You are on page 1of 97

FISCALIZAO DE CONTRATOS

PROF. ESP. ANA MARIA SANTANA Contatos: e-mail: anamariasantana_2@hotmail.com +55 (63) 8119-1767

PALMAS-TO. 2011

APRESENTAO

Prezados colegas,

O CURSO denominado FISCALIZAO DE CONTRATOS objetiva capacitar os servidores do Poder Executivo Estado do Tocantins, para lhes possibilitar a habilidade necessria para gerir, acompanhar e fiscalizar os contratos administrativos, nos termos determinados no artigo 67 da Lei n 8.666/93.

Assim,

estudaremos

legislao

pertinente,

os

embasamentos tericos e, na medida do possvel, tentaremos uma aproximao maior com a realidade a partir do manuseio de casos concretos, discusso de fatos que acontecem no nosso cotidiano.

Todo o desenvolvimento do curso ser permeado por exemplos, buscando uma contextualizao das vrias fases e etapas da fiscalizao dos contratos, relacionando assim, teoria e prtica.

Ressaltamos que este material ora disponibilizado para voc foi elaborado com amparo nas normas em vigor, nos ensinamentos doutrinrios e jurisprudncias das Cortes de Contas, em especial do Tribunal de Contas da Unio e do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

Aproveitem bastante, participando com perguntas e sugestes para alcanarmos pleno xito neste Curso e sucesso na vida prtica.

Um

excelente

proveitoso

curso

todos

ns!

FISCALIZAO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS


O artigo 58, III c/c o artigo 67 da Lei 8.666/93 impe, como obrigatoriedade para a Administrao Pblica que a execuo do contrato ser acompanhada e fiscalizada por um representante da administrao formalmente designado por autoridade competente. Vejamos os textos legais aqui mencionados:
Art. 58.O regime jurdico dos contratos administrativos institudo por esta Lei confere Administrao, em relao a eles, a prerrogativa de: [...] III - fiscalizar-lhes a execuo; [...]

Art. 67. A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio. 1 O representante da Administrao anotar em registro prprio todas as ocorrncias relacionadas com a execuo do contrato, determinando o que for necessrio regularizao das faltas ou defeitos observados. 2 As decises e providncias que ultrapassarem a competncia do representante devero ser solicitadas a seus superiores em tempo hbil para a adoo das medidas convenientes.
o o

O artigo 58, III da Lei n 8.666/93 ao mencionar a palavra prerrogativa na verdade estabelece um poder-dever Administrao Pblica de fiscalizar a execuo dos contratos por ela celebrados. Logo, no mera faculdade assegurada ao Administrador Pblico, um dever a ser exercido para melhor realizar os interesses fundamentais. Segundo o Professor Maral Justen Filho o legislador parte do pressuposto, inclusive, de que a fiscalizao induz o contratado a executar de modo mais perfeito os deveres a ele impostos. H casos em que a aplicao estrita dos artigos acima transcritos ser dispensvel, ou seja, a Administrao no necessitar da atividade de fiscalizao do contrato, como, por exemplo, na compra de um bem com entrega imediata, do qual no resulte obrigao futura uma caneta comum, por exemplo.

A importncia destes dispositivos se revela, exemplificativamente, em um contrato de obras, de servio de engenharia, de servio de limpeza, servio de vigilncia armada, manuteno de veculos, fornecimento de combustvel, dentre outros. O artigo 67 caput da Lei n. 8.666/93 faculta que Administrao contrate terceiros para acompanhamento da atividade de fiscalizao para gerir os contratos pblicos. Isto ocorre nos casos em que a especialidade ou a complexidade da gesto superam os limites da atuao dos agentes administrativos, sendo necessrio contar com a colaborao de outros particulares para fiscalizar o desempenho do contratado. O fiscal de contratos deve agir de forma pr-ativa e preventiva, observar o cumprimento, por parte das empresas contratadas, das regras previstas no instrumento contratual, buscando os resultados esperados no ajuste de modo a trazer benefcios e economia para a Administrao Pblica. Deve adotar todas as providncias necessrias ao fiel cumprimento do contrato que estiver sob seus cuidados, tendo, sempre por parmetro, a legislao vigente, encaminhando aos seus superiores em tempo hbil os fatos que demandarem decises e providncias que ultrapassarem a sua competncia. A designao do gestor recair sobre o titular da unidade que tenha conhecimento tcnico do objeto do contrato, sendo necessria a sua indicao j no projeto bsico. Por exemplo: para o acompanhamento, fiscalizao e gesto de um contrato que envolva bens e servios de informtica ser designado um servidor da rea de informtica, cujos conhecimentos so especficos daquela unidade. Da mesma forma sero os casos de passagens areas, almoxarifado, patrimnio, transportes, manuteno etc. No Dicionrio Aurlio encontramos as seguintes definies:
Gerenciar [De gerncia + ar] Verbo transitivo direto. Dirigir (uma empresa) na qualidade de gerente Fiscalizar [De fiscal + izar] Verbo transitivo direto. Velar por; vigiar; examinado.

Logo, as expresses no se confundem, mas se completam. A gesto de contratos o servio de gerenciamento de todos os contratos. A fiscalizao pontual, pois realizada sobre um contrato especfico. Um servidor pode gerenciar vrios contratos fiscalizados por outros funcionrios, ou seja, o primeiro pode se responsabilizar pelo setor de gerenciamento, por exemplo, conhecer todos os contratos firmados pela Administrao e, inclusive, sugerir autoridade superior o nome especfico de um colega para fiscalizar determinado contrato, em razo do conhecimento prtico-terico dessa pessoa. Assim, o gerenciamento de contratos um servio administrativo que pode ser exercido por uma pessoa, ou por um setor composto por uma equipe multifuncional, com conhecimentos diversificados, tais como: direito, contabilidade, economia, administrao, etc. A fiscalizao por sua vez exercida por servidor que cuidar exatamente de um ou vrios contratos atinentes ao seu conhecimento, cujas falhas detectadas durante a execuo sero informadas ao gestor para a adoo das providncias cabveis. Para fiscalizar preciso deter conhecimento sobre o objeto a ser fiscalizado. Se o servidor pblico detm esta qualidade est apto a exercer tal atribuio, inclusive, se a estrutura administrativa permitir, desde o nascedouro da compra ou do servio, elaborando o Termo de Referncia ou Projeto Bsico, acompanhando todo o desenvolvimento do procedimento licitatrio at alcanar a execuo, os pagamentos e demais acontecimentos ligados a esta atividade fiscalizatria. Por isso, costumamos denominar o fiscal de contratos de AGENTE 67 em analogia ao personagem James Bond, tambm conhecido pelo cdigo 007, que um agente secreto britnico fictcio, criado pelo escritor Lan Fleming em 1953. Bond trabalha no servio de espionagem MI-06, abreviatura de Military Intelligence, section 6, que a designao tradicional, mas ainda vulgarmente usada, do Secret Intelligence Service - SIS. Assim, MI-06 o servio britnico de informaes (ou de inteligncia) encarregado de dirigir as atividades de

espionagem, as quais so conduzidas, em princpio, no exterior, ao contrrio do MI5, cuja ao principalmente interna. Fao ento esta comparao para fixar a ideia de que o fiscal de contratos tem como ao principal zelar pela execuo do contrato, visando, acima de tudo munir, seu superior e o Ordenador de Despesas com informaes que conduzam correta aplicao do dinheiro pblico, preservando-os de sanes que podem ser aplicadas pelos rgos de Controles Externos: Tribunal de Contas da Unio, dos Estados e Municpios. Assim sendo, o fiscal de contratos (o Agente 67) deve agir de forma pr-ativa e preventiva, observando o cumprimento das obrigaes assumidas pela contratada, buscando os resultados esperados no ajuste, de modo a trazer benefcios e economia para a Administrao Pblica. O fiscal de contratos deve adotar todas as providncias necessrias ao fiel cumprimento do contrato que estiver sob seus cuidados, tendo por parmetro a legislao vigente, encaminhando aos seus superiores, em tempo hbil, os fatos que demandarem decises e providncias que ultrapassarem a sua competncia. Apesar da ausncia de previso na Lei n 8.666/93, a fim de evitar prejuzos para a Administrao, importante que o referido ato designe tambm um suplente de fiscal de contratos para atuar nas eventuais ausncias ou impedimentos do titular. Em regra, o servidor pblico no pode recusar a designao para exercer a fiscalizao de contrato administrativo, salvo se por motivo justificado como: impedimento, suspeio, ausncia de conhecimento especfico, hipteses que devem ser oficialmente levadas ao conhecimento da autoridade designante com a solicitao de substituio. Nos casos em que a falta de conhecimento especfico no for acatada, restando mantida a designao, o servidor dever cumprir o encargo, sob pena de desobedincia, mas estar resguardado de eventual erro e, at mesmo, de responsabilizao direta, se porventura ocorrer falha atribuda ao

desconhecimento tcnico, caso a Administrao no o tenha capacitado para tal atividade.

Os artigos 18 a 20 da Lei Federal n 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regulamenta o processo administrativo no mbito da administrao pblica federal, trata de impedimento e suspeio dos servidores pblicos, a qual por analogia pode ser aplicada aos fiscais de contratos:
Art. 18. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: I - tenha interesse direto ou indireto na matria; II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau; III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro.

Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar. Pargrafo nico. A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares.

Art. 20. Pode ser arguida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau.

Art. 21. O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo.

CONTRATAO DE TERCEIRO PARA FISCALIZAR CONTRATOS PBLICOS


O artigo 67 caput da Lei n. 8.666/93 faculta que Administrao contrate terceiros para acompanhamento da atividade de fiscalizao para gerir os contratos pblicos. Isto ocorre nos casos em que a especialidade ou a complexidade da gesto superam os limites da atuao dos agentes

administrativos, sendo necessrio contar com a colaborao de outros particulares para fiscalizar o desempenho do contratado.

PERFIL DO FISCAL DE CONTRATOS A Lei n. 8.666/93 no faz referncia expressa ao perfil do gestor do contrato. Todavia, em face da relevncia do encargo, importante que o servidor designado detenha as seguintes qualificaes: a) Boa reputao tico-profissional; b) Possuir conhecimentos especficos do objeto a ser fiscalizado e do contrato a ser gerido. c) No estar, preferencialmente, respondendo a processo de sindicncia ou processo administrativo disciplinar; d) No possuir em seus registros funcionais punies em decorrncia da prtica de atos lesivos ao patrimnio pblico, em qualquer esfera do governo; e) No ter sido responsabilizado por irregularidades junto ao Tribunal de Contas da Unio ou Tribunais de Contas de Estado, do Distrito Federal ou de Municpios; f) No ter sido condenado em processo criminal por crimes contra a Administrao Pblica, capitulados no Ttulo XI, Captulo I, do Cdigo Penal Brasileiro, na Lei 7.492/1986 e na Lei 8.429/1992.

ATRIBUIES DO FISCAL DE CONTRATOS A eficincia de um contrato est diretamente relacionada com o acompanhamento de sua execuo. O gestor tem grande responsabilidade pelos seus resultados, por isto deve estar atento e ser diligente quanto ao cumprimento das obrigaes impostas s partes no instrumento contratual. Conforme preconiza o artigo 66 da Lei n. 8.666/93, o contrato dever ser executado fielmente pelas partes, de acordo com as clusulas estabelecidas e as normas constantes da citada lei, respondendo cada qual pelas conseqncias de sua inexecuo total ou parcial.

Em suma, so atribuies do gestor de contrato: 1) Elaborar Projeto Bsico ou Termo de referncia, dependendo da modalidade de licitao que for adotada para o caso concreto. 2) Encaminhar o Projeto Bsico ou o Termo de Referncia Diretoria Geral ou setor equivalente para as providncias relativas avaliao de

convenincia e oportunidade da aquisio do bem ou da contratao do servio objetivado, a fim de se alcanar a aprovao pela autoridade competente, e formalizao do procedimento: autuao, pesquisa de preos, informao da disponibilidade oramentria, elaborao do edital, realizao da sesso, assinatura do contrato, publicidade etc. 3) Acompanhar o processo licittorio em todas as suas fases, at a assinatura do contrato; 4) Abrir pasta para cada contrato, visando arquivar eventuais termos aditivos; 5) Controlar o prazo de vigncia do instrumento contratual sob sua responsabilidade, e encaminhar o processo administrativo unidade de contratos, nos prazos legais, com a respectiva solicitao de prorrogao, se for o caso (art. 57, II da Lei n 8.666/93). 6) Elaborar projeto bsico referente ao objeto do contrato sob sua responsabilidade, quando necessria nova contratao, observado os prazos legais; 7) Encaminhar unidade de contratos, aps a confirmao de recursos disponveis pela unidade de programao oramentria, com antecedncia mnima de 120 dias do trmino da garantia do fabricante, processo administrativo com o projeto bsico para contratao de servios de manuteno; 8) Verificar se a entrega de materiais, execuo de obras ou a prestao de servios ser cumprida integral ou parceladamente; 9) Anotar em formulrio prprio todas as ocorrncias relacionadas com a execuo do contrato, determinando o que for necessrio regularizao das faltas ou defeitos observados.

Modelo sugerido para anotaes de ocorrncias


Nome da Contratada: Processo n: Contrato n:

Objeto:

Ocorrncia(s):

Providncia(s) Tomada(s):

10) Manter controle atualizado dos pagamentos efetuados, em ordem cronolgica, observando para que o valor do contrato no seja ultrapassado; Modelo sugerido para controle de pagamentos efetuados
Nome Contratada da Processo n Proc. Pgto n de Contrato n NE n Valor Empenhado Modalidade
( ) Ordinrio ( ) Global ( ) Estimativa

Ms/Ano

Descrio

Documento n

Pagamento Data OB n Data Valor

Total da Despesa Realizada Saldo Disponivel (Despesa Empenhada - Despesa Realizada) Observao:

11) Receber e atestar as notas fiscais e encaminh-las unidade competente para pagamento, fazendo isto conjuntamente com a Comisso responsvel pelo recebimento e atesto concernente. 12) Solicitar unidade de programao oramentria disponibilidade de recursos para o pagamento de valores que tenham extrapolado o valor do

10

contrato e necessitem de reconhecimento de dvida (esta hiptese deve ser rarssima e altamente evitada pela Administrao Pblica); 13) Acompanhar a evoluo dos preos de mercado referentes ao objeto contratado e informar unidade competente as oscilaes bruscas que porventura acontecerem; 14) Comunicar unidade competente, formalmente, irregularidades cometidas passveis de penalidade, aps os contatos prvios com a contratada; 15) Solicitar unidade competente esclarecimentos de dvidas relativas ao contrato sob sua responsabilidade; 16) Informar unidade de programao oramentria e financeira, at 15 de dezembro de cada ano, ou em outra data definida pela Administrao, as obrigaes financeiras no liquidadas no exerccio, visando obteno de reforo, cancelamento e/ou inscrio de saldos de empenho conta de restos a pagar; 17) Encaminhar unidade de programao oramentria e financeira at o ms de novembro de cada exerccio os pedidos de empenhamento para os contratos ainda em vigor no exerccio seguinte; 18) Autorizar, formalmente, quando do trmino da vigncia do contrato, a liberao da garantia contratual em favor da contratada; 19) Manter sob sua guarda os processos de contratao, ou se a Administrao preferir deix-los em outro departamento, ter sob sua guarda as cpias dos contratos e das notas de empenhos; 20) Verificar se o prazo de entrega, especificaes e quantidades encontram-se de acordo com o estabelecido no instrumento contratual; 21) Receber, provisria e definitivamente, as aquisies, obras ou servios sob sua responsabilidade, mediante termo circunstanciado, quando no for designada Comisso de Recebimento ou outro servidor ou em conjunto com a Comisso existente. 22) Comunicar unidade competente eventuais atrasos nos prazos de entrega e/ou execuo do objeto, bem como os pedidos de prorrogao, se for o caso;

11

23) Zelar pela fiel execuo da obra, sobretudo no que concerne qualidade dos materiais utilizados e dos servios prestados; 24) Acompanhar o cumprimento do cronograma fsico-financeiro; 25) Receber as etapas de obra mediante medies precisas e de acordo com as regras contratuais; 26) Apresentar, mensalmente ou quando solicitado, relatrio circunstanciado de acompanhamento de execuo da obra; 27) Manter, no local da obra, o Livro-Dirio, e registrar todas as ocorrncias relevantes; 28) Encaminhar unidade de contratos os pedido de alterao em projeto, servio ou de acrscimos (quantitativos e qualitativos) ao contrato, acompanhado das devidas justificativas e observadas as disposies do artigo 65 da Lei n. 8.666/1993; 29) Estabelecer prazo para correo de eventuais pendncias na execuo do contrato e informar autoridade competente ocorrncias que possam gerar dificuldades concluso da obra ou em relao a terceiros; 30) Encaminhar autoridade competente eventuais pedidos de modificaes no cronograma fsico-financeiro, substituies de materiais e equipamentos, formulados pela contratada, devidamente justificado e fundamentado; 31) Confrontar os preos e quantidades constantes da nota fiscal com os estabelecidos no contrato; 32) Encaminhar junto fatura/nota fiscal, a nota fiscal de simples remessa ou o rol dos materiais utilizados na obra pela contratada; 33) Cientificar autoridade competente, com antecedncia mnima de sessenta dias, da possibilidade de no concluso do objeto na data aprazada, com as devidas justificativas; 34) Elaborar projeto bsico para todos os servios de engenharia

complementar; 35) Realizar, juntamente com a contratada, as medies dos servios nas datas estabelecidas, antes de atestar as respectivas notas fiscais.

12

RESPONSABILIDADES DO FISCAL DE CONTRATOS O gestor do contrato, por fora de suas atribuies formalmente estatudas, tem particulares deveres que, se no cumpridos, podero resultar em

responsabilizao civil, penal e administrativa.

SANES ADMINISTRATIVAS APLICVEIS AO GESTOR DE CONTRATOS A Lei Estadual n 1.818/2007 Estatuto do Servidor Pblico Civil do Estado do Tocantins-, em seu artigo 152, prev as penalidades disciplinares a serem aplicadas aos servidores pelo exerccio irregular de atribuies a eles afetas, quais sejam: a) advertncia; b) suspenso; c) demisso; d) cassao de aposentadoria ou disponibilidade; e) destituio de cargo em comisso; f) destituio de funo comissionada.

Na aplicao dessas penalidades, sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao cometida, bem como os danos que dela provierem para o servio pblico. As sanes administrativas podero cumular-se com as sanes civis e penais, sendo estas independentes entre si. De acordo com o artigo 141 da referida Lei n 1.818/2007, a responsabilidade civil decorre de ato omisso ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros.

RESPONSABILIDADE PENAL APLICVEL AO FISCAL DE CONTRATOS No que se refere responsabilidade penal, esta abrange os crimes e as contravenes imputadas ao servidor nessa qualidade, conforme preconiza o artigo 170 da Lei 1.818/207. Se comisso de sindicncia ou de processo administrativo disciplinar concluir que a infrao constitui ilcito penal, os autos sero encaminhados ao Ministrio Pblico. So crimes contra a Administrao

13

Pblica: improbidade administrativa, aplicao irregular de dinheiro pblico, leso aos cofres pblicos e dilapidao nacional e corrupo.

DEFINIES IMPORTANTES AO FISCAL DE CONTRATOS


1. Termos de Referncia ou Projeto Bsico: No h forma ou modelo legalmente definido de Termos de Referncia a ser elaborado. O essencial que seu contedo contemple todas as informaes necessrias justificativa do pedido, bem como elaborao do edital de licitao e do contrato.

2. Termo de Referncia o documento que dever conter elementos capazes de propiciar a avaliao do custo pela Administrao, diante de oramento detalhado, considerando os preos praticados no mercado, a definio dos mtodos, a estratgia de suprimento e o prazo de execuo do contrato (artigo 8, II da 10.520/2002).

