You are on page 1of 8

Contabilidade de Gesto Apontamentos

CAPTULO I - INTRODUO

Contabilidade geral (ou Financeira) vs. Contabilidade analtica (ou de gesto)

Uma das diferenas mais bsicas entre a Contabilidade Financeira e a analtica, reside no facto de a Contabilidade Analtica (ou de gesto) pretender fornecer informao para os gestores de uma organizao. Enquanto, a Contabilidade Financeira, possuir como objectivo principal a prestao de contas, ou seja, fornecer informaes aos Stakeholders (possveis interessados na empresa). A contabilidade Financeira restringe-se a uma anlise esttica da situao da empresa. A contabilidade Financeira, , por conseguinte, insuficiente para dar resposta s necessidades de informao para a gesto. Assim, a Contabilidade Financeira restringe-se a uma perspectiva histrica (da o custo histrico aplicado nas DFs) enquanto a Contabilidade Analtica enfatiza o futuro Deve ser actualizada e fornecer as informaes em tempo oportuno

Na verdade, trata-se de uma contabilidade do passado, cujas informaes tm falta de actualidade e esto submetidas a normas rgidas (regras de valorimetria, apresentao dos documentos de prestao de contas, etc) A Contabilidade Financeira regulamentada (pelas normas contabilsticas: IAS, SNC), pelo contrrio, a Contabilidade Analtica no est sujeita a qualquer formato obrigatrio, sendo por isso facultativa a sua aplicao.

Desta forma, podemos elencar diversas desvantagens da Contabilidade Financeira:

No determina o custo unitrio de cada unidade produzida. Esta informao necessria para a determinao dos preos de venda, para a valorizao das existncias finais e para efeitos de controlo dos custos de produo.

No apura em quanto que cada produto contribui para a formao do resultado do exerccio. Essa informao fundamental para o gestor apurar a existncia de algum produto com prejuzo ou insuficientemente rentvel.

incapaz de determinar se mais vantajoso adquirir ou fabricar as matriasprimas e outros factores produtivos.

No informa empresa sobre quando que se deve optar por substituir uma mquina em vez de a reparar.

Por outro lado, surge a Contabilidade Analtica ou Industrial:

A denominada Contabilidade Analtica tem por objecto a determinao dos custos, dos proveitos e do resultado das organizaes.

Esta proceder ao apuramento e anlise dos custos industriais (classificao e imputao dos gastos industriais de acordo com os critrios e sistemas seguidos na empresa, de modo a obterem-se dados que sirvam para o controlo da gesto industrial)

Assim, a Contabilidade analtica analisa a situao da empresa, no de uma forma globalizante, como acontece na Contabilidade Financeira, mas sim de uma forma analtica (mais pormenorizada, explicando os valores concretos de cada rubrica) e de acordo com as necessidades da Gesto da organizao em causa.

Este tipo de contabilidade tem por objecto, por um lado, fornecer dados para o controlo de gesto e, por outro, valorizar os produtos fabricados e em curso de fabrico (de forma a que, se consiga comercializar o produto por um preo superior ao seu custo de produo1).

Relativamente ao primeiro aspecto, mostra-nos a posteriori, atravs dos gastos e rendimentos apurados, como que a actividade se desenrolou durante cada perodo (se houve prejuzo/lucro; que produtos contriburam para esses valores, etc.) e, se possvel, tomando como referncia determinadas bases de comparao:

Comparao dos custos e proveitos de um perodo com os relativos a perodos anteriores - COMPARAO NO TEMPO Vai permitir apurar se a empresa encontra-se num bom caminho. Se est em crescimento, etc. Comparao desses gastos e rendimentos com os de empresas similares COMPARAO NO ESPAO Vai permitir ter algumas referncias/padres que possam indicar que a empresa est em desvantagem comparativamente a outras empresas do mesmo sector.

No segundo caso, o gestor ser capaz de determinar os custos dos produtos e definir margens de lucro de acordo com esses custos. Deste modo, a contabilidade de gesto determina, de certa forma, o valor de cada produto, ao indicar quais os respectivos gastos globais que levaram sua produo. S assim, poder-se- reestruturar as polticas de produo/venda:

Se um determinado produto possuir um elevado custo produtivo, mas no possuir uma elevada procura, isto pode implicar uma reduo das margens de lucro de modo a
1

Aqui subjacente a noo de preo pg. 54 livro Contabilidade Analtica e de Gesto Antnio Caiado. Para auxiliar o processo de tomada de decises, os preos tm que ser prospectivos, ou seja, devem permitir a recuperao dos custos que se espera incorrer durante o perodo de vigncia dos mesmos. So os preos que tendem a determinar os custos e no o contrrio.

diminuir o preo desse bem, de forma a atrair novos clientes. Por outro lado, pode-se adoptar novas tcnicas de fabrico menos dispendiosas E, a, entra novamente a contabilidade de gesto.

