You are on page 1of 18

FLVIO DE CARVALHO: CIDADE E HABITAO

Carolina Pierrotti Rossetti


Arquiteta - USP - So Carlos- Programa de Ps-Graduao Mestrado carolina_rossetti@yahoo.com.br

A arquitetura desenvolvida por Flvio de Carvalho, ao que parece, no pretende apresentar vnculos institucionais com o Estado vigente e nem com o prprio projeto moderno. A questo de identidade nacional est mais vinculada s questes discutidas no incio de 1920, com Oswald de Andrade e a Antropofagia discutida em So Paulo. Assim, sua arquitetura no procura representar e muito menos mitificar determinada fora poltica, mas procura as questes sociais fora do campo poltico. As questes sociais aparecem em suas discusses sobre cidade, sociedade e habitao, alm da prpria concepo de homem moderno. A preocupao com a formao de uma sociedade moderna est mais vinculada idia de progresso e de vida do que a concepo desenvolvimentista da sociedade apresentada pelo projeto moderno. uma outra viso de identidade nacional, que no afirma uma determinada fora poltica, mas busca caractersticas e valores brasileiros. A nica preocupao poltica apresentada em seus textos aparece quando ele discute a formao de uma sociedade a partir de um Estado forte, que pode organizar o sistema econmico e produtivo, capaz de se responsabilizar pela reformulao de uma sociedade nova. Isso se reflete consequentemente aos seus trabalhos onde discute a cidade e a casa do homem moderno. Essa postura apresentada por Flvio de Carvalho aparece tanto em alguns textos desenvolvidos na dcada de 1920 e 30, como em projetos arquitetnicos desenvolvidos no mesmo perodo. Os textos e projetos a serem apresentados para esta anlise sero respectivamente: A cidade do homem nu (1930), Uma concepo da cidade do amanh (1932), o folheto explicativo do conjunto de casas da Alameda Lorena (1938), A casa do homem do sculo XX (1938), Projeto para o Palcio do Governo do Estado de So Paulo (1927) e Projeto de uma Vila na Alameda Lorena (1936-38).

PALAVRAS-CHAVE: Flvio de Carvalho; arquitetura moderna, homem moderno

ABSTRACT
The architecture developed by Flvio de Carvalho doesnt intend to present an institutional linked either with the effective State or with the modern project. The question about national identity was more linked to the questions that Oswald de Andrade and the Anthropophagi discussed in 1920, in So Paulo. Thus, his architecture neither seeks to represent nor mythify a political force, but it looks for social questions out of political interest. The social questions appear in his discussions about the city, society and habitation, mainly the conception of the modern man. The search for the formation of the modern society is closer to the progress ideas and the life progress than developmental vision of the modern project. Its another vision about national identity that doesnt agree with a determinate political force, but he looks for Brazilian characteristics and values. The only political preoccupation that he shows in his texts appears in his discussions about a society formation with a strong State. This may not only organize the economical and productive systems, but also reformulate a new society. This discussion is reflected in his works in which he discusses the city and the modern mans house. Flvio de Carvalhos point of view was presented not only in his texts, but also in his architectural projects, developed in 1920s and 1930s. The texts and projects that are analyzed in this work are: The naked mans city (1930), A tomorrow citys conception (1932), Lorena Lane projects folder (1938), The 20th century mans house (1938), the project elaborated to the Palace of So Paulo State (1927) and the project of the houses of Lorena Lane (1936-38).

KEY WORDS: Flvio de Carvalho; modern architecture; modern man

INTRODUO
As diferentes atuaes de Flvio de Carvalho permitem a leitura de uma postura poltica que ele apresenta ao pensar arquitetura e cultura nacional ao longo das dcadas de 1920 e 1930. O primeiro exemplo dessa postura desenvolvida o projeto para o concurso da construo do Palcio do Governo do Estado de So Paulo (1927) onde projeta fortificaes e locais para utenslios blicos e lugares para pouso de helicpteros. Assim, prope a proteo do edifcio para no haver a queda do poder a partir de invaso e demolio do edifcio responsvel pela representao do poder estatal. Desta forma aparece sua preocupao com a relevncia de um estado forte, imponente e atuante na cidade e na vida da sociedade.

FIGURA 01. PROJETO PARA O PALCIO DO GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO (1927) Fonte: ZANINI, W. LEITE, R.M., 1983, p. 49.