Previso legal para os Termos de Referncia: Art. 3 I, (lei 10.520/02); Art. 8, II (Decreto n. 3.555/00) e Art. 9, I (Decreto n. 5.450/05)

Quem ser responsvel pela elaborao do Termo de Referncia? R: O rgo requisitante, nos termos do artigo 9, I do Decreto Federal n 5.450/05.

3. Projeto Bsico: o conjunto de elementos necessrios e suficientes, com nvel de preciso adequado, para caracterizar a obra ou servio, ou complexo de obras ou servios objeto da licitao, elaborado com base nas indicaes dos estudos tcnicos preliminares, que assegurem a viabilidade tcnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliao do custo da obra e a definio dos mtodos e do prazo de execuo. (art. 6, IX da Lei n 8.666/93).

4. Diferena entre termo de referncia e projeto bsico: a diferena fundamental entre o Termo de Referncia e o Projeto Bsico est na modalidade

14

de licitao a ser adotada pela Administrao Pblica. Para as modalidades convite, tomada de preo e concorrncia, a Lei n 8.666/93 exige a elaborao de Projeto Bsico. A Lei n 10.520/2002, que disciplina a modalidade de licitao prego, determina Administrao Pblica preparao de Termo de Referncia.

5. Termo Contratual: o instrumento formal que expressa a contratao, cuja obrigatoriamente ocorre nos seguintes casos: Licitaes realizadas nas modalidades tomadas de preos, concorrncia; Dispensa ou inexigibilidade de licitao, cujo valor esteja compreendido nos limites das modalidades tomada de preos e concorrncia; Contrataes de qualquer valor das quais resultem obrigaes futuras, por exemplo: entrega futura ou parcelada do objeto, assistncia tcnica, garantia tcnica, servios a serem prestados em etapas/mensais. Nos demais casos, o termo de contrato facultativo, podendo ser substitudo pelos instrumentos hbeis, como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorizao de compra ou ordem de execuo de servio. A administrao tambm pode dispensar o termo de contrato nas compras com entrega imediata e integral dos bens adquiridos, das quais no resultem obrigaes futuras, inclusive assistncia tcnica. 6. Clusulas Necessrias ao Contrato: A seguir, sero descritas com detalhes as clusulas consideradas necessrias ao contrato (vide artigo 55 da Lei n 8.666/93). Objeto: O objeto do contrato contm a descrio da obra, do servio ou do fornecimento do bem contratado. A partir do objeto so definidas as demais condies contratuais. Regimes de Execuo/Forma de fornecimento: A execuo de obras e servios pode ser direta ou indireta.

15

A execuo direta quando a Administrao executa o objeto, com utilizao dos seus prprios meios. Exemplo: o rgo dispe, em seu quadro de pessoal, marceneiro que faz reparos em mveis do rgo.

A execuo indireta quando a Administrao contrata com terceiros. Exemplo: contratao de empresa para fazer a limpeza do prdio do rgo. Preo: os preos a serem pagos pelo servio, obra ou fornecimento devem estar definidos em clusula prpria do contrato. O valor deve ser igual quele obtido na licitao ou no procedimento de dispensa ou de inexigibilidade.

Todos os valores utilizados nas contrataes sero expressos em Real (R$) moeda corrente nacional, ressalvados os casos de contrataes internacionais. Devem ser grafados em algarismo e por extenso, no que couber. No contrato, os preos devem estar discriminados conforme constar do edital e da proposta, por exemplo:

Item 01 02 03

Quant. Discriminao. 10 10 10 Borrachas Lpis Canetas

Vlr unit. R$ 1,50 1,00 2,00

Vlr Total R$ 15,00 10,00 20,00 45,00

Valor total do itens

Os preos apresentados em lote ou grupo devem constar do contrato conforme cotados na proposta. Os grupos ou lotes so geralmente compostos de subgrupos, subitens etc. Cuidado: a regra a licitao por ITEM, conforme entendimento dos Tribunais de Contas da Unio e dos Estados.

16

Cronograma de Desembolso: a Lei n 8.666, de 1993, estabelece a obrigatoriedade de clusula contratual prevendo, nas condies de pagamento, cronograma de desembolso mximo por etapa, parcela, tarefa ou perodo, conforme a disponibilidade de recursos financeiros.

Para obras e servios de engenharia, esse cronograma usualmente chamado na prtica administrativa de cronograma fsico-financeiro.

Cronograma fsico-financeiro o documento em que esto previstas as etapas de execuo da obra, da prestao dos servios e do desembolso que a Administrao deve fazer por ocasio das medies e efetivao dos pagamentos.

Trata-se de documento importante para a Administrao que contrata obras ou servios, em especial durante o acompanhamento das etapas de execuo. O cronograma fsico-financeiro deve estar em harmonia com o projeto bsico, de forma que possa refletir o andamento e a realidade da obra ou do servio e definir claramente, em especial: o Os limites para pagamento de instalao e mobilizao para execuo das obras ou prestao dos servios, previstos obrigatria e separadamente das demais etapas, parcelas, tarefas ou perodos; o As datas de incio de execuo, de concluso e de entrega de cada etapa, parcela, tarefa ou perodo; o O valor a ser pago por etapa, parcela, tarefa ou perodo concludo.

Uma das deliberaes do TCU trata justamente da importncia do cronograma de desembolso, a Deciso 835/2002, diz o seguinte: Devem ser providenciados cronogramas fsico-financeiros atualizados que

possibilitem visualizar o acompanhamento da sua programao e a compatibilidade da execuo contratual ao longo do prazo estipulado para

17

seu trmino, bem como facilitar sua superviso, em conformidade com o disposto nos arts. 6, IX, 8 e 67, da Lei n 8.666, de 1993.
Art. 6 Para os fins desta Lei, considera-se: XI - Administrao Pblica - a administrao direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, abrangendo inclusive as entidades com personalidade jurdica de direito privado sob controle do poder pblico e das fundaes por ele institudas ou mantidas; Art. 8 A execuo das obras e dos servios deve programar-se, sempre, em sua totalidade, previstos seus custos atual e final e considerados os prazos de sua execuo. Art. 67. A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio.vistos seus custos atual e final e considerados os prazos de sua execuo.
o o

Garantia Tcnica: A contratada obrigada a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, suas expensas, o objeto do contrato em que se verificarem vcios, defeitos ou incorrees resultantes da execuo ou de materiais empregados. O gestor dever informar o prazo de garantia tcnica pretendido. Garantia Contratual - Artigo 56 Da Lei 8.666/93: Avaliar a necessidade da exigncia de garantia, de acordo com a complexidade do objeto do contrato, visando assegurar sua execuo e evitar prejuzos ao patrimnio pblico. O valor da garantia contratual no poder exceder a 5% (cinco por cento) do valor do contrato, exceto para obras, servios e fornecimento de grande vulto envolvendo alta complexidade tcnica e riscos financeiros considerveis, demonstrados atravs de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, que o limite da garantia poder ser elevado para at 10% do valor do contrato. Caso seja verificada a necessidade de prestao de garantia contratual, o contratado pode optar por uma das seguintes modalidades: Cauo em dinheiro; cauo em ttulos da dvida pblica; 18

seguro-garantia; fiana bancria. O gestor dever autorizar expressa e formalmente, quando do trmino da vigncia do contrato, a liberao da garantia em favor da contratada, e, no caso de garantia prestada em dinheiro, a devoluo ser feita aps atualizada. Vigncia. Artigo 57 Da Lei 8.666/93. O gestor dever informar o prazo de vigncia do contrato. O artigo 57 da Lei 8.666/93 estabelece que os contratos devem ter sua vigncia limitada aos respectivos crditos oramentrios, em observncia ao princpio da anualidade do oramento. Sendo assim, os contratos vigoram at 31 de dezembro do exerccio financeiro em que foram formalizados, independentemente da data em que iniciaram. O mesmo artigo 57 da Lei 8.666/93, porm, admite excees para que os contratos possam ultrapassar a vigncia dos respectivos crditos oramentrios, so elas: Projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, que podem ser prorrogados, se houver interesse da Administrao e previso no ato convocatrio. Exemplo: construo de nova sede; servios a serem executados de forma contnua, que podero ter a sua durao prorrogada por at 60 meses. Exemplo: servios de limpeza e conservao, e vigilncia; (vide INSTRUO NORMATIVA No 02, de 30 de abril de 2008, que dispe sobre regras e diretrizes para a contratao de servios, continuados ou no, da Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto). aluguel de equipamentos e utilizao de programas de informtica, que podem ser prorrogados pelo prazo de 48 meses. Exemplo: licena de uso de software. Repactuao: uma forma de negociao entre a Administrao e a contratada, que visa adequao dos preos contratuais aos novos preos

19

de mercado. No est vinculada a qualquer ndice. Somente os contratos que tenham por objeto a prestao de servios de natureza contnua podem ser repactuados. Para repactuao de preos deve ser apresentada demonstrao analtica da variao dos componentes dos custos do contrato, devidamente justificada. A repactuao que vise a aumento de despesa no permitida antes de decorrido, pelo menos, 01 (um) ano de vigncia do contrato. Compensao Financeira: A compensao financeira admitida nos casos de eventuais atrasos de pagamento pela Administrao, desde que o contratado no tenha concorrido de alguma forma para o atraso. devida desde a data limite fixada no contrato para o pagamento at a data correspondente ao efetivo pagamento da parcela.

No exerccio do controle externo, o TCU utiliza o ndice de Preos ao Consumidor Ampliado IPCA da Fundao Getlio Vargas para atualizao dos dbitos e multas aplicadas.

Nas compras para entrega imediata, cujo pagamento venha a ocorrer em at 15 dias, pode ser dispensada a compensao financeira correspondente ao perodo compreendido entre a data do adimplemento e a data prevista para o pagamento.

ENTREGA IMEDIATA aquela com prazo de entrega de at trinta dias da data da contratao.

A atualizao monetria pode ser aplicada nos casos em que o contratado tiver executado o objeto ou cumprido sua obrigao e a Administrao no tenha efetuado o pagamento dentro do prazo estipulado no ato convocatrio e no contrato.

A atualizao monetria, quando aplicvel, deve ser calculada por critrios estabelecidos obrigatoriamente no ato convocatrio e no contrato.

20

6. Equilbrio Econmico-Financeiro (Clusula Exorbitante): consiste na manuteno das condies de pagamento inicialmente estabelecidas no contrato, a fim de que se mantenha estvel a relao entre as obrigaes do contratado e a retribuio da Administrao, para a justa remunerao da obra, servio ou fornecimento, se justificando nas seguintes ocorrncias: Fato imprevisvel, ou previsvel, porm de conseqncias incalculveis, retardadores ou impeditivos da execuo do que foi contratado. Caso de fora maior, caso fortuito ou fato do prncipe, configurando lea econmica (probabilidade de perda concomitante probabilidade de lucro) extraordinria e extracontratual. Para que possa ser autorizado e concedido o reequilbrio econmicofinanceiro do contrato, normalmente pedido pelo contratado, dever ser verificado: Os custos dos itens constantes da proposta contratada com a planilha de custos que acompanha o pedido de reequilbrio; A ocorrncia de fato imprevisvel, ou previsvel, porm de conseqncias incalculveis, que justifique as modificaes do contrato para mais ou para menos. O reequilbrio econmico-financeiro no est vinculado a qualquer ndice, ocorre quando for necessrio o restabelecimento da relao econmica que as partes pactuaram inicialmente.

7. Reajuste de Preos: Em contratos com prazo de durao igual ou superior a um ano, admitida clusula com previso de reajuste de preos, que, efetivamente, s poder ocorrer quando a vigncia do contrato ultrapassar 12 (doze) meses, contados a partir da data limite para apresentao da proposta. Isto por fora da dos artigos 21 e 32 da Lei Federal n 10.192, de 14 de fevereiro de
1

Art. 2o admitida estipulao de correo monetria ou de reajuste por ndices de preos gerais, setoriais ou que reflitam a variao dos custos de produo ou dos insumos utilizados nos contratos de prazo de durao igual ou superior a um ano. 1o nula de pleno direito qualquer estipulao de reajuste ou correo monetria de periodicidade inferior a um ano. 2o Em caso de reviso contratual, o termo inicial do perodo de correo monetria ou reajuste, ou de nova reviso, ser a data em que a anterior reviso tiver ocorrido. 3o Ressalvado o disposto no 7 do art. 28 da Lei no 9.069, de 29 de junho de 1995, e no pargrafo seguinte, so nulos de pleno direito quaisquer expedientes que, na apurao do ndice de reajuste, produzam efeitos financeiros equivalentes aos de reajuste de periodicidade inferior anual.

21

2001, que preconiza ser nula de pleno direito qualquer estipulao de reajuste ou correo monetria de periodicidade inferior a um ano nos contratos em que seja parte rgo ou entidade da Administrao Pblica direta ou indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. O reajuste de preos est vinculado a ndice previamente definido no contrato, que na maioria dos casos o IGP/DI-FGV (ndice Geral de Preos/Disponibilidade Interna, calculado e divulgado pela Fundao Getlio Vargas).

8. Termo Aditivo: Os contratos administrativos podem ser modificados nos casos permitidos em lei. Essas modificaes so formalizadas por meio de instrumento usualmente denominado termo de aditamento, comumente denominado termo aditivo. O termo de aditamento pode ser usado para efetuar acrscimos ou supresses no objeto, prorrogaes, repactuaes, alm de outras modificaes admitidas em lei que possam ser caracterizadas como alteraes do contrato.

O termo de aditamento deve ser numerado seqencialmente. Exemplo: Primeiro Termo de aditamento ao Contrato n 01/2005, Segundo Termo de aditamento ao Contrato n 1/2005, Terceiro Termo de aditamento ao Contrato n 1/2005.

Esto dispensadas de termo de aditamento as modificaes que puderem ser efetuadas por simples apostila, conforme determina o 8 do art. 65 desse dispositivo legal.
4o Nos contratos de prazo de durao igual ou superior a trs anos, cujo objeto seja a produo de bens para entrega futura ou a aquisio de bens ou direitos a eles relativos, as partes podero pactuar a atualizao das obrigaes, a cada perodo de um ano, contado a partir da contratao, e no seu vencimento final, considerada a periodicidade de pagamento das prestaes, e abatidos os pagamentos, atualizados da mesma forma, efetuados no perodo. 5o O disposto no pargrafo anterior aplica-se aos contratos celebrados a partir de 28 de outubro de 1995 at 11 de outubro de 1997. (Vide Medida Provisria n 2.223, de 4.9.2001). 6o O prazo a que alude o pargrafo anterior poder ser prorrogado mediante ato do Poder Executivo. (Vide Medida Provisria n 2.223, de 4.9.2001). 2 Art. 3o Os contratos em que seja parte rgo ou entidade da Administrao Pblica direta ou indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, sero reajustados ou corrigidos monetariamente de acordo com as disposies desta Lei, e, no que com ela no conflitarem, da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993. 1o A periodicidade anual nos contratos de que trata o caput deste artigo ser contada a partir da data limite para apresentao da proposta ou do oramento a que essa se referir. 2o O Poder Executivo regulamentar o disposto neste artigo.

22

Art. 65 (...) 8 A variao do valor contratual para fazer face ao reajuste de preos previsto no prprio contrato, as atualizaes, compensaes ou penalizaes financeiras decorrentes das condies de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotaes oramentrias suplementares at o limite do seu valor corrigido, no caracterizam alterao do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebrao de aditamento.
o

9. Termo de Apostilamento: Apostila a anotao ou registro administrativo que pode ser: Feita no termo de contrato ou nos demais instrumentos hbeis que o substituem, normalmente no verso da ltima pgina do contrato; Juntada por meio de outro documento ao termo de contrato ou aos demais instrumentos hbeis.

A apostila pode ser utilizada nos seguintes casos: Variao do valor contratual decorrente de reajuste previsto no contrato; Compensaes ou penalizaes financeiras decorrentes das condies de pagamento; Empenho de dotaes oramentrias suplementares at o limite do seu valor corrigido.

Acrdo 576/2004 Segunda Cmara do Tribunal de Contas da Unio diz: Restrinja a formalizao de reajuste de contrato por apostila somente s previses expressas no artigo 65, 8, da Lei n. 8.666/1993. Ficando, portanto o apostilamento sujeito apenas ao previsto no dispositivo legal mencionado.

10. Prorrogao da Vigncia do Contrato - Artigo 57 da Lei 8.666/93: O prazo contratual para a prestao de servios contnuos pode ser prorrogado por iguais e sucessivos perodos, at o limite de 60 (sessenta) meses, a fim de que se possa obter preos e condies mais vantajosos para a Administrao.

23

O Fiscal de contratos dever informar unidade de Contratos, nos respectivos autos, o interesse na prorrogao dos contratos sob sua

responsabilidade, apresentando: 1. Avaliao de desempenho da contratada; 2. Levantamento de informaes quanto aos aspectos tcnicos e

mercadolgicos que comprovem a existncia de condies e preos vantajosos para a Administrao, por meio de pesquisa de mercado realizada em pelo menos trs empresas do ramo ou em rgos da Administrao Pblica que mantenham contratos semelhantes; 3. Manifestao da contratada em relao prorrogao e ao reajuste de preos; 4. Nos casos de prorrogao de contratos de prestao de servios, anexar aos autos cpia da conveno coletiva de trabalho, devidamente registrada na Delegacia Regional do Trabalho, ou do Dissdio Coletivo; 5. Nos caso de dispensa e inexigibilidade de licitao informar se a contratada continua mantendo, em relao execuo do objeto, as condies que ensejaram sua contratao, de conformidade com a fundamentao legal pertinente. Na hiptese em que os contratos no puderem ser prorrogados em virtude de expirao do prazo limite de vigncia, dever ser elaborado Projeto Bsico visando realizao de novo procedimento licittorio. Os autos, contendo o pedido de prorrogao ou novo projeto bsico, devero ser encaminhados antes da expirao da vigncia do respectivo contrato. Recomenda-se a observncia dos seguintes prazos: 1. At 60 (sessenta) dias para os procedimentos relativos inexigibilidade e dispensa de licitao; 2. At 90 (noventa) dias para os procedimentos relativos licitao nas modalidades de Convite e Prego; 3. At 120 (cento e vinte) dias para os procedimentos relativos licitao nas modalidades de Tomada de Preos e Concorrncia.

24

importante observar o cumprimento dos sobreditos prazos os trmites processuais obrigatrios ao procedimento licitatrio necessitam de tempo considervel para sua consecuo final. Os contratos somente podero ser prorrogados caso no tenha havido interrupo do prazo de vigncia, ainda que a interrupo tenha ocorrido por apenas um dia o ajuste no poder ser prorrogado.

