You are on page 1of 39

Pequenos Delrios de Montevidu.

(Apresentao do livro Viviendo Vivienda).

Disciplina: Histria Social da Arquitetura e do Urbanismo Modernos. AUH 5819 Aluno: Luis Oreggioni Professor: Paulo Bruna Mestrado em Arquitetura e Urbanismo rea de Concentrao: Projeto de Arquitetura Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de So Paulo
14 de Setembro de 2012, So Paulo e Montevideo.

Resumo
Este trabalho acadmico faz uma reflexo sobre alguns tpicos do projeto de habitao coletiva contempornea. O texto funciona como a explicitao de temas recolhidos num livro recentemente publicado pelo autor deste trabalho. O livro incorpora uma pesquisa multimodal na rea de projeto de arquitetura desenvolvida na Faculdade de Arquitetura (Farq) da UdelaR1 entre os anos 2004 e 2007 e que derivou em diversas ramificaes acadmicas e culturais 2. Embora o trabalho tenha valor autnomo, pode ser lido tambm junto ao livro viviendo vivienda.3 Parte-se de algumas hipteses provisionais que se focalizam em alguns ns crticos lidos pelo autor no discurso e na prtica acadmica atuais: As distncias imprescindveis, mas ao mesmo tempo perigosas, entre o espao projetado e o espao habitado. As contradies entre a crtica ideolgica ao movimento moderno e o grande valor da experincia de projeto de habitao do movimento moderno. J desde a segunda ps-guerra comeou a articular-se a crtica modernidade, a qual teve o seu clmax e posterior queda no ps-modernismo. Ento podemos nos aproximar experincia moderna de uma maneira mais aberta e operativa. A persistncia indelvel (e indesejvel) do funcionalismo em muitas das praticas contemporneas. A necessria superao do funcionalismo foi assumida neste trabalho como hiptese iluminada pelas pesquisas e o estilo do Cedric Price quem dizia a fins dos anos 60: uma casa j no mais aceitvel como um mecanismo ordenador predeterminado da vida familiar, e ele propunha entend-la como um brinquedo econmico habitvel de 24 horas. 4 As inquietudes apresentadas pertencem ao campo do projeto de arquitetura. Muitas delas atendem a questes tericas, mas o desejo fazer o percurso entre a teoria e o projeto, espaos de produo de ideias em arquitetura. Atende-se tambm ao percurso entre a forma arquitetnica e os fenmenos que acontecem nela. O cenrio de origem do estudo a Unidad de Habitacin Cerro Sur (Unidade de Habitao Cerro Sul), um prdio de habitao social projetado nos anos 50 por Romn Fresnedo Siri na fralda do Cerro de Montevidu, defrontando a baa de mesmo nome. O trabalho adota uma linha argumental: o reconhecimento de mtodos delirantes na prtica e no discurso arquitetnico. Numa aproximao ldica a partir de Delirious New York de Rem Koolhaas, capturam-se alguns episdios delirantes associveis Unidade de Habitao Cerro Sul, ao clima ideolgico que a ambienta, s prticas dos seus moradores e as sucessivas releituras disciplinares. Koolhas trabalha com os delrios a partir do discurso do Salvador Dali, o Mtodo Paranoico Crtico, uma ferramenta para levar o procedimento antirracional da vanguarda a um estado mais sistemtico.

Universidad de la Repblica Oriental del Uruguay. Artigos sobre o trabalho foram publicados nas Jornadas de Investigacin en Arquitectura farq UDELAR (4as Jornadas ano 2005 y 6as Jornadas ano 2007); no Catalogo do Envio Uruguaio Bienal de Arquitetura de Veneza 2008, Artigo Una experiencia en lo Proyectual na Revista Vivienda Popular 17, 2008; Mostra no Proyecto Habitar 2010. Centro Cultural de Espaa, baixo a curadoria de Luisa Espino (OA Placa transparente de 1.68x0,84m. + Monos de siete fragmentos de un Libro); no marco do Proyecto Habitar em Montevidu, Luis Oreggioni e Fernando Miranda organizaram o Seminrio Disciplina / Indisciplina, com artistas e arquitetos uruguaios; Proyecto Habitar maio 2010 no Espacio Ce, Antigua Guatemala (Monos de siete fragmentos de un Libro); Pesquisa presentada no 1er Congreso Iberoamericano de Alteha, Asociacin Latinoamericana de Teora del Habitar San Juan, Argentina, 2008. 3 OREGGIONI, Luis. Viviendo Vivienda. Montevidu: Farq UdelaR e Zona Editorial, 2012. 4 PRICE, Cedric Hacia un econmico juguete habitable de 24 horas. Em CUNEO, Rita e Dardo: Hacia una nueva actitud. Buenos Aires : Mac Gaul, 1971.
2

Apresenta-se alinhavada uma sequencia de episdios delirantes recolhidos (e construdos) no curso da pesquisa e do livro viviendo vivienda. Os principais registros do delrio sero os desenhos dos arquitetos, testemunhos em estado puro diretamente conectados subjetividade e ao intelecto dos seus autores.

i01 Interior de um apartamento da Unidade Cerro Sul parte do projeto original perspectiva. Fotografia tomada pela Prefeitura de Montevidu em 1956, re-fotografada por Juan Articardi. Arquivo do Iha-Farq. Em OREGGIONI, Luis. Viviendo Vivienda. Montevidu: Farq Udelar e Zona Editorial, 2012.

i02 Interior de um apartamento da Unidade Cerro Sul. Fotografia Luis Oreggioni. Fotomontagem Nicols Borges. Em OREGGIONI, Luis. Op. Cit.

