You are on page 1of 22

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE

31/07/12 BIBLIOGRAFIA GONALVES, Carlos Roberto Ed. Saraiva Direito de Famlia e Direito das Sucesses VENOSA, Slvio Ed. Atlas - Direito de Famlia e Direito das Sucesses LOBO, Paulo Ed. Saraiva - Direito de Famlia e Direito das Sucesses CHAVES, Cristiano e ROSENVALDI, Nelson - Direito de Famlia Ed. Lumen Juris SILVA, Caio Mrio da Ed. Forense Instituies de Direito Civil

AVALIAES Unidade I ME 25/09 Prova 04/10 Unidade II ME 20/11 Prova 06/12 2 Chamada 13/12

CONTEDO PROGRAMTICO UNIDADE I Noes gerais de casamento Divrcio Judicial e Administrativo (Resoluo 35 do CNJ Lei 11.441/2007) Unio Estvel Parentesco Filiao: Filiao Presumida e Filiao Fora do Casamento Reconhecimento de Filhos Adoo Poder Familiar e Administrao dos Bens de Filhos Menores Alimentos

UNIT 2012/2

Pgina 1

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


UNIDADE II - Regime de Bens - Tutela - Curatela SUCESSES - Sucesses em Geral - Herana e sua administrao e Princpio da Saisine - Aceitao e Renncia da Herana - Capacidade para suceder - Excludos da Sucesso por Indignidade e Deserdao - Direito de Representao - Ordem da Vocao Hereditria (descendentes, ascendentes, colaterais e cnjuge)

UNIT 2012/2

Pgina 2

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


02/08/12 CASAMENTO

CONCEITO o contrato de direito de famlia que tem por fim promover a unio do homem e da mulher em conformidade com a lei, a fim de regular suas relaes sexuais, cuidar da prole em comum e se prestar mtua assistncia. (Venosa) CRTICAS ...homem e mulher...j existe o casamento entre pessoas do mesmo sexo. ...para regular suas relaes sexuais... no mais existe j que as relaes sexuais atualmente no se iniciam com o casamento. ...cuidar da prole em comum... hoje em dia j no mais assim visto que se h um segundo casamento onde haja filhos do primeiro casamento, o casal no cuidar apenas dos seus filhos havidos dentro de seu casamento, mas tambm os do casamento anterior. CARACTERSTICAS Solene: o casamento e o testamento so os atos do direito privado mais solenes, onde se preza o discernimento e a validade do ato. Os atos da solenidade garantem a validade do ato. o ato mais solene do direito privado, uma vez que a lei o reveste de formalidades legais para garantir a validade e a publicidade do ato. Pessoal: somente os nubentes tem o direito de escolher com que se casaro, embora o direito brasileiro admita o casamento por procurao. A vontade de contrair o casamento cabe unicamente ao nubente, embora o direito brasileiro admita o casamento por procurao, esta dever conter poderes especficos, inclusive para a escolha do regime de bens, a fim de respeitar a vontade do nubente. Diversidade de sexos: j existem Smulas que garantem a unio homo afetiva, o CC ainda no reconhece, assim necessrio entrar na justia para ter esse direito garantido. A lei, enquanto no for modificada, s admite o casamento entre homem e mulher.

FASES DO CASAMENTO Habilitao: fase onde os noivos se dirigem ao cartrio e expressam sua vontade de casar, nessa fase sero exigidos deles vrios documentos. Uma vez que a documentao esteja correta, ser enviada para o promotor e depois para o juiz que homologar, e o tabelio expedir uma certido, eles tero ento 90 dias para casar, caso no se realize dentro desse prazo, tero que fazer nova habilitao, ainda que os nubentes sejam os mesmos.

UNIT 2012/2

Pgina 3

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


a fase onde os noivos dirigem-se ao cartrio com a inteno de se casarem, levam a documentao exigida por lei e iniciam o procedimento necessrio para o casamento. Publicidade: est presente tanto na habilitao quanto na celebrao; presente na publicao dos editais em quadros de aviso e jornais, igrejas e fruns. o ato de tornar pblica a inteno de se casarem para que se tiverem algum impedimento ou causa suspensiva, possam se manifestar antes da celebrao, os editais so publicados durante 15 dias. Celebrao: at o momento final da celebrao, qualquer pessoa tem acesso, visto ser pblica. o ato do casamento em si, a cerimnia do casamento, a pessoa tem que ter discernimento, no pode ser coagido, qualquer caracterstica que indique incerteza, ser paralisado, e ter 24 horas para retornar. a cerimnia de realizao do casamento, que tambm deve obedecer a uma srie de formalidades determinadas em lei.

CAPACIDADE Mais de 16: 16 anos a idade mnima para casar segundo a lei, a menina de 15 anos que engravida e tem que casar, esse casamento pode se realizar atravs da Ao de Suprimento de Idade Nbil, que uma autorizao para casar embora no tenha ainda a idade necessria, desde que todos concordem com o casamento. Menor de 18: entre 16 e 18 anos j tem idade para casar, mas no so maiores e precisam de autorizao dos pais, existe uma ao para isso: Ao de Suprimento de Autorizao, caso os pais no dem autorizao.

ESPONSAIS o compromisso matrimonial contrado por um homem ou uma mulher geralmente denominado de noivado. a promessa de casamento, um negcio jurdico preliminar que se concretiza no momento da celebrao. Caso esta promessa no seja cumprida, o nubente abandonado poder intentar Ao de Danos Materiais e Morais, para tanto trs requisitos devero estar presentes: A existncia da promessa de casamento; A recusa injustificada de realiz-lo; A existncia do dano e o nexo causal.

