You are on page 1of 10

Controvrsia - Vol.

5 (1): 49-58, jan-abr 2009

ISSN 1808-5253

Contribuio da Filosofia Pr-Socrtica para a Poesia Lrica da Grcia do sc. VI a.C.


Contribution of the Presocratic Philosophy to the Greek Lyric Poetry of the VI B.C

Odi Alexander Rocha da Silva


o_alexander_r@hotmail.com Professor de literatura grega na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Resumo
O presente estudo discorre sobre a importncia da filosofia pr-socrtica no surgimento da vida interior, tema bastante explorado na poesia lrica da Grcia do sc. VI a.C., em maior grau pela poetisa Safo de Lesbos. Enquanto que em Homero tnhamos a arte literria impessoal e destituda de profundidade psicolgica, na poesia lrica temos o levantamento de questes do ntimo humano. Entretanto, tais reflexes foram possveis tendo em vista o advento da filosofia pr-socrtica. Surgida quase ao mesmo tempo que a lrica, esta filosofia props uma outra interpretao para as uma questes nova da natureza, proporcionando leitura

Abstract
The present study deals with the role of pre-Socratic philosophy in the appearing of inner life, which a very approached theme in Greek lyric poetry of VI b.C, mainly by Sappho of Lesbos. While in Homer we had some very impersonal form of art without psychology, in Greek lyric poetry we have questions that deal with inner feelings. However, this reflections were possible because the existence of the presocratic philosophy which was born almost at the same as greek lyric poetry. This philosophy proposed a new interpretation to the question about nature and a new notion about about the world in general and the myths. This new interpretation reach also the practice of literary art, put its influences in it. In our reflections about the contribution of presocratic philosophy, we dont emphasize this or that philosopher, but the thought of the philosophy as a whole. The present study is based on the reflection established by Jean-Pierre Vernant (1986), Gerd Borheim (1999), Bruno Snell (1992) and in some bibliography concerned to the theme direct or indirectly.

sobre o mundo e sobre os mitos. Tal releitura tambm alcanou a arte literria, influenciandoa. Em nossas reflexes sobre a contribuio da filosofia pr-socrtica poesia lrica, no nos restringimos a este ou aquele pensador, mas sim filosofia de um modo geral. O presente estudo se ampara nos pressupostos tericos estabelecidos por Jean-Pierre Vernant (1986), Gerd Borheim (1999), Bruno Snell (1992) e em variada bibliografia que direta ou indiretamente est relacionada ao tema em apreo. Palavras-chave: indivduo, filosofia, natureza, mito, poesia, Safo.

Key words: individual, philosophy, nature, myth, poetry, Sappho.

Consideraes iniciais
No h literatura ou concepo filosfica que surja do nada. Assim como todo e qualquer fenmeno literrio ou filosfico, a poesia lrica da Grcia antiga do sc. VI a.C. teve um 49
Texto submetido em 19/02/09 e aceito em 13/04/09.

Odi Alexander Rocha da Silva

parmetro inicial a partir do qual construiu seus fundamentos. Neste sentido, para que se possa definir a poesia lrica grega enquanto investigao dos sentimentos, precisamos entender de onde ela partiu a fim de constatarmos que ela no , como se poderia pensar, um fenmeno fortuito na histria da literatura ocidental. A poesia lrica representa um momento no qual a arte literria inicia a explorar a vida interior, tendo esta como objeto de abordagem potica. Considerando-se que sua antecessora, a poesia pica, que tem como representante Homero, com os poemas Ilada e Odisseia, apresentava caractersticas bastante dspares (impessoalidade, distncia do poeta em relao ao que aborda, entre outros), haveria de se pensar que a passagem de uma total impessoalidade para uma profunda interioridade houvera de ser um fenmeno por demais abrupto. Entretanto, para entendermos a lgica deste fenmeno (o que explicaria inclusive o porqu de ele ter acontecido), precisaremos analisar um outro fenmeno, tambm mpar na histria do pensamento grego: a filosofia pr-socrtica. O presente trabalho, pois, contempla o objetivo de analisar o papel da filosofia prsocrtica enquanto pensamento incentivador na busca pela compreenso da vida interior. Para os propsitos desta discusso, nos referiremos dita filosofia em termos gerais, no tendo a preocupao de enfocar este ou aquele pensador. Desta forma, importa-nos abordar aqui sobre como a referida filosofia contribuiu para o desenvolvimento de uma prxis potica voltada para valorizao do exame dos sentimentos humanos.

