You are on page 1of 10

8

RIZOMA-VDEO
Deslocar os conceitos de seus campos de origem, proporcionando intercesses, novas problematizaes e solues inditas. Essa talvez tenha sido a principal preocupao do pensamento deleuziano. A proposta deste captulo definir e caracterizar o conceito de rizoma, apresentado por Deleuze e Guattari na obra Mil Plats (1980), de forma a avaliar suas potencialidades para a criao coletiva em vdeo. O projeto pretende trabalhar as intercesses entre tal conceito e o vdeo verificando possveis fluxos e contaminaes entre um e outro. Nascido em 1925, o filsofo francs Gilles Deleuze publicou obras de crtica clssica sobre Nietzsche, Hume, Kant, Sade, Kafka, Bacon, Bergson e outros. Porm com o Anti-dipo (1972), escrito em colaborao com o psicanalista Flix Guattari, que abordado um estilo de pensamento radicalmente novo, recheado de referncias culturais e artsticas, no qual so analisadas as relaes da psicanlise com a poltica e a histria, para mostrar que o esquizofrnico o revelador, o limite que o capitalismo no consegue transpor, por reunir em si todas as contradies do sistema. Em 1980 escrevem Mil Plats, uma continuao de o Anti-dipo, desenvolvendo uma filosofia inaugural e indita. Na obra de Deleuze e Guattari a filosofia recebe um itinerrio inventor, uma propriedade criadora, no contemplativa, nem reflexiva, muito menos comunicativa. O pensar filosfico compelido para o ato de intensa produo conceitual, a filosofia se passa na criao de conceitos, na arquitetura conceitual e na formulao de sentido, sem a obrigatoriedade de adequao do conceito coisa ou ao estado de coisas.
A filosofia sempre se ocupou de conceitos, fazer filosofia tentar inventar ou criar conceitos. Ocorre que os conceitos tm vrios aspectos possveis. Por muito tempo eles foram usados para determinar o que uma coisa (essncia). Ns, ao contrrio, nos interessamos pelas circunstncias de uma coisa: em que casos, onde e quando, como, etc.? Para ns, o conceito deve dizer o acontecimento, e no mais a essncia. (Deleuze, 1972-1990:37)

Segundo Deleuze e Guattari, uma idia no algo genrico. No se produz uma idia em geral. Uma idia, assim como aquele que produz idia, j est destinada a este ou aquele domnio. As idias devem ser tratadas como potenciais j empenhados nesse ou naquele modo de expresso: uma idia em cinema, uma idia em filosofia, uma idia em msica; idias particulares, no generalistas. Assim a filosofia no feita para refletir sobre alguma coisa. Ao tratar a filosofia como uma disciplina que reflete-sobre, esgotamos suas potencialidades. A filosofia uma disciplina to criativa, to inventiva quanto qualquer outra, ela consiste em criar ou inventar conceitos. E os conceitos no existem prontos e acabados, preciso fabric-los. Define-se o conceito, principalmente, por sua auto-referncia, ou seja, ele no uma funo por no se referir a nada exterior a ele prprio; o conceito no busca a referncia em um estado de coisas, mas sim nos acontecimentos, capazes de destituir o verbo ser e o atributo. O conceito sua prpria referncia pe-se a si mesmo e pe seu objeto.
A filosofia no comunicativa, assim como no contemplativa nem reflexiva: ela , por natureza, criadora ou mesmo revolucionria, uma vez que no pra de criar novos conceitos. A nica condio que eles tenham uma necessidade, mas tambm uma estranheza, e eles as tm na medida em que respondem a verdadeiros problemas. O conceito o que impede que o pensamento seja uma simples opinio, um conselho, uma discusso, uma tagarelice. Todo conceito forosamente um paradoxo. (Deleuze, 1972-1990:170)

Mil Plats (1980) traz em seus movimentos e ritmos uma infinidade de conceitos e uma extensa produo de conexes entre os vrios plats.1

Os plats so, de acordo com Deleuze e Guattari, estruturas diferente dos captulos, cada plat pode ser lido em qualquer posio e posto em relao com qualquer outro. Chamamos plat toda multiplicidade conectvel com outras hastes subterrneas superficiais de maneira a formar e estender um rizoma. (Deleuze e Guattari, 1980:33). Com essa idia constroem um novo tipo de livro que permite ao leitor criar sua prpria estratgia de leitura e criao.