UNIT 2012/2

Pgina 4

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


07/08/12

IMPEDIMENTOS E CAUSAS SUSPENSIVAS DIFERENA ENTRE IMPEDIMENTO E CAUSA SUSPENSIVA O impedimento impede a pessoa de contrair o casamento, seja em relao a uma determinada pessoa ou com quem quer que seja. A causa suspensiva no impede o casamento, mas apenas suspende a sua realizao enquanto durar a causa.

IMPEDIMENTOS ABSOLUTOS (Nulo) arts. 1.521 e 1.548, CC


Art. 1.521. No podem casar: I - os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil; II - os afins em linha reta; III - o adotante com quem foi cnjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante; IV - os irmos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, at o terceiro grau inclusive; V - o adotado com o filho do adotante; VI - as pessoas casadas; VII - o cnjuge sobrevivente com o condenado por homicdio ou tentativa de homicdio contra o seu consorte. Art. 1.548. nulo o casamento contrado: I - pelo enfermo mental sem o necessrio discernimento para os atos da vida civil; II - por infringncia de impedimento

IMPEDIMENTOS RELATIVOS (Anulvel) arts. 1.550 a 1.558 CC


Art. 1.550. anulvel o casamento: I - de quem no completou a idade mnima para casar; II - do menor em idade nbil, quando no autorizado por seu representante legal; III - por vcio da vontade, nos termos dos arts. 1.556 a 1.558; IV - do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequvoco, o consentimento; V - realizado pelo mandatrio, sem que ele ou o outro contraente soubesse da revogao do mandato, e no sobrevindo coabitao entre os cnjuges; VI - por incompetncia da autoridade celebrante. Pargrafo nico - Equipara-se revogao a invalidade do mandato judicialmente decretada. Art. 1.551. No se anular, por motivo de idade, o casamento de que resultou gravidez. Art. 1.552. A anulao do casamento dos menores de dezesseis anos ser requerida: I - pelo prprio cnjuge menor; II - por seus representantes legais; III - por seus ascendentes. Art. 1.553. O menor que no atingiu a idade nbil poder, depois de complet-la, confirmar seu casamento, com a autorizao de seus representantes legais, se necessria, ou com suprimento judicial. Art. 1.554. Subsiste o casamento celebrado por aquele que, sem possuir a competncia exigida na lei, exercer publicamente as funes de juiz de casamentos e, nessa qualidade, tiver registrado o ato no Registro Civil.

UNIT 2012/2

Pgina 5

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


Art. 1.555. O casamento do menor em idade nbil, quando no autorizado por seu representante legal, s poder ser anulado se a ao for proposta em cento e oitenta dias, por iniciativa do incapaz, ao deixar de s-lo, de seus representantes legais ou de seus herdeiros necessrios. 1 O prazo estabelecido neste artigo ser contado do dia em que cessou a incapacidade, no primeiro caso; a partir do casamento, no segundo; e, no terceiro, da morte do incapaz. 2 No se anular o casamento quando sua celebrao houverem assistido os representantes legais do incapaz, ou tiverem, por qualquer modo, manifestado sua aprovao. Art. 1.556. O casamento pode ser anulado por vcio da vontade, se houve por parte de um dos nubentes, ao consentir, erro essencial quanto pessoa do outro. Art. 1.557. Considera-se erro essencial sobre a pessoa do outro cnjuge: I - o que diz respeito sua identidade, sua honra e boa fama, sendo esse erro tal que o seu conhecimento ulterior torne insuportvel a vida em comum ao cnjuge enganado; II - a ignorncia de crime, anterior ao casamento, que, por sua natureza, torne insuportvel a vida conjugal; III - a ignorncia, anterior ao casamento, de defeito fsico irremedivel, ou de molstia grave e transmissvel, pelo contgio ou herana, capaz de pr em risco a sade do outro cnjuge ou de sua descendncia; IV - a ignorncia, anterior ao casamento, de doena mental grave que, por sua natureza, torne insuportvel a vida em comum ao cnjuge enganado. Art. 1.558. anulvel o casamento em virtude de coao, quando o consentimento de um ou de ambos os cnjuges houver sido captado mediante fundado temor de mal considervel e iminente para a vida, a sade e a honra, sua ou de seus familiares.

CAUSAS SUSPENSIVAS art. 1.523, CC


Art. 1.523. No devem casar: I - o vivo ou a viva que tiver filho do cnjuge falecido, enquanto no fizer inventrio dos bens do casal e der partilha aos herdeiros; II - a viva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, at dez meses depois do comeo da viuvez, ou da dissoluo da sociedade conjugal; III - o divorciado, enquanto no houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal; IV - o tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto no cessar a tutela ou curatela, e no estiverem saldadas as respectivas contas. Pargrafo nico - permitido aos nubentes solicitar ao juiz que no lhes sejam aplicadas as causas suspensivas previstas nos incisos I, III e IV deste artigo, provando-se a inexistncia de prejuzo, respectivamente, para o herdeiro, para o ex-cnjuge e para a pessoa tutelada ou curatelada; no caso do inciso II, a nubente dever provar nascimento de filho, ou inexistncia de gravidez, na fluncia do prazo.

PRAZOS PARA ANULAO art. 1.560, CC


Art. 1.580. Decorrido um ano do trnsito em julgado da sentena que houver decretado a separao judicial, ou da deciso concessiva da medida cautelar de separao de corpos, qualquer das partes poder requerer sua converso em divrcio. 1 A converso em divrcio da separao judicial dos cnjuges ser decretada por sentena, da qual no constar referncia causa que a determinou. 2 O divrcio poder ser requerido, por um ou por ambos os cnjuges, no caso de comprovada separao de fato por mais de dois anos.

UNIT 2012/2

Pgina 6

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE

O erro essencial sobre a pessoa s torna o casamento anulvel, quando o motivo existir antes do casamento, mas o cnjuge s toma conhecimento depois, se o mesmo no foi enganado, a ao cabvel ser o divrcio e no a anulao do casamento.

