You are on page 1of 42

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE


INTRODUO Apesar de nem sempre receber a devida ateno, a escolha do elemento final de controle mais adequado de grande importncia para o bom desempenho de uma malha de controle, pois ele o responsvel pela modificao de valores diversos para que a varivel sob controle seja mantida no valor desejado. Existem diversos tipos de elementos finais de controle, tais como resistncias eltricas, bomba, motor, etc., porm, sem dvida a de maior uso e por isto a mais importante a vlvula de controle. Seus tipos, suas caractersticas, seu dimensionamento, etc.;sero objeto de estudo nesta apostila. VLVULA DE CONTROLE DEFINIO De forma genrica pode-se dizer que se trata de um dispositivo cuja finalidade a de provocar uma obstruo na tubulao com o objetivo de permitir maior ou menor passagem de fluido por esta. Esta obstruo pode ser parcial ou total, manual ou automtica. Em outras palavras todo dispositivo que atravs de uma parte mvel abra, obstrua ou regule uma passagem atravs de uma tubulao. Seu objetivo principal a variao da razo do fluxo. CLASSIFICAO DA VLVULA SEGUNDO SEU PRINCPIO DE ACIONAMENTO a) Manual A operao da abertura e fechamento a ser realizada feita pelo homem. b) Auto-reguladora A operao de abertura e fechamento realizada utilizando a energia contida no fluido. c) Controle Utiliza-se uma fora auxiliar para operao e, o acionamento feito de acordo com os sinais provenientes dos controladores. TIPOS DE VLVULAS DE CONTROLE INTRODUO Uma vlvula de controle consiste basicamente de dois conjuntos principais o corpo e o atuador. O corpo e a parte da vlvula que executa a ao de controle permitindo maior ou menor passagem do fluido no seu interior, conforme a necessidade do processo. O conjunto do corpo divide-se basicamente nos seguintes subconjuntos: a) corpo propriamente dito; b) internos; q) castelo, e d) flange inferior. Nem todos os tipos de vlvulas possuem obrigatoriamente o seu conjunto do corpo formado por todos os subcomponentes acima mencionados. Em algum tipo de vlvulas, corpo e castelo formam uma s pea denominada apenas corpo; em outros nem existe o flange inferior. Porm, vamos por ora desconsiderar tais particularidades, optando por um conceito mais global, para posteriormente irmos restringindo-o medida em que formos analisando cada tipo de vlvula de controle.
PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL 156

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Sendo o conjunto do corpo, a parte da vlvula que entra em contato direto com fluido, deve satisfazer os requisitos de presso, temperatura e corroso do fluido. Trata-se portanto de um vaso de presso e como tal deve ser considerado. TIPOS DE CORPOS Os tipos de vlvulas so classificados em funo dos respectivos tipos de corpos, e portanto, quando estivermos falando de tipos de vlvulas subentenderemos tipos de corpos. Podemos agrupar os principais tipos de vlvulas em dois grupos: A) - De deslocamento linear Globo Convencional; Globo Tres vias; Globo Gaiola; Globo Angular; Diafragma; Bi partido; Guilhotina; B) De deslocamento rotativo Borboleta; Esfera; Obturador Excentrico; Segmento de Esfera. Define-se por vlvula de deslocamento linear, a vlvula na qual a pea mvel vedante descreve um movimento retilneo, acionada por uma haste deslizante; enquanto que uma vlvula de deslocamento rotativo aquela na qual a pea mvel vedante descreve um movimento derotao acionada por um eixo girante. Para cada tipo de processo ou fluido sempre temos pelo menos um tipo de vlvula que satisfaa os requisitos tericos de processo, independente da considerao econmica. Cada um desses tipos de vlvulas possuem as suas vantagens, desvantagens e limitaes para este ou aquele processo. VLVULAS DE DESLOCAMENTO LINEAR DA HASTE Sede simples A figura 1 mostra vrias montagens da denominada vlvula globo tipo sede simples. fabricada em dimetros de 1/2" at 4 conexes das extremidades rosqueadas (at 2), flangeadas ou soldadas, nas classes de 150, 300, 600, 1500 e 2500 lb. Neste tipo de vlvula, o fluido no interior de corpo passa atravs de um nico orifcio, conforme podemos notar pela figura 1. Na figura 1-a, notamos que o obturador guiado duplamente, isto , na parte superior e inferior, e ainda um fato muito importante que para a vlvula fechar, o obturador deve movimentar-se para baixo. Tal tipo de montagem e denominada de normalmente aberta. Por outro lado, na figura 1-b, vemos a mesma vlvula, s que o obturador est invertido. Neste caso para a vlvula abrir o obturador tem que descer. Esta , portanto, uma vlvula normalmente fechada.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

157

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Na figura 1-c, vemos uma outra sede simples um pouco diferente das anteriores. O obturador guiado apenas na parte superior e ao descer a vlvula s pode fechar, no existindo a possibilidade do obturador ser instalado em posio invertida ou por baixo. Essa vlvula em relao ao movimento de obturador de cima para baixo s pode fechar. O fato de uma vlvula ser normalmente aberta eu fechada um fator muito importante a ser levado em considerao na escolha da vlvula. Isso significa que na posio de descanso, ou seja, sem fora de atuao, a vlvula pode ficar completamente aberta ou completamente fechada. Uma vlvula normalmente aberta ficara totalmente aberta em caso de falta de suprimento de energia para operao do atuador, no caso de uma vlvula normalmente fechada ocorrer o inverso. As principais caractersticas da vlvula globo sede simples so: proporciona uma boa vedao e possui obturador estaticamente no balanceado. Assim sendo podemos atingir um Vazamento, quando a vlvula estiver totalmente fechada de, no mximo ate 0,01% da sua capacidade de vazo mxima. Os ndices de vazamento obtidos, estando a vlvula de controle totalmente fechada, so padronizados internacionalmente conforme a norma ANSI B16.104 - "AMERICAN NATIONAL STANDARD FOR CONTROL VALVE LEAKAGE" a qual define diversas classes de vazamento. Assim, de acordo com essa especificao, a vlvula globo sede simples possui um nvel de vazamento Classe IV. Devemos alertar que tais ndices de vazamento so sempre considerados nas vlvulas conforme saem de fabricao, ou seja, para vlvulas novas e limpas. no fato do seu obturador no ser balanceado que reside a principal desvantagem da vlvula sede simples, motivo pelo qual requer uma fora de atuao suficientemente grande para vencer as foras estticas de fluido agindo sobre o obturador, e poder moviment-lo.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

158

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

O ndice de vazamento definido anteriormente, para vlvulas de fabricao normal, ou suja, com assunto metal-metal. Contudo podemos atingir um ndice de menor vazamento (sem aumentar a fora de assentamento do atuador), utilizando a construo de assentamento composto, ou seja, metal-borracha, metal-teflon, etc. Este tipo de construo, muitas vezes ainda designado pelo seu nome em ingls, softseat mostrado na figura 3.