10

A obra contm todos os componentes de um tratado clssico de filosofia: uma ontologia, uma fsica, uma lgica, uma psicologia, uma moral e uma poltica, porm com a diferena de que no se vai de uma a outra segundo uma lgica do desenvolvimento (dos princpios s conseqncias) e sim de agenciamento. No livro h linhas de articulao ou segmentaridade, estratos, territorialidades, mas tambm linhas de fuga, movimentos de desterritorializao e desestratificao. Um dos principais conceitos para se entender a obra a idia de rizoma. Os autores introduzem o pensamento relacionando rizoma natureza e cultura, atravs do livro e da raiz. Segundo eles, h diferentes tipos de livros, sendo o primeiro deles o livro-raiz. Este o livro clssico. As razes so ramificaes, numerosas, laterais e circulares, dicotmicas, nas quais um se torna dois e dois se tornam quatro. H uma forte necessidade de unidade principal, de centro. Trata-se do pensar submetido s exigncias de um espao estriadomtrico, hierarquizado, ilusionado pela transcendncia, submetido aos dogmas e com pretenses de ser fechado; o pensar que deseja a verdade e a fundamentao ltima. a lgica binria, aquela que domina ainda a psicanlise, a lingstica, o estruturalismo e at a informtica.
Vejam a Psicanlise e a Lingstica: uma s tirou decalques ou fotos do inconsciente, a outra, decalques ou fotos da linguagem, com todas as traies que isso supe (no de se espantar que a Psicanlise tenha ligado sua sorte a Lingstica). (Deleuze e Guattari, 1980:23)

A segunda figura do livro o sistema radcula ou raiz fasciculada, da qual a modernidade tirou proveito. Aqui a raiz principal foi destruda e nela se insere uma multiplicidade imediata de razes secundrias que deflagram um grande desenvolvimento. Porm tais multiplicidades crescem numa direo, linear, afirmando sempre uma unidade de totalizao, ainda como passada ou possvel. Se a multiplicidade encontra-se presa a uma estrutura, seu crescimento compensado pela reduo das leis de combinao.

11 (...)o sistema fasciculado no rompe verdadeiramente com o dualismo, com a complementaridade de um sujeito e de um objeto, de uma realidade natural e de uma realidade espiritual: a unidade no pra de ser contrariada e impedida no objeto, enquanto que um novo tipo de unidade triunfa no sujeito. (Deleuze e Guattari, 1980:14)

O rizoma floresce como a imagem do pensamento diferente da raiz; o pensamento rizomtico, a-centrado e no hierrquico, preocupado com as grandezas e dimenses, criador de diferenas, consistncia e sentido (sistema aberto, apto a montar cadeias), restituindo ao mltiplo sua autonomia. De acordo com Deleuze e Guattari (1980) a teoria do rizoma baseada nas multiplicidades por elas mesmas, a partir do momento em que o mltiplo passa ao estado de substantivo. As multiplicidades so tratadas como a prpria realidade, e no supem nenhuma unidade, no entram em nenhuma totalidade e tampouco remetem a um sujeito. Um rizoma distingue-se absolutamente das razes e radculas. Os bulbos e os tubrculos so rizomas.
Os animais tambm o so sob sua forma matilha. Ratos so rizomas, assim como suas tocas com todas as suas funes de habitat, de proviso, de deslocamento, de evaso e de ruptura. H rizomas quando os ratos deslizam uns sob os outros. (Deleuze e Guattari, 1980:15)

O crebro e o pensamento tambm so rizomticos. A memria no submetida a uma lei de contiguidade ou de imediatidade em relao a seu objeto.
O que se chama equivocadamente de dendritos no assegura uma conexo dos neurnios num tecido contnuo. A descontinuidade das clulas, o papel dos axnios, o funcionamento das sinapses, a existncia de microfendas sinpticas, o salto de cada mensagem por cima destas fendas fazem do crebro uma multiplicidade que, no seu plano de consistncia ou em sua articulao, banha todo um sitema probalstico incerto () (Deleuze e Guattari, 1980:25)

12

Desse modo, algumas caractersticas do rizoma, segundo Deleuze e Guattari, so: Conexo e heterogeneidade: qualquer ponto de um rizoma pode ser conectado a qualquer outro. Diferentemente da lingstica que se baseia na metfora da rvore ou raiz, e que pressupe uma certa ordem, aqui se entende que cadeias semiticas de todo tipo se conectam a modos de codificao bastante diversos.
Num rizoma, cada trao no remete necessariamente a um trao lingstico: cadeias semiticas de toda natureza so a conectadas a modos de codificao muito diversos, cadeias biolgicas, polticas, econmicas, etc., colocando em jogo no somente regimes de signos diferentes, mas tambm estatuto de estados de coisas. (Deleuze e Guattari, 1980:15)

