You are on page 1of 12

Conhece teu inimigo e conhece-te a ti mesmo, se tiveres cem batalhas a travar, cem vezes sers vitorioso; Se ignoras teu

inimigo e conhece a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar sero idnticas; Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, s contars teus combates por tuas derrotas.

Sun Tzu, A arte da guerra. EFEITOS DOS RECURSOS: No processo do trabalho podem ser vislumbrados 7 tipos de efeitos que o recurso pode ter, quais sejam, o de prolongamento da causa, o devolutivo, o suspensivo, o translativo, o substitutivo, o extensivo e o regressivo. Efeito de prolongamento da causa: O recurso tem a condo de impedir a formao da coisa julgada. Tal efeito levado ao extremo pelo devedor, j que sabedor de que o sistema recursal elemento crucial para o retardamento na formao da coisa julgada, impedindo, desse modo, a possibilidade do vencedor de promover a execuo definitiva da deciso guerreada. Efeito devolutivo: os recursos no processo do trabalho so dotados, em regra, de efeito devolutivo, ou seja, no possuem efeito suspensivo, permitindo-se ao credor a extrao de carta de sentena para realizao de execuo provisria. O efeito devolutivo pode ser entendido como sendo a possibilidade de se devolver a julgamento matria j decidida. Salvo raras excees, na justia laboral, impera a regra de que os recursos trabalhistas possuem o efeito devolutivo conforme reza a norma prevista no artigo 899 da CLT. Entrementes, existem recursos trabalhistas em que h, alm do efeito devolutivo, o efeito suspensivo, como, por exemplo, o recurso ordinrio em dissdio coletivo conforme preceitua a Lei n 10.192/2001 no seu artigo 14.

Destarte, para Valentin Carrion, tambm possvel o efeito suspensivo em recurso ordinrio de dissdio individual e, nesse caso, o efeito suspensivo suspenderia a execuo provisria luz do que dispe o artigo 899 da CLT. Outro exemplo de incidncia do efeito suspensivo nos recursos trabalhistas, segundo o magistrio de Sergio Pinto Martins ocorre quando Em casos excepcionalssimos seria possvel obter efeito suspensivo no recurso mediante medida cautelar. O inciso I da Smula 414 do TST admite ao cautelar como o meio prprio para se obter suspensivo o recurso. J Amauri Mascaro Nascimento aduz que um recurso no qual o efeito suspensivo automtico e implcito o agravo de petio. que a CLT, art. 897, 1 dispe que permitida a execuo imediata, na , pendncia de agravo de petio, da parte remanescente, assim considerada aquela que o agravante no delimitou ou quantificou justificadamente como matria de recurso... Ora, se exeqvel a parte no impugnada, por inferncia a parte impugnada inexeqvel enquanto no decidida definitivamente. Seja como for, no processo laboral, cabe a seguinte afirmao: todos os recursos trabalhistas so recebidos no efeito devolutivo, esta a regra geral insculpida no artigo 899 da CLT. O efeito suspensivo a exceo.

Art. 899. Os recursos sero interpostos por simples petio e tero efeito meramente devolutivo, salvo as excees previstas neste Titulo, permitida a execuo provisria at a penhora.

Tem que ter fundamentao, motivao (princpio). Cuidar do efeito devolutivo em profundidade, art. 515, 1 do Cdigo de Processo Civil. sero, porm, objeto de apreciao e julgamento pelo tribunal todas as questes suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentena no as tenha julgado por inteiro.

Smula 393 do Tribunal Superior do Trabalho:


RECURSO ORDINRIO. EFEITO DEVOLUTIVO EM PROFUNDIDADE. ART. 515, 1 DO CPC. O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinrio, que se extrai do 1 do art. 515 do CPC, transfere automaticamente ao Tribunal a apreciao de fundamento da defesa no examinada pela sentena, ainda que no renovado em contrarazes. No se aplica, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena.

