You are on page 1of 6

1

Compensador Esttico de Reativos Controlado a Tiristores: Modelagem e Simulao


J. C. de Oliveira, PhD; A. B. de Vasconcellos, Dr.; R. Apolnio, Dr.; M. K. Kawaphara, Dr.; J. E. Carvalho, Engo e E. Raupp Jr, Engo
de transmisso de 230 kV interligam a SE-Coxip e Manso a SE-Sinop, cuja extenso total de 450 km (fig.1).

Resumo - Este trabalho apresenta a modelagem do compensador esttico de reativos (CE), composto pelo reator controlado a tiristores (RCT), do capacitor chaveado a tiristores (CCT) e do filtro ressonante de 5a harmnica no programa ATP, mais precisamente, utilizando os recursos do pr-processador ATPDraw. O controle do compensador foi implementado atravs dos recursos da sub-rotina TACS. Os resultados apresentados foram obtidos atravs da insero do CE no final de um sistema eltrico de potncia, com configurao tipicamente radial, no qual foram simuladas vrias ocorrncias, tais como: insero de cargas, rejeio de cargas, energizao de transformadores. Os resultados encontrados buscam enfatizar a eficcia do dispositivo no controle da tenso no barramento ao qual o dispositivo est conectado e nos outros pontos do sistema eltrico. Palavras-Chave - Compensador esttico, reator controlado a tiristores, capacitor chaveado a tiristores, programa ATP, controle de tenso.

sistema eltrico de potncia do Estado de Mato Grosso participa do sistema eltrico interligado nacional, no qual esto presentes linhas de transmisso de at 750 kV em corrente alternada e o elo de corrente contnua de Itaipu. Nesse sistema encontram diversas formas de produo de energia eltrica, tais como: a gerao hidrulica, a gerao trmica (Diesel, gs e nuclear). Em particular, no estado de Mato Grosso, o atendimento s cargas distribudas nas diversas cidades e na rea rural, d-se, predominante, via um sistema de transmisso radial, com tenso de 230 kV, que se estende desde a cidade de Cuiab, subestao (SE) Coxip, at a cidade de Sinop, SE-Sinop. Atualmente, h algumas fontes geradoras de energia eltrica, tais como: a usina hidroeltrica de Manso, a usina termoeltrica de Cuiab (a gs), a usina hidroeltrica de Canoa Quebrada, prxima cidade de Sinop, no norte do Estado. Essas fontes geradoras atendem a demanda do Estado em determinados perodos do ano e, adicionalmente, permitem fornecer energia eltrica ao sistema nacional interligado. Dados recentes indicam uma demanda mxima de 76 MVA na SE-Sinop, suprida em parte pela usina de Manso e pela SE-Coxip (Cuiab). Uma linha
Este trabalho conta com o suporte financeiro da Eletronorte atravs do programa de P&D com a participao da UFMT e UFU. J. C. de Oliveira trabalha na Universidade Federal de Uberlndia (e-mail: jcoliveira@ufu.br ); A. B. de Vasconcellos, M. K. Kawaphara e R. Apolonio trabalham na Universidade Federal de Mato Grosso (e-mails: arnulfo@ufmt.br apolonio@cpd.ufmt.br kiyoshi@cpd.ufmt.br ); J. E. Carvalho e E. Raupp Jr trabalham na Eletronorte (joseeduardo@eln.gov.br edsonraupp@eln.gov.br)

I. INTRODUO

Fig. 1. Sistema eltrico simplificado de Mato Grosso.

A SE-Sinop tem um comportamento tpico de um sistema radial, e como tal, sofre as dificuldades inerentes a regulao de tenso, nas condies de operao de carga leve e pesada. A soluo mais comum adotada pelas concessionrias nacionais responsveis pela gerao e transmisso de energia eltrica a compensao de reativos. Dentre os mecanismos utilizados para tanto se tem a utilizao de compensadores fixos e compensadores com caractersticas variveis. No contexto dos dispositivos dinmicos, os reatores controlados a tiristores operando em conjunto com um banco de capacitores fixos ou chaveados tm sido largamente utilizados por muitas empresas. Esta tecnologia, surgida nos anos 80 ainda se destaca como uma alternativa altamente atrativa para muitas aplicaes. Atualmente, no sistema eltrico nacional, encontram-se em operao unidades de CE nas seguintes localidades: SE-Coxip (Cuiab) (-50/+70MVAr), SEBandeirantes (-75/+100 MVAr), SE-Campos (-60/+100 MVAr), SE-Barro Alto (-22/+33 MVAr) e uma proposta para a implantao de uma unidade de -20/+25 MVAr com controle contnuo e +30 MVAr com controle discreto, na SESinop (Sinop-MT) [1], [2].