O mapa e o territrio.
(Episdio 01: Fetichismo) O mapa construo intelectual, representao da realidade, ou ainda de uma ideia. O mapa quer dizer o projeto. i01 O territrio, quer dizer a vida. A nossa disciplina hipercodificada por um sistema tcnico preciso e de alta pregnncia, tende a prescindir do territrio. Os mapas, dispositivos que geramos como ferramentas para transformar a realidade, costumam perder a ligao com ela. Objetos de culto. Fetichismo ensimesmado. A nossa disciplina, e sua condio essencial de produto social parece questionada pelas prticas que comodamente ficam ensimesmadas no mapa. Dizia Baudrillard que o sistema dos objetos somente podem ser descritos cientificamente quando so considerados como resultado da interferncia de um sistema de prticas sobre um sistema de tcnicas ao mesmo tempo. O territrio interfere geneticamente no mapa. i02 Ento se trata de encontrar mecanismos de pensamento, de projeto com a capacidade de assumir uma permeabilidade natural entre ambos os recintos. Transparentar e atravessar esses muros num ato incmodo, mas produtivo. i03 Segue-se aqui a viviendo vivienda no percurso de ida e volta que inspeciona o espao intermedirio entre o mapa e o territrio. Capturar o lugar no espao, o lar na casa, o morador no usurio. Destilar esse termo usurio em particular, encarnao da prtica funcionalista, a substituio da vida pelo ditado disciplinar. A fascinao pelo mapa e sua condio abstrata reconhece um cmulo em alguns discursos da modernidade a partir de sua procura (inexoravelmente lingustica) do abandono da linguagem. O filsofo Walter Benjamin escrevia l por 1930, propagandeando a produo de muitos de seus contemporneos, algumas palavras delirantes: Os novos arquitetos conseguiram-no com seu ao e seu vidro: criaram espaos nos que no resulta fcil deixar um rastro5. E de forma mais geral, mapeando a nova cultura moderna no princpio dos anos 30: Nas suas edificaes, nas suas imagens e nas suas historias, a humanidade se prepara para sobreviver se for preciso, cultura 6. O fetiche torna-se um delrio perigoso.
BENJAMIN, Walter. Experiencia y Pobreza Em: Benjamin, Walter, Discursos Interrumpidos. Barcelona: Planeta-De Agostini S.A. 1994. (1 edio original 1969). 6 BENJAMIN, Walter. Op. Cit.
5

i03 Croquis realizado por Le Corbusier em sua visita a Montevidu -1929-. Em: LE CORBUSIER. Precisiones respecto a
un Estado actual de la Arquitectura y del Urbanismo. Barcelona: Poseidon, 1978.

Le Corbusier sobrevoando Montevidu, 1929.


(Episdio 02: Megalomania obsessivo compulsiva) Le Corbusier empreende a sua turn sul-americana procurando cidades novas a seduzir para testar e construir seu frentico repertrio multiescalar. A turn um plano para fugir de uma serie de pesares europeus que vinham atormentando a Le Corbusier nos ltimos meses.7 Diz o Rem Koolhaas em Delirious New York: As autoridades de Paris no tomam a serio a proposta radiante. Seu rechao obriga a Le Corbusier a converter-se em um caixeiro-viajante cartesiano que vai vendendo seu arranha-cu horizontal de vidro como um prncipe furioso que arrasta um colossal sapatinho de cristal numa interminvel odisseia de metrpole em metrpole. Na melhor tradio da paranoia natural ou autoprovocada- trata-se de um priplo mundial.8 A turn sul-americana percorre, em mquinas e como mquina, Buenos Aires, So Paulo, Rio de Janeiro, Assuno, Montevidu. Le Corbusier, de relance na sua viso monocular, projeta incessantemente desenhando nos seus cadernos. Rapidssimas verses de suas ideias europeias e genricas constroem-se em dilogo com os dados que vai absorvendo vertiginosamente um trs outro. O croquis montevideano contm seus prprios delrios em relao quela Montevidu real e ainda elogiada por seu visitante, pela sua cultura moderna a la page. i03 A Montevidu cheguei uma primeira vez pelo mar. A segunda vez foi pela terra, mas de avio; e sa de avio, pelo mar e a ltima vez voltei com o Giulio Cesare, um grande navio italiano. A cidade pequena e encantadora; o pas tambm pequeno. O centro da cidade se encontra sobre um promontrio com pendentes bastante pronunciadas, enlaado a uma plancie do hinterland. O porto est abaixo, contornando o promontrio; as casas se estendem ao longe, no campo, no meio de verdores e ruas sinuosas. No ponto culminante do promontrio, plantou-se uma espcie de jovem arranha-cu envolvido em corrimos. No entanto, os escritrios, os gabinetes, as fbricas, esto muito perto do porto, sobre as ladeiras do promontrio. Ruas a la espaola e atropelo de carros prometendo, para muito em breve, a fatal aventura da atual Buenos Aires. Questo de urgncia em Montevidu (como em todas as partes): criar uma cidade de negcios! Mas, onde cri-la? Lembrar que possvel, para valorizar e por decreto de estado etc. (coisas j ditas). Propus o seguinte: o arranha-cu l em cima, no me diz nada tranquilizador; est muito longe. E se comessemos propondo o problema iminente de circulao? Do alto da meseta (cota: 80 metros, eu acho); prossigo at o mar, ao sul, a um nvel constante (80 metros).

. LIERNUR, Jorge Francisco e PSCHEPIURCA Pablo. A rede austral: obras e projetos de Le Corbusier na Argentina: 1924 1965. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2008. Vide a descrio dos motivos de viagem no captulo Tempos difceis p.63. Na disciplina AUH 5819 na Aula Os primeiros congressos CIAM e a falsa noo de uma teoria hegemnica: a Carta de Atenas, o Prof. Paulo Bruna abunda sobre as cojunturas ideolgicas do debate no CIAM de 1929 de Frankfurt e a ausncia de Le Corbusier em dito Congresso coincidente com a visita a Amrica do Sul. 8 KOOLHAAS, Rem. Op. Cit.