Efeito

suspensivo:

suspende

os

efeitos

da

deciso,

at

pronunciamento do rgo no recurso. No processo do trabalho os recursos, em regra, no so dotados de efeito suspensivo.
Smula n 414 - TST - Res. 137/05 - DJ 22, 23 e 24.08.2005 Converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 50, 51, 58, 86 e 139 da SDI-II Mandado de Segurana - Justia do Trabalho Antecipao de Tutela ou Concesso de Liminar Antes ou na Sentena I - A antecipao da tutela concedida na sentena no comporta impugnao pela via do mandado de segurana, por ser impugnvel mediante recurso ordinrio. A ao cautelar o meio prprio para se obter efeito suspensivo a recurso. (ex-OJ n 51 - inserida em 20.09.00) II - No caso da tutela antecipada (ou liminar) ser concedida antes da sentena, cabe a impetrao do mandado de segurana, em face da inexistncia de recurso prprio. (ex-OJs ns 50 e 58 ambas inseridas em 20.09.00) III - A supervenincia da sentena, nos autos originrios, faz perder o objeto do mandado de segurana que impugnava a concesso da tutela antecipada (ou liminar). (ex-OJs no 86 - inserida em 13.03.02 e n 139 - DJ 04.05.04).

DESEMBARGADOR DESPACHA RECURSO RECEBIDO, EST RECEBIDO EM QUAIS EFEITOS? Somente no devolutivo. Peticiona-se para aclarar quais efeitos. Efeito translativo: ou seja, as questes de ordem pblica, as quais devem ser conhecidas de ofcio, no se opera a precluso, podendo o juiz ou tribunal decidir tais questes ainda que no constem das razes recursais ou das contra-razes, gerando o denominado efeito translativo do recurso. P.E: coisa julgada.

Efeito substitutivo: O julgamento proferido pelo tribunal substituir a sentena ou a deciso recorrida no que tiver sido objeto de recurso. Artigo 512 do Cdigo de Processo Civil.
o efeito substitutivo nasce quando o tribunal aprecia e julga o mrito da causa, operando-se a substituio da sentena a quo, pelo acrdo do Tribunal, na parte objeto do apelo.

Efeito extensivo ou expansivo: aplicado no caso de litisconsorte unitrio, em que a deciso tenha de ser uniforme para todos os litisconsortes. Art. 509 do CPC. Ex. Insalubridade - efeitos as subsidirias. Efeito regressivo, iterativo ou diferido: consiste na possibilidade de retratao ou reconsiderao pela mesma autoridade prolatora da sentena. Agravo de instrumento. Ex. juiz no recebeu o recurso por deserto e a parte agrava provando que o preparo estava pago. O prprio juiz pode se retratar. JUZO DE ADMISSIBILIDADE: Em regra, interposto um recurso, ele submetido a um exame de admissibilidade realizado, em primeira mo, pelo juzo a quo (ou seja, naquele juzo onde se prolatou a deciso) e, posteriormente, no juzo ad quem, ou seja, naquele juzo competente para julgar o recurso. Objetivo principal desses juzos? Ver se esto preenchidos os PRESSUPOSTOS RECURSAIS ou requisitos de admissibilidade recursal.

O despacho de admissibilidade prolatado pelo juiz a quo no delimita a matria no juzo ad quem.
TST Enunciado n 285 - Res. 18/1988, DJ 18.03.1988 - Mantida Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Admissibilidade Parcial Recurso de Revista Cabvel - Interposio de Agravo de Instrumento. O fato de o juzo primeiro de admissibilidade do recurso de revista entend-lo cabvel, apenas quanto a parte das matrias veiculadas, no impede a apreciao integral pela turma do Tribunal Superior do Trabalho, sendo imprpria a interposio de agravo de instrumento.

No h vinculao no despacho exarado pelo juiz a quo ao juiz ad quem. Nos dizeres de Amauri Mascaro Nascimento1:
tambm correto dizer juzo primeiro e juzo segundo de admissibilidade porque essa verificao dupla, em dois graus, ou seja, tanto o juiz que despachar o recurso para que seja processado como o juiz do tribunal que atuar como relator do recurso tem o mesmo poder, duplo, de exercer o juzo de admissibilidade ou de inadmissibilidade e rever o despacho precedente da admissibilidade do juiz de primeiro grau para mant-lo ou reforma-lo (CPC, art. 518, pargrafo nico). Pode, tambm, o juiz de um grau para quem a petio de recurso pedindo o seu processamento foi dirigida admiti-lo, mas o relator concluir diversamente, e no admitir o recurso se entender que faltou o cumprimento de um dos pressupostos processuais.

