You are on page 1of 30

difcil precisar quando comeou a histria judaica na pennsula Ibrica e no que viria a se tornar Portugal.

Embora o relato mais antigo da existncia de judeus no local seja uma lpide do sculo V, acredita-se que no perodo do rei Salomo, judeus imigrantes j haviam se estabelecido na pennsula. De qualquer forma, a vida dos judeus ali pouco se alterou na Idade Mdia, pois as terras eram governadas pelos visigodos e, posteriormente, pelos rabes, que tratavam relativamente bem os judeus. importante lembrar que no perodo de ocupao moura, a produo cultural judaica cresceu muito, visto que as ideias anti-judaicas que tomavam o resto da Europa juntamente ao cristianismo no

repercutiram no reinado mulumano. No sculo XII, a histria na pennsula Ibrica sofre mudanas e a vida dos judeus se altera junto com os acontecimentos. Em 1139 o Condado Portucalense se declara independente e forma o Reino de Portugal, comandado na poca por Dom Afonso Henriques. Mesmo antes da formao do pas, comunidades judaicas j haviam se estabelecido e prosperado no local. Sendo assim, o reino portugus j nascera sob forte influencia judaica. Desde os primrdios do reino, o judasmo fora reconhecido pela Coroa como grupo poltico e religioso distinto recebendo ateno especial do governo.

Afonso I, criou Portugal


At o dia 26 de Julho de 1139, Portugal no existia no mapa como o pas que hoje conhecemos. Toda a regio da Pennsula Ibrica era um amontoado de pequenos reinos e seus condados, um sempre tentando se aliar ao outro para aumentar seu poder ou para facilitar um golpe traioeiro. Quem dava as cartas, at ento, eram o reino de Leo e o Reino de Castela, localizados onde hoje a Espanha. Esses dois grandes reinos se uniriam, em um futuro prximo, dando origem ao Reino de Espanha. Em tempo: A lngua espanhola chamada de castelhano por ser predominante o dialeto usado no Reino de Castela. O territrio mais relevante na regio onde hoje Portugal, chamava-se Condado Portucalense e era chefiado por D. Henrique de Borgonha, Duque de Portucale e sua esposa, D. Teresa, que era do Reino de Leo, ao qual o condado servia.

O filho do casal, o jovem Afonso, frustrou os planos de sua me e, quando seu pai veio a falecer, tomou a dianteira nos negcios da famlia e, com o apoio de suas tropas, se declarou Rei de Portugal e foi aclamado pelos soldados como Afonso I. Isso aconteceu em 26 de Julho de 1139. Afonso I declarou-se independente dos Reinos de Leo e Castela, que s reconheceram essa independncia alguns anos mais tarde, em 1143. E no foi por bondade, pois o Rei Afonso VII (Sim, o Afonso de Portugal foi em homenagem a ele) desejava tornar-se Imperador da Espanha e, para tal, precisava de reis que se submetessem aos seus desejos de imperador. Naturalmente, as fortunas doadas Igreja Catlica e os diversos conventos construdos, ajudaram nesse reconhecimento por parte do clero. Judeus expulsos da Espanha, fogem para Portugal Como todos (que acompanham o Viso Histrica) bem sabem, em 1492 os judeus foram expulsos da Espanha pelos Reis Catlicos e boa parte fugiu para Portugal, onde D. Manuel I, ento rei, se mostrava muito aberto e tolerante para receber imigrantes de outras religies. Em 1497, os judeus que queriam permanecer em Portugal foram convertidos (contra sua vontade, naturalmente) ao catolicismo, medida tomada por D. Manuel, que cedeu forte presso espanhola.

Em 19 de Julho de 1506, em meio a uma crise gerada por um longo perodo de seca, fome e peste, os portugueses rezavam calmamente, no Convento de So Domingos, em Lisboa. At que, em certo ponto da cerimnia, algum se ergue e diz ter visto o rosto de Jesus Cristo se iluminar, sobre o altar. Outro sujeito, que pode ser considerado mais racional ou menos precavido, provavelmente um cristo novo, alega que deve ter sido apenas um reflexo da luz que penetrava pelas janelas e portas da igreja.

Monumento em Lisboa em homenagem aos Judeus mortos no massacre de 1506 Como se espera de fiis rezando em uma igreja, esse cidado foi espancado at a morte ali mesmo, dando incio ao boato de que os judeus eram os responsveis pela fome, seca e peste. Alguns frades dominicanos incitaram os fiis e reuniram 500 integrantes que, ao longo de trs dias, perseguiram, torturaram e mataram mais de 2.000 pessoas, todas acusadas do crime de ser judeu. D. Manuel I, o rei tolerante, quando ficou sabendo do ocorrido, no tolerou e ordenou que as tropas reais dissipassem o tumulto e deu sentena de morte aos frades envolvidos. Mais de 500 anos depois, em 19 de abril de 2008, foi erguido um monumento aos judeus mortos no massacre de 1506, em Lisboa. O monumento aos judeus mortos fica ao lado do monumento ao catolicismo e prximo ao muro onde est escrita a frase: Lisboa, cidade da tolerncia em vrios idiomas.

O dia do Servio de Izkor de Pessach em Memria dos Mrtires.

1506-2006
Vai fazer exactamente 500 anos, nos dias 19, 20 e 21 de Abril, que um cataclismo se abateu sobre Lisboa. A alma da Capital do Imprio sofreu um abalo to grande seno mesmo

maior quanto aquele que a haveria de destruir em 1755. Durante trs dias, em nome de um fanatismo sanguinrio, mais de 4 mil pessoas perderam a vida numa matana sem precedentes em Portugal.

Von dem Christeliche / Streyt, krtzlich geschehe / jm. M.CCCCC.vj Jar zu Lissbona / ein haubt stat in Portigal zwischen en christen und newen chri / sten oder juden , von wegen des gecreutzigisten [sic] got. (Da Contenda Crist, que Recentemente Teve Lugar em Lisboa, Capital de Portugal, Entre Cristos e Cristos-Novos ou Judeus, Por Causa do Deus Crucificado) Panfleto annimo, com apenas seis folhas, impresso na Alemanha (presumivelmente poucos meses depois do massacre de Lisboa). O progrom de 1506 contra os judeus de Lisboa descrito em detalhe e as matanas contadas ao pormenor por uma testemunha ocular. A gravura do frontispcio mostra os corpos mutilados e envoltos em chamas de dois judeus portugueses, dois irmos, os primeiros a morrer num massacre que vitimou mais de 4 mil pessoas

A INQUISIO)

(O Massacre Dos Anabatistas Grupo religioso iniciado na Inglaterra no sculo XVI, que defendia o batismo somente de pessoa adulta. Por autorizao do Papa Pio V (1566-1572), cem mil foram exterminados. O Massacre Em Portugal Diante dos insistentes pedidos de D. Joo III, o Papa Paulo III introduziu, por bula de

1536, o Tribunal do Santo Ofcio em Portugal. As perseguies foram de tal ordem que o comrcio e a indstria na Espanha e em Portugal ficaram praticamente paralisados. "As execues pblicas eram conhecidas como autos-de-f. No comeo, funcionaram tribunais da Inquisio nas diversas dioceses de Portugal, mas no sculo XVI ficaram apenas os de Lisboa, Coimbra e vora. Depois, somente o da capital do reino, presidido pelo inquisidorgeral. At 1732, em Portugal, o nmero de sentenciados atingiu 23.068, dos quais 1.554 condenados morte. Na torre do Tombo, em Lisboa, esto registrados mais de 36.000 processos". Da porque os 4.500 processos constantes dos arquivos de terror do Vaticano Os Arquivos do Santo Ofcio - recentemente liberados aos pesquisadores, no contam toda a histria da desumana Inquisio.

