jurdica, em seu todo e em seus ramos, respondendo por sua vitalidade com a discrio das fundaes que, subjacentes, so, no entanto, o sustentculo dos grandes edifcios.

Sistematizao
Segundo nosso modo pessoal de sistematizar o estudo dos princpios, tendo em mira o Direito Processual do Trabalho, eles se estratificam em quatro estamentos, respectivamente ocupados pelos princpios-tronco, pelos princpios constitucionais do processo, pelos princpios gerais do processo e pelos princpios peculiares do processo trabalhista. Deles separamos, todavia, as regras complementares a que denominamos tcnicas de procedimento, geralmente arroladas ora como princpios gerais, ora como princpios peculiares de algumas das ramificaes especficas da teoria geral do processo. Faamos a anlise sinttica de cada um dos mais salientes integrantes de cada estamento, por seu carter e funo prprios.

Princpios-tronco
Lgico: destinado a inspirar a escolha de meios rpidos e eficazes de levantar a verdade e evitar o erro para a soluo dos conflitos de interesse. Realiza-se, na prtica, por meio da disponibilidade de uma bem coordenada estrutura de atos processuais e de fcil inteligncia para manipulao pelos jurisdicionados. Econmico: tem o objetivo de dar a todos uma acessibilidade eficaz ao processo. Realiza-se, na prtica, em dois sentidos de poupana de tempo, graas simplicidade dos atos, conversvel em rapidez na soluo dos conflitos, e de dinheiro, graas ao enxugamento dos custos at o nvel zero para os juridicamente miserveis. Poltico: destinado a tornar mais eficaz o processo por meio do mximo de garantia social com o mnimo de sacrifcio pessoal dos jurisdicionados.

www.acheiconcursos.com.br

Realiza-se, na prtica, graas segurana de encaminhamento e discusso das pretenses jurdicas com justa distribuio da prestao jurisdicional. Jurdico: tem o objetivo de tornar mais eficaz o processo por meio da igualdade no combate e justia no julgamento. Realiza-se, na prtica, graas igualdade de todos perante a lei e de tratamento pelo processo. Sublinhamos, propositalmente, em cada um deles a presena da preocupao com um processo de carter eficaz, na plenitude do sentido desse substantivo, de produzir efeito real, positivo. Vista a suma de seu contedo, compreende-se a categorizao a eles dada de princpios-tronco: que lhes cabe centralizar ideias irradiadoras de garantias, que se espalharo ao feitio de seiva nutriente pelas ramificaes dos sistemas processuais, atingindo a todos indistintamente.

Princpios constitucionais
Assim os batizamos porque, embora se destinem a dar forma e carter a sistemas processuais, suas nascentes esto no Direito Constitucional, muito bem conceituado por Edgard de Brito Chaves Jnior (1988, p. 142) como direito-sntese de todos os demais ramos da Cincia Jurdica. Querem eles dizer, resumidamente, que se segue imediatamente.

Juzo e promotor natural (...)


Nenhum litgio poder ser apreciado sem prvia existncia legal de juzo determinado para isso. Por contraposio, significa que nenhum sistema processual E CONTM APENAS UM TRECHO DO CONTEDO ORIGINAL. tolera a criao de tribunais especiais, de exceo, portanto, adrede criados para O DESENVOLVIMENTO DA MATRIA CONTINUA POR MAIS impor o poder jurisdicional do Estado em situaes escolhidas, o que muito PGINAS ocorrer nos regimes polticos autoritrios. Conforme Nelson Nery comum deNA APOSTILA COMPLETA, QUE VOC PODER OBTER EM p. 58), [...] tribunal de exceo aquele Junior (1992,http://www.acheiconcursos.com.br . designado ou criado por deliberao, legislativa ou no, para julgar determinado caso e est cristalizado no artigo 5., XXXVII, da Constituio Federal (CF) brasileira.
ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA

A ideia do promotor natural a verso do que acabou de ser visto, com vistas ao rgo acusador, que no pode ser designado, de modo preconcebido, para provocar ao persecutria de qualquer cidado.

www.acheiconcursos.com.br PRINCPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO - QUESTES COMENTADAS


01. (NOSSA CAIXA, F CC- Advogado - 2011 ) Mirto, juiz de direito, indignado com determinadas situaes que esto ocorrendo na empresa Z, gostaria de instaurar reclamao plrima trabalhista. Porm, h um princpio que impede que o magistrado instaure de ofcio o processo trabalhista. Tratase especificamente do princpio a) da imparcialidade do juiz. b) do devido processo legal. c) do contraditrio. d) dispositivo. e) inquisitrio. 02. (T RT-4 REGIO, FCC - T cnico Judicirio - 2011) Em determinada reclamao trabalhista, a empresa reclamada apresentou defesa em audincia. Aps a apresentao da defesa, o advogado do reclamante pretende aditar o seu pedido. Neste caso o aditamento a) no ser mais possvel em ateno ao princpio da perpetuatio jurisdictionis. b) no ser mais possvel em decorrncia do princpio da estabilidade da lide. c) no ser mais possvel, obedecendo-se ao princpio da instrumentalidade. d) ser possvel se a parte reclamada for novamente intimada em obedincia ao princpio do contraditrio. e) ser possvel independentemente de nova intimao da parte reclamada, em obedincia ao princpio da verdade real.
03. (TRT 24 Regio, FCC - Tcnic o Judicirio - 2 011) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, os Juzos e Tribunais do Trabalho tero ampla liberdade na direo do processo e velaro pelo andamento rpido das causas, podendo determinar qualquer diligncia necessria ao esclarecimento delas. Este dispositivo retrata especificamente o princpio

a) da instrumentalidade. b) dispositivo. c) da estabilidade da lide. d) inquisitivo. e) da perpetuatio jurisdictionis. 04. (TRT 12 Regio, FCC - Analista Judicirio - 2010) O princpio que dispe que a competncia fixada no momento em que a ao proposta, sendo irrelevantes as modificaes do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, exceto quando suprimirem rgo judicirio ou alterarem a competncia em razo da matria ou da hierarquia, especificamente o princpio a) da estabilidade da lide. b) da perpetuatio jurisdictiones. c) da inafastabilidade de jurisdio. d) do devido processo legal. e) do Juiz natural. 05. (TRT-23 REGIO, F CC - Analista Judicirio - 2007 ) O art. 5, XXXVII da Constituio Federal dispe que no haver juzo ou tribunal de exceo. Esse dispositivo consagra, em relao jurisdio, o princpio a) da especializao. b) da improrrogabilidade da jurisdio. c) da indeclinabilidade da jurisdio.
12

www.acheiconcursos.com.br
d) do juiz natural. e) da indelegabilidade da jurisdio.

GABARITO E COMENTRIOS 01. D O Princpio da Imparcialidade do Juiz significa que na justa composio do conflito de interesses entre as partes o juiz dever ser imparcial em seu julgamento. A Constituio Federal, para efetivar esta imparcialidade, confere magistratura (art. 95) garantias especiais: > O Princpio do Devido Processo Legal (art. 5, LIV da CF/88) garante que ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. > O Princpio do Contraditrio (art. 5, LV da CF/88) implica na bilateralidade de ao e do processo. Assim, quando uma parte apresenta uma prova, a outra parte poder manifestar-se sobre a prova apresentada. > O Princpio Dispositivo ou da Demanda , tambm, chamado de princpio da inrcia da jurisdio porque a parte interessada dever provocar a tutela jurisdicional quando sentir-se lesada ou ameaada em relao a algum direito. Assim, o juiz no poder instaurar a ao de ofcio, ou seja, ele dever ser provocado pelas partes. Importante mencionar que este princpio est presente no processo civil, porque a FCC tem abordado princpios do processo civil aplicveis ao processo do trabalho.
Art. 2 do CPC. Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais.

(...) A expresso nemo iudex sine actore tambm reflete o princpio do inquisitivo e significa dizer que sem autor no h jurisdio.
No se pode deixar de mencionar que h no processo do trabalho excees a este princpio ESTE exemplo, o art. 878 da CLT, que permite que DA APOSTILA. como, por UM MODELO DE DEMONSTRAO a execuo seja promovida de ofcio pelo juiz. Relembremos, ento, outros princpios importantes do ASSUNTO O GABARITO INTEGRAL DAS QUESTES DESTEprocesso civil aplicados ao processo do trabalho: > Princpio Inquisitivo ou do Impulso Oficial: est consagrado no art. 262 do CPC. No processo do OBTER art. http://www.acheiconcursos.com.br . trabalho o EM 765 da CLT permite ao juiz determinar qualquer diligncia necessria ao esclarecimento das causas, o que caracteriza o impulso oficial. Art. 262 do CPC. O processo civil comea por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial. > Princpio da Instrume ntalidade: o processo no um fim em si mesmo, mas um instrumento da Justia. Assim, o processo dever estar a servio do direito material, sendo um instrumento para a realizao deste. O princpio da instrumentalidade tambm conhecido como princpio da finalidade, segundo o qual quando a lei prescrever determinada forma, sem cominar nulidade, o juiz considerar vlido o ato, se realizado de outro modo lhe alcanar a finalidade (artigos 154 e 244 do CPC). > Princpio da Impugnao Espe cificada: este princpio est presente no art. 302 do CPC estabelecendo que caber ao ru manifestar-se sobre os fatos narrados na petio inicial, sob pena de serem considerados verdadeiros os fatos no impugnados. O nus atribudo ao ru somente no ocorrer: a) Quando no for admitida a confisso a respeito dos fatos no impugnados. b) Quando a petio inicial no estiver acompanhada do instrumento pblico que a lei considerar da
13

ESTO APENAS NA APOSTILA COMPLETA QUE VOC PODER

www.acheiconcursos.com.br

Princpios gerais e a aplicao subsidiria do CPC

Conceitos
Os Princpios so formas de integrao da norma jurdica, isto porque eles atuam como fonte de integrao destas normas objetivando suprir as lacunas existentes. Lembre-se que o juiz no poder eximir-se de sentenciar alegando estas mesmas omisses ou lacunas nas normas jurdicas. O art. 769 da CLT autoriza a aplicao subsidiria do Direito Processual Civil ao Direito Processual do Trabalho, como fonte subsidiria para suprir lacunas ou omisses. Apenas ressalta tal artigo que a aplicao somente ser possvel quando no colidir com os princpios e com as normas de Direito Processual do Trabalho. Para o jurista Norberto Bobbio os princpios so normas, observem: normas fundamentais ou generalssimas do sistema, as normas mais gerais. A palavra princpios leva a engano, tanto que velha questo entre os juristas se os princpios gerais so normas. Para mim no h dvida: os princpios gerais so normas como todas as outras. Para sustentar que os princpios gerais so normas os argumentos so dois, e ambos vlidos: antes de mais nada, se so normas aquelas das quais os princpios gerais so extrados, atravs de um procedimento de generalizao sucessiva, no se v p que no devam ser normas tambm eles: se abstraio da espcie animal obtenho sempre animais e no flores ou estrelas. Em segundo lugar, a funo para a qual so extrados e empregados a mesma cumprida por todas as normas, isto a funo de regular um caso. E com que finalidade so extrados em caso de lacuna? Para regular um comportamento noregulamentado: mas ento servem ao mesmo escopo a que servem as normas expressas. E por que no deveriam ser normas? Art. 769 da CLT - Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas deste Ttulo.

16

www.acheiconcursos.com.br

importante j mencionar que em relao ao processo de execuo a lei dos executivos fiscais ser utilizada como fonte subsidiria conforme estabelece o art. 889 da CLT. E, tambm que o art. 882 da CLT determina a prevalncia do CPC em relao ordem de nomeao de bens penhora. Art. 889 da CLT - Aos trmites e incidentes do processo da execuo so aplicveis, naquilo em que no contra vierem ao presente Ttulo, os preceitos que regem o processo dos executivos fiscais para a cobrana judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica Federal. Art. 882 da CLT - O executado que no pagar a importncia reclamada poder garantir a execuo mediante depsito da mesma, atualizada e acrescida das despesas processuais, ou nomeando bens penhora, observada a ordem preferencial estabelecida no art. 655 do Cdigo de Processo Civil.

17

www.acheiconcursos.com.br CLT CONSOLIDAO DAS LEIS TRABALHISTAS (COMENTADA) DECRETO-LEI N. 5.452, DE 1 DE MAIO DE 1943
Devidamente atualizado at OUTUBRO/2012 TTULO X DO PROCESSO JUDICIRIO DO TRABALHO CAPTULO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 763 - O processo da Justia do Trabalho, no que concerne aos dissdios individuais e coletivos e aplicao de penalidades, reger-se-, em todo o territrio nacional, pelas normas estabelecidas neste Ttulo. Comentrios: A CLT, alm de ter-se referido ao direito material do trabalho, registrou em seu texto normas afetas ao processo do trabalho. Talvez no tenha sido to detalhista quanto foi nos captulos sobre o contrato de trabalho e seus ttulos consectrios, por isso delegou ao Cdigo de Processo Civil a funo de subsidiar o Texto Consolidado, no se obrigando a uma codificao de normas procedimentais especficas ao andamento das aes no Judicirio Trabalhista.

Art. 764 - Os dissdios individuais ou coletivos submetidos apreciao da Justia do Trabalho sero sempre sujeitos conciliao. 1 - Para os efeitos deste artigo, os juzes e Tribunais do Trabalho empregaro sempre os seus bons ofcios e persuaso no sentido de uma soluo conciliatria dos conflitos. 2 - No havendo acordo, o juzo conciliatrio converter-se- obrigatoriamente em arbitral, proferindo deciso na forma prescrita neste Ttulo. 3 - lcito s partes celebrar acordo que ponha termo ao processo, ainda mesmo depois de encerrado o juzo conciliatrio. Comentrios: A conciliao um princpio do processo do trabalho, que se materializa durante o rito procedimental, especificamente quando o juzo a oferece em duas fases distintas: ao iniciar a audincia e aps as partes aduzirem razes finais, sem prejuzo de ser apresentada em qualquer momento do processo, inclusive na fase de execuo. E, como princpio processual, marca o interesse do Judicirio em evitar a lide ao definir a participao contundente do juzo na busca de uma soluo pacfica da demanda. A transao um contrato civil, previsto no Estatuto Bevilqua (art. 840 do CCB); trata-se de matria vinculada ao direito das obrigaes. A transao se convalida com o interesse das partes em transigir direitos. Como um contrato civil, aperfeioa-se extrajudicialmente, ou seja, fora do juzo, e tambm em meio a um processo. O acordo nada mais do que a transao realizada sub judice, ou melhor, durante o desenvolvimento de um processo. Ali, ela se materializa na figura do acordo judicial, sendo simplesmente uma transao que se realiza perante um juzo, e este a homologa, conferindo-lhe poder de coisa julgada.

Art. 765 - Os Juzos e Tribunais do Trabalho tero ampla liberdade na direo do processo e velaro pelo andamento rpido das causas, podendo determinar qualquer diligncia necessria ao esclarecimento delas. Comentrios: A direo do processo do trabalho conferida ao juiz presidente da Vara do Trabalho na qual tramita o feito. Este poder diretivo lhe permite ampla liberdade de atuao na conduo do processo, bem como viabiliza os atos dirigidos no sentido de esclarecer a demanda da qual responsvel.
18

www.acheiconcursos.com.br
O Texto Consolidado confere poderes ao magistrado de agir com rapidez na soluo dos conflitos, permitindo que o juzo afaste os atos considerados procrastinatrios e desnecessrios aos esclarecimentos dos feitos sob a sua tutela.

