You are on page 1of 28

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCINCIAS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM GEOGRAFIA
METODOLOGIA DA INVESTIGAO GEOGRFICA MARIA FRANCO GARCA

PRODUZINDO TEXTOS A PARTIR DA DESCONSTRUO DE TEXTOS: Caminhando para a Construo do Conhecimento


Leandro Gondim de Oliveira1 INTRODUO

O presente trabalho resulta da proposta da pesquisadora Maria de Franco Garca, professora do Programa de Ps-Graduao em Geografia (PPGG) da UFPB, em termos como trabalho de encerramento da disciplina Metodologia da Investigao Geogrfica a desconstruo de uma tese de doutorado. Assumido o compromisso de realizar esta atividade, cada discente ficou responsvel por desconstruir uma tese que contribusse com nossa dissertao de mestrado; os referenciais tericos discutidos na disciplina contriburam para elucidar o assunto tratado, e alguns desses textos foram alvos do exerccio de desconstruo, nos aproximando e nos preparando um pouco mais para esta nova experincia. Este trabalho o resultado final do conhecimento adquirido durante a disciplina, e a segunda experincia deste autor com o exerccio da desconstruo. O objetivo deste exerccio para que ns discentes pudssemos fazer um aprofundamento do texto desconstrudo, entender como o autor construiu o texto, como utilizou os diversos conceitos base para justificar seu objeto de estudo.

Bacharel e Licenciado em Geografia. Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Geografia da UFPB hikosetsuo@yahoo.com.br

2 Ser seguida uma ordem na desconstruo, comeando com o ttulo da obra, o autor, a forma do trabalho (tese, artigo, livro, etc.), objeto pesquisado pelo autor, a metodologia, o mtodo, os conceitos e as consideraes finais. Na metodologia irei expor de que forma e quais caminhos o autor trilhou para construir sua tese. Neste captulo teremos dois subtpicos: as fases e os procedimentos. No primeiro, irei falar brevemente das fases que identificamos na tese. No segundo, irei debater como o autor desenvolveu cada fase de seu trabalho. No mtodo, irei discutir como Abranches Jr. analisou o objeto de estudo de seu trabalho, como ele entende o objeto, que processos utilizou e suas concluses. Nos conceitos, discutirei quais foram utilizadas pelo autor e de que fonte ele bebeu. E finalizando este trabalho, colocarei minhas consideraes sobre esta metodologia de anlise de textos, pois assim a considero; minhas consideraes sobre a tese de doutorado e Nilton Abranches Jr.; as referncias que utilizei para melhor desconstruir a tese; e por fim, as referncias que o autor utilizou para construir sua tese.

1. TTULO DA OBRA: Geografia Agrria e Ambiente no Nordeste do Brasil

2. AUTOR: Nilton Abranches Jnior

3. FORMA: Tese de Doutorado

4. OBJETO PESQUISADO: O Rural Nordestino e a Relao Sociedade e Natureza

5. METODOLOGIA

A Tese de Abranches Jr. tem por objetivo contribuir com os estudiosos do rural nordestino brasileiro, e de analisar como os mesmos compreendem a realidade da relao entre homem e ambiente ou sociedade e natureza, utilizando como base as teorias relativas ao desenvolvimento rural e o conhecimento sobre construes ambientais. Para isso, Abranches Jr. procura entender como a viso de mundo dominante do ocidente foi estabelecida. Com isso, ele analisa a histria da cincia, como tambm da cincia geogrfica, atribuindo as construes ambientais como objeto de estudo da Geografia, e que essas construes resultado da relao entre sociedade e natureza.

3 Tambm coloca que a forma de como cada grupo cultural entende a natureza ir determinar a escolha dos processos de desenvolvimento da sociedade. Deste modo, as construes ambientais e os processos de desenvolvimento o alicerce tericometodolgico da tese. Procurando valorizar a produo nacional, Abranches Jr. pensou em utilizar os artigos de Geografia Agrria publicados em peridicos nacionais e Anais dos Encontros Nacionais de Gegrafos como fonte de pesquisa. O principal questionamento de Abranches Jr. se existe no Nordeste, pos se tratar de uma rea onde os fatores naturais influenciam a sociedade de forma to evidente, uma quantidade maior, ou at mesmo dominante, de trabalhos com uma viso mais conciliadora entre sociedade e natureza ou homem e ambiente, diferente da viso antropocntrica que ele prprio constatou ao analisar os artigos publicados na Revista Brasileira de Geografia.

Fases a) Homem e Natureza no Pensamento Cientfico: Anlise da viso dicotmica da relao sociedade e natureza no mundo ocidental, na qual o homem estaria numa posio exterior e acima da natureza, justificando seu controle e manipulao. Abranches procura neste captulo, tendo como referncia a Revoluo Cientfica, entender como essa viso foi construda e se reproduz at os dias atuais.

b) As Escolhas, os Recortes e as Formas: Explicao do autor sobre suas escolhas para a construo da tese, os recortes espaciais e temporais necessrios para seu trabalho e o porqu da escolha das formas de como ele trabalhou.

c) Geografia Cincia das Construes Ambientais: Anlise da construo do ambiente a partir da relao sociedade e natureza e ratificao da Geografia como cincia das construes ambientais.

d) As Construes Ambientais nas Propostas de Desenvolvimento Rural: Discusso de como idias pr-modernas e modernas permanece e influenciou a Geografia, passando pelos modelos de desenvolvimento rural e a proposta de desenvolvimento sustentvel.

e) O Ambiente Rural Nordestino: Anlise do rural nordestino a partir dos artigos selecionados para anlise, buscando identificar vises antropocntricas, ecocntrica ou eco-antropocntricas.

Procedimentos a) Anlise sobre como era entendido a relao sociedade e natureza em trs momentos: o primeiro momento, o qual ele intitulou de O Mundo PrCientfico, antes da revoluo cientfica, discutiu a viso aristotlica sobre o entendimento da natureza, do mundo e do universo, em que tudo era resultado da criao de Deus e a Terra era considerada um ser vivo. No segundo momento, o qual o autor intitulou de O Mundo Eurocntrico, discutido a viso de mundo ocidental formada a partir do pensamento desenvolvimentista capitalista e a Terra era considerada como uma mquina a ser explorada pela sociedade, sendo esse o ponto da separao entre sociedade e natureza, o incio da dicotomia. No terceiro momento, o autor trata das construes ambientais, e que o pensamento e modo como cada grupo cultural escolhe o modo de se desenvolver cria diferentes construes ambientais, alm de propor uma nova viso integradora de ambiente, a qual ele chama de eco-antropocntrica.

b) Discusso do suporte terico-metodolgico do trabalho, passando pela sistematizao da Geografia; incio da diviso dos trabalhos e surgimento da dicotomia Geografia Fsica e Humana; a viso do pas sobre o Nordeste, a escolha do rural nordestino como espao geogrfico de anlise de sua tese; justificativa da escolha da Revista Brasileira de Geografia como fonte para entender a Geografia Agrria; seleo dos artigos que tratavam do rural nordestino.

c) Anlise da relao sociedade e natureza na histria da Geografia; discusso do: pensamento de Ratzel e a corrente determinista ambiental; Paul Vidal de La Blache e o Possibilismo; questes ambientais no pensamento neopositivista e no pensamento marxista; e abordagem do ambiente na Geografia Agrria.

d) Discute as construes ambientais nas propostas de desenvolvimento rural. Debate afirmando que na ps-modernidade permanecem idias pr-modernas e

5 modernas, como que adormecidas. Como isso refletiu na Geografia

contempornea. Discusso sobre as propostas de desenvolvimento rural produtivistas e a resposta a esse modelo atravs do desenvolvimento sustentvel, provocando uma ruptura com a forma dicotmica de se relacionar com a natureza.

e) Anlise do rural nordestino a partir dos artigos selecionados, em que ele divide em trs partes. Na primeira parte, trabalhos de carter antropocntrico e dicotmico entre sociedade e natureza, mas que consideram a influncia da natureza na organizao do trabalho do homem e conseqentemente na organizao do espao agrrio nordestino. Na segunda parte, os trabalhos tambm com viso antropocntrica e dicotmica, mas em que a sociedade interfere no espao pelo domnio da natureza atravs dos planos, tecnologia e ferramentas criada pelo homem. Na terceira parte, os trabalhos que tentam compreender a relao sociedade e natureza a partir de uma viso mais integradora, procurando romper com a forma dualista de entender o ambiente, compreendendo essa relao como uma via de mo dupla.