CASAMENTO PUTATIVO art. 1.561, CC Mesmo existindo motivos que tornem invlido o casamento, este ter validade se contrado de boa-f, ou ainda se ambos os cnjuges estiverem de m-f o casamento putativo em relao aos filhos.
Art. 1.561. Embora anulvel ou mesmo nulo, se contrado de boa-f por ambos os cnjuges, o casamento, em relao a estes como aos filhos, produz todos os efeitos at o dia da sentena anulatria. 1 Se um dos cnjuges estava de boa-f ao celebrar o casamento, os seus efeitos civis s a ele e aos filhos aproveitaro. 2 Se ambos os cnjuges estavam de m-f ao celebrar o casamento, os seus efeitos civis s aos filhos aproveitaro.

EFICCIA DO CASAMENTO O casamento vlido produz alguns efeitos ao cnjuge, que podem ser: Pessoais: mudana do estado civil, relaes pessoais entre os cnjuges (respeito, fidelidade,...) Patrimoniais: se referem administrao dos bens do casal e dos filhos, diviso do patrimnio, dever de assistncia entre os cnjuges (penso alimentcia)

DEVERES DOS CNJUGES Os deveres dos cnjuges esto disciplinados no art. 1.566, CC, a quebra de algum desses deveres que so recprocos entre os cnjuges, pode fundamentar a Ao de Divrcio Litigioso.
Art. 1.566. So deveres de ambos os cnjuges: I - fidelidade recproca; II - vida em comum, no domiclio conjugal; III - mtua assistncia; IV - sustento, guarda e educao dos filhos; V - respeito e considerao mtuos.

- Podem os cnjuges exercer livremente arts. 1.642 e 1.643, CC


Art. 1.642. Qualquer que seja o regime de bens, tanto o marido quanto a mulher podem livremente: I - praticar todos os atos de disposio e de administrao necessrios ao desempenho de sua profisso, com as limitaes estabelecida no inciso I do art. 1.647; II - administrar os bens prprios; (bens adquiridos antes do casamento)

UNIT 2012/2

Pgina 7

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


III - desobrigar ou reivindicar os imveis que tenham sido gravados ou alienados sem o seu consentimento ou sem suprimento judicial; IV - demandar a resciso dos contratos de fiana e doao, ou a invalidao do aval, realizados pelo outro cnjuge com infrao do disposto nos incisos III e IV do art. 1.647; V - reivindicar os bens comuns, mveis ou imveis, doados ou transferidos pelo outro cnjuge ao concubino, desde que provado que os bens no foram adquiridos pelo esforo comum destes, se o casal estiver separado de fato por mais de cinco anos; VI - praticar todos os atos que no lhes forem vedados expressamente. Art. 1.643. Podem os cnjuges, independentemente de autorizao um do outro: I - comprar, ainda a crdito, as coisas necessrias economia domstica; II - obter, por emprstimo, as quantias que a aquisio dessas coisas possa exigir.

- Dependem de autorizao judicial art. 1.647, CC


Art. 1.647. Ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, exceto no regime da separao absoluta: I - alienar ou gravar de nus real os bens imveis; II - pleitear, como autor ou ru, acerca desses bens ou direitos; III - prestar fiana ou aval; IV - fazer doao, no sendo remuneratria, de bens comuns, ou dos que possam integrar futura meao. Pargrafo nico - So vlidas as doaes nupciais feitas aos filhos quando casarem ou estabelecerem economia separada.

- Pacto antenupcial arts. 1.639 e 1.653, CC No momento da habilitao para o casamento, o Tabelio dever esclarecer aos nubentes os regimes possveis, se no escolherem, a lei impe o regime de comunho parcial de bens. Se os nubentes escolherem qualquer regime que no seja separao total de bens, o pacto ser obrigatrio. O pacto antenupcial firmado por escritura pblica, necessariamente antes do casamento, onde os noivos escolhem qualquer regime de bens diverso do regime legal. REQUISITOS DO PACTO ANTENUPCIAL - Deve ser feito por escritura pblica; - S podero ser convencionadas disposies patrimoniais; - No podero ser convencionadas disposies que contrariem o disposto em lei.

Com relao alterao do regime de bens, uma vez determinado o regime de bens entre os cnjuges, a alterao s ser permitida mediante o que disciplina o 2, do art. 1.639, CC, ou seja, mediante pedido de ambos e com autorizao judicial!

Art. 1.639. lcito aos nubentes, antes de celebrado o casamento, estipular, quanto aos seus bens, o que lhes aprouver. 1 O regime de bens entre os cnjuges comea a vigorar desde a data do casamento.

UNIT 2012/2

Pgina 8

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


2 admissvel alterao do regime de bens, mediante autorizao judicial em pedido motivado de ambos os cnjuges, apurada a procedncia das razes invocadas e ressalvados os direitos de terceiros. Art. 1.653. nulo o pacto antenupcial se no for feito por escritura pblica, e ineficaz se no lhe seguir o casamento.

14/08/12

DIVRCIO CONCEITO a ao que pe fim sociedade conjugal de forma mais ampla, ou seja, extingue o matrimnio permitindo que os divorciandos contraiam novo casamento. O principal efeito do divrcio o trmino do casamento.