Art. 766 - Nos dissdios sobre estipulao de salrios, sero estabelecidas condies que, assegurando justos salrios aos trabalhadores, permitam tambm justa retribuio s empresas interessadas. Comentrios: A tendncia do juzo em relao ao conflito deve ser, como sempre, imparcial, porm tendente a considerar que os salrios so elementos fundamentais sobrevivncia de uma empresa. Primeiro, no sentido de preserv-la de um nus superior ao seu limite de adimplir obrigaes, e, segundo, na proporo de uma paga justa ao empregado, que permitir, com o seu trabalho, a continuidade dos servios com qualidade e produtividade. A Justia do Trabalho tem o dever de defender os interesses dos trabalhadores, inclusive, quando esses possveis erros so decorrentes de atos do prprio governo. Observado que os ajustes salariais determinados pelo governo competente restaram prejudicando os trabalhadores e constatado que o direito se havia incorporado ao patrimnio jurdico do empregado, qualquer prejudicado poder acionar a empresa em que trabalha ou trabalhou junto Justia do Trabalho. Esta julgar pela condenao das diferenas salariais devidas, impondo empresa o nus de quitar essas dvidas. Nesse caso, o governo culpado no acionado e sim o real empregador, que, pela responsabilidade objetiva contratual, restar arcando com as despesas impostas pelos referidos planos. H casos adversos que se exemplificam pela Smula 315 do TST. As agresses reincidentes e inescusveis aos direitos trabalhistas geram um dano sociedade, assim considerando afetada a estrutura do Estado Social e do modelo capitalista com a obteno de vantagem indevida perante a concorrncia por reconhecido o "dumping social" que motiva a reao do Judicirio para corrigir a anomalia acusada, tambm, prescrita nos arts. 186, 187 e 927 do Cdigo Civil e impingindo ao suposto agressor indenizao suplementar prevista nos termos dos arts. 652 e 832 da CLT.

Art. 767 - A compensao, ou reteno, s poder ser arguida como matria de defesa. Comentrios: (...) Trata-se de matrias afetas ao direito material do trabalho, especificamente ligadas aos ttulos contratuais que j foram pagos pelo empregador, mas requeridos pelo empregado, ou aqueles retidos e no quitados por achar o empregador indevido perante outras dvidas ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA com o empregado, como a resciso negativa de um contrato de trabalho (termo de resciso em que os valores devidos recaem Esobre a figuraAPENAS UM TRECHO DO CONTEDO ORIGINAL. CONTM do empregado). Todas as pagas realizadas pelo empregador ou POR e no O DESENVOLVIMENTO DA MATRIA CONTINUAdevidasMAIS quitadas s podero ser

PGINAS NA APOSTILA COMPLETA, QUE VOC reconveno, ou seja, de uma ao do argumentos sejam levados a sua apreciao por meio de PODER empregador http://www.acheiconcursos.com.br . OBTER EMque se contrape a outra ao movida pelo empregado.

apresentadas em juzo na contestao. Assim, o legislador do Texto Consolidado evita que tais

Tais matrias sero comparadas e analisadas em uma mesma lide, permitindo que o juiz da causa promova o entrelaamento de fatos que comprovem o que, realmente, tenha sido quitado ou no.

Art. 768 - Ter preferncia em todas as fases processuais o dissdio cuja deciso tiver de ser executada perante o Juzo da falncia. Comentrios: A "Lei de Recuperao de Empresas" (Lei 11.101/2005) traz ao mundo jurdico uma concepo renovada sobre o conceito de falncia, doravante, traduzido por recuperao. Tais mudanas modificam, sobremaneira, a rotina das empresas acionadas na Justia do Trabalho, ocasio em que se verificam mantidas as preferncias aos crditos de natureza trabalhista. Entrementes, ser fixado um perodo de suspenso do processo de recuperao na justia competente
19

www.acheiconcursos.com.br APLICAO SUBSIDIRIA DO CPC AO PROCESSO DO TRABALHO QUESTES COMENTADAS


01. (TRT-6 Regio, FCC - 2006) fonte subsidiria do processo do trabalho a) o Cdigo de Processo Penal. b) o Cdigo de Processo Civil. c) a Lei de Recuperao de Crditos. d) o Estatuto dos Servidores Pblicos. e) o Cdigo Comercial. 02. (TRT-15 REGIO, FCC - Analista judicirio - 2004) O direito processual comum a) fonte autnoma do direito processual do trabalho, prevalecendo sobre suas normas em caso de dvida. b) fonte subsidiria do direito processual do trabalho, nos casos omissos, exceto naquilo em que for incompatvel com suas normas. c) fonte heternoma do direito processual do trabalho, prevalecendo sempre sobre suas normas. d) fonte subsidiria do direito processual do trabalho, nos casos omissos, mesmo naquilo em que for incompatvel com suas normas. e) no pode ser aplicado como fonte subsidiria do direito processual do trabalho.

GABARITO E COMENTRIOS 01. B As principais regras de processo do trabalho so encontradas na CLT. No entanto, a prpria CLT admite a utilizao subsidiria do Cdigo de Processo Civil, em seu art. 769: Art. 769 - Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas deste Ttulo. Logo, ser permitida a utilizao de institutos do direito processual civil no processo do trabalho, desde que a CLT seja omissa sobre a matria e que haja compatibilidade com os princpios do direito processual do trabalho. 02. B O Direito Processual Civil fonte subsidiria do Direito Processual do trabalho nos casos de omisso das normas processuais trabalhistas, bem como de compatibilidade com os princpios e institutos do Direito Processual do Trabalho. Assim, estabelece o art. 769 da CLT. Art. 769 da CLT. Nos casos omissos, o direito processual com um ser fonte subsidiria do direito O GABARITO INTEGRAL DAS em que for incompatvel ASSUNTO processual do trabalho, exceto naquilo QUESTES DESTEcom as normas deste Ttulo.

(...)

ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA.

ESTO relao NA APOSTILA COMPLETA Processo Civil as bancas DICA: EmAPENAS aplicao subsidiria do Cdigo deQUE VOC PODER cobram muito dois artigos: o art. 889 e o art. 882 da CLT.
importante j mencionar que em relao ao processo de execuo a lei dos executivos fiscais ser utilizada como fonte subsidiria conforme estabelece o art. 889 da CLT. E, tambm que o art. 882 da CLT determina a prevalncia do CPC em relao ordem de nomeao de bens penhora. Art. 889 da CLT. Aos trmites e incidentes do processo da execuo so aplicveis, naquilo em que no contra vierem ao presente Ttulo, os preceitos que regem o processo dos executivos fiscais para a cobrana judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica Federal. Art. 882 da CLT. O executado que no pagar a importncia reclamada poder garantir a execuo mediante depsito da mesma, atualizada e acrescida das despesas processuais, ou nomeando bens penhora,observada a ordem preferencial estabelecida no art. 655 do Cdigo de Processo Civil.

OBTER EM http://www.acheiconcursos.com.br .

21

www.acheiconcursos.com.br

Organizao judiciria trabalhista e investidura dos juzes


Jos Augusto Rodrigues Pinto

rgos da jurisdio trabalhista


Origem
A origem mais remota dos rgos destinados a arbitrar os conitos do trabalho com o formato que vieram a ter no Brasil, at extinguir-se a representao classista, parece encontrar-se nos Conseils de Prudhommes, inspirao medieval robustecida com as novas relaes entre empregados e patres criadas pela Revoluo Industrial. Elas foraram o interesse do Poder em disciplin-las mediante as primeiras regras formais para encaminhamento de soluo dos conitos e tiveram uma ideia que merece maior realce: conferir aos prprios sujeitos afetados pelo conito a oportunidade de discutir e decidir sua soluo, mas, sobretudo, de negoci-la. Nesse sentido, foi a primeira experincia de nosso ordenamento positivo, surgida em mbito estadual com a Lei 1.869, de 10 de outubro de 1922, que criou, em So Paulo, os tribunais rurais para conhecer os dissdios individuais entre os fazendeiros e seus trabalhadores subordinados, colocando, ao lado do Juiz de Direito da Comarca, um representante de cada faco do conito. Embora a experincia no tenha fruticado, decerto por ainda faltarem, poca, as condies sociais e econmicas desejveis, essa origem passou para o plano federal quando o governo revolucionrio de 1930 criou, em paralelo ao novel Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio, dois rgos administrativamente subordinados ao titular da Pasta, voltados para a soluo dos dissdios individuais e coletivos do trabalho, as Juntas de Conciliao e Julgamento e as Comisses Mistas, por volta de 1932.

22

www.acheiconcursos.com.br

Evoluo
A evoluo desses rgos foi mais ativa durante toda aquela dcada, que praticamente nos legou o formato atual da Justia do Trabalho. Seus passos podem ser seguidos por meio de alguns textos legais de maior importncia histrica. Assim que, em 1934, a Constituio Federal (CF) ento promulgada, de ndole sabidamente socialista, institucionalizou uma Justia especializada do trabalho, ainda que no a inserisse no quadro constitucional do Poder Judicirio (art. 22). A Carta de 1937 no repetiu o dispositivo, porm, em sua vigncia, o Decreto-Lei 1.237/37 (vigente a partir de 1. de maio de 1940 e regulamentado pelo Decreto-Lei 5.596, de 12 de dezembro de 1940) deu Justia do Trabalho, alm de sua prpria denominao, toda uma estrutura de organizao judiciria autnoma competente para dirimir os litgios do trabalho. A queda do Estado Novo, junto com o fascismo europeu, ao trmino da Segunda Grande Guerra, ensejou ao governo provisrio instalado na transio para o estado de direito democrtico estender formalmente as garantias constitucionais da magistratura nacional Justia do Trabalho, que j existia, de fato, nos termos do Decreto-Lei 9.797, de 9 de setembro de 1946. Por m, a Justia do Trabalho consolidou-se, de direito, como rgo do Poder Judicirio ao ser promulgada a Constituio de 12 de outubro de 1946 (art. 94), e assim conservada, a despeito da profunda alterao morfolgica por que passou com a extino da representao classista paritria, pela Emenda Constitucional (EC) 24/99 Constituio de 1988. Durante esses seus pouco mais de 60 anos de existncia, adaptaes e alteraes, a Justia do Trabalho desempenhou um papel, historicamente reconhecido pela opinio popular e erudita, de importante fator de amortecimento das tenses sociais prprias de toda transio da escala de economia rural para industrial, resistindo s crticas e, mesmo, a algumas tentativas de faz-la desaparecer, reabsorvida pela Justia Estadual ou absorvida pela Justia Federal ordinria, que foi recriada no Brasil, em 1966, e integrada ao sistema judicirio nacional pela Constituio de 1967. Alis, a recriao da Justia Federal respondeu pelo nico retrocesso da Justia do Trabalho em sua marcha histrica, graas precisamente ao artigo 125, I, da EC 1, de 24 de janeiro de 1969, o qual, alterando a redao do artigo 199, I, da Constituio de 1967, determinou a competncia dos juzes federais para conhecer e julgar as causas trabalhistas em que fossem interessadas como partes, rs, assistentes ou opoentes, a Unio, suas autarquias e empresas pblicas, ressalvada

23

www.acheiconcursos.com.br

matria falimentar, eleitoral e militar. Felizmente, essa aberrao, que durante 12 anos lanou a sombra da dvida sobre a credibilidade dos juzes federais e do trabalho, foi removida pela Constituio de 1988. A tendncia evolutiva da Justia do Trabalho sinaliza para sua expanso, junto com o prprio direito material do trabalho, no sentido de incumbir-se da soluo de todos os conitos oriundos de relaes de trabalho e no simplesmente de emprego.

Classificao
O aparato da Justia do Trabalho composto de dois conjuntos de rgos de funcionamento articulado, assim classicados: jurisdicionais, por disporem do poder de julgar; auxiliares (administrativos), por funcionarem sem poder de deciso, servindo de brao executivo dos mandados dos rgos jurisdicionais. So rgos jurisdicionais especicamente trabalhistas, que atuam distribudos em graus de exerccio do poder de dizer o direito (graus da jurisdio): Varas do Trabalho (1. grau ou grau inferior); Juzos de Direito (1. grau supletivo); Tribunais Regionais do Trabalho (2. grau superior); Tribunal Superior do Trabalho (2. grau superior ou extraordinrio trabalhista). O Juzo de Direito supletivo porque s tem atuao trabalhista nas reas territoriais em que no funcionar uma Vara do Trabalho. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) tido por muitos como ocupante de grau extraordinrio, por limitar sua atuao ao exame de recursos que veiculem matria estritamente jurdica de cumprimento de legislao federal e homogeneizao de jurisprudncia. Na estrutura examinada, a Vara do Trabalho ocupa o lugar anteriormente devido Junta de Conciliao e Julgamento, rgo colegiado no qual tinha assento, alm do juiz de direito representante do poder jurisdicional do Estado, um juiz representativo de cada classe em conito (econmica e trabalhadora). Essa representao foi extinta pela EC 24/99, consoante j foi assinalado.

24

www.acheiconcursos.com.br

Composio dos rgos jurisdicionais


A atual Vara do Trabalho rgo singular, ou seja, representado por um nico agente, que o Juiz do Trabalho (Substituto, se em exerccio, ou Titular, se na jurisdio plena). Trata-se de juiz de carreira, isto , cujo acesso ao cargo somente possvel por concurso pblico, e cuja progresso obedece a regras da Constituio. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) rgo coletivo, de nmero varivel de juzes, xado por lei federal, conforme as exigncias do movimento de processos. Sua composio tem trplice provenincia: magistrados de carreira, representantes do Ministrio Pblico e da Advocacia. A proporo participativa das faces de quatro quintos do total para os juzes de carreira e um quinto para os procuradores e advogados. O TST tambm rgo coletivo, atualmente composto por 27 juzes, com o ttulo de ministros (CF/88, art. 111-A; EC 45/2004). bom notar que esse nmero foi diminudo de 27, virtualmente restaurando os dez cargos de ministros classistas, extintos com a respectiva representao pela EC 24/99.
(...) Composio dos rgos auxiliares

Os UM auxiliares (Secretarias de Varas, Tribunais Regionais e TST) so ocuESTErgosMODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA pados por servidores integrantes efetivos do quadro geral da Justia do Trabalho, E CONTM APENAS UM TRECHO DO CONTEDO ORIGINAL. de DESENVOLVIMENTO legal prpria, compreendendo cargos e funes necesO acordo com estrutura DA MATRIA CONTINUA POR MAIS srios ao cumprimento de COMPLETA, QUE VOC PODER varivel, acompaPGINAS NA APOSTILA suas atribuies. Sua composio nha a envergadura do rgo jurisdicional, operando. sob a chea de um diretor OBTER EM http://www.acheiconcursos.com.br de secretaria, cuja funo de conana imediata da Administrao do Tribunal Regional, em relao a ele mesmo e s Varas do Trabalho, e do Tribunal Superior, no seu grau jurisdicional.

Investidura dos juzes e ministros


A investidura dos juzes e ministros submete-se a pequenas variaes de mecanismo, conforme o rgo de que se trate, como veremos a seguir.