Obtemos desta forma um ndice de vazamento praticamente nulo (da ordem de algumas bolhas de ar por minuto). Um outro fato de muita importncia nas vlvulas globo sede simples, a direo do fluxo em relao a posio do conjunto obturador e anel da sede. O fluido deve sempre entrar na vlvula tendendo abri-la como mostra a figura 2. Uma flecha estampada no corpo indica o sentido de montagem da vlvula na tubulao. Obtemos com isso as seguintes vantagens: aumento da vida til das gaxetas e propiciamento de uma operao mais suave, evitando-se assim o fenmeno de "chattering. Esse fenmeno pode ser facilmente explicado da seguinte forma: caso o fluxo entre na vlvula tendendo fech-la, quando o obturador aproxima-se do anel da sede, surge uma fora dinmica no balanceada produzida pela reduo da presso, aps a restrio. Essa fora, que tende puxar o obturador de encontro sede, faz o obturador chocar-se continuamente contra a sede, devido a proximidade entre ambos, danificando por completo o assentamento da vlvula, alm de ainda produzir o indesejvel rudo, de origem mecnica devido oscilao vertical do obturador. Porm pese ao acima mencionado, existem situaes nas quais imperativo a instalao da vlvula sede simples com o fluxo tendendo fechar a vlvula. Um exemplo disso o caso de alta presso diferencial. Nestes casos devemos agir com critrio e cuidado na especificao dos materiais dos internos no intuito de prolongarmos a sua vida til.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

159

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Sede dupla A figura 4 mostra duas montagens diferentes da vlvula globo sede dupla, assim denominada pelo fato do fluxo passar atravs de duas passagens ou orifcios. Na figura 4-a, vemos uma vlvula com obturador que desce para fechar enquanto que na figura 4-b, a montagem do obturador por baixo, tipo desce para abrir. A vlvula sede dupla e portanto de corpo reversvel. fabricada normalmente em dimetros de 3/4 a 14, e com conexes das extremidades rosqueadas (at 2), flangeadas ou soldadas, nas classes 150, 300, 600, 900 e 1500 lbs. A principal vantagem da vlvula sede dupla o fato dela ser estaticamente quase estvel sem necessitar, portanto, de uma fora de atuao to grande quanto a vlvula sede simples, conforme podemos deduzir com o auxilio da figura 5.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

160

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Como desvantagem, as vlvulas sede dupla, apresentam um vazamento, quando totalmente fechadas de no mximo 0,5% da sua mxima capacidade de vazo. Conforme a especificao normativa da ANSI B16.104, a vlvula globo sede dupla de construo standard", possui um ndice de vazamento Classe II. Existem possibilidades tcnicas de construir um obturador sede dupla especialmente para alta estanqueidade utilizando-se do sistema de assento composto (metal-teflon, metal-elastmero, etc). Por ser uma adaptao altamente cara, somente utilizada em casos de imperiosa necessidade, fato difcil de acontecer principalmente por existirem sempre mais do que uma soluo teoricamente vivel referente ao tipo de vlvula a ser utilizada. Vlvula de Controle Globo de 3 vias Trata-se de uma adaptao das vlvulas globo convencionais, para utilizao em aplicaes de mistura ou separao de fluidos.

Na vlvula tipo convergente, conforme vemos pela figura 6-a, fluidos quaisquer e separados entram pelas vias (2) e (3), misturando-se numa determinada e desejada proporo, saindo pela via (1) j misturados. A proporo da mistura determinada pela posio do obturador relativa s duas sedes. Um deslocamento do obturador para cima faz diminuir a entrada do fluido por (2), aumentando simultaneamente a entrada do fluido por (3). fabricada em dimetros de 3/4 at 8 e com conexes nas extremidades rosqueadas (at 2"), flangeadas ou soldadas. Podemos notar neste tipo de vlvula um novo modo de guia dupla: superior e no anel da sede. Na figura 6-b vemos uma vlvula 3 vias tipo divergente, na qual o fluido entra pela via (1) e sai em propores definidas pelas vias (2) e (3). fabricada em dimetros de 3/4" at 12" com extremidades rosqueadas (at 2"), flangeadas ou soldadas. Uma aplicao bastante conhecida da vlvula 3 vias divergente o de desvio de um trocador de calor conforme vemos pelo esquema da figura 7.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

161

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

As vlvulas de 3 vias, devido a sua configurao e utilizao, no apresentam vedao completa, pois, enquanto fechamos um orifcio, o outro fica completamente aberto. Vlvula Globo Tipo Gaiola Trata-se de uma vlvula de concepo antiga, porm totalmente renovada e aperfeioada nos ltimos anos, fato esse que lhe possibilitou uma contnua e crescente utilizao na quase totalidade dos processos industriais. A vlvula tipo gaiola apresenta uma concepo de internos substancialmente diferente da globo convencional. O amplo sucesso deste estilo de vlvula est totalmente fundamentado nos seguintes aspectos: a) facilidade de remoo das partes internas, pela ausncia de roscas o que facilita bastante a manuteno na prpria instalao; b) alta estabilidade de operao proporcionada pelo exclusivo sistema de guia do obturador na gaiola, obtendo desta forma uma rea de guia da ordem de 30% superior obtida pela guia superior e inferior da vlvula globo convencional; c) capacidade de vazo da ordem de 20 a 30% maior que a obtida nas vlvulas globo convencionais; d) menor peso das partes internas, resultando assim numa freqncia natural maior dessas partes, o que faz com que a vlvula fique menos susceptvel vibrao horizontal do obturador, proporcionando dessa forma menos rudo de origem mecnica do que as vlvulas globo duplamente guiadas; e) no possuindo flange inferior a vlvula algo mais leve que as globo convencionais. Por no possuir flange inferior, a vlvula tipo gaiola no possui corpo reversvel, e assim a montagem dos seus internos do tipo entra por cima. A drenagem do fluido, se necessria, pode ser realizada atravs da parte inferior do corpo, por meio de um tampo rosqueado.
PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL 162

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Vlvula Globo tipo Gaiola Sede Simples Nas figuras 8.a e 8.b vemos dois exemplos deste tipo de vlvula. O fluido entra por baixo do anel da sede, passando pelo orifcio e pelas janelas da gaiola. Apresentando apenas guia na gaiola, trata-se de uma vlvula no balanceada como a globo convencional sede simples, pois a fora do fluido tendendo abrir a vlvula, no balanceada e por isso apresenta o mesmo inconveniente de precisarmos de uma grande fora de atuao. Pela figura 8, nota-se tambm que no sendo uma vlvula de corpo reversvel o deslocamento do obturador de cima para baixo fecha a vlvula, ou seja, desce para fechar.

Apresenta um vazamento de 0,01% da sua mxima capacidade de vazo, quando totalmente fechada e conforme a especificao normativa ANSI B16.104, possui um nvel de vazamento Classe IV. fabricada em dimetros de 1/2" at 6 nas classes de 150, 300 e 600 lbs. As conexes das extremidades podem ser rosqueadas (at 2), flangeadas ou soldadas. Vlvula Globo Tipo Gaiola Balanceada Esta construo basicamente similar a anterior, conforme vemos pela figura 9. Apenas que, neste caso, o obturador balanceado dinamicamente (como acontece na vlvula globo sede dupla) devido ao orifcio interno no obturador, que faz com que a presso do fluido comunique-se com ambos os lados do obturador, formando-se assim um balanceamento de foras. Precisamos, portanto, de uma menor fora de atuao neste caso do que no anterior sede simples. O fluido neste tipo de construo entra por cima, conforme uma flecha indicativa presa ao corpo da vlvula. Porm, da mesma forma que acontece com a globo convencional sede dupla, a vlvula tipo gaiola balanceada, no apresenta boa vedao, permitindo um vazamento de at 0,5% da mxima capacidade de vazo da vlvula e conforme especificao normativa da ANSl B16.104, possui um nvel de vazamento Classe III. Pode-se obter tambm classe VI, utilizando-se assento resiliente

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

163

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

fabricada em dimetros de 3/4 at 16 nas classes 150, 300, 600, 900 1500 e 2500 lbs. As conexes podem ser rosqueadas ( at 2), flangeadas ou soldadas. Vlvula tipo Gaiola com Internos de Baixo Rudo Existem diversos tipos de vlvulas de controle com internos especialmente projetados para aplicaes onde haja a necessidade de uma considervel reduo do nvel de rudo aerodinmico (rudo produzido pelo escoamento de gases e vapores a altas velocidades) produzido numa vlvula de controle. Embora, todos esses sistemas de internos para atenuao do rudo sejam baseados em princpios fsicos diferentes, apresentam porm um fato em comum: produzem uma distribuio do fluxo do gs ou vapor atravs de uma srie de restries localizadas no sistema de internos. Na figura 10-a, vemos o sistema de internos tipo gaiola de baixo rudo. Basicamente tratase de vrios anis circulares e concntricos formando um conjunto, como podemos notar pela figura 10-b. O nmero de anis utilizados depende das condies de operao e da atenuao de rudo requerida. Pela figura 10-c, podemos notar melhor o seu funcionamento. O fluido entra, presso Pe, atravs dos orifcios do primeiro elemento, aps o que, distribui-se pelo anel de estagnao, onde perde velocidade antes de entrar nos orifcios do segundo elemento. Repete-se o processo no seguinte anel de estagnao e prximo elemento at que o fluido atinja a sada aps o ltimo elemento, a uma presso, ento, de Ps. O nmero de orifcios, em cada elemento calculado de forma a manter a velocidade mdia de escoamento igual em todos os elementos.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

164

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Vlvula de Controle Tipo Diafragma Este tipo de vlvula, cuja configurao totalmente diferente das outras vlvulas de controle, utilizada no controle de fluidos corrosivos, lquidos altamente viscosos e lquidos com slidos em suspenso. Uma vlvula de controle tipo diafragma conforme vemos na figura 11, consiste de um corpo em cuja parte central apresenta um encosto sobre o qual um diafragma mvel, preso entre o corpo e o castelo, se desloca para provocar o fechamento da vlvula.