O questionamento da presena de um Estado forte e atuante uma constante mesmo alguns anos depois em seu texto A cidade do homem nu (1930), onde ele aborda a influncia de um Estado forte para a transformao total da sociedade e consequentemente na cidade e na prpria configurao de uma nova estrutura familiar e social. A partir das concepes inovadoras sobre a cidade e sociedade, Flvio de Carvalho continua a discusso nos textos Uma concepo da cidade do amanh (1932) e A casa do homem do sculo XX (1938), onde as discusses sobre a sociedade e o novo homem moderno se estendero para a preocupao das transformaes da cidade e principalmente da casa onde este novo homem articularia as novas relaes coletivas e privadas.

Concluindo as relaes destes trabalhos elaborados por Flvio de Carvalho as questes sobre a habitao e as novas necessidades do homem moderno aparecem explcitas no projeto de uma Vila na Alameda Lorena e o folheto explicativo no qual divulga e ensina os novos moradores a se apropriarem corretamente das casas. Pois ele enfatizava, de forma irnica, que a sociedade ainda no tinha uma concepo de modo de vida moderna para a utilizao de um espao moderno. A principal questo que este trabalho se prope a colocar em evidncia a relevncia das questes de arquitetura colocadas margem de uma arquitetura reconhecida e apoiada pelo governo vigente no pas na dcada de 1930, que compunha o projeto moderno. Esta arquitetura marginalizada tambm apresenta alguns pontos de interesse no pensar a modernidade, como uma nova concepo de cidade, sociedade e habitao.

1. CIDADE, SOCIEDADE E A CASA DO HOMEM NU


A temtica principal em A cidade do homem nu a discusso sobre a cidade a partir da formao de uma nova sociedade, uma nova concepo de famlia, de propriedade privada e de Estado. Estas questes estavam em discusso no inicio da dcada de 1920, com enorme reflexo principalmente em So Paulo, podendo ser vista como o olhar de Flvio de Carvalho a partir das discusses da formao de uma sociedade maquinista na Europa. Essas questes abordadas demonstram uma compreenso do autor sobre as discusses que estavam em voga na Europa desde o final do sculo XIX, como: a constituio da idia de multido, do ser annimo, da formao do sujeito moderno, das mudanas no ideal de famlia, nas inovaes tecnolgicas e principalmente como estas mudanas estavam se refletindo no espao de viver e conviver em coletividade na cidade. Estas novas questes estavam presentes no Brasil com as mudanas de produo, poltica, economia, cincia e tecnologia acabam se refletindo tambm na questo do lugar social do homem. A nova lgica de produo e de formao da sociedade permite que o homem transite em diferentes lugares nesta sociedade industrial. Desta forma a sociedade abandonaria a lgica familiar de produo, como o artesanato que afirmava uma sociedade sem grandes mudanas nos distintos papis e nveis econmicos, constituindo uma sociedade esttica e previsvel. A tese A Cidade do Homem Nu um reflexo dessas discusses do campo artstico e cultural que efervescia em So Paulo entre 1922 e 1930, principalmente pelo vnculo estreito que o
3

autor apresentava com o Movimento Antropfago. Estas discusses tinham em comum o desejo de ruptura com o passado, a crtica a mimese artstica acadmica e a busca de referncias mais recentes da arquitetura e das artes na Europa. Portanto, buscavam um dilogo com estas correntes ideolgicas e estticas a partir de uma perspectiva brasileira. Sua principal temtica pensar a cidade moderna, a metrpole, os novos hbitos sociais, novos modos de viver, uma nova lgica com a forte expanso dessas cidades, este crescimento acelerado que provoca diversas problemticas para os habitantes da cidade, novos meio de transporte, uma outra lgica temporal e de velocidade, novos hbitos noturnos com a presena mais intensa da luz eltrica nos espaos pblicos e privados da cidade, novos problemas de higiene frente falta de estrutura dessas cidades, o novo modo de habitar frente ao tipo de trabalho que tambm mudou com o incio da presena das fbricas, o rpido desenvolvimento da cincia e da tecnologia que promove novas facilidades para o novo homem e a prpria constituio deste novo homem moderno. Assim, a prpria idia do novo. A Cidade do Homem Nu apresenta principalmente a preocupao com a idia de um novo homem moderno, que se caracteriza pela ausncia de passado, considerando o territrio latino-americano um territrio novo, a possibilidade de um novo mundo. A nica relao que apresenta com a cultura europia uma postura antropofgica, em alimentar-se da carne dos inimigos para absorver as suas qualidades. Assim, a Amrica permite a formao deste homem nu, que seria o homem preparado para o futuro, sem Deus, sem propriedade privada, sem matrimnio, com ligao livre, o homem natural, primitivo, que age por instinto, sem tabus escolsticos, totalmente livres para o raciocnio e o pensamento, sem ligaes com o passado, que permite criar novos tabus a serem superados novamente, e assim, progredindo. Os principais valores do passado a serem superados pelo homem nu seriam as concepes de famlia e de propriedade privada. A partir dessas consideraes Flvio de Carvalho apresenta quais seriam as novas relaes estabelecidas para a formao desta cidade. Segundo ele, toda a idia de propriedade seria vinculada ao estado, este como nico proprietrio para que toda a populao possa usufruir, de maneira igual. Porm, mesmo o Estado sendo o nico proprietrio, a autoridade administrativa seria o centro de pesquisas, ou seja, a cincia, o conhecimento e a preocupao com a eficincia, governariam aquilo que o estado estruturaria. Mesmo a idia de religio seria substituda pela cincia, esta colocada como um deus mutvel, que produz conhecimento e que muda junto com o progresso do homem, oposto das colocaes que a igreja representava.
4