25

www.acheiconcursos.com.br ORGANIZAO DA JUSTIA DO TRABALHO - QUESTES COMENTADAS


01. (TRT-6a REGIO, FCC - 2006) So rgos da Justia do Trabalho a) a Procuradoria da Justia do Trabalho, os Juzes do Trabalho, os Tribunais Federais do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho. b) os Juzes do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho e o Superior Tribunal de Justia. c) a Delegacia Regional do Trabalho, os Juzes do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho. d) os Juzes do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho e o Ministrio Pblico do Trabalho. e) os Juzes do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho. 02 (TRT-1 REGIO - 2004) So rgos da Justia do Trabalho: a) o Tribunal Regional do Trabalho, as Varas Federais e as Varas do Trabalho ou os Juzes de Direito. b) o Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho e as Varas do Trabalho. c) o Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho, as Varas do Trabalho, as Varas Federais e o Tribunal Regional Federal. d) o Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho e as Varas do Trabalho ou os Juzes de Direito. e) o Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho, as Varas do Trabalho ou os Juzes de Direito, as Varas Federais e o Tribunal Regional Federal.
a 03. (TRT-22 REGIO, FCC - 2004) So rgos da Justia do Trabalho:

a) Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho e as Varas do Trabalho e Tribunal Regional Federal. b) Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho e as Varas do Trabalho ou os Juzos de Direito. c) Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho, as Varas do Trabalho e as Delegacias Regionais do Trabalho. d) Superior Tribunal de Justia, os Tribunais Regionais do Trabalho, as Varas do Trabalho e o Ministrio Pblico do Trabalho. e) Superior Tribunal de Justia, os Tribunais de Justia e as Varas do Trabalho. 04. (TRT-18 REGIO, F CC - Tcnic o Judicirio - 2008 ) Os Tribunais Regionais do Trabalho compem-se de, no mnimo, sete juzes, recrutados, quando possvel, na respectiva regio, e nomeados pelo Presidente a) do respectivo Tribunal Regional do Trabalho. b) da Repblica. c) do Tribunal Superior do Trabalho. d) do Supremo Tribunal Federal. e) do Senado Federal. 05. (TRT-11 REGIO, F CC - 200 5) O texto da CLT menciona vrias vezes os vogais (juzes classistas), nomeados e empossados pelos Presidentes de Tribunais Regionais do Trabalho. Os vogais ou juzes classistas a) ainda subsistem, em algumas das Regies da Justia do Trabalho. b) no mais existem, em consequncia da extino da representao classista por emenda constitucional. c) deixaram de existir por fora de revogao de artigos da CLT, por lei ordinria.
29

www.acheiconcursos.com.br
d) foram extintos por medida provisria. e) desapareceram em consequncia de deciso do TST, mantida pelo STF. 06. (TRT-1a REGIO - 2003) Leia com ateno as assertivas abaixo. I. A Emenda Constitucional n 24, de 9/12/99, extinguiu a representao classista na Justia do Trabalho, instituindo, outrossim, o juiz singular nas Varas do Trabalho. II. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de dezessete ministros, dos quais onze escolhidos dentre juzes dos Tribunais Regionais do Trabalho, integrantes de carreira de magistratura trabalhista, trs dentre advogados e trs dentre membros do Ministrio Pblico do Trabalho. III. O Tribunal Regional do Trabalho da P Regio no possui seo especializada em dissdios individuais. Sobre as assertivas acima, pode-se dizer que: a) I, II e III esto corretas. b) I e II esto corretas. c) II e III esto corretas. d) I e III esto corretas. e) apenas I est correta.

GABARITO E COMENTRIOS 01. E Questes sobre este assunto so recorrentes em concursos pblicos, qualquer que seja o cargo almejado. A Constituio Federal, em seu art. 111, elenca os rgos da Justia do Trabalho: Art. 111 - So rgos da Justia do Trabalho: I - o Tribunal Superior do Trabalho; II - os Tribunais Regionais do Trabalho; III - Juzes do Trabalho. Na CLT, o artigo que trata da matria o 644: Art. 644 - So rgos da Justia do Trabalho: a) o Tribunal Superior do Trabalho; b) os Tribunais Regionais do Trabalho; c) as Juntas de Conciliao e Julgamento ou os Juzos de Direito. Embora a CLT ainda mencione as Juntas de Conciliao e Julgamento, estas foram extintas pela Emenda Constitucional n 24/99, quando criadas as Varas do Trabalho. Segundo o art. 1 da EC (...) n 24/99: Art. 1 - Os arts. 111, 112, 113, 115 e 116 da Constituio Federal passam a vigorar com a seguinte redao: UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA. ESTE "Art. 116. Nas Varas do Trabalho, a jurisdio ser exercida por um juiz singular." O GABARITO INTEGRAL DAS QUESTES DESTE ASSUNTO Desta forma, tambm correto considerar como rgos da Justia do Trabalho as Varas do ESTO em substituio s Juntas de Conciliao e QUE VOC entanto, existem divergncias Trabalho, APENAS NA APOSTILA COMPLETAJulgamento. NoPODER sobre esteEM http://www.acheiconcursos.com.br . por exemplo, pelo Cespe/UnB. OBTER ltimo entendimento, no sendo o atualmente adotado, Correta a opo E, que repete o teor do art. 111 da Constituio Federal. 02. D Vide comentrio da questo 01.
30

www.acheiconcursos.com.br

Jurisdio e competncia trabalhista


Jos Augusto Rodrigues Pinto

Jurisdio e competncia
Identidade e distines conceituais
Poder parecer inicialmente paradoxal a armao de que jurisdio e competncia so um mesmo instituto jurdico, embora sendo conceitualmente distinguidas. Esta, porm, a verdade que transluz de uma cuidadosa reexo. Efetivamente, jurisdio se dene como [...] o poder de que todo juiz investido pelo Estado para dizer o direito nos casos concretos submetidos a sua deciso, conforme o ensinamento, por exemplo, de Wagner D. Giglio (2003, p. 27). Sinteticamente, o poder de julgar, conforme Coqueijo Costa (1986, p. 23). Tem, assim, a jurisdio uma acepo objetiva, como terreno de atuao especca de poder estatal o Judicirio e outra, subjetiva, como atividade tpica dos juzos e juzes, respectivamente rgos e agentes investidos do poder de declarar o direito. , ento, possvel entender que todo juzo dotado do mesmo poder pelas leis de organizao judiciria. Mas, quando se trata de exerc-lo efetivamente, as leis processuais distinguem a medida da atuao de cada rgo e agente. Da que surge a concepo da competncia como a medida da jurisdio, segundo resumiu magnicamente Joo Mendes de Almeida Junior (1918), que resulta em dividir-se o exerccio do poder comum entre os rgos e agentes nele investidos, de modo a obter sua efetividade. Isso nos d a denio da competncia como sendo a jurisdio organizada para alcanar a ecincia de seu exerccio, e torna claramente inteligvel estarmos diante de duas manifestaes de um s fenmeno. Mais ainda, que

33

www.acheiconcursos.com.br

a nica distino entre ambas a que se pode fazer entre gnero (jurisdio) e espcie (competncia), ou entre continente e contedo o que permitiu ao grande Eduardo J. Couture reetir com toda lucidez que [...] todos os juzes tm jurisdio, mas nem todos tm a competncia para conhecer de determinada questo (1974, p.29). Em consequncia, passamos a poder distinguir jurisdio e competncia como elos de integrao entre dois sistemas legais, o da organizao judiciria, que trata dos rgos com poder de dizer o direito, e o do processo, que fornece a esses rgos o instrumental para conhecer e decidir os conitos de interesse jurdico.

Alcance da jurisdio da Justia do Trabalho


A jurisdio da Justia do Trabalho tem alcance federal, pois seu poder de dizer o direito se estende sobre todos os dissdios de interesse entre sujeitos de relaes jurdicas envolvendo matrias denidas como trabalhistas. Entretanto, seu exerccio se realiza de acordo com a diviso legal da competncia, que identica, por diferentes critrios de determinao, a medida em que cada rgo dever atend-lo, com excluso dos demais. Dessa diviso emana a determinao da competncia de cada rgo jurisdicional, conforme cada um dos modos de manifestar-se.

Manifestaes da jurisdio por meio da competncia


Fundamentais
So quatro as manifestaes fundamentais do exerccio da jurisdio por meio da competncia, como est abaixo. Material (ex ratione materiae), que delimita a atuao do juzo de acordo com a natureza do contedo da relao de Direito Material que deu lugar relao jurdica de processo, o que levou Coqueijo Costa (1986, p. 34) a dizer, com muita propriedade prtica, que existem vrias Justias , referindo-se Justia Criminal, Federal, do Trabalho etc. Pessoal (ex ratione personae), que delimita a atuao do juzo de acordo com a qualidade dos sujeitos da relao de Direito Material em conito. Ordinariamente, h uma interao entre esses sujeitos e seu negcio jur34

www.acheiconcursos.com.br

dico, de modo que, por exemplo, se a relao de natureza trabalhista, a competncia pessoal tambm trabalhista. Entretanto, razes de interesse social podem levar a considerar, por incluso, que sujeitos sem a qualidade de empregado e empregador tenham determinada a competncia em razo de suas pessoas, embora a matria de sua relao jurdica no seja trabalhista. Por exemplo, a relao de empreitada em que o empreiteiro seja operrio ou artce (CLT, art. 652, III). Ao contrrio, podem levar a considerar, por excluso, que matria de relao jurdica trabalhista tenha determinada a competncia fora da Justia do Trabalho, em considerao (s) pessoa(s) do negcio jurdico. Por exemplo, a relao de emprego em que fosse parte ou tivesse interesse a Unio, suas autarquias e empresas pblicas (CF/67 EC 1/69, art. 125, revogado pela Constituio de 1988). Funcional (atribuies), que delimita a atuao do juzo de acordo com o conjunto de atos para os quais lhe reconhecido o poder de pratic-los. Confunde-se, habitualmente, essa noo com outra, muito mais estreita, de que a competncia funcional se manifesta em razo da hierarquia dos rgos jurisdicionais que no a abrange por inteiro. Para que se veja bem todo o alcance da competncia funcional, sua delimitao tanto impede que uma Vara do Trabalho conhea de recurso ordinrio da competncia funcional do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) (a se estaria diante de competncia hierrquica), quanto que o TRT conhea de Reclamao Trabalhista da competncia da Vara do Trabalho (que no diz respeito competncia hierrquica). A determinao da competncia em razo das funes tem que ser entendida, portanto, por graus jurisdicionais (que so trs), por rgos jurisdicionais (encontrados em cada grau) e por agentes (os juzes que personalizam cada rgo do poder). Territorial, que delimita a atuao do juzo de acordo com o espao geogrco traado pela lei de organizao judiciria ou de processo. o modo mais eciente para aproximar o jurisdicionado do juzo, que deve merecer especial ateno em pases de dimenso continental como o nosso. Em nosso caso, deve ser considerada de acordo com os graus da jurisdio trabalhista, a exemplo das Varas do Trabalho, cuja lei federal de criao cria o raio geogrco de exerccio da jurisdio dos TRTs, que a Constituio Federal (CF) de 1988 prev a razo de um, no mnimo, por unidade federativa, mais o Distrito Federal, e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que a exerce sobre todo o territrio nacional (CF, art. 92, 2.).

35

www.acheiconcursos.com.br

Saliente-se que as trs primeiras manifestaes fundamentais da jurisdio tm natureza absoluta, sendo, portanto, inderrogveis, isto , no podem sofrer modicaes em sua determinao. A ltima delas, tendo natureza relativa, derrogvel nas condies autorizadas por lei (casos de conexo, continncia ou preveno e prorrogao) ou por vontade das partes (caso de foro de eleio).

Outras formas
So outras formas de manifestao da jurisdio por meio da competncia, igualmente importantes, mas de menor aplicao na prtica processual trabalhista, a internacional, que delimita [...] a atividade jurisdicional de um Estado soberano em relao a uma questo em que surgem fatos com ocorrncia em dois ou mais Estados (ALMEIDA, 1997); a interna, que delimita a atuao dos rgos jurisdicionais nacionais, dentro do seu territrio; a administrativa, que delimita a atuao dos rgos jurisdicionais no exerccio da chamada jurisdio voluntria ou graciosa, em que no h entrega de prestao jurisdicional; e a normativa, que delimita a atuao tpica dos Tribunais Regionais e do TST, com exerccio de funo legislativa representada pela criao de normas jurdicas a que se subordinaro, genrica e abstratamente, os segmentos prossionais ou econmicos por eles alcanados, em suas relaes individuais de trabalho.

Determinao da competncia territorial originria


O exerccio da jurisdio por meio da competncia ocorre por determinao legal originria ou derivada, conforme seja o rgo jurisdicional destinado a conhecer, inicialmente, o conito de interesse jurdico ou de conhec-lo em grau de recurso para reexame de deciso j proferida por outro, de grau inferior ou, excepcionalmente, do mesmo grau. Interessa, particularmente, ao Processo do Trabalho, a anlise da determinao originria territorial, tocante aos dissdios individuais, nas Varas do Trabalho, e aos coletivos, nos Tribunais Regionais ou no TST.

Dissdio individual (Vara do Trabalho)


A regra geral da determinao pela localidade da prestao do trabalho do empregado (CLT, arts. 650 e 651). O critrio se apoia no reexo do princpio da proteo do deciente econmico pelo Direito Material do Trabalho, levando em considerao ser mais cmodo para o trabalhador reclamar na localidade em que

36

www.acheiconcursos.com.br

trabalha, pois ali estar provavelmente no seu domiclio e mais perto das fontes de provas de que necessite. Trata-se de um critrio exatamente oposto ao do Cdigo de Processo Civil (CPC), que, como regra geral, determina-o pelo domiclio do ru (art. 94), levando em conta a sua comodidade. A regra geral da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) excepcionada em trs situaes, mas, ao contrrio do que se pode supor primeira vista, as excees se destinam tambm a resguardar o interesse do empregado em situaes atpicas, nas quais a prpria regra geral poderia prejudic-lo. A primeira exceo cuida do empregado viajante ou agente. Para o viajante, impossvel identicar uma localidade certa de prestao do trabalho, pois de sua essncia o deslocamento contnuo entre localidades diferentes. A melhor forma de beneci-lo teria que ser a coincidncia do foro da causa com o da sede da empresa (domiclio do empregador), que ser a localidade onde, de algum modo, o empregado centraliza sua vida pessoal e onde, com toda probabilidade, estar mais prximo dos elementos de prova em eventual dissdio com o empregador. Tanto isso verdade, que o dispositivo excepcional xou na localidade onde funcionar agncia ou lial da empresa que simples estabelecimento e no na sede desta que seu domiclio o foro da causa. Para os agentes, que so representantes da empresa, trabalhando sob subor(...) dinao jurdica, o legislador deve ter levado em conta o fato de que tambm eles se movimentam constantemente entre localidades. Entendemos, porm, que ESTE ser MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA este s UMseu caso quando prestarem servio em diversas localidades simultaneamente. Quando seUM TRECHO DO CONTEDO ORIGINAL. E CONTM APENAS tratar de agente ou representante trabalhando em estabelecimento em localidade xa, o foro de sua causa serMAIS estabelecimento O DESENVOLVIMENTO DA MATRIA CONTINUA POR o do a que estiver subordinado.COMPLETA, QUE VOCaPODER de 27 de outubro PGINAS NA APOSTILA Por m, observe-se que Lei 9.851, de 1999, aperfeioou a proteo dispensada ao viajante, agente ou representante OBTER EM http://www.acheiconcursos.com.br . determinando que, se no houver Vara do Trabalho na localidade do estabelecimento a que estiver subordinado, o empregado poder escolher entre reclamar no foro trabalhista de seu domiclio ou naquele do juzo especializado mais prximo. A segunda exceo diz respeito prestao de trabalho em agncia ou lial no exterior do pas. Cria ela um privilgio de foro exclusivamente para o trabalhador brasileiro, considerando ccionalmente que os servios sejam tidos como prestados na sede da empresa, atraindo o dissdio para a jurisdio brasileira, mesmo contrariando o princpio da territorialidade, pelo qual a lei e a jurisdio seriam as

37

www.acheiconcursos.com.br CLT CONSOLIDAO DAS LEIS TRABALHISTAS (COMENTADA) DECRETO-LEI N. 5.452, DE 1 DE MAIO DE 1943
Devidamente atualizado at OUTUBRO/2012 TTULO VIII DA JUSTIA DO TRABALHO CAPTULO I INTRODUO Art. 643 - Os dissdios, oriundos das relaes entre empregados e empregadores bem como de trabalhadores avulsos e seus tomadores de servios, em atividades reguladas na legislao social, sero dirimidos pela Justia do Trabalho, de acordo com o presente Ttulo e na forma estabelecida pelo processo judicirio do trabalho. 1 - As questes concernentes Previdncia Social sero decididas pelos rgos e autoridades previstos no Captulo V deste Ttulo e na legislao sobre seguro social. 2 - As questes referentes a acidentes do trabalho continuam sujeitas a justia ordinria, na forma do Decreto n. 24.637, de 10 de julho de 1934, e legislao subsequente.
o 3 A Justia do Trabalho competente, ainda, para processar e julgar as aes entre trabalhadores porturios e os operadores porturios ou o rgo Gestor de Mo-de-Obra - OGMO decorrentes da relao de trabalho.