No podemos negar que o descobrimento do Brasil foi como um mar vermelho que se abriu para os milhares de judeus na condio de cristos-novos que para c vieram. Pedro lvares Cabral era um converso nascido em Belmonte que aqui chegou com 13 naus, cujos capites eram quase todos tambm cristos-novos. Em seguida, outro cristo-novo, Fernando de Noronha, converso e amigo do Rei Dom Manuel, aqui desembarcava com centenas de cristos-novos para desenvolver na recm descoberta Terra de Santa Cruz o plantio de cana para produzir acar e exportar para Portugal e de l para outros pases da Europa. Milhares de outros cristos-novos vieram para c na busca de um lugar seguro, sem inquisio e sem os tribunais do Santo Ofcio. Mas, 90 anos aps o descobrimento, as leis do Santo Ofcio da Inquisio aqui foram estabelecidas e a partir dessa poca os processos inquisitrios deportaram milhares de condenados brasileiros para os Tribunais de Lisboa, onde foram humilhados, torturados e queimados nas fogueiras da impiedade e da intolerncia humana. Muitos mineiros que vieram por causa do ciclo do ouro em Minas Gerais foram condenados, daqui deportados e mortos em Portugal.

Descendentes de Judeus de

Portugal.

A Influncia dos judeus cristos-novos na cultura mineira


O povo brasileiro fruto e fonte criadora de pluralidade cultural. A presena de outros povos em territrio nacional ajudou a moldar algumas de nossas principais caractersticas culturais, desde o desembarque de Cabral na terra que viria a ser o Brasil. Essa diversidade deve ser reconhecida, respeitada e valorizada. Pois um povo que no conhece suas razes, um povo sem identidade. Pensando nisso, procuramos resgatar nesse estudo a influncia da cultura judaica sefaradim na civilizao brasileira, especialmente em Minas Gerais, que o tema central da nossa pesquisa. Consideramos importantssimo marcarmos essa influncia e nos lembrarmos da vertente judaica junto com o ndio, junto com o negro, junto com o portugus, e com vrios outros povos italianos, srios e libaneses, poloneses, japoneses, etc. que aqui vieram compartilhar conosco da sua cultura. Resgatar esses valores resgatar a prpria cultura mineira, a qual est intrinsecamente ligada tradio milenar desse povo. Tradio que se viu camuflada, esquecida em muitas casas, simplesmente para que as famlias pudessem fugir s mos de ferro da Inquisio. Quantos jovens e crianas no tiveram de renegar seu sangue, sua crena, sua famlia? Quantos homens e mulheres no se viram obrigados a deixar seus lares, suas terras e seus parentes, jogados numa aventura de futuro incerto, em frgeis naus, a fim de virem para uma terra estranha, sem saber o que os aguardava?! A Pennsula Ibrica (Portugal e Espanha) contribuiu, de maneira avassaladora, durante a Inquisio que durou cerca de trs sculos, se no para o genocdio, pelo menos para o abafamento de boa parte da cultura, religio e arte de um povo de to rica formao humanstica. A assimilao deles em nossa cultura foi imposta pela Inquisio, sob pena de expatriao ou morte, deixando muitas caractersticas judaicas no substrato dos brasileiros. O estudo no pretende ser histrico nem profundo, apenas aborda e defende que muitos costumes, hbitos ou tradies do interior mineiro sofreram influncia marcante dos judeus sefaraditas portugueses que vieram para Minas fugindo da Inquisio no nordeste brasileiro. Aps o batismo forado pela Inquisio de Portugal, esses judeus ficaram conhecidos como cristos-novos, para diferenci-los dos cristos-velhos. Muitos continuaram a praticar a sua religio secretamente e, por isso, eram constantemente vigiados e denunciados ao Santo Ofcio como judaizantes; estes tinham todos os seus bens confiscados, alm de viverem humilhados e confinados naquele pas, isso quando no eram torturados e queimados vivos nas fogueiras.

O descobrimento do Brasil em 1500 foi uma porta que se abriu para esse povo perseguido. Milhares de cristos-novos vieram para o Brasil na poca da colonizao j em 1503 (GUIMARES, 1999). Mais tarde, com a atuao do Tribunal do Santo Ofcio na Bahia em 1591/93, e em Pernambuco em 1593/95 e novamente na Bahia em 1618, os judeus que, a princpio, se encontravam nessas duas capitanias, dispersaram-se por todo o Brasil, principalmente para o Sul e Sudeste (LOURENO, 1995). Com a descoberta do ouro nas capitanias de Minas em fins do sculo XVII, ocorre um movimento em direo ao territrio mineiro. Segundo a historiadora FERNANDES (2000), a maioria era formada por cristos-novos que se estabeleceram na regio, em atividades econmicas e no comrcio. Mas que marcas eles deixaram na formao do povo mineiro? Que costumes, hbitos ou tradies podemos identificar em Minas como sofrendo influncia daqueles judeus cristos-novos? Que influncia exerceram na formao da nossa identidade? A este grupo tnico que ajudou a povoar o Brasil nos trs primeiros sculos do descobrimento e a seus descendentes que ora representa o grosso da populao brasileira, devemos esta grande similitude com os sefaradins ibricos. A alma profundamente quebrantada pela f em Dus, o esprito pacfico e de bom humor, um povo amante da paz com uma grande capacidade para viver e sair de situaes difceis e adversidades seculares o famoso jeitinho brasileiro , uma tendncia universalista para as coisas filosficas, as habilidades com o comrcio, etc. Em suma, um povo apaixonado e obstinado, uma raa bonita e sbia, apesar de seus defeitos e mazelas. Analisando estas e outras caractersticas, percebe-se claramente que o povo do interior do estado de Minas Gerais parece ser o retrato mais fiel dos judeus portugueses do sculo dezesseis a dezoito que vieram povoar este pas.

O temperamento do homem dessas regies, seu aspecto fsico, os costumes em vigor at bem pouco tempo, herdados dos antepassados povoadores, indicam influncia preponderante desses judeus ibricos. Tambm os registros de nomes demonstram uma concentrao de judeus cristos-novos nessa regio do interior mineiro, proporcionalmente entre as mais densas do mundo. O cancioneiro popular de Minas exprime bem o esprito mineiro. Aqui as coisas so feitas sem pressa, para durar o tempo pouco importa. Diz-se que o mineiro fechado como sua terra. Esse fechamento traduz-se numa sobriedade evidenciada no seu modo de ser no comer, no vestir, no falar. O mineiro escuta muito mais do que fala e no demonstra facilmente seus sentimentos. No desperdia gestos, como no desperdia nada(Alceu Amoroso Lima).