O mtodo de conhecimento utilizado por este novo homem seria a partir da ideologia antropofgica, onde o homem primitivo pode aprender e devorar os conhecimentos desenvolvidos pelos povos ocidentais, principalmente europeus. Mas, a forma de desenvolver o conhecimento seria com total liberdade, para associar esse conhecimento a sua natureza, as problemticas e aos conhecimentos locais, que seriam prprios de sua nacionalidade. Assim, ele aproxima a concepo do homem nu idia do homem primitivo, por no ter os seus desejos censurados, nem a curiosidade, seria o homem da natureza, selvagem, com os seus desejos no reprimidos. Por isso, este homem seria capaz de transformar o tabu em totem, produzir novos rendimentos e raciocnios em novas esferas. A cidade do homem nu seria o lugar onde este novo homem poderia sublimar seus desejos e produzir conhecimentos de forma organizada e coletivamente, chegando a comparar ao urbanismo de Le Corbusier, como a eficincia e perfeio de funcionamento de uma mquina, o motor em movimento. Esta mquina seria composta pela idia de multido, de coletividade annima, que viveria de maneira eficiente, sem desperdcio de tempo e energia para felicidade do homem. Esta coletividade que compe todo o funcionamento desta cidade funciona como uma mquina, onde todos os homens tm a mesma importncia, uma sociedade homognea onde todos cumpririam sua funo. Em outro texto posterior, Uma concepo da cidade de amanh, Flvio de Carvalho continua com as questes sobre cidade e Estado, o homem e a coletividade a se desenvolverem na cidade. Porm, a questo da habitao aparece com mais nfase, associada questo da cidade. O desenvolvimento tcnico da cidade vem mostrar que a casa do homem no mais o desejo de um particular, mas tem de ser o produto de uma inteligncia coletiva. A cidade inteira ser a casa do homem de amanh e ter como proprietrio nico o Estado. 1 A cidade, neste texto, deveria ser pensada de maneira semelhante elaborao de um motor, a casa faz parte do funcionamento deste motor, tem uma finalidade. A evoluo social que a cidade passa a abrigar deve se refletir tambm na habitao, no vesturio e na alimentao, intrnseca ao homem moderno e as suas mudanas.

Carvalho, Flvio de. 1932. 5

2. A CIDADE TODA ELA A CASA DO HOMEM2


A questo da habitao aparece mais claramente no texto apresentado em 1938 A casa do homem do sculo XX, no folheto do projeto da Vila na Alameda Lorena e reflete-se na elaborao do mesmo projeto, construdo no mesmo perodo. A casa do sculo XX um acessrio para auxiliar o homem a viver, enquanto que a casa de tempos idos era mais uma fortaleza para proteger o homem. 3 A questo da habitao refletir a internacionalizao do novo homem e seu modo de ver a vida. A casa um equipamento da cidade, da sociedade maquinista, o reflexo de uma coletividade e no de uma individualidade como a casa burguesa do sculo XIX. A casa est inserida na cidade, que est mais direcionada para a eficincia e a velocidade da vida moderna. Assim, deve ser reflexo dessa nova sociedade, alm de, tornar-se um equipamento para essas novas necessidades do homem. Todos os componentes da casa so funes desse continuum velocidade-segurana. 4 A partir dessa preocupao com a dinmica da cidade e da vida moderna, a casa passa a ser vista por Flvio de Carvalho como um ponto de passagem, um local de repouso na rotina diria do homem. O tempo gasto na casa visto como cada vez mais curto, pois a vida passa a acontecer mais coletivamente, e menos individual, na cidade e todos os seus outros compartimentos. As atividades do homem espalham-se mais pela cidade em vez de somente pela casa. novo homem. Este novo homem, tambm visto como parte integrante desta mquina-cidade, o elemento produtor. A casa seria o lugar para facilitar a vida deste elemento produtor, permitindo o seu melhor desenvolvimento produtivo, gerando o progresso. Assim. Este homem passa a ser visto como elemento constitutivo desta coletividade e da produo que gera o progresso, independentemente dos laos familiares. A partir desta viso sobre o novo homem ele defende que o monumento do sculo um alojamento adequado para
5