Do exposto, este artigo tem por objetivo apresentar a modelagem do compensador esttico no ATP e os resultados de estudos de desempenho deste tipo de compensador e seus impactos num sistema de transmisso com caracterstica predominantemente radial, como o caso do sistema do Estado de Mato Grosso. As simulaes iro avaliar o desempenho do compensador esttico no controle da tenso na barra da SE-Sinop, sob diferentes condies operativas, analisando a operao dinmica do dispositivo. II. MODELAGEM DO SISTEMA DE ENERGIA ELTRICA A. Modelagem do Compensador Esttico no ATP Atualmente existem diversos programas computacionais que permitem a simulao de redes eltricas no domnio do tempo, dentre eles: O simulador SABER, o MathLab, o PSCAD/EMTDC, ATP/ATPDraw, etc. A escolha do ATP deve-se a ampla quantidade de modelos de dispositivos de redes eltricas j disponibilizadas no programa, tais como: transformadores, linhas de transmisso, elementos lineares e no lineares, etc., alm do fato de no se ter qualquer custo para a sua aquisio, aliada a facilidade, graas a incorporao do pr-processador ATPDraw, e a farta documentao para consulta e utilizao. O compensador esttico basicamente constitudo de um reator controlado a tiristores (RCT), um capacitor controlado a tiristores (CCT) e um filtro harmnico ressonante ajustado para a 5 harmnica (fig. 2), [3] e [4].

3).

Fig. 3. Diagrama esquemtico do CE para uma das fases.

A unidade de potncia compreende as vlvulas a tiristores e os elementos a parmetros concentrados (R, L e C) (fig. 4), todos j disponveis na biblioteca de modelos do ATP.

(a)

(b) Fig. 4. Unidade de Potncia do CE: (a) Circuito eltrico equivalente do RCT; (b) Circuito eltrico equivalente do CCT.

Fig. 2. Diagrama unifilar do Compensador Esttico: RCT, CCT e Filtro harmnico.

As potncias reativas do CE, a ser inserido na SE-Sinop, ficaram assim distribudas: dos +25 MVAr capacitivos, 3,5 MVAr foram destinados ao filtro de 5a harmnica e 21,5 MVAr ao capacitor chaveado a tiristores e -24,0 MVAr ao reator. Os valores das resistncias, indutncias e capacitncias do compensador esttico foram estimados com base nos dados do compensador esttico da SE-Coxip, mantidas a devidas propores. Para efeito de modelagem, o compensador esttico pode ser dividido em quatro blocos distintos e inter-relacionados: a unidade de potncia, a unidade de medio, a unidade de controle e a unidade de distribuio de pulsos de disparo (fig.

A fig. 5 mostra o RCT e CCT implementados no ATPDraw utilizando os modelos de dispositivos j existentes no programa. O filtro harmnico modelado simplesmente como uma carga trifsica ligada em Y. Os sinais de disparo dos tiristores ficam acessveis unidade de controle, a qual foi implementada utilizando os recursos da TACS. A unidade de medio baseia-se em um circuito dedicado aquisio e ao processamento dos sinais de tenso da barra controlada pelo CE (lado de 230kV), cujas sadas intermedirias fornecem sinais proporcionais ao valor eficaz da tenso da barra controlada (VCE) e a corrente reativa intercambiada entre o sistema e o CE (ICE).

(a) Fig. 6. Modelo equivalente no ATPDraw da unidade de medio.

(b) Fig. 5. Modelo equivalente da unidade de potncia do CE no ATPDraw : a) RCT, b) CCT.

Na unidade de medio est contido um medidor coletivo da tenso eficaz das trs fases e um medidor de potncia reativa trifsica, este implementado com o uso de PLL (Phase Locked Loop), a partir dos quais obtm-se o sinal proporcional tenso na barra, levando-se em conta um dado estatismo para o CE. A fig. 6 mostra a implementao no ATPDraw. O controlador de tenso, cuja funo e garantir o valor da tenso desejada na barra controlada, formado basicamente por um controlador proporcional e integral (PI). O controlador PI recebe informaes da unidade de medio e emite um sinal correspondente ao valor desejado para a susceptncia do compensador esttico. A fig. 7 mostra o diagrama de blocos do controlador proporcional e integral (PI), filtros, sinais de subtenso e sobretenso e o seu modelo equivalente do controlador PI no ATPDraw. Participam, tambm, da unidade de controle, os seguintes blocos lgicos: bloco de deteco de sobretenso e subtenso, bloco de distribuio de pulsos, bloco de disparo do RCT, bloco de disparo do CCT, bloco de deteco de polaridade do capacitor e sobrecorrente do CCT [3], [4]. O sinal de sada do controlador PI, bref, a susceptncia de referncia para o CE. Um valor negativo para bref, indica a necessidade de operar na regio indutiva; ao contrrio, se positivo o compensador dever operar na regio capacitiva. A sada (bref) fornece o sinal para o ngulo de disparo do RCT, cuja relao dada por: 2. susceptncia = 2 + seno( ) (1) 90 sendo o ngulo de disparo em graus. A estratgia para representar essa no linearidade