A rua principal da cidade vem do norte, vem do campo. Prossigamo-la mantendo o nvel, fazendo que se ramifiquem em dois, trs, quatro ou cinco braos (ou dedos) que iro seguindo frente a eles, at At onde? At por encima do porto. As ruas estaro no ar a 80 metros por encima do porto e se detero bruscamente no ar, num penhasco. Os carros circularo por cima do porto, neste penhasco em ponta sobre a gua. Desde os carros, poder-se- descer aos gabinetes. Os gabinetes sero as grandes espinhas (dorsais) dos edifcios que suportam a rua, encima. Debaixo da rua, construir-se-o pisos e pisos at tocar o solo da colina, e at cair ao mar no porto. Ganhamos desta forma um cubo gigantesco de construes, um nmero enorme de escritrios a plena luz. Colocamos a cidade de negcios no Porto e levamos os carros, no ao p dos arranha-cus como nos projetos de Paris e de Buenos Aires, seno sobre os telhados dos arranha-mares. Pois agora no construmos arranha-cus. Construmos arranhamares. Se me permitem a expresso!... 9 Obsesses projetadas compulsivamente e com inventiva. A topografia uma forte deformao da original, a silhueta da beira mar lembra imprecisamente a de Montevidu, a orientao est desajustada, e esse distante arranha-cu inoportuno no outro que o bem prximo Palcio Salvo; o bom senso no consegue compreender qual o trajeto dos carros em ponta, que percorrem rodovias de s um sentido defronte ao mar. o Edifcio Panamericano, a Orla de Pocitos inteira, alguns fragmentos das edificaes da Orla Sul (Rambla Sur) indo para o Parque Rod, ali perto a Faculdade de Engenharia.10 todos esses prdios porquanto a matriz visual daquele croquis e todo seu background, impregnou o imaginrio disciplinar a partir dos entusiastas professores e alunos que estiveram junto a Le Corbusier, e o transmitiram como uma mensagem viral. ainda especialmente para este trabalho, a Unidade de Habitao Cerro Sul, um bloco moderno que adota a vantagem real da elevao do Cerro de Montevidu (to esqulida no croquis de Le Corbusier) e cautelosamente posicionado sobre a fralda do Cerro que controla a baa da cidade. O croquis contm um legado para futuras geraes, um dever ser que sugere aquela fantstica inveno da rodovia que infraestrutura habitvel, fuso to intensamente antifuncionalista. A realidade-territrio e a realidade mental-projeto-mapa superpem-se com ambiguidade como si fossem o mapa e o territrio daquele conto de Borges, cujo nome Do rigor da cincia.11

LE CORBUSIER. Precisiones respecto a un Estado actual de la Arquitectura y del Urbanismo. Barcelona: Poseidon, 1978. (1 edio original 1930). 10 Dados de nomes e autores para um estrangeiro. 11 BORGES, Jorge Luis Del rigor de la ciencia em Surez Miranda: Viajes de varones prudentes, libro cuarto, cap. XLV, Lrida, 1658 Obras Completas, Tomo I, Emec Editores: Argentina, 1989.

10

i04 Plano de obras do Cerro. Romn Fresnedo Siri. (Planta Geral). Arquivo do Iha-Farq. Em OREGGIONI, Luis. Op. Cit.

i05 Plano Voisin para Paris -Le Corbusier,1925-. Em: BOESIGER Willy (sob a direo de Le Corbusier), Le Corbusier. Obra completa. Tomo 1: 1910-1929. Zurich: Les Editions d'Architecture. 1964.!


11

Pequeno Plano Voisin.


(Episdio 03: Autismo). O plano que d origem a nosso edifcio parte do Plano Diretor de Montevidu, ferramenta de planejamento urbanstico moderna da dcada de 50, que teve a influncia ideolgica de Carlos Gmez Gavazzo que tinha trabalhado com o megalmano Le Corbusier em 1933. i04 A Fresnedo encomendado no Cerro duas Unidades Vicinais: Cerro Sul e Cerro Norte, junto a outras operaes previstas para a zona como a ampliao da cidade sobre a baa12. Um estado, pensante, planejador e capaz de levar adiante grandes empreendimentos. Otimismo de vacas gordas e de frigorficos, a cujos operrios esto dirigidos as vivendas. No Cerro Sul, a Unidade Vicinal definida por um conjunto de blocos de vivenda nos pisos altos, e no andar trreo com um servio comum particular e que serve ao conjunto. Tudo se apoia em um novo parque, que agora conhecemos como o Parque Vaz Ferreira. A ideia dos blocos elevados sobre a natureza, se expressa na natureza artificial do Parque que est por ser desenhado. A imagem de Fresnedo nos descreve esse fragmento de cidade mais nova que novssima e despejada, que se descreve tambm no plano do conjunto da interveno. Nele se representam o novo universo junto ao Cerro cidade espanhola como Le Corbusier gostava de chamar ao nosso traado xadrez. inevitvel pensar no Plano Voisin, que suprime e substitui um fragmento da Paris tradicional. i05 Dois universos justapostos, dois discursos. O projeto no proposto para ser integrado cultura pr-existente. Nem sequer pode estabelecer um dilogo com o espao multicultural e integrador que o Cerro, medularmente cosmopolita at (e desde) seu nome original: Vila Cosmpolis. A via principal do projeto de Fresnedo se chama Parkway e se conecta muito debilmente com a Rua Inglaterra do Cerro tradicional. Esse encontro no plano a sntese da disjuno urbana radical. Um emblema do comportamento autista. A Tabula Rasa, ferramenta autista, d formato de novo quela realidade que considera crtica. Hoje podemos v-la como um ato escapista frente a uma realidade complexa. Um procedimento delirante.
OREGGIONI, Luis. Op. Cit. Vide em particular a Seo Cerro Sul Moderno, onde se apresenta o caso e se propem referncias bibliogrficas especializadas.
12

12

i06 Cidade Vertical, Ludwig Hilberseimer. Em: HILBERSEIMBER, Ludwig. A Arquitetura da Grande Cidade. Barcelona: Gustavo Gili, 1979.

i07 Desordem crescente Desordem crescente sobre a mesa durante uma refeio. Salazar, Jaime, La casa como interfaz.
Em: Gausa, Manuel e Salazar, Jaime, Singular Housing. Barcelona: Actar, 2001


13

Negao in-totum do laboratrio moderno.