Isso faz parte do dinamismo que a vida do homem passa a adquirir

com o advento da mquina e com a importncia que a cidade passa a ter na vida deste

2 3

CARVALHO, F. de, 1938. In. XAVIER, A., 2003, p. 53. Idem, p. 52. 4 Idem, ibdem. 5 Idem, p. 53. 6

que a idia de eficincia aplicada ao ser humano e mquina possa viver na sua mais alta porcentagem. 6

3. ACASA DO HOMEM NU
A arquitetura que seria capaz de acompanhar essas questes e o dinamismo da vida moderna seria a arquitetura moderna, esta nua e lisa, despida de todo o preconceito ancestral. Esta arquitetura nova quase no tem pudor e no tem medo, pois as suas aberturas so grandes e acolhedoras e as suas paredes, frequentemente transparentes. Assim, o pensamento de Flvio de Carvalho sobre arquitetura reflete sua viso sobre a arquitetura moderna e essas abordagens sobre habitao, cidade e novo homem, que aparecem no projeto para a Vila na Alameda Lorena, construdo em So Paulo.

FIGURA 02. PERSPECTIVA DA RECONSTITUIO DO CONJUNTO DA ALAMEDA LORENA (L.C.D.) intervenes da autora Fonte: DAHER, L.C., 1984, p. 151.

O conjunto de casas que formam a Vila na Alameda Lorena, formado por dezessete casas. Dez destas casas so voltadas para a Alameda Lorena e Alameda Ministro Rocha Azevedo e as outras sete so localizadas no interior do conjunto, acessadas por uma rua interna.

Idem, p. 54. 7

O que mais chama a ateno no primeiro contato com o material dessas casas uma espcie de bula, um folheto no qual Flvio de Carvalho divulga o conjunto e o apresenta para os futuros moradores a partir de uma forma de morar corretamente, do modo de usar. O arquiteto, aparentemente, pretende, atravs do folheto, proporcionar parte da educao desses moradores para formao de uma nova sociedade, de acordo com as novas necessidades da vida moderna, proporcionar mais qualidade de vida, praticidade e um conforto ambiental e psicolgico para os possveis futuros moradores. Ele chega a explicar ao longo do texto, a maneira de controlar a temperatura interna das casas, o tipo de mobilirio apropriado a ser utilizados - mais reduzidos higinicos e prticos e o uso de torneiras, ventiladores e tapasol, localizado na laje de algumas das casas.

FIGURA 03. FOTO DAS CASAS VOLTADAS PARA A ALAMEDA PROJETO CONJUNTO DE CASAS DA ALAMEDA LORENA (1936) Fonte: MATAR, D., 1999, p. 47.

FIGURA 04. FOTO DAS CASAS VOLTADAS PARA A ALAMEDA MINISTRO ROCHA AZEVEDO PROJETO CONJUNTO DE CASAS DA ALAMEDA LORENA (1936) Fonte: DAHER, L.C., 1982, p. 61.

FIGURA 05. FOTO DAS CASAS INTERNAS, LOCALIZADAS NA RUA INTERNA DA VILA. PROJETO CONJUNTO DE CASAS DA ALAMEDA LORENA (1936) Fonte: DAHER, L.C., 1982, p. 52.

Na verdade a forma que ele apresenta o projeto para a sociedade deixa explicita a escassez de uma clientela que tivesse o gosto e preparo para usufruir casas com preocupaes modernas, integradas a cidade e com uma nova lgica de circulao e otimizao de usos. Assim, ele desenvolve, em seus outros textos tambm discutidos neste trabalho, suas idias anti-burguesas. Pois, enquanto a sociedade ficasse fixada no gosto burgus era impossvel o desenvolvimento do homem moderno, do homem nu. As dimenses dos espaos internos, reduzidas para os padres da poca, permitiam que o morador vivesse mais intensamente a cidade, o espao pblico, do que no interior da casa, espao privado. Assim, a casa se estenderia por toda a cidade e pela rua interna dessa concepo de vila, apresentada pelo arquiteto. Na verdade sua idia inicial era que todo o quarteiro acompanhasse esse projeto com rua interna e uma vida mais voltada para a cidade. O que acabou no acontecendo, ao invs disso, o conjunto foi todo sobreposto pela cidade com o passar do tempo, hoje resta poucos vestgios de sua arquitetura original nas casas voltadas para as alamedas. A escala da casa faz pensar em um dilogo possvel com as dimenses dos projetos de Le Corbusier, como a altura do peitoril, as dimenses das janelas, largura reduzida das portas externas, a largura dos corredores (aproximadamente 80 cm), o p-direito duplo da sala de algumas casas e as dimenses dos espaos internos. Outra caracterstica comum postura apresentada em projetos de Le Corbusier ao pensar o projeto como um todo, desenvolvendo desde a insero do projeto no tecido urbano at detalhes como a fechadura e os ladrilhos. Assim, tambm h a preocupao em educar os moradores a partir das