1. Conceitos fundamentais 1.1 A poesia lrica


A poesia lrica a que nos referiremos ao longo deste estudo formada por duas prticas literrias bastante especficas, a saber: a lrica mondica, da qual faz parte, dentre outros poetas, a escritora Safo de Lesbos. A lrica mondica definida por Schuler (1985, p. 35) como aquela em que o poeta exprime seus prprios sentimentos; paralelamente lrica mondica, tem-se a lrica coral, na qual os poemas compostos para um coro vinculam-se ao jbilo dos dias festivos (SCHLER, 1985, p. 35). Apesar dos diferentes direcionamentos estilsticos que possuem, ambas as lricas, mondica e coral, teriam um fundo em comum, qual seja a discusso de temas existenciais. Nessas discusses, a lrica caracteriza-se basicamente por um fenmeno que proporcionou um avano fundamental na poesia amorosa: aos temas tradicionais que conhecemos pela poesia popular, acrescentou outros novos e em todos eles introduziu um esprito novo (ADRADOS, 1996, p. 141) 1 . Dito de outro modo, a discusso existencial, na poesia lrica mondica comumente caracterizada pela imerso no individual:

No original: Un avance fundamental en la poesa amorosa; a los temas tradicionales que conocemos por la poesa popular, aadi otros nuevos y en todos ellos introdujo un nuevo espritu.

50
Controvrsia - Vol. 5 (1): 49-58, jan-abr 2009

Odi Alexander Rocha da Silva

Ao separar-se da individualidade, o esprito reclui-se em si mesmo, perscruta sua conscincia e procura dar satisfao necessidade que este sente de exprimir no a realidade das coisas, mas o modo por que elas afetam a alma subjetiva e enriquecem a experincia pessoal, o contedo e a atividade da vida interior. (HEGEL, 1964, p. 290)

Nesse sentido, dizendo de outro modo, um poema ser lrico no pelo fato de ser poema, mas por conter em si uma dada experincia e uma dada postura mental perante a realidade do mundo (MOISS, 1974, p. 307). Assim sendo, a poesia lrica, ao contemplar a expresso da vida interior como mote da produo potica, permite concluir que:
A interioridade constitui a verdadeira realidade da vida interior. [...] graas libertao, j a alma capaz de se exprimir e de dar aos sentimentos, at ento obscuros, a forma de intuies e representaes conscientes. esta a misso essencial da poesia lrica e aquilo por que difere da poesia pica e da poesia dramtica. (HEGEL, 1964, p. 291-2).

1.2 A lgica do mito


A abordagem da filosofia pr-socrtica constituiu, dentre outros aspectos, uma abordagem a respeito do mito. J no sculo VI a.C., quando ento a filosofia pr-socrtica colocava as suas primeiras questes, o mito por si mesmo j no mais satisfazia o homem enquanto explicao para o sentido e a lgica da vida. Com efeito, antes do advento da filosofia pr-socrtica, o pensamento mtico ditava a interpretao do mundo e de seus fenmenos. Conforme o pensamento mtico, toda a explicao a respeito da compreenso do mundo vinha, basicamente, dos atos dos deuses, ou seja, das determinaes que esses impuseram para serem seguidos pelas pessoas atravs da religio. Para o pensamento mtico, a experincia cotidiana se esclarecia e adquiria sentido em relao aos atos praticados pelos deuses na origem (VERNANT, 1986, p. 74). No de surpreender que os relatos mticos estejam repletos de faanhas de soberania como, por exemplo, o triunfo de um deus soberano contra seus rivais. Ou seja, a supremacia deste deus precisava ser constantemente afirmada, sobretudo para que nada nem ningum pudesse p-la em discusso. Por conta dessa mesma afirmao da supremacia que no aceita ser discutida, lcito asseverar que o mito, ento, no procurava interrogar-se racionalmente sobre como o mundo ordenado surgiu do caos. Ele apenas respondia a questes que considerava primordiais, tais como Quem o deus soberano?, Quem conseguiu reinar sobre o Universo?, entre outras (VERNANT, 1986, p. 81).