aproximada pela relao [4]: Nivel=9,2 0,92.bref (2)

sendo o sinal Nvel proporcional ao ngulo de disparo do RCT. A figura 8 mostra o diagrama de blocos, cuja sada o sinal para disparo do RCT, e o bloco lgico de disparo propriamente dito. Para a implementao da unidade de disparo do RCT, faz-se necessrio sincronizao com os sinais de tenso das fases VAB, VBC e VCA, os quais so realizados por meio de dois PLL por fase.

(b)

(a)

(c) Fig. 8. Disparo do RCT; a) Diagrama de bloco (fases C e A); b) e c) Implementao no ATPDraw do detector de nvel e bloco de disparo do RCT.

A fig. 9 mostra parte da lgica de disparo do CCT, em particular, os sinais de disparo dos tiristores inseridos entre as fases C e A.

(b) Fig. 7. Controlador de tenso: a) Diagrama de blocos parcial do sistema de controle, b) Implementao no ATPDraw do controlador PI.

Fig. 9. Implementao da lgica de disparo do CCT do capacitor ligado entre as fases C e A (parcial).

(a)

B. Modelagem do sistema de transmisso e transformadores O diagrama unifilar do sistema eltrico a ser simulado est mostrado na fig. 10. A modelagem das linhas de transmisso, dos transformadores, reatores, banco de capacitores, cargas so facilmente realizveis com o uso dos modelos prexistentes no ATPDraw.

Fig. 10 Diagrama unifilar do sistema eltrico a ser simulado.

A fig. 11 mostra a implementao no ATPDraw dos dispositivos existentes na SE-Sinop, quais sejam: os bancos de capacitores (8x3,6MVAr), manobrveis, no tercirio do transformador de 100 MVA; o reator de linha de 20 MVAr, o reator de 20 MVAr e o banco de capacitores de 30 MVAr, estes manobrveis, e as cargas, que foram divididas em trs grupos, para simular as condies de carga leve, mdia e pesada.

Fig. 12. Tenso na SE-de Sorriso, Sinop e de referncia em funo da insero de cargas, retirada de reator, insero de bancos e retirada de carga. TABELA I TIPO E POTNCIA DAS CARGAS E INSTANTE DE MANOBRA DURANTE A SIMULAO DIGITAL; SE-SINOP; SE-COXIP =1,02 PU Carga Potncia Instante de Tenso fase-neutro x106 manobra (s) (pu) Insero Retirada Sorriso Sinop T < 0,6 s 0,9703 0,9492 carga RL +42,5 0,6 0,9119 0,8782 Reator 20,0 0,8 0,9553 0,9321 Banco Cap 4x3,6 1,0 0,9986 0,9834 Carga RL 76,0 1,2 0,9453 0,9192 Banco Cap 4x3,6 1,4 0,9765 0,9585 Carga RL -23,0 1,6 1,0179 1,0074 Banco Cap 1x3,6 1,8 1,0089 0,9960 Banco Cap 1x3,6 2,0 0,9998 0,9845 Carga RL -27,0 2,2 1,0455 1,0393 Banco Cap 2x3,6 2,4 1,0261 1,0147 Banco Cap 1x3,6 2,6 1,0164 1,0028 Banco Cap 1x3,6 2,8 1,0067 0,9989

Fig. 11 Implementao dos dispositivos da SE-Sinop no simulador.

As chaves colocadas em cada um dos dispositivos permitiro a manobra de insero e retirada do dispositivo durante as simulaes. III. SIMULAES COMPUTACIONAIS A. Simulao sem a conexo do compensador esttico Na simulao procurou-se retratar a insero e a retirada de cargas e dispositivos para controle da tenso na SE-Sinop. A potncia das cargas conectadas nesse barramento referem-se a situao de demanda mxima medida no ms de maio de 2007. A figura 12 mostra o grfico para esta situao e a tabela I resume os instantes de chaveamento dos dispositivos e sua respectiva potncia.