(Episdio 04: Maniquesmo delirante). Existe o delrio maniquesta que posto a reflexionar sobre a produo moderna, deixa filtrar s uma pobre caricatura de uma experincia enorme. Tudo em seu lugar. Caricatura extrema. Como nos desenhos da Cidade Vertical de Hilberseimer, ordem quase militar, pura estratgia. i06 Estes desenhos poderiam ser a ilustrao do autismo extremo de supresso da Cultura da qual falava Benjamin, ou desta frase radical e obsoleta, ou cmulo do funcionalismo: Todos os homens tm o mesmo organismo, as mesmas funes. Todos os homens tm as mesmas necessidades. O contrato social que evolui atravs das idades, determina as classes, as funes, as necessidades normais que do origem aos produtos de uso normal. A casa um produto necessrio ao homem Le Corbusier em Vers une architecture em 192313. Estas ideias impactaram de diversas formas em nossas cidades latino-americanas, e sua verso mais desvalorizada foi (e ainda hoje em alguns casos) a aplicao a certos exerccios de vivenda social como simplificaes extremas do tratamento do bloco, o espao pblico e a estrutura urbana, que constituram espaos de arbitrariedade14. No entanto, os desenhos de Hilberseimer, no ilustram esta frase tanto mais aberta ao fenmeno cotidiano, imprevisto, ttico: Observai um dia, no em um desses restaurantes de luxo, nos quais a interveno arbitraria dos garons e dos sommeliers destri meu poema, observai em uma pequena taberna popular, dois ou trs comensais que acabaram de tomar seu caf e esto conversando. A mesa ainda est cheia de copos, garrafas, pratos, o azeiteiro, o sal, a pimenta, o guardanapo e o porta-guardanapo, etc. Vede a ordem fatal que pe todos esses objetos em relao uns com outros; todos serviram; foram colhidos com a mo de um ou de outro dos comensais, as distncias que os separam so a medida da vida. uma composio matematicamente arranjada; no existe nenhum falso lugar, nenhum hiato, nenhum engano. Agora Le Corbusier em Precisions 1930 15, muito melhor ilustrado por este desenho recente. i07 A reduo do amplo e contraditrio espectro de ideias e experimentaes da arquitetura moderna a uma verso nica, se empobrece infinitamente. Todos sabemos disso. Mas existe uma certa tendncia automtica de cair no conforto maniquesta. Sabe-se que o movimento no homogneo em termos ideolgicos e at polticos.
LE CORBUSIER. Hacia una arquitectura. Buenos Aires: Poseidn, 1964.(1 ed. Original 1923) Parfrase ao ttulo de: COMAS, Carlos Eduardo Dias. O espao da arbitrariedade. Consideraes sobre o conjunto habitacional BNH e o Projeto da cidade brasileira. Projeto n. 91, So Paulo, set. 1986.) 15 LE CORBUSIER. Precisiones respecto a un Estado actual de la Arquitectura y del Urbanismo. Op. Cit.
14 13


14


15

Recordemos as duras batalhas ideolgicas que ambientavam os CIAM, algumas das quais so a razo da turn sul-americana de Le Corbusier em 1929. E ainda mais fragmentrio o panorama arquitetnico, onde as experimentaes a partir de certos acordos bsicos se desenvolvem entropicamente em direes diversas. Uma exploso de experincias projetuais assume como um de seus temas principais de estudo a vivenda social coletiva, nova figura que at o sculo XIX estava fora dos domnios da Arquitetura disciplinar.

16

i08 Pavilho de Barcelona. Planta. Em: BONTA, Juan Pablo. Sistemas de significacin en arquitectura. Barcelona: Gustavo
Gili, 1977.

i09 Pavilho de Barcelona. Detalhe de coluna. Em: BONTA, Juan Pablo. Op. Cit.


17

Pavilho de Barcelona. 30 anos de ponto cego.


(Episdio 05 Esquizofrenia.) Em seu livro Sistemas de significao na arquitetura Juan Pablo Bonta16 rastreia na historiografia a considerao sobre o Pavilho de Barcelona. i08 Surpreende descobrir que desde a sua construo em 1929 o pavilho havia sido ignorado, ou identificado como um episdio menor. Somente em 1960 se cristaliza um juzo crtico coletivo que o identifica como obra mestra. Bonta rastreia cuidadosamente os trajetos crticos e busca explicaes. Utiliza o exemplo para analisar a variabilidade dos acordos disciplinares e enfatizar a importncia do estudo crtico como campo de conhecimento arquitetnico, autnomo da realidade fsica da obra. A columa cruciforme tornou-se parte indissolvel da cultura de todos os arquitetos e da academia somente a partir deste momento, 30 anos depois, antes dos quais sofisticados metais pensados para a eternidade permaneceram guardados em um depsito. i09 O Maniquesmo dizamos, resulta improdutivo quando nos dedicamos a investigar crtica e operativamente toda a valiosa produo moderna que acabamos de descrever. E se a simplificao caricaturesca que chamamos maniquesmo, no fosse mais que uma expresso deforme de uma patologia diferente? A opinio surge intuitivamente (ingenuamente talvez) para o autor deste trabalho h vrios anos, comparando a experincia simultnea de ler satisfatrias crticas ideolgicas arquitetura moderna, e experimentar a fascinao visual e espacial por muitos de seus resultados. Como suportar a esquizofrenia sem acudir lobotomia, este extremo procedimento cirrgico que desconecta a ambos hemisfrios do crebro para aplacar conexes indesejveis? Nesse sentido, e sem renegar das construes ideolgicas, tem que se dar crdito, o mais livre possvel, viso e experincia espacial, ferramentas prprias das ideias arquitetnicas. Partculas elementares de nosso sistema de tcnicas, com todas as fugas em direo ao sistema de prticas, e aos pr-conceitos logicamente. Focalizemos fora da arquitetura: Por que sou um artista e no um filsofo? Porque penso conforme as palavras e no conforme as ideias 17


