You are on page 1of 3

Os 10 pecados na redao

A redao precisa ser clara e concisa e em processos seletivos um dos fatores mais quantificados, entretanto, quem nunca passou pela situao de ver a folha em branco e no conseguir transformar a ideia em palavras. E o incrvel que isso tem grande probabilidade de acontecer no dia da prova do processo seletivo! Assim, seguir as sugestes da proposta textual uma boa maneira de sair desse branco, pois algumas vm acompanhadas de coletneas de textos que so bastante teis no direcionamento da escrita. Vale ressaltar que importante respeitar o texto solicitado, seja ele: dissertao, artigo de opinio, carta argumentativa, editorial, narrao,entrevista etc. Conhecer os principais pecados da redao tambm se torna fundamental, pois permite conhecer as falhas mais comuns a fim de evit-las no texto, pois, nem sempre, dominar as tcnicas de escrita resulta em um bom desempenho na redao. Portanto, de suma importncia saber o que no se deve escrever para que sejam evitadas falhas e deslizes a todo custo, que coloquem a redao em xeque. Confira os erros mais comuns na produo textual:

1. Fuga do tema
Fugir ao tema solicitado pela prova motivo para invalidar o texto, a FUVEST, por exemplo, informa em seu manual de candidatos que a fuga completa ao tema anula a redao. Veja o exemplo abaixo sobre essepecado. A proposta pedia uma dissertao sobre a utilizao de animais em experimentos cientficos, porm o candidato dissertou sobre o uso dos animais no trabalho e em ambientes de entretenimento. Desde a colonizao os animais estiveram ao lado da populao, sendo utilizado como trao em transporte inicialmente na cana-de-acar e depois da minerao para o litoral do pas, ao mesmo tempo serviu para a diverso como em touradas ou rinhas de galos, o que mais comum no Brasil.

2. Uso de grias
Utilizar grias aceitvel em situaes de comunicao informal no dia a dia com amigos e colegas. Em alguns textos narrativos tambm aceita nos dilogos entre alguns personagens. Mas, em dissertaes, artigos de opinio

ou carta argumentativa usar grias algo que no cabe, pois inadequado, uma vez que esses gneros pedem uma linguagem formal.

3. Gnero textual diferente do solicitado


Adotar o gnero textual solicitado na prova de suma importncia para no zerar e este considerado um dos erros mais cometidos pelos estudantes. Por exemplo, a proposta pede uma dissertao e o candidato faz um poema ou crnica. A caracterstica pertinente da dissertao a defesa de uma tese por meio de argumentos lgicos e convincentes. No exemplo abaixo a proposta pedia uma narrao sobre personagens que se deslocariam de um pas a outro em funo dos movimentos migratrios, porm o candidato exps suas ideias atravs da dissertao do tema. Quando pensamos na palavra fronteira quase inevitvel relacion-la ao limite geogrfico de uma regio. Porm, se analisarmos esse termo com mais cautela, veremos que ele possui um significado muito mais amplo do que apenas o de divisa.

4. Linguagem prolixa
Os candidatos devem evitar uma sofisticao artificial no texto escrito, pois o vestibular exige que a linguagem utilizada seja cabvel a algum que concluiu o ensino mdio. Rui Barbosa certa vez proferiu as seguintes palavras a um ladro que ousava entrar em sua residncia para roubar-lhe uns pratos: Se para zombares da minha elevada prosopopia de cidado digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfrica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal mpeto que te reduzirei qinquagsima potncia que o vulgo denomina nada. Provavelmente o ladro no conseguiu compreender a linguagem rebuscada do jurista, mas no sabemos se toda essa histria verdica.

5. Deslizes de ortografia e concordncia


Na prova de redao espera-se que o candidato corresponda s expectativas de conhecimentos e opinies adequados para quem concluiu o ensino mdio, portanto, deve ter a capacidade de demonstrar isso atravs da escrita clara, concisa e coerente, de modo que seus argumentos sejam pertinentes. Atentarse concordncia verbal e concordncia nominal tambm de extrema importncia para evitar um pecado fatal, pois expresses como pra mim fazer no so aceitas, haja vista que mim no conjuga verbo.

6. Clichs e frases feitas


Devem ser evitadas a todo custo, pois no trazem informaes novas e costumam revelar falta de criatividade por parte do emissor. Em uma redao, espera-se que o candidato utilize o vasto vocabulrio da lngua portuguesa

para expressar suas ideias, de maneira que evite frases feitas como: fechar com chave de ouro, chave para a felicidade, o tiro saiu pela culatra, dar a volta por cima etc.

7. Letra ilegvel
Escrever legvel de suma importncia para a esttica textual, do mesmo modo que colabora para a organizao e compreenso do texto. Errou uma palavra? Risque-a e continue escrevendo.

8. Raciocnio desarticulado
preciso evitar o uso de conectivos e relaes semnticas indevidas entre palavras e expresses, pois isso prejudica a compreenso do texto. Veja o exemplo abaixo em que a conjuno enquanto foi empregada de maneira inadequada, pois deveria ter sido empregado o conectivo como: O cinema, enquanto veculo da mdia e meio de comunicao, um frum social de relevncia incomparvel. Em seus mltiplos aspectos, o cinema abarca e trabalha diversas dimenses da vida humana, o que se refere em seus papeis enquanto forma de entretenimento objeto de concepo e expresso artstica, sua atuao formativa e doutrinadora sociocultural e mesmo psicolgica.

9. Verbos no imperativo
Expresses que denotem ordem ou dilogo com o leitor no devem ser utilizadas. Pois, assim o candidato foge da proposta de dissertao, deixando para o leitor a responsabilidade de pensar acerca do texto.

10. Aglomerado de informaes


Na redao do vestibular necessrio que o candidato faa uma seleo das informaes pertinentes proposta e fale sobre elas, a fim de evitar que o excesso de informaes prejudique a qualidade e a compreenso do texto. Referncia: ALBUQUERQUE, Evaneide Nbrega. Os 10 pecados da redao. Revista Lngua Portuguesa: Especial Redao. So Paulo, Ed. 5, p. 24-29, agosto 2011. (com adaptaes.)

You might also like