EVOLUO HISTRICA O divrcio surge em 1977 atravs da Lei n 6.515, exigindo para sua decretao a imposio de motivos ou o lapso temporal de 2 anos de separao de fato para o divrcio direto e 1 ano para o divrcio por converso, alm da imposio de motivos, caso o mesmo fosse litigioso. A CF/88 amplia as possibilidades de decretao do divrcio, sem a necessidade de imposio de motivos quando refere-se insuportabilidade da vida em comum, e por fim a Emenda n 66 CF datada de 2010 supre o lapso temporal, sendo que atualmente o mesmo pode ser requerido a qualquer tempo. MODALIDADES DE DIVRCIO Consensual aquele requerido por comum acordo entre as partes, uma vez que ambos concordam com o pedido de divrcio e com todos os termos nele discutidos. Litigioso quando uma das partes no concorda com o pedido de divrcio, ou as partes discordam sobre algum dos termos discutidos no divrcio (alimentos, guarda dos filhos, visitas, sobrenome e partilha dos bens). Judicial o divrcio requerido na justia e decretado ou homologado pelo juiz. Esse divrcio pode ser consensual ou litigioso, se consensual, o juiz apenas homologa, se litigioso o juiz decreta todos os assuntos discutidos no divrcio.

UNIT 2012/2

Pgina 9

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


Extrajudicial (Resoluo 35 do CNJ) o divrcio tambm chamado de Divrcio Administrativo, s poder ser consensual e se no existirem filhos menores ou incapazes, se existirem, ainda que maiores e capazes, dever ser feito na justia. O divrcio feito em cartrio regulamentado pela Lei n 11.441/07 e disciplinado pela Resoluo 35 do CNJ, somente quando for consensual e no houverem filhos menores ou incapazes.

DISCUSSO NO DIVRCIO Os termos discutidos no divrcio so: Alimentos Guarda dos filhos Visitas Sobrenome Partilha dos bens

Todos estes termos podem ser discutidos em aes autnomas, mas na prtica por questo de economia processual e financeira, discute-se tudo na ao do divrcio.

Destes termos, 3 no fazem coisa julgada e podero ser revisados a qualquer tempo desde que surja um fato novo que os modifique. So eles: alimentos, guarda dos filhos e visitas.

DISCUSSO DE CULPA Atualmente no h mais necessidade de se discutir a culpa no divrcio, o cnjuge que quiser trazer em juzo este tipo de discusso, a depender da inteno, dever faz-lo em ao autnoma, ex.: indenizao por traio,...

CAUTELARES QUE ANTECEDEM O DIVRCIO Algumas cautelares esto relacionadas diretamente ao Direito de Famlia, e que antecedem a ao principal, que deve ser intentada 30 dias aps a concesso da liminar. Separao de Corpos evita que um dos cnjuges sofra agresses durante o processo de divrcio. Busca e Apreenso de Filho(s) Menor(es) evita que um dos cnjuges desaparea com filho(s) menor(es). Arrolamento de Bens evita a dilapidao do patrimnio.

UNIT 2012/2

Pgina 10

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


16/08/12

Art. 53 da Resoluo 35/CNJ est revogado.

UNIO ESTVEL

DIFERENA ENTRE UNIO ESTVEL E CONCUBINATO O que caracteriza a unio estvel a inteno de constituio de famlia, que totalmente subjetivo. Dessa forma, no h um tempo mnimo exigido par configurar a unio estvel. O regime da unio estvel o de comunho parcial de bens. Se nesse perodo de convivncia adquirem-se bens, necessrio provar que a unio estvel j existia na poca da aquisio do bem para que se possa dividir com o cnjuge. O concubinato a relao impura, relao s escondidas; so aquelas relaes escondidas entre pessoas casadas. Se adquirirem bem e cada um paga metade, e a relao termina, se h como provar que o outro pagou a metade, ser ressarcido. Existe a possibilidade de ressarcimento de bens em qualquer situao, seja de relao afetiva ou no. J na questo de direito familiar, no h direito algum garantido (ao) concubina(o). REQUISITOS DA UNIO ESTVEL Estabilidade: no so definidas como unio estvel as relaes sexuais, ainda que de forma reiterada. Continuidade: a relao deve ser contnua, ou seja, sem interrupes ou sobressaltos. Diversidade de sexos: assim como no casamento, a lei ainda s reconhece a unio estvel entre pessoas de sexos distintos. Publicidade: o casal deve se apresentar perante a sociedade como marido e mulher. Objetivo de constituio de famlia: ainda que sem filhos, a relao tutelada aquela que se baseia na comunho de vida e de interesses.

RECONHECIMENTO DA UNIO ESTVEL E SUA DISSOLUO Caso os companheiros faam o reconhecimento da unio estvel atravs de contrato ou escritura pblica em cartrio, na ocasio do trmino dessa relao, a co cabvel ser somente a Ao de Dissoluo de Unio Estvel, haja vista a existncia da unio j ter sido reconhecida publicamente pelo casal. Se no houver o reconhecimento em cartrio no rompimento da relao, a ao cabvel ser a Ao de Declarao c/c Dissoluo de Unio Estvel, uma vez que a unio dever ser primeiro declarada para depois ser dissolvida. No caso de morte a ao dever ser ajuizada contra os herdeiros.

UNIT 2012/2

Pgina 11

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


CONVENES ENTRE OS COMPANHEIROS Na unio estvel possvel que os companheiros celebrem algumas convenes quanto diviso do patrimnio, inclusive a mudana de regime de bens sem necessidade de pacto antenupcial, bastando o acordo entre os companheiros. No h necessidade de autorizao judicial.

21/08/12 PARENTESCO CONCEITO o vnculo que une duas ou mais pessoas em decorrncia de uma delas descender da outra, ou de ambas procederem de um genitor comum. TIPOS DE PARENTESCO Linha Reta: quando as pessoas esto ligadas umas s outras na relao de ascendentes e descendentes, na linha reta o grau de parentesco vai at o infinito. Colateral: quando as pessoas provm de um s tronco, com um ancestral em comum sem descenderem uma da outra. Afinidade: o vnculo de parentesco criado pelo casamento que une cada um dos cnjuges aos parentes do outro. Misto: aquele que decorre de duas ou mais relaes simultneas. Ex.: dois irmos que se casam com duas irms. Civil: o vnculo de parentesco decorrente da adoo, o vnculo legal que nasce independente de laos consanguneos.