Certamente aprendemos com nossos antepassados a no desperdiar, pois seus bens tinham sido espoliados pela Inquisio e vieram para o Brasil sem nada para aqui construrem suas vidas. Da o conceito de que o mineiro poduro, em outras palavras, econmico. O mineiro calado aprendeu com seus ancestrais a esconder seus sentimentos e crenas para no ser vtima dos deduradores ou espies da Inquisio. Tanto assim, que quando algum est fazendo perguntas demais, diz-se que ele est inquirindo muito (inquisio = ato ou efeito de inquirir). E o tradicionalismo mineiro? Quando se fala na tradicional famlia mineira associa-se logo a ideia a uma atitude ultraconservadora. O sistema patriarcal mineiro tem suas razes nos colonizadores cristos-novos vindos na poca da minerao aqui chegaram com seus valores tradicionais intactos, plantandoos em Minas. O mineiro triste, repete-se constantemente. De uma tristeza guardada, que transparece em sua arte e s se denuncia sutilmente, em gestos discretos. De onde viria essa tristeza? Talvez da saudade que se perdeu no tempo. Saudade que os judeus sentiram quando deixaram a terra onde viveram por tantos sculos a pennsula ibrica e emigraram para o Brasil. Tambm da tristeza de se saber perseguido e vigiado por onde quer que v. em Minas tambm que se encontram as primeiras expresses de nacionalidade e de justia. E de reivindicaes pelos direitos adquiridos, presentes nos motins e revoltas do sculo XVIII. A circulao do ouro e de diamantes levava, em seu bojo, a circulao das ideias, suscitando rebelies que, hoje, so reconhecidas como sementes de nossa independncia nacional e de nosso acesso modernidade. A sucesso de rebelies impressionou o governador, conde de Assumar, que, queixando-se ao rei pela sublevao de Felipe dos Santos, Vila Rica (1720), afirma: O esprito de rebelio quase uma segunda natureza das gentes de Minas (FERNANDES, 2000). O que era rebelio para o reino portugus, significava justia para o povo mineiro. Foi a dominao e a insubmisso, a coragem e o medo, a desconfiana e a luta, a saudade e a esperana, a discrio e o apego liberdade, que fizeram um povo mineiro profundamente ligado ao seu bero, sua gente e sua terra. A descoberta do ouro em Minas que, segundo alguns autores se deveu ao cristo-novo Antnio Rodrigues Arzo, em 1693, acarretou forte movimento migratrio, vindo da prpria Colnia ou da Metrpole para o interior. Na primeira metade do sculo XVIII, segundo Neusa FERNANDES (2000), estima-se que a corrida do ouro levava para as Minas, oito a dez mil pessoas por ano. Em pouco tempo, a capitania de Minas Gerais tornou-se a mais populosa da Colnia, suplantando a da Bahia e a do Rio de Janeiro. Vila Rica, uma das primeiras vilas surgidas, foi o centro comercial da capitania, onde atuaram a maioria dos cristos-novos processados pela Inquisio em Minas. No meado do sculo, uma grande comunidade judaica tentou fundar uma irmandade clandestina na cidade. O historiador Elias Jos LOURENO (1995, p. 73-77) nos conta com maior clareza este fato e narra os costumes que ele encontrou ali e em outras regies prximas:

Em Vila Rica, meados do sculo dezoito, havia uma comunidade judaica muito bem disfarada, que tentou organizar-se numa falsa irmandade, com o ttulo de fiis de Deus. Como se sabe, assim se intitulavam os seguidores do profeta Eliseu, que em meio da idolatria de Israel, proclamava sua fidelidade a Yaveh. Chegaram a ocupar uma casa junto da atual capela do Bom Jesus dos Perdes, ento em construo, e enganaram o bispo de Mariana, que somente depois de muito tempo desconfiou dessa confraria e resolveu dissolv-la. Esse e outros fatos, que seria longo enumerar, explicam os costumes que ainda encontrei em minha infncia e mocidade e que perduram no interior de Minas.[...] Os filhos e netos de judeus, perdida a lembrana religiosa, adotaram a preveno contra os do seu sangue e acometiam contra eles com frases que os depreciavam. [...] O sujeito econmico, unha de fome, como se dizia, era apelidado de somtico, isto , semtico. Fazer sofrer algum, prejudicar, ofender, etc., era judiar Afirma-se que quando um judeu disfarado, ou seja, marrano, estava para morrer, a fim de evitar que novamente ele se revelasse adepto da lei de Moiss, comprometendo os demais, era logo chamado o abafador, isto , um sujeito que tinha por misso estrangular habilmente o doente. Isso permaneceu em nossos costumes com os conhecidos personagens que ajudavam a morrer. Quando algum definhava em molstia longa, diziam que estava to fraco que nem tinha fora para morrer. Chamando o abafador, ele afastava do quarto do doente as pessoas da famlia, encostava a porta e comeava a operao. Punha um crucifixo nas mos do doente, passava os braos pelas costas e aplicava o joelho contra o trax medida que ia aumentando a compresso contra o peito do moribundo, asfixiando-o, em voz alta, para ser ouvido de fora, ia dizendo: Vamos, meu filho! Nosso senhor est esperando! Quando o paciente exalava o ltimo suspiro, o abafador compunha o corpo, chamava as pessoas da famlia e lhes comunicava que o fulano havia morrido como um passarinho, isto , suavemente [...] Esses homens que ajudavam a morrer ainda existem em distantes povoados de nosso interior. Lamparina um ritual judaico e persiste no interior do estado. Ainda de uso domstico, acendia-se a lamparina de azeite no quarto da parturiente porque a criana, antes de ser batizada ou

passar pela circunciso, no pode ficar no escuro. [...]. Aos sbados, acendia-se diante do oratrio uma vela, que deveria arder at o fim do dia, costume judaico que se cristianizou [...]; os sbados eram ainda os dias de vestir roupa lavada. O sinal de hospitalidade mais sensvel, revelador de especial ateno para com um viajante, e a primeira coisa a fazer antes de qualquer alimento, era mandarlhe ao aposento uma bacia de gua morna para lavar os ps. Recordao milenar dos desertos da sia, transformada em cortesia. Em Minas, em So Paulo e creio que em quase todo o Brasil de povoamento antigo, ningum comia carne de animal de sangue quente que no tivesse sido sangrado(ex.: a galinha). Este uso de uma importncia transcendente para o judeu, e como tal ficou arraigado em seus descendentes como costume irrevogvel.[...]. Do mesmo modo, apesar da riqueza piscosa de nossos rios, ela nunca constituiu base de alimento para nossas populaes, salvo as foradamente ribeirinhas.

Era colossal o consumo de peixe salgado que vinha para Minas, em lombo de burro, no perodo colonial, substitudo depois pelo bacalhau. que os peixes mais abundantes em nossos rios so peixes de couro, expressamente proibidos pelo livro de Levtico. Com o passar do tempo, passando a febre do Eldorado, os cristos-novos se segregaram, por assim dizer, entre as montanhas de Minas, longe dos litorais e portos martimos, distantes de outras correntes migratrias, dando ao povo mineiro peculiaridade tnica e cultural com caractersticas bastante definidas. No comeo, famlias como os Lees, os Fortes, os Henriques, os Carneiros, os Campos, etc., chegaram a constituir povoados, verdadeiros guetos, que ainda hoje se reconhecem por no terem capelas em suas runas, em constraste com os fundados por cristos-velhos, onde a igreja era uma das primeiras edificaes (LEAL, 2000). Em Paracat, Serro Frio, Sabar e imediaes e em Pitangu tinham suas maiores aglomeraes. Eram numerosos tambm nos arraiais que cercam Ouro Preto e Mariana e ao longo do caminho do Rio Grande e da Bahia. Havia, porm, cristos-novos espalhados por todo o territrio mineiro: nas estradas, nas entradas das vilas e nos caminhos de ir-e-vir. Considerando-se o trabalho desbravador que esses cristos-novos realizaram e os movimentos comerciais que inovaram, pode-se dizer que a eles se deve a realizao dos primeiros contratos, a criao dos primeiros empregos, promovendo negcios e instrumentos que revertiam para a Coroa portuguesa, ficando, porm os lucros e parte da riqueza em mos dos moradores. A historiadora Neusa FERNANDES (2000) nos relata que a terceira dcada do sculo XVIII foi o perodo em que a ao inquisitorial tomou maior impulso em Minas. Num espao de dez anos, foram presos em Minas cerca de 30 cristosnovos, todos acusados de judasmo. Ao ler os processos analisados pela historiadora em seu livro, percebemos que muitos deles foram criados na religio catlica, at a idade de 11, 12, 13, 19 ou mesmo 20 anos, quando ento abraavam o judasmo, persuadidos ou influenciados pela av, ou pela me. Sabemos que no judasmo a mulher quem educa as crianas, cabendo-lhe a tarefa de ensinar-lhes todas as tradies e costumes. Esse hbito est ainda presente nas famlias mineiras, onde mulher cabe a tarefa de educar os filhos, disciplin-los e inici-los na religio, ficando o marido apenas com a incumbncia de trabalhar e suprir a casa. Alm disso, a religio de verniz ou o ir para a igreja sem convico interior, atribuda pelo clero catlico aos brasileiros em geral, originria, talvez, do comportamento dos cristos-novos que, por circunstncias ou displicncia, ficavam anos embrenhados nas matas, sem comungar e confessar. A posio espiritual do brasileiro, que se mantm relativamente indiferente nas discusses religiosas, pode ser fruto do conturbado ambiente scio-religioso-colonial (MIZRAHI, 1999) da poca. Os trs sculos de perseguio, movidos pela Inquisio aos cristos-novos luso-brasileiros levaram o grupo ao inconformismo. Vivendo numa marginalidade interior, homem dividido segundo a historiadora Anita Novinsky, temendo sempre possveis denncias, o