novas consideraes para a vida moderna, que o homem deveria estar preparado para se adaptar. (...) [Le Corbusier] autor de um projeto de habitat que vai do mobilirio domstico at o ordenamento do territrio e, (...), se no de um projeto completo de sociedade, ao menos uma concepo detalhada do modo de vida adaptado sociedade a cujo limiar a humanidade (...), chegou. 7 Essas questes desenvolvidas por Flvio de Carvalho em seus textos e projetos analisados, aparentemente, vo buscar nas questes desenvolvidas por Le Corbusier sobre a cidade, habitao, sociedade e homem moderno em seu trabalho anterior a 1929, mesmo ano em que visita o Brasil. Poderamos analisar isso como um primeiro contato direto da arquitetura brasileira com a arquitetura de Le Corbusier, que foi entrevistado nesta viagem em So Paulo pelo prprio Flvio de Carvalho. Isso nos permite relacionar as preocupaes sobre cidade, habitat e o novo homem desenvolvido por Flvio de Carvalho posteriormente ao contato com o arquiteto franco-suo. A questo familiar discutida nos textos analisados, Flvio de Carvalho questiona alm da famlia, os valores tradicionais, as relaes com os filhos e a sociedade. Estes pontos refletem na estruturao do projeto das casas como um todo, em sua implantao para a cidade, em suas dimenses reduzidas diante desta reduo da famlia e de sua importncia na produo. A base da sociedade o indivduo formando o coletivo e no mais a famlia. Essa diminuio da importncia da famlia na vida do homem dos fatores determinantes mais poderosos das formas da cidade e da casa do homem do sculo XX.8 As plantas desenvolvidas por Flvio de Carvalho apresentam todas estas questes elaboradas em seus textos, atravs da escala com que trabalha o espao interno das casas. Desta forma apresenta uma escala reduzida aos padres do Brasil da dcada de 30, dialogando com projetos como os de Le Corbusier, elaborados na dcada de 20. Mesmo as questes da distribuio dos espaos, que ainda apresenta aspectos tradicionais, e a circulao sofrem uma modificao a partir da dupla frontalidade, onde a rea destinada a

7 8

KOPP, A., 1990, p. 119. CARVALHO, F. de, 1938, In. XAVIER, A. , 2003, p. 55.

10

servios e empregados tambm apresenta importncia na circulao e acesso para a casa na rua interna. A implantao do conjunto apresenta-se como uma unidade, pois as casas no so isoladas entre si por jardins e fechamentos dos lotes, mas se conformam com maior contato entre as casas e seus moradores. As casas voltadas para as alamedas no so geminadas, porm so muito prximas, mesmo sendo estruturalmente independentes. J as casas internas ao conjunto chegam a ser geminadas todas formando uma unidade, uma coletividade. Assim a forma com que Flvio de Carvalho discute a questo de uma vila, onde poderia desenvolver a igualdade e as relaes de coletividade entre os moradores. A rua interna com acesso para todas as casas funcionaria como um quintal coletivo, mesmo a partir das individualidades dos moradores conservadas em suas casas, h um maior dilogo entre espao pblico e privado. Estas relaes de espao pblico e privado acontecem, alm da proximidade das habitaes, mesmo no interior das casas. As aberturas com vidros generosas, os terraos e os solrios revelam as relaes internas das casas para o exterior, a partir disto, os espaos privados relacionam-se constantemente com os espaos pblicos, permitindo uma relao mais direta dos moradores com a cidade mesmo dentro da casa. Este questionamento sobre a relao dos indivduos com a cidade continua nas dimenses reduzidas e nas redues das funes domsticas no interior da casa, pois estas outras funes sociais e domsticas, antes restritas ao interior das casas, fazem parte dos equipamentos da cidade. Assim, mesmo que a disposio dos espaos internos no parea to inovadora para a poca, o arquiteto proporciona um questionamento sobre o modo de vida, a forma antiquada em que vivia a sociedade e a maneira anacrnica de utilizar a casa e a cidade. Assim, o questionamento que ocorre sobre o habitar moderno na cidade.