1.3 A filosofia pr-socrtica


A filosofia pr-socrtica recebeu este nome em virtude de haver surgido antes de Scrates, isto , antes daquele que seria o divisor de guas do pensamento grego como um todo. 51
Controvrsia - Vol. 5 (1): 49-58, jan-abr 2009

Odi Alexander Rocha da Silva

O advento da filosofia pr-socrtica (aproximadamente sc. VI a.C.) marcou, em linhas gerais, o declnio do pensamento mtico. A partir da, as reflexes que surgiram passaram a repensar a formao do mundo e do homem mediante uma investigao. As evidncias obtidas de tal investigao proporcionariam a construo uma teoria sobre o mundo e sobre os fenmenos que nele aconteciam. Dito de outro modo, o que importa salientar que se instaura na Grcia um tipo de comportamento humano mais acentuadamente racional (BORHEIM, 1999, p. 8). A nova forma de pensar trazida pela filosofia contempla, agora, a physis 2 , natureza, como um elemento cuja origem e fundamento necessitam ser plausveis compreenso humana. Em outras palavras,
as vias pelas quais essa physis nasceu, diversificou-se e organizou-se so perfeitamente acessveis inteligncia humana: a natureza no operou no comeo de maneira diferente de como o faz ainda, cada dia, quando o fogo seca uma vestimenta molhada ou quando, num crivo agitado pela mo, as partes mais grossas se isolam e se renem. Como no h seno uma s natureza, que exclui a prpria noo de sobrenatural, no h seno uma s temporalidade; o original e o primordial despojam-se de sua majestade e seu mistrio; tm a banalidade tranquilizadora dos fenmenos familiares. (VERNANT, 1986, p. 73-74)

Mas no apenas isto. Sobre esta mesma physis, ainda caberia mencionar que

existem modos especficos, de acordo com os quais, as coisas alcanam a sua manifestao: o repetido nascer do Sol e da Lua, o nascer dos homens e dos animais, o despontar, o crescer e o florir das plantas. Quando j no se presta ateno ao fato de que atravs destes modos as coisas conseguem tornar-se manifestas [...], prestando-se, ao invs disso, ateno aos modos especficos que preparam o seu ingresso no emergir, ento a palavra physis utilizada [...] para designar apenas o conjunto de entes constitudos por estes modos e, portanto, o conjunto dos vrios tipos de desenvolvimento, ou seja, essa regio particular do ser que a realidade em devir. (SEVERINO, 1986, p. 26)

Temos, pois, agora, a natureza representada e explicada sob outros parmetros, os quais objetivam mais a racionalidade que a religio na interpretao dos fenmenos do mundo. J no o original que ilumina e transfigura o cotidiano; o cotidiano que torna o original inteligvel, fornecendo modelos para compreender como o mundo se formou e ordenou (VERNANT, 1986, p. 74). Por outro lado, convm mencionar tambm que:
Ao dirigir-se Physis, isto , ao Todo que se mostra, a filosofia consegue ver o Todo no seu ser, livre dos vus do mito, livre dos traos alterados que este velamento confere ao rosto do Todo. Para a filosofia, libertar o Todo do mito significa que o Todo no aquilo que fica depois de suscitado pela fora inventiva do mito, mas sim por aquilo que por si capaz de se mostrar e impor, precisamente porque se consegue manter manifesto e presente. E o todo no mostra conter aquilo que o mito conta (as teogonias e as vicissitudes dos deuses e sua relao com os homens), antes mostra o cu estrelado e o sol e a terra e o ar e a gua dos mares e dos rios [...]. A filosofia () [...] desde o incio como o deixar aparecer de tudo aquilo que capaz de se tornar manifesto e que, portanto, se impe (e no imposto pela fantasia mtica), ou seja, verdade irrefutvel: physis. (SEVERINO, 1986, p. 24-25)
2

Physis uma palavra grega de difcil traduo. Em torno de seu campo semntico, em lngua grega, giram uma mirade de questes polticas, sociais e culturais do mundo grego antigo; em virtude deste aspecto, o termo pode assumir as mais variadas tradues. Para os efeitos de nossa abordagem da filosofia pr-socrtica, usaremos como sua traduo a palavra natureza alternadamente com physis, vocbulo transliterado do grego.

