You are on page 1of 6

ESGOTO SANITRIO

Docente: Fabiano de Souza

Definio

O esgoto sanitrio aquele que provem principalmente de residncias, estabelecimentos comerciais, instituies ou quaisquer edificaes que dispe de instalaes de banheiros, lavanderias e cozinhas. Compe essencialmente da gua do banho, excretas, papel higinico, restos de comida, sabo, detergentes e guas de lavagem.

Caractersticas Fsicas

a) Matria Slida O esgoto composto por 99,9% de gua e 0,1% de slido. b) Temperatura Em geral, pouco superior as guas de abastecimento. c) Odor Os odores caractersticos do esgoto so causados pelos gases formados no processo de decomposio, assim, o odor de mofo, tpico do esgoto fresco razoavelmente suportvel. J o odor de ovo podre tpico de esgoto velho, que se encontra muito tempo parado (formao de gs sulfdrico) d) Cor e Turbidez Cor acizentada (esgoto fresco). Cor negra (esgoto velho)
e) Variao de vazo 80% da gua consumida considerada esgoto. A NBR 7229/93 traz

tabela de contribuio de esgoto.

Caractersticas Qumicas

a) Matria Orgnica - 70% do slidos do esgoto so de origem orgnica (C, O, H, N)

b) Matria Inorgnica Presena de areia e substncias minerais dissolvidas.

Caractersticas Biolgicas

a) Microorganismos de guas residuais bactrias, fungos, vrus e protozorios


b) Indicadores de poluio Coliformes Totais, Coliformes Termotolerantes, Escherichia Coli

DBO Mede a quantidade de oxignio gasta para oxidao bioqumica da matria orgnica, processo lento que se prolonga por varias semanas. A relao DBO com marcro-nutrientes N e P considerada como indicadora da viabilidade do tratamento biolgico. A relao DBO/N/P de 100/5/1 em sido a comumente aceita como adequada para a formao do protoplasma e ao metabolismo dos microoganismos aerbios. Para o metabolismo anerobio outras relaes so exigidas, muitas vezes relacionadas com a DQO.

DQO Mede o consumo de oxignio ocorrido durante a oxidao qumica da matria orgnica.

NVEIS DO TRATAMENTO Tratamento Preliminar: So retirados do esgoto os slidos grosseiros, gorduras e areia. Processo: Utiliza processos fsicos, como gradeamento, peneiramento, caixa de gordura e a caixa desarenadora.

Tratamento Primrio: Reduz parte da matria orgnica presente nos esgotos removendo os slidos em suspenso sedimentveis.

Processo: Utiliza processos como sedimentao, flotao, digesto de lodo, secagem do logo, tanque imhoff e sistemas anaerbios (lagoas anaerbias e reatores de fluxo ascedentes)

Tratamento Secundrio: Remove a matria orgnica e os slidos em suspenso. Processo: Atravs de processos biolgicos, utilizando reaes bioqumicas, atravs de microorganismos bactrias aerbias, facultativas, protozorios e fungos. Filtrao biolgica, lodos ativados, lagoas aerbias, lagoas facultativas, lagoas facultativas aeradas.

Tratamento Tercirio: Remove poluentes especficos (micronutrientes e patognicos), alm de outros poluentes no retidos nos tratamentos primrio e secundrio. Este tratamento utilizado quando se deseja obter um tratamento de qualidade superior para os esgotos. Neste tratamento removem-se compostos como nitrognio e fsforo, alm da remoo completa da matria orgnica. Processo: Atravs de processos por radiao ultravioleta, lagoas de maturao, filtrao final, adio de produtos qumicos para desinfeco.

You might also like