cristo-novo tornou-se permevel e atrado para ideias e movimentos de oposio ( Como prova a Inconfidncia Mineira). O cristo-novo se sentia em permanente transgresso. No era catlico nem judeu. Praticava um dualismo religioso, apresentando-se exteriormente como cristo-novo e praticando os ritos judaicos dentro de casa ou da priso, sempre com a preocupao de se ocultar para no despertar suspeitas nos vizinhos. Essa situao bem expressa no romance A saga do marrano (AGUINIS, 1996): A ns foi aplicada e continuam a aplicar a violncia. O efeito trgico: somos catlicos na aparncia para sobreviver na carne, e somos judeus por dentro, para sobreviver no esprito . A influncia mais forte dessa ambiguidade, desse dualismo, talvez esteja no fechamento dos mineiros, no seu jeito calado, na sua resistncia em falar das suas crenas mais ntimas. Guardados nas montanhas de Minas, esto at hoje muitos traos dos cristos-novos e seus descendentes, expressos no que se chama hoje de: conservadorismo mineiro, poltica mineira ao p do ouvido, podurismo mineiro, humor mineiro, desconfiana mineira, o jeito amaneirador do povo mineiro, a superao de obstculos, o apego justia, enfim, toda mineirice se identifica muito com os judeus portugueses dos sculos XVI, XVII e XVIII. A seguir, procuramos listar alguns costumes judaicos incorporados tradio mineira, a maioria do livro do LEAL (2000) , outros tirados da informao verbal e da tradio oral: Passar a mo na cabea: isto , relevar, perdoar, acarinhar, ignorar uma falta de algum. a bno judaica. Sefardana: Para o historiador Augusto de Lima, a expresso insultuosa de Sefardana deturpao intencional dos nomes Sefarad [1] e Sefaradins. Jurar pelo eterno descanso de um morto querido: juro pela alma do meu pai, ou da minha me, e assim por diante. resduo de um rito judaico. Deus te crie: ante o espirro de uma criana. Herana da frase hebraica Hayim Tovim. Amuletos: usado muito no interior, os signos de Salomo ou de David (a estrela de seis pontas) e at mesmo nas porteiras e muros das casas, embora para o judeu no seja amuleto, mas seu significado foi deturpado entre os descendentes assimilados. Varrer a casa: da porta para dentro das casas, costume arraigado at os dias de hoje. Passar mel na boca: quando da circunciso, o Rabino passa o mel na boca da criana para evitar o choro. Da a origem da expresso: Passar mel na boca de fulano.

Siza: vem do hebraico Sizah, quando vai pagar o imposto. Pagar a siza. Massada: palavra muito usada pelos mineiros para explicar uma tragdia: foi uma massada. A fortaleza de Massada, perto do Mar Morto, foi destruda pelos romanos nos anos 70 d.C., quando pereceram mais de 800 judeus, segundo afirma Flvio Josefo. Lavar os mortos: largamente usado no interior das Minas Gerais. Usado ainda, em algumas regies. Est bem desaparecido. Para o santo: o hbito sertanejo de, antes de beber, derramar uma parte do clice, tem razes no rito hebraico milenar de reservar, na festa do pessach (pscoa), copo de vinho para o profeta Elias (representando o Messias que ainda vir). Punhado de terra: costume de jogar terra no caixo quando ele descido na sepultura. Mezuras: fazer mezuras, reverncias. Talvez venha do Mezuzah [2]hebraico colocado nas portas, ao qual os judeus antes de entrar fazem uma reverncia. Carapua: a expresso fulano de tal ps a carapua, ou esta carapua no serve para mim, vem dos tempos da Inquisio, quando o ru era obrigado a colocar uma carapua sobre a cabea, assumindo a culpa.. Judiar: termo/dito-popular que vem dos tempos da Inquisio, em que se maltratavam e perseguiam os judeus significa atormentar e torturar os judeus. Mesa de mineiro tem gaveta para esconder a comida quando chega visita: esse costume, conhecido dos mineiros e relacionado sovinice, tem outra raiz. o costume que tinham os cristos-novos e que passou aos seus descendentes, de guardar a comida que estavam comendo quando chegava um visitante normalmente um cristo-velho. Para isso, as mesas da copa tinham gavetas. A raiz desse costume que muitos cristos-novos, apesar do batismo forado, continuavam praticando secretamente a sua religio. E no judasmo, a comida deve ser kasher, ou seja, a comida recomendada pela Torah, na qual existem alimentos proibidos aos judeus Levticos 11 como, por exemplo, a carne de porco, peixe sem escama, etc. Dentro desse preceito, h receitas tipicamente judaicas. E se um cristo-velho chegasse de repente casa e visse essa comida tpica, fatalmente o cristo-novo seria reconhecido e denunciado. Por isso, eles guardavam o que estavam comendo nas gavetas, e ofereciam outra coisa ao visitante, como o queijo minas, por exemplo. Esta a raiz desse costume, que muitos mineiros at brincam a respeito, mas que no est relacionado sovinice e sim ao medo da delao (MENDA, 2000) [3]. Lenda da Verruga: como se sabe, o dia no judasmo comea na vspera. Ento, o shabat descanso judaico no Sbado, comea na vspera com o nascimento da primeira estrela. Se um judeu apontasse para o cu quando visse a primeira estrela para anunciar o incio da festa do Shabat, como cristo-novo ele estaria se denunciando. O adulto poderia se controlar, mas o que se diria para as crianas? - No aponta que se nasce verruga. Era a nica maneira de