A ttulo de exemplo, podemos enumerar algumas funes da Contabilidade Analtica:

Conhecer os custos das diferentes funes desenvolvidas pela empresa; Est organizada em funo das necessidades especficas de cada empresa e no est sujeita a constrangimentos de forma (como j afirmado anteriormente); Determinar as bases de valorimetria de alguns elementos do Balano da empresa; Explicar os resultados, comparando os custos dos produtos (bens e servios) com os correspondentes preos de venda; Estabelecer previses de despesas e de receitas correntes; Constatar a sua realizao e explicar os desvios resultantes; Destinada a servir todos os responsveis da empresa, independentemente da sua posio hierrquica; Utiliza informaes da contabilidade Financeira e dos documentos que lhe servem de base

A Contabilidade Analtica permitir apoiar a Gesto em decises tais como: Comprar ou fabricar? Transportes e manuteno prprios? Investir ou no? Que programa de produo e de vendas? Quais os produtos que a empresa dever fabricar? Quais as quantidades a produzir? Que preos se devem exigir? Quais as modalidades de venda a adoptar? Quais as zonas geogrficas que oferecem melhores perspectivas?

Um ambiente externo cada vez mais competitivo exige um alargamento do papel da Contabilidade de Gesto (ou analtica). Assim, exige-se: Produtos de alta qualidade; Preos/custos mais baixos; Competio global; Satisfao e antecipao de necessidades dos clientes

A constante mudana do meio envolvente onde a empresa se insere, impulsionou o surgimento de novas ferramentas para os gestores, as quais: Just-In-Time; Gesto da Qualidade Total; Reengenharia de Processos; Teoria das Restries

Just-in-time: Antigamente, ns fabricvamos para depois vendermos. Agora, com JIT ns vendemos e s depois fabricamos, ou seja, s fabricamos aquilo que j vendemos.

Este processo consiste na manuteno de matrias-primas e componentes em stock apenas em quantidades suficientes para manter o processo produtivo no momento. No limite, as quantidades de stocks so nulas pois os nicos stocks de matrias-primas existentes so os que esto precisamente a ser transformados.

Este tipo de gesto de stocks pode traduzir-se em fortes redues dos montantes de investimento em stocks, libertando liquidez para outros fins e na reduo dos custos de armazenamento, espao e pessoal.

Poucos fornecedores, mas mais ultra-fiveis, Entregas JIT frequentes em pequenos lotes; Entregas dos fornecedores sem defeitos.

CAPITULO II

Noo de cadeia de valor (value chain): Criar valor o objectivo de qualquer organizao; O valor corresponde a todas as caractersticas e propriedades dos produtos/servios que o cliente considera como importantes e, como tal, merecedores da sua ateno.

Dessa forma, podemos definir a cadeia de valor como uma srie de actividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relaes com os fornecedores e ciclos de produo e venda, at fase da distribuio para o consumidor final. Cada elo dessa cadeia de actividades est interligado.

constituda por um conjunto de actividades criadoras de valor, desde as fontes de matrias-primas bsicas, passando por fornecedores de componentes e indo at o produto final entregue nas mos do consumidor.

Gastos vs. Rendimentos: Gastos (Estrutura Conceptual SNC): so diminuies nos benefcios econmicos durante o perodo contabilstico na forma de exfluxos ou deperecimento de activos ou na incorrncia de passivos que resultem em diminuies do capital prprio, que no sejam as relacionadas com as distribuies aos participantes do capital prprio Rendimentos (Estrutura Conceptual SNC): so aumentos nos benefcios econmicos durante o perodo contabilstico na forma de influxos ou aumentos de activos ou diminuies de passivos que resultem em aumentos no capital prprio, que no sejam os relacionados com as contribuies dos participantes no capital prprio

Os custos, so uma realidade inserida nos gastos - Gastos so todos os sacrifcios para aquisio de um bem ou servio, com pagamento no acto (desembolso) ou no futuro (dvida). Um exemplo seria o pagamento da conta da energia elctrica por parte de uma empresa.

RESUMIDAMENTE: aquilo que se gastou ou consumiu: despesa, dispndio.

Traduo monetria, (em Euros), de um consumo fsico que uma organizao tem que realizar para concretizar os seus objectivos - Um exemplo de custo a compra de mquinas e matrias-primas para a produo de um bem. 7

RESUMIDAMENTE: o que deve ser despendido (em dinheiro, tempo, esforo etc.) para se obter algo, sendo, na economia, o preo pago para aquisio de produto ou bem

Cada custo tem 2 componentes: Tecnolgica: Quantidade em unidades fsicas de factores produtivos que foi consumida Kg, Lts. Mts, Kw, h...)

Preo Unitrio: de cada um dos factores produtivos

You might also like