4. MAIS SOCIAL DO QUE FORMAL


Para Flvio de Carvalho a casa moderna um equipamento da cidade, que permite o homem viver na cidade, diferente das questes anteriores da casa representar uma fortaleza ou proteo da natureza. Assim, a principal preocupao do arquiteto que esses moradores tenham o convvio comum, quando reproduz a rua no interior do conjunto de casas, conformando uma concepo de vila, coerente com as questes sobre a cidade que este apresenta em seus textos.

11

A dupla frontalidade das casas, mesmo as casas internas do conjunto, apresenta mais um uso de servios do que propriamente uma dupla frontalidade, onde ambas as elevaes teriam a mesma importncia formal e de uso. Esses novos elementos que ele traz para a discusso da casa brasileira como: o p-direito duplo, o solrio, as grandes aberturas e a dupla frontalidade, so na verdade um dilogo com projetos de arquitetos europeus contemporneos a sua arquitetura, como as casas de Pessac (1925) de Le Corbusier e as casas de Weissenholf (1927), de Stuttgart, de diversos arquitetos europeus. A planta pode ser analisada a partir de projetos como os de Pessac (1925) e Citrhan (1920) de Le Corbusier, o projeto da Casa Modernista (1930) e das Casas de Aluguel para a Sra. D. Maria Gallo, ambos os projetos de Warchavchik, e as Casas sem dono (1932-1936) de Lcio Costa. A anlise a partir desses projetos permite notar que os projetos brasileiros apresentam a mesma disposio espacial e o mesmo programa do projeto da vila da Alameda Lorena, alm de uma busca por uma linguagem arquitetnica moderna, dialogando com os modernistas europeus. A diferena mais acentuada desses outros projetos brasileiros apresentados, favorecendo uma relao com o projeto de Pessac, a dupla frontalidade, que permitia pensar em uma nova circulao e apresentava-se como uma forma de romper a hierarquia espacial tradicional. Flvio de Carvalho apresenta neste projeto sua busca por uma linguagem moderna. Porm, sua busca por um novo modo de vida aqui no Brasil pouco apreendida, pois o predomnio do gosto burgus dificultava que a populao refletisse e aceitasse novas questes sobre o modo de ser e de viver, alm da formao de um pblico para este tipo de arquitetura. Assim, continuava uma repetio dos modos de vida segundo os padres ainda tradicionais. Na verdade as questes discutidas neste projeto e nos textos analisados revelam que Flvio de Carvalho desenvolvia em seu trabalho, uma preocupao muito mais preocupada com o social e com o desenvolvimento do homem em uma nova sociedade, do que propriamente formal. Portanto a questo plstica importante, mas o que mais pertinente nesse projeto da Alameda Lorena a proposta de um outro morar, um questionamento da prpria forma de morar e das apropriaes espaciais que iro se refletir no projeto.

5. UM OUTRO MODERNO?
Flvio de Carvalho apresenta um trabalho que permite uma viso sobre ele como um modernista que no se torna um arquiteto do Movimento Moderno Brasileiro. Ou seja, a ao poltica de Flvio de Carvalho no possui uma relao com o projeto cultural do estado
12

vigente, ele no acompanha as mudanas que o pensamento moderno passa a ter no pas a partir dos anos de 1930. Sua relao como moderno uma relao anrquica de rupturas com o passado, que busca uma outra identidade nacional, um anti-burgus, preocupado com a formao de um novo homem moderno. Assim, Flvio de Carvalho prope uma arquitetura oposta a esta nova fase da arquitetura moderna, proposta pelos principais arquitetos modernos, pois defendia uma arquitetura de ao e no de representao. Essa relao do passado construdo com a arquitetura moderna e seus vnculos com o desenvolvimentismo do governo que acaba deixando diversos arquitetos modernistas margem da atuao durante as dcadas seguintes. Warchavchik e Flvio de Carvalho passam a fazer parte destas outras atuaes, que no se alinhavam procura e formao do nacional pelos interesses do estado, estavam mais ligadas s questes discutidas pelos manifestos da dcada de 20 como a Antropofagia. Assim, estas atuaes modernistas acabam perdendo o sentido, se forem vistas pela nova lgica defendida pelo projeto moderno, e acabam sendo marginalizadas. A postura de formao de uma identidade nacional proposta pelo projeto moderno muito diferente da proposta pedaggica e a discusso de uma busca de identidade nacional que Flvio de Carvalho apresenta. Enquanto o projeto moderno constri um passado e uma identidade que afirmem a hegemonia do poder vigente, Carvalho elabora criticas ao sistema atuante no pas, e discute uma nova forma de pensar a cidade e a sociedade a partir da construo do espao e de uma outra forma de organizao para o novo homem desenvolver-se. Assim, Flvio de Carvalho defende um Estado forte e presente para a defesa e consolidao de uma formao da identidade nacional, de maneira diferente da lgica que Getlio Vargas. Este governo centralizador opera para afirmar uma identidade selecionada por seu governante, e no pela busca de um passado, mas pela formao de um passado que afirme os seus interesses de governo. Vargas defende um moderno extremamente conservador e controlado capaz de forjar uma identidade nacional. Seu governo censura outras manifestaes culturais que divergissem de seus interesses governamentais e convence a prpria populao a ter uma viso de negao diante de manifestaes diversas das propostas oficialmente. Assim, Flvio de Carvalho acaba tornando-se uma figura a margem de uma arquitetura oficial, reconhecida e que opera dentro da lgica do governo em vigor, por no representar uma arquitetura moderna vinculada poltica do pas. Pois, sua arquitetura discute algumas
13