52
Controvrsia - Vol. 5 (1): 49-58, jan-abr 2009

Odi Alexander Rocha da Silva

bastante natural que, nesse novo estado de coisas, fosse feita a construo de novas cosmologias, as quais eram bastante diversas das cosmologias anteriores, tendo em vista que elas objetivavam, acima de tudo,
[...] ser livres de toda a imaginria dramtica das teogonia e cosmogonias antigas. As grandes figuras das potncias primordiais j se extinguiram. Nada de agentes sobrenaturais cujas aventuras, lutas, faanhas, formavam a trama dos mitos de gnese que narravam o aparecimento do mundo e instituio da ordem. (VERNANT, 1986, p. 73)

Em outras palavras, a nova forma de pensar procurou expressar uma opinio diversa sobre como o mundo pode se considerar e pensar a si mesmo enquanto ordem social, diferentemente dos relatos antigos, segundo os quais mundo tentava estabelecer-se tendo os deuses como sustentculo. Entretanto, a nova forma de pensar, ainda que contemplando temas racionais ligados pesquisa do mundo de maneira a torn-lo mais inteligvel ao homem, utilizou-se por vezes do recurso da poesia para disseminao de suas reflexes.
Tem-se evidncias de que um determinado nmero destes pensadores (prsocrticos) compilaram suas ideias para um pblico no-especializado. Xenfanes escreveu poemas elegacos e hexmetros e (de acordo com a tradio) rapsodiou seus prprios trabalhos; Herclito construiu aforismos que emulavam o discurso do orculo dlfico e Parmnides rivalizava com Homero e Hesodo escrevendo poesia em verso hexmetro. No estou sugerindo que estes pensadores granjeavam um tipo de popularidade maior que a dos poetas tradicionais. A questo que eles exploravam formas tradicionais de poesia e um discurso de autoridade em um esforo de atrarem pblico e ganharem ateno3. (SHAPIRO, 2007, p. 177)

2. A repercusso no potico

A busca por uma viso mais realista da natureza teve uma repercusso direta sobre a arte potica. Com efeito, a poesia lrica, em seu aspecto predominante, nasce na regio jnica, a qual, at fins do sc. VI a.C. era o centro cultural da Grcia antiga. Rapidamente, as localidades abrangidas por esta regio tomam contato com os novos conceitos trazidos por este novo pensamento e ento temos uma mudana na arte potica. Se, em Homero, havia uma grande riqueza de sobrenatural, na poesia lrica tal elemento simplesmente no ocorre. Os fenmenos da natureza, a partir de ento, j so vistos em suas causas eminentemente naturais e no de foras alm da compreenso humana. Tendo o pensamento mtico sido motivo de reviso em seus antigos pressupostos, a poesia adquiriu um tnus diferenciado do costumeiro (pico) na medida em que, influenciada pelas novas concepes filosficas, j encarava o manifesto como algo destitudo de uma perspectiva sobrenatural. Esse estado de coisas facilitou muito o descrdito da poesia pica, uma vez que a partir de ento:

Claro que, mesmo que fizessem uso de formas poticas populares para ganharem ateno, eles se engajaram em discusses especializadas a respeito da natureza do universo, da mudana e da realidade.

53
Controvrsia - Vol. 5 (1): 49-58, jan-abr 2009

Odi Alexander Rocha da Silva

A narrativa ampla cede lugar a textos diminutos, produzidos por impulsos e apelos momentneos. [...] Abalada em sua segurana exterior, fundamento da epopia, a lrica desliza para o instvel mundo interior, hostil rigidez de medidas. [...] Essa foi a primeira alterao [...] que se transformou continuamente por imposies da necessidade e do gosto. (SCHLER, 1985, p. 34)

Mas, na poesia ainda h outro fator a considerar: o recurso do qual o poeta se vale para expressar o que deseja.
O sujeito, aprisionado at aqui pela objetividade da epopeia emerge tanto na poesia como na filosofia, quase ao mesmo tempo. Nesse perodo, chamado arcaico, desmorona o mundo mtico em que se apoia a epopeia. Os deuses se distanciam. Sua existncia j no to evidente como nos tempos de Homero. Se preservados, enfrentam, severas objees que lhes alteram profundamente o carter. Retraindo-se como distantes ideais de justia, no se lhes consente a presena na vida cotidiana onde o homem se debate com as consequncias do desamparo. O ocaso dos deuses provoca a emergncia das sombras que se alojam no interior do homem. Enfraquecendo-se a voz que fala atravs do poeta, este passa a falar por si mesmo [...]. (SCHLER, 1985, p. 33-34)