CONTAGEM DE GRAUS Linha Reta: a contagem de graus na linha reta vai at o infinito, sendo que cada gerao corresponde a um grau. Colaterais: a contagem de graus no parentesco colateral considera-se at o 4 grau e deve ser contado galgando-se o ancestral comum, para depois atingir o parente em questo.

UNIT 2012/2

Pgina 12

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


23/08/12

FILIAO CONCEITO A filiao compreende todas as relaes e respectivamente, sua constituio, modificao e extino, que tem como sujeitos os pais e os filhos. A filiao gera vrios efeitos recprocos entre pais e filhos, como o poder familiar, direito administrao dos bens de filhos menores, sucesso, penso alimentcia decorrente do dever de assistncia, etc.

PROVA DA FILIAO A filiao provada somente pela certido de nascimento, nos termos do art. 1.603, CC.
Art. 1.603 - A sucesso legtima defere-se na ordem seguinte: I - aos descendentes; II - aos ascendentes; III - ao cnjuge sobrevivente; IV - aos colaterais; V - aos Municpios, ao Distrito Federal ou Unio.

FILIAO PRESUMIDA (art. 1.597, CC) Presume-se ser do marido o filho concebido na constncia do casamento, as hipteses esto previstas no art. 1.597, CC.
Art. 1.597 - O indivduo incurso em atos que determinem a excluso da herana (art. 1.595) a ela ser, no obstante, admitido, se a pessoa ofendida, cujo herdeiro ele for, assim o resolveu por ato autntico, ou testamento.

Inseminao homloga: quando utilizado o smen do marido. Inseminao heterloga: quando utilizado o smen de terceiros. H necessidade da prvia autorizao do cnjuge para a utilizao do material gentico de terceiro. A partir da autorizao, h o reconhecimento da criana e no ser mais possvel contestar mais tarde.

04/09/12 AO DE IMPUGNAO OU NEGATRIA DE PATERNIDADE Atualmente, o Cdigo Civil permite que o pai, no caso o marido na paternidade presumida, possa a qualquer tempo contestar a paternidade que lhe foi atribuda, diferentemente do Cdigo de 1916 que estabelecia o prazo de 2 meses se ele estivesse morando com a esposa, e de 3 meses caso ele estivesse morando fora.

UNIT 2012/2

Pgina 13

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


PATERNIDADE (FILIAO) SCIO-AFETIVA a paternidade emocional, baseada em laos de afeto decorrentes do convvio, que muitas vezes se sobrepe paternidade biolgica cada vez mais, sendo admitida nas relaes decorrentes do direito de famlia.

POSSE DE ESTADO DE FILHO a situao onde durante muito tempo a pessoa foi tratada por outra como filho no meio social, fazendo crer perante a sociedade que realmente fosse filho de determinada pessoa.

RECONHECIMENTO DE FILHOS HAVIDOS FORA DO CASAMENTO (ART. 1.607, CC) O filho concebido fora do casamento no tem sua paternidade presumida como no caso do filho gerado durante o casamento e, portanto, h a necessidade de que o pai reconhea a paternidade que lhe atribuda conjunta ou separadamente da me como prev o art. 1.607, CC. O reconhecimento da origem a todos os direitos e deveres entre pais e filhos, ou seja, decorrentes da filiao.
Art. 1.607 - Na classe dos ascendentes, o grau mais prximo exclui o mais remoto, sem distino de linhas.

MODALIDADES DE RECONHECIMENTO Voluntria ou espontnea: quando algum por meio de ato ou manifestao solene declara que determinada pessoa seu filho. Judicial ou coativa: decorre de sentena proveniente de Ao de Investigao de Paternidade, reconhecendo que determinada pessoa filho de outra.

CARACTERSTICAS DO RECONHECIMENTO VOLUNTRIO Ato Personalssimo: nenhuma outra pessoa tem capacidade para tal reconhecimento . Unilateral: uma v que gera efeitos pela simples manifestao de vontade do declarante. No depende de concordncia, salvo no caso do art. 1.614, CC.
Art. 1.614 - Concorrendo herana do falecido irmos bilaterais com irmos unilaterais, cada um destes herdar metade do que cada um daqueles herdar.

Irrevogvel: o reconhecimento voluntrio no pode ser revogado nem mesmo quando feito em testamento, a revogao s ser possvel no caso de algum vcio de consentimento. No se subordina condio ou termo por tratar-se de condio pura.

MODALIDADES DE RECONHECIMENTO VOLUNTRIO Registro de Nascimento: quando o pai espontaneamente reconhece o filho em cartrio ou atravs de averiguao oficiosa.

UNIT 2012/2

Pgina 14

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


Escritura Pblica ou Particular: pode ser atravs de um ato cartorrio. Ex.: uma escritura de doao ou uma escritura para outros fins que implicitamente contenha o reconhecimento. Na escritura particular a finalidade deve ser especfica para reconhecimento. Testamento: o reconhecimento pode ser feito por qualquer tipo de testamento,e ainda que o mesmo seja revogado pela inobservncia das formalidades legais, o reconhecimento persiste. Manifestao perante o Juiz: quando o pai se manifesta assumindo a paternidade, ainda que em outro processo diverso da Investigao de Paternidade, nesse caso o juiz reduz termo a confisso e encaminha para um cartrio competente para proceder o registro do filho. Averiguao Oficiosa de Paternidade: a Lei n 8.560/92 trouxe ao ordenamento jurdico outra modalidade de reconhecimento espontneo que a averiguao oficiosa de paternidade: a me ao registrar o filho informa no cartrio o nome e a qualificao do suposto pai, o tabelio encaminha o procedimento ao juiz que manda intimar o suposto pai para manifestar-se sobre a paternidade que lhe atribuda. Da decorrem duas situaes: ou o pai assume espontaneamente ou o juiz encaminha os autos do procedimento para o MP entrar com a Ao de Investigao de Paternidade.