relaes polticas e sociais coerentes com sua viso de um novo homem moderno, de uma nova sociedade maquinista, de uma formao de identidade nacional a partir da compreenso entre o primitivismo brasileiro e as influncias pertinentes de outras culturas mais solidificadas. Iconoclasta, estava mais preocupado em acabar com os valores consolidados de uma cultura conservadora e de seus mitos do que a busca de novos mitos a serem consolidados, como o projeto moderno, que acabava afirmando novos mitos do governo e a prpria figura dos governantes. As questes discutidas por Flvio de Carvalho em relao ao espao da cidade e da casa esto diretamente relacionadas com sua maneira de entender a postura poltica, sua viso em relao a um estado forte e de uma sociedade mais igualitria. Na verdade sua arquitetura e preocupaes sobre a cidade, a casa e a formao de um novo homem expressam sua preocupao com a nova formao da sociedade e como ele via as transformaes no mbito da cidade. Assim, sua arquitetura apresenta uma preocupao mais social do que propriamente formal, voltadas para a formao deste novo indivduo moderno.

14

6. BIBLIOGRAFIA^

ABREU, Jayme Cunha da Gama e. Relatrio dos sucessos mais importantes verificados no IV Congresso Pan-Americano de Architectos. Salvador: Imprensa Oficial do Estado, 1930. ALMEIDA, Paulo Mendes. De Anita ao Museu. So Paulo: Editora Perspectiva, 1976. ANDRADE, Oswald. A Utopia Antropofgica. 2. ed. So Paulo: Ed. Globo, 1995. AMARAL, Aracy. Modernidade e Nacionalismo no Brasil. In: (Re) Discutindo o Modernismo: Universalidade e Diversidade do Movimento Moderno em Arquitetura e Urbanismo no Brasil/ Organizado por Luiz Antonio Fernandes Cardoso e Olvia Fernandes de Oliveira. Salvador: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, 1977. p. 52-56. AMARAL, Aracy. Artes Plsticas na Semana de 22. 5. ed. So Paulo: Editora 34 Ltda, 1998. ARGAN, G. Arte Moderna. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. BRUAND, Yves. Arquitetura Contempornea no Brasil. 3. ed. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1997. BUZZAR, Miguel. Rodrigo Brotero Lefevre e a idia de vanguarda. So Paulo: Tese (Doutorado) FAU, Universidade de So Paulo, 2001. CAMARGOS, Mrcia. Semana de 22 entre vaias e aplausos. So Paulo, Boitempo Editorial, 2002. CARVALHO, Flvio de. A Cidade do Homem Nu. In: Dirio da Noite, So Paulo, 1930. CARVALHO, Flvio de. Experincia n02, So Paulo: Irmos Ferraz, 1931. CARVALHO, Flvio de. Uma concepo da cidade de amanh. In: Dirio da Noite, So Paulo, 17/03/1932. CARVALHO, Flvio de. A casa do homem do sculo XX. (27/01/1938) In: XAVIER, Alberto (Org.). Depoimento de uma gerao: arquitetura moderna brasileira. 2.ed. So Paulo: Cosac & Naify, 2003. p. 52-55. CARVALHO, Flvio de. Recordao do Clube dos Artistas Modernos. Revista Anual do Salo de Maio, So Paulo, 1939. CAVALCANTI, Lauro. Guia de Arquitetura 1928-1960. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001.