CLUSULAS EXORBITANTES
1. Resciso Contratual - Artigo 77 a 80 da Lei n 8.666/93: a inexecuo total ou parcial do contrato pode acarretar a sua resciso, com as conseqncias estabelecidas no prprio contrato e aquelas previstas em lei ou regulamento. So motivos para resciso do contrato, segundo a Lei n 8.666/93: O no cumprimento ou cumprimento irregular de clusulas contratuais, especificaes, projetos ou prazos; A lentido do seu cumprimento, levando a Administrao a comprovar a impossibilidade da concluso da obra, do servio ou do fornecimento, nos prazos estipulados; O atraso injustificado no incio da obra, servio ou fornecimento; A paralisao da obra, do servio ou do fornecimento, sem justa causa e prvia comunicao Administrao; A subcontratao total ou parcial do seu objeto, a associao do contratado com outrem, a cesso ou transferncia, total ou parcial, da execuo do objeto, bem como a fuso, ciso ou incorporao da contratada, quando no admitida no ato convocatrio e no contrato; O desatendimento das determinaes regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execuo, assim como as de seus superiores; O cometimento reiterado de faltas na sua execuo; A decretao de falncia ou a instaurao de insolvncia civil; A dissoluo da sociedade ou o falecimento do contratado; 25

A alterao social, a modificao da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execuo do contrato; Razes de interesse pblico de alta relevncia e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela mxima autoridade da esfera

administrativa a que est subordinada a Administrao, e exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato; A supresso, por parte da Administrao, de obras, servios ou compras, acarretando modificao do valor inicial do contrato alm do limite permitido; A suspenso de sua execuo, por ordem escrita da Administrao, por prazo superior a 120 (cento e vinte) dias, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, ou ainda por repetidas suspenses que totalizem o mesmo prazo, independentemente do pagamento obrigatrio de indenizaes pelas sucessivas e

contratualmente imprevistas desmobilizaes e mobilizaes, e outras previstas, assegurando ao contratado, nesses casos, o direito de optar pela suspenso do cumprimento das obrigaes assumidas at que seja normalizada a situao; O atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administrao, decorrentes de obras, servios ou fornecimento, ou parcelas deste, j recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspenso do cumprimento de suas obrigaes at que seja normalizada a situao. Ainda, pode o contrato ser rescindido de forma unilateral no dependem de clusula expressa para se concretizarem. De toda a forma, a Lei de Licitaes disciplina em seus art.s 65, I, a e b as hipteses em que a Administrao poder exercer de tais prerrogativas.
Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei podero ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos: I - unilateralmente pela Administrao:

26

a) quando houver modificao do projeto ou das especificaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos; b) quando necessria a modificao do valor contratual em decorrncia de acrscimo ou diminuio quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei;

2. As Alteraes Contratuais - Artigo 65 da Lei 8.666/93: Os contratos podero ser alterados desde que haja interesse da Administrao, e para atender ao interesse pblico. Para que as alteraes sejam consideradas vlidas devem ser justificadas por escrito, fundamentadas e previamente autorizadas pela autoridade competente para celebrar o contrato. As alteraes podem ser unilaterais ou por acordo entre as partes. 3. Alteraes Unilaterais: A alterao unilateral pode ocorrer nas seguintes situaes: Alterao qualitativa: quando a Administrao necessitar modificar o projeto ou as especificaes para melhor adequao tcnica aos seus objetivos. Alterao quantitativa: quando for necessria a modificao do valor do contrato em razo do acrscimo ou diminuio nos quantitativos do seu objeto. 4. Alteraes por Acordo entre as Partes: Podem ocorrer, por exemplo: Quando for conveniente substituir a garantia efetuada para execuo do contrato; Quando for necessria a modificao do regime de execuo da obra ou servios ou do fornecimento; Quando for necessria modificao da forma de pagamento, por imposio de circunstncias que surgirem aps a assinatura do contrato, devendo ser mantido seu valor inicial atualizado; Quando for necessrio restabelecer as relaes inicialmente pactuadas, objetivando a manuteno do equilbrio econmico-financeiro inicial do contrato. 5. Acrscimos e Supresses: de acordo com a Lei n 8.666/93, art. 65, 1, o contratado obrigado a aceitar, nas mesmas condies do contrato original,

27

acrscimos ou supresses, respeitados os limites admitidos. Diante da necessidade de acrescer ou suprimir quantidade de algum item do contrato, a Administrao deve considerar o valor inicial atualizado do item para calcular o acrscimo ou a supresso pretendida. Os prazos de execuo do objeto contratado podero ser aumentados ou diminudos proporcionalmente aos acrscimos ou supresses que por acaso ocorrerem. A administrao pode alterar o contrato quando forem necessrios acrscimos ou supresses nas compras, obras ou servios, desde que respeitados os seguintes limites legais: Para as compras, obras ou servios: acrscimos ou supresses de at 25% do valor atualizado do contrato. Para reforma de edifcio ou equipamento: acrscimos at o limite de 50% do valor atualizado do contrato. Independentemente desta possibilidade, muitas alteraes poderiam ser evitadas se houvesse adequado planejamento para compras e servios, uma vez que os fatos no previstos geram descontroles oramentrios. Acima desses percentuais, somente so permitidas as supresses resultantes de acordo celebrados entre as partes. O gestor dever informar a data em que iniciar a alterao do contrato. 6. Controle do Contrato: Outro poder peculiar a Administrao a possibilidade de controlar o perfeito andamento do contrato, ou seja, da consecuo do objeto avenado, atravs do gestor de contrato, ou seja, ao Poder Pblico permitido fiscalizar, supervisionar, intervir e acompanhar a execuo do contrato, conforme art. 67 da Lei 8.666/93.
Art. 67. A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio.

Convm mencionar que esse controle no retira do particular o direito de executar o avenado nos conformes pactuados no instrumento de contrato. Cumpre a

28

Administrao, por meio do seu poder de controle, verificar se o contratado est agindo para o alcance do objeto contratado. A Administrao poder intervir para assegurar a continuidade do servio ao verificar algum evento estranho que paralise ou retarde a execuo do objeto. De um modo geral, o poder de controle do contrato tem funo de zelar pela ... exatido dos trabalhos, dando orientao conveniente e impondo as modificaes que o interesse pblico exigir.

7. Aplicao de Penalidades Contratuais: Prevista na Lei de Licitaes, inc. IV do art. 58, a aplicao de sanes pela inexecuo total ou parcial do contrato tambm uma prerrogativa do Poder Pblico. Diferente do que ocorre nos contratos privados, diante de hiptese de inexecuo do contrato, permitido nos contratos administrativo que uma das partes o Poder Pblico imponha sano outra parte, independente de interveno judiciria.
Art. 58. O regime jurdico dos contratos administrativos institudo por esta Lei confere Administrao, em relao a eles, a prerrogativa de: (...) IV - aplicar sanes motivadas pela inexecuo total ou parcial do ajuste;

Tal prerrogativa deriva da possibilidade da Administrao em controlar os contratos firmados por ela. Isso porque, diante de falta por parte do particular, cabe a Administrao penaliz-lo de alguma forma. Assim, se o contratado, por exemplo, atrasar a consecuo do objeto, de forma injustificada, estar sujeito aplicao de multa pela Administrao, nos moldes previstos no contrato e/ou instrumento convocatrio que antecedeu. Devido a importncia desse item, o veremos em separado.

29

PENALIDADES APLICVEIS CONTRATADA ARTIGO 87 DA LEI 8.666/93


Podem ser aplicadas contratada as seguintes sanes:

a. Advertncia; b. Multa, de acordo com o previsto no contrato; c. Suspenso temporria de participar de licitao e impedimento de contratar com a Administrao, pelo prazo de at 02 (dois) anos; d. Declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administrao Pblica, enquanto perdurarem os motivos

determinantes da punio ou at que seja promovida a reabilitao perante a prpria autoridade que aplicou a penalidade.

Alm das penalidades citadas, o contratado fica sujeito s demais sanes civis e penais previstas em lei. Para validade da aplicao das penalidades indispensvel que seja assegurado ao contratado o direito de ampla defesa e do contraditrio, no prazo de cinco dias teis. As penalidades devero estar motivadas em processo administrativo. Caso o Gestor verifique a inexecuo total ou parcial do objeto contratado dever proceder da seguinte maneira: 1. registrar em formulrios prprios todas as ocorrncias observadas (conforme sugerido no capitulo IV, item 3, subitem 9); 2. oficiar a empresa contratada acerca das falhas apontadas, concedendo prazo para manifestao da mesma; 3. analisar as justificativas da empresa, e caso no sejam aceitas, encaminhar os autos com as devidas observaes para a unidade de contratos visando, se for o caso, a abertura de procedimento administrativo para aplicao da penalidade; 4. acatando as justificativas da empresa, e conforme o caso, advertir a contratada que novas ocorrncias podero acarretar aplicao de penalidade.

30

MODELO PARA SUGESTO DE APLICAO DE SANES


Nome do rgo: Nome da Contratada: N do Processo: N do Contrato: Objeto do Contrato: Autoridade responsvel: Pena sugerida: Advertncia ( ) Suspenso ( ) Declarao de Inidoneidade ( ) Multa ( )

(Transcrio das justificativas para a aplicao da penalidade proposta)

OUTRAS OBSERVAES:

Local, ____ de ___________________________ de 200___.

Assinatura/ Carimbo do Gestor de Contratos Ateno: Encaminhar este relatrio Unidade de Contratos, nos autos, quando ocorrer (em) irregularidade(s) no solucionada(s) pelo prprio Gestor de Contratos.

A ESTRUTURA MNIMA DE UM TERMO DE REFERNCIA OU PROJETO BSICO

O Termo de Referncia e o Projeto Bsico devem conter, no mnimo:

1. Justificativa do Pedido: A solicitao de aquisio de bem, de prestao de servios, de alienao, de locao, realizao de obra ou qualquer atividade que envolva terceiros, dever ser acompanhado das razes ou motivao do que se pretende e das suas finalidades. Caso o gestor se depare com um objeto que tenha uma natureza especial ou a exigncia de particulares atributos, ou ainda, que possua caractersticas que apenas algumas pessoas detm, dever justificar de forma objetiva, pois o interesse pblico no pode ser confundido com pretenso

31

particular. O gestor deve observar se os resultados a serem almejados esto compatveis com o investimento. Formular pedido, na Administrao Pblica, envolve grande

responsabilidade. preciso conjugar a necessidade do rgo com o que oferecido pelo mercado, sob pena de cometimento de ilegalidade. 2. Objeto da Contratao: O objeto dever ser descrito de forma clara, objetiva e sucinta. A expresso objeto da licitao pode ser definida como o bem ou a utilidade que a Administrao busca adquirir ou alienar. o objeto sobre o qual versar o contrato que a Administrao pretende firmar.

2. Caractersticas do Objeto: Especificaes - Artigo 3 1 da Lei 8.666/93: As caractersticas do objeto devero ser minuciosamente detalhadas, no podendo deixar margem a qualquer dvida ou complementao a posteriori, sendo vedada Administrao a incluso de qualquer clusula ou condio que frustre o carter competitivo da licitao. vedado aos agentes pblicos, admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinja ou frustrem o seu carter competitivo e estabeleam preferncias ou distines em razo da naturalidade, da sede ou domiclio dos licitantes ou de qualquer outra circunstncia impertinente ou irrelevante para o especfico objeto do contrato. A regra a mais ampla participao de interessados na licitao, para que seja selecionada a proposta mais vantajosa ao interesse pblico, logo se deve evitar pedidos com especificaes fielmente transcritas de prospectos ou catlogos de determinado fornecedor. Adicionalmente, deve-se observar o artigo 7, 5, da Lei 8.666/93, que veda a realizao de licitao cujo objeto inclua bens e servios sem similaridade, ou produtos de marcas, caractersticas e especificaes exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificvel, ou ainda, quando o fornecimento de tais materiais e servios for feito sob o regime de administrao contratada, previsto e discriminado no edital.

32

3. Relao de Bens a Serem Manutenidos: Indicar a relao de bens a serem cobertos pelo contrato, contendo, dentre outros, marca, modelo, nmero de srie, nmero de tombamento e local onde o bem est alocado. 4. Quantidade Artigo 7, 4, da Lei 8.666/93: vedada a licitao de quantidades indefinidas, por esta razo, no projeto bsico dever constar, obrigatoriamente, a estimativa das quantidades a serem adquiridas. Nos casos em que houver dificuldades para a definio das quantidades, ainda assim, dever ser elaborada uma estimativa, dentro dos limites permitidos pela tcnica. O

recomendvel que a definio das quantidades seja a mais exata possvel, a fim de que sejam evitadas solicitaes que possam acarretar acrscimos alm dos limites legais, quando da execuo do objeto.

5. Prazos: O projeto bsico dever prever, de acordo com a natureza de seu objeto, dentre outros prazos, os de incio de etapas de execuo, de concluso, de entrega, de testes, observao, garantia tcnica, recebimento definitivo, no caso de fornecimento de bens, o prazo que a contratada ter para entregar os bens solicitados pelo contratante ou para substituir o produto rejeitado.

9. Regime de Execuo Ou Forma de Fornecimento. Artigo 10 Da Lei 8.666/93: As obras e servios podero ser executados de forma direta ou indireta.

Execuo Direta: A execuo do objeto de forma direta consiste na utilizao dos prprios meios disponveis no rgo. Como exemplo, pode-se citar a prestao de servios de marcenaria a partir do emprego de mo-de-obra existente em seu prprio quadro de pessoal.

Execuo Indireta: O regime de execuo indireta do objeto, por seu turno, consiste na contratao de terceiros para a prestao dos servios, em razo da inviabilidade de emprego de seus prprios meios, ou em funo da verificao da vantajosidade econmica a ser obtida pela terceirizao. Como

33

exemplo, pode-se citar a contratao de empresa para fazer a limpeza prdio onde o rgo est instalado. O regime de execuo indireta divide-se em 04 (quatro) modalidades, sendo elas: empreitada por preo global, por preo unitrio, tarefa e empreitada integral. Empreitada Por Preo Global: Esta modalidade utilizada quando se contrata a execuo de obra ou servio por preo certo e total. Seu uso se verifica, geralmente, em contrataes de objeto com caractersticas consideradas comuns, isto , quando os quantitativos envolvidos estiverem sujeitos a poucas alteraes durante a execuo do objeto, e, por esta razo, puderem ser facilmente aferidos. Empreitada Por Preo Unitrio: A empreitada por preo unitrio usada quando se contrata a execuo de obra ou servio por preo certo de unidades determinadas. empregada com mais freqncia em projetos de maior complexidade, quando as quantidades de servios e materiais, relativos s parcelas de maior relevncia e valor significativo, no estiverem definidas de forma exata no ato convocatrio, tampouco no oramento apresentado constante da proposta obtida junto a fornecedor. Esta modalidade ser a mais indicada quando o objeto incluir o fornecimento de materiais ou servios com previso de quantidades, ou quando os quantitativos corresponderem s previses reais do projeto bsico, ou do projeto executivo, os quais devero retratar, com adequado nvel de preciso, a realidade da execuo da obra ou da prestao de servios. Tarefa: A tarefa utilizada quando se contrata a mo-de-obra para pequenos trabalhos por preo certo, com ou sem fornecimento de materiais. Empreitada Integral: A empreitada integral usada quando se pretende contratar o objeto em sua totalidade, ou seja, compreendendo todas as

34

etapas da obra, servios e instalaes necessrias. Nesse regime o contratado assume inteira responsabilidade pela execuo do objeto, at a sua entrega ao rgo em condies de ser utilizado.

PRINCIPAIS FALHAS E CUIDADOS NECESSRIOS NA ELABORAO DO TERMO DE REFERNCIA OU PROJETO BSICO.

No poder ser indicada marca, nem se direcionar a especificao para algum fornecedor (a inobservncia destas regras so as falhas mais comuns em um Termo de Referncia). A Administrao Pblica deve ter o cuidado de no inserir no edital clusulas que restrinjam a competio entre os licitantes; informar nos autos a disponibilidade oramentria e financeira para fazer face despesa pretendida, efetivar a publicao dos avisos de licitaes; remeter cpias dos editais aos rgos de Fiscalizao Interna e externa nos termos da legislao pertinente, dentre outros.

REQUISITOS A SEREM EXIGIDOS NO PROCEDIMENTO LICITATRIO Relacionar os pr-requisitos empresariais, cientficos, tcnicoprofissionais ou pessoais dos interessados, como por exemplo: registro ou inscrio na entidade profissional competente; comprovar aptido para desempenho de atividade pertinente e compatvel com o objeto, mediante apresentao de atestado de capacidade tcnica; indicar o sindicato de que fazem parte os empregados que realizaro os servios e a data-base da categoria; no subcontratar, ceder ou transferir, total ou parcialmente, o

compromisso a ser assumido; vistoriar as instalaes e equipamentos envolvidos no objeto e declarar essa vistoriam por meio de seu responsvel tcnico (engenheiro) e demais profissionais que julgar pertinentes;

35

indicar a marca e outros elementos identificadores dos materiais a serem empregados; com todas as despesas diretas e indiretas relativas execuo dos servios, incluindo-se as atinentes a emolumentos, taxas, licenas, de modo a que no reste quaisquer nus adicionais alm do valor proposto pela interessada;

garantir totalmente os servios executados e os materiais empregados por perodo mnimo de cinco anos, a contar do recebimento definitivo; apresentar as principais caractersticas de cada um dos equipamentos, alm das especificaes obrigatrias, como marca, modelo, cdigo de identificao nico (interno do interessado ou do fabricante), quantidades, incluindo seus componentes expansveis, opcionais ou que possam oferecer variao de configurao, tais como discos, memrias, placas adaptadoras etc.;

apresentar, manuais, catlogos, folhetos, impressos ou publicaes originais do fabricante; apresentar amostra de materiais/servios para fins de verificar a adequao dos mesmos com as especificaes do objeto.

OBRIGAES A SEREM EXIGIDAS DA EMPRESA A SER CONTRATADA Relacionar as obrigaes a serem exigidas da empresa contratada, como por exemplo: Manter seus empregados sujeitos s normas disciplinares do rgo licitante; Fornecer, sempre que solicitado pelo contratante, cpia integral da folha de pagamento; responsabilizar-se por danos causados aos equipamentos e/ou outros bens de propriedade do CONTRATANTE, ou de terceiros, ocasionados por seus funcionrios, em virtude de dolo ou culpa, quando na execuo do objeto contratado; A contratada fornecer, sem nus adicionais, uniformes completos aos funcionrios destacados para a prestao dos servios, conforme descrito

36

em anexo, bem como fornecer todos os equipamentos de proteo individual e coletiva sempre que necessrio execuo dos servios; A contratada dever corrigir, s suas expensas, todos os servios executados em que se verificarem imperfeies, vcios ou incorrees, dentro do prazo estipulado, em cada caso, pelo contratante.

EXECUO DAS PRESTAES DO CONTRATO. ARTIGO 66 DA LEI 8.666/93 As formas de execuo devem estar previstas e definidas, devero ser observados diversos aspectos, como: a forma em que o objeto ser solicitado (requisio por escrito, e-mail, fax, ofcio, etc); dias e horrios da execuo do objeto; locais de execuo do objeto; fases de execuo do objeto; orientaes que a contratada dever observar na execuo do objeto.

RECEBIMENTO DO OBJETO - ARTIGO 73 C/C ARTIGO 74 DA LEI 8.666/93 importante informar todos os aspectos que envolvero o recebimento do objeto. A seguir esto elencados alguns itens importantes a serem considerados: Dias e horrios em que se dar o recebimento do objeto ou a prestao do servio; local de entrega; Trmites que a contratada dever seguir para realizar a entrega; previso de entrega que poder incluir a instalao; Indicao de comisso de recebimento, se for o caso; Recebimento provisrio e definitivo; forma que o objeto, no caso de fornecimento ou aquisio, dever ser entregue pela empresa contratada, tipo de embalagem, previso contra danos no transporte e manuseio; Como ser efetuada a desembalagem; Necessidade de realizao de exame; Previso para capacitao tcnica acerca dos produtos adquiridos, (carga horria, nmero de treinandos, contedo programtico, objetivo do treinamento, dias e horrios do treinamento, material de treinamento, etc.).

37

ESTIMATIVA DE CUSTOS - Artigo 16, inciso I da LC 101/00, c/c artigo 7, 2, da Lei 8.666/93.