6. MTODO: Acredito que o autor trabalha com o mtodo dialtico, pois ele tenta visualizar quadros dinmicos da realidade, procurando fazer uma anlise da totalidade.

Como foi dito anteriormente, Abranches Jr. tenta trazer uma contribuio para os estudiosos do rural nordestino, analisando como eles entendem a realidade da relao sociedade e natureza ou homem e ambiente, utilizando como referncia as teorias concernentes ao desenvolvimento rural e a noo sobre construes ambientais. Pensando neste vis, ele procura entender como se estabeleceu a viso do mundo ocidental, examinando a histria da cincia, da Geografia e atribuindo como objeto de estudo geogrfico as construes ambientais, resultante da relao sociedade/natureza. Mas, segundo Abranches Jr., o entendimento dessa relao e o modo que ela se d variam de acordo com a viso cultural que cada grupo social tem da natureza, determinando a escolha dos processos de desenvolvimento da sociedade. O autor tambm frisa a importncia de conhecer a viso de mundo antes da Revoluo Cientfica, entendendo que todo conhecimento construdo a partir do conhecimento anterior. Para ele, a viso de que o homem encontra-se exterior a natureza e acima dela ganhou fora pouco a pouco aps a Revoluo Cientfica.

6 Essa dicotomia no entendimento da relao sociedade/natureza acabou criando a noo de que o homem tem o domnio, o controle sobre os fatores naturais. Utilizando o pensamento de Pepper (1996), Abranches Jr. (2008) alerta que esse modo de pensar apenas atendeu as elites econmicas e que acabou se tornando um senso comum para a sociedade. Por isso, a Revoluo Cientfica para o autor um marco na estruturao do conhecimento ocidental e de sua viso de mundo, e foi usada como referncia sobre a construo dessa viso. Deste modo, Abranches Jr. divide o primeiro captulo da tese 1. Homem e Natureza no Pensamento Cientfico em trs sub-captulos: O mundo Pr-Cientfico; O Mundo Eurocntrico; e As Construes Ambientais. No sub-captulo 1.1 - O Mundo Pr-Cientfico, ele discute sobre a tica aristotlica sobre o entendimento da natureza, do mundo e do universo, que dominou o mundo ocidental desde o sculo IV a.C. at o sculo XVII. A obra de Aristteles tinha uma grande abrangncia, alcanando todas as reas do conhecimento e o mesmo foi responsvel por organizar todo o conhecimento existente no sculo IV a.C., alm de criar novas reas de conhecimento, como a biologia. Outro ponto importante que
O conhecimento produzido por Aristteles apresentava certa simplicidade lgica que estava diretamente ligada ao senso comum, o que permitiu sua fcil e rpida absoro. Sem falar que a cosmologia aristotlica servia perfeitamente aos objetivos da Igreja, j que alm de estar baseada no visvel e prximo ao senso comum, permitia o desenvolvimento de uma teologia baseada na separao entre Terreno e Celestial. (Abranches Jr., 2008, p.8).

Segundo Abranches Jr. (2008), talvez esses tenham sido os motivos que levou a permanncia da viso aristotlica por tanto tempo. Ele ainda discute que na viso de mundo da poca, tudo que existe era resultado, foi criado por um ser superior, que seria Deus, responsvel pela criao do Universo. Tentava se explicar todos os fenmenos da superfcie terrestre atravs de explicaes teolgicas. Entretanto, o autor coloca que a forma de pensar da poca era repleta de vises humanas impostas natureza, e a interpretao dos fenmenos naturais era feita de

7 forma metafrica. Nessa viso metafrica, a terra era considerada um ser vivo, um corpo vivo que respirava, transpirava, etc., e responsvel pela existncia da vida. Essa viso orgnica da Terra serviu como uma proteo contra a explorao da natureza. Abranches Jr. considera que essa forma de pensar contribuiu para uma melhor interao entre homem e natureza numa perspectiva de conservao. Entretanto, o autor ainda afirma que pesquisadores como Pepper (1996) entendem essa anlise metafrica da Terra como uma viso antropocntrica, embora diferente daquela viso dominante no mundo ocidental. Aqui, a viso foi se moldando a partir da Revoluo Cientfica, onde o homem estava no centro de toda e qualquer fala ou tomada de deciso. Essa viso foi se estruturando a mesmo tempo que o capitalismo ia se consolidando e se firmando na estrutura poltica e econmica da poca. As novas atividades que surgiam, a forma de se produzir, entre outros fatores, contriburam para alterar a forma como a sociedade se relacionava com a natureza e a prpria natureza, fazendo tambm com que a viso organicista e a anlise metafrica da natureza no mais atendessem as necessidades dessa nova forma de produo imposta pelo capitalismo (Abranches Jr., 2008). Apesar dessas mudanas no terem ocorrido repentinamente, mas sim de maneira gradual, foi chegando num ponto em que uma nova viso de mundo tivesse que ser criada para conciliar o pensamento desenvolvimentista capitalista, que ainda lutava contra o pensamente metafrico da viso anterior impregnado no interior do pensamento da sociedade. E foi nesse contexto de tenses que surgiu a Revoluo Cientfica, como alternativa a viso anterior, criando uma nova viso e um novo paradigma na relao entre sociedade e natureza, e que se tornou dominante no mundo ocidental at e que permanece at os dias atuais. Abranches Jr. intitulou essa nova viso de mundo de Viso Eurocntrica, a qual foi explicada no subttulo 1.2 O Mundo Eurocntrico de seu trabalho. Segundo o autor, essa nova viso no mais via a Terra como um ser orgnico, mas sim como uma mquina, e que estaria sempre inerte e insensvel sobre as aes do homem sobre a natureza. As idias de Coprnico de que a Terra girava em torno de seu prprio eixo acabou com a viso Geocntrica e o domnio das idias de Aristteles que j perdurava por mais de dois mil anos. Kepler aprofundou as ideais de Coprnico ao criar um modelo geomtrico do universo, no qual o Sol seria a fonte principal de energia do

8 sistema, porm, suas idias tambm eram influenciadas pela teologia, pois o Soltinha uma funo metafsica, era considerado o templo da divindade (Abranches Jr., 2008). Essa forma de entender a natureza que o homem comeou a fazer diferenciao entre ele e o seu entorno e a viso organicista no teve como sobreviver a toda essa presso, pois nessa na nova viso nenhuma parte da natureza era considerada intocvel ou proibida. Abranches Jr. (2008) cita o pensamento de Bacon, o qual diz que natureza tem a obrigao de servir a humanidade e que o homem deve desvendar todos os segredos que at ento eram desconhecidos. Dessa forma, a natureza se torna escrava da humanidade e deve ser explorada em benefcio da sociedade, que ir mold-la da maneira que bem entender. A partir dessa forma de pensar e ver o mundo, acaba existindo uma distino na forma de ver a natureza e a sociedade. Abranches Jr. (2008) ainda comenta que o modelo mecanicista e o pensamento que a Terra funciona como uma mquina foi reforada e que o mundo poderia ser entendido dividindo as suas partes, pois nesse pensamento a matria infinitamente divisvel. Porm, segundo os pensadores da poca, a mente humana, por no ser um corpo fsico, no podia ser fragmentada, colocando o homem num patamar superior a natureza. Abranches Jr. (2008) comenta que essa viso ensinada hoje na maioria das escolas do mundo ocidental, e j conquistou uma tamanha credibilidade que j aceita como verdade e j faz parte do senso comum das pessoas. Mas o autor questiona isso:

Essa nova viso que aos poucos foi suplantando o organicismo, aquela que hoje ensinada nos bancos escolares da maioria dos estabelecimentos de ensino do mundo ocidental, seja em qual grau de complexidade se esteja falando. Ao longo dos tempos conquistou tamanha credibilidade que seus pressupostos so assumidos como sendo a verdade, e por isso praticamente inquestionveis e facilmente entendidos, parecendo fazer parte do senso comum. Uma realidade onde a matria composta de tomos, e as cores s ocorrem a partir do reflexo das ondas de luz de diferentes tamanhos, contribuio a Cincia que deram Einstein e Bohr quando em 1905 descobriram os ftons. Como fica a percepo dos diferentes tons de azul e verde que esto presentes no cotidiano dos habitantes dos ensolarados trpicos? Quantos microns de um comprimento de uma onda variam a

9
percepo das diferentes tonalidades de branco existente na cultura dos esquims? Ser que tudo que tem existncia pode ser explicado atravs das micro-partculas estudadas pela fsica e pela qumica? Seria o mundo to simples ao ponto de ser entendido atravs de minsculas partes? A complexidade das relaes sociais parece contradizer as afirmaes da Cincia Moderna e parcialmente responder as questes acima. (Abranches Jr., 2008, p.17-18)

O autor que dizer que no podemos entender a sociedade de uma maneira to simples como dividir as partes, pois o intelecto humano, as relaes sociais so complexas ao ponto de se diferenciar uma da outra, como culturas de povos diferentes. Entretanto, a viso anterior, orgnica e metafrica, no saiu de foco por completo no cenrio cientfico, pois ela continuou se segurando, como um ponto de tenso dentro da sociedade, uma tenso interna, que se externava em alguns momentos, como:

[...] em algumas variaes do Romantismo, do transcendentalismo americano, dos filsofos naturais alemes e na filosofia de Karl Marx. No sculo XX reaparece na teoria holstica de Smuts assim como no movimento ecolgico dos anos de 1970. (Abranches, 2008, p.18).

Abranches Jr. (2008) utiliza o pensamento de Pepper (1996) onde diz que o universo est em movimento contnuo, que a realidade multidimensional e cada coisa possui efeito sobre a outra, para ento poder afirmar que a separao existente hoje entre sociedade e natureza criao da nossa prpria mente influenciada pelas idias mecanicistas, que o alicerce da cincia moderna. neste ponto que o autor coloca que esses princpios talvez seja a oportunidade de recobrar uma anlise holstica do ambiente, ou seja, um ambiente indivisvel, mas sim, um todo. Abranches Jr. (2008) ainda utiliza o pensamento de Whatmore (2004) que refletindo sobre o modo como se d a relao entre homem e ambiente, deveramos encontrar uma nova maneira de se fazer Geografia. Para Abranches Jr. (2008) [...] a forma de se relacionar com o ambiente, a forma como se encara a natureza, e ainda a posio que o homem ocupa nessa relao [...] que estabelece escolhas diferentes feitas por grupos sociais distintos (p.19). E essa

10 forma com que cada grupo cultural se relaciona com o ambiente responsvel por diferentes construes ambientais. Neste o ponto, o autor pega a deixa para o subttulo 1.3 As Construes Ambientais. O autor inicia sua discusso afirmando que a temtica sobre a relao homem e ambiente parece j ser bastante mastigada, visto as grandes catstrofes naturais que vem ocorrendo no planeta, como tambm os discursos polticos de carter ambientalista, porm, ineficaz. Abranches Jr. (2008) explica que alm do mundo fsico, material, tambm existe o mundo no fsico, psicolgico, presente na mente do homem. Ele utiliza o pensamento de Simmons (1993), no qual diz que a forma de como nos relacionamos com os elementos no humanos depende da forma de como pensamos e do que acreditamos. Um dos grandes problemas para o autor que a partir da Revoluo Cientfica houve uma separao definitiva entre homem e natureza, havendo ento um desencantamento na relao sociedade e natureza, explicando esse dualismo entre homem e natureza. A firmao da viso fragmentada da natureza e a nova posio do homem, superior a natureza, ajudou para ela fosse apropriada e colocada a servio da humanidade. Apesar dessa viso reducionista da natureza ser dominante, no significa dizer que ela a nica existente, pois diversas construes ambientais existem no mundo, diferente dessa viso dominante do ocidente. Abranches Jr. (2008) coloca um conceito sobre ambiente a partir do pensamento de Simmons (1993), onde ambiente pode ser entendido como sendo um artefato oriundo de processos mentais, estando por isso quase que inseparvel da existncia do prprio homem (p.21-22). Visualizando desta forma, homem e ambiente so inseparveis, mesmo que o homem no consiga compreender a complexidade dessa relao. E na tentativa de entender essa relao que aparece diversas construes ambientais, resultantes da relao sociedade e natureza (ABRANCHES JR., 2008). Baseado nessas premissas, Abranches Jr. (2008) admite a existncia de vrios tipos de construes ambientais, umas com caracterstica mais antropocntrica e outras ecocntricas, reforando a dualidade homem/ambiente. O autor ento prope uma nova via nas construes ambientais, com uma viso mais integradora entre homem e natureza, uma viso monstica do ambiente, ou seja, o ambiente sendo tratado como

11 uma unidade na qual existiria um equilbrio entre homem e natureza. A essa nova viso integradora do ambiente o autor chamou de eco-atropocntrica. Para Abranches Jr., a Geografia a mais indicada para trabalhar com essa viso. Para ele, a Geografia,

Atravs de suas interfaces tem se apropriado, muitas vezes, de mtodos e conceitos tanto das Cincias Naturais quanto das outras Cincias Sociais, conseguindo dentro de seu arcabouo terico produzir um variado vocabulrio que resultou na traduo de diferentes construes ambientais. Essas experincias de trabalho nas zonas de interface talvez lhe atribuam condies de trabalhar com as propostas mais conciliadoras no trato das relaes entre homem e ambiente, permitindo que venham tona idias ressurgentes de perodos anteriores. Talvez seja por isso tambm que tanto Simmons (1993) quanto Peet (1998) definam que Geografia seja a Cincia das Construes Ambientais [...]. (ABRANCHES, 2008, p.24)

Abranches Jr. termina esta discusso comentando que as construes ambientais ajudaram a entender como a Geografia se posicionou frente s questes ambientais e coloca o pensamento de Whatmore (2005) que [...] a partir do entendimento da interface entre os mundos natural e social que a Geografia construiu sua identidade enquanto Cincia. (p.26). No segundo captulo da tese, Abranches Jr., discute sobre o suporte tericometodolgico de seu trabalho. Ele inicia afirmando que o estudo da relao homem e meio fundamentou o pensamento geogrfico desde o sculo XIX, perodo da sistematizao da Geografia, e que foi definida como objeto de estudo da mesma, permanecendo no eixo principal de suas discusses at os dias atuais. Segundo o autor:

Foi vista atravs das relaes do homem com seu meio, da sociedade com a natureza, ou ainda a partir dos estudos do meio-ambiente, tendo como resultado um grande nmero de trabalhos. Nesse contexto tratou questo ambiental de forma dicotmica, impregnada de

reducionismos e determinismos to prprios a modernidade, separando homem e natureza em mundos distintos. (p.26)

12 Nesse momento, para Abranches, a partir da diviso interna dos trabalhos, a Geografia dividiu e separou os estudos sobre homem e meio a partir de duas reas especficas: Geografia Fsica e Geografia Humana. O autor entende que a Geografia Agrria, subrea da Geografia, trabalhou com uma viso unificadora entre homem e meio. Para o autor, com a criao da Revista Brasileira de Geografia, trabalhos vinculados a Geografia Agrria foram bastante contemplados, visto que a agricultura desempenhava importante papel na economia brasileira. Abranches observou que o enfoque dos trabalhos foi mudando com o passar do tempo. No incio, o eixo estava em torno da relao da agricultura com seu enfoque fsico, que era o meio. Depois, apareceu uma viso mais conservacionista, repensando o manejo do uso do solo, procurando formas de amenizar a degradao do solo para no prejudicar a capacidade de produo. Posteriormente, nas dcadas de 60 e 70, poca de desenvolvimento tecnolgico, o ambiente poderia ser modificado de acordo com as necessidades do planejamento econmico. Esse modelo modernizador estimulou a produo intensiva e em larga escala, principalmente para exportao e abastecimento urbano, ganhou-se o entendimento que poderamos resolver problemas a partir da insero dos insumos industriais.