Pargrafo nico do art. 518 do CPC: reconsiderao aps as contra-razes.

Art. 518. Interposta a apelao, o juiz, declarando os efeitos em que a recebe, mandar dar vista ao apelado para responder. 1 O juiz no receber o recurso de apelao quando a sentena estiver em conformidade com smula do Superior Tribunal de Justia ou do Supremo Tribunal Federal. 2 Apresentada a resposta, facultado ao juiz, em cinco dias, o reexame dos pressupostos de admissibilidade do recurso.
o o

NASCIMENTO, 2009, p. 629.

Quanto aos pressupostos processuais, estes podem ser tanto objetivos, tambm chamados de extrnsecos, ou subjetivos, tambm conhecidos como intrnsecos. Extrnsecos ou objetivos: so os que dizem respeito ao recurso em si. - Recorribilidade do ato: O ato deve ser recorrvel. No processo do trabalho, por exemplo, onde h um princpio como o da irrecorribilidade das decises interlocutrias, ou seja, ditas decises no so recorrveis de imediato, o prprio ato processual deixa de ser recorrvel, assim como os despachos de mero expediente. - Adequao: o recurso deve ser adequado, devendo a parte recorrente escolher o recurso adequado para interpor daquela deciso exceo: princpio da fungibilidade recursal. - Sucumbncia: a situao desfavorvel para uma das partes, em razo de ter sido vencida. o pressuposto fundamental dos recursos. - Tempestividade o direito da parte vencida de recorrer deve ser exercitada no prazo legalmente fixado. Caso o recurso seja interposto fora do prazo legal ser considerado INTEMPESTIVO. Prazo em dobro do artigo 191 se aplica no processo do trabalho?
OJ 310 da SDI 1: LITISCONSORTES. PROCURADORES DISTINTOS. PRAZO EM DOBRO. ART. 191 DO CPC. INAPLICVEL AO PROCESSO DO TRABALHO. A regra contida no art. 191 do CPC inaplicvel ao processo do trabalho, em decorrncia da sua incompatibilidade com o princpio da celeridade inerente ao processo trabalhista.

Cuidar com a petio recursal interpondo recurso por fac-smile autorizado pela Lei 9800/99.

RECURSO. FAC-SMILE. LEI N 9.800/1999 (converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 194 e 337 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 I - A Lei n 9.800/1999 aplicvel somente a recursos interpostos aps o incio de sua vigncia. (ex-OJ n 194 da SBDI-1 - inserida em 08.11.2000) II - A contagem do qinqdio para apresentao dos originais de recurso interposto por intermdio de fac-smile comea a fluir do dia subseqente ao trmino do prazo recursal, nos termos do art. 2 da Lei n 9.800/1999, e no do dia seguinte interposio do recurso, se esta se deu antes do termo final do prazo. (ex-OJ n 337 da SBDI1 - primeira parte - DJ 04.05.2004) III - No se tratando a juntada dos originais de ato que dependa de notificao, pois a parte, ao interpor o recurso, j tem cincia de seu nus processual, no se aplica a regra do art. 184 do CPC quanto ao "dies a quo", podendo coincidir com sbado, domingo ou feriado. (ex-OJ n 337 da SBDI-1 - "in fine" - DJ 04.05.2004)

CUIDAR: Prematuridade recursal: quando a parte se adianta, tentando ser diligente, e recorre antes da intimao da deciso. Reza o art. 184 do CPC que os prazos comeam a contar no primeiro dia til aps a intimao, sendo, pois, o recurso interposto desta forma no conhecido. - Representao (controvria, alguns consideram subjetivos Manual Antnio Teixeira Filho): a firmatura da petio de recurso deve ser feita por quem tem poderes para tanto ou atravs do jus postulandi.
Oj 120 DA SDI-I/TST RECURSO. ASSINATURA DA PETIO OU DAS RAZES RECURSAIS. VALIDADE. O recurso sem assinatura ser tido por inexistente. Ser considerado vlido o apelo assinado, ao menos, na petio de apresentao ou nas razes recursais.