A Lei 8.666/93 preceitua que as obras e os servios somente podero ser licitados quando existir oramento detalhado em planilhas que expressem a composio de todos os seus custos unitrios, alm de ampla pesquisa de mercado, com pelo menos trs empresas do ramo ou em rgos da Administrao Pblica que mantenham contratos semelhantes, a fim de embasar as estimativas de custos. O gestor dever prever a estimativa do impacto oramentrio-financeiro no exerccio em que o contrato entrar em vigor, bem como nos dois anos subseqentes. Exemplo: No caso de aquisio de veculos devero ser previstos os gastos com seguro, manuteno, combustvel e etc.

PROCESSO DE PAGAMENTO

1. Processo de Pagamento: A abertura do Processo de Pagamento para cada exerccio financeiro de responsabilidade da unidade de anlise de faturamento e liquidao de despesas, que proceder sua abertura e composio, com os seguintes documentos: contrato, termos aditivos, nota de empenho, portaria de designao do gestor e portaria de designao da comisso de recebimento. Cabendo-lhe informar ao gestor o nmero do processo de pagamento de cada contrato sob sua responsabilidade. Aps o recebimento e anlise dos documentos fiscais, em confronto com o termo contratual e com a legislao vigente, a unidade de anlise de faturamento e liquidao de despesas providenciar a juntada aos autos de toda a documentao obrigatria para pagamento, emitir o Relatrio de Liquidao de Despesas e encaminhar a unidade de pagamento de despesas contratuais e diversas para as providncias necessrias aos lanamentos contbeis no Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFEM), obedecendo s fases da despesa, previstas na Lei 4.320/64, abaixo discriminadas.

38

2. Notas Fiscais:As notas fiscais referentes aos contratos de prestao de servios e/ou fornecimento de material devem ser encaminhadas pela empresa contratada rea gestora para as providncias necessrias conferncia e atesto dos documentos fiscais. O gestor do contrato, ao atestar a fatura/nota fiscal, est declarando que o servio ou material a que ela se refere foi satisfatoriamente prestado ou fornecido e que o seu valor est em conformidade com o termo contratual. Aps atesto os documentos de cobrana devem ser encaminhados unidade de execuo oramentria e financeira no prazo de at 02 (dois) dias teis. Quando se tratar de fatura/nota fiscal de telefonia, gua, luz ou assemelhados, com a data de vencimento expressa no corpo do documento, o mesmo deve ser encaminhado unidade de execuo oramentria e financeira com a antecedncia mnima de 04 (quatro) dias teis da data prevista para pagamento. Caso a fatura/nota fiscal seja encaminhada fora do prazo supracitado, e no haja possibilidade de efetuar seu pagamento na data aprazada, a mesma ser restituda ao gestor para as providncias necessrias prorrogao do prazo de vencimento. A fatura/nota fiscal, aps anlise da unidade de execuo oramentria e financeira, poder eventualmente ser restituda rea gestora para que a mesma interaja junto contratada objetivando a substituio ou correo do documento fiscal. Caso os documentos fiscais sejam encaminhados unidade de execuo oramentria e financeira sem que a documentao estipulada em contrato esteja completa, ser solicitado rea gestora as providncias necessrias complementao da documentao, possibilitando, assim, a liquidao e pagamento.

Despesa

39

Considera-se despesa pblica o gasto autorizado no oramento para atendimento s finalidades do estado, isto , o que pode ser realizado pelo governo, entrando neste item os contratos e os repasses de convenio.

A execuo da despesa se divide em trs fases: Empenho; Liquidao; e Pagamento.

No contrato deve constar a indicao do crdito pelo qual deve correr a despesa, quanto classificao funcional (programa de trabalho) e natureza da despesa. A classificao da despesa, segundo a sua natureza, compe-se de: Categoria econmica; Grupo de natureza da despesa; Elemento de despesa.

ESTGIOS DA DESPESA
Mesmo em se tratando de contrato, deve-se respeitar os estgios da despesa. De acordo com o Cdigo de Contabilidade de 1922 e a Lei n 4.320/64, as estgios da despesa so:

EMPENHO LIQUIDAO PAGAMENTO

Deve-se observar que antes do comprometimento da despesa, ela deve ser enquadrada na legalidade, conforme preceitua o art. 37 da CFRB, ou seja, se for

40

aquisio de bens, servios, materiais ou obras, na Lei n 8.666/93, pessoal, na legislao de pessoal, diria, na norma que disciplina a concesso de dirias e suprimentos de fundos, na norma referente a suprimento de fundos. Empenho o ato da autoridade competente ou, por delegao de competncia (ordenador de despesa), que cria para a obrigao do pagamento dentro do limite dos crditos concedidos no oramento para cada despesa. Comprometendo os crditos oramentrios recebidos por consignao no oramento, de acordo com o art. 58 da Lei 4.320/64,
ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigao de pagamento, pendente ou no de implemento de condio

A mesma Lei, em seu art. 60 da mesma Lei, diz:


vedada a realizao da despesa sem prvio empenho.

prvio, ou seja, precede a realizao da despesa e est restrito ao limite do crdito oramentrio; conseqentemente, vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. A emisso do empenho deduz o seu valor da dotao oramentria, tornando a quantia empenhada indisponvel para nova aplicao por fora do compromisso assumido, observando sempre o art. 59 da supracitada Lei,
O empenho da despesa no poder exceder o limite dos crditos concedidos

Os empenhos so classificados em:

a) Ordinrio ou Normal: utilizado pelo ordenador da despesa quando o valor do empenho igual ao da compra ou do servio, e a liquidao e os pagamentos devem ser efetuados em uma nica vez. 41

Refere-se a um determinado fornecimento de material, prestao de servio ou execuo de obra. No h parcelamento na liquidao da obrigao, nem descontos, nem acrscimos. So perfeitamente definidos o valor e o credor. Como exemplos citamos:

Aquisio de materiais; Manuteno de veculos, etc.

b) Estimativa: quando a obrigao financeira assumida pela entidade ainda no tem o seu valor lquido e certo, o qual determinado no momento da liquidao, conforme estipula o 2 do art. 60 da Lei 4.320/64,
ser feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante no se possa determinar.

O valor total da despesa estimado, podendo ser liquidado e pago em parcelas mensais. Como exemplos citam:

Pessoal e seus encargos; Obras por medio; Energia Eltrica; Suprimento de fundos; Telefones; gua e Esgoto; Combustveis.

c) Global: efetuado para despesas contratuais, ou outras nas quais o pagamento ser de forma parcelada e fixa, em que j se conhece o valor da obrigao at o final do contrato, de acordo com o 3 do art. 60 da Lei 4.320/64,
permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.

42

Como exemplos citamos: Servios de limpeza; Servios de segurana; Aluguis, etc.

Antes do empenho, entretanto, o executor do oramento ter de verificar: a) Se h necessidade ou no de efetuar a licitao por qualquer das modalidades conhecidas, dependendo do limite estabelecido na legislao;

b) Se a despesa foi ou no includa no oramento. Em caso afirmativo, se a dotao suficiente ou no para suport-la.

Obtidas as respostas afirmativas, ordena-se o empenho.

Sob o aspecto administrativo, o empenho um mecanismo que permite o controle das dotaes fixadas para as despesas programadas. Nota de Empenho Importante, a emisso de empenho ser realizada mediante autuao de processo administrativo, observando-se a forma legal de aquisio de bens ou contratao de servios no mbito da administrao pblica. Para cada empenho, ser extrado um documento denominado Nota de Empenho, que indicar o nome do credor, a especificao e a importncia da despesa, bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria, assinada devidamente pela autoridade competente e pelo emissor. Liquidao O art. 62 da Lei 4.320/64, diz:

43

Art. 62 - O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao.

Portanto, liquidao o ato da administrao que verifica o direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios. De acordo com o 3 e seus incisos do art. 63 da citada Lei, Essa verificao tem por fim apurar: I. A origem e o objetivo do que se deve pagar;

II. A importncia exata a pagar; III. A quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao.

A LIQUIDAO, em consonncia com o 2 e seus incisos do art. 63 da Lei 4.320/64, como verificao fsica da despesa, ter por base: I. II. III. O contrato, ajuste ou acordo respectivo; A Nota de Empenho; Os comprovantes da entrega do material, da prestao de servios e outros. Observao: Todas as despesas, de origem oramentria ou no, passam pelo estgio da Liquidao. Pagamento: O pagamento o ltimo estgio da despesa. Por ele se extinguem as obrigaes assumidas com terceiros. Segundo o art. 64 da Lei 4.320/64, o pagamento ordenado pela autoridade competente, quando a despesa for considerada liquidada ou processada.

A Ordem de Pagamento s poder ser exarada em documentos processados pelo Setor Financeiro, tais como: emisso de cheques, DOC, TED, depsitos ou outros procedimentos adotados pelos Conselhos, e encaminhados, posteriormente, ao Setor de Contabilidade, para as providncias sob sua responsabilidade (art. 65 da Lei 4.320/64).

44

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA


SISTEMAS INTEGRADOS DE ACOMPANHAMENTO FINANCEIRO - SIAF

NOTA
Emisso: rgo: Unidade:

DE

EMPENHO
Empenho n: Espcie:

Sub-Unidade: Proj.-Ativ. Credor: CNPJ: Endereo: Municpio: Observao / Finalidade: UF: CEP: Cdigo:

Banco: Caractersticas: Recurso: Adiantamento: Obra: Utilizao: Res. Saldo: DEMONSTRATIVO DO SALDO ORAMENTRIO Dotao Oramentria:

Agncia:

Conta:

Tipo Empenho: Data Limite: Escritural: Diferido: Previso Pgto: Forma Licitao: Convnio:

Saldo Saldo Oramento Anterior Valor Empenhado Oramento Atual

Valor do Empenho:

R$

45

Especificao do Material ou Servio:

Total: Data Autorizao Despesa: Ordenador da Despesa:

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA


SISTEMAS INTEGRADOS DE ACOMPANHAMENTO FINANCEIRO - SIAF

LIQUIDAO
Emisso: rgo: Unidade: Sub-Unidade: Proj.-Ativ. Credor: CNPJ: Endereo: Municpio: Dotao Oramentria: Forma de Pagamento: Valor Liquidado: Data de Vencimento:

DE

EMPENHO
Empenho n:

Liquidao n:

Cdigo:

UF:

CEP:

Estorno de Saldo:

46

Histrico: Ordenador da Despesa: CONTROLE DO SALDO A LIQUIDAR Valor Total do Empenho: Saldo a Liquidar Anterior: Esta Liquidao: Valor Estornado: Saldo a Liquidar Atual:

DECISES DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO SOBRE A NECESSIDADE DO FISCAL DE CONTRATOS:


Fiscalizao Contratos dos contratos publicidade de Deve haver a fiscalizao da execuo dos Acrdo contratos de publicidade, em especial os pontos de 1.999/2005 maior vulnerabilidade, como a efetiva prestao do TCU-Plenrio servio/fornecimento de bens pelas contratadas (e subcontratados) e a idoneidade dos oramentos apresentados pelas agncias de publicidade. Fiscalizao Dirio de obras Os administradores de contratos, na ocasio de Acrdo dos contratos ocorrncias que possam ensejar atrasos na 262/2006 n n

execuo de obras e, conseqentemente, futuros TCU-2 Cmara termos aditivos de prorrogao

dos respectivos contratos, devem promover os registros desses fatos no "Dirio de Obra", observando, assim, os ditames do art. 67, 1, da Lei n 8.666/93. Fiscalizao Fiscal dos contratos contrato de Deve haver a designao de representante para Acrdo acompanhar e fiscalizar a execuo dos contratos, 892/2005 em obedincia ao art. 67 da Lei n 8.666/93, bem TCU-2 Cmara como devem ser observadas observe as n

disposies sobre recebimento de bens e servios constantes do art. 73, I, alnea "b", da Lei n 8.666/93. Fiscalizao Fiscal dos contratos contrato do O fiscal do contrato o responsvel por sua Acrdo perfeita execuo, cabendo-lhe atestar o 3.097/2005 n

recebimento dos servios prestados mediante TCU-1 Cmara termo de recebimento circunstanciado, conforme arts. 67 e 73 da Lei n 8.666/93.

47

Fiscalizao Fiscal dos contratos contrato

do Deve-se, na execuo de contratos, cumprir o Acrdo preceituado no art. 67 da Lei n 8.666/93, quanto 634/2006

necessria nomeao de fiscais para os contratos TCU-1 Cmara celebrados, que dever ser efetuada

tempestivamente, evitando a emisso de portarias de nomeao aps o incio da vigncia daqueles. Fiscalizao Fiscal dos contratos contrato do Deve ser nomeado representante, pertencente aos Acrdo quadros prprios de pessoal da Administrao, 690/2005 especialmente designado para acompanhar e TCU-Plenrio fiscalizar a execuo dos contratos, permitida a contratao de agentes terceirizados apenas para assiti-lo a essa atribuio, a teor do art. 67 da Lei n 8.666/93. Fiscalizao Medies dos contratos Deve ser especificado, nos registros de Acrdo n n

apropriao de servios (ou em outro documento 1.125/2005 de suporte medies), o servio que foi o TCU-Plenrio prestado e o material utilizado, com a suficiente identificao do

local, equipamento, sistema e outras informaes que rastreabilidade materiais; dos permitam respectivos assim, a servios ocorrncia a e de

evitando,

pagamentos em duplicidade e possibilitando uma ao mais eficiente da fiscalizao. Fiscalizao Nomeao dos Deve-se observar, na execuo de contratos, o Acrdo dos contratos fiscais preceituado no art. 67 da Lei n 8.666/93, quanto 634/2006 necessria nomeao de fiscais para os contratos TCU-1 Cmara celebrados, que dever ser efetuada n

tempestivamente, evitando a emisso de portarias de nomeao aps o incio da vigncia daqueles.

Todos os precedentes do subtema - rea: CONTRATO; tema: EXECUO E FISCALIZAO; subtema: Responsveis pela fiscalizao e atestao Excerto [Prestao de Contas do Servio Nacional de Aprendizagem Comercial -

48

Administrao Regional no Estado do Esprito Santo - Senac/ES. Designao de fiscal de contrato]

9.5.4. designe fiscal para cada contrato em que figurar como Responsvel por despesas na condio de contratante, inclusive para as relativas a servios decorrentes de convnios, de forma a garantir a correta execuo de obrigaes custeadas com receitas de contribuies parafiscais; AC-0412-03/09-1 &nbspSesso: 10/02/09 &nbspGrupo: I &nbspClasse: Informaes II &nbspRelator: Ministro Marcos Bemquerer Costa - TOMADA E

PRESTAO DE CONTAS Controle 20975 2 2 2 2 0 5 [Relatrio de Auditoria. Contrato. Representante da administrao para acompanhamento]

ACRDO 9.1. dadas as impropriedades verificadas na execuo de contratos de repasse Excerto celebrados com o Ministrio do Esporte e com o Ministrio do Turismo, determinar [...] 9.1.3. os contratos devem ser executados com o devido acompanhamento e fiscalizao a cargo de um Representante da Administrao especialmente designado para esse fim, conforme exigido pelo art. 67 da Lei n. 8.666/93; AC-0212-02/09-2 &nbspSesso: 03/02/09 &nbspGrupo: II &nbspClasse: Informaes III &nbspRelator: Ministro Benjamin Zymler - FISCALIZAO ao Municpio de Mallet/PR que atente para que:

INICIATIVA PRPRIA Controle 20835 2 2 2 2 0 5 [Prestao de contas simplificada. Designao formal do fiscal do contrato.] [ACORDO] Excerto 1.6. Determinar ao Museu da Repblica que:

1.6.4 proceda designao formal de representantes para o efetivo acompanhamento e fiscalizao da execuo de cada contrato firmado,

49

conforme caput do art. 67 da Lei 8.666/93, observando as prescries dos 1 e 2 do artigo citado; AC-2803-51/08-P &nbspSesso: 03/12/08 &nbspRelator: Ministro

Informaes AUGUSTO SHERMAN CAVALCANTI - TOMADA E PRESTAO DE CONTAS Controle 20335 2 2 2 2 0 5 [Tomada de Contas Simplificada. Acompanhamento e fiscalizao de contrato.] [ACRDO] 1.6.1. Excerto [...] 1.6.1.13. promova a indicao formal de representante da Unidade para acompanhamento e fiscalizao de contratos, mesmo nas situaes em que o titular antes designado esteja afastado,e tambm quando houver convnios, nos termos do arts. 67 e 116 da Lei n 8.666/1993; AC-4571-39/08-2 &nbspSesso: 28/10/08 &nbspRelator: Ministro Delegacia Regional do Trabalho DRT/RS que:

Informaes ANDR LUS DE CARVALHO - TOMADA E PRESTAO DE CONTAS Controle 20384 2 2 2 2 1 5 [SUMRIO] 5 COMANDO AREO REGIONAL - V COMAR. [...] EXECUO DE CONTRATOS [RELATRIO] No tocante execuo de contratos, com valores significativos, sem a Excerto designao de representante da Administrao para o seu acompanhamento e a sua fiscalizao, da mesma forma no h como acatar os argumentos aduzidos, os quais se restringem a noticiar a adoo de medidas saneadoras. A falha ostenta gravidade, eis que, alm de afronta legislao pertinente, evidencia incria no trato com recursos pblicos, eis que expe a Administrao a riscos desnecessrios com a eventual m-execuo dos SEM A DEVIDA FISCALIZAO [...].

50

contratos. Somente por meio do acompanhamento e da fiscalizao da execuo do contrato, tem a Administrao oportunidade de verificar tempestivamente o cumprimento, por parte do contratado, das obrigaes acordadas e impor a adoo de medidas corretivas no tempo oportuno, caso sejam identificadas falhas na implementao do ajuste. Trata-se de dever da Administrao, [...] No esclio de Maral Justen Filho (op. cit., p.563): ao qual no pode se furtar de exercer.

`O regime de direito administrativo atribui Administrao o poder-dever de fiscalizar a execuo do contrato (art. 58, III). Compete Administrao designar um agente seu para acompanhar diretamente a atividade do outro contratante. O dispositivo deve ser interpretado no sentido de que a fiscalizao pela Administrao no mera faculdade assegurada a ela. Tratase de um dever, a ser exercitado para melhor realizar o interesse pblico. Parte-se do pressuposto, inclusive, de que a fiscalizao induz o contratado a executar de modo mais perfeito os deveres a ele impostos.

Na mesma linha, Lucas Rocha Furtado assevera (op. cit., p. 298): `Ao se examinar a fiscalizao da execuo do contrato, deve ser enfatizada outra distino existente entre os contratos administrativos e os contratos celebrados no mbito do direito privado. Neste ltimo, como regra, incumbe s partes verificar se a outra cumpriu o resultado esperado, se o objeto contratual foi de fato cumprido. Interessa aos contratos de direito privado basicamente a obteno do resultado esperado. No mbito dos contratos administrativos, ao contrrio, a Administrao ter no apenas o direito, mas igualmente o dever de acompanhar a perfeita execuo do contrato. Fala-se, assim, em poder-dever da Administrao de promover a devida fiscalizao da execuo do contrato.

Em decorrncia da supremacia do interesse pblico, no pode a Administrao assumir posio passiva e aguardar que o contratado cumpra todas as suas obrigaes contratuais. No pode a Administrao esperar o fim do termo do contrato para verificar se seu objetivo foi efetivamente

51

alcanado, se seu objeto foi cumprido. Durante a prpria execuo do contrato dever ser verificado se o contratado est cumprindo todas as etapas e fases do contrato. Essa forma de agir preventiva apenas benefcios traz para a [ACRDO] 9.3.1. observe o disposto no art. 67 da Lei n. 8.666/1993, que determina que a execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes; AC-0540-10/08-P &nbspSesso: 02/04/08 &nbspGrupo: II &nbspClasse: Informaes IV &nbspRelator: Ministro Guilherme Palmeira TOMADA E Administrao.