Como conseqncia as temticas ligadas degradao ambiental ganharam importncia no cenrio nacional. Problemticas relativas poluio dos solos, subsolo e rios, assim como a eutrofizao de audes e crregos se mostraram presentes na produo mais recente da Geografia Agrria brasileira. (ABRANCHES, 2008, p.29)

Entretanto, para Abranches Jr. a abordagem no trato do ambiente continuou a mesma, com uma tica antropocntrica na forma de entender a relao sociedade e natureza. Tambm afirma que o processo de desenvolvimento resultado das escolhas e a forma que a relao sociedade e natureza encarada por esses modelos desenvolvimentistas, e esse modo de encarar que responsvel pelas diferentes construes ambientais, sejam elas de carter antropocntrica, ecocntrica ou ecoantropocntrica. Desse modo, ele considera que as construes ambientais como um dos elementos marcante na histria do pensamento geogrfico em suas diferentes fases. Por isso, o autor escolheu o ambiente como o conceito principal nas discusses de seu

13 trabalho a partir dele procurou entender a produo da Geografia Agrria nacional identificando os reducionismos, os determinismos, as dicotomias e tambm as tentativas de integrao natural-social (p.30). Abranches Jr. tambm analisa que a agricultura sempre teve um papel importante na economia do pas, modificando o espao geogrfico brasileiro, cabendo ao Estado o papel de gestor do territrio e que o mesmo criou rgos para supervisionar e promover seus principais produtos (caf, soja, etc.); essa atitude do Estado refletiu nos trabalhos publicados na RGB nas dcadas de 40 e 50. Ento Abranches Jr. procurou analisar como a regio Nordeste foi entendida pelo pas, e entendeu que ela foi vista como a Regio Problema Nacional, marcada por fortes adversidades naturais, retratadas inclusive em livros literrios, como Os Sertes de autoria de Euclides da Cunha, livros didticos, jornais, etc. Afirma ainda que a maior parte dos estudos o Nordeste tratado a partir do fenmeno das secas, que no deixa de ser um fator natural marcante na regio. Mas Abranches Jr. coloca que a seca no responsvel pela pobreza de vrios nordestinos. Comenta sobre a economia aucareira, que por sua caracterstica de uma estrutura fundiria de difcil acesso a terra e que as tomadas de deciso e o poder estavam nas mos de poucas pessoas, no se adequou ao novo cenrio nacional, perdendo sua importncia econmica nacional e acarretando a transferncia do eixo econmica para o Centro-Sul. Com isso, os investimentos se concentraram mais nesse novo eixo, o que ocasionou um desenvolvimento desigual. bem verdade que novos rgos foram criados para tentar solucionar essa questo, como a SUDENE Superintendncia para o Desenvolvimento do Nordeste. Entretanto:

Entretanto, nem todas as reas foram beneficiadas, da mesma forma, pelo planejamento produtivista patrocinado pelo poder central. reas que apresentaram maiores potencialidades, entendidas a partir de recursos naturais, tanto enquanto disponibilidade de gua como no que diz respeito fertilidade do solo, assim como a facilidade ao acesso a infra-estrutura de circulao e escoamento da produo,foram s privilegiadas. (ABRANCHES Jr., 2008, p.33)

14 Para entender como a Geografia Agrria vinha abordando as questes relativas ao rural nordestino brasileiro, o autor se apia na discusso sobre construes ambientais, as escolhas de desenvolvimento resultante da viso de mundo de cada grupo cultural e as publicaes da RGB, apesar de que no incio de suas publicaes estava muito vinculada ao pensamento do Estado Nacional, mas que com o passar do tempo foi se modificando. Abranches escolheu as publicaes da RGB porque ter sido um peridico com uma grande diversidade de artigos e autores de diversas regies do pas, alm de suas publicaes terem sido feitas de forma regular e ininterrupta entre os anos de 1939 a 1995 que coincide com o perodo de acelerao da modernizao do pas durante o perodo ps 2 Guerra Mundial, que refletiu nos trabalhos publicados na RGB. Abranches Jr. pr-selecionou 126 artigos, os quais representam a totalidade das publicaes na RGB sobre Geografia Agrria. Deste, apenas dezesseis (ver tabela) abordavam o espao agrrio nordestino. Ele tambm adverte que no existem artigos que versem do rural nordestino de todos os Estados, e que h uma m distribuio entre os existentes, estando s produes concentradas nos estados da Paraba, Pernambuco e Bahia. Para o autor, este fato representa a importncia que tais estados tm nas questes agrrias do Brasil.

Autor BOTELHO, C. de C. BRITO, S. R. DE & GUIMARES, L. S. P. De CARLI, G. CORRA, R. L. A.

Ttulo Aspectos geogrficos da zona cacaueira da Bahia Conseqncias sociais da seca no nordeste Civilizao do acar no Brasil

RBG ano 16, n2, 161212,1954 ano 41, n4, 90-99, 1979 ano 2, n3, 349-371, 1940

A Colnia Pindorama: uma ano 25, n4, 479modificao na paisagem 484,1963 agrria dos tabuleiros alagoanos Irec: uma rea agrcola insulada no serto baiano, ano 25, n4, 453-464, 1963.

DUARTE, A. C.

GRABOIS, J. et al.

Reordenao espacial e ano 54, n1, 121-169, evoluo da economia agrria: o 1992 caso das terras altas de transio agreste-mata do norte de Pernambuco,

15 GRABOIS, J.; SILVA, O brejo de Natuba estudo da M. J. organizao de um espao perifrico GUERRA, I. A. L. T. O cacau na Bahia LAROCHE, R. C. Ecossistemas e impactos ambientais da modernizao agrcola do vale do So Francisco Estrutura Agrria do Estado de Pernambuco ano 53, n2, 33-62, 1991 ano 14, n1, 81100,1952 ano 53, n 2, 63-77, 1991

MARQUES, J. S.

ano 33, n2, 137-148, 1971

MULLER, K. D.

Pindorama: modelo europeu ano 57, n4, 17-122, agrcola de assentamento, litoral 1995. nordestino, O cariri semi-rido transformado pelo agave, O agreste de Esperana a fronteira cariri-agreste de Esperana, , ano 30, n2, 21-57, 1968. ano 30, n 3, 11-39, 1968. ano 49, n3, 117-38, 1987.

PROST, G. PROST, G.

Homem, terra e trabalho no SANTOS, A. F.; serto sergipano do So ANDRADE, J. A.; Francisco, OLIVEIRA, A. G. STERNEBERG, H. R. VALVERDE, O. Aspectos da Seca, 1951 Cear. O uso da terra no leste da Paraba

ano 13, n3, 327389,1951 ano 16, n1, 49-91, 1955

Quadro 1: Artigos selecionados para anlise Fonte: Tese de Doutorado de Nilton Abranches Jnior, pp. 37-38.