BONTA, Juan Pablo. Sistemas de significacin en arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili, 1977. Camus, Albert. Carnets 2. Obras 4, Madrid: Alianza, 1996. Citado en: Soriano, Federico, Corchos Inoportunos. Revista El Croquis. En Proceso 96/97, Madrid: 1999.
17 16


18


19

No domnio da arquitetura, pode-se afirmar que os arquitetos pensam conforme projetos e no conforme ideias. Pode-se descrever ao pensamento arquitetnico atravs de lgicas que concernem ao manejo de suas palavras: a forma e a matria moldando o espao. Desde este ponto de vista, o nvel dos afazeres arquitetnico e o nvel do discurso disciplinar, guardam sugestivas autonomias relativas. A constatao da esquizofrenia reclamaria novas ideias para explicar nossas palavras, ou mais intensamente ainda, novas ideias em novas palavras.

20

i10 Plano de Braslia. Croquis de Lcio Costa, parte da entrega do Concurso. Em: BRAGA, Milton. O concurso de

Braslia. Sete projetos para uma capital. So Paulo: Cosac Naify, Imprensa Oficial do Estado, Museu da Casa Brasileira, 2010.


21

Braslia, a Ville Radieuse, Higienpolis.


(Episdio 06: Antropofagia monomanaca). Nossos itinerrios atuais celebram e se apropriam da experincia moderna (ou deveriam faz-lo), filtrando episdios negativos, operando desde um ponto de vista oblquo genealogia da ortodoxia. Prope-se uma antropofagia disciplinar maneira daquela dos modernistas brasileiros das primeiras dcadas do sculo XX em relao com a cultura europeia: a decorao e assimilao crtica (por isso, seletiva) do outro, da cultura europeia, dos valores transplantados pela colnia, mas tambm daqueles reprimidos e relegados pela mesma.18 Braslia poderia ser um exemplo e uma metfora. i10 O manifesto Antropofgico de Oswald de Andrade de 1928, e j em 1929, Le Corbusier tomou contato com o movimento, deixando testemunho em Prcisions com umas confusas frases: Os jovens de So Paulo expuseram-me sua tese; somos antropfagos; a antropofagia no era um costume gluto, era um rito esotrico, uma comunho com as melhores foras. Os jovens paulistanos, ao denominarem-se antropfagos, querem expressar deste modo que pretendem lutar contra a dissoluo internacional, aderindo aos princpios heroicos, cuja memria ainda est presente. Tal sobressalto de valor no intil ali. Eu lhes disse muitas vezes: Sois tmidos e timoratos, tendes medo. Ns, da equipe de Paris, somos muito mais intrpidos que vs e os vou explicar-vos: em vs, os problemas so to numerosos, to imensos, os hinterlands que devem ser colonizados so to grandes, que vossas energias diluem-se imediatamente pelas dimenses, as quantidades e as distncias. Enquanto que ns, de Paris, no temos que fazer nada disso tudo. Alm das palavras, deve-se atender ao pano de fundo: Le Corbusier tinha vindo a Amrica em busca de novos trabalhos, mas com um interesse muito especial pelo trabalho de Planaltina a nova capital brasileira 19, da qual se vinha falando desde as primeiras dcadas do sculo XIX. A concreo de Braslia demorar uns anos, e quando isto suceda a fins dos anos 50, ser feito por meio de um Concurso dirigido a arquitetos brasileiros, a partir de uma operao antropofgica literal, pela qual o Instituto de Arquitetos do Brasil bloqueia a possibilidade de
Martnez Luque, Virginia. "Tupy Or Not Tupy: Antropofagia, Cultura e Identidad" [on-line]. Revista Dilogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 3, 2005. Disponvel na web: <http://www.uem.br/dialogos/index.php?journal=ojs&page=article&op=view&path[]=136>. 19 LIERNUR, Jorge Francisco e PSCHEPIURCA Pablo. La red austral: obras y proyectos de Le Corbusier en la Argentina: 1924 1965. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2008. Vide o captulo Um programa de urbanismo, pag. 57, em particular as referncias correspondncia entre Le Corbusier e Paulo Prado.
18


22


23

que Le Corbusier fique com o empreendimento que havia comeado a almejar mais de trinta anos antes.20 Em lugar da adjudicao se organiza um concurso dirigido a arquitetos brasileiros, um espao para a autoconstruo cultural antropofgica21. O processo e resultado do concurso (instituio sobre a que poderemos refletir mais adiante) operam como um jogo de espelhos ambguos. O projeto ganhador o do Lcio Costa, aquele jovem discpulo e scio corbusiano que conseguira em 1935 descartar o resultado de um concurso de arquitetos para terminar projetando o Ministrio de Educao e Sade junto a Le Corbusier e outros talentosos jovens brasileiros.22 O impacto das ideias de Le Corbusier na Braslia construda, e na maior parte das propostas destacadas do concurso bem notrio, se bem que no automtico. O resultado da prtica canibal, convida ao menos a avaliar a produo de inovaes frente ao modelo. Uma prtica antropofgica diferente teve lugar em So Paulo. Mais silenciosa, de produo coletiva e acumulativa no tempo, a verticalizao a partir dos anos 30 e mais marcadamente nos anos 50 e 60 da imagem urbana do Higienpolis contemporneo. Mutao da modernidade arquitectnica que devolve resultados novos e consistentes gerados a partir de regras e qualidades urbanas tradicionais, e da sistemtica utilizao do bloco de apartamentos moderno. Trata-se de uma verso da modernidade muito longnqua, diramos oposta s verses mais duras que o maniquesmo interpreta como a essncia da modernidade. Higienpolis resume uma prtica antropofgica exitosa e discreta, que gera um conjunto inovado de alta qualidade urbana e integrado culturalmente, um fragmento de cidade como espao habitvel.23