AO DE INVESTIGAO DE PATERNIDADE a ao que cabe aos filhos contra os pais ou seus herdeiros para demandar-lhe o reconhecimento da filiao, ao de Estado, inalienvel, imprescritvel e irrenuncivel. Sujeito ativo: o investigante que caso seja menor, ser representado pela me, representante legal, ou pelo MP. Sujeito passivo: o suposto pai ou seus herdeiros.

O Esplio no tem legitimidade passiva na Ao de Investigao de Paternidade.

PROVAS SUBSIDIRIAS O meio eficaz de provar a paternidade atravs do DNA, uma vez que com apenas 0,01% de erro, X pai de determinada pessoa. Caso no seja possvel a realizao de tal percia, o juiz poder fundamentar seu convencimento em outras provas subsidirias, sendo elas: posse de estado de filho, testemunhas, exame ABO, exame posopogrfico.

Os arts. 231 e 232 do CC eram aplicados por analogia nos casos de recusa de DNA, uma vez que referiam-se prova pericial de um modo geral. Em 2009 a Lei UNIT 2012/2 Pgina 15

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


n 12.004 se refere especificamente ao DNA, supondo a paternidade se o pai se recusar a faz-lo.

EFEITOS DO RECONHECIMENTO VOLUNTRIO Indivisvel: uma vez que ningum pode ser filho para alguns efeitos e outros no. Irrevogvel: o reconhecimento voluntrio somente pode ser revogado por vcio de vontade. puro: ou seja, no se submete condio ou termo (prazo final).

PROVAS DA PATERNIDADE 1. INSEMINAO ARTIFICIAL CONCEITO o meio de fecundao artificial pelo qual se d a unio do smen ao vulo por meios no naturais, tambm chamada de fecundao ou reproduo assistida.

TIPOS Homloga: quando se utiliza o smen do marido. Exs.: problemas endcrinos, de impotncia, ... Heterloga: quando h necessidade de utilizar o smen de um terceiro, recorrendo-se um banco de smen, nesse caso, deve haver a prvia autorizao do marido. Exs.: casos de doenas geneticamente transmissveis, incompatibilidade de fator RH, ...

2. MEIOS DE PROVA O meio de prova eficaz que atesta a paternidade com apenas 0,01% de erro o exame de DNA, mas se no for possvel a sua realizao, outros meios de prova devem ser usados de forma subsidiria. So eles: Testemunha: no um meio eficaz uma vez que as testemunhas podem ser orientadas dizerem fatos contrrios verdade da situao. Posse de estado de filho (filho criado, tratado como filho, mas no registrado): tambm no meio eficaz de prova. Exame Posopogrfico: consiste em sobrepor as fotos do pai e do filho e analisar as semelhanas dos traos fsicos entre ambos. Tambm no prova eficaz, visto que pessoas podem ser parecidas sem, contudo serem parentes.

UNIT 2012/2

Pgina 16

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


ABO: o exame feito gratuitamente que permite a excluso da paternidade. No eficaz porque no cruzamento dos grupos sanguneos h apenas uma chance de excluso e trs possibilidades da paternidade.

3. PROJETO DE LEI N 90/99 O projeto de Lei n 90/99 prev algumas disposies referentes inseminao artificial. So elas: Obrigar as clnicas de inseminao a manter sigilo em relao ao nome do doador, mas abrir a possibilidade de identificao somente nos casos em que houver razes mdicas que tornem necessrio o conhecimento gentico; Determinar que a inseminao artificial seja praticada somente em caso de necessidade como ltimo recurso para as pessoas que no podem conceber filhos da forma natural e ainda, somente se permitida por quem ainda esteja em idade reprodutiva; Acrescentar o tempo mximo para preservao dos gametas e a forma de como sero descartados; Proibir a inseminao em mulheres que no sejam casadas ou que vivam em unio estvel a fim de evitar filhos sem pais.

4. MES DE ALUGUEL A legislao tambm no contempla a situao das mes de aluguel, colocando em risco o princpio da master est=a maternidade certa, nesse caso relevante saber se houve o consentimento da mulher em ceder o seu tero e reconhecer a maternidade alheia. Na ausncia de leis especficas, um contrato oneroso dessa natureza deve ser considerado nulo por ser imoral o seu objeto e a obrigao dele decorrente ser ilcita. 5. SUCESSO DOS FILHOS CONCEBIDOS APS A MORTE Na sucesso legtima s sero chamados a suceder as pessoas j nascidas ou concebidas no momento da abertura da sucesso de acordo com o art. 1.798, CC. Mas, os arts. 1.799 e 1.800 do CC possibilitam a sucesso dos filhos concebidos aps a morte atravs de inseminao artificial, desde que autorizada por testamento.
Art. 1.799 - Os legatrios e credores da herana podem exigir que do patrimnio do falecido se discrimine o do herdeiro, e, em concurso com os credores deste, ser-lhes-o preferidos no pagamento. Art. 1.800 - Se o herdeiro for devedor ao esplio, sua dvida ser partilhada igualmente entre todos, salvo se a maioria consentir que o dbito seja imputado inteiramente no quinho do devedor.

UNIT 2012/2

Pgina 17

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


PODER FAMILIAR CONCEITO o cuidado dos pais em relao aos filhos, o dever de cri-los, aliment-los e educ-los conforme a condio e fortuna da famlia, um encargo imposto por lei decorrente da filiao.