A partir daqui o autor trabalhou da seguinte forma:


Aps a seleo dos textos foi realizada uma leitura crtica de todos os artigos selecionados enquanto fonte, seguida de resumo, fichamento e resenha, com a finalidade de se encontrar as caractersticas fundamentais de cada artigo, fator importante para o desenvolvimento da pesquisa. Assim, pode-se perceber no somente a dominncia da construo ambiental no trato com o ambiente, mas definir as caractersticas comuns dos artigos. (ABRANCHES Jr., 2008, pp.3738)

16 Abranches Jr. tentou analisar os artigos por ordem cronolgica para facilitar o entendimento e identificar o pensamento ambiental de cada poca no contexto da Geografia Agrria. O autor entendeu que no existe ligao direta entre o trato com o ambiente e o tempo, pois ele encontrou relaes com artigo produzidos na dcada de 50 e outros produzidos na dcada de 90. Ainda segundo o autor, no foi encontrado nenhum artigo com caracterstica ecocntrica, ou seja, onde a natureza o centro de qualquer questo ou discusso. Alis, em sua dissertao de mestrado, Abranches Jr. j tinha identificado predominncia de trabalhos antropocntricos na Geografia Agrria brasileira. E essa viso antropocntrica est presente no s na Geografia, mas em toda a Cincia Moderna, pois com a ruptura entre homem e natureza, aquele passou a entender e a produzir o espao de forma a dominar a natureza. Pensando neste vis, e que as propostas de desenvolvimento so condicionadas a essa viso, Abranches Jr. analisando os textos produzidos pela Geografia Agrria brasileira, identifica trs grupos distintos:

Levando-se em considerao a dominncia antropocntrica no pensamento geogrfico, o que sugere uma abordagem dicotmica entre sociedade e natureza, pode-se perceber a existncia de trabalhos que percebem a dicotomia atravs da interferncia da natureza na produo da agricultura e na organizao do espao agrrio. Assim a natureza, atravs de algumas caractersticas como disponibilidade de gua, topografia e fertilidade dos solos possibilitou a ocupao primeira de determinados espaos em relao a outros, influenciando na configurao territorial de determinadas reas. Outros, porm, trabalharam essa mesma dicotomia a partir da supremacia do trabalho do homem modificando o ambiente biofsico e criando uma nova organizao do espao e um conseqente novo ordenamento do territrio. Esses trataram natureza enquanto recurso e o meio ambiente enquanto palco para a atividade humana. Mostrando-se preocupados exclusivamente com a produo e a produtividade, fizeram a apologia ao modelo modernizador de base produtivista, pondo de fato a natureza a servio da sociedade. Existem ainda aqueles que perceberam uma lgica de reciprocidade entre ambiente biofsico e sociedade. (ABRANCHES Jr., 2008, pp. 40-41)

17 Mediante esta constatao, o autor dividiu os textos em trs grupos, e os analisou no captulo cinco de sua tese, a partir de trs sub-captulos: A Natureza e a organizao do espao rural nordestino, A produo reconfigurando o ambiente rural nordestino e Uma outra construo ambiental rural. No terceiro captulo de sua tese, Abranches Jr. faz uma discusso sobre a Geografia ser a Cincia das Construes Ambientais. Como vimos anteriormente, essas construes so resultantes do modo como sociedade se relaciona com a natureza. A Geografia tem analisado ao longo de sua histria a relao sociedade e natureza, mesmo que com nfase diferenciada. Essa relao, manifestada no ambiente, tem sido um dos fundamentos dessa cincia e um dos componentes de sua identidade espacial (ABRANCHES, 2008). Baseado no pensamento de Simmons (1993) de que o ambiente construdo a partir das relaes entre as sociedades e os meios em que esto inseridas e o conhecimento cultural de cada grupo, Abranches Jr. (2008) afirma que a Geografia pode ser concebida como Cincia das Construes Ambientais. Analisando o pensamento de Peet, o autor confirma o que relatou anteriormente, que o desenvolvimento da sociedade em sua quase totalidade teve um carter antropocntrico, onde a sociedade molda, altera a natureza da maneira que bem entender. Ele tambm utiliza o pensamento de Reclus que

[...] constatou no final do sculo XIX, que o domnio da natureza sobre os homens vai diminuindo na medida em que a sociedade evolui. Dessa maneira, cria formas de adaptar e transformar a sociedade em que vive. No mpeto da transformao o homem altera o ambiente e imprime formas a paisagem deixando visvel seu poder transformador [...]. (ABRANCHES, 2008, p.43)

Mas a contribuio de Reclus no se restringe a constatao do poder de transformao que o homem possui. Ele tambm questiona que deveramos ter uma relao mais harmnica com a natureza, levando-o a se preocupar com a conservao do ambiente. Atravs dessa relao harmoniosa o homem deveria se adaptar ao meio e suas exigncias (ABRANCHES, 2008). Sobre as limitaes que a natureza impe a sociedade o autor destaca o pensamento de Ratzel. De acordo com o pensamento Ratzeliano, o homem estava

18 relativamente sujeito a natureza. Ratzel destaca que a natureza distribui seus recursos de forma desigual pela superfcie terrestre, dificultando o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, isso no quer dizer que a sociedade dominada pela natureza, pois para ele as adversidades um fator para que o homem evolua e se adapte a todas essas dificuldades. O entendimento do ambiente como recurso ganhou fora e acabou se tornando dominante no pensamento desenvolvimentista da poca. A radicalizao do pensamento de Ratzel resultou naquilo que chamamos de Determinismo Ambiental (PEPPER, 1996 e PEET, 1998 apud ABRANCHES, 2008). Abranches Jr. discute que o Determinismo Ambiental revela uma viso mais ecocntrica, resultando em modo diferente de construir o ambiente, alm de questionar que essa corrente pode ter sido responsvel pela criao da dicotomia Geografia Fsica e Humana. O autor tambm discute sobre o Possibilismo Ambiental, corrente criada por Paul Vidal de La Blache e que era visto como a principal alternativa ao Determinismo Ambiental (PEET, 1989 apud ABRANCHES, 2008). No Possibilismo, a natureza oferecia possibilidades para a sociedade evoluir, e que a superao das adversidades naturais dependeria do nvel cultural de cada grupo social. Gomes (2005) tambm de opinio que a cultura e desenvolvimento caminham juntos. Comenta que enquanto no determinismo o homem era apenas um elemento entre os demais, com Vidal de La Blache ele ser o mestre de todos os outros elementos, podendo se adaptar natureza e transform-la para seu proveito. Porm, ele afirma que

[...] no h lugar para acreditar [...] em uma capacidade de adaptao e de transformao ilimitada do homem em relao s condies do meio. Tudo depende de sua herana cultural e instrumental, mas, enquanto mestre da natureza, o homem tem a capacidade virtual de se opor a ela parcialmente. Assim, o discurso de Vidal se parece s vezes com uma descrio da luta aberta entre cultura e natureza. (GOMES, 2005, p.201).