BRAGA, Milton. O concurso de Braslia. Sete projetos para uma capital. So Paulo: Cosac Naify, Imprensa Oficial do Estado, Museu da Casa Brasileira, 2010. Vide o texto do autor e o Prlogo de Guilherme Wisnik. 21 Na disciplina AUH 5819 na Aula A construo de Braslia, 1957/61; uma cidade moderna, o Prof. Paulo Bruna apresenta o empreendimento de implantao de Braslia, o contexto do pas a fins dos anos 50; tambm destaca as coincidncias entre o projeto Braslia e a prdica do Instituto Superior de Estudos Brasileiros tanque de pensamento do desenvolvimento brasileiro. 22 Em 1935, faz-se uma chamada e se jura um concurso pblico para a construo do novo edifcio do Ministrio. As bases do concurso estabeleciam que no fosse obrigatria a construo do projeto que resultasse ganhador. Pouco depois o jurado do concurso, Lcio Costa, que para aquele ento tinha 33 anos, convence ao ministro Capanema de no levar adiante a construo do projeto ganhador e organizar em troca, uma equipe de jovens arquitetos para estudar um novo projeto. A operao se complementaria com o convite a Le Corbusier como arquiteto assessor em dito projeto e no da cidade universitria PREZ OYRZUN, Fernando. [on-line]. Disponvel na web em http://www.plataformaarquitectura.cl/2007/02/17/plataforma-en-viaje-rio-de-janeiro/). 23 Parfrase ao ttulo de: HUET, Bernard. A cidade como espao habitvel (alternativas carta de Atenas) Em: AU Arquitetura e Urbanismo. So Paulo n 09 p.82-87 Dez. 86 Jan. 87. )
20

24

i11 Living 1990. Esquema de um ciclo de 24 hrs. Archigram, 1967. Em: Gili Galafetti, Gustau: Pisos Pilotos. Clulas
domsticas experimentales. Barcelona: Gustavo Gili, 1997

i12 "Nine square grid house" -Kanagawa, 1997-. Shigeru Ban, 1998. Fotografia do interior. Em: Revista Quaderns No226.
Lo ntimo. Barcelona: Actar, 2000.


25

Projetos contemporneos. Robs e Zumbis.


(Episdio 07: Manias recentes). procura de uma superao crtica do projeto de vivendas modernas, se ambientaram certas estratgias que resultam reedies paradoxais de certos delrios da modernidade arquitetnica. Qui, como diz Iaki balos, a jaula positivista um contenedor difcil de superar.24 Robs A complexidade do ser humano em suas mltiplas facetas reclama uma complexificao das respostas arquitetnicas atentas s mudanas de atividade ao longo do dia, as mudanas familiares no tempo, os diversos arranjos familiares, etc. A configurao exata frente a essas diferenas reedita a confiana positivista na capacidade da arquitetura para capturar e responder cientificamente s necessidades do habitante. Podemos v-lo, literalmente, no projeto Living 1990 dos Archigram em 1967 um dispositivo de exibio que propunha o habitar maquinizado climatizado e dos media, de um futuro prximo: o ano 1990. i11 Resulta conveniente assumir a analogia: a mquina de habitar moderna se complexificou em suas demandas e, portanto em seus dispositivos, mas est inclume. Podemos ajudar-nos com una ideia de Michel de Certeau gerada para outros contextos: A tcnica racional, liquida menos alegremente o dogmatismo. Protege-se de interferncias que criam a opacidade e a ambiguidade nas planificaes ou projees sobre um plano. A tcnica tem seu jogo nela mesma, o da legibilidade e a distino de funes, sobre a pgina onde as escreve uma ao lado da outra, a fim de poder calcar este quadro sobre o solo ou a fachada, em cidades e mquinas...Toda 'renovao' urbana, prefere no entanto a tbua rasa sobre a que escreve em concreto a composio feita no laboratrio sobre a base de 'necessidades' distintas s quais dar respostas funcionais.25 J fosse projetando mquinas sofisticadas ou desenhando vivendas coletivas esculpidas de acordo ao mosaico de particularidades do habitante contemporneo. O procedimento seria igualmente rigoroso, prope-nos artefatos hiperespecficos de sofisticado design que articulam respostas precisas s necessidades que pretendem conhecer ao detalhe: robs, dispositivos delirantes imbudos da megalomania moderna.


24 25

BALOS, Iaki. La Buena Vida. Visita guiada a las casas de la modernidad. Barcelona: Gustavo Gilli. 2000 De Certeau, Michel. La invencin de lo cotidiano. Mxico: Universidad Iberoamericana, A.C: 1996.


26


27

Zumbis Da mesma maneira, alguns dos experimentos contemporneos apelam diminuio da informao como forma de abertura s diferenas. Desde uma compreenso profunda das qualidades da poca, prope-se explcita e materialmente um espao vazio, aberto ao sujeito que vem ocup-lo. O exemplo que o apresenta uma casa uni-familiar que maximiza o espao vazio e a abstrao. i12 Um exemplo fantstico que se sustenta vigente ao amparo da convergncia entre o cliente e o arquiteto. Mas na translucidez desse projeto silencioso, e ao extrapol-lo ao domnio da vivenda coletiva, vislumbra-se uma arquitetura que abandona sua capacidade de comunicar, de ser parte no ato de habitar, esquecendo aquele ensino indelvel do Heidegger da segunda psguerra preocupado com a simplificao funcionalista: Construir, queremos dizer, no somente um meio em direo ao habitar; construir j , em si mesmo, habitar.26 O silncio que no comunica, tem uma intensa relao com a tabula rasa da modernidade, aquela difundida por Walter Benjamin nos anos 30: Os novos arquitetos conseguiram-no com seu ao e seu vidro: criaram espaos nos que no resulta fcil deixar um rastro 27. Arquitetura muda, um zumbi impregnado do autismo moderno.