poder control-las, para que a famlia no fosse descoberta e perseguida pela Inquisio (MENDA, 2000). Ficar a ver navios: era a poca de ouro da Pennsula Ibrica. O rei Dom Manuel precisava dos judeus portugueses, pois eram toda a classe mdia e toda a mode-obra, alm da influncia intelectual. Se Portugal os expulsasse logo como fez a Espanha, o pas passaria por uma crise terrvel. Ento o rei fingiu marcar uma data de expulso, que era a Pscoa. No dia marcado, estavam todos os judeus no porto esperando os navios que no vieram. Todos foram convertidos e batizados fora, em p. Da a expresso: ficaram a ver navios. O rei ento declarou: no h mais judeus em Portugal, so todos cristos (cristos-novos). Era 1492. Durante mais ou menos 30 anos eles continuaram praticando o judasmo por debaixo do pano, s escondidas, mas com tolerncia portuguesa, at a chegada da Inquisio. Com a Inquisio, veio a vigilncia, a perseguio, a intolerncia, e foi a que muitos vieram para o Brasil fugindo dela(MENDA, 2000). Alm dos costumes e expresses mencionadas acima, h um outro aspecto que gostaramos de mencionar, embora seja tema para outro estudo mais amplo. a questo dos sobrenomes. At a poca de Napoleo, o judeu no tinha sobrenome: era fulano filho de fulano no tinha identidade civil. Com a converso forada, eles tm de assumir um sobrenome e adotam nomes de famlias tradicionais crists, ou nome de um local, ou de uma rvore, ou da sua profisso, ou de um animal, ou de um portugus ilustre. Os arquivos da Inquisio da Torre do Tombo, em Lisboa, pesquisados por WIZNITZER (1996, p.35), traz os nomes de 25 judaizantes brasileiros processados na Bahia, dos quais citaremos apenas alguns sobrenomes: Antunes, Costa, Duarte, Gonalves, Fernandes, Lopes, Mendes, Miranda, Nunes, Rois, Souza, Teixeira, Ulhoa e outros. Outros sobrenomes de pessoas processadas no Brasil pela Inquisio, devidamente documentados, so (GUIMARES, 1999): Abreu, Andrade, Barros, Borges, Cardozo, Carvalho, Coelho, Carneiro, Cunha, Ferreira, Figueira, Gomes, Henriques, Leo, Lemos, Machado, Miranda, Moura, Nogueira, Oliva, Oliveira, Paes, Pinheiro, Pires, Ramos, Rios, Reis, Serra, Sylva, Simes, Soares, Tavares, Telles, Valle, Vaz, etc. Acompanhando a histria dessas famlias, nota-se que grande parte delas se dirigia em direo ao Sul, fixando residncia nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Outros subiam em direo ao norte do pas, especialmente Pernambuco e Par (GUIMARES,1999). Esses estados tambm foram muito influenciados por uma srie de costumes judaicos, que no abordaremos nesse estudo. Ressaltamos que no podemos afirmar que todo brasileiro, cujo sobrenome conste desta lista seja necessariamente descendente de judeus portugueses. Para saber-se ao certo precisaria de uma pesquisa mais ampla, estudando a rvore genealgica das famlias, o que pode ser feito com base nos registros disponveis nos cartrios.

Apesar disso, o que queremos frisar que h uma grande concentrao desses sobrenomes em Minas (e outros que no citamos por questo de espao), mostrando a descendncia dos cristos-novos. A influncia histrica judaicasefardita inegvel. A histria da formao do povo mineiro e do povo brasileiro em geral, estar mutilada at que se faa um profundo estudo sobre os cristos-novos e seus descendentes da Pennsula Ibrica, e da grande influncia que exerceram na vida do povo mineiro e brasileiro espalhado por esse imenso pas. Essa histria est muito prxima de nossos olhos, de nosso tato, de nossos costumes, portanto muito reveladora e com fatos muito evidentes. Basta escrev-la sem tendncias e nem preconceitos. Orgulhemo-nos, como mineiros, da nossa herana cultural. Afinal, um povo para crescer, precisa da sua identidade, e para um povo conhecer sua identidade, precisa conhecer e resgatar suas razes o mais profundo que puder.

INFLUNCIA DE OUTROS POVOS NO BRASIL


Colonizao do Brasil

Apesar de no haver a certeza absoluta relativamente a quem ter sido o primeiro europeu a pisar o territrio brasileiro, deve-se expedio de Pedro lvares Cabral a descoberta oficial do Brasil a 22 de Abril de 1500. Apesar disso, s a partir da quarta dcada do sculo XVI que os portugueses (at ento animados pela descoberta do caminho para a ndia e pelo domnio comercial das especiarias do Oriente) se decidiram a fazer a explorao efetiva das terras brasileiras. De facto, at 1530 a interveno de Portugal na Amrica do Sul resumiuse ao envio de algumas esquadras para a explorao da costa atlntica, fundao de algumas feitorias e ao combate ao comrcio clandestino feito por barcos estrangeiros. A fundao de So Vicente marcou, assim, o incio do povoamento e da colonizao, iniciados com a expedio de Martim Afonso de Sousa (1530-1532). Em 1534, D. Joo III tentou consolidar esse incio dividindo o territrio em capitanias hereditrias ou donatarias, segundo o sistema tradicional de doao de bens da Coroa. Entre todas as que foram criadas, destacaram-se as capitanias de Pernambuco e So Vicente, na medida em que foram as nicas a progredir a nvel administrativo, econmico e demogrfico.

O facto de as restantes capitanias, na generalidade, no terem tido sucesso levou criao, na Baa, de uma administrao forte e centralizadora, cujo primeiro governador fundou a cidade da Baa. Por outro lado, as plantaes de acar do Nordeste contriburam para transformar a colnia no maior produtor mundial de acar. Os holandeses, distribuidores deste produto na Europa, constituram a maior ameaa ao domnio portugus, ao tentarem, por duas vezes, apoderar-se das regies aucareiras do Brasil. Entretanto, na ltima dcada do sculo XVII os files aurferos de Minas Gerais passaram a atrair o empresariado e a mo-de-obra antes dedicados ao acar. Sendo muito intensa a emigrao de portugueses para o Brasil, estes foram-se miscigenando com os nativos (negros e ndios), facto que lhes facilitou desempenhar no s o papel de explorador mas tambm o de colonizador. Ao contrrio do que aconteceu noutras possesses portuguesas, no Brasil a

colonizao assumiu um carcter fortemente popular. Porm, em vez de racionalizarem os recursos naturais que tinham sua disposio, os portugueses limitaram-se a garantir a transferncia das riquezas brasileiras para a metrpole atravs de mecanismos fiscais. Os pesados impostos cobrados por Portugal provocaram problemas polticos e inspiraram os primeiros movimentos independentistas. Deram tambm origem busca de novas reas aurferas livres de fiscalizao, tendo sido assim povoadas regies extensas dos atuais estados de Mato Grosso e Gois. Na altura em que o exrcito francs, sob o comando de Junot, invadiu Portugal, D. Joo VI e a sua corte embarcaram para o Brasil, onde se mantiveram entre 1807 e 1820. Nos primeiros oito anos, foi sendo criada toda um estrutura de governo pelo prncipe regente, D. Pedro: ministrios, tribunais, conselhos e mesas eclesisticas e judicirias, rgos militares e de segurana. Criou as primeiras escolas superiores e instituies culturais (Biblioteca Real, Museu Real do Rio de Janeiro, etc.), espalhou escolas rgias pelas cidades e vilas, fomentou a vinda de cientistas para o estudo do Brasil e fundou a Imprensa Rgia. No plano econmico, estimulou as indstrias nascentes e dignificou a classe mercantil. A nvel poltico, elevou o Brasil condio de reino unido ao de Portugal (1816), facto que dissipou para sempre a sujeio colonial a que at ento tinha sido submetido e que indiciava j a independncia.