19 Seria uma luta de sobrevivncia, na qual o homem entendia que sua misso estaria no controle da natureza, e para isso, ele teria que buscar suas armas na prpria cultura (GOMES, 2005). Para Oliveira (2007) essa forma de analisar o ambiente era nada mais do que uma mscara do possibilismo, pois foi comentado que o desenvolvimento de uma sociedade dependeria do nvel cultural de um determinado grupo social. Oliveira ento conclui que estaramos diante de um novo tipo de determinismo, s que ao invs de ser ambiental, seria um determinismo cultural. Abranches Jr. conclui que o ambiente veio sendo tratado pela Geografia a partir de construes ambientais antropocntricas, como a base fsica da atividade humana e ecocntricas, como sendo resultado da relao da sociedade com seu entorno, viso que vem sendo resgatada pela Geografia contempornea a partir de uma nova tica, onde o homem volta a fazer parte do ambiente e se aproxima mais da natureza. A partir dessa discusso, o autor analisa as construes ambientais na Geografia Agrria. Influenciada pelas idias do positivismo, as questes ambientais quase que desaparecem do eixo terico geogrfico. Novamente a natureza vista como recurso, e era desse modo que o meio rural era visto pela Geografia Agrria. O desenvolvimento do Marxismo tambm no deu destaque s questes ambientais. Na verdade, a viso reducionista da natureza continuou, era vista como capital. Para autor, a Geografia Agrria abordou o ambiente de duas formas: com uma abordagem interrelacionista e uma abordagem dualista. Na abordagem interrelacionista, apesar do carter antropocntrico na anlise dos processos de produo da paisagem, se percebe abordagens da interao de fatores fsicos e humanos, na procura de entender como os fatores naturais podem influenciar na organizao da sociedade. Na abordagem dualista, o carter antropocntrico mais extremado, havendo uma maior separao entre homem e meio, sendo a natureza vista como recurso. As preocupaes ambientais sobre o meio rural surgiam apenas com o intuito de preservar por mais tempo essa fonte de recursos. No quarto captulo de sua tese, Abranches Jr. discute as construes ambientais nas propostas de desenvolvimento rural. Ele inicia o debate afirmando que na ps-modernidade permanecem idias pr-modernas e modernas, como que adormecidas. Para o autor, as construes ambientais da ps-modernidade so

20 caracterizadas pela convivncia em seu interior dessas idias adormecidas de perodos anteriores. Isso tambm se reflete na Geografia Contempornea. Temas e conceitos de uma fase mais positivista da Geografia que tinham sido abandonados vm sendo resgatados, e a convivncia entre diferentes construes ambientais, antropocntricas e ecocntricas, abriram espao para uma nova forma que Abranches Jr. chama de ecoantropocntrica. Essa nova forma de visualizar o ambiente pode abrir uma discusso sobre uma aproximao entre a Geografia Fsica e a Geografia Humana, dando a [...] Geografia um papel mais definido entre as demais cincias, e quem sabe um maior peso durante as discusses de processos de tomada de decises, entre eles os de Planejamento e Gesto do Territrio. (ABRANCHES, 2008, p.63). Neste ponto, Abranches Jr. comenta que entender os modelos de

desenvolvimento produtivistas essencial para compreender o papel da Geografia. Ressalta que modelos de desenvolvimento que visam exclusivamente o crescimento econmico no resolveram os problemas da humanidade, e nem to pouco os de crescimento zero resolveriam. Ele aponta que o conceito de desenvolvimento sustentvel, que em seu ntimo acolhe propostas de desenvolvimento onde haja integrao do crescimento econmico e da conservao do ambiente, do local com o global, do saber popular com o conhecimento cientfico, seja uma alternativa hbrida, ou seja, que trabalhe com todos esses fatores de forma harmnica. Baseado nisso, o autor discute as propostas de desenvolvimento rural produtivistas, onde a separao entre homem e ambiente evidente, pois a natureza vista como fonte de recursos. A agricultura ganhou importante papel, sendo responsvel pelo abastecimento das cidades, alm de ter a misso de acumular capital atravs da produo de excedentes para o desenvolvimento econmico. Outro fato relevante que para o contnuo crescimento econmico seria necessrio modernizar a agricultura. Acontece que essa modernizao visando o desenvolvimento beneficiou apenas certa elite e a elite rural, se caracterizando como uma proposta de desenvolvimento no-democrtica, j que apesar do crescimento, a distribuio da renda no era feita de forma igualitria. Essa modelo produtivista extremou ainda mais a viso antropocntrica no trato com o ambiente. Com o crescimento dos problemas ambientais e sociais, a sociedade comea a questionar o modelo de desenvolvimento vigente, abrindo espao para modificaes no

21 relacionamento entre homem e ambiente. Novas propostas eram apresentadas, colocando em cheque o modelo produtivista. Outras teorias surgiam, procurando levar em conta o saber das populaes locais nas propostas de desenvolvimento, pois vrios pesquisadores comearam a perceber que solues vindas do saber popular em algumas situaes tinham mais eficcia em resolver determinados problemas do que aquelas propostas pelo saber cientfico. O objetivo dessas propostas o de encontrar uma forma de se alcanar o desenvolvimento sustentvel, conciliando produo e ecologia, fazendo com que a produo se torne ecologicamente sustentvel. Entretanto, para isso necessrio uma ruptura com a forma de se relacionar com a natureza (WILBANKS, 1994 apud ABRANCHES, 2008), ou seja, uma crtica ao modelo produtivista desenvolvimentista. Trabalhar com o conceito de desenvolvimento sustentvel requer trabalhar com o princpio da harmonia na relao sociedade e natureza. Por este fato, se torna difcil das cincias naturais trabalharem com este conceito. Talvez a Geografia por sua experincia no trato entre as questes sociais/naturais, alem do trabalho em escalas de diferentes abrangncias local/global possa atender melhor a essas questes (WILBANKS, 1994, COOPER e VARGAS, 2004 apud ABRANCHES, 2008). O mais importante lembrar que o desenvolvimento sustentvel uma ruptura com a modernidade e sua forma de desenvolver, pois aqui se busca apenas o pleno desenvolvimento econmico, enquanto que no desenvolvimento sustentvel se procura uma inter-relao entre as questes ambientais, econmicas, sociais, culturais e polticas. No quinto captulo de sua tese Abranches Jr. vai tratar do ambiente rural nordestino. Ao analisar os artigos selecionados que versavam sobre o meio rural nordestino, o autor identificou que a maioria tinham uma caracterstica antropocntrica, ou seja, o homem no centro das discusses. Entretanto, o autor identificou duas abordagens distintas:

Uma que apesar de preservar a separao entre homem e natureza, admite uma certa sujeio do homem aos condicionantes da natureza, representados pelos fatores gua, topografia e solos, que

possibilitaram ou dificultaram a ocupao do territrio nordestino e a organizao desse espao rural. Outra que refora a separao social /

22
natural, que tem como objetivo principal mostrar como o homem transforma as paisagens, imprimindo suas marcas, e transforma espaos com condies adversas em espaos de produo, pondo a natureza para funcionar segundo as necessidades da sociedade, ou ainda suprindo suas deficincias. (ABRANCHES, 2008, p.90)

Apesar da concentrao de trabalhos antropocntricos, Abranches Jr. tambm encontrou trabalhos com uma viso integradora entre sociedade e natureza, ou seja, com um carter eco-antropocntrico, o que seria para o autor o caminho para o novo paradigma. Contrariando o que o autor encontrou nas produes nacionais, no foi constatado nenhum trabalho com carter ecocntrico sobre o nordeste. Considerando que a idia de desenvolvimento rural est presente em todos os artigos selecionados, ele dividiu este captulo de sua tese em trs partes. Na primeira parte ele rene os trabalhos de carter antropocntrico e dicotmico entre sociedade e natureza, mas que consideram a influncia da natureza na organizao do trabalho do homem e conseqentemente na organizao do espao agrrio nordestino. Apesar dos artigos considerarem a influncia da natureza, Abranches Jr. constata que ela considerada como fonte de recursos, pois no existe uma preocupao com a conservao do ambiente. Na segunda parte, Abranches Jr. rene os trabalhos tambm com viso antropocntrica e dicotmica, mas em que a sociedade interfere no espao pelo domnio da natureza atravs dos planos, tecnologia e ferramentas criada pelo homem. Ele identifica que o eixo norteador dos trabalhos foi a luta contra as adversidades naturais e a busca da otimizao de suas potencialidades, alm das questes vinculadas a base tcnica da produo. O incentivo do Estado na organizao da produo e insero de novas tecnologias tambm uma questo discutida nos trabalhos. Na terceira parte o autor reuni os trabalhos que tentam compreender a relao sociedade e natureza a partir de uma viso mais integradora, procurando romper com a forma dualista de entender o ambiente, compreendendo essa relao como uma via de mo dupla. Apesar de alguns trabalhos iniciarem suas discusses com uma tica ecocntrica, no decorrer do texto acaba se configurando numa abordagem integradora,