A vlvula de controle tipo Diafragma ou Saunders, assim denominada por se tratar de uma patente mundial da Saunders (Inglaterra), possui como vantagens um baixo custo, total estanqueidade quando fechada, j que o assento composto, e facilidade de manuteno. Entretanto no apresenta uma boa caracterstica de vazo para controle, alm de uma alta e no uniforme fora de atuao que faz com que praticamente este tipo de vlvula seja limitado em dimetros de at 6" para efeito de aplicaes em controle modulado. Fabricada em classes 125 e 150 lbs, e com conexes das extremidades rosqueadas (at 2") e flangeadas.
PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL 165

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Uma outra desvantagem que devido ao material do seu obturador (diafragma de neoprene ou Teflon), a sua utilizao limitada pela temperatura do fluido em funo do material do diafragma. Possui uma vedao Classe VI. Uma particularidade muito importante e notvel que, devido a forma interna do seu corpo, possvel o revestimento interno das paredes do corpo com materiais, tais como: vidro, ebonite, plstico, chumbo ou Teflon, o que possibilita o uso deste tipo de vlvula mesmo em corpo de ferro fundido, porm revestido, em aplicaes corrosivas. Vlvula de Controle Bi-partida Trata-se de uma vlvula desenvolvida para aplicaes altamente corrosivas, principalmente em plantas de processos qumicos, aplicaes nas quais torna-se necessria uma freqente inspeo ou substituio dos internos da vlvula. A vlvula de controle de corpo bi-partido conforme vemos pela figura 12, foi desenhada para tais situaes possibilitando uma fcil manuteno devido facilidade de acesso aos internos. Neste tipo de vlvula, o anel da sede preso (ao contrrio da globo convencional onde rosqueado) entre as duas metades do corpo, podendo ser facilmente removido.

Devido a ser uma vlvula utilizada em fluidos altamente corrosivos, o material de corpo especial e portanto caro, padronizando-se a utilizao de flanges tipo encaixe, soldados ao corpo. Estes flanges, podem ser em ao carbono comum mesmo que o corpo seja de material superior. A guia do obturador apenas superior ou superior e no anel da sede. Uma desvantagem deste tipo de vlvula a no possibilidade de uma fixao na linha por meio de solda (pois neste caso as metades do corpo no poderiam ser separadas para a remoo do anel da modo), j que em tais aplicaes to corrosivas nas plantas qumicas, bastante comum a normalizao deste tipo de fixao. Este tipo de vlvula apenas sede simples, apresentando os mesmos ndices de vazamento Classe IV, ou seja 0,01% da sua mxima capacidade de vazo, e as limitaes de fora do atuao ao desequilbrio das foras dinmicas do fluido contra o obturador. normalmente fabricada em dimetros de 1/2 a 12, e com conexes flangeadas nas classes 150, 300, 600, 900 e 1500 lbs.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

166

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Internos de Vlvulas Globo Normalmente costuma-se definir ou representar os internos de uma vlvula de controle como o corao da mesma. Se considerarmos a funo qual se destina a vlvula, realmente as partes denominadas de internos representam o papel principal da vlvula de controle, ou seja, produzir uma restrio varivel a passagem do fluido conforme a necessidade imposta pela ao corretiva do controlador produzindo assim, uma relao entre a vazo que passa e a abertura da vlvula (afastamento do obturador em relao sede). Esta tal relao denominada de caractersticas de vazo da vlvula e podemos por enquanto defini-la como uma relao entre a vazo que passa pela vlvula e o afastamento do obturador relativo sede. Este afastamento uma frao de deslocamento linear do obturador entre as posies de abertura e fechamento total da vlvula, deslocamento este, denominado de curso da vlvula ou curso do obturador. No fosse o bastante isso, as partes internas tem que ainda proporcionar a necessria estanqueidade da vlvula quando totalmente fechada. O conjunto dos internos da vlvula consiste das partes internas removveis e que entram em contato com o fluido de processo. Tal conjunto formado por: obturador, anel da sede, guia e gaiola (no caso das vlvulas tipo gaiola), conforme vemos pela figura 13.

Internos da Vlvula Globo Convencional O obturador o elemento vedante do conjunto dos internos da vlvula (ver figura 14) com formato de disco ou de contorno caracterizado, que se move linearmente no interior do corpo, obstruindo o orifcio de passagem, de modo a formar uma restrio varivel ao fluxo. Sua construo geomtrica estabelece uma relao terica entre o percentual de abertura da vlvula e seu ganho de vazo, determinando o que chamamos de caracterstica de vazo.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

167

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Existem como mais adiante veremos com maiores detalhes, quatro tipos bsicos de caractersticas de vazo: a) Linear; b) Igual Porcentagem; c) Parablica Modificada e d) Abertura rpida. Na figura 15, temos um esquema do formato aproximado desses tipos de obturadores, assim como uma idia grfica da rea de passagem do fluxo para cada tipo de caracterstica de vazo em determinadas porcentagens do curso da vlvula.

O anel sede da vlvula globo convencional rosqueado, possuindo na sua borda superior, orelhas que facilitam a sua remoo. Em casos de fluidos com grandes diferenas de temperatura de servio, o anel soldado ao corpo para evitar o seu afrouxamento, visto que o mesmo em conjunto com o obturador determinam a caracterstica de vazo da vlvula. Define-se como internos de capacidade reduzida, ao conjunto obturador e sede(s) de rea de passagem inferior nominal para um dado dimetro de vlvula. A utilizao dos internos de capacidade reduzida tem por objetivo: a) obter controle preciso a baixa vazo em processos sujeitos a preestabelecida expanso da sua capacidade, o que far aumentar a vazo atravs da vlvula em questo, quando o sistema operar total capacidade.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