Cultura e Comrcio do Acar no Brasil

A cana-de-acar foi o produto de maior sucesso comercial do Brasil colonial. O primeiro produto a ser explorado foi o pau-brasil, que deu o nome ao pas, mas a qualidade do solo e do clima propiciaram, desde cedo, a cultura da cana. Teve incio em 1532, quando o governador-geral, Martim Afonso instalou o primeiro engenho na capitania de So Vicente. Os colonos receberam terras para o cultivo, em regime de sesmarias, ficando obrigados a pagar o dzimo ao capito donatrio. Por sua vez, as terras eram arrendadas aos agricultores mediante um contrato escrito, por um perodo de 9 a 18 anos. Entre 1570 e 1670, o Brasil tornou-se no maior produtor de acar mundial. As provncias de Pernambuco, Baa, So Vicente e Rio de Janeiro eram os centros mais importantes. O xito da cultura da cana teve origem numa srie de vrios fatores. O cultivo era possvel independentemente da topografia do terreno, a cana podia ser cortada a cada seis meses, no eram necessrios trabalhos de irrigao, no existiam pragas, e ainda contavam com uma mo-de-obra escrava abundante para os trabalhos agrcolas. A riqueza que rapidamente se gerou atraiu a cobia dos estrangeiros, primeiro os franceses e depois dos holandeses que a se instalaram durante vrias dcadas e, mais tarde, dos corsrios ingleses.

Prticas Religiosas no Brasil Colonial

A prtica religiosa no Brasil, enquanto colnia portuguesa, apresentava vrias facetas consoante a provenincia cultural e tnica de cada um dos povos. Os colonos, portugueses trouxeram consigo o Cristianismo e com eles a prtica evanglica. Os escravos africanos, provenientes de diversas regies de frica, chegaram com os seus sistemas religiosos animistas. Porm, alguns grupos de escravos professavam o islamismo. Quanto aos indgenas, estes viviam segundo uma crena religiosa xamanista. A missionao e a miscigenao das populaes e das crenas por elas seguidas resultaram em novas prticas religiosas como o Catimb e o Candombl, que subsistiram at aos dias de hoje. O Brasil desde o seu descobrimento, em 1500, at 1822, quando termina o perodo colonial, manteve um fluxo de emigrantes, a maior parte deles vindos de Portugal com a ambio de enriquecer. Com exceo daqueles que chegavam ao Brasil para exercer cargos administrativos ou que se estabeleciam como latifundirios, quase sempre, a provenincia social dos colonos era de baixo estrato. falta de fortuna, juntava-se a falta de formao escolar e muitas das vezes de formao moral. Muitos chegaram ao Brasil como prias sociais, sem as famlias, e as dificuldades materiais que encontravam chegada no melhorava a situao. A escassez de mulheres brancas nesta sociedade, dificultava a formao de famlias por parte dos colonos que se juntavam assim s nativas e s africanas. Em suma, para a maior parte dos colonos, nos primeiros tempos, faltava-lhes o enquadramento social a que estavam

habituados na ptria, incluindo a prtica religiosa. Nos primeiros tempos, os elementos do clero escasseavam e os missionrios que chegavam ao Brasil estavam mais interessados em converter os indgenas do que assistir espiritualmente os colonos. No sculo XVIII, a necessidade de assistncia social, no mais amplo sentido do termo, levou criao das irmandades ou confrarias religiosas. So elas as responsveis pela construo da maior parte das igrejas nas regies do interior. Durante a poca colonial, nos meios rurais, os latifundirios e as suas famlias mantinham a prtica religiosa confinada ao seu crculo familiar. Construam capelas nas suas propriedades ou reservavam um compartimento da casa para esse fim, separando-se deste modo do resto dos habitantes da regio. Esta separao no existia em Portugal e consequncia da situao que se vivia no Brasil colonial: a civilizao tinha de ser mantida afastada da barbrie e da selva. Nos centros urbanos, os colgios jesutas eram os nicos estabelecimentos de ensino disponveis na colnia, ao mesmo tempo que preparavam os futuros padres para a sua misso. A atividade religiosa tinha um papel fulcral na vida desta sociedade, em que as festas e os divertimentos eram raros e confinados aos centros urbanos como o Rio de Janeiro ou a Baa, quando o governo-geral a estava sedeado. A igreja era o centro da vida social em que a religiosidade se encontrava indissocivel da vida quotidiana. Na igreja, a que se ia mais de uma vez ao dia, possibilitavam-se os encontros, as trocas de novidades e os arranjos matrimoniais. As festas do calendrio litrgico, as procisses, as cerimnias religiosas que marcavam a vida do cristo, as missas, as confisses e os cnticos, bem como as prticas de caridade crist, pautavam a vida dos colonos. Os negros que chegaram ao Brasil entre 1549 e 1888 trouxeram consigo as suas crenas animistas e com elas vieram embarcados os seus sacerdotes. Estes continuaram a oficiar os rituais ancestrais, mesmo aps a converso forada dos escravos ao Cristianismo. Nas senzalas, por debaixo dos altares cristos, escondiam-se os instrumentos e a parafernlia do Candombl. O Candombl uma das religies nascidas no Brasil de origem africana mas que igualmente praticado no Uruguai, na Argentina e na Venezuela. A religio tem por base a adorao da Natureza, da sua alma, sendo por isso chamada de anmica. Contudo a crena de um deus criador, comum a todas as naes africanas levou sua assimilao com o Deus dos cristos. Esta assimilao foi aceite pela maior parte dos seguidores do candombl que combinam elementos tradicionais africanos com aspectos da religio crist. A perseguio da Igreja a estas prticas foi persistente, mas o Candombl conseguiu sobreviver at aos dias de hoje integrando adeptos de todos os estratos da sociedade. Os indgenas brasileiros, embora apresentassem diferenas regionais, partilhavam, do ponto de vista espiritual, de crenas em comum como as foras da Natureza e os espritos dos antepassados. Todas as tribos tinham um paj, ou feiticeiro que se dedicava s questes transcendentais e mediava entre os espritos e a comunidade. A vida religiosa inclua festivais, cerimnias e rituais que decorriam de acordo com as crenas professadas. Os missionrios ao

converter os indgenas fizeram com que muitos aspectos das suas prticas ancestrais fossem obliterados, mas no totalmente esquecidos. Alguns aspectos das crenas xamanistas sobreviveram, em prticas, como o Catimb. As suas origens recuam poca da missionao e as perseguies que a Igreja moveu aos caboclos encontra-se registada. O Catimb um conjunto de prticas religiosas, em que se combinam elementos dos rituais indgenas com elementos da religio crist. Os seus rituais so baseados no consumo de ervas e razes, sobretudo da rvore jurema, que floresce no serto nordestino. Atravs da interveno dos Mestres, os mediadores espirituais, as ervas so fumadas em cerimnias que incluem a gua benta, o uso do tero e as rezas crists. As prticas ritualistas do Catimb so dedicadas, quase sempre cura. Hoje em dia o Catimb ainda tem os seus seguidores no Brasil. A religiosidade no Brasil colonial foi marcada pela influncia do Cristianismo quer entre as populaes de colonos quer entre os povos por eles submetidos. Apesar dos esforos continuados da Igreja Catlica, para integrar as crenas religiosas dos indgenas e dos africanos, no sistema cristo, a verdade que a resistncia por parte dos povos foi um facto e as suas crenas ancestrais subsistem at aos dias de hoje numa simbiose de princpios cristos e no cristos.