PRESTAO DE CONTAS Controle 11945 2 2 2 2 0 5 [SUMRIO] 5 COMANDO AREO REGIONAL - V COMAR. [...] EXECUO DE CONTRATOS [RELATRIO] No tocante execuo de contratos, com valores significativos, sem a designao de representante da Administrao para o seu acompanhamento e a sua fiscalizao, da mesma forma no h como acatar os argumentos Excerto aduzidos, os quais se restringem a noticiar a adoo de medidas saneadoras. A falha ostenta gravidade, eis que, alm de afronta legislao pertinente, evidencia incria no trato com recursos pblicos, eis que expe a Administrao a riscos desnecessrios com a eventual m-execuo dos contratos. Somente por meio do acompanhamento e da fiscalizao da execuo do contrato, tem a Administrao oportunidade de verificar tempestivamente o cumprimento, por parte do contratado, das obrigaes acordadas e impor a adoo de medidas corretivas no tempo oportuno, caso sejam identificadas falhas na implementao do ajuste. Trata-se de dever da SEM A DEVIDA FISCALIZAO [...].

52

Administrao, [...] No esclio

ao

qual

no

pode

se

furtar

de

exercer.

de

Maral

Justen

Filho

(op.

cit.,

p.563):

`O regime de direito administrativo atribui Administrao o poder-dever de fiscalizar a execuo do contrato (art. 58, III). Compete Administrao designar um agente seu para acompanhar diretamente a atividade do outro contratante. O dispositivo deve ser interpretado no sentido de que a fiscalizao pela Administrao no mera faculdade assegurada a ela. Tratase de um dever, a ser exercitado para melhor realizar o interesse pblico. Parte-se do pressuposto, inclusive, de que a fiscalizao induz o contratado a executar de modo mais perfeito os deveres a ele impostos.

Na mesma linha, Lucas Rocha Furtado assevera (op. cit., p. 298): `Ao se examinar a fiscalizao da execuo do contrato, deve ser enfatizada outra distino existente entre os contratos administrativos e os contratos celebrados no mbito do direito privado. Neste ltimo, como regra, incumbe s partes verificar se a outra cumpriu o resultado esperado, se o objeto contratual foi de fato cumprido. Interessa aos contratos de direito privado basicamente a obteno do resultado esperado. No mbito dos contratos administrativos, ao contrrio, a Administrao ter no apenas o direito, mas igualmente o dever de acompanhar a perfeita execuo do contrato. Fala-se, assim, em poder-dever da Administrao de promover a devida fiscalizao da execuo do contrato.

Em decorrncia da supremacia do interesse pblico, no pode a Administrao assumir posio passiva e aguardar que o contratado cumpra todas as suas obrigaes contratuais. No pode a Administrao esperar o fim do termo do contrato para verificar se seu objetivo foi efetivamente alcanado, se seu objeto foi cumprido. Durante a prpria execuo do contrato dever ser verificado se o contratado est cumprindo todas as etapas e fases do contrato. Essa forma de agir preventiva apenas benefcios traz para a [ACRDO] Administrao.

53

9.3.1. observe o disposto no art. 67 da Lei n. 8.666/1993, que determina que a execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes; AC-0540-10/08-P &nbspSesso: 02/04/08 &nbspGrupo: II &nbspClasse: Informaes IV &nbspRelator: Ministro Guilherme Palmeira TOMADA E

PRESTAO DE CONTAS Controle 11945 2 2 2 2 0 5 [ACORDO] [...] 9.4. recomendar, com fulcro nos arts. 43, I, da Lei n 8.443/1992 e 250, III, do Regimento Interno do TCU, Secretaria Executiva do Ministrio da Justia Excerto [...] 9.4.19. adote processo formal para acompanhar a execuo contratual, em ateno ao princpio constitucional da eficincia, incluindo controles que permitam aos fiscalizadores dos contratos identificarem se todas as obrigaes do contratado foram cumpridas antes de autorizar o pagamento, em observncia ao disposto no art. 6, IX, e, da Lei n 8.666/1993; AC-1163-23/08-P &nbspSesso: 18/06/08 &nbspGrupo: I &nbspClasse: Informaes V &nbspRelator: Ministro Benjamin Zymler - FISCALIZAO que:

INICIATIVA PRPRIA Controle 14621 2 2 2 2 0 4 Cumpre destacar que as agncias de turismo no atuam como intermediadoras somente dos servios de hospedagem como tambm dos servios de Excerto fornecimento de passagens areas, sendo que com relao a estes ltimos o Tribunal j se manifestou favoravelmente participao dessas empresas nos processos licitatrios (Decises ns 409/94 e 592/94, ambas do Plenrio), para fins de contratao.

54

(...) Observo, por outro lado, que o Cerimonial [do MRE] tem assumido tarefas que seriam de competncia da empresa contratada, o que a propsito julgo compreensvel, ante as peculiaridades dos servios da unidade, que envolvem, entre outras, questes de segurana e de especificidades da autoridade visitante. Todavia, considerando que a unidade tem avocado para si essas tarefas e, ainda, que existe a possibilidade de ela tambm conseguir descontos diretamente junto aos hotis, tenho por pertinente a determinao sugerida pelo Diretor, no sentido de que seja avaliada a real necessidade da contratao de agncia de viagens para disponibilizao de hospedagens a autoridades (...) e) determinar ao Cerimonial do Ministrio das Relaes Exteriores que: e.1) avalie a real necessidade da contratao de agncia de viagens para disponibilizao de hospedagens a autoridades estrangeiras no Brasil, levando em considerao tanto o aspecto da economicidade dessa contratao quanto as circunstncias que levam a unidade a assumir tarefas que, a princpio, seriam da empresa contratada; estrangeiras no Brasil.

e.2) caso venha a considerar necessria a contratao mencionada na alnea anterior: e.2.1) estabelea, nos prximos procedimentos licitatrios, critrios que permitam, de forma clara e objetiva, selecionar a melhor proposta para a administrao; e.2.2) defina, com clareza, no edital da licitao e no contrato correspondente, as taxas que eventualmente sero cobradas pelos hotis e que sero repassadas unidade;

e.2.3) exija que as faturas dos servios prestados sejam discriminadas detalhadamente, fazendo constar a natureza das tarifas e os percentuais de descontos repassados, permitindo, assim, um maior controle, na execuo do contrato, dos preos efetivamente cobrados;

55

e.2.4) estabelea com clareza as atribuies que cabem empresa contratada, assumindo somente as tarefas que considerar imprescindveis

administrao; Informaes Controle AC-0165-28/01-P &nbspSesso: &nbspClasse: V &nbspRelator:

Ministro Guilherme Palmeira 585 2 2 2 2 0 3 Voto [...] [...] ausncia de fiscalizao do contrato por parte do FNDE, ficando a sua administrao sob o encargo da contratada. Esse procedimento, alm de contrariar os termos do art. 67 da Lei n 8.666/93, pode ser tido como causador dos grandes problemas observados na contratao, inclusive no que se refere insero indevida de cobranas e de servios outros. Nesse contexto, restou confirmado que a Fundao cobrou do FNDE despesas que, consoante os termos contratuais, seriam de sua

responsabilidade, tais como: despesas de estada de tcnicos em Braslia e outras cidades; despesas com malotes; despesas de txi e refeies e despesas Excerto com viagens de maneira geral. Consoante os auditores independentes que analisaram o processo: "Todas essas despesas, aps planilhadas, eram alocadas dentre os diversos tipos de servio e cobradas do FNDE como se fossem 'servios de consultoria', 'anlise de sistema' e outros. Assim sendo, o clculo do valor cobrado no foi realizado atravs de multiplicao do nmero de horas trabalhadas pelo valor da hora, mas, ao contrrio, ou seja: primeiro obtinha-se o total gasto e, posteriormente, dividia-se esse total pelo valor hora respectivo, tendo-se o nmero total de horas a ser cobrado do FNDE." Esse fato [...] alm de justificar a multa propugnada pela Secex aos respectivos responsveis, ante a inobservncia das normas contratuais, enseja a adoo de prontas providncias deste Tribunal no sentido de determinar a quantificao do dano e a qualificao dos responsveis.

56

Informaes Controle

DC-0120-08/00-P

&nbspSesso:

&nbspClasse: V

&nbspRelator:

Ministro Adylson Motta - FISCALIZAO - REPRESENTAO 4805 2 2 2 2 0 3 [Tomada de Contas Especial instaurada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego contra gestores em irregularidades na aplicao de recursos transferidos do FAT, por meio de convnio. Responsabilidade do dirigente mximo por conduta omissiva, por no garantir o acompanhamento, superviso e fiscalizao, com o fito de evitar dano provocado pela execuo contratual [VOTO] 40. As falhas detectadas no processo de seleo e contratao da entidade, notadamente, ausncia de licitao para escolha e verificao da efetiva capacidade estrutural, administrativa e operacional para a realizao dos cursos, bem como as irregularidades verificadas durante a execuo do contrato sob comento, apontam para um quadro de desdia administrativa, que decorreu, em grande parte, da conduta omissiva do ento titular da Seter, que deficiente]

Excerto

no forneceu aos seus subordinados treinamento e meios materiais necessrios ao fiel desempenho das suas atribuies, nem adotou as providncias que garantissem a liquidao de despesas mediante a efetiva comprovao de execuo adequada dos servios prestados.

41. Nessa linha, menciono que, acaso tivesse cumprido com a obrigao de manter pessoal tcnico qualificado e suficiente s medidas de controle administrativo e operacional do contrato, que lhe garantisse o

acompanhamento, superviso e fiscalizao, dificilmente se estaria agora discutindo dano provocado pela execuo contratual deficiente, incompleta e fraudulenta. A propsito, da obra do administrativa Hely Lopes Meirelles colhem-se os seguintes ensinamentos (Direito Administrativo Brasileiro. 28 ed. So Paulo: Malheiros, 2003. pp. 84, 85, 101/102 e 643): A natureza da administrao pblica a de um mnus pblico para quem a exerce, isto , a de um encargo de defesa, conservao e aprimoramento dos

57

bens, servios e interesses da coletividade. Como tal, impe-se ao administrador pblico a obrigao de cumprir fielmente os preceitos do Direito e da Moral administrativa que regem a sua atuao. Ao ser investido em funo ou cargo pblico, todo agente do poder assume para com a coletividade o compromisso de bem servi-la, porque outro no o desejo do povo, como legtimo destinatrio dos bens, servios e interesses administrados [...] 42. Em consonncia com essa doutrina, este Tribunal tem entendido que compete ao administrador pblico controlar de forma efetiva as atividades de seus subordinados. Nesse sentido, cito a seguinte passagem constante da Deciso 158/2001 Plenrio (TC-275.079/1997-0), in verbis: pelo Estado.

10. O administrador pblico deve sempre manter vivo o Princpio do Controle previsto no prprio Decreto-lei 200/67, em seu artigo 13: `O controle das atividades da administrao federal dever exercer-se em todos os [...] " 43. Ademais, o titular de um rgo deve escolher seus auxiliares diretos com esmero, sob pena de responder por culpa in eligendo, consoante dispunha o art. 1.521, inciso III, do Cdigo Civil ento vigente. De se observar, ainda, que a comisso de cadastro apenas recebeu documentos de habilitao realizando mero check-list das instituies que se candidataram habilitao para execuo contratual das aes do programa. Como mencionado pela unidade tcnica, a escolha dessas se deu de forma discricionria, quando, em razo da celebrao de contratos, deveria a Seter/MS atentar para as orientaes legais, como a Lei de Licitaes, das quais no pode se esquivar o administrador [...] 55. Disso resulta que responde pelo dano o gestor que contribui culposamente para que ele se concretize, mediante omisso, imprudncia ou negligncia no pblico. nveis e em todos os rgos.

58

cumprimento a clusulas obrigacionais de convnio celebrado com a Unio, de contrato celebrado com terceiro para viabilizao do objeto convenial, ou, ainda, decorrente de inobservncia de prescries legais regedoras da realizao de despesas, licitaes e contrataes, ainda que o dano decorra de inexecuo contratual pelo terceiro contratado, pois mediante condutas omissivas, imprudentes ou negligentes, assume para si o risco da malversao de verbas pblicas, sendo o que foi apurado nestes autos.

56. Dessa forma, entendo estar perfeitamente caracterizado o nexo de causalidade entre a conduta desse agente e o dano apurado nos autos, razo pela qual deve ter suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal, com sua condenao [ACRDO] 9.1. com fundamento nos artigos 1, inciso I, 16, III, alnea c, e 2, 19, caput, e 23, inciso III, da Lei 8.443/1992, julgar irregulares as presentes contas e condenar solidariamente os responsveis [diversos interessados], ao pagamento das quantias abaixo especificadas [...]: ao dbito apurado.

[quantias especificadas] AC-1157-23/08-P &nbspSesso: 18/06/08 &nbspGrupo: II &nbspClasse: Informaes IV &nbspRelator: Ministro Augusto Sherman Cavalcanti - TOMADA E PRESTAO DE CONTAS Controle 14594 2 1 2 2 0 3

Todos os precedentes do subtema - rea: CONTRATO; tema: EXECUO E FISCALIZAO; subtema: Execuo e fiscalizao

[SUMRIO] Excerto 5 COMANDO AREO REGIONAL - V COMAR. [...] EXECUO DE CONTRATOS [RELATRIO] SEM A DEVIDA FISCALIZAO [...].

59

No tocante execuo de contratos, com valores significativos, sem a designao de representante da Administrao para o seu acompanhamento e a sua fiscalizao, da mesma forma no h como acatar os argumentos aduzidos, os quais se restringem a noticiar a adoo de medidas saneadoras. A falha ostenta gravidade, eis que, alm de afronta legislao pertinente, evidencia incria no trato com recursos pblicos, eis que expe a Administrao a riscos desnecessrios com a eventual m-execuo dos contratos. Somente por meio do acompanhamento e da fiscalizao da execuo do contrato, tem a Administrao oportunidade de verificar tempestivamente o cumprimento, por parte do contratado, das obrigaes acordadas e impor a adoo de medidas corretivas no tempo oportuno, caso sejam identificadas falhas na implementao do ajuste. Trata-se de dever da Administrao, [...] No esclio de Maral Justen Filho (op. cit., p.563): ao qual no pode se furtar de exercer.

`O regime de direito administrativo atribui Administrao o poder-dever de fiscalizar a execuo do contrato (art. 58, III). Compete Administrao designar um agente seu para acompanhar diretamente a atividade do outro contratante. O dispositivo deve ser interpretado no sentido de que a fiscalizao pela Administrao no mera faculdade assegurada a ela. Tratase de um dever, a ser exercitado para melhor realizar o interesse pblico. Parte-se do pressuposto, inclusive, de que a fiscalizao induz o contratado a executar de modo mais perfeito os deveres a ele impostos.

Na mesma linha, Lucas Rocha Furtado assevera (op. cit., p. 298): `Ao se examinar a fiscalizao da execuo do contrato, deve ser enfatizada outra distino existente entre os contratos administrativos e os contratos celebrados no mbito do direito privado. Neste ltimo, como regra, incumbe s partes verificar se a outra cumpriu o resultado esperado, se o objeto contratual foi de fato cumprido. Interessa aos contratos de direito privado basicamente a obteno do resultado esperado. No mbito dos contratos administrativos, ao contrrio, a Administrao ter no apenas o direito, mas

60

igualmente o dever de acompanhar a perfeita execuo do contrato. Fala-se, assim, em poder-dever da Administrao de promover a devida fiscalizao da execuo do contrato.

Em decorrncia da supremacia do interesse pblico, no pode a Administrao assumir posio passiva e aguardar que o contratado cumpra todas as suas obrigaes contratuais. No pode a Administrao esperar o fim do termo do contrato para verificar se seu objetivo foi efetivamente alcanado, se seu objeto foi cumprido. Durante a prpria execuo do contrato dever ser verificado se o contratado est cumprindo todas as etapas e fases do contrato. Essa forma de agir preventiva apenas benefcios traz para a [ACRDO] 9.3.1. observe o disposto no art. 67 da Lei n. 8.666/1993, que determina que a execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes; AC-0540-10/08-P &nbspSesso: 02/04/08 &nbspGrupo: II &nbspClasse: Informaes IV &nbspRelator: Ministro Guilherme Palmeira TOMADA E Administrao.

PRESTAO DE CONTAS Controle 11945 2 2 2 2 0 5 [ACORDO] [...] 9.4. recomendar, com fulcro nos arts. 43, I, da Lei n 8.443/1992 e 250, III, do Regimento Interno do TCU, Secretaria Executiva do Ministrio da Excerto Justia [...] 9.4.19. adote processo formal para acompanhar a execuo contratual, em ateno ao princpio constitucional da eficincia, incluindo controles que permitam aos fiscalizadores dos contratos identificarem se todas as que:

61

obrigaes do contratado foram cumpridas antes de autorizar o pagamento, em observncia ao disposto no art. 6, IX, e, da Lei n 8.666/1993; AC-1163-23/08-P &nbspSesso: 18/06/08 &nbspGrupo: I &nbspClasse: Informaes V &nbspRelator: Ministro Benjamin Zymler - FISCALIZAO -

INICIATIVA PRPRIA Controle 14621 2 2 2 2 0 4 Cumpre destacar que as agncias de turismo no atuam como intermediadoras somente dos servios de hospedagem como tambm dos servios de fornecimento de passagens areas, sendo que com relao a estes ltimos o Tribunal j se manifestou favoravelmente participao dessas empresas nos processos licitatrios (Decises ns 409/94 e 592/94, ambas do Plenrio), para fins (...) Observo, por outro lado, que o Cerimonial [do MRE] tem assumido tarefas que seriam de competncia da empresa contratada, o que a propsito julgo compreensvel, ante as peculiaridades dos servios da unidade, que envolvem, entre outras, questes de segurana e de especificidades da autoridade Excerto visitante. Todavia, considerando que a unidade tem avocado para si essas tarefas e, ainda, que existe a possibilidade de ela tambm conseguir descontos diretamente junto aos hotis, tenho por pertinente a determinao sugerida pelo Diretor, no sentido de que seja avaliada a real necessidade da contratao de agncia de viagens para disponibilizao de hospedagens a autoridades (...) e) determinar ao Cerimonial do Ministrio das Relaes Exteriores que: e.1) avalie a real necessidade da contratao de agncia de viagens para disponibilizao de hospedagens a autoridades estrangeiras no Brasil, levando em considerao tanto o aspecto da economicidade dessa contratao quanto as circunstncias que levam a unidade a assumir tarefas que, a princpio, estrangeiras no Brasil. de contratao.