HEIDEGGER, Martn. Construir, habitar, pensar. Conferencias y Artculos. Barcelona: Serbal, 1994. BENJAMIN, Walter Experiencia y Pobreza. Em: Benjamin, Walter, Discursos Interrumpidos. Barcelona: Planeta-De Agostini S.A. 1994. (1 edio original 1969)
27 26

28

i13 Unidade de Habitao Cerro Sul. Planta conformada pela agrupao dos apartamentos relevados e seu
correspondente esquema de ocupao. Fotomontagem Fachada Sul Em OREGGIONI, Luis. Op. Cit.


29

Projetos atuais para Cerro Sul


(Episdio 08: Fantasias) O relato deste trabalho prope uma operao de carter ldico. O jogo dos Delrios conduz a simplificaes que conveniente evit-las, a primeira a exonerao por sensatez, marcar desde uma ilha racional e central, as excentricidades alheias. Assume-se pelo contrrio a hiptese radical de Koolhaas que prope que o delrio uma condio que institui nossa disciplina per se. Arquitetura = a imposio ao mundo de construes que nunca foram pedidas e que previamente, s existiam como nuvens de conjeturas nas mentes de seus criadores. A arquitetura inevitavelmente uma forma de atividade Paranoico Crtica. 28 Afinal de contas Rem um delirante holands que abandonou seu pas para encontrar razes arquitetnicas na Nova Amsterdam que germinou em Nova Iorque. Por isso, este ltimo episdio do delrio, apresenta quatro fantasias, quatro projetos incubados a partir da reflexo crtica sobre a Unidade de Habitao Cerro Sul e o passo do tempo. i13 Trata-se de uma aproximao projetual, que supe a possibilidade de praticar algumas reformulaes concentradas no espao interior do bloco e portanto no espao domstico privado e os espaos coletivos que o articulam. Cerro Sul entendido como territrio (seus apartamentos, seus habitantes, suas prticas e gostos) e como mapa (o projeto de Fresnedo). Foram desenvolvidos por quatro grupos de estudantes propondo um conjunto especulativo, os projetos no se negam entre si, seno que constituem um entramado de possibilidades. A dificuldade do pensamento complexo que deve afrontar o entramado (o jogo infinito de inter-retro-aes), a solidariedade dos fenmenos entre si, a bruma, a incerteza, a contradio. Mas ns podemos elaborar alguns dos utensilios conceptuais, alguns dos princpios, para essa aventura, e podemos entrever o aspecto do novo paradigma de complexidade que deveria emergir. ... Assim que, haveria que substituir ao paradigma de disjuno / reduo / unidimensionalizao por um paradigma de distino / conjuno que permita distinguir sem desarticular, associar sem identificar ou reduzir.29

28 29


KOOLHAAS, Rem. Op. Cit. MORIN, Edgar. Introduccin al pensamiento complejo.. Barcelona: Gedisa, 1995.

30

i14 Espao Extra. Projeto: Mauricio Lpez, Andrs Gobba, lvaro Mendes, Matas Carballal. OREGGIONI, Luis. Op. Cit i15 PH Dinmica. Projeto: Nicols Borges, Santiago Vera. OREGGIONI, Luis. Op. Cit.

i16 Redefinindo. Projeto: Marina Campos, Paula Garca e Joaqun Mascheroni. En OREGGIONI, Luis. Op. Cit. i17 Versioning. Projeto: Sergio Aldama e Melisa Rodrguez. En OREGGIONI, Luis. Op. Cit.


31

Espao Extra. Prope um engrossamento do edifcio. Intensificao dos processos de saturao dos bordes como antdoto que regenera qualidades espaciais desejveis. Fantasia koolhaasiana. i15 PH Dinmica. Um projeto que redefine completamente o espao com palavras arquitetnicas a partir de uma inveno em relao a questes legais de propriedade horizontal. Como tornar mais maleveis os limites das unidades, solidificados antes que tudo. i16 Redefinindo. Sutil complexizao das qualidades do edifcio. Diferena e repetio, reformulao espacial e esttica. Os deslocamentos mais elementares que restituem o campo cultural de pertencimento. To longe, to perto. i17 Versioning Fresnedo. O compromisso com a realidade como delrio, frente proposta especulativa da reformulao projetual. Uma verso comprometida em termos espaciais e tcnicos com a vida material e humana do edifcio. i18 As fantasias convivem simultneas, como em um sonho.

32

i19 Vivendas sociais em Mulhouse" -Lacaton e Vassal, 2005-. Plantas com diferentes apartamentos.. Em: Website Lacaton y Vassal [on- line]. [Consulta: 03 de julio de 2008]. Disponvel em: <http://www.lacatonvassal.com/index.php?idp=19>. i20 Vivendas sociais em Mulhouse" -Lacaton e Vassal, 2005-.Interiores. Fotografias de Philippe Ruault. En OREGGIONI, Luis. Op. Cit. Tomadas do Website Lacaton e Vassal.


33

Ideias para o projeto contemporneo de vivendas.


(Episdio 09 Delrios Privados). O percurso por esses episdios de projeto da vivenda contempornea, permite-se um eplogo de carter mais privado, que recolhe algumas opinies pessoais sobre o assunto. Prope-se para o projeto contemporneo a indagao em um campo experimental que atenda s diferenas e a seu desdobramento temporal. Entre os delrios rob e zumbi e seu adn de feies criticveis da arquitetura moderna existe um amplo intervalo para a prtica projetual pensada desde sua capacidade de dilogo com o habitante. Assim o prope um estudo francs de alguns anos atrs sobre a vivenda contempornea: Aprofundar na redefinio do espao habitado a partir de uma maior polifuncionalidade e polivalncia dos espaos, assim como de uma eventual coabitao de diversos subtipos em eficaz combinao; parmetros que aludem, em qualquer caso, a uma estratgica articulao entre usos, tcnicas e espaos previstos. 30 A busca projetual se prope trabalhar com a abstrao global do espao, uma relativa neutralidade que o dota da mxima desespecializao possvel, homogeneidade e intercambiabilidade. O projeto continua inteligvel, deve ter abertura, ser editvel, de acordo evoluo temporal e as mudanas nos lares. i19, i20 No podemos pretender experimentos produtivos gerados com a excludente fascinao pela tecnologia, pelos dispositivos materiais e pelos meios de expresso, proprietrios dessa abstrao que segmenta o espao, essa tcnica racional chamada arquitetura. Mas ao mesmo tempo em que o projeto deve supor as interferncias e especular sobre a esfera de habitar o espao; deve reivindicar sua identidade disciplinar e o exerccio desses meios de abstrao como ferramentas de inteleco e gerao de uma nova realidade.