O controle de tenso adicionalmente realizado atravs do ajuste automtico do tap do auto-transformador existente na SE-Sinop. Caso seja necessria a gerao de potncia reativa capacitiva, alm daquela providenciada pelos 8 bancos de 3,6 MVAr, o banco de capacitores de 30 MVAr existente no lado de 230 kV poder ser inserido no sistema, ajustado pela retirada parcial ou total dos bancos existentes em 13,8 kV (8x3,6 MVAr). A carga resultante no final da simulao, isto , 26 MVA, a condio de carga leve diria.

B. Simulao com o compensador esttico Para a simulao com o compensador esttico considerouse a retirada do reator manobrvel de 20 MVAr na barra de 230 kV da SE-Sinop e, tambm, a retirada dos bancos de capacitores (8x3,6 MVAr) do tercirio do transformador de 100 MVA. A fig. 13 mostra os resultados da simulao com o CE para as mesmas condies de insero e retirada de cargas da simulao anterior, e adicionalmente, a retirada total das cargas em t=2,8 s.

dever ser implementado, juntamente com a compensao contnua (RCT + CCT), para realizar tal chaveamento. IV. CONCLUSES A modelagem do compensador esttico no ATP permitiu a simulao desse dispositivo inserido num sistema eltrico de potncia objetivando a regulao de tenso na barra a qual o dispositivo est conectado. A disponibilidade do modelo computacional permitir a realizao de simulaes em trabalhos futuros que avaliem aspectos relacionados injeo de correntes harmnicas no sistema eltrico provocadas pelo compensador esttico. V. REFERNCIAS Relatrios Tcnicos:
[1] [2] ELETRONORTE SETST-MT, "Especificao tcnica do equipamento controlador de tenso", parte I, documento interno. ELETRONORTE Relatrio Tcnico, "SVC Sinop Network Harmonic Study", documento interno.

Artigos:
(a) [3] C. S. Fonseca, J. Honda, H. Pessoa O. Jr. E Eduardo H. E. Filho, "Desenvolvimento de modelo para representao da resposta transitria do compensador esttico de coxip no programa ATP", X SNPTEE, 1989.

Dissertaes:
[4] M. Fandi, "Reator controlado a tiristores: modelagem para anlises sob condies de operao em regimes permanente e transitrio", Dissertao de mestrado, UFU, 1998.

VI. BIOGRAFIAS
Jose C. Oliveira nasceu em ItajubaMG, Brazil. Obteve os ttulos de Bacharel e Mestre na Universidade Federal de Itajub-Brasil e PhD na Universidade de Manchester Reino Unido. Atualmente pesquisador na Universidade Federal de Uberlndia-Brasil. Arnulfo Barroso de Vasconcellos nasceu em Corumb-MT, Brasil. Obteve o ttulo de Bacharel em engenharia eltrica em 1980 na Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em 1987 e Doutor em 2004 na Universidade Federal de Uberlndia. Roberto Apolnio nasceu em Luclia-SP, Brasil. Bacharel em engenharia eltrica em 1981 na Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em 1988 na Universidade Federal de Santa Catarina Brasil e Doutor em 2004 na Universidade de Uberlndia Brasil. Mrio Kiyoshi Kawaphara, Bacharel em engenharia eltrica em 1980 na Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em 1993 e Doutor em 1997 na Universidade Estadual PaulistaBrasil. Atualmente professor na Universidade Federal de Mato Grosso - Brasil. Jos Eduardo de Carvalho nasceu em Monte Aprazvel-SP. Obteve o ttulo de bacharel em engenharia eltrica em 1981, pela Escola de Engenharia de So Carlos-USP. Trabalha como Engenheiro Eletricista na Eletronorte desde 1989. Edson Raupp Junior nasceu em Joinville-SC. Bacharel em engenharia eltrica na Universidade Federal de Mato Grosso. Trabalha na Eletronorte como Engenheiro Eletricista desde 2007, no setor de Linhas de Transmisso.

(b)

(c) Fig. 13. a) Tenses na SE-Sorriso, Sinop e referncia; b) Corrente no RCT; c) Corrente no CCT.

Dos resultados anteriores, observa-se que a partir da insero da carga em t=0,6s, o CCT foi chaveado e o reator passa a absorver o excedente de reativo gerado pelo CCT. Aps a insero da carga total, t=1,2s, o reator vai deixando de absorver corrente do sistema. Esse transitrio foi interrompido pela retirada de carga em t=1,6s. Nas situaes de carga extrema, o banco de capacitores de 30 MVAr, na barra de 230 kV, poder ser inserido manualmente no sistema, porm um controle automtico

You might also like