62

seriam

da

empresa

contratada;

e.2) caso venha a considerar necessria a contratao mencionada na alnea anterior: e.2.1) estabelea, nos prximos procedimentos licitatrios, critrios que permitam, de forma clara e objetiva, selecionar a melhor proposta para a administrao; e.2.2) defina, com clareza, no edital da licitao e no contrato correspondente, as taxas que eventualmente sero cobradas pelos hotis e que sero repassadas unidade;

e.2.3) exija que as faturas dos servios prestados sejam discriminadas detalhadamente, fazendo constar a natureza das tarifas e os percentuais de descontos repassados, permitindo, assim, um maior controle, na execuo do contrato, dos preos efetivamente cobrados;

e.2.4) estabelea com clareza as atribuies que cabem empresa contratada, assumindo somente as tarefas que considerar imprescindveis

administrao; Informaes Controle AC-0165-28/01-P &nbspSesso: &nbspClasse: V &nbspRelator:

Ministro Guilherme Palmeira 585 2 2 2 2 0 3 Voto [...] [...] ausncia de fiscalizao do contrato por parte do FNDE, ficando a sua administrao sob o encargo da contratada. Esse procedimento, alm de contrariar os termos do art. 67 da Lei n 8.666/93, pode ser tido como

Excerto

causador dos grandes problemas observados na contratao, inclusive no que se refere insero indevida de cobranas e de servios outros. Nesse contexto, restou confirmado que a Fundao cobrou do FNDE despesas que, consoante os termos contratuais, seriam de sua

responsabilidade, tais como: despesas de estada de tcnicos em Braslia e outras cidades; despesas com malotes; despesas de txi e refeies e despesas

63

com viagens de maneira geral. Consoante os auditores independentes que analisaram o processo: "Todas essas despesas, aps planilhadas, eram alocadas dentre os diversos tipos de servio e cobradas do FNDE como se fossem 'servios de consultoria', 'anlise de sistema' e outros. Assim sendo, o clculo do valor cobrado no foi realizado atravs de multiplicao do nmero de horas trabalhadas pelo valor da hora, mas, ao contrrio, ou seja: primeiro obtinha-se o total gasto e, posteriormente, dividia-se esse total pelo valor hora respectivo, tendo-se o nmero total de horas a ser cobrado do FNDE." Esse fato [...] alm de justificar a multa propugnada pela Secex aos respectivos responsveis, ante a inobservncia das normas contratuais, enseja a adoo de prontas providncias deste Tribunal no sentido de determinar a quantificao do dano e a qualificao dos responsveis. Informaes Controle DC-0120-08/00-P &nbspSesso: &nbspClasse: V &nbspRelator:

Ministro Adylson Motta - FISCALIZAO - REPRESENTAO 4805 2 2 2 2 0 3 [Tomada de Contas Especial instaurada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego contra gestores em irregularidades na aplicao de recursos transferidos do FAT, por meio de convnio. Responsabilidade do dirigente mximo por conduta omissiva, por no garantir o acompanhamento, superviso e fiscalizao, com o fito de evitar dano provocado pela execuo contratual deficiente]

Excerto

[VOTO] 40. As falhas detectadas no processo de seleo e contratao da entidade, notadamente, ausncia de licitao para escolha e verificao da efetiva capacidade estrutural, administrativa e operacional para a realizao dos cursos, bem como as irregularidades verificadas durante a execuo do contrato sob comento, apontam para um quadro de desdia administrativa, que decorreu, em grande parte, da conduta omissiva do ento titular da Seter, que no forneceu aos seus subordinados treinamento e meios materiais

64

necessrios ao fiel desempenho das suas atribuies, nem adotou as providncias que garantissem a liquidao de despesas mediante a efetiva comprovao de execuo adequada dos servios prestados.

41. Nessa linha, menciono que, acaso tivesse cumprido com a obrigao de manter pessoal tcnico qualificado e suficiente s medidas de controle administrativo e operacional do contrato, que lhe garantisse o

acompanhamento, superviso e fiscalizao, dificilmente se estaria agora discutindo dano provocado pela execuo contratual deficiente, incompleta e fraudulenta. A propsito, da obra do administrativa Hely Lopes Meirelles colhem-se os seguintes ensinamentos (Direito Administrativo Brasileiro. 28 ed. So Paulo: Malheiros, 2003. pp. 84, 85, 101/102 e 643): A natureza da administrao pblica a de um mnus pblico para quem a exerce, isto , a de um encargo de defesa, conservao e aprimoramento dos bens, servios e interesses da coletividade. Como tal, impe-se ao administrador pblico a obrigao de cumprir fielmente os preceitos do Direito e da Moral administrativa que regem a sua atuao. Ao ser investido em funo ou cargo pblico, todo agente do poder assume para com a coletividade o compromisso de bem servi-la, porque outro no o desejo do povo, como legtimo destinatrio dos bens, servios e interesses administrados [...] 42. Em consonncia com essa doutrina, este Tribunal tem entendido que compete ao administrador pblico controlar de forma efetiva as atividades de seus subordinados. Nesse sentido, cito a seguinte passagem constante da Deciso 158/2001 Plenrio (TC-275.079/1997-0), in verbis: pelo Estado.

10. O administrador pblico deve sempre manter vivo o Princpio do Controle previsto no prprio Decreto-lei 200/67, em seu artigo 13: `O controle das atividades da administrao federal dever exercer-se em todos os [...] " nveis e em todos os rgos.

65

43. Ademais, o titular de um rgo deve escolher seus auxiliares diretos com esmero, sob pena de responder por culpa in eligendo, consoante dispunha o art. 1.521, inciso III, do Cdigo Civil ento vigente. De se observar, ainda, que a comisso de cadastro apenas recebeu documentos de habilitao realizando mero check-list das instituies que se candidataram habilitao para execuo contratual das aes do programa. Como mencionado pela unidade tcnica, a escolha dessas se deu de forma discricionria, quando, em razo da celebrao de contratos, deveria a Seter/MS atentar para as orientaes legais, como a Lei de Licitaes, das quais no pode se esquivar o administrador [...] 55. Disso resulta que responde pelo dano o gestor que contribui culposamente para que ele se concretize, mediante omisso, imprudncia ou negligncia no cumprimento a clusulas obrigacionais de convnio celebrado com a Unio, de contrato celebrado com terceiro para viabilizao do objeto convenial, ou, ainda, decorrente de inobservncia de prescries legais regedoras da realizao de despesas, licitaes e contrataes, ainda que o dano decorra de inexecuo contratual pelo terceiro contratado, pois mediante condutas omissivas, imprudentes ou negligentes, assume para si o risco da malversao de verbas pblicas, sendo o que foi apurado nestes autos. pblico.

56. Dessa forma, entendo estar perfeitamente caracterizado o nexo de causalidade entre a conduta desse agente e o dano apurado nos autos, razo pela qual deve ter suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal, com sua condenao [ACRDO] 9.1. com fundamento nos artigos 1, inciso I, 16, III, alnea c, e 2, 19, caput, e 23, inciso III, da Lei 8.443/1992, julgar irregulares as presentes contas e condenar solidariamente os responsveis [diversos interessados], ao pagamento das quantias abaixo especificadas [...]: ao dbito apurado.

[quantias especificadas] Informaes AC-1157-23/08-P &nbspSesso: 18/06/08 &nbspGrupo: II &nbspClasse:

66

IV &nbspRelator: Ministro Augusto Sherman Cavalcanti - TOMADA E PRESTAO DE CONTAS

RESENHA - rea: CONTRATO; tema: EXECUO E FISCALIZAO; subtema: Medio de obras e servios

Ttulo

MECANISMOS PARA MEDIO, CONTROLE E QUALIDADE DOS SERVIOS Os editais de licitao para contratao de servios e para realizao de obras

Texto

pblicas devero conter mecanismos para medio, critrios de controle e de avaliao da qualidade dos servios, assegurando assim o pagamento somente dos servios efetivamente realizados e atestados.

Datas

ltima alterao do texto: 14/12/07

Controle 298 4 2 2 4.20 0

Excertos relacionados

[Representao. Contratao de empresa para prestao de servios de apoio tcnico 9.2. [...] Excerto 9.2.3. que, em licitaes futuras, atente para: em determinar Tecnologia Secretaria da Executiva do Informao.] MPOG:

9.2.3.1. estabelecer e explicitar detalhadamente a metodologia de mensurao dos servios efetivamente prestados, incluindo os critrios utilizados para verificao das quantidades e dos valores expressos nas notas fiscais emitidas pelas empresas contratadas, em sintonia com o art. 3 do Decreto n 2.271/97, c/c os arestos citados no item 4.3.2.1.2 desta instruo; e

Informaes AC-4665-43/08-1 &nbspSesso: 25/11/08 &nbspGrupo: I &nbspClasse:

67

VI

&nbspRelator: Ministro Valmir Campelo - FISCALIZAO -

REPRESENTAO Controle 19883 2 2 2 2 0 5 5 5 [RELATRIO] 15.5 No nos alinhamos, tambm, com o raciocnio da Unidade Tcnica no sentido de que, por ser o executor [de uma obra] um rgo pblico, no seriam necessrias algumas tarefas da empresa supervisora.

15.6 Um rgo pblico, como executor, realizar exatamente as mesmas tarefas que exerceria uma empresa privada e, portanto, poder incorrer nas mesmas falhas, como atrasos de execuo e problemas de qualidade. Nesse sentido, no parece razovel supor que a tarefa da empresa supervisora estaria diminuda nesse caso.

15.7 Como evidente, os pagamentos somente podem ser realizados se executadas as parcelas da obra correspondentes. Portanto, independentemente de o rgo executor ser pblico, a realizao das tarefas de medio, pela empresa Excerto supervisora, so necessrias para fins de pagamento.

15.8 Por essas razes, alinhamo-nos ao argumento do recorrente no sentido de que no se vislumbram hipteses de reduo dos encargos da empresa supervisora, [VOTO] 3. A pretensa reduo do valor do contrato de superviso PG-139/2001-00, sob a suposio de que a empresa encarregada no precisar mais fazer algumas medies de servios, j que o Exrcito passou a ser o executor de parte das obras, no procede. Mesmo com toda a seriedade que caracteriza o Exrcito, no apropriado que as obras prescindam de algum independente que as fiscalize e gerencie. como forma de exigir repactuao do contrato.

4. Por outro lado, sem dispor de elementos concretos demonstrativos de que o preo contratual ficou desconforme com o mercado, no se justifica requerer uma repactuao, tendo por base somente a hiptese de que o passar do tempo desequilibrou o acordo. Afinal, no houve indicativo de sobrepreo e,

68

do ponto de vista da contratada, existe clusula de reajuste que assegura a manuteno [...] 7. Assim, como sustentado pela Serur, o recurso merece provimento. AC-0140-06/07-P &nbspSesso: 14/02/07 &nbspClasse: I do preo oferecido.

Informaes &nbspRelator: Ministro Marcos Vinicios Vilaa - FISCALIZAO LEVANTAMENTO - INICIATIVA PRPRIA Controle 10210 2 2 2 2 0 4 4 5 VOTO [...] 16. Em outros processos congneres, constatou-se ser muito comum a fixao do critrio de pagamento das contratadas baseado nas horas-trabalhadas. Esse critrio possibilita a incidncia do paradoxo lucro-incompetncia (quanto menor a qualificao dos profissionais alocados na prestao de servio, maior o nmero de horas necessrio para executar o servio, maior o custo para a Administrao), bem como a remunerao de todas as horas de disponibilidade dos empregados da empresa, ainda que no produtivas. Esse problema foi examinado de modo mais aprofundado nos trabalhos que Excerto resultaram na prolao do Acrdo 786/2006-Plenrio, o qual estabeleceu as diretrizes para a elaborao de uma metodologia de remunerao de servios de [...] 18. [...] a entidade adotou um sistema de remunerao hbrido que, embora utilize as horas trabalhadas como referencial, condiciona o pagamento entrega de resultados. [...] foram estabelecidos controles para informtica baseada na mensurao dos resultados.

acompanhamento e avaliao dos trabalhos desenvolvidos, inclusive sujeitando a realizao dos pagamentos aceitao dos servios pela agncia. Assim, [...] se evitou a previso de remunerao baseada simplesmente no total de horas gastas nas atividades e [...] se adotou uma metodologia que se ajusta s diretrizes constantes do Acrdo 786/2006-Plenrio [...]

69

, AC-1111-27/06-P &nbspSesso: 05/07/06 &nbspClasse: VII

Informaes &nbspRelator: Ministro - FISCALIZAO - MONITORAMENTO INICIATIVA PRPRIA Controle 4968 2 2 2 2 0 4 4 5 [VOTO] No que diz respeito segunda ocorrncia, restou demonstrado nos autos que a empresa cobrava em relao a diversos profissionais 190, 200, 210, 220 horas mensais, em vez das 176 horas bsicas previstas no contrato e que eqivaleriam a uma jornada mdia de oito horas dirias. Verificou-se ainda que no eram pagas horas extras, pois eventuais excessos verificados durante uma jornada eram compensados em perodos seguintes.

Ou seja, com o intuito de se afastar do valor do homem/hora fixado contratualmente, passou-se, sem qualquer aditivo contratual, a pagar horas fictcias com o alegado intuito de melhor remunerar alguns profissionais. [...] Do exposto, verifica-se a ocorrncia de despesas sem cobertura contratual, Excerto pois no havia a previso para o pagamento de horas fictcias, alm de fuga ao regular procedimento licitatrio, pelo fato de a empresa ter recebido valores superiores queles licitados. Em outras palavras, em havendo a necessidade de melhor remunerao dos profissionais, tal fato deveria constar das propostas das empresas licitantes. A incluso posterior gera dvidas inclusive quanto regularidade do certame, pois no h como se garantir que no haveria outra proposta mais vantajosa para a Administrao caso fosse divulgada previamente a possibilidade de pagamentos de horas fictcias para determinados profissionais, o que na prtica eqivale em simples majorao do [...] Observo, outrossim que a jurisprudncia do Tribunal preconiza que os servios de informtica devem ser contratados por tarefa e no por horas valor da hora constante da proposta inicial.

70

trabalhadas, de forma que entendo adequada a realizao de determinao para que a contratao em tela no seja prorrogada aps o trmino de sua vigncia. [...] [ACRDO] 9.8. determinar Coordenao Geral de Informtica e Telecomunicaes do Ministrio [...] 9.8.7.1. subdivida a contratao de tecnologia da informao em diversos servios independentes, de acordo com as caractersticas especficas do rgo e de acordo com os padres e melhores prticas aplicveis (e.g. desenvolvimento e manuteno de software, suporte e manuteno de banco de dados, suporte e manuteno de rede, atendimento e suporte ao usurio etc) e promova licitaes distintas para cada servio, observando os requisitos de qualificao tcnica especficos de cada servio e estabelecendo as mtricas [...] 9.8.7.3. abstenha-se de contratar a prestao servios de tecnologia da informao com base em alocao de mo-de-obra; AC-0606-11/08-P &nbspSesso: 09/04/08 &nbspGrupo: I &nbspClasse: Informaes VII &nbspRelator: Ministro Benjamin Zymler - FISCALIZAO de medio desses servios para fins de pagamento; da Educao (CEINF/MEC) que:

REPRESENTAO Controle 12297 2 2 2 2 0 3 4 5 ACORDAM os Ministros do Tribunal de Contas da Unio, reunidos em sesso do Plenrio, diante das razes expostas pelo Relator, em: (...) Excerto 9.3. determinar Diretoria Tcnico-Cientfica do Departamento de Polcia Federal - Ditec/DPF que, nos prximos editais, projetos bsicos e contratos porventura elaborados em substituio Concorrncia 002/2006 - Ditec, objetivando a contratao dos servios de manuteno do Sistema Afis e

71

demais (...)

ali

descritos:

9.3.5. estabelea critrios de aferio do adimplemento das obrigaes contratuais, com base na mensurao de resultados, evitando o pagamento de valores fixos, em observncia ao princpio da economicidade e em consonncia com o Acrdo 667/2005-TCU-Plenrio, item 9.3 e subitens; AC-0889-20/07-P &nbspSesso: 16/05/07 &nbspClasse: VII

Informaes &nbspRelator: Ministro Augusto Sherman Cavalcanti - FISCALIZAO REPRESENTAO Controle 2945 2 2 2 2 0 3 4 5

RESENHA - rea: CONTRATO; tema: EXECUO E FISCALIZAO; subtema: Medio de obras e servios

Ttulo

CONTRATO / DESPESA / LIQUIDAO - REGULAR LIQUIDAO DA DESPESA O pagamento de qualquer despesa somente pode ser efetuado aps sua regular liquidao. ltima alterao do texto: 14/12/07

Texto Datas

Controle 262 4 2 2 0

Excertos relacionados

[DECISO] Excerto [...] 8.3. determinar ao Parque de Material Blico da Aeronutica, com fulcro no

72

art. 43, inciso I, da Lei 8.443/92 c/c o art. 194, inciso II, do Regimento Interno/TCU, a adoo das seguintes medidas:

8.3.1. efetue o pagamento somente quando haja a efetiva prestao do servio ou entrega do material, conforme Lei 4.320/64, arts. 62 e 63, 2, III; 8.3.2. efetue a devida medio dos servios realizados em obras antes da realizao [VOTO] [...] 10.No que tange aos pagamentos antecipados gostaria de destacar o ocorrido nas contrataes realizadas com vistas construo do alojamento e do depsito de materiais blicos, bem como a urbanizao de rea contgua. 11.Consoante constatado in loco pela equipe de auditores do Tribunal (fl. 31, Vp.) e ratificado pelo prprio Comando da Aeronutica no Rio de Janeiro (fls. 98/100, Vol. I e fls. 255/156, Vp.), apenas 58,23% das obras e servios foram concludos, no obstante terem sido pagos integralmente em 26.12.2001 (fls. 96/97, Vol. I). Desse modo, considerando que o total contratado por meio dos convites ns 204 a 206/00 alcana R$ 493.800,00, o valor de R$ 206.260,26 no foi executado, o que corresponde a 41,77% do volume contratado. Assim sendo, ante a comprovao de que foram efetuados diversos pagamentos anteriormente ao recebimento das obras e servios, ficou configurada a prtica de ato antieconmico que resultou em dano quantificvel ao errio, o que enseja a converso do presente processo em tomada de contas especial. [...] dos pagamentos;

13.Por oportuno, fao aluso jurisprudncia do Tribunal mencionada no item 3.3.10 do relatrio de inspeo (fls. 32/33, Vp), a saber: Acrdo n 93/99-1 Cmara:

abstenha-se de efetuar pagamento antecipado ao fornecimento de materiais, da execuo de obras ou prestao de servios, exceto quando tal procedimento for tecnicamente justificvel e estiver previsto no instrumento convocatrio (art. 38, Decreto n 93.872/86, c/c o art. 62 da Lei 4.320/64 e art. 65, II, 'c', da Lei 8.666/93);

73

ACRDO

237/99-Plenrio:

A questo do pagamento antecipado tema controvertido, sendo admitido por uns e repelido por outros.

Os que se opem ao adiantamento alegam que o art. 62 da Lei n 4.320/64, quando ordenou o pagamento de despesa somente aps sua liquidao, vetou a realizao do pagamento antecipado. Outro argumento, a vedao presidencial do pagamento antecipado, prevista no projeto de lei da atual lei de licitaes, art. 55, 1, da Lei n 8.666/93.

Os que admitem tal prtica alegam que o art. 40, inc. XIV, alnea 'd' , da Lei n 8.666/93, autoriza previso no edital de clusula acerca de antecipao de pagamento. Os que defendem este entendimento no se esquecem dos riscos envolvidos na questo. O saudoso Hely Lopes Meirelles assim comentou sobre o assunto: 'O que a Administrao pode exigir, por cautela, fiana bancria, at o recebimento do objeto do contrato' (Licitao e Contrato Administrativo, RT, 1990, pg. 149).

Tambm o professor Maral Justen Filho: 'a Administrao no poder sofrer qualquer prejuzo. Por isso, o pagamento antecipado dever ser condicionado prestao de garantias efetivas e idneas destinadas a evitar prejuzos Administrao' Administrativos, (Comentrios Aide, Lei de 1995, Licitaes pg. e Contratos 355).

Na esfera federal, a questo esta regulamentada no Decreto n 93.872, art. 38, de 23/12/86, que disciplinou expressamente da seguinte forma: 'No ser permitido o pagamento antecipado de fornecimento de materiais, execuo de obra, ou prestao de servio, inclusive de utilidade pblica, admitindo-se, todavia mediante as indispensveis cautelas ou garantias, o pagamento de parcela contratual na vigncia do respectivo contrato, convnio, acordo ou ajuste, segundo a forma de pagamento nele estabelecida, prevista no edital da licitao ou nos instrumentos formais da adjudicao direta'.

Assim, a ausncia de garantias fez transparecer a falta de zelo do responsvel para com os recursos pblicos, pois no adotou as cautelas necessrias na defesa dos interesses do Estado. Por isso, rejeitamos a presente justificativa.