Comentrios: A questo do dano moral decorrente de acidente do trabalho na Justia Laboral, apesar da Emenda Constitucional, continua sendo motivo de controvrsias, na medida em que h necessidade de fazer a distino de fato ou ato que decorram de ilcito por parte do empregador; quando afastada a hiptese da presena do INSS, a competncia da Justia do Trabalho. H exceo nos casos de ato ilegal absoluto, que no so da alada da Justia do Trabalho, quando as causas tm ilcito aquiliano tpico, exigindo, consequentemente, a aplicao de norma de direito civil, resultando da o direcionamento Justia Comum. Contudo, a Emenda Constitucional 45/2004, que alterou o art. 114 da Constituio, dispe que a Justia Trabalhista ser competente para processar e julgar as aes de indenizao por dano moral ou patrimonial quando resultantes da relao de trabalho (Smula 392 do TST, ex-OJ 327 da SBDI-1, DJ 09.12.2003). Observe-se que este posicionamento expresso pela Smula 392 do TST sobre o fato de o empregador incorrer em culpa ou dolo, por consequncia, tambm consolida a competncia da justia especializada para julgar as questes que tenham como causa o descumprimento de normas relativas a segurana, higiene e sade do trabalhador expressa na Smula 736 do STF, tempestivamente, acompanhando-se nos termos da lei civil nos arts. 186, 187, 205 e 927 da Lei 10.406/2002 que abarcam essa temtica. A Primeira Jornada de Direito Material e Processual na Justia do Trabalho, ocorrida em 21, 22 e 23 de novembro de 2007, promovida pelo TST e associaes de magistrados trabalhistas, restou propiciando importantes debates sobre temas ligados competncia do judicirio trabalhista aps a EC 45/2004. Em particular, esses debates se concentraram na atualizao de 79 enunciados que, aprovados, por resoluo posterior podero influenciar as futuras decises daquela Corte. Entende que a ausncia da CAT (Comunicao de Acidente de Trabalho) no impede o direito estabilidade do art. 118 da Lei 8.213/91, desde que comprovado que o trabalhador deveria ter se afastado em razo do acidente por perodo superior a 15 dias. Quanto ao prazo prescricional, no corre nas hipteses de suspenso e/ou interrupo do contrato de emprego decorrentes de acidente de trabalho. A ao de indenizao por danos morais e materiais decorrentes de doena profissional deve ser processada e julgada pela Justia do Trabalho, conforme se observa da exegese do art. 114 da Constituio e Smula 392 do TST. O assdio moral no trabalho, previsto naquela conduta abusiva com gestos, palavras, comportamento ou atitude que atente, com sua sistematizao, contra a dignidade, fsica ou psquica, de uma pessoa ou ameaando o emprego, at mesmo colocando o fruto do trabalho em risco, quando
45

www.acheiconcursos.com.br
praticado no ambiente empresarial, decerto que, se for caracterizado como de algum advindo do empregador, seguir o previsto no art. 114 da Carta Constitucional. Se o assdio moral for continuado, de modo que atente contra a dignidade e integridade fsica ou psquica do trabalhador, que provoque fato ou ato decorrente da relao de emprego, a competncia da Justia do Trabalho, de conformidade com o texto prescrito no inc. VI do art. 114 da Constituio brasileira. H dvida se vale o prazo previsto no inc. XXIX do art. 7. da Constituio c/c o art. 11 da CLT, quando se entende tratar de prescrio vintenria (20 anos). Contrario sensu, propugna-se pelo prazo previsto no art. 205 do Cdigo Civil, que deve ser analisado em confronto com art. 2.028 do mesmo estatuto, ocasio em que se conclui, dependendo do fato ou do ato, poder a prescrio para estes casos atingir 20 anos. Observam-se, ainda, controvrsias sobre essa questo em hostes trabalhistas. A fixao dos valores indenizatrios decorrentes da relao de emprego deve observar os critrios da proporcionalidade e razoabilidade preconizados pelo art. 5., V, da Constituio brasileira. Tal princpio se faz presente por tratar-se de ao reparadora de dano moral, cuja natureza se ampara na pretenso de ofertar compensao vtima, recaindo, consequentemente, em montante razovel, no patrimnio do ofensor, de tal modo que o causador do dano no persista na sua conduta ilcita, sob pena de tornar-se desproporcional o auferido pelo indenizatrio. Resta necessria a existncia de equilbrio entre o dano causado e o ressarcimento devido. Norteia entendimento resultante de exposio de imagem do trabalhador sem autorizao, por violao do direito de imagem e preservao das expresses da personalidade (art. 5., V, da CRFB) que resultar em indenizao ao obreiro envolvido, no reconhecendo como vlida a tese de que tais imagens estariam sendo captadas na decorrncia de um contrato de emprego. Idem, quanto revista ntima que afeta direitos fundamentais da dignidade e intimidade do trabalhador (art. 373-A, VI, da CLT). E restou entendido que as indenizaes no podem ser compensadas com qualquer benefcio pago pela Previdncia Social e que os valores sejam arbitrados de maneira equitativa, atendendo ao carter compensatrio, pedaggico e preventivo. A criao do rgo Gestor de Mo de Obra OGMO indicava a possibilidade de o Brasil adotar de forma pioneira a primeira verso de um "contrato coletivo de trabalho", modalidade negocial (no estatutria) capaz de regrar e dirimir litgios sem a interferncia do Estado, ou seja, pactuado entre as partes e com a intervenincia do Direito Alternativo. A ideia, porm, no prosperou e a Justia do Trabalho ser competente para solucionar os conflitos pertinentes aos trabalhos realizados sob a tutela do OGMO. Trata-se de uma "Justia Social" cuja natureza se caracteriza pela prestao de tutela jurisdicional ao minus valido, ou seja, ao hipossuficiente que recorre ao Estado para ver sua pretenso assistida. Na verdade, a legislao do trabalho cria desigualdades para os desiguais, atendendo mediante um Judicirio especial queles que, por estarem em condies econmicas inferiores, precisam resguardar o cumprimento do direito que lhes foi delegado pelo prprio Estado, especificamente por seu Poder Legislativo. O sistema judicirio no Brasil no unificado, como nos EUA. Nestes, uma s Justia atende a todo tipo de demanda, enquanto no Brasil o modelo aperfeioa-se de forma fragmentada. Aqui, vrios segmentos do Poder Judicirio organizam-se em diferentes atividades jurisdicionais. Temos, por exemplo, a Justia Eleitoral, a Militar, a Comum, a Federal, a do Trabalho e at a Desportiva. A Justia do Trabalho especial, federal e atua em todo o territrio nacional, convalidando sua tarefa jurisdicional na funo de dirimir conflitos individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, conforme a previso constitucional dos arts. 111 e seguintes da atual Carta Poltica. Em tempo, cumpre salientar que as questes que envolvem servidores pblicos afetos a regimes jurdicos especficos, em que pese sejam assuntos afetos s atividades laborais ou consequncia delas, em nada se misturam com as atribuies de competncia da Justia do Trabalho, reservando sua tramitao Justia Federal e Comum (servidores pblicos federais, estaduais e municipais, respectivamente), conforme a avaliao de cada tema em questo. Com o advento da Emenda Constitucional 45/2004, a Justia do Trabalho ganha novas competncias. mister ressalvar que tais mudanas devero sedimentar-se na doutrina e jurisprudncia com o tempo, porm na vanguarda dessa discusso o que se apresenta como pedra de toque a possibilidade de essa justia especializada assumir os conflitos decorrentes da "relao de trabalho" (prestao de servios), at ento delegados Justia Comum e juizados especiais.

46

www.acheiconcursos.com.br
Haveria competncia para recepcionar aes de cobrana de honorrios de prestadores de servio, bem como de profissionais liberais. Cite-se como exemplo a ao de cobrana de honorrios proposta por um advogado, a qual, provada a "relao de trabalho" pela atividade desenvolvida ao suposto cliente, seria acolhida como reclamao e julgada pelo pagamento dos servios realizados. Tal entendimento resta consolidado pela diferena entre os institutos "relao de emprego", fruto de vnculo empregatcio e da existncia de "contrato de emprego" (art. 3. da CLT), em espcie; e da "relao de trabalho" (inc. I do art. 114 da Constituio Brasileira), consequncia da prestao de servio p. ex.: autnoma, liberal, eventual ou terceirizada prevista em "contrato de trabalho", em gnero; observando-se o texto do art. 652, III, da CLT que, de certa forma, j desenhava tal condio desde 1943. Assim, decorrem vrias controvrsias sobre a competncia da Justia do Trabalho para cobrana de honorrios ou paga de natureza remuneratria em que a prestao de servios esteja envolvida, que, porventura, j foram julgados por TRTs e por turmas do prprio TST com voto favorvel e contra a competncia da justia especializada. Entende que nas aes decorrentes do dano moral, os arts. 389 e 404 do Cdigo Civil autorizam a condenao de honorrios advocatcios para assegurar ao vencedor a inteira reparao do referido dano. Idem pela decorrente condenao em honorrios de sucumbncia, exceto quando a parte sucumbente estiver ao abrigo da justia gratuita por fora do art. 55 da Lei 9.099/95. De acordo com o 3. do art. 114 da Constituio, podero ser executadas de ofcio pela Justia do Trabalho as contribuies sociais previstas no art. 195, I, a, e II, e seus acrscimos legais, decorrentes das sentenas que proferir. Inscreve-se na competncia material da Justia do Trabalho a lide entre empregado e empregador tendo por objeto indenizao pelo no fornecimento das guias do seguro desemprego (Smula 389 do TST). Por derradeiro, a Smula 736 do STF aponta para Justia do Trabalho a competncia para julgar as demandas que tratem do descumprimento de normas referentes segurana e higiene dos trabalhadores.

Art. 644 - So rgos da Justia do Trabalho:

(...)

a) o Tribunal Superior do Trabalho; b) os Tribunais Regionais do Trabalho; c) as Juntas de Conciliao e Julgamento ou os Juzos de Direito.

ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA E CONTM termos do texto TRECHO DO CONTEDO ORIGINAL. Nos APENAS UM da Emenda Constitucional 45/2004, que alterou o art. 114 da Carta Constitucional de 1988, ficaDA MATRIA terminologia trazida ao comando legal com a palavra O DESENVOLVIMENTO patente que a CONTINUA POR MAIS PGINAS NA servio que, de alguma forma, praticaram um PODER mesmo dedicaram sinergia e prestadores de APOSTILA COMPLETA, QUE VOC trabalho ou OBTER EM http://www.acheiconcursos.com.br . forma, beneficiou-se daquele labor.
consequente comutatividade (obrigaes de dar e fazer) a uma parte contratante que, da mesma Torna-se um tanto prematuro manifestar-se neste sentido, visto que a doutrina no consolidou seu entendimento definitivo sobre essa temtica e nem mesmo h uma deciso uniformizada do TST a esse respeito; entretanto, na esteira das elucubraes sobre o mote, ser competente a Justia do Trabalho para recepcionar aes oriundas da "relao de trabalho" lato sensu com efeitos indenizatrios (p. ex.: honorrios e remunerao). Ressalve-se que o fato de estar presente a "relao de trabalho" no permite que o referido acesso se faa tambm para discutir outro tipo de relao, por exemplo, a "relao de consumo" nos casos em que o contratante tente a indenizao pelo servio no realizado ou, mesmo que concluso, prejudicial ou viciado ao seu desejo. Fica a discusso aberta ao debate, apenas consolidada a interpretao de que a "relao de trabalho" distinta da "relao de emprego". Em trs nveis, especificamente: no 1. grau de jurisdio, com as Varas do Trabalho; no 2. grau, com os tribunais regionais; e no 3. grau, com o Tribunal Superior do Trabalho. "relao de trabalho" realmente provoca interpretao de natureza extensiva com permissivo aos Comentrios:

47

www.acheiconcursos.com.br COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO - QUESTES COMENTADAS


01. (TRT-13a REGIO, F CC - 2 005) A partir da Emenda Constitucional n 45 de 2004, a Justia do Trabalho passou a ser competente para apreciar e julgar dissdios a) entre representante comercial e seus consumidores. b) entre trabalhador e empregador, exceto se o empregador for pessoa jurdica. c) decorrentes das relaes de trabalho e o mandado de injuno em matria trabalhista. d) decorrentes das multas administrativas aplicadas pela fiscalizao do trabalho aos empregadores. e) decorrentes das relaes de trabalho e as disputas eleitorais municipais, desde que o candidato seja sindicalista aposentado. 02. (TRT-12a REGIO, Cetro - Tcnico Judicirio - 2008) Compete Justia do Trabalho processar e julgar a) as aes oriundas da relao de consumo, abrangidos os entes da administrao pblica direta e indireta da Unio. b) as aes que envolvam exerccio do direito de manifestao do pensamento no campo artstico e desportivo. c) as aes sobre representao sindical, entre associaes de classe, agncias especiais e suas representaes. d) os habeas corpus, quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio. e) os conflitos de competncia entre rgos com jurisdio federal. 03. (TRT-9a REGIO, FCC - 2004) A competncia para dirimir conflitos entre empregados celetistas e os entes da Administrao Pblica Direta pertence a) Justia Federal, porque a eles se aplica o regime estatutrio. b) Justia Federal, porque a competncia da Justia do Trabalho se restringe s autarquias e fundaes. c) Justia do Trabalho, exceto no que diz respeito aos empregados da Unio, aos quais se aplica o Regime nico dos Servidores Pblicos Civis. d) Justia do Trabalho, tendo em vista autorizao expressa da CLT. e) Justia do Trabalho, de acordo com a previso do art. 114 da Constituio Federal. 04. (TRT-23 R EGIO, F CC - 2 004) A competncia para apreciar controvrsia entre servidor estatutrio e autarquia federal da Justia a) do Trabalho. b) Comum. c) Estadual. d) Federal. e) Cvel. 05. (TRT-11 Regio, FCC - 2005) A competncia das Varas do Trabalho determinada pelo local a) em que o empregado foi contratado. b) em que reside o empregado. c) em que est a matriz da empresa. d) da prestao de servios. e) mais conveniente ao trabalhador.
a 06. (TRT-20 REGIO, FCC - 2006) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, em regra, a competncia das Varas do Trabalho determinada pela localidade onde

a) o empregado, reclamante ou reclamado, foi contratado para prestar servios, exceto se foi contratado no estrangeiro.
63

www.acheiconcursos.com.br
b) est sediada a empresa empregadora ou o domiclio do empregador quando este for pessoa fsica. c) o empregado, reclamante ou reclamado, prestar servios ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro. d) o empregado, reclamante ou reclamado, foi contratado para prestar servios, inclusive se foi contratado no estrangeiro. e) est a filial mais prxima da empresa empregadora ou o domiclio do empregador quando este for pessoa fsica. 07. (TRT-19a REGIO, FCC - T cnico Judicirio - 200 8) Mrcio laborava para a empresa XWZ na funo de auxiliar administrativo, tendo sido dispensado sem justa causa. A empresa empregadora no efetuou corretamente o pagamento das verbas rescisrias, Mrcio pretende ingressar com a respectiva reclamao trabalhista. Dessa forma, considerando que Mrcio foi dispensado quando laborava em Unio dos Palmares; que a matriz da empresa XWZ fica na cidade de Macei; que Mrcio foi contratado na filial da empresa em Atalaia e que exerceu suas atividades em Arapiraca nos 2 primeiros anos de sua contratao, de acordo com a CLT, Mrcio dever ingressar com a reclamatria em a) Atalaia ou Macei. b) Unio dos Palmares. c) Macei. d) Atalaia. e) Unio dos Palmares, Macei ou Arapiraca.

GABARITO E COMENTRIOS 01. D A competncia da Justia do Trabalho est disciplinada no art. 114 da Constituio Federal e foi objeto de reforma pela Emenda Constitucional n 45, de 2004. Como esta emenda promoveu uma ampliao da competncia desta Justia especializada, vm sendo frequentes em concursos pblicos questes versando sobre a nova competncia da Justia do Trabalho, prevista no art. 114 da Constituio Federal: Art. 114 - Compete Justia do Trabalho processar e julgar: I - as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; II - as aes que envolvam exerccio do direito de greve; III - as aes sobre representao sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores; IV - os mandados de segurana, habeas corpus e habeas data , quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio; V - os conflitos de competncia entre rgos com jurisdio trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o; VI - as aes de indenizao por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relao de trabalho; VII - as aes relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao das relaes deDE DEMONSTRAO DA APOSTILA. ESTE UM MODELO trabalho; VIII - a execuo, INTEGRAL contribuies sociais previstas no art. 195, I, a , e II, e seus acrscimos O GABARITO de ofcio, das DAS QUESTES DESTE ASSUNTO legais, decorrentes das sentenas que proferir;

(...)