168

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

b) absorver as vibraes e energia trmica em corpos relativamente maiores, tendo um orifcio de passagem do fluxo menor e maior guia do obturador, em relao guia tida por uma vlvula com capacidade nominal idntica a capacidade reduzida. Isso ocorre em aplicaes com lquidos sujeitos a flashing, alta velocidade do lquido, alta queda de presso e/ou servio cavitante. O maior volume tido pelo corpo a jusante do orifcio em aplicaes onde haja o problema da cavitao, que ser definida mais adiante, permite que o orifcio esteja algo mais afastado das paredes internas do corpo de forma que as bolhas tendam a implodir no meio do percurso ao invs de bem prximo parede do corpo. Mantendo-se o mesmo dimetro de guia do obturador, ele mais rgido do que se fosse numa vlvula de internos com capacidade integral. c) reduzir a velocidade de sada de fluidos compressveis (gases e vapores), para nveis subsnicos no interior do corpo da vlvula a jusante do orifcio. d) evitar o uso de redues na tubulao. A maioria dos fabricantes oferecem internos com reduo da capacidade padronizada 40% da capacidade nominal ou integral, contudo, em vlvulas guiadas superiormente como o caso da micro-fluxo, so disponveis diversas redues. Internos da Vlvula Tipo Gaiola A vlvula com internos tipo gaiola, teve seu incio de utilizao por volta de 1940 em aplicaes de alta presso como no caso do produo de leo e gs, alimentao de gua de caldeira etc. Os internos tipo gaiola, conforme o desenho que hoje conhecemos, foram produzidos por volta de 1963 e rapidamente alcanaram uma boa parte do mercado. Partindo da premissa que a vlvula globo convencional tem sido indiscutivelmente a vlvula mais completa durante muitos anos, correto considerarmos que a vlvula globo tipo gaiola seja de alguma forma mais completa que a convencional, pois trata-se de uma adaptao desenvolvida para satisfazer algumas aplicaes que por ventura a globo convencional no realiza com o desempenho desejado. Estando nos internos a nica diferena entre as vlvulas globo convencional e gaiola, vamos deter-nos um pouco mais neste tipo de internos. O perfeito tipo do guia do obturador, em conjunto com a possibilidade de balanceamento das foras de fluido agindo sobre o obturador e uma distribuio uniforme do fluxo ao redor do obturador por meio do sistema do janelas, resulta nas quatro (4) principais vantagens, deste tipo de internos: a) Estabilidade de controle em qualquer presso; b) Reduo do esforo lateral e atrito; c) Possibilidade de estanqueidade de grandes vazes altas presses com atuadores normais; d) Maior vida til do chanfro da sede. O chanfro da sede definido como sendo a rea do anel da sede que encosta no obturador, formando o assentamento deste na posio do fechamento. A vida do chanfro da sede aumentada eliminando-se a vibrao em baixos cursos e por uma maior distribuio uniforme do fluxo atravs do orifcio do anel da sede, resultando em menor canalizao do fluxo e desgaste por eroso. O desenho de gaiola caracterizada reduz a eroso separando as reas de assentamento e de restrio ou controle fazendo assim com que a sede no esteja numa zona de alta velocidade do fluido. O funcionamento da restrio e modulao provida por este tipo de vlvula, mediante o sistema da gaiola (que uma pea cilndrica e oca), conforme vemos pela figura 16, em cujo interior desloca-se o obturador, como se fosse um pisto de cilindro. A gaiola possui um determinado nmero de passagens ou janelas, as quais distribuem uniformemente o fluxo ao redor do obturador e na maioria dos desenhos deste tipo de vlvula, serve como guia do
PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL 169

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

obturador. Tais janelas apresentam formatos caracterizados sendo elas, em conjunto com a posio relativa do obturador, que proporcionam a caracterstica de vazo, ao invs de ser o formato do obturador como na globo convencional. Os dois desenhos mais comuns de internos tipo gaiola so: sede simples e balanceado.

. a) Internos sede simples Conforme vemos pela figura 16-a, utiliza uma como guia de obturador, enquanto que excelente distribuio do fluxo equilibra os esforos laterais sobre o obturador. A caracterstica de vazo dada pelo formato das janelas na gaiola, enquanto que o obturador no sendo caracterizado age como um pisto. Uma sede tipo metal-metal utilizada neste tipo de desenho de 0,01% da capacidade mxima da vlvula, ou seja um ndice de vazamento classe IV, conforme a especificao da ANSI B16.104. Neste tipo de construo o sentido do fluxo tal, que entra sempre por baixo do anel da sede, conforme podemos verificar pela figura 16-a. b) Internos tipo balanceados Conforme mostra a figura 16-b, apresentam um desenho tipo balanceado, em virtude do equilbrio da fora do fluido, a qual age sobre as duas extremidades do obturador, e em sentidos opostos. Obtemos desta forma, um equilbrio de foras semelhantes ao proporcionado pela vlvula globo convencional tipo sede dupla e portanto precisaremos de uma fora de atuao menor, comparada a necessria para operar uma vlvula globo tipo gaiola sede simples. Neste tipo de construo, pelo fato do sentido do fluxo ser por cima do anel sede, a vedao do obturador com a gaiola feita por meio de anel de teflon grafitado, para utilizao em temperaturas de -73 at +232C; ou por meio de anel de grafite, para utilizar em temperaturas de -255 593C. Tipos de Guia do Obturador Vlvula Globo atravs do sistema de guias que o obturador alinha-se em relao a sede, possibilitando assim um perfeito encaixe das superfcies de assentamento. As guias devem resistir a todos os esforos laterais sobre o obturador, provenientes das foras exercidas pelo fluido de processo.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

170

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

So vrios os tipos de guias do obturador utilizados: a) Guia superior: possui uma nica bucha na qual guia o obturador guiado pela parte superior, veja figura 17-b. Normalmente utilizada em vlvulas de pequeno dimetro. b) Guia superior e inferior: utilizada com obturadores tipo contorno ou passagem em "V" macio, cujas extremidades so guiadas superior e inferiormente. A sua utilizao suporta maiores quedas de presso que a guia apenas superior sendo recomendada para aplicaes com quedas de presso superiores 7 kg/m2. Ver figura 17-a c) Guia na Sede: o obturador guiado apenas na sede por meio da saia do obturador. utilizada em vlvulas cem obturadores de passagem em V ocos e nas vlvulas globo de 3 vias, para quedas de presso abaixo de 7 kg/cm2. Este tipo de guia mostrado na figura 17-c. d) Guia na gaiola: conforme vemos na figura 17-d, a gaiola que guia o obturador. Este tipo de guia recomendado para quedas de presso de moderada a altas. Utilizada em toda a linha de vlvula globo tipo gaiola. Outros tipos secundrios de guias so combinaes dos quatro tipos principais dados acima como podemos notar pela figura 17-e, onde mostramos um obturador guiado na parte superior e na sede. Este tipo de construo tambm utilizado nas vlvulas tipo micro-fluxo. Castelo O castelo, geralmente uma parte separada do corpo da vlvula que pode ser removida para dar acesso as partes internas das vlvulas, definido como sendo "um conjunto que inclue, a parte atravs da qual uma haste do obturador de vlvula move-se, e um meio para produzir selagem contra vazamento atravs da haste". Ele proporciona tambm um meio para montagem do atuador. Sendo uma pea sujeita presso do fluido, tem de satisfazer aos mesmos requisitos de projeto que o corpo. No prprio castelo dispem-se os meios para prender o atuador, conter a caixa de gaxetas e poder ainda conter a bucha de guia superior para guiar o obturador como acontece no caso das vlvulas globo convencionais, conforme podemos notar pela figura 18-a onde mostra-se um castelo tipo normal para utilizao nas vlvulas globo convencionais. O castelo portanto um subconjunto do corpo na maioria das vlvulas de controle, embora existem tipos de vlvulas como as rotativas (borboleta, esfera e excntrica), e a bipartida nasquais o castelo parte integral ao corpo, no constituindo-se portanto, de parte independente.
PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL 171

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Assim sendo, os exemplos de castelos que aqui sero dados servem apenas para aquelas vlvulas nas quais o castelo uma pea separada. Tais tipos de vlvulas das anteriormente citadas so: globo convencional sede simples e dupla, 3 vias, e globo tipo gaiola. Na vlvula tipo diafragma a utilizao do castelo praticamente apenas um meio para fixar o atuador, no contendo a caixa de gaxetas, j que este tipo de vlvula no a requer por ser totalmente vedada a possibilidade do fluido penetrar no castelo, a menos que rompa o diafragma obturador. Apenas no caso da vlvula ser utilizada em fluidos altamente corrosivos ou perigosos (txicos ou inflamveis), que recomenda-se a utilizao de caixa de gaxetas, para proteo adicional caso o diafragma estoure. Normalmente o castelo preso ao corpo por meio de conexes flangeadas e para casos de vlvulas globo de pequeno porte, convenciona-se a utilizao de castelo roscado devido ao fator econmico, em aplicaes de utilidades gerais como ar, gua, etc., como o caso das denominadas vlvulas de controle globo miniaturadas. Tipos de Castelos Os castelos classificam-se em: a) Castelo Normal (CE-1) Fig. 18-a. b) Castelo Longo (CE-2). Fig. 18-b. c) Castelo Extra-longo (CE-3). Fig. 18-c. d) Castelo com Fole de Selagem (CE-4). Fig. 18-d. a) Castelo Normal o castelo padro utilizado para as aplicaes comuns nas quais a temperatura do fluido est entre -18 a 232C. Esta limitao imposta pelo material da gaxeta j que a sua localizao est bem prxima do flange superior do corpo e portanto bem prxima do fluido. b) Castelo longo semelhante ao anterior, a menos da sua altura que faz com que a caixa de gaxeta fique um pouco mais afastada do fluido. Recomenda-se a utilizao deste tipo de castelo para aplicaes com fluidos em temperaturas de -45 540C. c) Castelo extra-longo fabricado de ferro fundido possuindo uma maior altura que o anterior. especificado para aplicaes em baixssimas temperaturas ou criognicas como -100 45C para evitar que o Teflon das gaxetas congele.
PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL 172