Portanto, em vez de limitar-se a uma anlise por decomposies estruturais internas, o mtodo de tipo rizoma analisa a linguagem a partir de um descentramento sobre outras dimenses e registros. Multiplicidade: caracteriza a inexistncia de uma unidade que sirva de piv no objeto ou que se divida no sujeito. Uma multiplicidade no tem nem sujeito nem objeto, possui somente determinaes, grandezas, dimenses que no podem crescer sem que se mude de natureza. No existem pontos ou posies num rizoma como se encontra numa estrutura, numa rvore, numa raiz. Existem somente linhas e somente isso faz proliferar o conjunto, linhas que formam tramas. Trata-se aqui de agenciamentos, dimenses que crescem numa multiplicidade que muda de natureza medida que aumentam suas conexes. Um rizoma no se deixa sobrecodificar, nem possui dimenso suplementar ao nmero de suas linhas, quer dizer, multiplicidade de nmeros ligados a estas linhas. Todas as multiplicidades so planas, uma vez que elas preenchem, ocupam todas as suas dimenses.

13

As multiplicidades se definem pelo fora: pela linha abstrata, linha de fuga ou de desterritorializao segundo o qual elas mudam de natureza ao se conectarem s outras. O plano de consistncia (grade) o fora de todas as multiplicidades. A linha de fuga marca, ao mesmo tempo: a realidade de um nmero de dimenses finitas que a multiplicidade preenche efetivamente; a impossibilidade de toda dimenso suplementar, sem que a multiplicidade se transforme segundo esta linha; a possibilidade e a necessidade de achatar todas estas multiplicidades sobre um mesmo plano de consistncia ou de exterioridade, sejam quais foram suas dimenses. (Deleuze e Guattari, 1980:17)

Ruptura a-significante: um rizoma pode ser quebrado, rompido em qualquer lugar e ser reconectado em qualquer ponto sem que haja prejuzo em seu contedo. impossvel exterminar as formigas porque elas formam um rizoma animal do qual a maior parte pode ser destruda sem que ele deixe de se reconstruir. Todo rizoma compreende linhas de segmentaridade e linhas de fuga das quais elas fogem sempre. Ambos os movimentos esto presos uns aos outros. O rizoma procede por variao, expanso, conquista, captura, picada. (Deluze e Guattari, 1980:32) Princpio de cartografia e de decalcomania: o rizoma mapa e no decalque. A imagem do decalque quer ilustrar o entendimento de modelos estruturais e gerativos, que supem estados sucessivos a partir de uma dada estrutura, que podem se reproduzir infinitamente. Esta a ameaa da representao, instaurada com o advento do cogito cartesiano: o mundo como imagem e semelhana do sujeito que o pensa, que o submete a suas categorias para dele se apossar. J o mapa no reproduz um inconsciente que se fecha em si mesmo, mas o constri. um mapa aberto, voltado para a experimentao, conectvel em todas dimenses. Pode ser modificado constantemente atravs de suas mltiplas entradas. J o decalque volta sempre ao mesmo.
O que chamamos de um mapa, ou mesmo um diagrama, um conjunto de linhas diversas funcionando ao mesmo tempo (as linhas da mo formam um mapa).

14 Acreditamos que as linhas so os elementos constitutivos das coisas e dos acontecimentos. Por isso casa coisa tem sua geografia, sua cartografia, seu diagrama. (Deleuze, 1972-1990:47)

Uma das caractersticas mais importantes do rizoma talvez seja a de possuir mltiplas entradas. Ele no tem comeo nem fim, mas sempre um meio pelo qual ele cresce e transborda. No feito de unidades, mas de dimenses, ou melhor, de direes movedias. Diferentemente das rvores e suas razes, o rizoma conecta um ponto a qualquer outro ponto e cada um de seus traos no remetem necessariamente a traos da mesma natureza. um mapa que pode ser produzido, construdo, sempre desmontvel, conectvel, reversvel, modificvel, com mltiplas entradas e sadas. No possui centro, hierarquia ou ligaes preestabelecidas. Um rizoma no comea nem conclui, se encontra sempre no meio, entre as coisas. Segundo Deleuze: A rvore impe o verbo ser, mas o rizoma tem como tecido a conjuno e...e...e H nesta conjuno fora suficiente para sacudir e desenraizar o verbo ser. (Deleuze e Guattari, 1980:37) A filosofia movida por intensidade, proposta por Deleuze e Guattari, significa que o impensvel toca o pensamento e faz com que ele fique ativo, potncia da fora que vem de fora. E, tambm, pensar por conceitos que se ocupam de acontecimentos (so singularidades, no universais), como quer Deleuze, ter uma relao intrnseca com a criao, com o pensamento nmade que busca equilibrar sua consistncia e realizar seu sentido em mltiplas situaes que se apresentam ao pensamento. A filosofia nmade-rizomtica como experimentao se preocupa com sua consistncia, auto-referncia e produo de sentido no plano da imanncia. De fato, o que importa retirar do filsofo o direito reflexo sobre. O filsofo criador, ele no reflexivo. (Deleuze, 19721990:152) A intercesso de conceitos criados em diferentes campos de conhecimento uma idia recorrente, sendo notvel o quanto os conceitos so deslocados de seu contexto original para tratar outros assuntos de outros campos tericos. As