ESTO controvrsias decorrentes da COMPLETA QUE forma da lei. IX - outrasAPENAS NA APOSTILA relao de trabalho, naVOC PODER
1 - Frustrada a negociao coletiva, as partes podero eleger .rbitros. OBTER EM http://www.acheiconcursos.com.br

2 - Recusando-se qualquer das partes negociao coletiva ou arbitragem, facultado s mesmas, de comum acordo, ajuizar dissdio coletivo de natureza econmica, podendo a Justia do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposies mnimas legais de proteo ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente. 3 - Em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de leso do interesse pblico, o Ministrio Pblico do Trabalho poder ajuizar dissdio coletivo, competindo Justia do Trabalho
64

www.acheiconcursos.com.br ORGANIZAO, JURISDIO E COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO QUESTES COMENTADAS


01. (TRT 9 Regio, FCC - Tcnico J udicirio - 2010) O Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e os membros do Ministrio Pblico da Unio que integram o Conselho Nacional de Justia, sero indicados, respectivamente, a) pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Procurador- Geral da Repblica. b) pelos Tribunais Regionais do Trabalho e pelo Procurador-Geral do Trabalho. c) pelo Supremo Tribunal Federal e pelos Procuradores-Gerais dos Estados. d) pelo Superior Tribunal de Justia e pelo Procurador-Geral da Repblica. e) pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Procurador-Geral do Trabalho. 02. (PGE-AM, FCC - 2010) Compete Justia do Trabalho processar e julgar a) aes penais decorrentes das relaes de trabalho, a partir do advento da Emenda Constitucional no 45, de 2004. b) os mandados de segurana, individuais ou coletivos, habeas corpus, habeas data, quando o ato questionado envolver matria relacionada s relaes de trabalho, inclusive de servidores pblicos estatutrios. c) aes de indenizao por dano moral ou patrimonial, ainda que no decorrentes diretamente das relaes de trabalho. d) aes relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao das relaes de trabalho. e) aes postulando cobrana de honorrios advocatcios. 03. (TRT-GO, FCC - Tcnico Judicirio - 2008) Os Tribunais Regionais do Trabalho compem-se de, no mnimo, sete juzes, recrutados, quando possvel, na respectiva regio, e nomeados pelo Presidente a) do respectivo Tribunal Regional do Trabalho. b) da Repblica. c) do Tribunal Superior do Trabalho. d) do Supremo Tribunal Federal. e) do Senado Federal. 04. (TRT-GO, FCC - T cnico Judicirio - 2008) Dentre integrantes do Ministrio Pblico do Trabalho, com mais de trinta e cinco anos de idade e de cinco anos na carreira, o Procurador-Geral do Trabalho ser nomeado pelo a) Procurador-Geral da Repblica, para um mandato de dois anos, permitida uma reconduo. b) Presidente da Repblica, para um mandato de dois anos, permitida uma reconduo. c) Procurador-Geral da Repblica, para um mandato de trs anos, vedada a reconduo. d) Presidente da Repblica, para um mandato de trs anos, vedada a reconduo. e) Presidente do Supremo Tribunal Federal, para um mandato de trs anos, permitida uma reconduo. 05. (TRT-16 REGIO, FCC - Analista Judicirio - 2009) O Tribunal Superior do Trabalho compor-se de a) onze Ministros, nomeados pelo seu Presidente aps aprovao pela maioria absoluta do Congresso Nacional. b) onze Ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Congresso Nacional. c) onze Ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do
66

www.acheiconcursos.com.br
Senado Federal. d) vinte e sete Ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Congresso Nacional. e) vinte e sete Ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal. 06. (TRT-2 REGIO, FCC - Tcnico Judicirio - 2008) Paulo advogado, tem 29 anos de idade e 5 anos de efetiva atividade profissional; Pedro bacharel em Direito, mas no exerce a profisso, tem 40 anos de idade e professor h 7 anos; Joo membro do Ministrio Pblico do Trabalho, tem 31 anos de idade e 11 anos de efetivo exerccio; Jos advogado, tem 30 anos de idade e10 anos de atividade profissional; Luiz advogado, tem 66 anos de idade e 40 anos de efetiva atividade profissional. Preenchidos os demais requisitos legais, podem ser nomeados juzes do Tribunal Regional do Trabalho a) Luiz e Pedro. b) Paulo e Jos. c) Pedro e Luiz. d) Joo, Luiz e Jos. e) Joo e Jos. 07. (TRT-16 REGIO, FCC - T cnico Judicirio - 200 9) Os Tribunais Regionais do Trabalho tero um quinto de sua composio de advogados e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de a) cinco anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho. b) cinco anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente da Repblica. c) dez anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho. d) dez anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal. e) dez anos de efetiva atividade profissional ou efetivo exerccio, nomeados pelo Presidente da Repblica. 08. (PGE-AM, FCC - 2010) A respeito do processo trabalhista: I. Os dissdios individuais ou coletivos submetidos apreciao da Justia do Trabalho sero sempre sujeitos conciliao. II. A Lei criar varas da Justia do Trabalho, podendo, nas comarcas no abrangidas por sua jurisdio, atribu-la aos juzes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho. III. lcito s partes celebrar acordo que ponha termo ao processo, desde que antes de encerrado o juzo conciliatrio. IV. Os juzes e Tribunais do Trabalho empregaro sempre os seus bons ofcios de persuaso no sentido de uma soluo conciliatria dos conflitos. Est correto SOMENTE o que se afirma em a) I e III. b) II e III. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) II, III e IV. 09. (TRT-14 REGIO, FCC - Juiz do Trabalho - 2003) Havendo conflito de competncia caber:
67

www.acheiconcursos.com.br
I. Ao STJ julgar o conflito de competncia suscitado entre as Varas do Trabalho e os Juzos de Direito, quando investidos da jurisdio trabalhista, porque esto sujeitos jurisdio de Tribunais diferentes; II. Ao STF julgar o conflito de competncia suscitado entre os Tribunais Regionais do Trabalho; III. Ao Tribunal Regional do Trabalho julgar os conflitos de competncia suscitados entre as Varas do Trabalho; IV. Ao TST julgar os conflitos de competncia entre Varas do Trabalho e o Tribunal Regional respectivo. Assinale a resposta: a) apenas a afirmativa IV est correta; b) apenas as afirmativas I, III e IV esto corretas; c) apenas as afirmativas I e III esto corretas; d) apenas a afirmativa III est correta. 10. (T RT-11 REGIO, F CC - Tc nico Judicirio - 200 5) A jurisdio de cada Vara do Trabalho abrange todo o territrio da comarca em que tem sede, s podendo ser estendida ou restringida por lei a) federal. b) estadual. c) municipal. d) estadual ou lei federal. e) municipal ou lei estadual. 11. (TRT-11 REGIO, F CC - Tcnico Judicirio - 2005) O texto da CLT menciona vrias vezes os vogais (juzes classistas), nomeados e empossados pelos Presidentes de Tribunais Regionais do Trabalho. Os vogais ou juzes classistas a) ainda subsistem, em algumas das Regies da Justia do Trabalho. b) no mais existem, em consequncia da extino da representao classista por emenda constitucional. c) deixaram de existir por fora de revogao de artigos da CLT, por lei ordinria. d) foram extintos por medida provisria. e) desapareceram em consequncia de deciso do TST, mantida pelo STF. 12. (TRT-20 REGIO, FCC - T cnico Judicirio - 2006) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, em regra, a competncia das Varas do Trabalho determinada pela localidade onde a) o empregado, reclamante ou reclamado, foi contratado para prestar servios, exceto se foi contratado no estrangeiro. b) est sediada a empresa empregadora ou o domiclio do empregador quando este for pessoa fsica. c) o empregado, reclamante ou reclamado, prestar servios ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro. d) o empregado, reclamante ou reclamado, foi contratado para prestar servios, inclusive se foi contratado no estrangeiro. e) est a filial mais prxima da empresa empregadora ou o domiclio do empregador quando este for pessoa fsica. 13. (TRT-3 REGIO, FCC - An alista Judicirio - 2009) A distribuio dos processos, em cidades onde haja mais do que uma unidade judiciria com a mesma competncia, deve obedecer, segundo a Consolidao das Leis do Trabalho, a) proporo quantitativa e adequao qualitativa de processos a cada unidade. b) aos critrios de igualdade quantitativa e qualitativa entre as unidades judicirias. c) ordem aleatria de entrada, observando-se a igualdade de tipos de ao para cada vara.
68

www.acheiconcursos.com.br
d) ordem aleatria de entrada, desde que, ao final de um ano, todas as unidades tenham o mesmo nmero de processos distribudos. e) ordem rigorosa de entrada. 14. (TRT-GO, FCC - Analista Judicirio - 2008 ) De acordo com a CLT, com relao competncia em razo do lugar, no estando o empregado viajante comercial subordinado a agncia ou filial, mas matriz da empresa empregadora ser competente para apreciar reclamao trabalhista a Vara a) onde est localizada a matriz ou qualquer uma das agncias ou filiais da empresa. b) do local da ltima prestao de servios realizada pelo reclamante. c) do domiclio do reclamante, apenas. d) do local da primeira prestao de servios realizada pelo reclamante. e) do domiclio do empregado ou a localidade mais prxima. 15. (TRT-3 REGIO, FCC - An alista Judicirio - 2009) A nulidade fundada em incompetncia de foro, referida pela Consolidao das Leis do Trabalho, a) pode ser proclamada de ofcio, desde que uma das partes concorde. b) refere-se incompetncia em razo do lugar; por isto, de natureza relativa, no pode ser tratada de ofcio. c) refere-se incompetncia em razo da matria e, por isto, pode ser tratada de ofcio pelo juiz. d) de competncia originria dos tribunais. e) no se submete a recurso imediato, mesmo que seja acolhida em favor de outro ramo do Judicirio. 16. (T RT-16 REGIO, F CC - Tc nico Judicirio - 200 9) A competncia em razo da matria, da funo e do territrio, na Justia do Trabalho, so consideradas, respectivamente, a) Absoluta, absoluta e relativa. b) Relativa, absoluta e absoluta. c) Absoluta, relativa e absoluta. d) Relativa, relativa e absoluta. e) Relativa, absoluta e relativa. 17. (TRT-4 REGIO, FCC - Analista INCORRETO afirmar que Judicirio - 200 6) Em relao Justia do Trabalho,

a) compete-lhe processar e julgar, dentre outras aes, os mandados de segurana, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio. b) compete-lhe decidir o dissdio coletivo ajuizado pelo Ministrio Pblico do Trabalho, em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de leso do interesse pblico. c) os Tribunais Regionais do Trabalho, compem-se de, no mnimo, sete juzes, recrutados, quando possvel, na respectiva regio, e nomeados pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos de idade. d) a lei criar varas da Justia do Trabalho, podendo, nas comarcas abrangidas ou no por sua jurisdio, atribu-las aos juzes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal de Justia. e) recusando-se qualquer das partes negociao coletiva ou arbitragem, facultado s mesmas, de comum acordo, ajuizar dissdio coletivo de natureza econmica, podendo a Justia do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposies mnimas legais de proteo ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente.

69

www.acheiconcursos.com.br

GABARITO E COMENTRIOS 01. A Art. 103-B da CF/88. 02. D A competncia a delimitao da jurisdio, ou seja, a determinao da esfera de atribuies dos rgos encarregados da funo jurisdicional. > A competncia a medida da jurisdio. > Todo juiz possui jurisdio, mas nem todos os juzes possuem competncia para julgar determinadas aes. A Competncia Material da Justia do Trabalho est estabelecida pelo art. 114 da CF/88, que foi abordado pela banca nesta questo. Art. 114 da CRFB/88. Compete Justia do Trabalho processar e julgar: I as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; III as aes sobre representao sindical entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores; IV os mandados de segurana, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio. V os conflitos de competncia entre rgos com jurisdio trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o; VI as aes de indenizao por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relao de trabalho; VII as aes relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao das relaes de trabalho; VIII a execuo de ofcio das contribuies sociais previstas no art. 195, I, a e II, e seus acrscimos legais decorrentes das sentenas que pro ferir.

(...)

Smulas e Orientaes Jurisprudncias referentes competncia:

> Smula 367 do STJ: A competncia estabelecida pela EC n. 45/2004 no alcana os processos j sentenciados. > Recomendvel a leitura das Smulas 19, 106 e 389 do TST.

ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA.

O GABARITO INTEGRAL DAS Smula 736 do STF estabelecendo que compete Justia do > Tambm recomendvel a leitura da QUESTES DESTE ASSUNTO trabalho processar e julgar as aes que tenham como QUE VOC PODER ESTO APENAS NA APOSTILA COMPLETA causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas segurana, higiene e sade dos trabalhadores.

OBTER EM http://www.acheiconcursos.com.br . do TST: A cobrana de honorrios Em relao competncia h esta importante smula

advocatcios em relao a um cliente pelo advogado no poder ser processada e julgada pela Justia do Trabalho. Smula 363 do STJ. Compete justia estadual processar e julgar a ao de cobrana ajuizada por profissional liberal contra cliente. > Smula 300 do TST, que considera a Justia do Trabalho competente para aes que objetivem o cadastramento do empregado no PIS. 03. B Relembremos a organizao e composio dos Tribunais Regionais do Trabalho: > So rgos de segundo grau de jurisdio. Compem-se de no mnimo 7 juzes (art.115, CRFB/88). > Nomeados pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros com mais de 30 e menos de 65 anos, sendo a escolha mediante lista sxtupla das respectivas classes, que sero encaminhadas ao Tribunal que elaborar lista trplice e encaminhar ao Presidente da Repblica que em 20 dias escolher um de seus integrantes para nomeao.

70

www.acheiconcursos.com.br SERVIOS AUXILIARES DA JUSTIA DO TRABALHO QUESTES COMENTADAS


01 (TRT-2a REGIO - 2004) So servios auxiliares da Justia do Trabalho, alm das Secretarias das Varas do Trabalho e dos Tribunais, a) a Delegacia Regional do Trabalho e o Ministrio Pblico do Trabalho. b) os Distribuidores e os Contadores Judiciais. c) os Distribuidores e a Delegacia Regional do Trabalho. d) os Oficiais de Justia e o Ministrio do Trabalho. e) os Distribuidores e os Oficiais de Justia. 02. (TRT-5a REGIO, FCC - 2003) So servios auxiliares da Justia do Trabalho as Secretarias das Varas do Trabalho e dos Tribunais, os Distribuidores e a) o Ministrio do Trabalho. b) o Ministrio Pblico do Trabalho. c) os Oficiais de Justia. d) os Contadores Judiciais. e) a Delegacia Regional do Trabalho. 03. (TRT-4 REGIO, FCC - 2006) A ordem dos trabalhos nas secretarias dos Tribunais Regionais estabelecida a) pela Constituio Federal. b) pelo Cdigo de Processo Civil. c) pela Consolidao das Leis do Trabalho. d) pelo Regimento Interno. e) pela Corregedoria da Justia do Trabalho. 04. (TRT-4 REGIO, FCC - 2006) Existindo mais de uma Vara na mesma localidade, a distribuio dos feitos ser realizada pelo a) Juiz Diretor do Frum. b) Juiz Auxiliar das distribuies. c) Diretor de Secretaria da Vara mais antiga. d) Secretrio da Corregedoria Regional. e) Distribuidor, nomeado pelo Presidente do Tribunal Regional.
a 05. (TRT-24 REGIO, FCC - 2006) De acordo com o Decreto-Lei n 5.452/43, compete ao distribuidor

a) a autuao, o andamento, a guarda e a conservao dos processos e outros papis que lhe forem encaminhados. b) o registro das decises, bem como a realizao das penhoras e demais diligncias processuais. c) o fornecimento a qualquer pessoa que o solicite, verbalmente ou por certido, de informaes sobre os feitos distribudos. d) a informao, s partes interessadas e seus procuradores, do andamento dos respectivos processos, cuja consulta lhes facilitar. e) proceder com a contagem das custas devidas pelas partes, nos respectivos processos. 06. (TRT-19 a REGIO, FC C - Tcnico Judicirio - 20 08) Em conformidade com o disposto na CLT, com relao aos Oficiais de Justia, correto afirmar:
75

www.acheiconcursos.com.br
a) aos oficiais de justia vedado fazer citaes nos processos de conhecimento em que haja problemas de endereos incorretos. b) inexistindo oficial de justia na localidade o magistrado no poder designar outro funcionrio para desempenhar a funo, devendo convocar imediatamente a abertura de concurso pblico especfico. c) no caso de avaliao, os oficiais de justia tero, em regra, o prazo de oito dias para avaliao dos bens, contados da cincia da penhora. d) aos oficiais de justia vedado trazer testemunha a juzo, devendo apenas notific-las da data e horrio em que devem prestar os respectivos depoimentos. e) os oficiais de justia possuem, em regra, nove dias para cumprimento do mandado.
a 07. (TRT-1 REGIO, Ce spe - T cnico Ju dicirio - 20 08) Sempre que uma ao for proposta na justia do trabalho,

a) ela s ser admitida se firmada por advogado. b) os serventurios que, injustificadamente, no realizarem os atos nos prazos fixados sero descontados em seus vencimentos. c) competir aos chefes de secretaria tomar por termo as reclamaes verbais, nos casos de dissdios coletivos. d) fugir competncia da secretaria das varas do trabalho a contagem das custas devidas pelas partes, nos respectivos processos. e) ao oficial de justia e oficiais avaliadores competir o fornecimento de informaes sobre os feitos individuais.

