You are on page 1of 2

"A televiso trouxe magia, trouxe o mundo para dentro das nossas casas, mas ao mesmo tempo, tirou-nos

parte do convvio familiar e levou-nos muitas vezes a acreditar em coisas que no correspondiam verdade. Apesar de tudo, sabemos que a televiso tem um papel muito importante na formao das nossas opinies, mas h no entanto, alguns cuidados que devemos ter.. - J reparaste que as televises do cada vez mais destaque aos crimes violentos e menos destaque s coisas positivas que acontecem na sociedade? A minha av, por exemplo, quando vou l a casa s me fala nas coisas trgicas que v na televiso.

- Infelizmente assim. As televises, ou melhor, os canais de televiso, tm que vencer as guerras de audincias e, por isso, quanto mais sangue houver mais isso desperta o interesse das pessoas. - E isso bom ou mau? - Claro que mau porque desloca a ateno de quem est em casa a ver televiso para casos isolados, e normalmente deixa de fora as explicaes e as causas para o que acontece. Isto porque, o importante apenas atrair mais e mais telespectadores. E assim que se vai reforando a ideia de que a criminalidade no pra de aumentar e que vivemos sempre no perigo. - Mas se a realidade... - No a realidade, apenas uma parte da realidade. Claro que a criminalidade e a insegurana dos cidados tm aumentado, mas mostrar s isso mostrar somente uma parte da realidade. Nada nem ningum consegue mostrar toda a realidade ou contar toda a verdade, porque as pessoas, como so diferentes entre si, tm tendncia a ver tambm a realidade de formas diferentes. Por isso que nos tribunais preciso ouvir testemunhas de ambas as partes, as que defendem e as que acusam. - Queres ento dizer-me que nem sempre mostrada a parte mais importante da realidade?

- Acho que sim. Olha o exemplo da tua av: ela passa cinco ou seis horas por dia em frente televiso e, para ela, aquela a nica janela que se abre sobre o mundo. Portugal dos pases da Europa onde as pessoas vem mais televiso por dia. Quem v muitas horas de televiso pensa que tem o mundo todo dentro de casa, mas engana-se, porque o mundo muito grande e maior do que mostram na televiso. - Ento o que devemos fazer? - Devemos procurar estar sempre informados sobre o mundo que nos rodeia, mas ter sempre um esprito aberto e crtico para conseguirmos formar as nossas prprias opinies. in: Coesis - Adaptado de "A Cidadania explicada aos jovens... e aos outros" (Jos Letria)"

De acordo com o que constata na sociedade, no texto apresentado e no que se refere sua experincia de vida faa uma reflexo crtica sobre a temtica (no mnimo 200 palavras).

Bom Trabalho! (Marisa Sousa)

You might also like