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

d) Castelo com fole de selagem Este tipo de castelo especificado em casos especiais nos quais seja proibitivo um vazamento para o meio ambiente atravs da gaxeta. Englobam-se neste tipo de aplicaes especiais, os fluidos radioativos, txicos ou explosivos. Este tipo de castelo possui no seu interior um fole metlico de ao inoxidvel e soldado de modo a formar uma cmara de pressurizao interna, entre a parte do fole e a superfcie da haste. Evita-se assim, que o fluido (caso seja corrosivo) entre em contato com as paredes do castelo propriamente dito, podendo este ser construdo de simples ao carbono. O fluido no interior do fole produzir uma segunda cmara de pressurizao obtendo-se o fenmeno dos vasos comunicantes. O escoamento do fluido para o interior do fole cessa quando for atingida a equalizao. Entretanto, a utilizao do fole de selagem requer maior fora de operao por parte do atuador para vencer o efeito mola do fole. Em caso de necessidade podemos utilizar um manmetro conectado ao castelo para verificao de um possvel vazamento devido quebra do fole. Este tipo tem uma limitao de operao de 28 kg/cm2 a 232C, embora podemos utiliz-lo para temperaturas superiores desde que, as presses sejam inferiores e vice-versa. Conjunto Caixa de Gaxetas O propsito do conjunto da caixa de gaxeta o de proporcionar uma selagem contra vazamentos dos fluidos do processo. Caso no haja boa selagem por meio do conjunto da caixa de gaxetas, haver sempre um vazamento do fluido para o meio ambiente, sempre que a presso do fluido seja superior presso atmosfrica, ou uma entrada de ar, caso a vlvula esteja trabalhando em presses de vcuo. O conjunto geral da caixa de gaxetas formado conforme pode ser visto na figura 19; pelos seguintes componentes: flange do prensa gaxetas, prensa gaxeta, anis da gaxeta, retentor de graxa, subconjunto de lubrificao, e mola de compresso (caso a gaxeta seja de anis em V" de Teflon). No caso de gaxeta em anis quadrados, como os base de amianto, a mola no necessria, sendo a compresso feita pelo aperto do prensa gaxeta. O sistema de lubrificao externa (utilizando caso o material da gaxeta necessite de lubrificao) tipo EH-1 especifica-se para vlvulas de dimetro at 4", enquanto que o EH-2 (figura 19-c) para dimetros superiores. A vlvula de bloqueio produz uma selagem entre a caixa de gaxeta e o lubrificador evitando assim que o fluido do processo impossibilite a introduo da graxa lubrificante.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

173

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Gaxetas As principais caractersticas do material utilizado para a gaxeta, devem ser elasticidade, para facilitar a deformao; produzir o mnimo atrito e deve ser de material adequado para resistir as condies de presso, temperatura e corroso do fluido de processo. Os principais materiais de gaxeta so: Teflon e amianto impregnado. a) Teflon (TFE) o material mais amplamente utilizado devido as suas notveis caractersticas de mnimo coeficiente de atrito, e de ser praticamente inerte quimicamente a qualquer fluido. Devido as suas caractersticas, a gaxeta de Teflon no requer lubrificao externa e a sua principal limitao a temperatura, conforme vemos pela tabela 1. A gaxeta de Teflon formada de anis em V de Teflon slido, e requer uma constante compresso para o seu posicionamento firme e compacto, provida por meio de uma mola de compresso. b) Amianto Impregnado: ainda um material de gaxeta bastante popular devido as caractersticas do amianto adicionadas s de alguns aditivos e facilidade de manuteno e operao. No sendo autolubrificante, o amianto utiliza-se impregnado com aditivos tais como Teflon, mica, inconel, grafite, etc. Os limites de uso em funo da temperatura e fluidos para este tipo de gaxeta so dados na tabela 1. Esta gaxeta do tipo quadrada e comprimida por meio do prensa gaxeta. Requer lubrificao externa, com exceo ao amianto impregnado com Teflon, Recentemente surgiu um novo material de gaxeta denominado de Grafoil. Trata-se de material base de grafite e comercializado em fitas flexveis de vrios tamanhos. um material praticamente inerte quimicamente e suporta temperaturas altssimas (o ponto de volatilizao de 3650C). Seu nico inconveniente reside no fato de que produz um certo travamento da haste, j que por ser fita, ela deve ser enrolada ao redor da haste e socada para compact-la formando diversos anis.

TABELA 1 - Limite de Temperatura para os Diversos Materiais da Gaxeta, em Funo do tipode Castelo. Flange Inferior Conforme mencionado anteriormente, as vlvulas globo convencionais tipo sede dupla e sede simples, possuem corpo reversvel e portanto os internos podem ser montados tanto por cima como por baixo. Para tal ser possvel o corpo deve possuir tambm um flange inferior conforme mostra a figura 20.
PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL 174

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

no conjunto do flange inferior que encontramos a bucha inferior para guia do obturador e tambm caso necessrio, uma conexo para drenagem. Uma vantagem que possibilita a utilizao do flange inferior a sua possibilidade de remover sedimentos, embora isso tambm possa ser realizado nos corpos fechados embaixo, utilizando-se uma conexo plugada. Uma outra vantagem que a utilizao de vlvulas com flange inferior oferece a possibilidade de limitarmos o curso mecanicamente por meio de um conjunto de parafuso e porca. Evitamos dessa forma que o obturador feche ou abra totalmente, dependendo de qual a posio de limite de segurana da vlvula. Para produzirmos a devida selagem, utiliza-se um capuz roscado e com encosto por junta de vedao.

Tipos de Conexes das Extremidades do Corpo da Vlvula As vlvulas so presas tubulao por meio do tipo de conexes localizadas nas extremidades do corpo das vlvulas. Tais tipos podem ser: a) rosqueadas; b) flangeadas; c) sem flanges e d) soldadas. As conexes das extremidades do corpo, tipo rosqueadas (Figura 21-a) so limitadas a utilizao em apenas vlvulas de pequeno porte (no mximo at 2" de dimetro) e para servios auxiliares no corrosivos em presses de at 600 psi. O tipo de conexo rosqueada mais comumente utilizada o normalizado pela ANSI B 2.1, tambm denominada de rosca N.P.T. O tipo de conexo mais amplamente utilizado sem dvida alguma a flangeada, (Figura 21-b) que pode ser executada conforme as Normas ANSI, DIN ou ISO, embora prevalea, aqui no Brasil, uma predominncia quase que total dos flanges conforme Norma ANSI (Norma Americana).