74

Deciso

933/00-Plenrio:

5.1.1Portanto, a irregularidade est configurada pela realizao de pagamentos antecipados, de acordo com clusula contratual, sem a cauo das garantias previstas no art. 38, do Decreto n 93.872/86.

5.1.2 A jurisprudncia deste Tribunal, por intermdio da Deciso Plenria n 67/93 (Ata n 09/93), admite em procedimentos dessa natureza a antecipao do pagamento, desde que existam garantias contratuais suficientes ao ressarcimento do Errio, em caso de possvel inadimplncia do contratado. Deciso n 444/93-Plenrio:

"Em sesso de 20.08.87, este Tribunal, endossando a Declarao de Voto do eminente Ministro Carlos tila, ao apreciar o TC 004.509/84-6, Prestao de Contas da Companhia Brasileira de Alimentos - COBAL (Anexo XIII Ata 58/87), entendeu que 'o pagamento antecipado, parcial ou total, somente se deve efetuar em carter excepcional, quando, comprovadamente, seja esta a nica alternativa para obter o bem ou assegurar a prestao do servio desejado, ou ainda quando a antecipao propiciar sensvel economia de recursos (grifei), circunstncias que justificaram, por exemplo, a aquiescncia desta Corte em dois casos anteriormente julgados, no TC 041.020/73, Sesso de 03.09.74, Anexo VII Ata n 66/74, e no TC 018.476/85-6, Sesso de 16.09.86, Anexo V, Ata n 66/86'. DC-1552-43/02-P &nbspSesso: 13/11/02 &nbspGrupo: II &nbspClasse: Informaes VII &nbspRelator: Ministro UBIRATAN AGUIAR - FISCALIZAO REPRESENTAO Controle 13598 2 2 2 2 0 5 5 5 [...] como bem demonstrado na detida anlise empreendida pela Secretaria de Recursos, cujo relatrio, no essencial, reproduzi e adotei como minhas razes Excerto de decidir, o ex-Prefeito no foi capaz de rebater as evidncias apontadas na deliberao recorrida, no que se refere aos documentos da suposta licitao realizada pela Prefeitura de [...], sendo, assim, imprestveis finalidade a que foram destinados.

75

[relatrio] 17. Quanto justificativa do recorrente, para o pagamento antecipado, no pode prosperar, pois se a empresa no estava apta a cumprir o pactuado, seria caso de resciso do acordo, por culpa da contratada, conforme clusula sexta do ajuste [...]. Ademais, o pagamento antecipado vedado pela Lei n 4.320/64: `Art. 62. O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao.

Art. 63. A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo I II 1 a Essa origem a e verificao o objeto tem do por que exata se fim deve a crdito. apurar: pagar; pagar;

importncia

III - a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. 2 A liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter I II o contrato, a por ajuste nota ou acordo de base: respectivo; empenho;

III - os comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio. (grifo nosso). AC-1761-19/07-1 &nbspSesso: 19/06/07 &nbspClasse: I

Informaes &nbspRelator: Ministro Valmir Campelo - TOMADA E PRESTAO DE CONTAS Controle 4415 2 2 2 2 0 3 4 5 [Tomada de Contas Especial de responsabilidade do ex-Prefeito Municipal de Santana do Pirapama - MG, instaurada em razo do no-cumprimento do Excerto objeto constante de Contrato consistente na implantao de infra-estrutura e servios [...] de apoio agricultura familiar naquele municpio]

76

2. De fato, o responsvel juntou aos autos notas de empenho e documentos fiscais emitidos ainda na gesto de sua antecessora, [omissis]. No obstante, foi dele a responsabilidade pelos pagamentos efetuados, vista dos extratos bancrios e cpias de cheques remetidos pela Caixa Econmica Federal. 3. Consoante disciplinado pelo art. 62 da Lei 4.320/64, o pagamento da despesa somente poder ser efetuado aps sua regular liquidao. E ainda, nos termos do 2 do art. 63 do mesmo diploma, a liquidao da despesa por fornecimentos ou servios prestados ter por base os comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio.

4. Dessa forma, pouco importa se a despesa foi empenhada antes de seu perodo de gesto e se j existiam documentos fiscais relativos aos supostos servios prestados. Ao autorizar a realizao dos pagamentos, [responsvel] tinha a obrigao de conferir os servios prestados. AC-2667-34/07-2 &nbspSesso: 25/09/07 &nbspClasse: II

Informaes &nbspRelator: Ministro Aroldo Cedraz - TOMADA E PRESTAO DE CONTAS Controle 7153 2 2 2 2 1 3 4 5 [voto] Nos termos dos arts. 62 e 63 da Lei n 4.320/1964, o pagamento da despesa Excerto deve ocorrer aps a regular liquidao. Entende-se por liquidao a verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. AC-0034-01/08-2 &nbspSesso: 29/01/08 &nbspGrupo: II &nbspClasse: Informaes I &nbspRelator: Ministro Benjamin Zymler - TOMADA E PRESTAO DE CONTAS Controle 9597 2 2 2 2 0 4 4 5 [voto] Excerto endosso a proposta de encaminhamento fornecida pela Unidade Tcnica, que examinou pontualmente os argumentos apresentados pelos recorrentes. Considero, a respeito desse pronunciamento, que o Sr. Analista elencou

77

motivos suficientes para justificar o conhecimento e no provimento do recurso sob exame, razo pela qual incorporo a este Voto as ponderaes contidas nos tpicos de Anlise de sua instruo (itens 6 a 9, 12 a 17, 19 a 22 [relatrio] 13. O inciso III do 2 do art. 63 da Lei n. 4.320, de 1964, claro ao indicar a necessidade de se comprovar a entrega do bem ou servio para que se efetue a liquidao da despesa, seno vejamos: e 24 a 28).

Art. 63. A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo I II 1 a Essa origem a e verificao o objeto tem do por que exata se fim deve a crdito. apurar: pagar; pagar;

importncia

III - a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. 2 A liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter I II o contrato, a por ajuste nota ou acordo de base: respectivo; empenho;

III - os comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio. (grifamos)

14. Ressalte-se que o dispndio posterior dos recursos, mesmo que tenha se dado sem a ocorrncia de dano ao Errio, conforme se alega, no tem o condo de elidir a irregularidade. A inexistncia de dano, por si s, no indicativo da boa e regular aplicao dos recursos pblicos envolvidos. AC-3247-41/07-2 Informaes &nbspRelator: &nbspSesso: Ministro Benjamin 13/11/07 Zymler &nbspClasse: FISCALIZAO I -

ACOMPANHAMENTO - INICIATIVA PRPRIA Controle 8926 2 2 2 2 0 4 4 5

Assunto no Consolidado - rea: CONTRATO; tema: EXECUO E FISCALIZAO;

78

subtema: Medio de obras e servios

Ttulo Texto

CONTRATO / FORMA DE EXECUO / EXECUO INDIRETA - FORMA DE PRESTAO DOS SERVIOS

Controle 1608 2 2 2 0

Excertos relacionados

[VOTO] [Auditoria de conformidade versando sobre Terceirizao em Tecnologia da Informao] 6. Contudo, entendo que as duas irregularidades merecem destaque. O Contrato n 43/2005, celebrado pelo Ministrio da Educao e pela empresa [omissis] Ltda. prev a medio dos servios prestados em horas. Entretanto, apesar de os profissionais alocados trabalharem em jornadas semanais regulares de 40 horas (176 horas/ms), existem indcios de que as medies no se atm s horas efetivamente trabalhadas. H diversos registros de profissionais com medies mensais e regulares de 220 horas e outros que, Excerto mesmo cumprindo jornada regular, tm medio inferior a 150 horas. 7. Segundo a equipe de auditoria, essas variaes no pagamento dos servios prestados decorreria do fato de o MEC utilizar as horas medidas como instrumento de poltica salarial, visando aumentar o valor pago a determinados profissionais considerados mais capacitados.

8. Essa forma de pagamento, caso seja comprovada, alm de desrespeitar as clusulas contratuais, pode ensejar prejuzos para o errio devido ao pagamento de servios no executados. Diante disso, a equipe de auditoria formulou representao no mbito da qual ser devidamente apurada essa suposta [...] irregularidade (TC n 024.801/2007-4).

79

[ACRDO] 9.4. determinar ao Ministrio da Educao, com fulcro nos arts. 43, I, da Lei n 8.443/1992 e 250, II, do Regimento Interno do TCU, que: [...] 9.4.12. nas contrataes de servios relativos tecnologia da informao, sempre que a prestao do servio objeto da contratao puder ser avaliada por determinada unidade quantitativa de servio prestado, prever essa forma de avaliao no edital e no respectivo contrato e utiliz-la como um dos parmetros de medio e aferio de resultados, evitando-se a mera alocao de mo-de-obra e o pagamento por hora-trabalhada ou por posto de servio, em observncia ao disposto no art. 3, 1, do Decreto n 2.271/1997; [...] 9.4.14. em ateno ao princpios da economicidade e da eficincia, nas contrataes de servios relativos tecnologia da informao, estabelea remunerao vinculada a resultados ou ao atendimento de nveis de servio, de acordo com a natureza dos servios; AC-0669-12/08-P &nbspSesso: 16/04/08 &nbspGrupo: I &nbspClasse: Informaes V &nbspRelator: Ministro Benjamin Zymler - FISCALIZAO -

AUDITORIA DE CONFORMIDADE - INICIATIVA PRPRIA Controle 12555 2 2 2 2 0 3 5 5 [Fixao de pisos salariais para as categorias profissionais prestadoras de servio. Concorrncia com o objetivo de contratar empresa expecializada para a prestao de servios de operao, suporte e manuteno de banco de dados, Excerto mediante a instalao de postos de trabalho.]

[ACRDO] 9.3. determinar Secretaria Executiva e Subsecretaria de Planejamento, Oramento e Administrao do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio [...] 9.3.2. realizem, tempestivamente, processo licitatrio com vistas a contratar Exterior que:

80

os servios de operao, suporte e manuteno de banco de dados, observando, fielmente, ao longo do desenvolvimento do certame, as determinaes contidas nos Acrdos 1.094/2004-Plenrio, 667/2005Plenrio e 2.171/2005-Plenrio, especialmente quanto questo da vedao fixao de remunerao mnima dos profissionais pelo edital;

9.3.3. evitem a formulao e a implementao de modelos de contratao de servios de tecnologia da informao baseados na alocao de postos de trabalho (locao de mo-de-obra) e no pagamento da empresa contratada com base em horas trabalhadas, adotando solues voltadas para a mensurao e o pagamento por resultados, a exemplo da aplicao de metodologias de mensurao especficas, como ponto por funo, e do estabelecimento de acordos de nvel de servio, entre outras possibilidades; 9.3.4. observem as linhas de conduta na formulao de editais de licitao e na gesto de contratos de execuo indireta e contnua de servios estabelecidas [VOTO] 4. Na etapa de realizao do certame, a 5 Secex constatou que, em resposta solicitao de esclarecimentos formulada pela empresa [omissis] [...], a Comisso de licitao decidiu dar nova interpretao aos itens 6.2 e 6.3 do edital, passando a considerar que o valor do salrio do posto de trabalho estimado naqueles itens referia-se ao piso a ser pago pela empresa contratada ao profissional executor dos servios [...]. De acordo com as explanaes inicialmente oferecidas pelos responsveis, esse entendimento teria se respaldado no Acrdo 256/2005-Plenrio, que admitiu a adoo de piso salarial para os profissionais contratados para a prestao de servios em outra unidade integrante da Administrao Pblica Federal. O novo posicionamento [...] 6. Anote-se que a situao ora examinada se faz idntica constante do TC016.124/2005-0 [...]. Em especial, veja-se que o ponto principal da audincia dos responsveis - a questo da fixao de valores mnimos para o salrio dos ministerial foi comunicado aos licitantes [...]. no item 9.3.3 do Acrdo 614/2008-Plenrio;

81

profissionais alocados na prestao de servios - j foi amplamente debatido quando da apreciao do referido processo.

7. No mbito do TC-016.124/2005-0, o Plenrio deste Tribunal expediu o Acrdo 614/2008 na sesso de 9/4/2008, preconizando a adoo das seguintes "[...] 9.3.2. realizem, tempestivamente, processo licitatrio com vistas a contratar os servios de modernizao e organizao administrativa, observando, fielmente, ao longo do desenvolvimento do certame, as determinaes contidas nos Acrdos 1.094/2004-Plenrio, 667/2005-Plenrio e 2.103/2005Plenrio, especialmente quanto questo da vedao fixao de remunerao mnima dos profissionais pelo edital; providncias:

9.3.3. observem as seguintes linhas de conduta na formulao de editais de licitao e na gesto de contratos de execuo indireta e contnua de servios: 9.3.3.1. para modelos de execuo indireta de servios, inclusive os baseados na alocao de postos de trabalho, se a categoria profissional requerida se encontra amparada por conveno coletiva de trabalho, ou outra norma coletiva aplicvel a toda a categoria, determinando o respectivo valor salarial mnimo, esse pacto laboral deve ser rigorosamente observado nas licitaes efetivadas pela Administrao Pblica e nas contrataes delas decorrentes; 9.3.3.2. vedada a fixao de piso salarial para servios que devem ser medidos e pagos por resultados;

9.3.3.3 no mbito do Contrato 24/2006 e em outros termos ajustados com a Administrao Pblica em que os respectivos editais de licitao fixaram os pisos salariais das categorias profissionais executoras dos servios, o rgo contratante dever efetuar os seguintes controles, entre outros que entenda necessrios: 9.3.3.3.1. com fundamento nos arts. 54, 1, in fine, e 55, inciso XI, da Lei 8.666/1993, adotar as providncias necessrias ao aditamento do contrato com vistas a explicitar que a empresa contratada se obriga a pagar os salrios lanados em sua proposta;

82

9.3.3.3.2. fiscalizar periodicamente o efetivo pagamento dos valores salariais lanados na proposta contratada, mediante a verificao das folhas de pagamento referentes aos meses de realizao dos servios, de cpias das carteiras de trabalho dos empregados, dos recibos e dos respectivos documentos bancrios, entre outros meios de fiscalizao cabveis; [...]. 8. Em vista da identidade das circunstncias, entendo que se deva dar ao caso presente o mesmo encaminhamento contido no Acrdo 614/2008-Plenrio, especialmente quanto ao acolhimento das razes de justificativa dos responsveis. AC-1238-25/08-P &nbspSesso: 25/06/08 &nbspGrupo: I &nbspClasse: Informaes VII &nbspRelator: Ministro Augusto Sherman Cavalcanti -

FISCALIZAO - MONITORAMENTO - INICIATIVA PRPRIA Controle 14750 2 2 2 2 0 4 5 5 [CONCORRNCIA COM O OBJETIVO DE CONTRATAR EMPRESA ESPECIALIZADA PARA A PRESTAO DE SERVIOS DE E

DESENVOLVIMENTO,

IMPLANTAO,

MANUTENO

DOCUMENTAO DE SISTEMAS DE INFORMAES DE STIOS WEB, MEDIANTE A INSTALAO DE POSTOS DE TRABALHO.] [VOTO] 14. Ultrapassada a questo da responsabilizao dos gestores pela fixao de Excerto pisos salariais, h que se examinar ainda a propriedade de se contratar os servios de fiscalizao do desenvolvimento de sistemas por meio da alocao de postos de trabalho e remunerao da contratada com base em horas trabalhadas, conforme definido na Concorrncia 06/2005.

15. Como j se disse, o Mdic pretende contratar servios de desenvolvimento de sistemas, pagos por mensurao de resultado (metodologia de ponto por funo), e servios de fiscalizao do desenvolvimento de sistemas, com alocao de postos de trabalho (locao de mo-de-obra) e remunerao das horas trabalhadas.

83

16. H, claramente, uma contradio nessa sistemtica. De um lado, os servios de desenvolvimento sero remunerados com base no resultado e, de outro, a fiscalizao desse resultado ser remunerada por meio da alocao de pessoas permanentemente disposio da Administrao. Ora, se os servios de desenvolvimento podem - e devem, diga-se - ser pagos medida que so entregues os produtos, o mesmo pode ser feito com relao aos servios de fiscalizao de tais produtos, ou seja, eles podem - e devem - ser pagos medida que so concludas as avaliaes dos produtos apresentados pela primeira contratada. Logo, no h justificativa para o modelo concebido pelo Mdic para contratao dos referidos servios de fiscalizao.

17. A meu ver, a desconformidade apontada decorre da desconsiderao da natureza dos servios de tecnologia da informao. Os servios fornecidos pela rea de Tecnologia da Informao (TI) podem ser parametrizados segundo mtricas e indicadores, que definem precisamente o esforo requerido e o resultado a ser alcanado, tanto do ponto de vista quantitativo, como do qualitativo. So, portanto, servios cuja gesto pode - e deve - ser estruturada, o que pressupe a especificao objetiva de produtos/servios, a definio precisa de responsabilidades, o estabelecimento de custos, a identificao de riscos e a definio de mtricas, indicadores e mecanismos de acompanhamento. Nesse contexto, fica bem evidente que os servios de TI no se revestem da mesma natureza dos servios de alocao de postos de trabalho (locao de mo-de-obra terceirizada), esses relacionados simples colocao de pessoal disposio da Administrao e ao pagamento por horas trabalhadas. Conseqentemente, no razovel sob a perspectiva da gesto, nem vantajoso economicamente, que se adote, para servios de TI, o mesmo modelo de pagamento de servios aplicvel alocao de postos de trabalho, porque tal modelo no leva em considerao uma caracterstica positiva dos servios de TI: a possibilidade de definir objetivamente os resultados requeridos e efetuar-se o pagamento somente quando atingidos esses resultados.

18. em decorrncia das caractersticas especficas dos servios de TI e da

84

necessidade de solucionar os problemas peculiares a essa rea que h um movimento em nvel global, por parte de governos e organizaes, no sentido de abandonar os modelos de contratao baseados na alocao de postos de trabalho (locao de mo-de-obra) e no pagamento de horas trabalhadas. Hoje, cada vez mais disseminadamente, vm sendo adotados modelos de contratao em TI fundados na mensurao de esforo e resultados por otimizarem a gesto dos servios e os respectivos custos. So exemplos de ferramentas utilizadas para esse fim a adoo da metodologia de ponto por funo e os acordos de nvel de servio, contratos em que so especificados os servios requeridos e os padres de desempenho necessrios para aceitao dos servios.

19. Essa tendncia j foi reconhecida pela Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (SLTI/MPOG) ao editar a Instruo Normativa 04/2008, que dispe sobre o processo de contratao de servios de Tecnologia da Informao pela Administrao Pblica Federal e que entrar em vigor a partir de janeiro de 2009. de se notar que a norma traz disposies que disciplinam a contratao dos referidos servios, estabelecendo que a forma de pagamento dever ser feita com base na mensurao dos resultados e vedando a contratao por postos de trabalho, salvo em situaes excepcionais (art. 14, inciso II, alnea i, e 2, da IN/SLTI 04/2008). Diga-se, alis, que esse novo disciplinamento plenamente compatvel com as determinaes endereadas pelo Tribunal ao Mdic nos Acrdos 1.094/2004-Plenrio, 667/2005-Plenrio e 2.171/2005-Plenrio.

20. Em vista dessas ponderaes, entendo cabvel determinar ao Mdic que evite a formulao e a implementao de modelos de contratao de servios de tecnologia da informao baseados na alocao de postos de trabalho (locao de mo-de-obra) e no pagamento da empresa contratada com base em horas trabalhadas, uma vez que tais modelos no se ajustam s caractersticas intrnsecas dos referidos servios, como reconhecido pelo MPOG mediante a Instruo Normativa 04/2008.