23 um dilogo entre as duas reas da Geografia, ou ainda mais que um dilogo, o trabalhar em conjunto. O problema no s seria por adversidades naturais, mas tambm pela forma que o homem se relaciona com o ambiente. Aqui homem e meio esto mais integrados, se procura entender a temtica rural de forma harmoniosa, no privilegiando nem o homem, nem a natureza, se configurando em abordagens eco-antropocntricas. Abranches Jr. finaliza seu trabalho recapitulando as questes principais levantadas em sua tese, como a forma da sociedade se relacionar com a natureza e a transformao dessa forma de se relacionar a partir da revoluo cientfica, na qual o homem passa a ser o centro das discusses e dominador da natureza, permanecendo at a contemporaneidade. Discute que essa forma de entender resultou em dois tipos distintos de construes ambientais: uma com viso antropocntrica, na qual o homem estava no centro das discusses; e outra com viso ecocntrica, onde o cerne da discusso estava a natureza o ambiente biofsico. Comenta tambm o surgimento da viso eco-antropocntrica, com o objetivo de romper com o dualismo homem/meio imposto pelo pensamento moderno. O eixo central seria a busca do equilbrio na relao sociedade e natureza. Reafirma que a Geografia, por ser uma cincia que estuda a relao sociedade e natureza seria a cincia das construes ambientais. Entretanto, para melhora entendimento desta tica eco-antropocntrica seria necessrio um maior dilogo entre suas subreas: Geografia Fsica e Humana. Discute que a Geografia Agrria analisou o meio rural a partir de diferentes construes ambientais, levando em conta em boa parte dos trabalhos analisados pelo autor as questes da natureza. Afirma que os planos de desenvolvimento rurais so ineficazes, pois comprovada o aumento da pobreza no campo, como tambm das cidades. Para Abranches Jr. o Desenvolvimento Sustentvel passa a se constituir como sendo uma alternativa vivel de desenvolvimento espacial. E por propor a busca constante pelo equilbrio entre sociedade e natureza parece ser uma temtica cara ao estudo da Geografia. O autor constata que a maior parte dos trabalhos selecionados que foram publicados na Revista Brasileira de Geografia possuem uma caracterstica antropocntrica, mesmo o nordeste apresentando particularides naturais to marcantes.

24 Abranches Jr. conclui dizendo que a Geografia teve sua sistematizao no perodo da modernidade, e que reproduzido at hoje em seu contexto caractersticas dessa poca, permitindo a existncia de dualismos e deteminismos em suas discusses. E a relao sociedade e natureza no exceo. A natureza ficou em posio inferior, predominando uma forma antropocntrica no pensamento geogrfico.

7.

CONCEITOS: I. Cosmos: Organismo Vivo (MERCHANT, 1992 apud ABRANCHES, 2008)

II. Ambiente: 1. Artefato oriundo de processos mentais, estando por isso quase que inseparvel da existncia do prprio homem (SIMMONS, 1993 apud ABRANCHES, 2008). 2. o resultado dessa relao, construdo ao longo do tempo e depositrio de camadas sucessivas e superpostas de cultura. (ABRANCHES, 2008)

III. Antropocentrismo: viso de mundo cujos valores principais esto baseados nas relaes humanas, sendo o homem o centro de toda e qualquer discusso, j que o conceito de valor na realidade uma criao humana. (PEPPER, 1996 apud ABRANCHES, 2008).

IV. Geografia: 1. Parte do conhecimento que descreve, classifica e explica a distribuio dos fenmenos naturais e humanos no espao acessvel aos homens e as atividades que eles controlam. (SIMMONS, 1993 apud ABRANCHES, 2008). 2. O estudo das relaes da sociedade com o ambiente natural2. (PEET, 1998 apud ABRANCHES, 2008)

V. Desenvolvimento Rural Integrado: forma de desenvolvimento no qual o planejamento do desenvolvimento rural no pode ser feito independente do planejamento do desenvolvimento urbano, mas sim de forma complementar. (LEA e CHAUDRI apud ABRANCHES, 2008)
Segundo Simmons (1993:6), utilizamos tanto a tecnologia para modificar nosso entorno que praticamente impossvel utilizar a expresso meio ou ambiente natural. A sociedade contempornea vive num mundo tecnolgico e nunca conheceu um meio ou ambiente natural.
2

25 VI. Desenvolvimento Sustentvel: 1. Forma de desenvolvimento em a sociedade deve suprir as necessidades do presente sem comprometer as futuras geraes de suprir as suas necessidades. (Clube de Roma) 2. Forma de desenvolvimento em que se tenta resolver a contradio entre produo e ecologia, fazendo com que a produo se transforme em ecologicamente sustentvel. (MERCHANT, 1992 apud ABRANCHES, 2008) 3. Forma de desenvolvimento que existe uma mediao entre questes sociais, econmicas, ecolgicas e polticas, com especial preocupao com a qualidade de vida das classes menos favorecidas. (WILBANKS, 1994 apud ABRANCHES, 2008) 4. um modo de pensar, de viver, de governar e de se fazer negcios. uma linha condutora que guia as escolhas de hoje com o objetivo de preservar opes de escolha para amanh, baseado no equilbrio dos trs elementos que formam a triangulao: proteo ambiental, desenvolvimento social e desenvolvimento econmico. (COOPER e VARGAS, 2004 apud ABRANCHES, 2008)

VII. Rotao de terras primitivas: denominao de agricultura nmade ou itinerante, e aqui no Brasil, por sistema de roas. (VALVERDE, 1955)

8. CONSIDERAES FINAIS

O exerccio de desconstruo nos permite viajar ao longo do texto desconstrudo, de modo a entender suas partes para entender o todo, e visualizar a forma como o autor construiu seu trabalho. Este trabalho nada mais do que um dilogo feito com o texto desconstrudo, e uma tentativa de deixar nossa contribuio e entendimento do trabalho de Abranches Jr. Como foi dito anteriormente, esta foi a segunda experincia deste autor com o exerccio de desconstruo. Entendo a desconstruo como um procedimento metodolgico que nos permite uma outra forma de interpretao de um texto, absorvendo novos significados. Sobre a tese de Abranches Jr., a caracterizo como um trabalho importante para aqueles que buscam entender de forma mais aprofundada a histria da Geografia, a relao sociedade e natureza e o rural nordestino.

26 Poucos so os trabalhos que versam sobre como a Geografia se desenvolveu como cincia. Considero necessrio conhecermos mais sobre a histria dessa cincia para podermos entender qual o papel dela hoje, no mundo contemporneo. Compreender como a relao sociedade e natureza foi entendida no passado importante, pois o ambiente construdo a partir dessa relao e dever da Geografia entender este processo. O rural nordestino j teve um importante papel econmico no Brasil, e entender os processos e fatos histricos do nosso pas relevante para entendermos sua situao hoje e as futuras transformaes que esse espao venha sofrer.