383 - Mandato. Inaplicabilidade.

Arts.

13

37

do

CPC.

Fase

recursal.

I - inadmissvel, em instncia recursal, o oferecimento tardio de procurao, nos termos do art. 37 do CPC, ainda que mediante

protesto por posterior juntada, j que a interposio de recurso no pode ser reputada ato urgente. II - Inadmissvel na fase recursal a regularizao da representao processual, na forma do art. 13 do CPC, cuja aplicao se restringe ao Juzo de 1 grau.

- Preparo recolhimento das custas (dentro do prazo recursal). Para Renato Saraiva2:
No processo do trabalho, para fins recursais, exige-se que o recorrente recolha as custas e realize o depsito recursal. Portanto, no efetuado o pagamento das custas processuais e do depsito recursal, o recurso ser considerado deserto.

No caso de recurso, as custas sero pagas e comprovadas o seu recolhimento dentro do prazo recursal (art. 789, 1). As custas sero calculadas na base de 2% e tem uma quota mnima de R$ 10,64.
2% (1. acordo ou condenao sob o respectivo valor; 2. quando houver extino ou improcedncia, sobre o valor da causa; 3. ao declaratria e constitutiva: valor da causa; 4. valor inestimvel: juiz fixar). Quem isento do pagamento das custas?
Art. 790-A - So isentos do pagamento de custas, alm dos beneficirios de justia gratuita: I a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e respectivas autarquias e fundaes pblicas federais, estaduais ou municipais que no explorem atividade econmica II o Ministrio Pblico do Trabalho. Pargrafo nico. A iseno prevista neste artigo no alcana as entidades fiscalizadoras do exerccio profissional, nem exime as pessoas jurdicas referidas no inciso I da obrigao de reembolsar as despesas judiciais realizadas pela parte vencedora.

Custas no processo de execuo: PAGAS AO FINAL.

SARAIVA, 2009, p. 532.

Art. 789-A - No processo de execuo so devidas custas, sempre de responsabilidade do executado e pagas ao final, de conformidade com a seguinte tabela: III agravo de instrumento: R$ 44,26 (quarenta e quatro reais e vinte e seis centavos); IV agravo de petio: R$ 44,26 (quarenta e quatro reais e vinte e seis centavos); VI recurso de revista: R$ 55,35 (cinqenta e cinco reais e trinta e cinco centavos);

Bezerra Leite e Renato Saraiva: o depsito recursal faz parte do preparo. DEPSITO RECURSAL: o empregado, reclamante, por mais milionrio que seja, como um grande jogador de futebol, paga deposito recursal? Renato Saraiva3:
Em relao ao depsito recursal, temos que o mesmo objetiva garantir o juzo para o pagamento de futura execuo a ser movida pelo empregado.

No, pois o depsito recursal visa a garantia posterior da execuo trabalhista. uma garantia do empregado.
ATO.SEJUD.GP N. 447/2009 O PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, no uso de suas atribuies legais e regimentais, CONSIDERANDO o disposto no item VI da Instruo Normativa n 3 desta Corte, R E S O L V E: Editar os novos valores alusivos aos limites de depsito recursal de que trata o artigo 899 da Consolidao das Leis do Trabalho, reajustados pela variao acumulada do INPC do IBGE, no perodo de julho de 2008 a junho de 2009, a saber: R$ 5.621,90 (cinco mil, seiscentos e vinte e um reais e noventa centavos), no caso de interposio de Recurso Ordinrio;

SARAIVA, 2009, p. 534.