Claro que isso no significa necessariamente uma excluso do elemento religioso ou mesmo mtico. Em verdade, o mais importante a ser dito que o fenmeno de mudana do pensamento filosfico foi, sobretudo, um fator primordial para toda uma mudana na prxis potica. Em verdade, pode-se dizer que este momento,
trata-se de mais outro tipo de religiosidade que obrigava o homem das colnias a viver mais por si mesmo e a desenvolver uma certa ousadia intelectual. O itinerrio do pensamento pr-socrtico no se desdobra do mito ao logos, mas de um logos mtico para um logos mais acentuadamente notico. (BORHEIM, 1999, p. 9-10)

Evidentemente que o mito, pela sua forte presena na tradio, sobreviveria, sim, questo da racionalidade da poesia; porm, a sua presena, agora, est consubstanciada sob um outro aspecto. Agora, ele objeto de releitura, reinterpretao de acordo com as concepes sociais, filosficas e culturais desse novo momento. Justamente porque a poesia lrica teve seu surgimento ligado a uma nova noo de realidade vivida pelo pensamento humano, mais voltado para o racional que ocorreu um desenvolvimento dos processos intuitivos de criao. O desenvolvimento da intuio, contudo, no significou o alheamento do poeta em relao ao mundo que o rodeava. Significou, sim, uma nova maneira de avaliar a sua presena neste mundo na medida em que uma nova compreenso dos fenmenos deste mundo passava a ter repercusso nas expresses artsticas. A poesia, claro, no seria exceo. Estavam aqui lanadas as bases para o que viria a se tornar o cultivo da vida interior na prtica potica. Com as condies cada vez mais favorveis para a reflexo sobre o homem e o mundo, tornou-se possvel que a vida interior no fosse apenas cultivada no pensamento, mas tambm levada a cabo atravs da literatura e, mais especificamente, no caso de nossa discusso, atravs da produo potica.

54
Controvrsia - Vol. 5 (1): 49-58, jan-abr 2009

Odi Alexander Rocha da Silva

3. Safo de Lesbos ou um exemplo de imerso do filosfico no potico

A poesia de Safo de Lesbos pode ser apontada como um dos momentos em que possvel vislumbrar o resultado da contribuio filosfica no contexto da prtica potica. Como exemplo desta questo, utilizamos aqui o fragmento 16, no qual Safo aborda sobre a saudade que sente de uma de suas discpulas4, a qual, aqui, chamada de Anactria.] A presena de um ente querido, lembrado em um momento de saudade constitui a situao propcia para a construo do universo do indivduo ou, dito de outro modo, da vida interior. Este universo no poema em questo revela-se por meio da angstia pela ausncia de Anactria, o que propicia a evocao do ente querido de uma forma to intensa que o fato literrio, isto o poema, acaba em seu contexto, como que trazendo Anactria de volta ao ambiente de Safo. Atravs da evocao, esta presena torna-se semelhante que se teria se a moa de fato estivesse na companhia de Safo ao momento da escritura. Considerando-se que o universo filosfico da literatura lrica da Grcia antiga foi sucessor de outro, o universo homrico, totalmente marcado pelo empirismo e pela objetividade, as sensaes individuais interiores apresentadas por Safo no poema em questo ilustram a nova mentalidade que a literatura grega adquiriu por ocasio do advento da poesia lrica. Contudo, este advento no teria as marcas de pesquisa interior que legou a ns se no houvesse um despertar filosfico promovido pela filosofia prsocrtica. Com efeito, o advento dessa filosofia permitiu a viabilidade de enfatizar, atravs da arte potica, o indivduo enquanto conjunto de sensaes interiores a serem exploradas e conhecidas atravs da reflexo. A partir de uma nova concepo de indivduo, o homem deixa de ser um ente que se v a partir do outro atravs de uma perspectiva especular, praticamente destitudo de interioridade. No mundo homrico, dominado pelos conceitos de thymos (honra) e nos (inteligncia), a explicao da repercusso exterior de sensaes interiores, que posteriormente seriam exploradas com a descoberta do indivduo, teria interpretao ligada no apenas divindade, mas tambm magia:
Certamente, nos tempos anteriores a Homero, dominou a magia e a feitiaria; sem dvida, a concepo que Homero tem da alma e do esprito remonta essa poca mgica, pois fcil imaginar que rgos anmicos como thyms e nos, que no pensam e no se movem por si mesmos, ho-se ser presa da magia, e que os homens que assim interpretam a sua interioridade ho de sentir como palco de misteriosos e caprichosos poderes. (SNELL, 1992, p. 46)