ELEB Monique, CHATELET Anne-Marie e MANDOUL Thierry. Penser LHabit. Le logement en questions. Sprimont: Pierre Mardaga diteur, 1988.

30

34

i21 Sistema para Casas I/E. Concurso de anteprojetos de vivenda de madeira. Expoforesta / Laboratrio Tecnolgico do

Uruguai / Faculdade de Arquitetura, 2003. Primeiro Premio. Autores: Santiago Albn, Martn Maln, Bernardo Martn, Luis Oreggioni, Gustavo Traverso, Carlos Queirolo.


35

Consequentemente com a ideia koolhaasiana que direciona ludicamente este trabalho e que adjudica ao projeto arquitetnico um carter delirante, pode-se reconhecer no concurso de projetos o cmulo de dita condio: espao de exibio de obsesses diversas, conectadas por uma circunstncia externa a elas que operaria mais como oportunidade e suporte para um novo loop dos delrios privados. Constate-se a hiptese com os que foram nomeados ou aludidos neste trabalho: Concurso de Braslia, Concurso do Ministrio de Sade e Educao no Rio de Janeiro, Concurso da Sociedade das Naes em Genebra. Em 2003, enquanto algumas das ideias que se vertiam em Viviendo Vivienda se perfilavam como argumentos em dilogo com outros argumentos31, uma equipe de projetistas apresentava o Sistema para Casas I/E conectado queles, um delrio certamente excessivo para um Concurso de Anteprojetos de uma Vivenda de Madeira no Uruguai. i21

Particularmente com os argumentos de: MARTN, Bernardo. Vida Interior. Montevidu: Farq, Instituto de Desenho e Oficina Folco, 2002, porm de forma mais geral com certas instncias da atmosfera acadmica da Faculdade de Arquitetura da Udelar e em particular da Oficina Folco, logo Oficina Scheps.

31


36


37

Bibliografia
Livros referidos no argumento KOOLHAAS, Rem. Delrios de Nova Iorque. Barcelona: Gustavo Gili, 2004. OREGGIONI, Luis. Viviendo Vivienda. Montevideo: Farq Udelar e Zona Editorial, 2012. Bibliografia geral BALOS, Iaki. La Buena Vida, Visita guiada a las casas de la modernidad. Barcelona: Gustavo Gilli. 2000 BAUDRILLARD, Jean. El Sistema de los Objetos. Mxico: Siglo XXI, 1997. (1 edicin original: 1969). BENJAMIN, Walter. Experiencia y Pobreza En: Benjamin, Walter, Discursos Interrumpidos. Barcelona: Planeta-De Agostini S.A. 1994. (1 edicin original 1969). BOESIGER Willy (sob a direo de Le Corbusier). Le Corbusier. Obra completa. Zurich: Les Editions d'Architecture. 1964. BONTA, Juan Pablo. Sistemas de significacin en arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili, 1977. BORGES, Jorge Luis Del rigor de la ciencia en Surez Miranda: Viajes de varones prudentes, libro cuarto, cap. XLV, Lrida, 1658 Obras Completas, Tomo I, Emec Editores: Argentina, 1989. BRAGA, Milton. O concurso de Braslia. Sete projetos para uma capital. So Paulo: Cosac Naify, Imprensa Oficial do Estado, Museu da Casa Brasilera, 2010. CAMUS, Albert. Carnets 2. Obras 4, Madrid: Alianza, 1996. Citado en: Soriano, Federico, Corchos Inoportunos. En Revista El Croquis. En Proceso 96/97, Madrid: 1999. DE CERTEAU, Michel. La invencin de lo cotidiano. Mxico: Universidad Iberoamericana, A.C: 1996. COMAS, Carlos Eduardo Dias. O espao da arbitrariedade. Consideraes sobre o conjunto habitacional BNH e o Projeto da cidade brasileira. Projeto, n. 91, So Paulo, set. 1986.) ELEB Monique, CHATELET Anne-Marie y MANDOUL Thierry. Penser LHabit. Le logement en questions. Sprimont: Pierre Mardaga diteur, 1988. HEIDEGGER, Martn. Construir, habitar, pensar. Conferencias y Artculos. Barcelona: Serbal, 1994. HILBERSEIMBER, Ludwig. La Arquitectura de la Gran Ciudad. Barcelona: Gustavo Gili, 1979. HUET, Bernard. A cidade como espao habitvel (alternativas carta de Atenas) En: AU Arquitetura e Urbanismo. So Paulo n 09 p.82-87 Dez. 86 Jan. 87.) LE CORBUSIER. Hacia una arquitectura. Buenos Aires: Poseidn, 1964.(1 ed. Original 1923) LE CORBUSIER. Precisiones respecto a un Estado actual de la Arquitectura y del Urbanismo. Barcelona: Poseidon, 1978. (1 edicin original 1930). LIERNUR, Jorge Francisco y PSCHEPIURCA Pablo. La red austral: obras y proyectos de Le Corbusier en la Argentina: 1924 1965. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2008. MARTNEZ LUQUE, Virginia. "Tupy Or Not Tupy: Antropofagia, Cultura y Identidad" Revista Dilogos. MARTN, Bernardo. Vida Interior. Montevideo: Farq, Instituto de Diseo y Taller Folco, 2002 MORIN, Edgar. Introduccin al pensamiento complejo. Barcelona: Gedisa, 1995. PRICE, Cedric Hacia un econmico juguete habitable de 24 horas. En CUNEO, Rita y Dardo: Hacia una nueva actitud. Buenos Aires: Mac Gaul, 1971.

You might also like