R$ 11.243,81 (onze mil, duzentos e quarenta e trs reais e oitenta e um centavos), no caso de interposio de Recurso de Revista, Embargos e Recurso Extraordinrio; R$ 11.243,81 (onze mil, duzentos e quarenta e trs reais e oitenta e um centavos), no caso de interposio de Recurso em Ao Rescisria. Esses valores sero de observncia obrigatria a partir de 1 de agosto de 2009. Publique-se no B.I. e no D.E.J.T. Braslia, 15 de julho de 2009. MILTON DE MOURA FRANA Ministro Presidente do TST

Lei 5.584/70.
Art. 7 A comprovao do depsito da condenao (CLT, art. 899, 1 a 5) ter que ser feita dentro do prazo para a interposio do recurso, sob pena de ser este considerado deserto. 245 Depsito Recursal Trabalhista - Prazo Dilao. O depsito recursal deve ser feito e comprovado no prazo alusivo ao recurso, sendo que a interposio antecipada deste no prejudica a dilao legal.

Smula 86 do TST: Desero - Recurso Trabalhista - Massa Falida - Pagamento de Custas ou Depsito do Valor da Condenao. No ocorre desero de recurso da massa falida por falta de pagamento de custas ou de depsito do valor da condenao. Esse privilgio, todavia, no se aplica empresa em liquidao extrajudicial.

Smula 128 do TST: Depsito da Condenao Trabalhista Complementao - Limite Legal I - nus da parte recorrente efetuar o depsito legal, integralmente, em relao a cada novo recurso interposto, sob pena de desero. Atingido o valor da condenao, nenhum depsito mais exigido para qualquer recurso. II - Garantido o juzo, na fase executria, a exigncia de depsito para recorrer de qualquer deciso viola os incisos II e

LV do art. 5 da CF/1988. Havendo, porm, elevao do valor do dbito, exige-se a complementao da garantia do juzo. III - Havendo condenao solidria de duas ou mais empresas, o depsito recursal efetuado por uma delas aproveita as demais, quando a empresa que efetuou o depsito no pleiteia sua excluso da lide.

99 Recurso - Ao Rescisria - Empregador Vencido Depsito - Prazo Desero. Havendo recurso ordinrio em sede de rescisria, o depsito recursal s exigvel quando for julgado procedente o pedido e imposta condenao em pecnia, devendo este ser efetuado no prazo recursal, no limite e nos termos da legislao vigente, sob pena de desero. OJ 140 DA SDI-I/TST DEPSITO RECURSAL E CUSTAS DIFERENA NFIMA DESERO OCORRNCIA. Ocorre desero do recurso pelo recolhimento insuficiente das custas e do depsito recursal, ainda que a diferena em relao ao quantum devida seja nfima, referente a centavos.

TABELA DE DEPSITO RECURSAL NO PROCESSO TRABALHISTA Recursos sem depsito recursal Recursos recorrente Agravo de petio Agravo de instrumento Agravo regimental Embargos de declarao Pedido de reviso Recurso ordinrio Recurso de revista Embargos no TST Recurso extraordinrio Recurso adesivo com depsito recursal

obrigatrio por parte do empregador

JUZO DE ADMISSIBILID ADE ADEQUAO TEMPESTIVI DADE REPRESENT AO PREPARO

RECLAMADO COM ADVOGADO SIM/FUNGIBILIDADE SIM SIM CUSTAS E DEPSITO RECURSAL/

RECLAMADO COM JUS POSTULANDI SIM/FUNGIBILIDAD E SIM NO CUSTAS E DEPSITO

RECLAMANTE COM ADVOGADO SIM/FUNGIBILIDA DE SIM SIM CUSTAS/ GRATUIDADE

RECLAMANTE COM JUS POSTULANDI SIM/FUNGIBILIDA DE SIM NO CUSTAS/ GRATUIDADE

GRATUIDADE LEGITIMIDAD E CAPACIDADE INTERESSE SUCUMBNC IA MOTIVAO SIM SIM SIM SIM SIM

RECURSAL/ GRATUIDADE SIM SIM SIM SIM NO

SIM SIM SIM SIM SIM

SIM SIM SIM SIM NO

You might also like