CARACTERSTICAS Indisponvel: ou seja, no pode ser transferido a terceiros por iniciativa dos titulares. Irrenuncivel: os pais no podem renunciar ao poder familiar por ato exclusivo de vontade. Indivisvel: os pais no podem exercer o poder familiar em relao a uns efeitos e a outros no. Imprescritvel: ou seja, no se extingue pelo desuso, uma vez que a extino s ocorre nos casos previstos em lei.

EXERCCIO DO PODER FAMILIAR (ART. 1.634, CC)


Art. 1.634. Compete aos pais, quanto pessoa dos filhos menores: I - dirigir-lhes a criao e educao; II - t-los em sua companhia e guarda; III - conceder-lhes ou negar-lhes consentimento para casarem; IV - nomear-lhes tutor por testamento ou documento autntico, se o outro dos pais no lhe sobreviver, ou o sobrevivo no puder exercer o poder familiar; V - represent-los, at aos dezesseis anos, nos atos da vida civil, e assisti-los, aps essa idade, nos atos em que forem partes, suprindo-lhes o consentimento; VI - reclam-los de quem ilegalmente os detenha; VII - exigir que lhes prestem obedincia, respeito e os servios prprios de sua idade e condio.

EXTINO DO PODER FAMILIAR (ART. 1.635, CC)


Art. 1.635. Extingue-se o poder familiar: I - pela morte dos pais ou do filho; II - pela emancipao, nos termos do art. 5, pargrafo nico; III - pela maioridade; IV - pela adoo; V - por deciso judicial, na forma do artigo 1.638.

SUSPENSO DO PODER FAMILIAR (ART. 1.637, CC)


Art. 1.637. Se o pai, ou a me, abusar de sua autoridade, faltando aos deveres a eles inerentes ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministrio Pblico, adotar a medida que lhe parea reclamada pela segurana do menor e seus haveres, at suspendendo o poder familiar, quando convenha. Pargrafo nico. Suspende-se igualmente o exerccio do poder familiar ao pai ou me condenados por sentena irrecorrvel, em virtude de crime cuja pena exceda a dois anos de priso.

UNIT 2012/2

Pgina 18

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


PERDA DO PODER FAMILIAR (ART. 1.638, CC)
Art. 1.638. Perder por ato judicial o poder familiar o pai ou a me que: I - castigar imoderadamente o filho; II - deixar o filho em abandono; III - praticar atos contrrios moral e aos bons costumes; IV - incidir, reiteradamente, nas faltas previstas no artigo antecedente.

ADMINISTRAO DE BENS DE FILHOS MENORES (ART. 1.689, CC) Os pais, no exerccio do poder familiar, podem usufruir dos bens dos filhos uma vez que so responsveis pela administrao dos mesmos. Havendo necessidade de alienar algum dos bens de filho menor, comprovada a necessidade, podero pedir Alvar Judicial e depois devero juntar ao processo comprovantes do que fizeram com a verba liberada.
Art. 1.689. O pai e a me, enquanto no exerccio do poder familiar: I - so usufruturios dos bens dos filhos; II - tm a administrao dos bens dos filhos menores sob sua autoridade.

ALVAR JUDICIAL Os pais podem usufruir livremente dos bens dos filhos, como tambm podem praticar atos inerentes administrao desses bens, contudo no podero alienar ou gravar os referidos bens, caso haja necessidade podero requerer um Alvar Judicial, justificando os motivos e aps a liberao do mesmo, comprovando o destino que foi dado ao bem, sob pena de suspenso do poder familiar.

11/09/12 ALIMENTOS CONCEITO Compreende alm da alimentao, tambm o que for necessrio para moradia, vesturio, assistncia mdica, educao, etc., traduzindo-se em prestaes peridicas fornecidas algum para suprir essas necessidades e assegurar a sua subsistncia.

TIPOS DE ALIMENTOS Necessrios (art. 1.704, PU, CC): possuem um alcance limitado compreendendo o estritamente necessrio para a subsistncia (alimentao, medicamentos, etc.)

UNIT 2012/2

Pgina 19

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


Art. 1.704. Se um dos cnjuges separados judicialmente vier a necessitar de alimentos, ser o outro obrigado a prest-los mediante penso a ser fixada pelo juiz, caso no tenha sido declarado culpado na ao de separao judicial. Pargrafo nico. Se o cnjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e no tiver parentes em condies de prest-los, nem aptido para o trabalho, o outro cnjuge ser obrigado a assegur-los, fixando o juiz o valor indispensvel sobrevivncia.

Cngruos ou Civis (art. 1.702, CC): incluem alm do necessrio, os meios suficientes para a satisfao de todas as outras necessidades bsicas do alimentando, segundo as possibilidades do obrigado (curso de ingls, vesturio, lazer, etc.)
Art. 1.702. Na separao judicial litigiosa, sendo um dos cnjuges inocente e desprovido de recursos, prestar-lhe- o outro a penso alimentcia que o juiz fixar, obedecidos os critrios estabelecidos no art. 1.694.

PRESSUPOSTO DA OBRIGAO ALIMENTAR Os alimentos so fixados tendo em vista o pressuposto que obedecer ao binmio possibilidade/necessidade, ou seja, verificar a possibilidade de quem paga e a necessidade de quem recebe.