GABARITO E COMENTRIOS 01. E So servios auxiliares da Justia do Trabalho as Secretarias, os Distribuidores e os Oficiais de Justia. Esto regulados no Captulo VI do Ttulo VIII da CLT. 02. C (...) Vide comentrio da questo 01. 03. D

ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA. O GABARITO INTEGRAL DAS QUESTES DESTE ASSUNTO

A ordem dos trabalhos nas Secretarias dos Tribunais Regionais estabelecida por seu ESTO APENAS NA APOSTILA COMPLETA nico VOC PODER Regimento Interno, conforme determina o pargrafo QUE do art. 719 da CLT: Art. 719 - EM http://www.acheiconcursos.com.br atribuies estabelecidas no art. 711, OBTER Competem Secretaria dos Conselhos, alm das . para a secretaria das Juntas, mais as seguintes: a) a concluso dos processos ao Presidente e sua remessa, depois de despachados, aos respectivos relatores; b) a organizao e a manuteno de um fichrio de jurisprudncia do Conselho, para consulta dos interessados. Pargrafo nico. No regimento interno dos Tribunais Regionais sero estabelecidas as demais atribuies, o funcionamento e a ordem dos trabalhos de suas secretarias. Por expressa determinao legal, correta a opo D. 04. E Nas localidades onde existir apenas uma Vara do Trabalho, as reclamaes trabalhistas sero apresentadas diretamente Secretaria da Vara ou ao cartrio do Juzo.
76

www.acheiconcursos.com.br

Os recursos na Justia do Trabalho


Bento Herculano Duarte Neto

Teoria geral dos recursos trabalhistas


Conceito
Recurso vem de recursus, de recurrere, que d a ideia de regressar, retroagir, recuar, reuir (MARTINS, 2005, p. 395). Do ponto de vista jurdico, os recursos processuais constituem um instrumento assegurado aos interessados para que, sempre que vencidos, possam pedir aos rgos jurisdicionais um novo pronunciamento sobre a questo decidida (NASCIMENTO, 1996). Seriam, conforme Jos Frederico Marques (1997), atos processuais que tm por nalidade a obteno de novo exame, total ou parcial, de um ato jurdico. Ovdio Baptista da Silva (2000a, p. 409), de forma lapidar, dene:
Recurso, em direito processual, o procedimento atravs do qual a parte, ou quem esteja legitimado a intervir na causa, provoca o reexame das decises judiciais, a m de que elas sejam invalidadas ou reformadas pelo prprio magistrado que as proferiu ou por algum rgo de jurisdio superior.

Em sntese, diramos que os recursos processuais so instrumentos pelos quais algum requer o reexame de uma deciso judicial, em geral por um rgo de hierarquia superior.1 No adotamos a ideia de prejuzo como essencial, em face do instituto dos embargos de declarao, que, embora congurando um recurso, so admissveis para a mera integrao ou esclarecimento da deciso.

Nos embargos de declarao, o reexame se d peleste rgo prolator da deciso. O agravo interno previsto no artigo 557 do Cdigo de Processo Civil (CPC), ou os previstos nos regimentos dos tribunais, por isso chamados regimentais, remetem as decises monocrticas a um novo exame pelo rgo colegiado, todavia de igual hierarquia.

79

www.acheiconcursos.com.br

Fundamentos
Os fundamentos de existncia de um sistema recursal so de duas ordens: jurdica e psicolgica. Do ponto de vista jurdico, inegvel que o rgo julgador pode apreciar inadequadamente a demanda, seja em face da m avaliao das provas, seja por fora de uma m aplicao do Direito, ou mesmo de ambos. O erro judicirio, por outro lado, pode ser resultado tanto de um ato involuntrio como de um ato voluntrio do julgador, aqui congurada a m-f. Sergio Pinto Martins enumera os fundamentos jurdicos dos recursos: a possibilidade de erro, erro ou m-f do juiz; a oportunidade de reexame da sentena por juzes mais experientes; a uniformizao da interpretao da legislao (MARTINS, 2005, p. 395). Sob o prisma psicolgico, presume-se que a raticao de uma deciso desfavorvel parte tende a lhe gerar um maior conforto, na medida em que cresce a possibilidade de acerto do comando sentencial, inclusive porque reavaliado, em regra, por um rgo colegiado.

Natureza jurdica
Quanto natureza jurdica dos recursos, inicialmente comporta-se a discusso se estes constituem uma ao autnoma ou o prolongamento do exerccio do direito de ao. Depois, aventa-se a possibilidade do recurso enquanto um nus processual da parte. Para Jlio Csar Bebber (2000b, p. 33-34), nenhuma das correntes acima referenciadas suciente para explicar a natureza jurdica dos recursos. nus processual no o , pois terceiros podem interpor recurso; no h uma nova ao quando a parte que recorre; por igual no se pode falar em prolongamento quando o recorrente um terceiro, portanto antes no participante de qualquer relao processual. Os recursos tm, para Bebber, natureza mista, englobando a atividade continuativa do direito de ao, a ao autnoma e o nus processual. Entendemos que os recursos conguram um direito subjetivo processual inerente parte ou a terceiro, este desde que legitimado a intervir no processo.

80

www.acheiconcursos.com.br

Classificao
Os recursos podem ser classicados como ordinrios ou extraordinrios; de efeito devolutivo, suspensivo, translativo ou regressivo; principais ou adesivos. Ordinrio aquele recurso que no exige pressupostos especcos para ser admitido, como a apelao cvel, na Justia Comum. Extraordinrio o apelo que somente cabvel quando se conguram situaes especcas, a exemplo do recurso especial, perante o Superior Tribunal de Justia (STJ), e o recurso de revista, interposto no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O recurso especial, como o de revista, para ser conhecido deve atacar deciso que viole literalmente disposio contida em lei federal ou na Constituio Federal (CF), ou em face de hipteses restritas de divergncia jurisprudencial. Logo, so recursos extraordinrios, pois previstos em face de situaes especiais, diferentemente do recurso ordinrio na Justia do Trabalho ou da apelao cvel, em que o elemento essencial admissibilidade o mero interesse processual. Quanto aos efeitos dos recursos, podem ser classicados como devolutivos, suspensivos, translativos ou regressivos. Ressalve-se, desde j, que alguns recursos possuem mais de um efeito, classicando-se conforme o critrio da prevalncia. So chamados de devolutivos os recursos cuja interposio no suspende os efeitos da deciso recorrida, a exemplo do recurso ordinrio na Justia do Trabalho. Semanticamente, fala-se em efeito devolutivo, uma vez que ele devolveria a matria j apreciada pelo 1. grau. Particularmente criticamos tal expresso, apesar de consagrada pela doutrina, uma vez que no se pode devolver algo que ainda no esteve no mbito do tribunal. Os suspensivos, inversamente, fazem com que o decisum vergastado no tenha efeitos, enquanto no se apreciar o apelo (apelao cvel, como regra, a teor do artigo 520, caput, do CPC). Translativos so aqueles recursos que, independentemente de provocao do vencido, a instncia ad quem analisa toda a matria que lhe gerou gravame (remessa necessria)2. No h, pois, a limitao imposta pelo princpio dispositivo. Regressivo o apelo que visa, se acolhido, a submeter apreciao de rgo judicirio superior um outro recurso (agravo de instrumento que pretende destrancar recurso).
2

A remessa necessria, embora possua efeito translativo, tambm contm o devolutivo, devolvendo ao rgo ad quem a matria j discutida.

81

www.acheiconcursos.com.br

Recurso principal o interposto pela parte de forma originria, enquanto adesivo o apelo que somente se ope em face da interposio daquele.

Princpios setoriais
Os princpios jurdicos, conforme classicao por ns adotada, podem ser ditos plurivalentes, bivalentes, monovalentes ou setoriais. Estes ltimos so aqueles que atuam em determinado setor de um ramo do Direito. Tratemos, pois, dos princpios setoriais que regem os recursos trabalhistas, alguns deles sendo especcos ao Processo do Trabalho e outros no.

Duplo grau de jurisdio


Este princpio , a nosso ver, a viga mestra de todo o sistema recursal, pois justica a sua prpria existncia. Com efeito, no se pode falar em um sistema jurdico que garanta segurana jurdica sem que se possibilite o reexame das decises judiciais,3o que no impede a imposio de regras que condicionem e limitem o direito de recorrer.4 Para uma corrente, o duplo grau de jurisdio est previsto implicitamente na CF, em decorrncia do princpio da ampla defesa. Dispe o artigo 5., LV, da CF de 1988:
Art. 5. [...] LV - Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

Outra vertente, contudo, entende que o duplo grau de jurisdio decorre da organizao judiciria, uma vez que a Carta Magna vigente (art. 92), assim como a legislao infraconstitucional, prev a existncia de diversos rgos jurisdicionais, estabelecendo-se um sistema de competncias. Alguns juristas, ao seguirem a segunda corrente, aduzem que o termo recursos, contido no inciso LV do artigo 5. da CF, no tem o sentido de recurso processual, em sentido tcnico e estrito (LEITE, 2003; TEIXEIRA FILHO, 1995). A nosso ver, o duplo grau de jurisdio est previsto no citado artigo 5., o que, entretanto, no impede que sejam vlidas normas infraconstitucionais que
3 4

Em Roma se previa a reviso das decises judiciais pelo imperador.

Como norma limitativa do direito de recorrer se posta a exigncia de depsito recursal na Justia do Trabalho. Tal norma, alis, foi bastante questionada, quando da promulgao da Constituio de 1988, sob o argumento de que viria a ferir o artigo 5., LV, da Lex Legum. Tal tese, contudo, no prosperou, apesar de signicar, eventualmente, cerceamento lgico do direito de defesa, diante da sucumbncia em primeiro grau de empregador carente economicamente.

82

www.acheiconcursos.com.br

o condicionem.5 No Processo do Trabalho, entendemos que o pargrafo 4. do artigo 2. da Lei 5.584/70 foi recepcionado pela nova Carta Magna, ao prever a irrecorribilidade das sentenas proferidas nas reclamaes trabalhistas cujo valor da causa no ultrapasse a dois salrios mnimos, exceto quando se tratar de matria constitucional.

Vigncia imediata e irretroatividade da norma processual


Tais princpios so genricos, aplicando-se tanto ao Processo Civil como ao Processo do Trabalho. Tambm no so propriamente setoriais, pois se aplicam ao processo como um todo. Embora possa parecer que os princpios se contradigam, em verdade, eles se complementam. Se, de um lado, a nova norma processual deve se aplicar aos processos em curso, de outro no atinge um ato processual j realizado. A aplicao imediata da nova norma diretriz consagrada pela jurisprudncia de nossos tribunais.6 No mbito recursal, portanto, a regra a ser aplicada a vigente na data da publicao da deciso, e no a da data da interposio. Assim, se o valor do depsito recursal x, quando da publicao da deciso, e se torna y, quando da interposio do apelo, prevalece o valor vigente poca da publicao. Se o prazo recursal ampliado ou diminudo posteriormente, prevalece aquele vigente na data da publicao da deciso.7 Em sntese, pode se dizer que o princpio da vigncia imediata signica a aplicao da nova norma mesmo aos processos em curso; a irretroatividade se consubstancia pela impossibilidade de se refazer um ato processual j praticado sob a gide da norma anterior.

Taxatividade
Os UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA ESTE recursos, para existirem, devem ser previstos na lei, salvo os chamados agravos regimentais, previstos nos regimentos internos dos Tribunais e cabveis E CONTM APENAS UM TRECHO DO CONTEDO ORIGINAL.
5O DESENVOLVIMENTO DA MATRIA CONTINUA POR MAIS Norberto Bobbio, na Era dos Direitos, coloca que os princpios no tm um carter absoluto, o que justica plenamente a existncia de regras que disciplinam e condicionam o exerccio do direito de recorrer. 6 7

(...)

PGINAS NA APOSTILA COMPLETA, QUE VOC PODER


STJ, 4. T, RMS/38 SP, Rel. Min. Slvio de Figueiredo Teixeira, DJU de 04/06/1990, p. 5.061.

OBTER EM http://www.acheiconcursos.com.br .um prazo recursal ampliado e ainda no Em posio contrria nossa, o professor Srgio Pinto Martins entende que, se

escoado o antigo, aplica-se a nova norma. Se, todavia, j escoado o prazo antigo, no se reabre a oportunidade para recorrer, pois ocorrida precluso temporal. A nos amparar a jurisprudncia do STJ, a teor do acrdo citado na nota anterior: A lei no a vigente quando da interposio do recurso, mas a que estava em vigor na data da publicao da deciso, salvo se a matria for de ordem constitucional, que tem incidncia de imediato.

83

www.acheiconcursos.com.br

Introduo
Victor Russomano Junior
A Justia do Trabalho composta, atualmente, pelos seguintes rgos jurisdicionais: Vara do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Superior do Trabalho (TST). Nas localidades em que inexistir Vara do Trabalho, os Juzos de Direito constituiro, em primeira instncia, os rgos de administrao da Justia do Trabalho, a teor do artigo 668 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). O Supremo Tribunal Federal (STF) no integra a Justia do Trabalho, mas, sendo o rgo de cpula do Poder Judicirio, julga recursos interponveis contra decises de ltima instncia da Justia Especializada (recurso extraordinrio, o qual disciplinado pelo artigo 102, III, a, da Constituio Federal (CF). Os citados rgos jurisdicionais prolatam decises designadas sentenas (proferidas pelas Varas do Trabalho e Juzes de Direito) e acrdos (proferidos pelos demais, isto , TRTs, TST e STF), alm das manifestaes jurisdicionais monocrticas (despachos), nas hipteses legalmente previstas. As referidas decises judiciais, quando definitivas (a Smula 214 do TST excepciona hipteses em que so cabveis recursos de revista e de embargos relativamente a acrdos que tm carter interlocutrio), so impugnveis, na reclamatria trabalhista, mediante os seguintes apelos: recurso ordinrio, recurso de revista, embargos e recurso extraordinrio . Note-se, nesse ponto, que os TRTs podem ou no estar divididos em turmas, mas a deciso proferida por TRT, em grau de recurso ordinrio, impugnvel, diretamente, atravs de recurso de revista, isto , inexiste apelo interno nos TRTs, contrariamente ao que se verifica no tocante ao TST (embargos) e ao STF, salvo, obviamente, os embargos declaratrios e agravos regimentais.

