You are on page 1of 10

Curso: Engenharia Sanitria e Ambiental Disciplina: Qumica Ambiental 2012.

1 Professora: Hilda Discente: Cristiano Duarte de Magalhes

Trabalho: Resoluo CONAMA sobre a poluio Atmosfrica

Trabalho entregue como requisito parcial da avaliao da disciplina de Qumica Ambiental do curso de Engenharia Sanitria e Ambiental da UFBA Campus Barreiras,Bahia.

Barreiras, Outubro de 2012.

A poluio atmosfrica se refere a mudana ocasionada por intermdio do homem na atmosfera que so suscetveis de causar impacto ambiental ou de sade humana, atravs da contaminao por gases, partculas slidas, lquidas em suspenso, material biolgico ou energia. Com a construo de grandes centros urbanos, juntamente com a instalao de grandes fabricas este potencial poluidor vem crescendo significativamente e com isto foi preciso ter intermdio para as questes ambientais estabelecendo limites que o potencial poluidor poderia poluir de forma a no prejudicar os seres humanos animais e o meio em geral. Estes limites so estabelecidos pelo CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente). O CONAMA que trata sobre os limites mximos de emisses para fontes fixas e o CONAMA N 382 de 26 de dezembro de 2006. Esta resoluo no seu artigo primeiro estabelece que: Art. 1 Estabelecer limites mximos de emisso de poluentes atmosfricos para fontes fixas. No seu artigo segundo diz que: Art. 2 Para o estabelecimento dos limites de emisso de poluentes atmosfricos so considerados os seguintes critrios mnimos: I - o uso do limite de emisses um dos instrumentos de controle ambiental, cuja aplicao deve ser associada a critrios de capacidade de suporte do meio ambiente, ou seja, ao grau de saturao da regio onde se encontra o empreendimento; II - o estabelecimento de limites de emisso deve ter como base tecnologias ambientalmente adequadas, abrangendo todas as fases, desde a concepo, instalao, operao e manuteno das unidades bem como o uso de matrias primas e insumos; III - adoo de tecnologias de controle de emisso de poluentes atmosfricos tcnica e economicamente viveis e acessveis e j desenvolvidas em escala que permitam sua aplicao prtica;

IV - possibilidade de diferenciao dos limites de emisso, em funo do porte, localizao e especificidades das fontes de emisso, bem como das caractersticas, carga e efeitos dos poluentes liberados; e V - informaes tcnicas e mensuraes de emisses efetuadas no Pas bem como o levantamento bibliogrfico do que est sendo praticado no Brasil e no exterior em termos de fabricao e uso de equipamentos, assim como exigncias dos rgos ambientais licenciadores. Esta resoluo traz tambm os limites de cada poluente, que ser apresentado a seguir: Limites de emisso para poluentes atmosfricos provenientes de processos de gerao de calor a partir da combusto externa de leo combustvel.

Limites de emisso para poluentes atmosfricos provenientes de processos de gerao de calor a partir da combusto externa de gs natural.

Limites de emisso para poluentes atmosfricos provenientes de processos de gerao de calor a partir da combusto externa de bagao de cana-de-acar.

Limites de emisso para poluentes atmosfricos provenientes de processos de gerao de calor a partir da combusto externa de derivados da madeira.

Limites de emisso para poluentes atmosfricos provenientes de turbinas a gs para gerao de energia eltrica

Limites de emisso para poluentes atmosfricos provenientes de processos de refinarias de petrleo

Limites de emisso para poluentes atmosfricos provenientes de processos de fabricao de celulose

Limites de emisso para poluentes atmosfricos provenientes de processos de fuso secundria de chumbo.

Limites de emisso para poluentes atmosfricos provenientes de processos da indstria de Alumnio Primrio

Limites de emisso para poluentes atmosfricos provenientes de Fornos de Fuso de Vidro.

Limites de emisso para poluentes atmosfricos provenientes da indstria do cimento Portland

Limites de emisso para poluentes atmosfricos gerados na produo de fertilizantes, cido fosfrico, cido sulfrico e cido ntrico.

Limites de Emisso para Poluentes Atmosfricos gerados nas Indstrias Siderrgicas Integradas e Semi-Integradas e Usinas de Pelotizao de Minrio de Ferro.

Referncia Bibliogrfica Resoluo CONAMA N 382, de 26 de dezembro de 2012.

You might also like