A descoberta do indivduo , pois um sinal claro de rompimento com o pragmatismo e o racionalismo que estruturava a viso homrica do mundo, implicando uma ainda simplria, mas j ocorrente anlise psicolgica que o ser humano faz de si mesmo enquanto discorre sobre

Anactria um dos nomes at ns chegados de moas que, em Lesbos, teriam freqentado o Tiaso, espcie de escola destinada educao das jovens antes do casamento. A tradio estabelece que havia vrios tiasos em Lesbos, sendo o de Safo o mais famoso em toda a ilha.

55
Controvrsia - Vol. 5 (1): 49-58, jan-abr 2009

Odi Alexander Rocha da Silva

aquilo que sente. A presena evocada na memria, por si s, j a vitamina, o alimento do corao, que j se conforma com o carter ilusrio de tal presena porque j se encontra desenvolvida em sua mentalidade (favorecida pelo desenvolvimento da filosofia) a predisposio para se conformar com esta pura e simples viso, pois ela se apresenta como o motor de todo um conjunto de sensaes a serem exploradas literariamente. Neste sentido mesmo que o ente querido no esteja presente, a sua imagem e a visualizao minuciosa dos detalhes que a ela se relacionam (andar arrebatador, o cintilar dos olhos) uma prova mais que contundente da fora desta presena na vida de quem a constri no pensamento; acima de tudo, uma prova de que o ser humano j est consciente de que capaz de reflexes complexas via literatura a respeito da influncia de pessoas e coisas em sua vida. At porque
A lembrana um lao espiritual que une os homens [...]. [...] as pessoas que se amam encontram-se no sentimento da lembrana[...] que cria um acordo entre duas almas. Atravs da nostalgia, o esprito se desloca no tempo e no espao, criando uma comunho com aquele que por ele lembrado. (SNELL, 1994, p. 77)

A prtica da poesia lrica proporcionou maior respaldo para o universo do pensamento, representando, assim, a descoberta que o indivduo faz de si mesmo enquanto ser humano com um universo interior complexo, cujos sentimentos so, agora, passveis de representao na arte, mais especificamente na arte literria. Atravs da noo da lembrana como fator de aproximao pessoa lembrada, aquele que lembra descobre que a necessidade de estar em comunho com algum tem de ser satisfeita de qualquer forma possvel, ainda que esta forma seja abstrata, o que faz concluir que a necessidade de proximidade algo deveras imperioso e que precisa ser satisfeita no importando quais os recursos a serem utilizados para tal. Por outro lado, sempre bom lembrar que em um momento cultural da Grcia antiga ainda dominado pela credibilidade dada presena concreta, sentida no aqui e agora, o tema abordado no poema de Safo faz desta escritora no apenas um carter sensvel, mas tambm um carter frente de seu tempo, o que torna mais do que justificvel o seu valor na histria da descoberta do indivduo e, por consequncia, na histria do pensamento como um todo, pois
Safo inventa a poesia da interioridade Da qual no existe modelo. [...] A separao fsica provoca o nascimento deste outro corpo, o da poesia [...]. A comunidade que, na poesia de tradio pica, provinha da proximidade efetiva e de objetos comuns, surge agora como resultado da separao, alimentada por sentimentos que vencem as distncias e o passar dos anos. (SCHLER, 1985, p. 49-51)

O crescimento da vida interior, que foi um fenmeno marcante na poesia lrica da Grcia antiga, resultou na descoberta de uma noo hoje muito comum para ns: a noo de que, quando 56
Controvrsia - Vol. 5 (1): 49-58, jan-abr 2009