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

175

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

VLVULAS DE DESLOCAMENTO ROTATIVO DA HASTE Nos ltimos anos tem-se notado um substancial aumento no uso das vlvulas denominadas de rotativas. Basicamente estes tipos de vlvulas apresentam vantagens e desvantagens. Nas vantagens podemos considerar baixo peso em relao aos outros tipos de vlvulas, desenho simples, capacidade relativa maior de fluxo, custo inicial mais baixo, etc. Dentre as desvantagens citamos a limitao em dimetros inferiores a 1" ou 2" e quedas de presso limitadas principalmente em grandes dimetros e forte tendncia a cavitao. Vlvulas de Controle Tipo Borboleta talvez a mais comum das vlvulas rotativas utilizadas para controle. A vlvula borboleta, conforme vemos pela figura 23, consiste de um corpo tipo anel circular, no interior do qual oscila entre dois mancais um disco que faz a funo do obturador. A sede nesta vlvula a prpria parede interna do corpo. Nota-se desde j uma enorme simplicidade de desenho. O seu corpo na maioria dos desenhos sem flange ou como mais comumente conhecido tipo wafer, com construo possvel em dimetros de 2 at 24". Para dimetros superior, 30" at 60", o corpo possui flanges conforme a norma especfica.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

176

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

O desenho de corpo mais comum o tipo "wafer", sendo preso tubulao entre par de flanges conforme mostra a figura 24. Pelo fato do corpo no possuir flanges, no costume especificar a vlvula borboleta "wafer" pela classe de presso conforme ANSI, como feito nas vlvulas flangeadas. Convenciona-se especificar a vlvula borboleta "wafer para uma determinada queda mxima de presso quando totalmente fechada e a 60 de abertura, posio esta definida como curso mximo para aplicaes em controle modulado. Quando adequadamente selecionada, a vlvula borboleta geralmente em dimetros de 4" e superiores, oferece a vantagem de simplicidade, baixo custo, pouco peso, menor espao de instalao e razovel caracterstica de vazo. Para temperaturas e presses elevadas, a vlvula borboleta com corpo internamente revestido oferece ainda uma vedao estanque.

Vamos, da mesma forma que fizemos na vlvula globo, analisar o desempenho da fora do fluido sobre o disco da vlvula borboleta. Quando a vlvula esta fechada ou completamente aberta figura 25-a, as foras originarias da presso do fluido so balanceadas em ambos os lados e portanto no h resultante de fora torsora para nenhum lado. Quando porem, a vlvula esta parcialmente aberta como mostra a figura 25-b, no existe mais tal equilbrio, surgindo uma fora resultante, que tende fechar sempre a vlvula, qualquer que seja a direo do fluido, fato pelo qual cria-se uma regio de distribuio desigual de presso atravs de toda a extenso do disco entre uma e outra borda no lado de entrada do fluxo. Podemos notar pela figura 25-b, que a resultante das foras atuantes no semi-disco primeiro (vai desde a primeira borda at o centro do disco) maior que a resultante das foras agindo no semi-disco segundo (vai do centro do disco at a segunda borda). Essa desigualdade de fora produz um momento torsor que tende fechar a vlvula, e esse momento torsor que limita a presso diferencial de operao da vlvula em diferentes graus de abertura, j que para cada ngulo de abertura teremos uma fora torsora diferente e portanto um momento torsor diferente. Do lado do disco jusante temos a formao de foras que aumentam conforme a velocidade do fluxo. Atravs do grfico da figura 26, podemos ver o desempenho e gradiente do torque resultante agindo sobre o disco, em funo do grau de abertura da vlvula. Nota-se que o torque aumenta rapidamente a partir da abertura de 40 alcanando um mximo aproximadamente a 70 para depois cair abruptamente indo a zero para 90 de abertura. Em funo disso, aconselha-se restringir a utilizao das vlvulas borboleta para controle em cursos de 0 a 60 de abertura, isto , proporcionar a mxima capacidade de fluxo a 60 de abertura. Desta forma podemos utilizar atuadores de tamanho normal.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

177

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Possuindo um corpo cujo formato lhe possibilita a utilizao de revestimento interno com elastmeros, a vlvula borboleta encontra uma ampla faixa de aplicaes, mesmo em fluidos corrosivos, tornando-se para tais aplicaes uma soluo bastante econmica. Em funo do tipo de assentamento podemos classificar as vlvulas borboleta da seguinte forma: a) Vlvula borboleta com corpo revestido internamente. Assento tipo composto, ou seja metalelastmero, conforme mostra a figura 27-a. b) Vlvula borboleta com corpo sem revestimento. Assento tipo composto, conforme mostram as figuras 27-b e 27-c c) Vlvula borboleta com corpo sem revestimento e assento tipo metal-metal: conforme mostra a figura 27-d

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

178

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Vlvula borboleta com corpo revestido internamente utilizada em aplicaes, onde a vedao estanque seja uma necessidade, ou ainda em aplicaes com fluidos corrosivos, atravs da seleo de um elastmero quimicamente inerte ao fluido, evitando-se assim, o encarecimento da vlvula. Na figura 28 vemos uma vlvula desse tipo, enquanto que a figura 27-a mostra o seu assentamento. A sua construo bastante simples, consistindo de um anel de borracha que forra internamente a parede do corpo e facilmente removvel. A utilizao deste tipo de vlvula, que pertence a categoria denominada linha leve, limitada pela reduzida capacidade que tem de suportar a presso diferencial (no mximo da ordem de 150 psi) e pela limitao do tipo de borracha em funo da temperatura do fluido. O disco neste tipo de vlvula pode ser convencional (disco concntrico) ou de duplo efeito (disco excntrico), como podemos ver pela figura 29. O disco tipo de duplo efeito permite um maior aproveitamento do assento de borracha, prolongando assim a vida til da vlvula. A vlvula borboleta de corpo revestido, fabricada em dimetros de 2 at 24 com conexes sem flanges e apresenta uma capacidade de vedao estanque classe VI, conforme a Norma ANSI B16.104.

Vlvula borboleta sem revestimento e com assento composto. Trata-se de uma variante da construo anterior, basicamente utilizada em grandes dimetros. O anel de vedao de borracha, normalmente Buna N, encaixado tanto no prprio corpo (figura 27-b) como na borda do disco (figura 27-c), dependendo do tipo de construo. Esta vlvula normalmente utilizada em aplicaes com fluidos auxiliares e a baixa temperatura, tais como por exemplo gua e ar.
PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL 179

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

fabricada em dimetros de 30 a 60 com extremidades flangeadas, conforme o disco do tipo excntrico. Vlvula borboleta com assento metal-metal utilizada em aplicaes onde a temperatura do fluido no permite o uso de elastmero para possibilitar a vedao. Assim sendo, deve ser previsto um ndice de vazamento, quando totalmente fechada, da ordem de 3 a 5% da mxima capacidade de vazo da vlvula. fabricada em dimetros de 2" a 24" com extremidades sem flanges, para ser instalada entre par de flanges 150 e 300 lbs, e de 30" a 60" com extremidades flangeadas conforme norma. Na figura 32 vemos uma vlvula borboleta com assento metal-metal.

Vlvula Tipo Esfera. Trata-se de um tipo de vlvula cujo obturador nada menos que uma esfera criteriosamente vazada para permitir passagem plena ou parcial de um determinado fluido. Inicialmente essa vlvula encontrava plena atuao em aplicaes de bloqueio/shut-off, porm face alguma de suas vantagens e em funo do desenvolvimento de desenhos de engenharia que permitiriam sua utilizao em controle modulado, essa vlvula hoje bastante utilizada em malhas fechadas de controle, principalmente nas industrias de papel e celulose e em aplicaes para lquidos viscosos, corrosivos e com slidos em suspenso. Face ao seu sistema de assentamento com dupla sede, essa vlvula alia o seu bom desempenho de controle com excelente performance quanto a estanqueidade (tipicamente classe IV) e possibilita obter controle do fluido em qualquer direo sem problemas dinmicos. Como desvantagem, esse tipo de vlvula, face caractersticas geomtricas dos seus internos, apresenta uma alta tendncia a cavitao e a atingir condies de fluxo crtico relativas diferenciais de presso menores que outros tipos de vlvulas. Tambm, em funo de suas foras dinmicas provenientes do fluido, ela trabalha com fluido sempre tendendo a fechar e por isso ela uma vlvula no balanceada. A figura 33 a seguir nos mostra o desenho em corte, de uma vlvula de controle tipo esfera.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

180

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Tipos de Esferas. a) Esfera de passagem integral Esse interno permite passagem total do fluido quando o ngulo de abertura for de 90o e assim elimina a possibilidade de acomodao de slidos no interior do corpo da vlvula. Essa , portanto, uma vlvula do tipo auto-limpante (vide figura 33-1). b) Esfera de passagem reduzida Esse interno permite uma reduo na rea de passagem do fluido em at 40% possibilitando, se necessrio, uma reduo da velocidade de sada, correo no ngulo de abertura da vlvula e, absoro de vibraes e energia trmica em corpos de maior tamanho que ocorrem em servios envolvendo flashing, alta velocidade, grandes quedas de presso ou cavitao (vide figura 33-2).