103

www.acheiconcursos.com.br

Esquematicamente, esta a escala dos recursos trabalhistas:


Sentena Acrdo Regional Acrdo Turma do TST Recurso ordinrio Recurso de revista Embargo recurso extraordinrio

Os TRTs analisam, em segunda instncia e atravs do recurso ordinrio, as sentenas das Varas do Trabalho. O TST uniformiza, em nvel nacional, a jurisprudncia dos TRTs e efetua o controle da legalidade delas, por meio do recurso de revista. Estando o TST dividido em 8 Turmas, sua jurisprudncia uniformizada, internamente, atravs de embargos. O STF realiza o controle da constitucionalidade das decises da Justia do Trabalho, por intermdio do recurso extraordinrio. No h, portanto, recurso cabvel no prprio mbito dos TRTs, ou seja, equivalente aos embargos do TST. Em face de tal circunstncia, acrescida do fato de que o conito pretoriano que autoriza o recurso de revista h de ser estabelecido entre TRTs diferentes, indispensvel um mecanismo de uniformizao jurisprudencial no mago do prprio TRT. por isso mesmo que o artigo 896, pargrafo 3., da CLT xa a obrigatoriedade de tal uniformizao. Depreendem-se, das nalidades dos recursos legalmente previstos e cabveis na ao trabalhista, os pressupostos correspondentes, quais sejam: O recurso ordinrio, disciplinado pelo artigo 895 da CLT e como a prpria designao indica, apelo que tem, exclusivamente, pressupostos extrnsecos ou genricos (comuns generalidade dos recursos, tais como tempestividade, preparo e representao processual regular). Corresponde apelao cvel e tem efeito devolutivo amplo. O recurso de revista e os embargos (tratados, respectivamente, nos artigos 896 e 894 da CLT) apresentam pressupostos intrnsecos ou especiais, (porque, atravs deles, como acima assinalado, o TST cumpre dupla funo: uniformizao jurisprudencial e controle da legalidade das decises trabalhistas). A mesma funo uniformizadora, no mbito do STF, cumprida pelos embargos de divergncia (cabveis quando comprovada divergncia entre as Turmas dele, que so duas).
104

www.acheiconcursos.com.br

O recurso extraordinrio, objetivando o controle da constitucionalidade das decises da Justia do Trabalho, tem, como pressuposto de admissibilidade (intrnseco/especial), a violncia a dispositivo constitucional. A admissibilidade dos recursos de natureza extraordinria (revista, embargos e extraordinrio) pressupe, portanto, o cumprimento simultneo dos pressupostos extrnsecos e intrnsecos. Utilizando-se, novamente, o mtodo esquemtico, tem-se:

Vara do Trabalho Recurso ordinrio TRT Recurso de revista TST Embargos SDI-1 Recurso extraordinrio

Tem-se, portanto e em resumo: (...) A instncia ordinria, perante a qual os meios probatrios so produzidos e examinados em duplo grau, composta por Vara do Trabalho e TRT, senE CONTM APENAS UM TRECHO DO CONTEDO ORIGINAL. do que este ltimo atua em grau de recurso ordinrio (somente em casos O DESENVOLVIMENTO DA MATRIA CONTINUA POR MAIS excepcionais, exemplicados pelo documento novo Smula 8 do TST PGINAS NA APOSTILA COMPLETA, QUE VOC PODER instncia). Compossvel a produo de meio probatrio aps a primeira OBTER EMportanto, instncia ordinria, a anlise probatria do litgio judicial pete, http://www.acheiconcursos.com.br . trabalhista (o recurso ordinrio tem efeito devolutivo integral).
ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA

A instncia extraordinria que no constitui uma terceira instncia composta por TST e STF tem como incumbncia a uniformizao jurisprudencial e controle da legalidade e constitucionalidade das decises dos TRTs, a partir da moldura ftica denida por estes ltimos (sem possibilidade, portanto, de reexame probatrio).

105

www.acheiconcursos.com.br CLT CONSOLIDAO DAS LEIS TRABALHISTAS (COMENTADA) DECRETO-LEI N. 5.452, DE 1 DE MAIO DE 1943
Devidamente atualizado at OUTUBRO/2012 TTULO X DO PROCESSO JUDICIRIO DO TRABALHO CAPTULO VI DOS RECURSOS Art. 893 - Das decises so admissveis os seguintes recursos: I - embargos; II - recurso ordinrio; III - recurso de revista; IV - agravo. 1 - Os incidentes do processo so resolvidos pelo prprio Juzo ou Tribunal, admitindo-se a apreciao do merecimento das decises interlocutrias somente em recursos da deciso definitiva. 2 - A interposio de recurso para o Supremo Tribunal Federal no prejudicar a execuo do julgado. Comentrios: Os embargos tratados pela CLT so aqueles encaminhados para o Pleno do TST, no se confundindo com os embargos de declarao, atos processuais, que constam do elenco de aplicao subsidiria do CPC. No cabem embargos para o Pleno de deciso de Turma do TST, salvo para reexame dos pressupostos extrnsecos (p. ex., data da publicao do despacho denegatrio) do recurso impedido em seu seguimento ao Tribunal Superior do Trabalho, conforme Smula 353 do TST.

Art. 894. No Tribunal Superior do Trabalho cabem embargos, no prazo de 8 (oito) dias: I - de deciso no unnime de julgamento que: a) conciliar, julgar ou homologar conciliao em dissdios coletivos que excedam a competncia territorial dos Tribunais Regionais do Trabalho e estender ou rever as sentenas normativas do Tribunal Superior do Trabalho, nos casos previstos em lei; e b) (VETADO) II - das decises das Turmas que divergirem entre si, ou das decises proferidas pela Seo de Dissdios Individuais, salvo se a deciso recorrida estiver em consonncia com smula ou orientao jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal. Pargrafo nico. (Revogado dada pela Lei n 11.496, de 2007) Comentrios: Alm das previses legais, ressalvamos que os embargos so opostos, na maioria dos casos, quando no se verifica uniformizao de precedentes, ou seja, na falta de matria sumulada.

Art. 895 - Cabe recurso ordinrio para a instncia superior: I - das decises definitivas ou terminativas das Varas e Juzos, no prazo de 8 (oito) dias; e II - das decises definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, no prazo de 8 (oito) dias, quer nos dissdios individuais, quer nos dissdios coletivos. 1 - Nas reclamaes sujeitas ao procedimento sumarssimo, o recurso ordinrio: I - (VETADO).
176

www.acheiconcursos.com.br
II - ser imediatamente distribudo, uma vez recebido no Tribunal, devendo o relator liber-lo no prazo mximo de dez dias, e a Secretaria do Tribunal ou Turma coloc-lo imediatamente em pauta para julgamento, sem revisor; III - ter parecer oral do representante do Ministrio Pblico presente sesso de julgamento, se este entender necessrio o parecer, com registro na certido; IV - ter acrdo consistente unicamente na certido de julgamento, com a indicao suficiente do processo e parte dispositiva, e das razes de decidir do voto prevalente. Se a sentena for confirmada pelos prprios fundamentos, a certido de julgamento, registrando tal circunstncia, servir de acrdo. 2 Os Tribunais Regionais, divididos em Turmas, podero designar Turma para o julgamento dos recursos ordinrios interpostos das sentenas prolatadas nas demandas sujeitas ao procedimento sumarssimo. Comentrios: Cabe recurso ordinrio em todas as oportunidades amparadas pelo art. 895 da CLT, observando-se que a parte recorrente poder discutir qualquer matria que no haja atendido sua pretenso pela sentena de mrito, incluindo questes constitucionais, bem como decises originrias, por exemplo, em dissdios coletivos e ao rescisria, no prazo de 8 dias para efetivar a distribuio e o devido recolhimento de custas e/ou depsito recursal. "O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinrio, que se extrai do 1. do art. 515 do CPC, transfere ao Tribunal a apreciao dos fundamentos da inicial ou da defesa, no examinados pela sentena, ainda que no renovados em contrarrazes. No se aplica, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena, salvo a hiptese contida no 3. do art. 515 do CPC" (Smula 393 do TST). Em tempo, com o advento do procedimento sumarssimo, a nica mudana substancial verificada se restringe celeridade com que ele dever ser julgado pelo Tribunal, at mesmo delegando quelas Casas a possibilidade de determinar Turmas exclusivamente competentes para o seu processamento. Nas decises dos Tribunais Regionais do Trabalho, em aes mandamentais, cabe recurso ordinrio, em oito dias, ao TST (Smula 201 do TST). Observe-se que a OJ 148 da SDI-2 do TST afirma a responsabilidade da parte, para interpor recurso ordinrio em mandado de segurana, a necessria comprovao do recolhimento das custas processuais no prazo recursal, sob pena de desero.

Art. 896 - Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decises proferidas em grau de recurso ordinrio, em dissdio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, (...) quando: a) derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretao diversa da que lhe houver dado outro ESTE Regional, no seu Pleno DEMONSTRAO DA APOSTILA Tribunal UM MODELO DE ou Turma, ou a Seo de Dissdios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, ou a Smula de Jurisprudncia Uniforme dessa Corte; b) derem ao mesmo dispositivo de lei estadual, Conveno Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo, O DESENVOLVIMENTO DA MATRIA CONTINUA POR MAIS sentena normativa ou regulamento empresarial de observncia obrigatria em rea territorial que exceda a jurisdio do Tribunal COMPLETA, QUE deciso recorrida, interpretao divergente, na PGINAS NA APOSTILA Regional prolator da VOC PODER forma da alnea a;

E CONTM APENAS UM TRECHO DO CONTEDO ORIGINAL.

OBTER EM http://www.acheiconcursos.com.br . c) proferidas com violao literal de disposio de lei federal ou afronta direta e literal Constituio Federal.

o 1 O Recurso de Revista, dotado de efeito apenas devolutivo, ser apresentado ao Presidente do Tribunal recorrido, que poder receb-lo ou deneg-lo, fundamentando, em qualquer caso, a deciso.

2o Das decises proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho ou por suas Turmas, em execuo de sentena, inclusive em processo incidente de embargos de terceiro, no caber Recurso de Revista, salvo na hiptese de ofensa direta e literal de norma da Constituio Federal. 3o Os Tribunais Regionais do Trabalho procedero, obrigatoriamente, uniformizao de sua jurisprudncia, nos termos do Livro I, Ttulo IX, Captulo I do CPC, no servindo a smula respectiva para ensejar a admissibilidade do Recurso de Revista quando contrariar Smula da Jurisprudncia Uniforme do Tribunal Superior do Trabalho.

177

www.acheiconcursos.com.br RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO - QUESTES COMENTADAS


01. (TRT-17a REGIO, FCC - 2004) Recursos admitidos no processo do trabalho: a) Apelao e Agravo de Instrumento. b) Apelao e Agravo Regimental. c) Recurso Ordinrio e Mandado de Segurana. d) Recurso Ordinrio e Agravo de Petio. e) Recurso de Revista e Agravo Retido. 02. (TRT-11 REGIO, F CC - 2 005) NO se inclui no elenco dos recursos admissveis contra as decises dos juzes e dos Tribunais Regionais do Trabalho: a) recurso de embargos. b) recurso ordinrio c) recurso de revista. d) agravo. e) recurso extraordinrio.
a 03. (TRT-14 REGIO - 2004) Consubstancia princpio peculiar do direito processual do trabalho:

a) o contraditrio. b) a irrecorribilidade das decises interlocutrias. c) a irrecorribilidade dos despachos. d) a irrecorribilidade das decises definitivas do feito. e) a irrecorribilidade das decises terminativas do feito. 04. (TRT-18a REGIO, FCC - Tc nico Judicirio - 2008) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, em regra, da deciso interlocutria proferida por magistrado em exceo de suspeio a) caber recurso ordinrio para o Tribunal Regional do Trabalho competente no prazo de oito dias. b) no caber recurso, cabendo exame apenas no recurso que couber da deciso final. c) caber recurso ordinrio para o Tribunal Superior do Trabalho no prazo de oito dias. d) caber agravo de instrumento para o Tribunal Regional do Trabalho competente no prazo de dez dias. e) caber recurso ordinrio para o Tribunal Regional do Trabalho competente no prazo de dez dias. 05. (TRT-1a REGIO - 2003) pressuposto subjetivo do recurso trabalhista: a) pagamento das custas. b) tempestividade. c) realizao do depsito recursal. d) legitimao para recorrer. e) adequao do recurso. 06. (TRT-23a REGI O, F CC - 2 007) Das decises definitivas das Varas do Trabalho, pode ser interposto para a instncia superior a) recurso extraordinrio e de revista. b) recurso ordinrio. c) recurso de revista. d) agravo de petio.
183

www.acheiconcursos.com.br
e) agravo de instrumento. 07. (TRT-1a REGIO - 2004) O prazo para a interposio do recurso ordinrio , em dias, de: a) 5 b) 7 c) 8 d) 10 e) 15 08. (TRT-6a REGIO, FCC - 2006) O prazo para interposio do recurso ordinrio de a) 5 (cinco) dias. b) 8 (oito) dias. c) 10 (dez) dias d) 15 (quinze) dias. e) 30 (trinta) dias 09. (TRT-1a REGIO - 2 003) Nas causas trabalhistas em que for parte a Fazenda Pblica, o prazo para a interposio de Recurso Ordinrio de: a) 30 dias. b) 8 dias. c) 15 dias. d) 16 dias. e) 10 dias. 10. (TRT-15a REGIO, F CC - 2004) O recurso cabvel das decises das Turmas no Tribunal Superior do Trabalho contrrias letra de lei federal*, ou que divergirem entre si : a) Agravo Regimental, ao Tribunal Regional do Trabalho. b) Embargos, ao Tribunal Superior do Trabalho. c) Recurso Ordinrio, ao Tribunal Superior do Trabalho. d) Recurso de Revista, ao Tribunal Superior do Trabalho. e) Recurso Extraordinrio, ao Supremo Tribunal Federal. *Alterado pela Lei n 11.496/07. 11. (TRT-1a REGIO - 20 03) Para a interposio do Recurso de Revista, a divergncia jurisprudencial em torno de interpretao de dispositivo de lei federal poder se dar com relao deciso: a) de Turma do mesmo Tribunal em que proferida a deciso recorrida. b) de Turma do TST. c) do Pleno do TST. d) do Pleno do Tribunal em que proferida a deciso recorrida. e) de Turma de outro Tribunal Regional. 12. (TRT-1a REGIO- 2004) O Recurso de Revista tem o seguinte efeito: a) devolutivo em qualquer hiptese. b) suspensivo em qualquer hiptese. c) devolutivo quando interposto contra deciso proferida por uma Turma em execuo de sentena. d) suspensivo quando interposto contra deciso de indeferimento de embargos de divergncia em
184

www.acheiconcursos.com.br
aes coletivas. e) suspensivo quando interposto contra deciso de indeferimento de recurso em aes coletivas, em grau de recurso ordinrio. 13. (TRT-1a REGIO - 2004) O prazo para a interposio do agravo de petio , em dias, de: a) 5 b) 7 c) 8 d) 10 e) 15 14. (TRT-1a REGIO - 2004) Cabe agravo de petio diante das decises de Juiz: a) nas execues. b) nas questes consideradas contraditrias. c) naquelas classificadas como interlocutrias. d) no processo de conhecimento em qualquer fase. e) no mandado de segurana com liminar denegada. 15. (TRT-1a REGIO - 2 003) O recurso cabvel contra a deciso proferida pelo juiz monocrtico em fase de execuo : a) Recurso Ordinrio. b) Agravo de Instrumento. c) Agravo Regimental ou Interno. d) Recurso de Revista. e) Agravo de Petio. 16. (TRT-14a REGIO - 2004) No Processo Trabalhista o recurso cabvel contra deciso prolatada em embargos execuo : a) apelao. b) recurso ordinrio. c) agravo regimental ou interno. d) agravo de petio. e) recurso de revista. 17. (TRT-20a REGI O, F CC - 2006) De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, das decises do Juiz nas execues caber a) embargos, no prazo de 10 dias. b) embargos, no prazo de 8 dias. c) agravo de petio, no prazo de 8 dias. d) agravo de petio, no prazo de 10 dias. e) recurso ordinrio, no prazo de 8 dias. 18. (TRT-18a REGIO, F CC - Tcnic o Judicirio - 2008 ) A empresa W foi intimada de deciso de magistrado na execuo de sentena proferida na reclamao trabalhista promovida por Jos, seu exempregado. Neste caso, a empresa W ter a) dez dias para interpor Agravo de Instrumento, sendo que os prazos processuais contam-se com incluso do dia do comeo e excluso do dia do vencimento.
185