9. REFERNCIAS ABRANCHES JR., Nilton. O Ambiente visto pela Geografia Agrria brasileira: de 1939 a 1995. Dissertao de mestrado apresentada a UFRJ, 2003. ABRANCHES JR., Nilton. Geografia Agrria e Ambiente no Nordeste do Brasil. Tese de Doutorado apresentada a UFRJ, 2008. BERNARDES, Jlia Ado ; FERREIRA, Francisco pontes de Miranda. Sociedade e Natureza. In: _______ CUNHA, Sandra Baptista da. ; GUERRA, Antonio Jos Teixeira. (Org.). A Questo Ambiental Diferentes Abordagens. 2 Edio, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. BICALHO, Ana Maria de Souza Mello. Os Desafios Sustentabilidade Rural e a Prtica Geogrfica. In: ______ BICALHO, Ana Maria de Souza Mello ; HOEFLE, Scott Willian. (Org.). A Dimenso Regional e os Desafios a Sustentabilidade Rural. LAGET-UFRJ/CSRS-UGI; 2003, Rio de Janeiro; Brasil. BICALHO, Ana Maria de Souza Mello ; HOEFLE, Scott Willian. A Dimenso Regional e os Desafios a Sustentabilidade Rural. LAGET-UFRJ/CSRS-UGI; 2003, Rio de Janeiro; Brasil. BOWLER, Ian. Governana e Agricultura Sustentvel: Experincia Recente na Inglaterra. In: _______BICALHO, Ana Maria de Souza Mello ; HOEFLE, Scott Willian. (Org.). A Dimenso Regional e os Desafios a Sustentabilidade Rural. LAGETUFRJ/CSRS-UGI; 2003, Rio de Janeiro; Brasil. BRYANT, C. ; DOYON, M. ; FREJ, S. ; GRANJON, D. ; CLMENT, C. A Integrao do Ambiente na Prtica e no Discurso do Desenvolvimento Sustentvel Atravs da Participao do Cidado e da Mobilizao e de Conhecimento Local. In: ______ BICALHO, Ana Maria de Souza Mello ; HOEFLE, Scott Willian. (Org.). A Dimenso Regional e os Desafios a Sustentabilidade Rural. LAGET-UFRJ/CSRS-UGI; 2003, Rio de Janeiro; Brasil.

27 CHRISTOFOLETTI, Antnio. Modelagem dos Sistemas Ambientais. Editora Edgard Blucher. 1999. COELHO, Maria Clia Nunes. Desenvolvimento Sustentvel, Economia Poltica do Meio Ambiente e a Problemtica Ecolgica da Amaznia. CUNHA, Lus Henrique ; COELHO, Maria Clia Nunes. Poltica e Gesto Ambiental. In: _______ CUNHA, Sandra Baptista da. ; GUERRA, Antonio Jos Teixeira. (Org.). A Questo Ambiental Diferentes Abordagens. 2 Edio, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. DAALHUIZEN, Femke ; DAM, Frank van ; GOETGELUK, Roland. A Reutilizao de Propriedades Agrcolas e a Urbanizao Disfarada das reas Rurais. In: _______ BICALHO, Ana Maria de Souza Mello ; HOEFLE, Scott Willian. (Org.). A Dimenso Regional e os Desafios a Sustentabilidade Rural. LAGET-UFRJ/CSRS-UGI; 2003, Rio de Janeiro; Brasil. DRESCH, Jean. Reflexes sobre Geografia. In: _______ Reflexes sobre Geografia. AGB So Paulo, 1980. GARCA, Maria Franco. Geografia e Desconstruo. Revista Pegada Eletrnica, volume 6, nmero 1. ISSN 1676-3025 GOMES, Paulo Csar da Costa. Geografia e Modernidade. 5 Edio. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. GUIMARES, Mauro. Sustentabilidade e Educao Ambiental. In: _______ CUNHA, Sandra Baptista da. ; GUERRA, Antonio Jos Teixeira. (Org.). A Questo Ambiental Diferentes Abordagens. 2 Edio, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. JONES, Roy ; TONTS, Matthew. Country Town Sustentvel, Oferta de Moradias Insustentvel? Algumas implicaes concretas da Mudana Demogrfica e Funcional em Narrogin, Austrlia Ocidental. In: _______ BICALHO, Ana Maria de Souza Mello ; HOEFLE, Scott Willian. (Org.). A Dimenso Regional e os Desafios a Sustentabilidade Rural. LAGET-UFRJ/CSRS-UGI; 2003, Rio de Janeiro; Brasil. KLUCZKA, Georg. Teoria e Prtica do Desenvolvimento Rural Sustentvel. In: ________ BICALHO, Ana Maria de Souza Mello ; HOEFLE, Scott Willian. (Org.). A Dimenso Regional e os Desafios a Sustentabilidade Rural. LAGET-UFRJ/CSRS-UGI; 2003, Rio de Janeiro; Brasil. LAURENS, Lucette. Proximidade, uma Garantia de Qualidade de Vida? Uma Nova Infra-estrutura Convidada para o meu Jardim. In: ________ BICALHO, Ana Maria de Souza Mello ; HOEFLE, Scott Willian. (Org.). A Dimenso Regional e os Desafios a Sustentabilidade Rural. LAGET-UFRJ/CSRS-UGI; 2003, Rio de Janeiro; Brasil. LIMA, E.C. de. Geografia Agrria. Atividade de desconstruo. DGEOC/UFPB, 2007 (mimeogr.)

28 LOBER, Lucka. A Unio de reas Rurais diversificadas em Novas Regies Europias: O Caso das reas Fronteirias de Prekmurje (Eslovnia), Burgenland (ustria), e Gyoer-Moson-Sopron, Vas, Zala (Hungria). In: ________ BICALHO, Ana Maria de Souza Mello ; HOEFLE, Scott Willian. (Org.). A Dimenso Regional e os Desafios a Sustentabilidade Rural. LAGET-UFRJ/CSRS-UGI; 2003, Rio de Janeiro; Brasil. MAIA, Doralice Styro. NATUREZA, SOCIEDADE E TRABALHO: Conceitos para um Debate Geogrfico. Revista OKARA: Geografia em Debate,v.1,n.1,p. 33-42,2007. Disponvel em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/okara/article/view/1245/924> MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia Pequena Histria Crtica. So Paulo: Editora HUCITEC, 1987. OLIVEIRA, Allain Wilham S. ; TUBALDINI, Maria Aparecida dos Santos. Desenvolvimento Rural Local Sustentvel do Manejo Integrado da Bacia do Ribeiro Santana. In: _________ BICALHO, Ana Maria de Souza Mello ; HOEFLE, Scott Willian. (Org.). A Dimenso Regional e os Desafios a Sustentabilidade Rural. LAGETUFRJ/CSRS-UGI; 2003, Rio de Janeiro; Brasil. OLIVEIRA, Leandro Gondim de. GEOGRAFIA, SOCIEDADE E NATUREZA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL: Uma Anlise do Terminal de Combutveis da Paraba. Monografia de Graduao do Departamento de Geografia, UFPB 2007. SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: Da crtica da Geografia a uma Geografia crtica. 2 Edio. So Paulo: Editora HUCITEC, 1980. SANTOS, Rozely Ferreira dos. Planejamento Ambiental : teoria e prtica. So Paulo : Oficina de Textos, 2004. SEVCENKO, Nicolau. A Corrida para o Sculo XXI: no loop da montanha-russa. Coleo virando os sculos. So Paulo: Companhia das letras, 2001. SORENSEN, Tony. Sustentabilidade de Sistemas Versus Sustentabilidade do Lugar? In: _________ BICALHO, Ana Maria de Souza Mello ; HOEFLE, Scott Willian. (Org.). A Dimenso Regional e os Desafios a Sustentabilidade Rural. LAGETUFRJ/CSRS-UGI; 2003, Rio de Janeiro; Brasil. SOUZA, Bartolomeu Israel ; SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Consideraes sobre a Geografia e Ambiente. Revista OKARA: Geografia em Debate, v.1,n.1, p.5-15, 2007. Disponvel em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/okara/article/view/1243/922>

You might also like