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

181

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Tipos de Sede A funo bsica da sede (vide fig.33-3) manter uma boa vedao quando a esfera est fechada. Em diversos modelos de vlvula esfera, a sede utilizada tambm para suportar e guiar a esfera.

Quanto ao material podemos classific-las em dois tipos: resiliente e metlica. a) Sede resiliente ou Soft Seat * Fabricada com elastmeros e fluorcarbonos, em particular com teflon-PTFE, com ou sem carga. * Vedao estanque. * Indicadas para aplicaes On Off. * Excelente resistncia a fluidos corrosivos * Limite de Temperatura: 230C. b) Sede Metlica ou Metal Seat * confeccionada em ao inoxidvel com revestimento de Stellite (1), ou ainda em ligas especiais. * Suporta temperatura acima de 230. * Indicada para aplicaes de controle modulante. * Suportam altos diferenciais de presso. Nota (1): O Stellite uma liga metlica a base de cromo, tungstnio e cobalto, com uma dureza superficial de 44 RC. Possui excelente resistncia corroso e tima resistncia eroso e abraso. Foi desenvolvido nos EUA, sendo o n 6 e n 12 os mais utilizados em vlvulas controle. Vlvula Tipo Segmento de Esfera. Embora esse tipo de vlvula j venha sendo utilizada em controle a alguns anos, em outros pases, somente agora comea encontrar espao em aplicaes de controle nas industrias brasileiras. Seu interno possui detalhe em V o que garante alta preciso de controle mesmo em baixas vazes e deste modo oferece uma rangeabilidade de at 350:1. Possui uma nica sede a montante que mantm contato permanente com o segmento de esfera e desse modo elimina
PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL 182

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

qualquer incrustao na superfcie da esfera, e, como a vlvula esfera tambm do tipo autolimpante . Outra grande vantagem dessa vlvula est na sua montagem que feita de tal forma que o segmento fixado por dois mancais que garante baixo torque de acionamento e consequentemente, melhor resposta oscilao da varivel do processo. Sua caracterstica inerente, assim como as vlvulas esferas sempre do tipo igual porcentagem. A figura 34 nos mostra o desenho, em corte, de uma vlvula tipo segmento de esfera.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

183

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

VLVULAS DIRECIONAIS Modificar e direcionar o fluxo do fluido, bloqueando ou dando passagem de forma controlada

Simbologia

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

184

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Simbologia

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

185

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Simbologia

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

186

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Simbologia

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

187

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

188

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

189

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Simbologia

ATUADORES
Atuadores So mquinas capazes de fornecer energia mecnica a um sistema de automao. PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DE ATUADORES NOELTRICOS Utilizam fluidos sob presso para produzir energia mecnica. Geralmente, os fluidos utilizados so o LEO e o AR. Quando utilizado o leo, denominamos o princpio de hidrulico. Quando o ar, de pneumtico. LEI DE PASCAL: A presso aplicada a um fluido confinado transmitida em todas as direes agindo com uma fora normal de mesma intensidade para reas iguais. Exemplo de aplicao numa prensa hidrulica:

Contrapartida em termos de movimento:

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

190

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

CLASSIFICAO DOS ATUADORES NO ELTRICOS A classificao dos atuadores industriais noeltricos pode ser feita segundo o tipo de fluido utilizado nos dispositivos ou segundo o tipo de movimento que realizam. Quanto ao fluido utilizado: atuadores hidrulicos. atuadores pneumticos. Quanto ao movimento que realizam: atuadores lineares. atuadores rotativos angulares. atuadores rotativos contnuos (motores pneumticos ou hidrulicos).

ATUADORES LINEARES So conhecidos como Cilindros ou Pistes. So como seringas farmacuticas funcionando ao contrrio. Se injetarmos um fluido pela ponta, o mbolo vai se deslocar segundo um movimento linear. Neste caso, estamos transformando energia de presso em energia mecnica.

So constitudos normalmente por um tubo de superfcie interna polida, um pisto ou mbolo fixado a uma haste e duas tampas montadas nas extremidades do tubo. Em cada tampa h um orifcio por onde o fluido sob presso entra no cilindro. Existem vedaes de borracha ou outro material sinttico para evitar vazamentos de fluido e entrada de impurezas no cilindro. De acordo com seu formato, localizao ou funo, podem ser denominadas como RETENTORES, ANIS RASPADORES, ORINGS, etc. A aplicao dos atuadores lineares muito variada, estando presente em quase todos os campos da indstria. Entre os equipamentos mais comuns, podemos citar: mquinas industriais automticas. mquinas industriais noautomticas. equipamentos para construo civil. equipamentos para transporte (guindastes, caminhes basculantes). A figura abaixo ilustra alguns exemplos de mquinas que utilizam cilindros hidrulicos e pneumticos para realizar algumas tarefas mecnicas.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

191

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

ATUADORES ROTATIVOS Existem dois tipos bsicos na categoria de atuadores rotativos, os chamados ANGULARES e os denominados CONTNUOS. Os atuadores rotativos angulares so tambm conhecidos como cilindros rotativos. Esses atuadores podem ser ainda de dois tipos: de Cremalheira e de Aleta Rotativa. Os atuadores rotativos angulares de Cremalheira so a unio de um cilindro pneumtico, cujo pisto usinado como uma cremalheira, a um sistema mecnico com engrenagem, que gira um eixo. J os atuadores rotativos angulares de Aleta fazem girar, dentro de uma cmara, uma p com aletas, impulsionada pelo fluido sob presso. Acoplada a esta p fica o eixo que transmite o movimento, como pode ser visto na figura abaixo.

Os atuadores rotativos contnuos so tambm chamados de Motores Hidrulicos, e so constitudos por um rotor fixado a um eixo. Geralmente, neste rotor existem palhetas que so movidas pela presso do fluido, que entra na cmara atravs de orifcios. Tambm podem ser baseados em pistes ou engrenagem ou palheta.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

192

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Algumas vezes, muitas bombas hidrulicas podem ser usadas como motores com pequenas ou nenhuma modificao. No motor tipo engrenagem, ambas as engrenagens so acionadas, mas somente uma ligada ao eixo de sada. No motor tipo palheta, todas as palhetas so acionadas pela presso hidrulica, entretanto como no h fora centrfuga no incio de sua operao, molas ou balancins so freqentemente usados atrs de cada palheta, para este fim. No motor tipo pisto, o fluido entra na metade dos furos dos pistes, fora-os para fora, causando a rotao do bloco de cilindro e do eixo de acionamento. O motor tipo pisto o mais utilizado de todos pois possui uma inrcia relativamente baixa, sua acelerao rpida e pode adaptar-se facilmente nas aplicaes onde reverses imediatas so desejadas.