AS mulheres eram escassas e, desde muito cedo, deu-se o fenmeno da miscigenao com as indgenas e, mais tarde, com as mulheres africanas, criando as bases para uma sociedade multirracial. Por parte das autoridades eclesisticas havia uma grande preocupao em manter os hbitos e costumes cristos presentes, pois a distncia fsica da metrpole, a baixa instruo da maior parte dos colonos e o facilitismo da vida nos trpicos levava ao relaxe. Acrescia a tudo isto a falta de locais de culto para a populao em geral, j que os grandes fazendeiros tinham adoptado o hbito de construir uma capela privada nas suas terras, isolando ainda mais as prticas religiosas. Dois anos aps a chegada dos primeiros colonos, foi introduzida, com xito, a cultura da cana-de-acar. O primeiro governador-geral do Brasil foi Tom de Sousa que se instalou em Salvador da Baa, em 1549. Com ele, chegou ao Brasil uma nova camada de gentes ligadas ao funcionalismo pblico. Cresceu igualmente o nmero de mercadores, artesos e proprietrios rurais, atrados pelo potencial do acar. Uma dcada mais tarde, foi a vez dos jesutas chegarem ao Brasil, com a inteno expressa de catequizar os ndios. Os Tupinambs formavam no s o primeiro grupo com que os portugueses contactaram, como eram tambm os mais ferozes. Os missionrios jesutas, ao contrrio dos colonos que se fixavam no litoral, entravam pelo serto, indo ao encontro das populaes indgenas do interior. Depois criavam aldeamentos, onde os ndios, no s eram instrudos na religio catlica, como eram forados a adoptar um modo de vida ocidental. Em contrapartida, recebiam dos

missionrios proteo contra os fazendeiros, que os escravizavam para trabalhar nas suas propriedades. A populao colonial tornou-se mais diversificada e complexa, no sculo XVII e XVIII, com a expanso das reas povoadas e a explorao dos recursos naturais. Uma das principais mudanas foi a distino, cada vez mais marcada, entre as populaes dos centros urbanos e as das reas rurais. Nas cidades e vilas crescia o nmero de funcionrios pblicos, artfices, comerciantes, bem como os profissionais liberais: mdicos, advogados, tabelies e juzes. Com a penetrao para o interior, a partir de 1698, e a consequente descoberta das riquezas mineiras em Minas Gerais, Gois e Mato Grosso, cresceu o nmero de aventureiros que tentava a sua sorte nas minas. Por esta altura, o nmero de escravos negros era significativo, bem como a sua contribuio para a economia da colnia. Chegavam cada vez em maior nmero para trabalharem nos engenhos de acar, mas tambm nas minas, onde todas as mos eram poucas para aproveitar esta riqueza dourada. O Rio de Janeiro passou a ser sede de governo a partir de 1763, espelhando uma mudana na orientao econmica. O comrcio escravagista toma agora propores de vulto. Com a expulso dos jesutas do Brasil em 1759, o governo adopta uma poltica de integrao dos ndios na populao, encorajando os casamentos mistos. Os escravos negros trabalhavam nos engenhos de acar, nas minas ou nos centros urbanos, como criados domsticos, artfices ou trabalhadores indiferenciados. Possuir escravos dava status social e no era um privilgio da populao branca, por vezes negros forros ou mestios tambm possuam um escravo. A integrao dos escravos na sociedade fazia-se no s pela sua participao como fora de trabalho, mas tambm como contribuintes para o substrato tnico da populao. As mulheres na colnia eram sempre deficitrias e o papel das escravas, como concubinas, era um facto. Outras viviam da prostituio, o que lhes permitia pagar a liberdade. As irmandades, ao abrirem as portas aos escravos negros, no s possibilitavam um meio de ganhar a liberdade, como os escravos encontravam nestes espaos um meio de manter vivas as suas tradies africanas, mesclando-as com a prtica religiosa catlica. Nas reas rurais, os engenhos de acar funcionavam como micro sociedades. Para alm do senhor de engenho e da sua famlia, havia os arrendatrios, o feitor, os capangas, ou homens armados que mantinham a ordem dentro da propriedade, e os escravos braais ou domsticos. A vida social restringia-se ao crculo de famlias de fazendeiros e pouco mais. Em todos os sectores e em particular nas camadas mais abastadas e educadas da populao procurava-se reproduzir a vida da Europa, indumentria e etiqueta, em total desrespeito pelas condies naturais dos trpicos. Para divertimento, organizavam-se jogos, touradas ou ainda as festas religiosas, das quais a Semana Santa tem particular relevo.

Emancipao dos ndios do Brasil

Os ndios do Brasil eram tradicionalmente designados de "brbaros" ou "selvagens". Muitos deles durante a poca de colonizao portuguesa aderiram a alguns dos costumes dos portugueses e por isso foram chamados "ndios mansos" por oposio aos "ndios bravos", que no se deixaram colonizar. A aculturao era muitas vezes frgil e pouco duradoura pois, rapidamente, o ndio regressava aos seus antigos costumes. Relativamente ao trabalho, eram obrigados a trabalhar em regime de escravos em casas particulares, nas grandes plantaes e no servio do Exrcito. Quando os franceses e, posteriormente, os portugueses ocuparam o Maranho usaram o trabalho escravo dos ndios, que demonstravam uma particular aptido para o trabalho artesanal. Eram usados para auxiliar os portugueses como flecheiros na luta contra os franceses no incio do sculo XVII. Enfim, faziam um variado leque de atividades, desde a construo dos edifcios ao trabalho agrcola no cultivo de algodo e tabaco, mediante o pagamento de um salrio irrisrio para trabalhos bastante pesados. A Companhia de Jesus tem uma ao muito importante na defesa dos indgenas chegando-se a realizar, sob sua ordem, verdadeiros ncleos de resistncia ao avano de colonos que vinham com o intuito de escravizar. No seguimento de outras leis que foram elaboradas a partir de 1570, a lei de 1 de Abril de 1680 que declara todos os ndios livres; no entanto, essa liberdade era de alguma forma fictcia, pois passaram a ser administrados pelos colonos sob um modo velado de escravatura. Data de 1741 a diretiva do Papa Benedito XIV que probe a possesso de escravos ndios. A lei no foi totalmente acatada verificando-se, por isso, uma indefinio do estatuto dos ndios. Em 1755 volta a confirmar-se a liberdade dada aos ndios atravs da lei de 1680. Assim, os ndios poderiam trabalhar para quem entendessem e todos os possuidores de escravos ndios eram obrigados a libert-los e deixariam de ter o estatuto de administrados. A poltica pombalina para os ndios do Brasil vem expressa no "Diretrio que se deve observar nas povoaes dos ndios do Par e Maranho", confirmada em 1758, regulando a propriedade e o trabalho, embora se verifiquem numerosas contradies. Em 1798 foi abolido o Diretrio sendo declarado que no se faria guerra aos ndios. Apesar desta disposio, em 1808 encetou-se uma guerra contra os ndios de Minas Gerais.