15

CHAU, Marilena. A nao como semiforo. In. Mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2000. DAHER, Luiz Carlos. Reconstituio visual de um conjunto residencial da dcada de 30. So Paulo: FAUUSP (Trabalho de Patrimnio Ambiental Urbano Curso de Especializao), 1978. DAHER, Luiz Carlos. Flvio de Carvalho: arquitetura e expressionismo. So Paulo: Projeto Editores, 1982. DAHER, Luiz Carlos. Flvio de Carvalho e a volpia da forma. So Paulo: Edies K/ MWM Motores, 1984. DURAND, Jos Carlos. Arte, privilgio e Distino. Parte II: Importao do Modernismo (18901945). Captulos 4,5 e 6. So Paulo: Ed. Perspectiva/EDUSP, 1989. p. 53-114. FAUSTO, Boris. Histria do Brasil. 9. ed. So Paulo: Edusp, 2001. FERRAZ, Geraldo. Warchavchik e a Introduo da Nova Arquitetura no Brasil: 1925/1940. So Paulo: Masp, 1965. FERRAZ, Geraldo. Depois de Tudo: memrias. Rio de Janeiro: Paz e Terra; So Paulo: Secretaria Municipal da Cultura, 1983. KOPP, A. Quando o moderno no era um estilo e sim uma causa. So Paulo: Nobel/Edusp, 1990. LEITE, Rui Moreira. Flvio de Carvalho (1899-1973): entre a experincia e a experimentao. So Paulo: USP, 1994. MARQUES, Snia; NASLAVSKY, Guilah. Estilo ou causa? Como, quando e onde? Os conceitos e limites da historiografia nacional sobre o Movimento Moderno. So Paulo: Vitruvius, 2001. Disponvel em < http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp065.asp > Acesso em abril de 2003. MARTINS, Carlos Alberto Ferreira. Identidade Nacional e Estado no Projeto Modernista. In: Oculum 2. Campinas: FAU-Puccamp, 1992. MATTAR, Denise (Org.). Flvio de Carvalho: 100 anos de um revolucionrio romntico. Rio de Janeiro, Centro Cultural Banco do Brasil, 1999. MICELI, Srgio. Intelectuais Brasileira. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. MINDLIN, Henrique. Arquitetura Moderna no Brasil. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1999. MORAES, Antnio Carlos Robert. Flvio de Carvalho o performtico precoce. So Paulo: Brasiliense, 1986.

16

MORAIS, Frederico. Panorama das artes plsticas sculos XIX e XX. So Paulo, ed. Ita Cultural,1991. OSRIO, Luiz Camillo. Flvio de Carvalho. So Paulo: Cosac & Naify, 2000. PERECIN, Tatiana. Azalias e Mandacarus: Mina Klabin Warchavchik Paisagismo e Modernismo no Brasil. So Carlos: Tese (Mestrado) - Programa de Ps-Graduao em Arquitetura e Urbanismo - Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, 2003. REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil.. 8. ed. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1997. SANGIRARDI Jr. Flvio de Carvalho o revolucionrio romntico. Rio de Janeiro: Philoblion, 1985. SEVCENKO, Nicolau. Orfeu Exttico na Metrpole. So Paulo: Editora Companhia das Letras, 1992. pg 153-314. SEVCENKO, Nicolau. Pindorama Revisitada: cultura e sociedade em tempos de virada. So Paulo: Ed. Peirpolis, 2000. pg 68-112. SODR, Nelson Werneck. A verdade sobre o modernismo. In: XAVIER, Alberto (Org.). Depoimento de uma gerao: arquitetura moderna brasileira. 2.ed. So Paulo: Cosac & Naify, 2003. SOUZA, A. de. Arquitetura no Brasil: depoimentos. So Paulo: Diadorim; Edusp, 1978. SOUZA, Ricardo Forjaz Christiano de. Trajetrias da Arquitetura Modernista. So Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento de Informao e Documentao Artstica, Centro de Documentao e Informao sobre Arte Brasileira, 1982. TAFURI, Manfredo. Projecto e Utopia. Lisboa: Editorial Presena, 1985. TELLES, Sophia da Silva. Arquitetura Modernista: um espao sem lugar. In: Sete ensaios sobre o Modernismo. Rio de Janeiro: Funarte, 1983. TOLEDO, J. Flvio de Carvalho - o comedor de emoes. So Paulo: Brasiliense/Unicamp, 1994. XAVIER, Alberto. Depoimento de uma gerao: arquitetura moderna brasileira. 2. ed. So Paulo, Cosac & Naify, 2003. ZANINI, W. LEITE, R.M. Flvio de Carvalho. Catlogo da Exposio Retrospectiva na 17 Bienal de So Paulo (14 de Outubro a 18 de Dezembro de 1983). So Paulo: Ibm do Brasil; Fundao Bienal de So Paulo, 1983.

17

You might also like