MOTOR HIDRULICO TIPO PALHETA

MOTOR HIDRULICO TIPO ENGRENAGEM

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

193

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

MOTOR HIDRULICO TIPO PISTO MOTORES ELTRICOS Um MOTOR ELTRICO um componente que converte energia eltrica em energia mecnica. , portanto, um atuador eltrico, geralmente do tipo rotativo, pois a energia mecnica utilizada atravs de um eixo do motor. PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DE UM MOTOR ELTRICO Os motores eltricos baseiamse em dois princpios fsicos: 1. um condutor percorrido por uma corrente eltrica gera um campo magntico ao seu redor. 2. campos magnticos de mesma polaridade se repelem e campos magnticos de polaridade diferente se atraem. O funcionamento do motor eltrico parte de uma estratgia de movimentar algumas de suas partes de acordo com o campo magntico (varivel) gerado por uma corrente eltrica percorrendo partes condutoras. ELEMENTOS DE CONSTRUO DE UM MOTOR ELTRICO Estator - pelo nome, podemos deduzir que se trata de uma parte fixa. Nesta parte do motor normalmente existem campos magnticos fixos, criados por ms permanentes ou eletrom. Rotor - uma parte mvel do motor, ligada ao eixo de transmisso de movimento. Nesta parte do motor normalmente existem bobinas, percorridas por correntes eltricas que geram campos magnticos. Em funo da polaridade, os campos magnticos submetem o rotor a foras de atrao e repulso, Produzindo o movimento giratrio do rotor. Coletor ou comutador - esta parte do motor liga as bobinas rede eltrica, de modo que o rotor se movimenta sem curtos-circuitos nos fios ligados rede eltrica. Bobinas - so enrolamentos de condutores percorridos por corrente eltrica. Devido ao fluxo de eltrons, os enrolamentos ficam submetidos a um campo magntico que interage com o campo magntico do estator, gerando o movimento desejado. Escovas so contatos do comutador.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

194

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

TIPOS DE MOTORES ELTRICOS 1. Motores de corrente contnua; 2. Motores universais de corrente alternada; 3. Motores de induo de anel; 4. Motor eltrico trifsico; 5. Motores de passo; Motores de Corrente Contnua O motor de corrente contnua constitudo de uma parte fixa e outra mvel. A parte fixa, que chamamos de estator, possui peas fixas (sapatas polares) em torno das quais se enrolam fios de cobre, formando bobinas. Com a passagem da corrente contnua, criam-se plos magnticos ao redor das peas polares. Duas escovas de grafita tambm ficam presas ao estator e recebem os plos da tenso eltrica contnua que alimenta o motor. A parte mvel, chamada rotor, pode girar em torno do estator, pois as bobinas do estator so percorridas por uma corrente eltrica que chega at elas pelo comutador. O fio movimenta-se ao ser atravessado pela corrente e faz girar o rotor. Isso acontece devido ao magnetismo dos campos permanentes do estator, que exercem uma fora magntica sobre os eltrons em movimento no interior do condutor, tentando modificar suas trajetrias; o sentido da fora depende do sentido da corrente. Ao girar, o fio perde o contato com as escovas ligadas ao comutador. Entretanto, este movimento logo coloca um novo par de terminais de fio em contato com as escovas, e o rotor continua em movimento. O comutador funciona como uma combinao automtica de chaves que mantm a corrente sempre no mesmo sentido no condutor. Para inverter o sentido de rotao do motor basta inverter a polaridade da tenso eltrica aplicada s escovas. Motores de corrente contnua podem movimentar cargas pesadas, desde que possuam uma construo resistente. So empregados em guindastes, elevadores, locomotivas, prensas, estamparias e mquinas-ferramenta. Motores Universais de Corrente Alternada Os motores de corrente alternada podem ser ligados diretamente rede eltrica. Graas maneira como so construdos, aproveitam o efeito da corrente alternada para funcionar.

Ele muito parecido com o motor de corrente contnua, pois pode funcionar tambm com este tipo de corrente. Por isso recebe o nome de motor universal, pois funciona com corrente alternada ou contnua. um motor de baixa potncia (at 500 watts), muito utilizado em mquinas como Liquidificadores, enceradeiras, aspiradores de p, serras e lixadeiras. Quando o motor universal recebe corrente alternada, h uma mudana no sentido da corrente nas bobinas do estator e nos fios, mas essa variao no altera o sentido de giro do motor. S possvel inverter o sentido do movimento de rotao trocando as ligaes das escovas pelas bobinas do estator. Assim, o campo magntico fixo muda de polaridade. Motores de Induo de Anel So motores de corrente alternada sem escovas. Nestes motores, o magnetismo do estator, ao variar com a corrente alternada que o atravessa, induz correntes no rotor. Essas
PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL 195

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

correntes induzidas no rotor formam ao seu redor um magnetismo que se ope ao magnetismo do estator. Assim, o motor tende a ficar parado! Entretanto, se o rotor estiver em movimento, por inrcia ele continuar girando, pois, como os campos se anulam, o resultado das foras zero. Desta forma, o motor de induo, para funcionar, necessita de um empurrozinho para sair da inrcia, do estado parado. Como estamos falando de automao, claro que esta mozinha no ser dada por um homem, mas por uma alterao na construo do motor, que permitir a partida automtica.

A figura acima mostra o esquema de um motor de induo, com um anel de cobre no estator. Este anel afeta o campo magntico; portanto, as foras de atrao e repulso se alteram e o resultado deixa de ser zero, fazendo o rotor se movimentar. Motor Eltrico Trifsico O estator do motor trifsico possui trs enrolamentos, distantes 120 um do outro. So preparados para receber as tenses do sistema trifsico. Quando as tenses eltricas do trifsico, atrasadas entre si, so aplicadas s trs fases do estator, formase um magnetismo que vai mudando de posio e gira conforme o tempo vai passando. Esse magnetismo giratrio induz correntes no rotor. A partir da, o magnetismo fora o rotor, sustentado por mancais que acompanham seu movimento. Nos fios do rotor bobinado podem-se ligar resistncias externas que permitem controlar a corrente no rotor. Altas correntes significam altas velocidades. Os motores trifsicos so utilizados em aplicaes que requerem acionamento de cargas pesadas, como guindastes, pontes rolantes e equipamentos transportadores. Podem ser ligados em tenses eltricas de 220 V, 380 V, 440 V e 760 V. Motores de Passo Os ciclos de realimentao, que incluem sensores para indicar a posio e a velocidade do motor, tornam complicado aquilo que parecia simples. Para girar um motor at uma determinada posio, com velocidade controlada, so necessrios equipamentos sofisticados. Entretanto, existe um tipo de motor que no requer sensoriamento: o motor de passo. Em um motor de passo, ma permanente controlado por uma srie de campos eletromagnticos que so ativados e desativados eletronicamente. Desse modo, uma mistura entre um motor de corrente contnua e um solenide. Motores de passo no usam escovas. Este motor, como diz o nome, gira a partir de combinaes de tenses que so aplicadas em suas bobinas. Na realidade, para que eles funcionem, necessria a informao de quantos passos o motor deve se deslocar, a partir da posio original. Portanto, no necessrio um sistema de sensoriamento para verificar a posio em que o motor se encontra, pois ele sempre estar a N passos da posio de origem (N o nmero de passos indicado pelo controlador). A preciso do deslocamento destes motores indicada pelo valor de cada passo, dado em graus. Por exemplo: se um motor de passos tem preciso de 1,8, isto significa que, em cada combinao de tenso aplicada ao motor, ele se desloca 1,8, ou seja 1/200 avos de uma volta completa. Para o motor dar uma volta completa de 360, necessrio que o controlador gere 200 combinaes de tenses, isto , 200 passos.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

196

ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE

Uma caracterstica nica deste tipo de motor a sua habilidade de poder manter o eixo em uma posio segurando o torque sem estar em movimento. A potncia desses motorzinhos pequena, por isso sua aplicao principal o acionamento de cargas leves. Utilizam-se motores de passos em perifricos de computador (impressoras, plotters, acionadores de disco). Tambm aparecem em robs transportadores de cargas leves, e mesmo em algumas mquinasferramenta CNC de pequeno porte.

PREPARADA POR: MIGUEL ALEXANDRE VIEIRA FUSCO ESPECIALISTA EM ELETRNICA, AUTOMAO E INSTRUMENTAO INDUSTRIAL

197

You might also like