www.acheiconcursos.com.br
b) oito dias para interpor Agravo de Petio, sendo que os prazos processuais contam-se com incluso do dia do comeo e excluso do dia do vencimento. c) oito dias para interpor Recurso Ordinrio, sendo que os prazos processuais contam-se com incluso do dia do comeo e excluso do dia do vencimento. d) dez dias para interpor Agravo de Instrumento, sendo que os prazos processuais contam-se com excluso do dia do comeo e incluso do dia do vencimento. e) oito dias para interpor Agravo de Petio, sendo que os prazos processuais contam-se com excluso do dia do comeo e incluso do dia do vencimento. 19. (TRT-6a REGIO, FCC - 2006) Da deciso que nega seguimento a recurso, por deserto, cabe a) agravo regimental. b) agravo de petio. c) agravo de instrumento. d) apelao. e) recurso de revista. 20. (TRT-1a REGIO - 2004) Da deciso que denegou a interposio de recurso cabe: a) mandado de segurana. b) agravo de instrumento. c) embargo declaratrio. d) recurso de revista. e) agravo de petio. 21. (TRT-23a REGIO, F CC - 2004) Diante da deciso que denega seguimento ao recurso ordinrio que a empresa interps contra a sentena que julgou procedente em parte a reclamao trabalhista apresentada por ex-empregado, ser cabvel a) Recurso Ordinrio. b) Recurso de Revista. c) Agravo de Petio. d) Agravo de Instrumento. e) Embargos de Declarao. 22. (TRT-1a REGIO - 2003) Leia com ateno as assertivas abaixo. I. O Tribunal Superior do Trabalho, no Recurso de Revista, no dever examinar previamente se a causa oferece transcendncia com relao aos reflexos gerais de natureza econmica, poltica, social ou jurdica. II. Cabe agravo de instrumento dos despachos que denegarem a interposio de recursos. III. O agravo de instrumento interposto contra o despacho que no receber agravo de petio suspende a execuo da sentena. Sobre as assertivas acima, pode-se dizer que: a) II e III esto corretas. b) somente II est correta. c) somente I est correta. d) somente III est correta. e) todas esto corretas.

186

www.acheiconcursos.com.br

GABARITO E COMENTRIOS 01. D Os recursos trabalhistas esto elencados no art. 893 da CLT: Art. 893 - Das decises so admissveis os seguintes recursos: I - embargos; II - recurso ordinrio; III - recurso de revista; IV - agravo. 1 - Os incidentes do processo so resolvidos pelo prprio Juzo ou Tribunal, admitindo-se a apreciao do merecimento das decises interlocutrias somente em recursos da deciso definitiva. 2 - A interposio de recurso para o Supremo Tribunal Federal no prejudicar a execuo do julgado. Os agravos podem ser: Art. 897 - Cabe agravo, no prazo de 8 (oito) dias: a) de petio, das decises do Juiz ou Presidente, nas execues; b) de instrumento, dos despachos que denegarem a interposio de recursos. A nica opo que elenca apenas recursos trabalhistas previstos na CLT a D. 02. E

(...)

Vide comentrio da questo 01.

03. B UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA. ESTE O art. 893, 1, da CLT traduz um principio O GABARITO INTEGRAL DAS QUESTESprprio do direito processual do trabalho, que a DESTE ASSUNTO irrecorribilidade das decises interlocutrias:

Desta forma, na Justia do Trabalho, s cabvel recurso imediato de sentenas (terminativas e definitivas) e acrdos. O mesmo princpio tambm objeto da Smula n 214 do TST: 214 - DECISO INTERLOCUTRIA. IRRECORRIBILIDADE (nova redao) - Res. 127/2005, DJ 14, 15 e 16.03.2005 Na Justia do Trabalho, nos termos do art. 893, 1, da CLT, as decises interlocutrias no ensejam recurso imediato, salvo nas hipteses de deciso: a) de Tribunal Regional do Trabalho contrria Smula ou Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho; b) suscetvel de impugnao mediante recurso para o mesmo Tribunal; c) que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, 2, da CLT. 04. B Vide comentrios da questo 03. 05. D Para que o recurso seja conhecido e processado, ele deve atender a todos os pressupostos, objetivos e subjetivos. A falta de apenas um deles ocasionar o no conhecimento do recurso. So pressupostos: Subjetivos:
187

ESTO APENAS do processo so resolvidos pelo prprio Juzo ou Tribunal, admitindo-se a 1 - Os incidentesNA APOSTILA COMPLETA QUE VOC PODER apreciao do merecimento das decises interlocutrias somente em recursos da deciso definitiva. OBTER EM http://www.acheiconcursos.com.br .

www.acheiconcursos.com.br RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO - QUESTES COMENTADAS


01. (T RT-15 REGIO, F CC - Analista Judicirio - 20 09) Contra deciso de Tribunal Regional do Trabalho que reconhece ter havido nulidade ou a existncia de irregularidade sanvel e determina a baixa dos autos ao juzo de primeiro grau, para novo pronunciamento deste, a) caber agravo regimental. b) caber embargos no prazo de oito dias. c) caber recurso de revista no prazo de oito dias. d) no caber recurso. e) caber recurso de revista no prazo de cinco dias. 02. (TRT-18 REGIO, F CC - Analista Judicirio - 2008) Com relao ao recurso de revista, certo que a) incabvel esse recurso para reexame de fatos, mas ser cabvel a revista para reexame de provas. b) caber, em regra, esse recurso contra acrdo regional prolatado em agravo de instrumento. c) a admissibilidade desse recurso contra acrdo proferido em processo incidente na execuo independe de demonstrao inequvoca de violao direta Constituio Federal. d) s caber esse recurso por violao literal de dispositivo de lei federal nas demandas sujeitas ao procedimento sumarssimo. e) no se conhecer desse recurso ou dos embargos quando a deciso recorrida resolver determinado item do pedido por diversos fundamentos e a jurisprudncia transcrita no abranger a todos. (TRT-16 REGIO, FCC - Analista Judicirio - 2009) 03. O fato de o juzo primeiro de admissibilidade do recurso de revista entend-lo cabvel apenas quanto parte das matrias veiculadas a) impede a apreciao integral pela Turma do Tribunal Regional do Trabalho competente, devendo a parte prejudicada interpor agravo de instrumento. b) no impede a apreciao integral pela Turma do Tribunal Regional do Trabalho competente. c) impede a apreciao integral pela Turma do Tribunal Superior do Trabalho, devendo a parte prejudicada interpor agravo de instrumento. d) impede a apreciao integral pela Turma do Tribunal Superior do Trabalho, devendo a parte prejudicada interpor agravo regimental. e) no impede a apreciao integral pela Turma do Tribunal Superior do Trabalho. 04. Considere as assertivas abaixo a respeito do agravo de Instrumento, no processo trabalhista. I. vlido o traslado de peas essenciais efetuado pelo agravado, pois a regular formao do agravo incumbe s partes e no somente ao agravante. II. Caber agravo de instrumento, dentre outras hipteses, contra despacho que denegar seguimento a agravo de petio e recurso extraordinrio. III. No obrigatria a juntada de cpia da petio inicial e contestao na formao do agravo de instrumento. IV. O agravo de instrumento interposto em face de despacho que denegou seguimento ao recurso ordinrio ser julgado pelo Tribunal Regional do Trabalho. Est correto o que se afirma APENAS em a) II e IV. b) I e II. c) I, II e III. d) II, III e IV. e) I, II e IV.
192

www.acheiconcursos.com.br

05. (TRT-3 REGIO, FCC - Analista Judicirio - 2009) O recurso de embargos de declarao toma lugar nas hipteses de a) contradio entre a sentena e a jurisprudncia dominante. b) contradio, omisso e inverso tumulturia do procedimento. c) contradio entre a sentena e a prova dos autos. d) obscuridade, omisso, contradio e prequestionamento. e) omisso, obscuridade e contradio entre a sentena e a lei. 06. (TRT-18 REGIO, FCC - Analista Judicirio - 2008) Em execuo de sentena de reclamao trabalhista, despacho de magistrado determinou a realizao de percia contbil. A parte reclamante discordou da deciso, tendo em vista a necessidade de celeridade do processo para recebimento do crdito, indagando seu respectivo patrono da necessidade de recorrer da deciso. O recorrente foi informado que, neste caso, a) no caber agravo de petio, tendo em vista tratar-se de deciso interlocutria. b) caber agravo de petio, no prazo de oito dias, em razo de o despacho ter ocorrido na execuo de sentena trabalhista. c) caber agravo de instrumento, no prazo de oito dias, tendo em vista tratar-se de deciso interlocutria. d) caber agravo de petio, no prazo de dez dias, em razo de o despacho ter ocorrido na execuo de sentena trabalhista. e) caber agravo de instrumento, no prazo de dez dias, tendo em vista tratar-se de deciso interlocutria. 07. (T RT-2 REGIO, F CC - T cnico Judici rio - 2008) A respeito dos recursos em matria trabalhista, INCORRETO afirmar: a) Cabe agravo de instrumento contra deciso que negar seguimento a recurso ordinrio. b) Cabe agravo de petio contra a sentena que homologa o clculo em execuo de sentena, desacolhendo parcialmente impugnao do reclamado. c) Cabe agravo regimental para o Tribunal Pleno do TST das decises proferidas pelo Corregedor do TST. d) Pode o reclamante interpor recurso ordinrio contra a deciso que homologa acordo entre as partes. e) Os embargos de declarao so cabveis para impugnar sentena ou acrdo quando ocorrer omisso, obscuridade ou contradio. 08. (TRT-15 REGIO, FCC - Tcnico Judicirio - 2009) Norma laborava na empresa K na funo de auxiliar administrativo, quando foi dispensada sem justa causa. Na resciso contratual a empresa k no efetuou o pagamento correto das verbas rescisrias e Norma ajuizou reclamao trabalhista requerendo todos os direitos que lhe foram negados. A reclamao trabalhista foi processada pelo rito sumarssimo e julgada procedente. A empresa k interps recurso ordinrio o qual foi conhecido,mas denegado. Neste caso: a) caber recurso de Revista em todas as hipteses previstas na Consolidao das Leis do Trabalho. b) caber recurso de revista somente em caso de contrariedade Smula de Jurisprudncia uniforme do TST e violao direta da Constituio Federal. c) caber recurso de revista somente em caso de contrariedade Smula de Jurisprudncia uniforme do TST. d) Caber recurso de revista somente em caso de violao direta da Constituio Federal. e) incabvel recurso de revista por expressa disposio legal, em razo do rito processual a que foi submetida a demanda. 09. (TRT-3 REGIO, FCC - Analista Judicirio - 2009) Nos recursos contra decises tomadas sob o rito sumarssimo, o Ministrio Pblico do Trabalho, desde que no seja parte no litgio,
193

www.acheiconcursos.com.br
a) no opinar. b) opinar, havendo interesse, na sesso de julgamento. c) participar mediante parecer escrito e sempre prvio sesso de julgamento. d) dar parecer escrito, mas o apresentar, necessariamente, durante a sesso. e) opinar, antes da distribuio do processo ao relator. (TRT-9 REGIO, FCC - Analista Judicirio - 2010) 10. Considere as seguintes assertivas a respeito dos Embargos: I. No cabem Embargos para a Seo de Dissdios Individuais de deciso de Turma que no conhece de agravo pela ausncia de pressupostos extrnsecos. II. No Tribunal Superior do Trabalho, em regra, cabem Embargos das decises das Turmas que divergirem entre si. IIII. Cabem Embargos para a Seo de Dissdios Individuais de deciso de Turma proferida em agravo que vise impugnar o conhecimento de agravo de instrumento. IV. Incabvel Embargo para reexame de fatos e provas. Est correto o que consta APENAS em a) II e IV. b) I, II e III. c) III e IV. d) II, III e IV. e) I, II e IV. 11. No recurso ordinrio, o efeito devolutivo em profundidade, transfere automaticamente ao Tribunal a apreciao de fundamento da defesa no examinado pela sentena, a) desde que renovado em contra-razes, no se aplicando, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena. b) ainda que no renovado em contra-razes, no se aplicando, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena. c) ainda que no renovado em contra-razes, aplicando- se, inclusive, ao caso de pedido no apreciado na sentena. d) desde que renovado em contra-razes e apreciado na sentena, bastando a apreciao na fundamentao. e) desde que renovado em contra-razes, apreciado na sentena com manifestao expressa no relatrio e na fundamentao.

194

www.acheiconcursos.com.br
GABARITO E COMENTRIOS 01. D Trata-se de uma deciso interlocutria, por isso no caber recurso de imediato conforme estabelece o art. 893, pargrafo 1 da CLT. No Processo do Trabalho, as decises interlocutrias no sero recorrveis de imediato, conforme estabelece o art. 893 1 da CLT, que somente permite apreciao das mesmas no recurso da deciso definitiva, geralmente no recurso ordinrio. Deciso Interlocutria o ato pelo qual o juiz no curso do processo resolve questo incidente. Art. 893 da CLT Das decises so admissveis os seguintes recursos: I - embargos; II - recurso ordinrio; III - recurso de revista; IV - agravo.
1 - Os incidentes do processo so resolvidos pelo prprio Juzo ou Tribunal, admitindo-se a apreciao do merecimento das decises interlocutrias somente em recursos da deciso definitiva.

A Smula 214 do TST traz hipteses de exceo ao princpio da irrecorribilidade das decises interlocutrias. Quando o TRT proferir deciso interlocutria contrria a alguma Smula ou OJ do TST a parte poder recorrer desta deciso. Quando a deciso interlocutria for passvel de recurso para o mesmo Tribunal a parte prejudicada poder recorrer desta deciso e quando for acolhida exceo de incompetncia territorial relativa, com remessa do processo para outro TRT, a parte poder recorrer da deciso interlocutria. Neste sentido a Smula 214 do TST. Smula 214 do TST. Na Justia do Trabalho, nos termos do art. 893, 1, da CLT, as decises interlocutrias no ensejam recurso imediato, salvo nas hipteses de deciso: a) de Tribunal Regional do Trabalho contrria Smula ou Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho; b) suscetvel de impugnao mediante recurso para o mesmo Tribunal; c) que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, 2, da CLT. 02. E

(...)

Vejam as seguintes smulas, notadamente esta 23 do TST:

Smula 23 do TST. No se conhece de recurso de revista ou de embargos, se a deciso recorrida resolver determinado item do pedidoQUESTES fundamentos e a jurisprudncia transcrita no O GABARITO INTEGRAL DAS por diversos DESTE ASSUNTO abranger a todos.

ESTE UM MODELO DE DEMONSTRAO DA APOSTILA.

ESTO APENAS NA APOSTILA COMPLETA QUE VOC PODER OBTER EM http://www.acheiconcursos.com.br .

Smula 126 do TST. Incabvel o recurso de revista ou de embargos (arts. 896 e 894, "b", da CLT) para reexame de fatos e provas. Smula 266 do TST. A admissibilidade do recurso de revista interposto de acrdo proferido em agravo de petio, na liquidao de sentena ou em processo incidente na execuo, inclusive os embargos de terceiro, depende de demonstrao inequvoca de violncia direta Constituio Federal. Smula 221 do TST. I - A admissibilidade do recurso de revista e de embargos por violao tem como pressuposto a indicao expressa do dispositivo de lei ou da Constituio tido como violado. II Interpretao razovel de preceito de lei, ainda que no seja a melhor, no d ensejo admissibilidade ou ao conhecimento de recurso de revista ou de embargos com base, respectivamente, na alnea "c" do art. 896 e na alnea "b" do art. 894 da CLT. A violao h de estar ligada literalidade do preceito. Smula 333 do TST. No ensejam recursos de revista ou de embargos decises superadas por iterativa, notria e atual jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho.

195

You might also like