Missionao no Brasil A missionao em terras brasileiras foi acima de tudo a evangelizao dos indgenas. Franciscanos, capuchinhos, beneditinos e jesutas e ainda missionrios protestantes dedicaram-se tarefa de ensinar a doutrina crist aos ndios brasileiros. Os obstculos foram vrios, entre os quais as dificuldades de

comunicao com as populaes indgenas, que resultaram muitas vezes em fracasso. Foi o caso das aes pontuais dos franciscanos e dos beneditinos. Os jesutas tiveram mais sucesso porque adoptaram um mtodo de fixao das populaes indgenas em aldeamentos. Na sua essncia no diferiam muito dos estabelecimentos dos colonos, pois os ndios tinham de trabalhar a terra e viver no local segundo regras impostas, sem liberdade de escolha. A maior diferena residia, contudo numa menor dureza de trato. Os conflitos entre jesutas e bandeirantes paulistas foram uma constante durante todo o sculo XVII. Os colonos, a quem apenas interessava o ndio enquanto mo-de-obra escrava, no viam com bons olhos estes aldeamentos jesutas e muitas vezes destruam-nos levando os indgenas com eles. Entre 1500 e 1584, a presena dos franciscanos foi espordica e sem objetivos definidos. Com a expedio de Pedro lvares Cabral em 1500, chegaram ao Brasil oito frades franciscanos entre os quais frei Henrique de Coimbra, futuro bispo de Ceuta que celebrou a primeira missa no Brasil a 26 de Abril. Depois os franciscanos seguiram caminho para a ndia. Em 1516, dois frades franciscanos foram mortos pelos Tupinambs tornando-se nos primeiros mrtires do Brasil. Os capuchinhos, um ramo dos franciscanos criado em 1520, encontravam-se, na Frana Equatorial, a colnia fundada pelos franceses no Maranho, entre 1612 e 1615. Contudo, a data oficial da vinda dos capuchinhos para o Brasil a de 1642, quando Joo Maurcio de Nassau, governador - geral do Brasil holands, lhes concede licena para pregar. Mas, a ao dos frades capuchinhos destaca-se sobretudo pela sua ao missionria no Vale do Rio So Francisco onde fundaram vrias aldeias, durante a segunda metade do sculo XVI e a primeira do sculo XVII. Em 1740, a sua atuao entra em crise e, em 1759, os capuchinhos acabam por perder a jurisdio sobre as aldeias que ministravam no Rio So Francisco. Os beneditinos, os franciscanos e os missionrios protestantes franceses chegaram em 1561 a Fort-Coligny, a colnia da Frana Antrctica (1555-1567) fundada na baa da Guanabara, no Rio de Janeiro. O objetivo era catequizar os Tupinambs, mas os obstculos encontrados foram muitos, incluindo os atritos entre catlicos e protestantes. Durante a ocupao holandesa do Nordeste brasileiro, entre 1581 e 1654, a ao missionria protestante foi mais intensa. Durante este perodo existiram 22 igrejas protestantes sendo a mais importante a do Recife. Os protestantes aproveitaram o sistema de aldeamentos introduzido pelos jesutas desde 1549 para catequizar os ndios e em 1639 j tinham fundado aldeias no Rio Grande, Paraba, Itamarac e Pernambuco. Um dos aspectos privilegiados na evangelizao protestante foi a divulgao da mensagem evanglica na lngua dos nativos. Durante este perodo, seis ndios Potiguares chegaram a ir para os Pases Baixos onde receberam instruo e depois regressaram ao Brasil para servirem de tradutores. Destas aes resultou o primeiro catecismo na lngua tupi impresso em Amesterdo, em 1641. A Companhia de Jesus estava em Portugal desde 1540 e em 1549 chegaram ao Brasil, com o primeiro governador Tom de Sousa. A misso da Companhia de

Jesus tinha por objetivo a evangelizao dos indgenas e combater a influncia dos protestantes. A educao das populaes urbanas era outra das vocaes da ordem. A ao mais abrangente e profunda dos missionrios jesutas foi a da evangelizao dos indgenas. O estabelecimento de misses e aldeamentos esteve na origem de muitas vilas e cidades do Brasil colonial, como Salvador, So Paulo ou o Rio de Janeiro. A escravido do ndio fora proibida em 1606, mas os protestos dos colonos acabaram por alterar a lei e a partir de 1611 o ndio podia ser escravizado no contexto da guerra justa. Os jesutas resgatavam muitas vezes os ndios dos colonos, mas apenas para os levar para os aldeamentos onde viviam segundo o modo de vista imposto pela misso. Os aldeamentos eram unidades autossuficientes, em que cada famlia cultivava uma poro de terra e contribua para o esforo coletivo da comunidade. A retribuio pelo trabalho era feita em produtos. Entre as atividades domsticas incluam-se a tecelagem e a confeco do vesturio. A catequese fazia parte da rotina diria de crianas e adultos. Havia ainda um conselho rudimentar presidido por um corregedor indgena eleito pela comunidade. Os aldeamentos situavam-se nas regies inspitas do serto, para onde fugiam os indgenas. Contudo, os colonos olhavam com cobia para estes redutos de indgenas domesticados e os assaltos eram frequentes. Em 1759, os jesutas foram expulsos de Portugal por ordem do Marques de Pombal e a 21 de Julho de 1773, a ordem foi extinta por decreto do Papa Clemente XIV. O contributo das misses jesuticas no Brasil foi relevante em vrias vertentes. Por altura da sua expulso do Brasil, os jesutas contavam com 670 estabelecimentos entre aldeias, misses, colgios e conventos. No menos importante para o estudo dos aspectos culturais da poca so as cartas escritas do Brasil pelos missionrios, muitas delas annimas. Do seu contedo constam relatos das aventuras entre ndios e colonos, procisses realizadas na selva, histrias de converses, fugas, descries de cenas de canibalismo e de milagres.

Temos que nos esforar, para o envio e sustento de missionrios que possam dedicar-se integralmente a um nico propsito: a evangelizao de povos no alcanados no Brasil e no Mundo - isto , estabelecer igrejas em locais de difcil acesso, assistir material e espiritualmente, comunidades menos favorecidas, treinar e capacitar novos convertidos locais para a divulgao da Palavra atravs de cursos e escolas teolgicas nos campos missionrios. Como corpo de Cristo, abraar essa tarefa, ignorando nossas diferenas locais, regionais ou culturais, para que o nome de Deus seja conhecido entre todos os povos, lnguas, tribos e naes, muito acima de nosso prprio nome.

Uma arma que Deus tem para alcanar povos no evangelizados a mobilizao de Seu povo em orao. Orando com coraes limpos, de acordo com a vontade do Pai e andando em Seus caminhos atravs de Sua palavra pelo Esprito Santo.

BIBLIOGRAFIA
1. FALBEL, Nachman. Estudos sobre a comunidade judaica no Brasil. So Paulo: Federao Israelita do Estado de So Paulo, 1984. 197 p. 2. SARAIVA, Antonio Jos. Inquisio e cristos-novos. 4 ed. Porto: Nova Limitada, 1969. (Coleo Civilizao Portuguesa v. 2) 317 p. 3. WIZNITZER, Arnold. Os judeus no Brasil colonial. So Paulo: Pioneira, 1966. 217 p. 4. WOLFF, Egon e Frida. Judeus nos primrdios do Brasil-repblica. Rio de Janeiro: Biblioteca Israelita H.N. Bialik / Bloch, 1982. 384 p. 5. Porto Editora 6. Rita Miranda Soares em 26/07/2012 7. (Hoje na Histria) 8. Lusitano89 em 22nd Maro 2011, 21:58 9. (por Airton Evangelista da Costa)

PREFACIO
SUMRIO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11.

- JUDEUS EM PORTUGAL

Afonso I, criou Portugal Judeus expulsos da Espanha, fogem para Portugal 1506-2006 A INQUISIO A Influncia dos judeus cristos-novos na cultura mineira INFLUNCIA DE OUTROS POVOS NO BRASIL (Colonizao do Brasil) Cultura e Comrcio do Acar no Brasil Prticas Religiosas no Brasil Colonial Emancipao dos ndios do Brasil Missionao no Brasil DE QUE FORMA NS PODEMOS SUBSTITUIR ESTES DEUSES, PELO DEUS VERDADEIRO?

You might also like