85

21. A ttulo de informao, acrescente-se tambm que o art. 6 da referida norma veda expressamente a previso em edital da remunerao dos funcionrios dos fornecedores desses servios, o que se harmoniza com a determinao dirigida ao Mdic no subitem 9.3.3 do Acrdo 1.094/2004Plenrio, [...] [ACRDO] 9.1.2. evite a formulao e a implementao de modelos de contratao de servios de tecnologia da informao baseados na alocao de postos de trabalho (locao de mo-de-obra) e no pagamento da empresa contratada com base em horas trabalhadas, adotando solues voltadas para a mensurao e o pagamento por resultados, a exemplo da aplicao de metodologias de mensurao especficas, como ponto por funo, e do estabelecimento de acordos de nvel de servio, entre outras possibilidades; AC-1239-25/08-P &nbspSesso: 25/06/08 &nbspGrupo: I &nbspClasse: Informaes VII &nbspRelator: Ministro Augusto Sherman Cavalcanti questo exposta nos itens precedentes.

FISCALIZAO - MONITORAMENTO - INICIATIVA PRPRIA Controle 14746 2 2 2 2 0 5 5 5 [Concorrncia com o objetivo de contratar empresa especializada para a prestrao de servios de suporte e manuteno de banco de dados, mediante a [VOTO] 9. Cabe acrescentar que, aps adotada a deliberao acima, foi editada, pela Excerto Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, a Instruo Normativa 04/2008, que dispe sobre o processo de contratao de servios de Tecnologia da Informao pela Administrao Pblica Federal, com entrada em vigor a partir de janeiro de 2009. de se notar que a norma, em seu art. 6, veda expressamente a previso em edital da remunerao dos funcionrios dos fornecedores desses servios. instalao de postos de trabalho.]

86

10. Alm disso, a mesma norma traz disposies que disciplinam a contratao dos referidos servios, estabelecendo que a forma de pagamento dever ser feita com base na mensurao dos resultados e vedando a contratao por postos de trabalho, salvo em situaes excepcionais (art. 14, inciso II, alnea i, e 2, da IN/SLTI 04/2008).

11. Diga-se, a propsito, que o novo disciplinamento da questo plenamente compatvel com as determinaes endereadas pelo Tribunal ao Mdic nos Acrdos 1.094/2004-Plenrio, 667/2005-Plenrio e 2.171/2005-Plenrio . 12. Os servios fornecidos pela rea de Tecnologia da Informao (TI) podem ser parametrizados segundo mtricas e indicadores, que definem

precisamente o esforo requerido e o resultado a ser alcanado, tanto do ponto de vista quantitativo, como do qualitativo. So, portanto, servios cuja gesto pode - e deve - ser estruturada, o que pressupe a especificao objetiva de produtos/servios, a definio precisa de responsabilidades, o estabelecimento de custos, a identificao de riscos e a definio de mtricas, indicadores e mecanismos de acompanhamento. Nesse contexto, fica bem evidente que os servios de TI no se revestem da mesma natureza dos servios de alocao de postos de trabalho (locao de mo-de-obra terceirizada), esses relacionados simples colocao de pessoal disposio da Administrao e ao pagamento por horas trabalhadas. Conseqentemente, no razovel sob a perspectiva da gesto, nem vantajoso economicamente, que se adote, para servios de TI, o mesmo modelo de pagamento de servios aplicvel alocao de postos de trabalho, porque tal modelo no leva em considerao uma caracterstica positiva dos servios de TI: a possibilidade de definir objetivamente os resultados requeridos e efetuar-se o pagamento somente quando atingidos esses resultados.

13. em decorrncia das caractersticas especficas dos servios de TI e da necessidade de solucionar os problemas peculiares a essa rea que h um movimento em nvel global, por parte de governos e organizaes, no sentido de abandonar os modelos de contratao baseados na alocao de postos de trabalho (locao de mo-de-obra) e no pagamento de horas trabalhadas.

87

Hoje, cada vez mais disseminadamente, vm sendo adotados modelos de contratao em TI fundados na mensurao de esforo e resultados por otimizarem a gesto dos servios e os respectivos custos. So exemplos de ferramentas utilizadas para esse fim a adoo da metodologia de ponto por funo e os acordos de nvel de servio, contratos em que so especificados os servios requeridos e os padres de desempenho necessrios para aceitao dos servios.

14. Diante dessas ponderaes, entendo cabvel determinar ao Mdic que evite a formulao e a implementao de modelos de contratao de servios de tecnologia da informao baseados na alocao de postos de trabalho (locao de mo-de-obra) e no pagamento da empresa contratada com base em horas trabalhadas, uma vez que tais modelos no se ajustam s caractersticas intrnsecas dos referidos servios, como j reconhecido pelo MPOG mediante a IN/SLTI 04/2008. AC-1238-25/08-P &nbspSesso: 25/06/08 &nbspGrupo: I &nbspClasse: Informaes VII &nbspRelator: Ministro Augusto Sherman Cavalcanti -

FISCALIZAO - MONITORAMENTO - INICIATIVA PRPRIA Controle 14751 2 2 2 2 0 5 5 5 [Monitoramento do subitem 9.4 do Acrdo 786/2006-P, que recomendou Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao SLTI do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto a elaborao de modelo de licitao e contratao de servios de informtica para a Administrao Federal] [VOTO] Excerto 6. Ressaltei, na ocasio [Acrdo 786/2006 Plenrio], que o modelo de contratao antes adotado por diversos outros rgos da Administrao Federal consistia na adjudicao de todos os servios de informtica do rgo contratante a uma nica empresa, celebrando-se com ela um nico e grande contrato, cuja previso de pagamento se dava por horas trabalhadas (modelo do [...] tipo postos de servio).

88

9. Sob o prisma da economicidade da execuo contratual, esse modelo de contratao comportava risco de disfunes negativas como a maior onerao do contrato medida em que a alocao de profissionais de menor qualificao, na execuo contratual, demanda maior nmero de horas na execuo do servio e, conseqentemente, maior o faturamento da empresa contratada e a despesa da Administrao. Ou, ainda, em razo de que a tendncia era de remunerar todas as horas de disponibilidade dos empregados da empresa, ainda que no produtivas (em razo apenas da presena desses nos postos de trabalho), levando a possveis distores como a cobrana e o pagamento sem que houvesse efetiva e aproveitada utilizao das equipes alocadas na execuo de servios.

10. A partir dos monitoramentos realizados [nas licitaes do MDIC para contratao de servios de informtica], permitiu-se o esboo de novo modelo de licitao e contratao de servios de informtica, com quebra do modelo paradigma [...] 12. O modelo evolutivo da forma de contratao de servios de TI transmuda a maneira de execuo indireta de servios, propiciando salto positivo em busca da eficincia, eficcia e economicidade, na medida em que d preferncia prestao de servios mensurados por resultados em contraposio simples locao de mo-de-obra. A licitante contratada para realizar atividade de prestao de servio por sua conta e risco, interessando ao contratante apenas os resultados ou os produtos obtidos no prazo fixado segundo especificaes preestabelecidas, independentemente do nmero de funcionrios alocados pela empresa, que passa a se preocupar com a produtividade [...] 37. [...] A realizao de licitaes e contrataes de TI, diferentemente daqueles outros [vigilncia, limpeza e conservao], deve estar focada sempre que possvel na prestao dos servios por resultados em vez de simples locao de mo-de-obra e do pagamento por postos de servio ou horacomo fator de elevao de seus lucros. de contrataes anterior, [...]

89

trabalhada. AC-1480-32/07-P &nbspSesso: 01/08/07 &nbspClasse: V

Informaes &nbspRelator: Ministro Augusto Sherman Cavalcanti - FISCALIZAO MONITORAMENTO - INICIATIVA PRPRIA Controle 14800 2 2 2 2 1 4 5 5

Todos os precedentes do subtema - rea: CONTRATO; tema: EXECUO E FISCALIZAO; subtema: Recebimento de objeto

[Relatrio:] 4. [Trechos do parecer do dirigente da Unidade Tcnica:]

" [...] 7. Tampouco pode vingar a alegao de que todos os mdulos foram construdos, constante do prprio parecer tcnico. evidente que no basta que o nmero de construes seja equivalente ao contratado; necessrio tambm que tenham sido executadas conforme o contratado, seguindo as especificaes tcnicas definidas e de acordo com as normas tcnicas vigentes. Por isso, que o processo de atestao era feito por engenheiro civil, com capacitao tcnica para anlise destes pontos. Caso o processo de atestao se resumisse mera conferncia nmerica do nmero de mdulos Excerto executados, a tarefa poderia ser delegada a qualquer servidor, sem qualificao 5. "[...] As normas de execuo oramentrio-financeira condicionam o atesto verificao da regular execuo do objeto, pois, por meio deste, certifica-se a conformidade do objeto contratado com o objeto efetivamente executado. , pois, o atesto, por excelncia, o ato mais importante do processo de liquidao da despesa, que consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e os documentos comprobatrios do respectivo crdito (artigo 63 da Lei 4.320/1964). Mediante o atesto, o Poder Pblico, por intermdio de servidor competente, busca garantir que o tcnica [parecer na do rea. [...]" MP/TCU:]

90

pagamento

ser

efetuado

realmente

pagamento

devido.

No caso, a mudana na base de sustentao da casinha, prevista no projeto bsico em alvenaria argamassada de tijolo comum [...], mas executada em placas de concreto pr-moldado, e o fato de parte do servio ter sido executada em solo de pouco resistncia [...] deveriam ter sido questionadas pelo sr. [responsvel pela fiscalizao da execuo dos servios] previamente atestao dos servios. Somente vista de esclarecimentos satisfatrios eventualmente prestados pela [contratada] e acolhidos pela Funasa poderia ter sido dado o competente atestado da execuo dos servios. [...]" [Voto:] 3. As falhas verificadas decorreram de execuo em moldes distintos do que os especificados para a base dos sanitrios (placas de concreto pr-moldado em vez de alvenaria de tijolo comum), que se revelaram inadequadas ao solo de baixa resistncia dos locais em que foram assentados, conforme laudo de vistoria tcnica mencionado no Relatrio supra. Tal alterao foi implementada por iniciativa daquela construtora. O referido responsvel, na qualidade de fiscal, por sua vez, contribuiu decisivamente para a consumao da irregularidade, pois cabia a ele acus-la. Restou, portanto demonstrada a responsabilidade de ambos os citados agentes. AC-3307-42/07-2 &nbspSesso: 20/11/07 &nbspClasse: II

Informaes &nbspRelator: Ministro Benjamin Zymler - TOMADA E PRESTAO DE CONTAS Controle 8783 2 2 2 2 0 5 [FISCALIZAO MENSAL DO RECEBIMENTO DOS SALRIOS PELOS EMPREGADOS CONFORME CONSIGNADOS NA PROPOSTA DA Excerto [ACRDO] 9.3. determinar Secretaria Executiva e e Subsecretaria de Planejamento, Oramento e Administrao do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior que: CONTRATADA.]

91

[...] 9.3.3. observem as seguintes linhas de conduta na formulao de editais de licitao e na gesto de contratos de execuo indireta e contnua de servios: [...] 9.3.3.3 no mbito do Contrato [...] e em outros termos ajustados com a Administrao Pblica em que os respectivos editais de licitao fixaram os pisos salariais das categorias profissionais executoras dos servios, o rgo contratante dever efetuar os seguintes controles, entre outros que entenda necessrios: 9.3.3.3.1. com fundamento nos arts. 54, 1, in fine, e 55, inciso XI, da Lei n. 8.666/1993, adotar as providncias necessrias ao aditamento do contrato com vistas a explicitar que a empresa contratada se obriga a pagar os salrios lanados em sua proposta;

9.3.3.3.2. fiscalizar periodicamente o efetivo pagamento dos valores salariais lanados na proposta contratada, mediante a verificao das folhas de pagamento referentes aos meses de realizao dos servios, de cpias das carteiras de trabalho dos empregados, dos recibos e dos respectivos documentos bancrios, entre outros meios de fiscalizao cabveis; [VOTO] 43. [...] destaco que me alinho ao posicionamento do Ministro-Relator [...], no tocante necessidade de os rgos contratantes constatarem a ocorrncia do efetivo pagamento, pelas empresas contratadas, dos exatos valores estipulados nos oramentos para remunerao da mo-de-obra terceirizada. 44. Nesse sentido, considero bastante acertada a determinao contida no Acrdo proposto no mbito destes autos para que sejam examinadas, periodicamente, as folhas de pagamento referentes aos meses de realizao dos servios, bem como as cpias das carteiras de trabalho dos empregados e os respectivos documentos bancrios.

45. De fato, a estipulao de remunerao mnima para a mo-de-obra aplicada na execuo indireta de servios pagos por disponibilidade ou baseados na locao de postos de trabalho s alcana o resultado esperado de

92

incremento na qualidade dos servios a serem prestados, se restar comprovado o repasse, in totum, para os empregados, dos valores pactuados com a Administrao Pblica. AC-0614-11/08-P &nbspSesso: 09/04/08 &nbspGrupo: II &nbspClasse: Informaes VII &nbspRelator: Ministro Augusto Sherman Cavalcanti -

FISCALIZAO - MONITORAMENTO - INICIATIVA PRPRIA Controle 15072 2 2 2 2 0 4 [Tomada Contas Especial. Municpio de Carnaubais/RN, enfocando recursos repassados quela municipalidade nos exerccios de 2001 a 2004, no mbito do Programa Nacional de Alimentao Escolar]

[ACRDO] 9.2.2. abstenha-se de designar parentes de fornecedores da Prefeitura Municipal de Carnaubais/RN para as funes de requisio, recebimento, guarda, [VOTO] 6. [...] o questionamento mais importante reside mesmo no parentesco da dona da empresa. A Secex/RN reconhece o direito de a firma participar das licitaes da prefeitura, em respeito aos princpios constitucionais da livreExcerto concorrncia e da livre-iniciativa. Apenas no aceita que o esposo da proprietria, como secretrio municipal da educao, tenha sido o responsvel pelo aceite, recebimento e distribuio das mercadorias adquiridas. Haveria a ofensa a outro princpio constitucional, desta feita o da moralidade administrativa. [...] 11. [...] Nada obstante, consoante alvitrado pela unidade tcnica, resta a pecha da imoralidade na conduta do ex-Secretrio de Educao por ter adquirido e atestado o recebimento de materiais escolares fornecidos por empresa pertencente sua esposa. A fim de se evitar que fatos dessa natureza voltem a ocorrer, considero adequada a proposta apresentada pela Secex no sentido de determinar Prefeitura Municipal de Carnaubais/RN que se abstenha controle e distribuio dos produtos adquiridos;

93

designar parentes de fornecedores como responsvel pela requisio, recebimento, guarda, controle e distribuio de bens adquiridos pela municipalidade. 12. Feitas essas consideraes, penso que nada h a excepcionalizar a relao contratual da prefeitura com a empresa ZC, no conjunto de todos os contratos firmados pela municipalidade para o fornecimento de gneros para a merenda escolar. Cumpre ressaltar que, de acordo com os documentos constantes dos autos, o municpio desenvolveu regularmente, nos perodos questionados, o Programa de Alimentao Escolar, tendo sido devidamente acompanhado pelo conselho municipal competente e com todas as suas prestaes de contas aprovadas pelo FNDE. AC-3538-38/08-1 &nbspSesso: 21/10/08 &nbspGrupo: I &nbspClasse: Informaes II &nbspRelator: Ministro Augusto Nardes - TOMADA E PRESTAO DE CONTAS Controle 19380 2 1 2 2 0 3 [Tomada Contas Especial. Municpio de Carnaubais/RN, enfocando recursos repassados quela municipalidade nos exerccios de 2001 a 2004, no mbito do Programa Nacional de Alimentao Escolar. Correta liquidao da despesa] [ACRDO] 9.2.1. na gesto de recursos federais transferidos ao municpio, observe as normas previstas na Lei n 4.320/1964 e na Instruo Normativa STN n Excerto 1/1997 relativas correta liquidao da despesa, providenciando a atestao da entrega dos produtos adquiridos e mantendo controles adequados do seu armazenamento [VOTO] 10. A falta de controles sobre o recebimento e distribuio dos gneros para as escolas realmente configura inobservncia dos procedimentos de liquidao da despesa previstos na Lei n 4.320/1964. Em inspeo realizada na prefeitura pela Secex/RN, a equipe encontrou alguns poucos formulrios e distribuio;

94

de controle de estoques, considerados insuficientes. Assim, justifica-se inteiramente a transmisso de determinao no sentido da correo do procedimento, conforme sugerido pela unidade tcnica. AC-3538-38/08-1 &nbspSesso: 21/10/08 &nbspGrupo: I &nbspClasse: Informaes II &nbspRelator: Ministro Augusto Nardes - TOMADA E PRESTAO DE CONTAS Controle 19381 2 1 2 2 0 3 [ACRDO Determinaes: 6. Excerto ao responsvel pela Unidade [...] que: ]

6.1. atente para o disposto no art. 63 da Lei n 4.320/64, no sentido de efetuar o atesto de recebimento dos bens ou servios nos comprovantes de despesas, de modo a evitar a possvel ocorrncia de pagamento por material no recebido ou servio no prestado;

Informaes Controle

AC-2149-23/08-1

&nbspSesso: 08/07/08

&nbspRelator: Ministro

Valmir Campelo - TOMADA E PRESTAO DE CONTAS 15042 2 2 2 2 0 3

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

PEREIRA JNIOR, Jess Torres. Comentrios Lei das Licitaes e Contrataes da Administrao Pblica. 6 ed. So Paulo: Renovar, 2003. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos. 10 ed. So Paulo: Dialtica, 2004. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios lei de licitaes e contratos

administrativos. 4. ed. So Paulo: Dialtica, 2001. BANDEIRA DE MELLO, Celso Antnio. Curso de Direito Administrativo, 14 ed. So Paulo: Malheiros, 2001, p. 557

95

MEIRELLES, Hely Lopes. Licitaes e Contratos Administrativos. 12 ed. So Paulo: Malheiros, 1999, p. 175 SUNDFELD, Carlos Ari. Licitao e Contrato Administrativo. 2. ed., So Paulo: Malheiros, 1995, p. 204.

LICITAES E CONTRATOS: orientaes bsicas / Tribunal de Contas da Unio. 3. ed, rev. atual. e ampl. Braslia: TCU, Secretaria de Controle Interno, 2006. 409 p. SOUZA FILHO, Edson Gutemberg de. A taxa de fiscalizao do contrato como dever da Administrao e o princpio da legalidade administrativa . Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 436, 16 set. 2004. Disponvel em:

<http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5694>. Acesso em: 02 set. 2008. LEI N 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 - Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica e d outras providncias.

LEI COMPLEMENTAR N 101, DE 4 DE MAIO DE 2000 - Estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal e d outras providncias.

LEI N 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002 - Institui, no mbito da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, modalidade de licitao denominada prego, para aquisio de bens e servios comuns, e d outras providncias.

FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. Contratao direta sem licitao. 5. ed. Braslia: Braslia Jurdica, 2003.

96

______. Sistema de registro de preos e prego. Belo Horizonte: Frum, 2003. FURTADO, Lucas Rocha. Curso de licitaes e contratos administrativos: teoria, prtica e jurisprudncia. So Paulo: Atlas, 2001.

MOTTA, Carlos Pinto Coelho. Eficcia nas licitaes e contratos. 9. ed. atual. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.

MACHADO JR., J. Teixeira e REIS, Heraldo da Costa. A Lei n 4.320 Comentada. 30 ed. IBAM, 2001.

ALVES, Lo da Silva. Prtica de Gesto e Fiscalizao de Contratos Pblicos. Braslia: Braslia Jurdica, 2005.

Portal de pesquisa textual [Decises e Acrdos do TCU]. Disponvel em: <http:\\www.tcu.gov.br>.

97

You might also like