CARACTERSTICAS Pessoal e intransfervel: a sua titularidade no se transfere ou cede outrem, um direito personalssimo que visa suprir as necessidades do alimentando. Irrenunciabilidade: o direito pode deixar de ser exercido, mas no pode ser renunciado quando decorre do parentesco. Impossibilidade de restituio: o pagamento dos alimentos sempre bom e perfeito, ainda que recurso ou deciso posterior modifique o montante aumentando ou reduzindo o valor. Incompensabilidade: os alimentos no podem ser compensados com outras obrigaes a fim de no levar o alimentando passar necessidade. Impenhorabilidade: os alimentos no podem ser penhorados, uma vez que se destinam sobrevivncia do alimentando. Impossibilidade de transao: o direito alimentos privado, de carter pessoal mas de interesse pblico, portanto no se admite transao. Imprescritibilidade: a qualquer momento na vida da pessoa que esta venha a necessitar de alimentos, pode requerer junto seus parentes. Variabilidade: modificada a situao econmica e a necessidade das partes, pode ser alterado o valor fixado, ou at mesmo exonerado. Periodicidade: geralmente cuida-se de prestao mensal, mas outros perodos podem ser fixados, no se admite o pagamento em parcela nica. Divisvel: a obrigao alimentar pode ser dividida entre vrios parentes.

UNIT 2012/2

Pgina 20

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


13/09/12

SUJEITOS DA OBRIGAO ALIMENTAR Nos alimentos derivados do vnculo de parentesco, o direito a alimentos recproco entre pais e filhos, sendo que a obrigao recai no mais prximo em graus, uns na falta dos outros (art. 1.694, CC). Admite-se o princpio da divisibilidade, permitindose que no mesmo processo, outros parentes sejam chamados para dividir a obrigao alimentar.
Art. 1.694. Podem os parentes, os cnjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatvel com a sua condio social, inclusive para atender s necessidades de sua educao. 1 Os alimentos devem ser fixados na proporo das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada. 2 Os alimentos sero apenas os indispensveis subsistncia, quando a situao de necessidade resultar de culpa de quem os pleiteia.

Na linha colateral a obrigao recai somente entre os irmos.

ALIMENTOS DECORRENTES DO CASAMENTO OU UNIO ESTVEL O cnjuge em obedincia um dos deveres do casamento, previsto no art. 1.566, CC, deve assistncia ao outro e portanto, com o fim do casamento, se o outro vier a necessitar de alimentos, dever supri-los dentro do que estabelecem o arts. 1.694 e 1.702, CC (Cngruos). Se o cnjuge der causa ao fim do casamento, os alimentos devidos sero pagos dentro do que estabelece o art. 1.704, PU, CC, ou seja, o indispensvel para a sobrevivncia (Necessrios). A unio estvel por ser uma entidade familiar, segue os moldes do casamento, e portanto os companheiros tambm devem assistncia recproca.
Art. 1.566. So deveres de ambos os cnjuges: I - fidelidade recproca; II - vida em comum, no domiclio conjugal; III - mtua assistncia; IV - sustento, guarda e educao dos filhos; V - respeito e considerao mtuos.

AO DE ALIMENTOS LEI N 5.478/68 A Ao de Alimentos fundamentada na Lei n 5.478/68 tem um rito especial, ou seja, mais rpido, uma vez que os alimentos destinam-se sobrevivncia do indivduo, s se admite quando houver prova constituda da paternidade, quando o pai ainda no reconheceu a paternidade, o rito deve ser ordinrio na Ao de Investigao de Paternidade. Nas aes fundamentadas nessa lei o juiz fixa imediatamente os alimentos provisrios que devero ser pagos at a sentena do processo que os aumentem ou diminuam, de acordo com o que foi provado na instruo processual.

UNIT 2012/2

Pgina 21

DIREITO CIVIL V 1 UNIDADE


EXECUO DE ALIMENTOS A Ao de Execuo de Alimentos cabvel quando o alimentante deve alimentos pr fixados em juzo, o juiz mandar citar o devedor para que em 3 dias efetue o pagamento, prove que o fez ou justifique a sua impossibilidade, s ento que ter a sua priso decretada. O art. 5 da CF em seu inciso LXVII prev a priso do devedor de alimentos. O art. 19 da Lei n 5.478/68 prev um tempo de priso de at 2 meses, e o CPC em seus arts. 732 e seguintes, prev um tempo de at 3 meses de priso.
Art. 5 - Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: LXVII - no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel; Art. 19. O juiz, para instruo da causa ou na execuo da sentena ou do acordo, poder tomar todas as providncias necessrias para seu esclarecimento ou para o cumprimento do julgado ou do acordo, inclusive a decretao de priso do devedor at 60 (sessenta) dias. Art. 732 - A execuo de sentena, que condena ao pagamento de prestao alimentcia, far-se- conforme o disposto no Captulo IV deste Ttulo. Pargrafo nico - Recaindo a penhora em dinheiro, o oferecimento de embargos no obsta a que o exeqente levante mensalmente a importncia da prestao. Art. 733 - Na execuo de sentena ou de deciso, que fixa os alimentos provisionais, o juiz mandar citar o devedor para, em 3 (trs) dias, efetuar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetu-lo. 1 - Se o devedor no pagar, nem se escusar, o juiz decretar-lhe- a priso pelo prazo de 1 (um) a 3 (trs) meses. 2 - O cumprimento da pena no exime o devedor do pagamento das prestaes vencidas e vincendas. 3 - Paga a prestao alimentcia, o juiz suspender o cumprimento da ordem de priso. Art. 734 - Quando o devedor for funcionrio pblico, militar, diretor ou gerente de empresa, bem como empregado sujeito legislao do trabalho, o juiz mandar descontar em folha de pagamento a importncia da prestao alimentcia. Pargrafo nico - A comunicao ser feita autoridade, empresa ou ao empregador por ofcio, de que constaro os nomes do credor, do devedor, a importncia da prestao e o tempo de sua durao. Art. 735 - Se o devedor no pagar os alimentos provisionais a que foi condenado, pode o credor promover a execuo da sentena, observando-se o procedimento estabelecido no Captulo IV deste Ttulo.

ALIMENTOS GRAVDICOS

UNIT 2012/2

Pgina 22

You might also like