Odi Alexander Rocha da Silva

lembramos de algum, lembramos essa pessoa pelo que ela de mais significativo representa ou, em outras palavras, lembramos o que queremos lembrar a respeito dela, e aquilo que queremos lembrar est diretamente ligado ao teor de significao que a pessoa lembrada possui em nossas vidas. No se quer dizer aqui que a vida interior das pessoas da poca em questo se resumisse a lembranas e anlise psicolgica. A vida interior de algum to remoto praticamente impossvel de saber a no ser que esse algum, a exemplo de Safo, tivesse deixado, como ela deixou, registradas no papel as suas concepes sobre si e/ou sobre o mundo que a cercava. O que se quer dizer, sim, que esta vida interior de lembranas e anlise psicolgica era um fato novo porque aparecia pouco no pensamento grego at ento e, antes da poesia lrica, no havia um eu que esboasse de forma consistente uma anlise psicolgica mais profunda de si mesmo assim como tambm no havia uma descrio mais fundamentada do universo dos pensamentos do ser humano a exemplo do que ocorre em Safo. No entanto, preciso lembrar, tambm, que o fato de ter um intenso e profundo envolvimento com uma vida interior no quer dizer necessariamente que Safo torna-se alheia ao mundo em que vive, como, sculos depois, aconteceria no romantismo, por exemplo. Isto porque:
a memria o que [...] une [...] por cima das distncias [...] Mas este elemento anmico no se perde no sentimentalismo, no assume uma atitude de hostilidade ou fuga perante o mundo; a lembrana de coisas totalmente terrenas, sensveis, belas e luminosas. A recordao faz com que essas coisas continuem a existir e que perdure a alegria que nela se tem e proporcione aos que as saborearam o sentimento de ntima compenetrao. (SNELL, 1992, p. 115)

Consideraes finais
A viso da pessoa cuja ausncia sentida e a aceitao desta pura e simples contemplao mediante explorao das sensaes interiores atravs da lembrana constitui um depoimento concreto sobre a descoberta da interioridade. Vale dizer que esta descoberta no privilgio da escritora em questo. O seu destaque no tanto por ineditismo, mas pela delicadeza e sensibilidade inigualveis na poesia lrica grega, por ser o nico momento em que a descoberta do indivduo trabalhada de maneira profunda pela perspectiva de um carter feminino. Ainda que no se saiba com exatido a dimenso total da contribuio feminina tanto na poesia como at mesmo na construo o pensamento filosfico do ocidente, inegvel a contribuio de Safo de Lesbos, conforme examinamos acima, para a consolidao na arte dos fundamentos da viso do indivduo lanados pela filosofia pr-socrtica. Tal contribuio promove e enfatiza a importncia da reflexo, da perscrutao do interior por parte do ser humano no apenas para entender a si mesmo, mas tambm e principalmente para entender o mundo sua volta e sua insero como indivduo neste mundo com o qual entabula as mais diversas relaes ao longo de sua vida.

57
Controvrsia - Vol. 5 (1): 49-58, jan-abr 2009

Odi Alexander Rocha da Silva

Referncias Bibliogrficas

ADRADOS, Francisco Rodrguez. El Mundo de la Lrica Griega Antigua. Madrid: Alianza. 1981. ___________. Sociedad, Amor y Poesia en la Grecia Antigua. Madrid: Alianza, 1995. ADORNO, Theodor. Lrica e Sociedade. Traduo de R.R. Torres Filho com assessoria de R. Schwartz. In: BENJAMIN, W. et al. Ensaios escolhidos. So Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os Pensadores) BORNHEIM, Gerd (org.). Os filsofos pr-socrticos. So Paulo: Cultrix, 2000.
BOWRA, C. M. Greek lyric poetry (From Alcman to Simonides). Oxford: University Press, 1961. HEGEL, G. F. Esttica: poesia. Traduo de lvaro Ribeiro. Lisboa: Guimares, 1964. v. 7. JAEGER, W. Paidia (A formao do homem grego). Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1995.

PAGE, Denis. Sappho and Alcaeus: an introduction to the study of anchient lesbian poetry. Oxford: Clarendon Press, 1955.
SEVERINO, Emanuele. A filosofia antiga. Traduo de Jos Eduardo Rodil. Lisboa: Edies 70, 1986.

SHAPIRO H. A Performance da Sabedoria na Cultura Grega Arcaica. In: SHAPIRO H. A. (ed.). The Cambridge companion to archaic Greece. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
SNELL, B. A cultura grega e as origens do pensamento europeu. Traduo de Prola de Carvalho. So Paulo: Perspectiva, 2001. STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da potica. Traduo de Celeste Ada Galeo. Rio de Janeiro: Tempo Universitrio, 1975.

VERNANT, Jean Pierre. As origens do pensamento grego. 5. ed. Trad. sis Borges B. da Fonseca. So Paulo: Difel, 1986.

58
Controvrsia - Vol. 5 (1): 49-58, jan-abr 2009

You might also like