15

potencialidades de um determinado conceito quando retirado de seu contexto de criao e inserido em outros diversos devem ser investigadas e experimentadas, campos de conhecimento diferentes devem interagir entre si. Quando aplicamos algum conceito vindo do campo da msica ao campo da cincia, por exemplo, este conceito traz novos questionamentos e exige solues inditas, contribuindo para o desenvolvimento do contexto em que foi inserido e do prprio conceito em si. Conceitos no devem ser fixados e rotulados como prprios desta ou daquela linha de conhecimento, e sim vagar entre elas. Com isto promove-se o que est no meio destas linhas ao invs de fechar suas possibilidades dentro delas mesmas. As possibilidades de criao passam ento a ser infinitamente maiores. Esta hibridao dos vrios campos de conhecimento produz um potencial criador violento, visto que os conceitos passam a ser eles prprios mutantes e itinerantes ao invs de estticos e amarrados e a partir deles se pode construir um novo conhecimento desprovido de fronteiras que so, afinal, separaes artificiais do todo do pensamento.
...a filosofia acreditava ter acabado com o problema das origens. No se tratava mais de partir nem chegar. A questo era antes: o que se passa entre? (Deleuze, 1972-1990:151)

Segundo Deleuze, durante muito tempo, o mundo se baseou em uma concepo energtica do movimento na qual existe um ponto de apoio ou ento se origem de um movimento. Hoje em dia j se observa que o movimento se define cada vez menos como ponto de partida e sim como uma maneira de colocao em rbita. Um exemplo citado por Deleuze so os esportes como a asa delta, que se insere em uma condio de vento preexistente. Assim, o fundamental no de onde se parte e sim o que se passa entre.
O essencial so os intercessores. A criao so os intercessores. Sem eles no h obra. Podem ser pessoas para um filsofo, artistas ou cientistas; para um cientista, filsofos ou artistas mas tambm coisas, plantas, at animais, como em

16 Castaeda. Fictcios ou reais, animados ou inanimados, preciso fabricar seus prprios intercessores. (Deleuze, 1972-1990:156)

Essas caractersticas e princpios presentes na filosofia deleuziana, em especial o carter da estrutura rizomtica, tornam possvel um dilogo entre esses e alguns modos de produo contempornea como a hipermdia e o vdeo. A partir da produo videogrfica, estruturada de forma rizomtica sero verificadas as possibilidades de conexo e trocas entre o vdeo e o rizoma. Uma das possveis formas de se discutir a criao coletiva em vdeo atravs da investigao das potencialidades do conceito de rizoma proposto por Deleuze e Guattari, aplicando-o a este meio (vdeo). A opo por uma produo utilizando a linguagem videogrfica deve-se a algumas de suas caractersticas: o carter hbrido, no-linear, inusitado e o fato da constante mutao dessa linguagem, sendo dessa forma, uma linguagem mltipla de formas e sentidos. Uma das caractersticas mais importantes do rizoma talvez seja a de possuir mltiplas entradas, da decorrendo uma certa semelhana com o vdeo. Alm disso, nota-se hoje em dia uma absoro no satisfatria, na rea de vdeo, de tais reflexes, como tambm de novos conceitos produo coletiva/no autoral, linhas de fuga transformadas com advento das novas tecnologias. Portanto, h uma carncia no s de produes, mas tambm de referncias tericas acerca desses conceitos dentro da linguagem videogrfica. Assim sendo, essa conexo rizoma-vdeo pode ser um comeo para suprir essa deficincia, tanto para produzir algo indito como tambm para contribuir para a atualizao da j to hbrida linguagem videogrfica. Ao se propor um estudo do processo de criao videogrfica, de fundamental importncia apresentar um breve histrico do vdeo, especialmente da chamada vdeo arte, bem como discutir as particularidades dessa linguagem. Esta a proposta do prximo captulo.

17

You might also like